segunda-feira, 11 de julho de 2011

Falcao, dá-te asas

Dois golos do portista garantem vitória (2-0 à Bolívia) e primeiro lugar da Colômbia no grupo A


Não é nenhum quadro do Picasso, mas tem cores. Está a tornar-se um caso sério a Colômbia. Depois do 1-0 à Costa Rica (podiam ter três ou quatro) e do 0-0 com a Argentina (devia ter sido 1-0), o inapelável 2-0 à Bolívia. Com bis do portista Falcao, que apanha o peruano Paolo Guerrero no topo dos melhores marcadores, com dois golos.


Sem forçar muito, os colombianos menosprezaram a pobre Bolívia com um futebol vertical em que a jogada mais básica e eficaz é um passe bem medido do meio-campo, seja de Guarín, Moreno ou Ramos, para a corrida de Falcao. O resto... Bem, todos nós já sabemos. Estamos a falar do melhor marcador da Liga Europa (18 golos). Fora os 16 no campeonato, os três na Taça de Portugal e um na Supertaça portuguesa. Pela Colômbia, já gritou golo por nove vezes, quatro só esta época. O que faz com que tenha 42 em 2010-11. E isto ainda não acabou, porque a Colômbia qualificou-se para os quartos-de-final e eliminou a Bolívia, que até começara de forma promissora com o empate (1-1) à Argentina.

Aos seis minutos, Guarín abriu a defesa boliviana para Falcao mas o passe saiu-lhe demasiado longo. Aos 14’, espectacular abertura de Moreno para Falcao, que não perdoou com o pé esquerdo. O 2-0 demorou outros 14 minutos a chegar. De penálti (o segundo desta Copa América, o primeiro a ser concretizado), a castigar falta pouco profissional de Amador sobre o ziguezagueante lateral-esquerdo Armero (Udinese). O árbitro apita, o guarda-redes Arias atira-se para a sua esquerda e a bola entra no meio. Bis de Falcao, que corre para o banco de suplentes e mostra a camisola de David Ospina, o guarda-redes colombiano que devia estar aqui mas foi desviado para casa depois de partir o nariz num choque no treino com o companheiro Rodallega, no dia 28 de Junho, a 48 horas do início da competição.

Para já, o resultado dos “portugueses” em acção é este: Naval, 1 (Edivaldo) – FC Porto, 3 (Álvaro Pereira e Falcao-2)

Colômbia, 2 – Bolívia, 0Terceira jornada do grupo ASanta Fé, 10 de Julho de 2011
Árbitro: Chacón (México)
Colômbia: Martínez; Zúñiga, Yepes (cap), Perea e Armero; Guarín (Cuadrado, 51), Sánchez e Aguilar; Moreno (Rodallega, 46), Falcao  e Ramos (Soto, 77)
Seleccionador: Gómez
Bolívia: Arias; Raldes (cap), Amador, Vargas e Álvarez; Robles, Ronald García e Campos; Edivaldo (Rojas, 46), Moreno (Peña, 60) e Arce (Pedriel, 70)
Seleccionador: Quinteros
Golos: 1-0, Falcao (14); 2-0, Falcao (28, gp)

in "ionline.pt"


5 comentários:

Anónimo disse...

Falcão és um excelente jogador, de topo, sai enquanto podes desse antro de corrupção...nao te estragues!

P. Ungaro disse...

Anónimo,

pelo menos podias ter "balls" para assinar a teu comentario.

Cumprimentos

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Paulo Alves disse...

bem, eu gostava era de o ver JÁ de férias...:-)

P. Ungaro disse...

isso é que era !!! mas como passaram á 2ª fase ... :(