terça-feira, 20 de novembro de 2012

Vítor Pereira tem recorde de Oliveira ao alcance


O FC Porto, que quarta-feira recebe o Dínamo de Zagreb (Croácia), na quinta jornada da fase de grupos da Champions, está a protagonizar um dos seus melhores desempenhos na prova da UEFA, com o treinador Vítor Pereira ainda a poder igualar o melhor registo ao leme do dragão, que pertence a António Oliveira

Em 1996/97, com António Oliveira, o FC Porto somou um recorde de 16 pontos em seis jogos na fase de grupos da Liga dos Campeões. Um registo que a equipa agora orientada por Vítor Pereira pode igualar: soma 10 pontos em 12 possíveis, e caso vença os croatas e o Paris Saint-Germain, no Parque dos Princípes, a 4 de dezembro (última jornada) pode chegar aos mesmos 16 pontos de há 15 anos.

A marca dos comandados de Vítor Pereira pede meças às conseguidas por José Mourinho no banco dos dragões, em 2003/04 (11 pontos no total dos seis jogos), e por Jesualdo Ferreira, que, em três épocas consecutivas (2006/07, 2007/08 e 2008/09) conseguiu os mesmos 11 pontos em seis jogos. 

Apenas mais um ponto do que a equipa liderada por Vítor Pereira já tem após quatro jogos, e com o apuramento para os oitavos de final garantido. O que equivale a dizer que o antigo adjunto de André Villas Boas, na sua segunda época ao leme dos azuis e brancos, pode suplantar as marcas de Mourinho e Jesualdo em termos de eficácia pontual na fase de grupos da Champions.

O empate com o Dínamo de Zagreb permitirá ao FC Porto de Vítor Pereira igualar os registos de Mourinho e Jesualdo, enquanto a vitória garante-lhe, desde logo, o segundo melhor desempenho de sempre do dragão na fase de grupos da Champions, aconteça o que acontecer em Paris, diante do PSG, na última ronda.

Esta é a 17.ª presença do FC Porto na Champions: Real Madrid e Barcelona têm o mesmo número de participações e só o Manchester United acumula mais, 18 presenças no total.


in "abola.pt"

Sem comentários: