sexta-feira, 11 de maio de 2012

Alargamento "suspenso" devido a recurso do FC Porto CJ DA FEDERAÇ

CJ DA FEDERAÇÃO ADMITIU ARGUMENTAÇÃO DOS DRAGÕES



O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu suspender a deliberação da Assembleia-Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) relativa ao alargamento do campeonato principal de 16 para 18 clubes.

De acordo com uma decisão a que a Lusa teve acesso, o CJ admitiu um recurso interposto pelo FC Porto e atribuiu-lhe "efeito suspensivo", conforme era solicitado pelo clube azul e branco.

Na base da decisão do órgão da FPF está o ponto 2 do artigo 36.º do Regulamento do Conselho de Justiça, no qual se enumeram os casos em que os recursos para o CJ têm efeito suspensivo.

Isto sucede, nomeadamente, "quando da decisão do recurso fique dependente a qualificação para uma prova de competência ou a manutenção em prova que se encontra a disputar", como se lê na alínea b do n.º 2 do artigo 36.º.

No recurso apresentado, o FC Porto suscita também uma questão prévia, requerendo que seja declarada a invalidade de "todas as deliberações tomadas pelo órgão recorrido na Assembleia Geral" de 3 de maio de 2012 "sobre a forma de execução da deliberação de alargamento (com efeitos suspensos)".

Neste caso, o CJ considera, de acordo com a decisão a que a Lusa teve acesso, que "as questões relativas à invalidade do ato impugnado têm a ver com o mérito do recurso, pelo que não podem ser apreciadas como questões prévias, só o podendo ser na decisão final".

Desta forma, a deliberação do alargamento da Liga principal de futebol em 2012/2013 de 16 para 18 clubes fica suspensa até decisão final do CJ sobre o recurso do FC Porto, o que inviabiliza, até lá, a realização de uma "liguilha".

Para que a prova tivesse mais dois clubes, a AG da Liga de 03 de maio deliberou a criação de uma "liguilha", com o 15.º e o 16.º da Liga e o terceiro e o quarto da Liga de Honra.

O alargamento da Liga terá sempre de ser ratificado pela direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que não se pronunciará enquanto o CJ não tomar uma decisão sobre o pedido de impugnação feito pelo FC Porto.

A direção da FPF já tinha rejeitado uma primeira proposta aprovada pela AG da Liga que previa o alargamento sem descidas de divisão e que também foi alvo de pedidos de impugnação por parte de alguns clubes.

in "record.pt"

Três dragões nos eleitos brasileiros

HULK, ALEX SANDRO E DANILO



Mano Menezes divulgou esta sexta-feira a lista de convocados da seleção brasileira para os quatro jogos particulares que vão servir de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres’2012, com os portistas Hulk, Danilo e Alex Sandro a fazerem parte do lote de 23 eleitos.

O selecionador brasileiro chamou apenas seis jogadores com mais de 23 anos, entre os quais Hulk. No lote final apenas podem constar três, tendo o atacante portista muitas probabilidades de participar nas Olimpíadas do próximo verão.

De fora fica Ronaldinho, que fazia parte do lote de pré-convocados de Mano Menezes.

O Brasil, que ocupa o Grupo C juntamente com Egito, Bielorrússia e Nova Zelândia, vai enfrentar a Dinamarca a 26 de maio, os Estados Unidos a 30 de maio, o México a 3 de junho e a Argentina a 9 de junho.

Lista de Convocados:

Guarda-redes: Jefferson (Botafogo), Neto (Fiorentina) e Rafael (Santos)

Defesas: Daniel Alves (Barcelona), Danilo (FC Porto), Marcelo (Real Madrid), Alex Sandro (FC Porto), Thiago Silva (Milan), David Luiz (Chelsea), Bruno Uvini (Tottenham) e Juan (Inter Milão)

Médios: Casemiro (São Paulo), Sandro (Tottenham), Rômulo (Vasco da Gama), Paulo Henrique Ganso (Santos), Oscar (Inter), Lucas (São Paulo) e Giuliano (Dnipro)

Avançados: Alexandre Pato (Milan), Hulk (FC Porto), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos) e Wellington Nem (Fluminense)

in "record.pt"

Theodoro Fonseca: «Momento para Hulk sair»

EMPRESÁRIO FALA SOBRE FUTURO DO CRAQUE



Theodoro Fonseca, empresário de Hulk, afirmou esta sexta-feira que o avançado brasileiro do FC Porto é o jogador mais cobiçado da Europa e, por isso, chegou a hora de deixar o Dragão.

“O momento para o Hulk sair é agora. É o jogador mais cobiçado da Europa. Vamos trabalhar em conjunto e ver o que é melhor para o atleta. O Hulk entrou pela porta da frente no FC Porto, nunca brigou nem disse que queria sair. Se tiver que sair vai também sair pela porta da frente, com os adeptos a aplaudirem-no”, afirmou o empresário brasileiro à Antena 1.

Ainda assim, Theodoro Fonseca frisa que, caso saia, Hulk nunca vai esquecer os dragões: “Se tiver que ser transferido, vai ser da melhor forma possível. O ciclo com o FC Porto nunca vai terminar, ele já faz parte da família”.

iun "record.pt"

Beto considera justo título do FC Porto

Numa entrevista à TSF, o guarda-redes Beto fala depois do susto ontem à noite, no derby de Cluj, que foi interrompido aos 27 minutos, devido às cenas de violências registadas dentro de campo. Para Beto, as declarações recentes de dirigentes do Benfica sobre a arbitragem não afectam o mérito que reconhece ao título conquistado pelo FC Porto.


Os jogadores do FC Porto não se sentem beliscados minimamente pelas acusações de dirigentes do Benfica que colocam culpas na arbitragem para justificar a conquista do título de campeão nacional do FC Porto. A ideia vem de Beto, guarda redes emprestado pelos dragões ao Cluj da Roménia, numa entrevista à TSF.
Para Beto, mesmo depois de uma época agitada com polémica em torno do treinador Vitor Pereira, a justiça do título atribuído ao FC Porto não pode ser posta em causa.
Muito se tem falado da continuidade de Vitor Pereira, na próxima temporada. Beto deixa essa decisão nas mãos de quem dirige o clube, mas sublinha a competência de Vítor Pereira, com quem começou por trabalhar uma época, quando o actual técnico era adjunto de André Vilas Boas.
Derby de Cluj violento até meteu tanque militar
A equipa de Beto viveu momentos de terror, no derby de Cluj. O jogo foi interrompido aos 27 minutos depois de Cadu, central português, ter sido agredido pelo guarda redes contrário, no momento em que colocou a equipa a vencer por 1-0. Beto conta o ambiente de violência que viveu e até como a equipa foi obrigada a sair do estádio num tanque militar.

Seja como for, o Cluj neste momento está no primeiro lugar da classificação. Beto ainda não sabe se vai haver sanções disciplinares para as duas equipas. Mas acredita que o Cluj pode ser campeão, quando ainda faltam três jornadas para o fim do campeonato romeno.


in "tsf-pt"

Guarín: «Acredito que todas as partes vão honrar o contrato que assinei»


Fredy Guarín voltou a dar conta da vontade que tem em permanecer no Internazionale e está convencido de que vai ficar em Itália na próxima época, apesar do passe ainda pertencer ao FC Porto.

«Acredito que todas as partes vão honrar o contrato de quatro anos que assinei. Sei que tenho de esperar, mas sinto-me bem aqui e a minha família gosta de viver em Milão», afirmou o internacional colombiano, em declarações à rádioCaracol.

Emprestado a meio da temporada ao Internazionale, o médio soma apenas cinco jogos pelo emblema de Milão, tendo sido titular por quatro ocasiões, a última das quais no dérbi frente ao Milan.


in "zerozero.pt"

Nápoles reforça interesse em Rolando

O jogador do FC Porto é o central pretendido pelo clube italiano para reforçar a defesa.

Rolando está na lista de reforços do Nápoles para a próxima temporada. O jornal italiano "Il Mattino" reforça o interesse do clube em contratar o jogador do FC Porto. Os napolitanos, que esta época disputaram a Liga dos Campeões, estão no 5º lugar da Serie A. Uma posição que dá acesso à Liga Europa, na próxima temporada.

O objectivo da equipa é lutar por estar entre os três primeiros de Itália e Rolando é visto como o elemento certo para solidificar a defesa. Recorde-se que Walter Mazzarri, treinador do Nápoles, aposta, preferencialmente, numa táctica com três defesas centrais.

Rolando, segundo a imprensa italiana, é o único defesa nas preferência do clube. Francesco Lodi e Pablo Barrientos, médios ofensivos do Catania, Facundo Píriz, médio defensivo do Nacional de Montevideo, bem como o avançado do mesmo clube, Gonzalo Bueno, são os jogadores referenciados. O avançado do Boca Juniores, Nicolas Blandi, também está sob observação.


in "rr.pt"

Trofense toma lugar da equipa B

Caiu por terra a hipótese do FC Porto voltar a ter uma equipa B para jogar na Liga Orangina.   

Os dragões fizeram as contas, avaliaram o interesse e concluíram ser mais interessante assinar um protocolo com o Trofense, que na nova temporada assume o papel de satélite dos bicampeões nacionais.

O projeto da equipa B não chegou a sair do papel, nem vai sair, porque os portistas optaram por outra solução para colocar os jovens jogadores formados no clube ou os que são contratados mas necessitam de algum tempo para adquirirem o andamento exigido na equipa principal.


in "abola.pt"

Castro vê no Betis uma boa alternativa

SE NÃO FICAR NO DRAGÃO PREFERE CONTINUAR NA LIGA ESPANHOLA


A concluir o período de empréstimo ao Sp. Gijón, André Castro só equaciona duas possibilidades para a próxima época: fixar-se definitivamente no plantel do FC Porto ou continuar a jogar na liga espanhola, embora noutro clube. O Betis já manifestou interesse no seu concurso e a possibilidade agrada-lhe, até porque não são grandes as perspetivas de ficar no Dragão.

“Tudo o que sei é através dos jornais, mas admito que o Betis é um clube que me agrada. Para já, ninguém falou comigo. Vamos ver o que acontece”, referiu o médio, de 24 anos, em declarações à “Cope Sevilla”.


in "record.pt"

Mangala chamado aos sub-21 franceses

PARA JOGOS COM LETÓNIA E CAZAQUISTÃO



Eliaquim Mangala, central portista, faz parte da lista de convocados da seleção francesa de sub-21, tendo em vista os encontros de qualificação para o Euro'2013 da categoria, diante da Letónia e Cazaquistão.

Nesta lista elaborada pelo selecionador Erick Mombaerts, destaque ainda para a chamada do central do Real Madrid, Raphael Varane.

As partidas com Letónia e Cazaquistão estão agendadas para os dias 23 de maio e 9 de junho, respetivamente.

Convocados:

Guarda-redes: Ali Ahamada (Toulouse), Pierrick Cros (Sochaux), Baptiste Reynet (Dijon);

Defesas: Sébastien Corchia (Sochaux), Faouzi Ghoulam (Saint-Etienne), Nicolas Isimat Mirin (Valenciennes), Eliaquim Mangala (Porto), Chris Mavinga (Rennes), Raphaël Varane (Real Madrid);

Médios: Benjamin André (Ajaccio), Yacine Brahimi (Rennes), Francis Coquelin (Arsenal), Clément Grenier (Lyon), Josuha Guilavogui (Saint-Etienne), Vincent Pajot (Rennes), Benjamin Stambouli (Montpellier);

Avançados: Frédéric Bulot (Caen), Rémi Cabella (Montpellier), Antoine Griezmann (Real Sociedad), Steven Joseph-Monrose (Courtrai), Gaël Kakuta (Dijon), Alexandre Lacazette (Lyon), Emmanuel Rivière (Toulouse).

in "record.pt"

João Santos "Quem defender melhor... ganha"


O FC Porto começa amanhã, pelas 15h15, a disputar a terceira final consecutiva da Liga Portuguesa de Basquetebol frente ao Benfica. Vestido de azul e branco, João Santos poderá estar a caminho do seu tetracampeonato, um caso único, pois depois de um bicampeonato ao serviço das águias, o extremo tentará repetir o feito pelos dragões.
O basquetebolista de 32 anos, tendo jogado nos dois principais clubes nacionais durante os últimos anos, considera-se um sortudo: "Tive a fortuna de poder estar tanto num balneário como no outro e ambos são balneários ganhadores. Aliás, espero este ano continuar num balneário vencedor...".
O extremo admite que já sonhou levantar o troféu desta época, mas acrescenta logo que tem os pés bem assentes na terra. "O objetivo é a revalidação, mas estou com a cabeça no primeiro jogo. Temos de meter mãos à obra e ganhar", diz.
Este ano, o Benfica já venceu no Dragão, quebrando um longo período de invencibilidade que já valera aos portistas o último título. Recordado dessa derrota na fase regular, o número 25 portista acredita que "o Benfica vem com a mesma ambição". "Para eles passa por ganhar, por pelo menos tentar vencer um", atira, sabendo que revalidará o título desde que vença sempre no Dragão.
João Santos acredita em "jogos equilibrados" e afirma que "quem defender melhor... ganha". E é por aí que conclui terem os campeões nacionais a chave para nova conquista: "A defesa é o nosso pilar, juntamente com a concentração. Além disso, sabemos ser coletivos ao máximo no ataque".
A paragem forçada do FC Porto, devido à desistência do CAB Madeira, leva João Santos a considerar que "nunca se poderá dizer que tivemos a mesma preparação, pois competir é diferente", mas não dá demasiada importância a isso: "Vamos tentar minimizar a questão da falta de ritmo aquilo que pudemos trabalhar durante mais tempo, nomeadamente questões táticas. Além disso esperamos que o trabalho a nível físico também dê os seus frutos".

É amigo de Carlos Andrade desde os 10 anos de idade


João Santos não gosta de falar na primeira pessoa. Começou a jogar basquetebol no Maria Pia, clube onde conheceu o amigo Carlos Andrade, logo aos 10 anos - o outro grande amigo é o já compadre Miguel Miranda. Tem 32 anos, já jogou nos Estados Unidos, na Grécia e em Espanha, representou Portugal nos Europeus de 2007 e 2011 e vive no Porto, com a esposa e os dois filhos, de 3 e 7 anos. "Faço aquilo que as pessoas normais gostam: brincar com os filhos, ir ao cinema, jantar fora. Ouço todo o tipo de música, não é bem a minha área", define-se João Santos, um lisboeta... tímido.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa alimentou tabu


Pinto da Costa voltou a contornar as questões relativas ao futuro de Vítor Pereira, não se descosendo perante os jornalistas quando inquirido sobre o assunto. "A estratégia é muito simples: falaremos dos assuntos na hora certa, quando acharmos apropriado e não quando convém aos senhores", frisou, adiando a confirmação da continuidade de Vítor Pereira, já avançada por O JOGO.
À margem da apresentação do novo contrato com a Unicer, Pinto da Costa distribuiu por vários responsáveis o mérito pela renovação do título de campeão nacional. "Foi de todos os que nos ajudaram a conquistar o campeonato, desde jogadores, técnicos, diversos colaboradores, adeptos, claques e dirigentes", enumerou, até rematar, usando de uma boa dose de ironia para terminar a sua resposta à questão, apontando as notícias que foram circulando ao longo da época como tendo sido "muito importantes" para motivar os jogadores do FC Porto.
Aproveitando a onda que a conversa tinha tomado, o líder dos azuis e brancos foi ainda confrontado com a entrevista do diretor de comunicação do Benfica, João Gabriel, concedida recentemente ao jornal A Bola, mas descartou resposta: "Para responder a esse senhor temos aqui o Rui Cerqueira, que é o nosso responsável pela comunicação, mas como ele hoje está noutras funções não vai responder. Eu não o conheço, portanto, não lhe vou responder".
Logo a seguir, Pinto da Costa minimizou os recentes ataques do Benfica, desvendando todos os passos do alegado plano do clube encarnado em poucas frases. "Foi uma estratégia arquitetada num almoço no Hotel Tivoli, em que mandaram o Jorge Jesus dizer umas coisas numa entrevista, seguindo-se o diretor de comunicação [João Gabriel]. Entretanto, o responsável pelo departamento de futebol [António Carraça] falou ao canal do clube. Espero que tenham almoçado bem, porque lá come-se muito bem", rematou.

Já dura há quase duas décadas


Pinto da Costa oficializou ontem, no Estádio do Dragão, a renovação do contrato com a Unicer por mais duas épocas desportivas, com mais uma de opção, e sublinhou a força da ligação com o patrocinador que dura há quase duas décadas. O presidente do FC Porto congratulou-se pela relação duradoura do vínculo entre as duas marcas e sublinhou o papel cada vez mais importante que foi ganhando no clube nos últimos anos, assumindo-se como um dos principais patrocinadores do clube, através das marcas Super Bock e Vitalis.

in "ojogo.pt"

Falcao está a ser pago e rende bónus

A conquista da Liga Europa pelo Atlético de Madrid engorda o encaixe do FC Porto com a venda de Falcao, uma vez que essa é uma das parcelas prevista nos sete milhões de euros que os colchoneros poderiam pagar aos dragões mediante objetivos. Ainda assim, o lucro com este triunfo é mínimo, não chegando sequer ao meio milhão de euros. Um pequeno bónus no bolo global de 40 milhões de euros e que, soube O JOGO, está a entrar nos cofres do Dragão conforme o acordado, independentemente dos problemas de liquidez do Atlético de Madrid. Metade do valor da transferência já foi pago e há nova tranche que deve ser regularizada no arranque da próxima temporada. Apesar das dificuldades financeiras dos colchoneros, a SAD portista reclamou garantias que têm assegurado a entrada dos valores acordados nas contas da sociedade.


in "ojogo.pt"

Atsu na mira do Everton

As boas exibições de Atsu não estão a passar despercebidas só em Portugal e a julgar pela Imprensa inglesa, o Everton estaria interessado em contratar o extremo emprestado pelo FC Porto ao Rio Ave. Considerado o melhor jogador do clube de Vila do Conde, o nigeriano poderá agora ser alvo de uma proposta, que terá de ser negociada com os azuis e brancos.


in "ojogo.pt"

Defour: "Quando não ganhamos é um desastre"


Defour chegou, viu e venceu o... campeonato, mas já pensa na próxima época: para além de querer jogar mais, também sonha juntar pelo menos uma taça ao título de campeão. "É assim no FC Porto", diz.


Qual é a sensação de conquistar o campeonato logo no primeiro ano em Portugal?

Não podia ser melhor. Sinto-me bem, muito feliz e muito orgulhoso por ter conseguido um título importante na minha carreira. Quando cheguei, sabia que o FC Porto era uma grande equipa, mas vim encontrar algo ainda maior. O FC Porto é uma máquina de vitórias, é um clube vencedor por natureza e onde só se pode pensar em ganhar todos os dias e cada vez mais.

Quando chegou, o que mais o surpreendeu no clube?

O nível de profissionalismo. Tudo é pensado ao pormenor. Sabia que estava a chegar a um grande clube, mas nunca pensei que fosse assim tão grande nos pormenores. Tudo está organizado como nas melhores equipas do mundo.

E o que espera do futuro?

Quero ganhar mais títulos, muitos títulos. Quero vencer tudo. Liga dos Campeões? Sim, claro. Tudo é possível. Se o FC Porto já a venceu no passado, e nem foi assim há tantos anos, por que motivo não a pode voltar a ganhar na próxima época? É preciso acreditar.

Qual é o seu principal objetivo a nível pessoal?

Quero jogar mais. Quando cheguei, percebi que precisava de algum tempo para me adaptar, porque estava a reforçar uma equipa que acabava de vencer a Liga Europa e que já estava montada. Percebi que teria que ser paciente e que precisava de tempo para me adaptar à equipa e a equipa a mim. No final, posso dizer que correu tudo bem. Foi um bom ano, especialmente no final da época, que foi quando consegui fazer os meus melhores jogos.

Qual foi o momento mais importante desta época?

O jogo com o Benfica, sem dúvida. E com o Braga também. Esses foram os momentos mais importantes. Antes de jogarmos com o Benfica, toda a gente dizia que eles eram a melhor equipa do campeonato e nós fomos lá ganhar. Depois, antes de defrontarmos o Braga, passou-se a dizer que eram eles a equipa que jogava melhor futebol em Portugal. Estávamos no primeiro lugar, mas mesmo assim ninguém falava do FC Porto. No entanto, também fomos lá vencer, num jogo em que fomos melhores em todos os aspetos.

Como é que os jogadores foram recebendo as críticas dirigidas a Vítor Pereira?

É muito difícil ser treinador depois de um ano em que o clube venceu tudo. O início da época até começou bem, mas depois de perdermos aquele jogo com a Académica para a Taça de Portugal as críticas intensificaram-se. Os adeptos acham que temos de vencer sempre, porque estão habituados a isso, e quando não ganhamos é um desastre. O treinador também teve que se adaptar a isso, mas fez um grande trabalho.

Como disse, os adeptos do FC Porto são exigentes e, por vezes, até fica a sensação de que ganhar o campeonato não é suficiente...

E não é. Aqui não chega. Na próxima época quero voltar a ganhar o campeonato, mas também quero vencer a Taça de Portugal, a Taça da Liga e até na Europa. Quero ganhar tudo. Estamos num grande clube e, apesar de os adeptos terem ficado muito contentes com a vitória no campeonato, sentimos que eles querem sempre mais. Aqui temos que vencer mais alguma coisa, seja uma Taça de Portugal, uma Liga Europa ou até uma Champions. Os adeptos do FC Porto querem ganhar, ganhar e ganhar ainda mais. E isso é bom.

Lucho para uma posição diferente


Defour voltou a assumir que gosta de ser "um seis ou um oito" no campo, "nunca um dez", isto para explicar que não sofreu assim tanto com a chegada de Lucho. "Naquela altura, não estava a atravessar um bom momento de forma. Tinha jogado mais adiantado em algumas ocasiões, não é essa a minha posição, mas fi-lo pela equipa. Apesar de Lucho ter chegado, continuei a ter oportunidades de jogar", referiu.++


Aparelho nos dentes tirou-lhe as dores


A época terminou e Defour aproveitou o momento para recordar um dos aspetos que o ajudaram a melhorar a condição física: o aparelho nos dentes que foi obrigado a colocar quando chegou ao FC Porto. "Tinha problemas no ombro e também já tinha partido o pé. Tive muitos problemas, porque o meu corpo já não estava igual. Tinha dores um pouco por todo o lado. Era muito difícil conseguir treinar sem dores. Depois, colocaram-me o aparelho aqui no FC Porto e tudo acabou agora. Pareceu uma coisa simples, mas foi muito eficaz. Nunca mais tive problemas", explicou o belga, na altura em que estava a dar mais um exemplo do profissionalismo que veio encontrar no clube.

in "ojogo.pt"