segunda-feira, 11 de julho de 2011

Falcao, dá-te asas

Dois golos do portista garantem vitória (2-0 à Bolívia) e primeiro lugar da Colômbia no grupo A


Não é nenhum quadro do Picasso, mas tem cores. Está a tornar-se um caso sério a Colômbia. Depois do 1-0 à Costa Rica (podiam ter três ou quatro) e do 0-0 com a Argentina (devia ter sido 1-0), o inapelável 2-0 à Bolívia. Com bis do portista Falcao, que apanha o peruano Paolo Guerrero no topo dos melhores marcadores, com dois golos.


Sem forçar muito, os colombianos menosprezaram a pobre Bolívia com um futebol vertical em que a jogada mais básica e eficaz é um passe bem medido do meio-campo, seja de Guarín, Moreno ou Ramos, para a corrida de Falcao. O resto... Bem, todos nós já sabemos. Estamos a falar do melhor marcador da Liga Europa (18 golos). Fora os 16 no campeonato, os três na Taça de Portugal e um na Supertaça portuguesa. Pela Colômbia, já gritou golo por nove vezes, quatro só esta época. O que faz com que tenha 42 em 2010-11. E isto ainda não acabou, porque a Colômbia qualificou-se para os quartos-de-final e eliminou a Bolívia, que até começara de forma promissora com o empate (1-1) à Argentina.

Aos seis minutos, Guarín abriu a defesa boliviana para Falcao mas o passe saiu-lhe demasiado longo. Aos 14’, espectacular abertura de Moreno para Falcao, que não perdoou com o pé esquerdo. O 2-0 demorou outros 14 minutos a chegar. De penálti (o segundo desta Copa América, o primeiro a ser concretizado), a castigar falta pouco profissional de Amador sobre o ziguezagueante lateral-esquerdo Armero (Udinese). O árbitro apita, o guarda-redes Arias atira-se para a sua esquerda e a bola entra no meio. Bis de Falcao, que corre para o banco de suplentes e mostra a camisola de David Ospina, o guarda-redes colombiano que devia estar aqui mas foi desviado para casa depois de partir o nariz num choque no treino com o companheiro Rodallega, no dia 28 de Junho, a 48 horas do início da competição.

Para já, o resultado dos “portugueses” em acção é este: Naval, 1 (Edivaldo) – FC Porto, 3 (Álvaro Pereira e Falcao-2)

Colômbia, 2 – Bolívia, 0Terceira jornada do grupo ASanta Fé, 10 de Julho de 2011
Árbitro: Chacón (México)
Colômbia: Martínez; Zúñiga, Yepes (cap), Perea e Armero; Guarín (Cuadrado, 51), Sánchez e Aguilar; Moreno (Rodallega, 46), Falcao  e Ramos (Soto, 77)
Seleccionador: Gómez
Bolívia: Arias; Raldes (cap), Amador, Vargas e Álvarez; Robles, Ronald García e Campos; Edivaldo (Rojas, 46), Moreno (Peña, 60) e Arce (Pedriel, 70)
Seleccionador: Quinteros
Golos: 1-0, Falcao (14); 2-0, Falcao (28, gp)

in "ionline.pt"


Hulk e Walter fazem de Falcao (e ele responde)

Falcao não está quieto. Enquanto o FC Porto acabava de golear o Gutersloh por 10-1 (primeiro jogo de preparação no estágio de pré-temporada na Alemanha, o segundo depois do 7-0 ao Tourizense), o avançado colombiano bisava pela sua selecção na Copa América, contra a Bolívia.

Há quem não goste de dar-se como esquecido, mas para já o novo FC Porto arranca à custa da força de Hulk e do bigorna Walter: cada um marcou três golos. De resto, os reforços Kléber e Djalma, e Ruben Micael e Maicon, tiveram todos direito a um golo. Num jogo fraco até ao intervalo (1-0), o outro destaque vai para o erro (Maicon e Otamendi) que deu o golo adversário.

in "ionline.pt"

Ecos do Mercado

Atlético de olhos postos em Guarín

Os olheiros do Atlético de Madrid ficaram maravilhados com a exibição de Guarín frente à Argentina e o assunto promete não ficar por aqui. Segundo a Imprensa colombiana, a capacidade física e a polivalência do médio impressionaram os técnicos de Manzanares, que deram indicações muito positivas sobre o jogador do FC Porto. A ideia passa por continuar a seguir Guarín antes de ponderar uma posterior abordagem aos azuis e brancos.


Prediger confirmado no Colón

Ainda não é desta que Prediger vai regressar ao FC Porto. Segundo a Imprensa argentina, os azuis e brancos não accionaram o regresso do médio, pelo que tudo indica que o Colón possa continuar a contar com o jogador. Prediger está, portanto, nos planos do presidente do Colón, Germán Lerche, que já conta as armas ao seu dispor para enfrentar a próxima temporada. Janeiro poderá trazer mais notícias em relação ao futuro do jogador.

in "ojogo.pt"

"Chelsea? É no FC Porto que me vou apresentar"

Falcao foi a figura central da selecção colombiana, marcando os dois golos que derrotaram a Bolívia e que foram determinantes para carimbar o passaporte rumo à próxima fase da Copa América. No final, El Tigre, que foi considerado o melhor jogador em campo, foi muito procurado na zona mista, mas, confrontado por O JOGO, não quis alongar-se muito sobre o futuro no FC Porto, designadamente a notícia sobre o acordo para a renovação, e consequente subida da cláusula de rescisão. "Neste momento, quero apenas pensar na selecção e nesta Copa América, que é muito importante para nós", disse. Tal como O JOGO escreveu, mesmo renovando, isso não significa que continue no plantel, embora o avançado tenha insistido no que sempre tem dito a respeito do assunto. "Tenho contrato com o FC Porto e é lá que me vou apresentar assim que termine a Copa América".

O JOGO perguntou-lhe ainda sobre as notícias do interesse de André Villas-Boas em contar com ele no ataque do Chelsea, mas El Tigre voltou a driblar o assunto como pôde. "Ninguém me contactou. Não sei de nada sobre o Chelsea. Como disse, tenho contrato com o FC Porto e vou voltar."

Sobre a exibição que acabara de rubricar [ver detalhes na página 29], El Tigre foi modesto. "Não me acho o melhor avançado sul-americano, nem gosto de comparações. Atravesso um bom momento, mas ainda posso crescer e melhorar. O mais importante é que a equipa ganhe. Se eu marcar, melhor. Sempre estive tranquilo porque sabia que os golos acabariam por aparecer. O meu papel não é só marcar; também posso ajudar a criar situações de golo", disse.
Com Guarín, Falcao espera poder repetir na Copa América o êxito alcançado no FC Porto. "Não importa quem será o próximo rival. Se quisermos avançar na prova, temos de ganhar seja a quem for."

in "ojogo.pt"

FC Porto - Declarações

Vítor Pereira

"Ainda há alguns aspectos para melhorar"

O FC Porto goleou como era de esperar, tamanha era a diferença de qualidade entre as duas equipas, e Vítor Pereira ficou satisfeito com a atitude dos jogadores. O técnico viu muita coisa positiva, mas espera mais daqui por algumas semanas. "Estamos a começar a demonstrar competências, mas ainda há alguns aspectos para melhorar", comentou. Walter e Hulk foram dois dos principais obreiros da goleada, acabando o jogo com três golos cada um. Depois das especulações que têm circulado nos últimos dias em torno do Incrível, a verdade é que o brasileiro parece em grande forma neste início de temporada, mas Vítor Pereira escolheu outro caminho: "O colectivo é forte e se não for assim, nem o Hulk, nem outro qualquer jogador poderá sobressair. Os jogadores sobressaem quando o colectivo é forte e isso é que me preocupa nesta altura".
Sobre o jogo em si, o treinador explicou como é que o FC Porto construiu o resultado volumoso: "Surgimos com boa atitude e comportamentos de qualidade, perante um adversário que se mostrou organizado e procurou jogar apoiado. Mas o FC Porto fez um bom jogo, com jogadas de envolvimento constantes, que cansaram o Gutersloh e os golos acabaram por surgir". Vítor Pereira optou, aliás, por rodar dois onzes diferentes em cada parte. "A diferença de golos aconteceu pelo jogo de posse de bola, variações constantes de corredor, que desgastaram e obrigaram ao erro", explicou.

Castro orgulhoso com a braçadeira

Com Helton na bancada, Falcao na Copa América, Hulk no banco e Mariano González já fora do plantel, coube a Castro a honra de usar a braçadeira de capitão. Não foi propriamente uma estreia - na pré-época passada isso já tinha acontecido - mas não deixa de ser uma novidade. O médio comentou a escolha através da rede social Twitter, revelando toda a sua satisfação. "Hoje tive o imenso orgulho de ser capitão do FC Porto frente ao Gutersloh. Foi uma grande alegria, nem consigo descrever o que senti!", escreveu, vincando o estado de alma.

Hulk

"Não sabíamos do resultado do Benfica"

Depois do Benfica ter goleado, no sábado, uma equipa de Friburgo por 9-1, ficou a curiosidade de saber se os jogadores do FC Porto se tinham empenhado em marcar mais um de propósito. Mas Hulk rejeitou a ideia: "Nem sequer sabíamos do resultado do Benfica. Nem tenho por hábito ver jogos. O meu foco está no FC Porto. Quando a competição, aí sim, pensaremos nos adversários jogo-a-jogo".
O modesto Gutersloh acabou por provar o futebol do Incrível, que marcou três golos e desequilibrou o jogo na segunda parte. "Não fui eu que resolvi. Quem começou o jogo também tentou fazer o que o mister pediu", alegou. Ainda assim, é inegável que parece surgir de novo em grande forma, um pouco à imagem daquilo que aconteceu na temporada passada. "Ainda só tenho dez dias de trabalho. Está tudo a correr bem", garantiu. Mas mais importante do que isso para o avançado é a competição. "Decisivo será estar a 1000 por cento, física e tecnicamente, quando a competição chegar e a época começar a sério", sustentou. Para começar e apesar do volumoso 10-1, Hulk não se deixa iludir, nem acredita que este resultado mude alguma coisa na postura da equipa: "Demos o máximo e acredito que começamos bem esta pré-temporada, mas é preciso relembrar a todos que não ganhamos nada e que é preciso manter a humildade para continuarmos a seguir este caminho".

Incrível recorda ter contrato

As especulações em torno de Hulk surgem a cada passo no mercado de transferências e ontem, uma vez mais, o brasileiro sublinhou o que é mais óbvio até ao momento: "Tenho mais cinco anos de contrato e estou bem no FC Porto". Muitas têm sido as manifestações de carinho junto do jogador, pedindo-lhe que continue com os azuis e brancos. O Incrível não esquece os gestos e prometeu retribuir. "Agradeço todo o carinho dos adeptos e das pessoas do clube. Espero poder retribuir tudo isso com a conquista de mais títulos", garantiu.

Tiago ferreira

"Foi especial comemorar 18 anos com esta equipa"

Tiago Ferreira não vai esquecer como festejou os seus 18 anos, depois de ter jogado pelo FC Porto. "Foi especial comemorar 18 anos com esta equipa, foi um privilégio e uma honra e ainda fizemos um bom jogo com uma goleada...", comentou. Sobre a equipa, deixou uma ideia: "Há sempre qualquer coisa para melhorar e o mister sabe disso". Com mais um ano de juniores, o central reconheceu sentir-se bem entre os seniores: "É muito bom para mim estar no meio dos melhores centrais que actuam em Portugal. É bom para aprender."

in "ojogo.pt"







FC Porto um a um

A ESTRELA

Kléber

Se não tivesse falhado metade dos remates que fez só com o guarda-redes pela frente, teria anotado o primeiro hat-trick pelo FC Porto. O brasileiro é mesmo reforço e percebe-se a razão de os dragões terem esperado um ano para o ter. Inteligente na movimentação, encontrou espaço para se desmarcar vezes sem conta. Pena que tenha estado desastrado no capítulo da finalização. Só assim se explica que tenha marcado precisamente quando não tinha essa responsabilidade: o cabeceamento foi excelente.

Como jogaram os antigos

Hulk lançou os foguetes e fez a festa

Beto
Jogou quase como líbero e não teve como se mostrar.

Sapunaru
A inépcia do adversário deu-lhe asas. Djalma agradeceu.

Rolando
Cometeu um único erro, mas conseguiu corrigi-lo a tempo.

Souza
Muito bem no apoio defensivo, mas pouco audaz na missão de lançamento do ataque.

James Rodríguez
Jogou como pensador, à imagem do que fez na parte final da última época, e serviu o trio da frente em perfeitas condições. Criativo e agitador, arranca para a temporada de afirmação.

Varela
Estranhamente apagado, perdeu um excelente ensejo para marcar.

Sereno
Pecou por facilitar em demasia face à timidez do Gutersloh. Por isso, estava muitos metros à frente no lance do golo sofrido.

Otamendi
Regularidade tremenda num jogo sem grandes aflições.

Maicon
Uma intercepção cirúrgica e 45 minutos muito tranquilos.

João Moutinho
Trinco improvisado, mas melhor que Souza, especialmente a distribuir e criar.

Ruben Micael
Um autêntico simplificador. Jogou sempre de primeira e marcou o ritmo da equipa.

Hulk
Três golos, um penálti sofrido, duas assistências para golo e outras tantas desperdiçadas. Se a estatística não diz tudo, nós acrescentamos: o arrojo do costume e motivação máxima mesmo num jogo muito fácil. O resto já se sabe: força, criatividade e fogo no remate.

Walter
Muitas vezes em ritmo lento, é certo, mas terrivelmente eficaz em frente à baliza e acertado nas tabelas com Hulk e Kelvin. Três golos à ponta-de-lança.

Como jogaram os novos

O melhor Kléber à distância dos golos

ANDRÉ MOARIS
Tiago Ferreira
Serenidade absoluta e leituras quase perfeitas. Nem sempre saiu bem no fora-de-jogo, mas é natural que faltem rotinas.

David
Possivelmente a maior surpresa. Subiu sem se desequilibrar, não errou um único passe e quando se decidiu a cruzar fê-lo tão bem que Kléber aproveitou para facturar.

Castro
Lutador, colectivista e intenso. Uma assistência de bandeja quando podia marcar...

Djalma
Se James e Varela foram cirúrgicos, o angolano preferiu os lances individuais. O mais irreverente, mas nem sempre decidiu tão depressa quanto os colegas pediram. Um golo (simples) para moralizar.

Bracali
Não fez uma única defesa, mas não teve responsabilidade no golo.

Kelvin
Não hesita em partir para cima do adversário e fá-lo com técnica e velocidade, embora nem sempre de forma objectiva. Canalizou muitos ataques, mas geriu mal o ritmo.

Christian
Bom posicionamento sobre a esquerda, duas assistências para golo e uma jogada que valeu praticamente o mesmo.

Addy
Mais equilibrado do que Sereno. Mas sem rasgo…

in "ojogo.pt"

As bases estão lançadas

Goleada a abrir o estágio fruto de uma exibição interessante, sobretudo na segunda parte, quando Hulk fez das suas - três golos, dois deles fantásticos, e duas assistências - e apareceu um outro avançado já conhecido a reclamar atenção: Walter, autor de outros três tentos. Contas à parte desta barriga cheia de golos, a maioria com assinatura brasileira, sobram outros elogios à equipa liderada por Vítor Pereira.
Mas já lá vamos, porque primeiro convém lembrar que este foi o primeiro jogo da equipa, ao fim de 11 dias de trabalho (esquecendo o treino com o Tourizense) e que o adversário milita nos escalões regionais da Alemanha. Colocados os pontos nos is, é de salientar a capacidade demonstrada pela equipa para jogar em apoio e para variar os flancos com passes longos. Juntando-lhe a isso uma pressão muito alta, logo à saída da área contrária.
O jogo até começou sonolento, mas o FC Porto acordou a tempo de confirmar que os processos da equipa mantêm-se idênticos aos da época passada. Aliás, nem fazia sentido mudá-los depois dos bons resultado alcançados e da aposta em Vítor Pereira para lhes dar continuidade.
A goleada era esperada e começou a desenhar-se, ainda que um pouco tarde (o primeiro golo surgiu apenas aos 28'), às custas do homem a quem foi confiada a organização do jogo - James - e dos dois reforços madeirenses: Kléber e Djalma, que assinaram os primeiros golos e boas exibições.
O ritmo foi algo lento nos primeiros 45 minutos e os erros de Souza, que actuou a trinco, empolgaram o Gutersloh, que por duas vezes ameaçou a baliza de Beto. Não foi necessário tocar o alarme, mas Vítor Pereira precisou de gritar algumas ordens para acertar a máquina.
Depois do intervalo e com um onze totalmente diferente e um upgrade táctico, dada a inversão do triângulo do meio-campo, e dois alas endiabrados - Hulk e Christian - o FC Porto dizimou o Gutersloh, que só arranjou forças para fazer o golo de honra. João Moutinho e Rúben Micael impuseram uma circulação de bola mais rápida e ainda mais larga, aproveitando a falta de velocidade do adversário.
O resultado foi uma sucessão de golos - oito - quase todos na cara do guarda-redes. As excepções foram as duas obras de arte de Hulk, que, a julgar pela primeira amostra, está a preparar-se para uma época ao mesmo nível da anterior.
Uma palavra final, amplamente justificada, para Kelvin: tem bom toque de bola, visão de jogo, mas ainda se revela algo tímido na hora de rematar.


FC Gutersloh 1 FC Porto 10

Estádio Heidewaldstadion
>> Árbitro Swiers [Alemanha]
-

Guterslosh

Hendrik Miller; Stephan Eggert, Steven Degelman, Patrick Plucinski e Pascal Rober; Pascal Becker, Tim Brinkmann, Alexander Schiller e Lennard Warweg; Ustim Schooder e Raffaelle Wiebusch
Jogaram ainda: Mathaus Wiekowickz, Dennis Kroos, Marc Birkenhake, Thomas Duhn, Dennis Grubel, Temel Hop, Maximilian Heinrich, Alexander Opitz
Treinador firk flock

FC Porto

Beto; Sapunaru, Rolando, Tiago Ferreira e David; Souza, Castro e James; Varela, Djalma e Kléber
Jogaram ainda: Bracali, Sereno, Maicon, João Moutinho, Addy, Otamendi, Rúben Micael, Walter, Hulk, Kelvin e Christian
Treinador vítor pereira
-
ao intervalo 0-2
Golos Kléber, 28' Djalma, 35' Hulk, 47' (g.p.) 59' e 83' Rúben Micael, 61' Walter, 67'e 78' e 89' Wieckowicz, 74' Maicon, 79'
CARTÕES Nada a assinalar

As tácticas


1ª parte: 4x3x3

James como um grande maestro

Não houve surpresas no primeiro desenho táctico de Vítor Pereira. Nem se esperava, aliás. Mas apresentou algumas nuances interessantes: James jogou no meio-campo, ao lado de Castro, com quem trocou constantemente de posição. O colombiano foi o organizador do jogo portista e cumpriu com distinção. Os extremos, Djalma e Varela também andaram de um lado para o outro para servir Kléber. Souza foi o trinco escolhido, mas não esteve particularmente inspirado. O jovem David fechou o lado esquerdo da defesa e deu muita profundidade, tal como o treinador pretende.


2ª parte: 4x3x3

Triângulo do meio-campo invertido

Com menos uma cara nova no segundo onze, os mecanismos apareceram ao ritmo que o adversário quebrava fisicamente. Vítor Pereira colocou dois médios criativos (Rúben e Moutinho) lado a lado à frente da defesa e Kelvin ainda mais adiantado, invertendo o triângulo do meio-campo. O desenho funcionou bem e os espaços apareceram para os alas desequilibrarem. Foi assim que nasceu a maior parte dos golos. Christian à esquerda e Hulk à direita ajudaram, e de que maneira, a construir a goleada. Walter marcou três e também contribuiu.

Lances-chave

28' [0-1] James abre à esquerda em David e este cruza de primeira com Kléber a antecipar-se ao marcador directo, cabeceando sem hipótese.
35' [0-2] Boa jogada entre James e Castro, com o português a surgir isolado e a oferecer a Djalma o golo. O angolano só teve de empurrar.
47' [0-3] Hulk surge na área e é tocado pelo guarda-redes. Grande penalidade que o próprio converteu.
59' [0-4] Bailado de Hulk à frente de dois adversários e remate em arco ao segundo poste. Grande golo.
61' [0-5] Christian cruza, Walter domina mal, mas a bola sobra para Rúben Micael que não perdoa
67' [0-6] Cruzamento rasteiro de Christian com Walter a antecipar-se e a encostar.
74' [1-6] Jogada pela esquerda, cruzamento de Birkenhake e Wieckowicz chega mais rápido do que Maicon, batendo Bracali.
78' [1-7] Outro cruzamento de Christian e Walter só volta a ter que encostar.
79' [1-8] Cruzamento de Hulk na direita, Maicon sobe mais alto do que a defesa e marca.
83' [1-9] Mais um golaço de Hulk numa "bomba" ao ângulo.
89' [1-10] Hulk cruza, Walter marca de cabeça.

in "ojogo.pt"

Fernando ficou de fora por opção

HELTON E KADÚ TAMBÉM NÃO JOGARAM

Vítor Pereira não deu minutos de utilização a todo o grupo de trabalho que se encontra no estágio, em Marienfeld. Nesse sentido, entre os jogadores de campo, apenas o trinco Fernando não defrontou o FC Gutersloh, por opção técnica. O médio brasileiro não foi, no entanto, o único. No que aos guarda-redes diz respeito, o treinador optou por lançar Beto e Bracali, tendo deixado de fora da ficha de jogo o capitão Helton e o jovem Kadú. Para esses, mais oportunidades virão.

in "record.pt"

Tiago Ferreira: «Há pouco a mudar em relação ao ano passado»

DEFESA CENTRAL ELOGIA EQUIPA


No dia do seu 18.º aniversário, Tiago Ferreira não podia estar mais satifeito com o "presente" que o FC Porto lhe ofereceu: a titularidade e uma goleada frente ao FC Gutersloh.
"Foi uma forma especial, muito boa de comemorar o aniversário. É um privilégio e uma honra poder estar aqui em estágio com esta equipa. O jogo correu bem. Fizemos o que o mister pediu e acabámos por conseguir uma goleada, o que é sempre importante", afirmou o defesa-central no final da partida.
Tiago Ferreira sublinha que tem "aprendido tudo" com os seus companheiros de equipa e sublinha que a equipa não precisa de grandes alterações.
"Há pouco a mudar em relação ao ano passado, mas há sempre alguns aspectos a corrigir e o treinador acredita que podemos melhorar ainda mais."
in "record.pt"

Pawel Kieszek na expectativa

Pawel Kieszek não foi seleccionado para o estágio de pré-época, mas o processo de colocação do guarda-redes polaco continua a merecer a atenção total por parte da SAD portista, nomeadamente de Antero Henrique, o director-geral. 

Vinculado ao FC Porto por mais três temporadas, o guardião não entrou nas contas de Vítor Pereira para a nova época e a possibilidade de prosseguir a carreira noutro país apresenta-se como a hipótese mais forte. 

O Cluj, equipa romena orientada por Jorge Costa, chegou a colocar o nome de Kieszek em destaque na bolsa de apostas para a campanha 2011/12, no entanto, a transferência do guardião não chegou a concretizar-se, sobrando muitas dúvidas quanto à viabilidade da mesma.

No decorrer desta semana, o polaco espera definir o futuro.


in "abola.pt"

Ingleses insistem em Moutinho

Expectativa sobre futuro de Essien leva Chelsea a acelerar procura por um médio. João Moutinho está referenciado e proposta pode chegar ao Dragão ainda esta semana.

Desta vez é o The Sun a dar conta das preocupações de André Villas Boas em reforçar, o quanto antes, o meio-campo dos blues tendo em conta a grave lesão de Michael Essien.

Luke Modric está há muito referenciado em Stamford Bridge mas o Tottenham parece decidido a segurar o médio croata, mesmo contra a vontade do jogador. Desta forma, o treinador português pode virar a estratégia do clube londrino e avançar para João Moutinho, médio que bem conhece e com quem muitas conquistas partilhou ao serviço do FC Porto na última temporada.

O jornal britânico refere que uma proposta pelo internacional português deve chegar à Invicta ainda esta semana, porém, o Chelsea sabe que qualquer oferta abaixo do valor da cláusula de rescisão – 40 milhões de euros – não será aceite pelo clube portista.



in "abola.pt"