terça-feira, 20 de novembro de 2012

"O OBJECTIVO É FICAR EM PRIMEIRO LUGAR"

Vítor Pereira antecipou esta terça-feira o jogo de amanhã, com o Dínamo Zagreb, afirmando que o FC Porto vai jogar para ganhar e para defender a liderança do grupo. Confirmou a recuperação de Alex Sandro e Fernando e ainda disse que o sorteio da Taça foi "bom para o futebol". James Rodriguez promete seriedade e vontade de vencer.

O que espera do jogo com o Dínamo, a equipa mais fraca do grupo?
Não vamos no canto da sereia, vamos com a guarda bem alta, sabemos bem o que queremos e o jogo é determinante para os nossos objectivos, que é ficar em primeiro lugar no grupo.

Vai defrontar uma equipa com um recorde negativo, com dez derrotas consecutivas...
Para o Dínamo será um desafio, de certeza que querem quebrar essa sequência negativa. Nós aqui no Porto gostamos de ter desafios e quanto maior melhor. Eu reposto pelo FC Porto e nós estamos determinados e sabemos que se quisermos ganhar o jogo temos de impor intensidade forte, ser agressivos e provar em campo que merecemos a vitória. Não acredito em jogos fáceis na Liga dos Campeões e não acredito que amanhã seja um jogo fácil.

Conta com Fernando e Alex Sandro para o jogo de amanhã?
Fernando e Alex Sandro são jogadores que estão neste momento disponíveis para amanhã fazerem parte do grupo.

Com o apuramento garantido não seria mais importante gerir o plantel?
Fazemos a gestão que tivermos de fazer, mas em função da resposta de cada um. Sabemos que para este jogo vamos escolher a equipa que pensamos nos dará uma boa resposta. Depois, faremos o mesmo tipo de gestão, o nosso desafio é sempre o próximo jogo e queremos ficar cá com os três pontos.

Como é que olha para os valores monetários. O que vale para si como técnico estar a jogar por pontos e dinheiro?
Não ligo a mínima, não é a minha área. Nunca fui financeiro na vida, nunca pensei muito no dinheiro, não é isso que me preocupa, o que me preocupa é desportivamente reforçar o estatuto do clube, reforçar a qualidade dos jogadores e da própria equipa. Essa é que é a minha responsabilidade.

Quer prolongar ser a única equipa nas competições europeias sem derrotas?
Eu sinto-me um treinador que trabalha todos os dias para evoluir. Há um ano sentia-me o mesmo treinador, a tentar evoluir, aprender com a experiência. Tenho a noção que é preciso trabalhar, evoluir para ir dando resposta a estes desafios. Queremos continuar a fazer parte do pequeno grupo de equipas que consegue somar 13 pontos no grupo. O que queremos para amanhã é termos quatro vitórias acumuladas e um empate.

Como se focam os jogadores com o apuramento garantido, sendo que domingo há jogo importante em Braga?
Os jogadores estão completamente focados neste jogo da Liga dos Campeões, depois do jogo de amanhã, no caminho para casa, começo a pensar no jogo de Braga.

O que achou do sorteio da Taça, com uma deslocação difícil a Braga?
Quando nos saiu o Braga a primeira que me veio à ideia é que as bolinhas devem estar amestradas e sabem que gostamos de desafios difíceis. É bom para nós, para os adeptos e acredito que sejam bom para o Braga. É bom para o futebol.

James: "Temos de encarar o jogo com seriedade"

James Rodriguez assume que todos querem jogar bem na "Champions", mas diz que é preciso desconfiar, porque só com seriedade e uma atitude de conquista o FC Porto poderá somar três pontos.

Os jogos da Liga dos Campeões são mesmo especiais?
Todos querem jogar bem na Champions League, todos querem jogar esta competição. Queremos ganhar e esperamos um bom jogo amanhã.

O que conhece desta equipa?
Amanhã penso que há que ter cuidado, porque estas equipas são muito perigosas. Temos de encarar o jogo com seriedade, entrar para ganhar e nada mais.

Qual é o contributo do treinador para o seu crescimento?
Muito, penso que o mister sabe o que cada jogador tem e é bom saber que conta com cada um de nós. Treino para ser a cada dia melhor, sou jovem, quero aprender.

O seu nome é constantemente associado ao mercado
Não dou importância ao que se diz fora. Estou 100 por cento concentrado no FC Porto.


in "fcp.pt"

Braga-FC Porto nos oitavos de final


O jogo grande dos oitavos de final da Taça de Portugal é o Braga-FC Porto. O Benfica ainda tem que esperar pelo vencedor Aves (II L)-Operário (II D) ou Caldas (II D) ou Coimbrões (II D).
O Braga vai receber o FC Porto nos oitavos de final da Taça de Portugal, eliminatória da prova sorteada esta manhã, e que ditou que o Benfica defrontará o vencedor do Aves-Operário ou Caldas ou Coimbrões. As três últimas equipas aguardam o desfecho de um processo disciplinar em curso relativo à alegada utilização irregular de um jogador do Operário frente ao Caldas, na segunda eliminatória. 

O sorteio ditou ainda mais um confronto entre equipas do primeiros escalão nacional. Depois de ter defrontado e eliminado o Vitória de Setúbal, também da I Liga, o Vitória de Guimarães joga novamente fora, deste vez em casa do Marítimo. 

Gil Vicente (I L)-Oliveirense (II L)

Arouca (II L)-Beira-Mar (I L)

Académica (I L)-Tourizense (II D)

Braga (I L)-FC Porto (I L)

Lourinhanense (III D)-Paços de Ferreira (I L)

Marítimo (I L)-V. Guimarães (I L)

Belenenses (II L)-Fabril Barreiro (III D)

Benfica-Vencedor do jogo Aves (II L)-Operário (II D) ou Caldas (II D)ou Coimbrões (II D)

in "ojogo.pt"

Baliza até parece um muro

2.ª MELHOR DEFESA DA CHAMPIONS TEM RECORDE AO ALCANCE


O FC Porto está a ter uma participação irrepreensível na Liga dos Campeões e o registo defensivo tem contribuído e muito para isso. À partida para esta 5.ª jornada da fase de grupos, os dragões têm a segunda defesa menos batida da competição, a par do PSG e logo atrás do Málaga. A equipa espanhola apenas sofreu um golo, enquanto que os portugueses e os franceses encaixaram dois cada.

Manter a baliza fechada no desafio de amanhã, frente ao Dínamo Zagreb, é, de resto, uma tarefa que os bicampeões nacionais podem superar sem grandes dificuldades. Basta ter em conta que a equipa croata ainda não apontou qualquer golo nesta fase de grupos, num registo único entre os 32 participantes na competição.

Manter as coisas assim é um desafio que os homens de Vítor Pereira vão encarar com enorme responsabilidade, até porque podem entrar na história do clube. É que, desde que a Taça dos Clubes Campeões Europeus passou a chamar-se Liga dos Campeões, na remota temporada de 1992/93, o melhor registo defensivo do FCPorto na fase de grupos aponta aos 3 golos sofridos. Quer isto dizer que se os dragões de Vítor Pereira não sofrerem qualquer golo no jogo de amanhã e no seguinte, que é frente ao PSG, terão entrada direta no livro de recordes do clube.

in "record.pt"

ANTE CACIC "O FC Porto é o favorito absoluto"

Ante Cacic, treinador do Dínamo de Zagreb projecta o encontro com o campeão português de ombros encolhidos.


Ante Cacic chega ao Dragão com poucas esperanças. O treinador crota considera o FC Porto o "favorito absoluto". 

"Vamos jogar contra a equipa que lidera o nosso grupo. O nosso objectivo passa por jogar melhor e sermos cada vez mais eficientes. Vamos tentar algo mais que uma boa exibição e não me incomodaria não marcar golos desde que pontuasse", refere o técnico do campeão croata em título.

Sobre a táctica para o jogo com o FC Porto, Cacic não esconde que "gostaria de jogar aberto, mas a qualidade do adversário não permite". "Teremos de ser compactos e com bola jogar com mais confiança", sublinha numa primeira abordagem, ainda em Zagreb, antes da viagem para Portugal.
O Dínamo lidera o campeonato da Croácia e vem de um triunfo por 5-0 frente ao Zadar. "A confiança aumentou com essa vitória, mas na Liga dos Campeões, a falta de experiência é uma desvantagem para nós porque jogamos contra os melhores jogadores que aproveitam cada erro", refere o treinador croata.
Cacic recorda o jogo de Zagreb há dois meses. O FC Porto venceu por 2-0 e "mostrou que é melhor". "Mas provámos que podemos discutir o resultado porque sofremos o segundo golo apenas nos últimos instantes, mantendo até ao fim a incerteza no resultado. Com um pouco mais de sorte e concentração, podemos acabar o jogo em Portugal com um resultado melhor. É nisso que acreditamos", sustenta o treinador do Dínamo.
A equipa do Dínamo de Zagreb chega esta terça-feira à cidade do Porto, treinando ao fim da tarde no estádio do Dragão.

in "rr.pt"

Vítor Pereira tem recorde de Oliveira ao alcance


O FC Porto, que quarta-feira recebe o Dínamo de Zagreb (Croácia), na quinta jornada da fase de grupos da Champions, está a protagonizar um dos seus melhores desempenhos na prova da UEFA, com o treinador Vítor Pereira ainda a poder igualar o melhor registo ao leme do dragão, que pertence a António Oliveira

Em 1996/97, com António Oliveira, o FC Porto somou um recorde de 16 pontos em seis jogos na fase de grupos da Liga dos Campeões. Um registo que a equipa agora orientada por Vítor Pereira pode igualar: soma 10 pontos em 12 possíveis, e caso vença os croatas e o Paris Saint-Germain, no Parque dos Princípes, a 4 de dezembro (última jornada) pode chegar aos mesmos 16 pontos de há 15 anos.

A marca dos comandados de Vítor Pereira pede meças às conseguidas por José Mourinho no banco dos dragões, em 2003/04 (11 pontos no total dos seis jogos), e por Jesualdo Ferreira, que, em três épocas consecutivas (2006/07, 2007/08 e 2008/09) conseguiu os mesmos 11 pontos em seis jogos. 

Apenas mais um ponto do que a equipa liderada por Vítor Pereira já tem após quatro jogos, e com o apuramento para os oitavos de final garantido. O que equivale a dizer que o antigo adjunto de André Villas Boas, na sua segunda época ao leme dos azuis e brancos, pode suplantar as marcas de Mourinho e Jesualdo em termos de eficácia pontual na fase de grupos da Champions.

O empate com o Dínamo de Zagreb permitirá ao FC Porto de Vítor Pereira igualar os registos de Mourinho e Jesualdo, enquanto a vitória garante-lhe, desde logo, o segundo melhor desempenho de sempre do dragão na fase de grupos da Champions, aconteça o que acontecer em Paris, diante do PSG, na última ronda.

Esta é a 17.ª presença do FC Porto na Champions: Real Madrid e Barcelona têm o mesmo número de participações e só o Manchester United acumula mais, 18 presenças no total.


in "abola.pt"

«É uma honra suceder a Falcao» - Jackson Martinez


O avançado colombiano Jackson Martinez, do FC Porto, define os objetivos pessoais e coletivos para esta temporada.

«O principal objetivo é que a equipa realize a melhor época possível. Vamos dar tudo nas competições em que estamos envolvidos e tentar conquistar o máximo de títulos possível», disse, em entrevista exclusiva ao topmercato, Jackson Martinez, que tem igualmente bem definidas as metas pessoais:

«Quero ser o melhor marcador do campeonato. É uma honra suceder a Falcao, um compatriota que fez coisas fantásticas aqui e marcou a história deste clube. Também vou fazer o meu melhor para representar o meu país da melhor forma possível.»


in "abola.pt"

Jackson entre os candidatos a render Falcao


O colombiano do FC Porto está, segundo o jornal "Marca", na lista de hipóteses para render Falcao, caso o goleador deixe o clube de Madrid.
O jornal "Marca" inclui o nome do "dragão" Jackson Martínez na lista de jogadores candidatos a substiuir  no Atlético de Madrid caso o goleador colombiano deixe o clube. Cavani (Nápoles), Dzeko (Manchester City), Luiz Suarez (Liverpool), Huntelaar (Schalke 04) e Soldado (Valência) são outros nomes em análise pelos "colchoneros"

"Jackson Martínez é outra das opções analisadas pela direção desportiva do Atlético. O seu rendimento na Europa subiu de forma espectacular e Pinto da Costa, o eterno presidente do FC Porto, não facilitaria o negócio", escreve a "Marca".

A opção mais desejada, mas também mais complicada, será o uruguaio Cavani, do Nápoles, uma vez que renovou contrato esta ano até 2017 depois do emblema italiano ter recusado várias propostas tentadoras.

in "ojogo.pt"

Maicon foi o único ausente


Vítor Pereira teve todo o plantel à disposição esta manhã, no Estádio do Dragão, com exceção do central brasileiro
Maicon foi o único ausente na sessão de treino do FC Porto esta manhã, no Estádio do Dragão. Fernando e Alex Sandro voltaram a marcar presença e treinaram sem limitações, tal como Mangala, que no sábado saiu tocado do da Taça de Portugal.

Maicon, recorde-se, falhou os últimos três jogos dos dragões devido a uma entorse no tornozelo direito.

Vítor Pereira fala esta tarde, por volta das 13h00, em conferência de imprensa.

in "ojogo.pt"

FC Porto paga mais de 4 mil euros


Dragões terão de gastar mais de quatro mil euros pelo comportamento das claques na deslocação a Olhão; o Arouca também sofreu punições pesadas
O FC Porto, devido ao mau comportamento dos seus adeptos na deslocação a Olhão, na terceira jornada do campeonato, foi condenado a pagar um montante superior a quatro mil euros. Entre as sanções pecuniárias e a quantia que terá de pagar à empresa gestora do Estádio Algarve pelos estragos, os dragões terão de gastar exatamente 4237,70 euros.

Quem também sofreu pesadas penas foi o Arouca, no âmbito da receção ao Sporting B. O total de multas aplicadas a dirigentes e responsáveis pela segurança ascende a 2500 euros, a que acrescem suspensões do presidente do clube, Carlos Pinho, por três meses, e do diretor de futebo, Joel Pinho, por um mês.

in "ojogo.pt"