terça-feira, 3 de agosto de 2010

Rolando: "Vamos tapar esse buraco"

Há um 'se' na resposta, mas a verdade é que a saída de Bruno Alves para o Zenit já começa a ser comentada por antecipação pelos próprios companheiros. Rolando é uma peça-chave desse enredo por razões óbvias e dá duas certezas. "Se o Bruno sair, vou sentir a sua falta, mas já estou habituado a ver sair grandes jogadores. Vai ficar um buraco, mas o jogador que vier a seguir, com trabalho, vai conseguir tapá-lo. É uma pena vê-lo sair, mas, se for bom para ele e para o clube... Se for embora, que seja para conseguir uma vida melhor e que seja feliz. Nós vamos fazer tudo para conseguir os nossos objectivos", explicou Rolando.


Saindo Bruno Alves, o mais certo é que venha outro central, embora Rolando se apresse a serenar os adeptos com as opções actuais. "O Maicon já fez alguns jogos importantes e tem qualidade. O Sereno é um grande jogador e gosto muito dele, apesar de ser a primeira vez que estou a jogar ao seu lado. Provou que tinha qualidade em Guimarães e esteve bem em Espanha. Qualquer um de nós conseguirá corresponder às expectativas do clube. Os adeptos que fiquem descansados." Ora, no sábado, com o Benfica, Rolando e Maicon são os grandes candidatos aos lugares. "Já joguei com o Maicon e demo-nos bem. Houve entrosamento. Se formos ambos escolhidos, corresponderemos. Se for o Sereno, também."

O jogo com o Benfica já domina, obviamente, as atenções dos jogadores portistas e Rolando reconhece a importância extra de uma vitória. "Ganhar a um grande é diferente, porque a rivalidade é maior e os adeptos levam estes jogos a peito. Nós também sentimos estes jogos de maneira diferente, devido à motivação e ao ambiente que o rodeia. Ganhando, será uma excelente motivação para o resto da época. Começar bem é melhor e vamos tentar ganhar o troféu."

A treinar há menos tempo do que os companheiros, Rolando disse ter encontrado "um plantel com muita vontade de trabalhar e de triunfar", com o objectivo final "de devolver o clube ao lugar que merece". "Temos qualidade suficiente para alcançar os objectivos que estão traçados", acrescentou ainda.

As impressões do defesa-central sobre André Villas-Boas são as melhores. "Até agora levo duas semanas de trabalho e estou a gostar dos métodos. São diferentes em relação aos outros treinadores que tive. O trabalho do treinador está a ser aceite pelo grupo e vamos continuar a assimilar as ideias dele, sempre com o objectivo final de ganharmos. É para isso que trabalhamos. Vamos ver daqui a uns tempos como será, mas espero que ganhe títulos", disse.

Miguel Lopes

"FC Porto vive de títulos"

Escolhido também para apresentar formalmente as novas camisolas, Miguel Lopes confessou que não se sente em vantagem na luta pelo lado direito da defesa. "Fucile esteve no Mundial", diz, indiferente às notícias da saída do uruguaio. "Só tenho de pensar em trabalhar e não se o Fucile vai ou não sair. Ele está connosco, assim como o Sapunaru, e o principal é ajudar o FC Porto". Ganhar é obrigatório. "Este grupo é mentalmente forte. O FC Porto tem de ganhar títulos este ano. Sem ganhar títulos não é o FC Porto", rematou. O primeiro é já no sábado.


Guarín

"Quero repetir nível do final da época"

Guarín esteve irreconhecível no final da época passada. Para melhor. O colombiano concorda e quer repetir. "A motivação é essa: repetir o nível da parte final da época. Foi muito bom". O médio arrancou os trabalhos lesionado e confessa que terá de acelerar agora. "Estou em desvantagem em relação ao grupo, mas tranquilo e a aumentar o ritmo dia a dia. Tive um bom trabalho com os preparadores e, agora, tenho-me integrado no grupo. Espero conseguir o nível de jogo ideal", diz. "Melhorar a cada jogo é o nosso objectivo, de forma a ganharmos jogos e títulos".

Pioneiro na reciclagem



FC Porto é o primeiro clube em Portugal a utilizar uma camisola fabricada a partir da reciclagem de garrafas de plástico, em respeito pelas normas ambientais. Mais leve e confortável são duas características apontadas por Rolando, Guarín e Miguel Lopes. "Esteticamente, a camisola é similar, mas é diferente em termos do material usado. É mais confortável. Transpira-se muito a jogar futebol, mas esta camisola não fica pesada", justifica o central. Guarín aplaude a preocupação ambiental. "É uma boa experiência vestir uma camisola com material que combate o desperdício. A preocupação ambiental é muito importante." Já Miguel Lopes diz que a camisola "é mais confortável", aprovando a iniciativa. "Acho fantástica a preocupação ambiental". Mas, segundo Miguel Lopes, faltava uma coisa à camisola para ser perfeita: "Falta-lhe o escudo de campeão aqui no braço, mas vamos tê-lo."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: