domingo, 4 de janeiro de 2015

ANDRÉ SILVA BISOU NO REGRESSO ÀS VITÓRIAS DO FC PORTO B

Avançado apontou dois dos três golos com que o FC Porto derrotou o V. Guimarães B (3-0), na 21.ª jornada da Segunda Liga

O FC Porto B retomou o caminho das vitórias, este domingo, no Estádio de Pedroso, ao vencer o Vitória de Guimarães B (3-0), em partida relativa à 21.ª jornada da Segunda Liga. O avançado André Silva foi o homem do jogo, ao apontar os dois últimos golos dos Dragões, que se adiantaram no marcador por intermédio de Rafa, outro jogador da formação portista. Com este resultado, a equipa de Luís Castro sobe à oitava posição da tabela, com 32 pontos.

O encontro começou com um ritmo lento, sem grande intensidade, e só ao fim de 20 minutos é que ganhou real interesse. O V. Guimarães B foi a equipa a dispor das primeiras oportunidades de golo: primeiro, num contra-ataque que terminou com uma boa defesa de Ricardo Nunes; pouco depois, o guarda-redes portista voltaria a ser preponderante, ao negar novamente o golo aos vimaranenses, com duas belas intervenções. 

Sinal mais para os minhotos que, com ataques rápidos e eficazes na pressão a meio-campo, controlavam o jogo, aproveitando as dificuldades evidenciadas pelo azuis e brancos, cujo colectivo demorava a funcionar. Só mesmo perto do fim da primeira parte é que os portistas foram capazes de criar verdadeiro perigo junto da baliza adversária, quando, na sequência de um canto, o guarda-redes vitoriano se opôs bem a um remate de Igor Lichnovsky.

O intervalo fez bem aos Dragões, que regressaram ao relvado de Pedroso com vontade de escrever um final feliz na história do jogo. Numa boa jogada de envolvimento colectivo, Rafa só não inaugurou o marcador, porque o guarda-redes vitoriano não permitiu, com uma grande defesa. Era o aviso para o que viria a acontecer logo a seguir: o lateral-esquerdo da cantera do FC Porto chegaria mesmo ao golo num lance em que surpreendeu Miguel Oliveira, que esperava um cruzamento e não um remate, que acabou no fundo da baliza.

Os azuis e brancos estavam por cima no jogo e foi sem surpresa que chegaram ao 2-0, com a assinatura de André Silva, superiormente assistido por Francisco Ramos. O avançado portista ainda teve tempo para chegar ao segundo golo no jogo, ao concluir da melhor forma uma bela jogada dos dragões, que começou em Ivo Rodrigues, passou por Tomás Podstawski e Pavlovski antes de chegar a André Silva. Resultado justo e uma vitória incontestável do FC Porto B antes da visita ao Benfica B, no próximo fim-de-semana.

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-V. GUIMARÃES B, 3-0
Segunda Liga, 21.ª jornada
4 de Janeiro de 2015
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: João M. Pinto (Lisboa)

FC PORTO B: Ricardo Nunes (g.r.); Víctor García, Diego Carlos, Lichnovsky e Rafa; Tomás Podstawski, Francisco Ramos e Pité; Frédéric, Ivo Rodrigues (cap.) e André Silva.
Substituições: Leandro Silva por Diego Carlos (57m), Leander Siemann por Pité (67m), Pavlovski por Francisco Ramos (82m)
Não utilizados: Kadú, David Bruno, Graça, Celéstin Djim
Treinador: Luís Castro

V. GUIMARÃES B: Miguel Oliveira (g.r.), Lima Pereira, Isaac, Vieira, Gilberto, Chemmam; Arrondel, Vigário, Hélinho, Alexandre Silva, Gilberto, João Pedro (cap.)
Substituições: Cláudio por Vigário (70m), Filipe por Alexandre Silva (80), Junior por Vieira (90m)
Treinador: Armando Evangelista

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Rafa (58m), André Silva (67m e 83m)
Disciplina: cartão amarelo a Alexandre Silva (21m), Francisco Ramos (24m), João Pedro (74m)

in "fcp.pt"

DRAGÕES INSPIRADOS GOLEIAM EM VALONGO

Triunfo expressivo (9-4) na 13.ª jornada do Campeonato Nacional

​O FC Porto Fidelidade venceu este domingo o Valongo (9-4), no Pavilhão Municipal de Valongo, em jogo a contar para a 13.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. Com este resultado, os azuis e brancos mantêm a segunda posição na tabela, com 34 pontos, a três do primeiro lugar.

Num sempre empolgante clássico da modalidade, o FC Porto Fidelidade dificilmente poderia ter imaginado melhor entrada em jogo. Pedro Moreira inaugurou o marcador logo aos dois minutos e abriu caminho a um triunfo expressivo que Reinaldo Ventura e Hélder Nunes ajudaram a construir ainda no decorrer do primeiro tempo. O capitão portista balançou as redes por duas vezes (14m e 25m) e, pelo meio, o jovem hoquista dos Dragões também fez o gosto ao stick (21m). Com Edo Bosch absolutamente imperial entre os postes e uma tremenda eficácia ofensiva, o conjunto comandado por Tó Neves foi para o intervalo a vencer por 4-0.

Aproveitando um certo relaxamento do colectivo azul e branco, o Valongo reduziu distâncias pouco depois do reatamento, por intermédio de Nuno Rodrigues (29m), mas a reacção do actual campeão nacional ficou-se praticamente por aí. Caio (30m) voltou a aumentar a vantagem portista no marcador e, à semelhança de Reinaldo Ventura, também Pedro Moreira (34m) e Hélder Nunes (47m) bisaram no encontro. João Souto (41m), Álvaro Morais (49m) e Gonçalo Suíssas (50m) ainda lograram desfeitear Edo Bosch, que durante todo o jogo defendeu uma dezena de bolas paradas (!!!), mas Vítor Hugo e Rafa, já dentro do derradeiro minuto, fecharam as contas finais de uma vitória inequívoca e esclarecedora.

FICHA DE JOGO

Valongo-FC Porto Fidelidade, 4-9
Campeonato nacional, 13.ª jornada
3 de Janeiro de 2015
Pavilhão Municipal de Valongo

Árbitros: Luís Peixoto e Miguel Guilherme (Lisboa)

Valongo: Domingos Pinho (g.r.); Telmo Pinto, Henrique Magalhães, Nuno Araújo e João Souto
Jogaram ainda: Hugo Azevedo, Álvaro Morais, Nuno Rodrigues (cap.) e Gonçalo Suíssas
Treinador: Paulo Pereira

FC PORTO FIDELIDADE: Nélson Filipe (g.r.); Pedro Moreira, Caio, Jorge Silva e Ricardo Barreiros
Jogaram ainda: Hélder Nunes, Vítor Hugo, Reinaldo Ventura (cap.) e Rafa
Treinador: Tó Neves

Ao intervalo: 0-4
Marcadores: Pedro Moreira (2m e 34m), Reinaldo Ventura (14m e 25m), Hélder Nunes (21m e 47m), Nuno Rodrigues (29m), Caio (30m), João Souto (41m), Álvaro Morais (49m), Vítor Hugo (50m), Rafa (50m) e Gonçalo Suíssas (50m)
Disciplina: cartão azul a Telmo Pinto (10m), Caio (10m), Vítor Hugo (15m), Pedro Moreira (41m) e Reinaldo Ventura (49m)


in "fcp.pt"

SUB-17: “HAT-TRICK” DE MICHAEL NA VITÓRIA NA RÉGUA

Portistas venceram por 7-1 e continuam invictos no Campeonato Nacional de Juniores B

A equipa Sub-17 do FC Porto goleou este domingo o Régua, por 7-1, em encontro da 17.ª e penúltima jornada da série B do Campeonato Nacional de Juniores B, disputado no Estádio Municipal Artur Vasques Osório, no Peso da Régua. Michael Morais foi autor de um hat-trick(17, 52 e 60 minutos), tendo os restantes golos sido apontados por Pedro Pereira (13), Issa (29), Miguel Magalhães (58) e Idrisa (73). Ainda invictos na prova (14 vitórias e três empates), os Dragões têm agora 11 pontos de vantagem sobre o Padroense, segundo classificado.

O FC Porto abriu o marcador logo aos 13 minutos, o que ajudou a equipa a dominar por completo a partida, face a um adversário que não causou grandes dificuldades aos Dragões. Ao intervalo, os portistas venciam por 3-1, mas, na segunda parte, com melhor capacidade de circulação de bola, mais rapidez e fluidez, foi possível construir um resultado dilatado. Destaque também para a utilização de três atletas Sub-15 (Afonso Sousa, Miguel Magalhães e Romário Báro), que, aproveitando o contexto menos exigente, se integraram bem.

O FC Porto, treinado por Bino, alinhou com Tiago Martins, Casimiro, Wilson Castro (Afonso Sousa, 40m), Issa Marega, Rogério Ramos, Bola (Romário Báro, 58m), Michael Morais, Nuno Carvalho, Idrisa, Miguel Sousa (Miguel Magalhães, 40m) e Pedro Pereira.


in "fcp.pt"

SUB-15 GOLEIAM PAÇOS DE FERREIRA

Dragõs venceram por 6-1 e mantêm registo perfeito: 17 triunfos em 17 jogos

A equipa Sub-15 do FC Porto venceu este domingo o Paços de Ferreira, por 6-1, em encontro da 17.ª jornada da série B do Campeonato Nacional de Juniores C, disputado no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Os golos de Ruben Moura (sete minutos), Leandro (18 e 20), João Mário (59), Tiago Lopes (66) e Vasco Paciência (67) permitiram aos Dragões somar a 17.ª vitória em 17 encontros disputados na prova. A vantagem sobre o segundo, o Rio Ave, é agora de 15 pontos.

Com o primeiro lugar assegurado desde 6 de Dezembro, os azuis e brancos não baixaram a guarda, tal como tinha garantido o médio Vítor Ferreira na antevisão do encontro, e regressaram da melhor forma à competição, após três semanas de interregno. Na penúltima jornada da primeira fase da competição, foi Ruben Moura, na conversão de um livre directo, a abrir o marcador, logo aos sete minutos, deitando por terra a estratégia do Paços de Ferreira, que pretendia aproveitar eventuais erros dos portistas. A expulsão de um jogador forasteiro, que derrubou Vasco Paciência quando este ia isolado para baliza, aumentou ainda mais a superioridade azul e branca. Ao intervalo, o FC Porto vencia por 3-0.

Na segunda parte, já com o resultado feito e a jogar contra dez, foi com naturalidade que o domínio portista se manteve, ainda que num ritmo mais baixo. Os Dragões fizeram mais três golos, sofreram um e desperdiçaram uma grande penalidade.

Comandados por Luís Gonçalves, os portistas alinharam com Carlos Peixoto, Ruben Teixeira, Nuno Damas (João Mário, 51m), Cláudio Silva, Ruben Moura, Paulo Moreira, Vasco Paciência, André Silva (Fábio Vieira, ao intervalo), Leandro Campos (Vasco Mesquita, 60m), Vítor Ferreira (cap.) e Tiago Lopes.


in "fcp.pt"

Gil Vicente-FC Porto, 1-5 (destaques)

Tiraço de Casemiro aqueceu engrenagem até à goleada


Figura: Indi 
Do alto dos seus 1,85 metros de altura e do físico encorpado, o defesa central holandês do FC Porto conseguiu arranjar classe e talento para ir à área adversária marcar de calcanhar. Um pormenor que acrescentou um toque perfumado ao encontro disputado no Estádio Cidade de Barcelos. O segundo golo azul e branco esbarrava em Adriano Facchini, mas o jovem de 22 anos ampliou a contagem com um golo daqueles que os adeptos gostam. De costas para a baliza, com o calcanhar; golo de belo efeito. 
  
Momento: bomba de Casemiro a fazer aquecer a engrenagem (35m) 
O FC Porto estava a demonstrar uma face pálida em Barcelos, sem chama e a combinar com o frio que se fazia sentir em Barcelos. A engrenagem montada por Lopetegui não dava sinais de aquecer, até que Casemiro resolveu o problema à bomba. O médio aproveitou o espaço concedido pelo Gil no miolo e disparou forte e de forma inesperada de fora da área, contando com um desvio subtil de João Vilela. Adriano Facchini ainda se esticou, mas viu o esférico sobrevoá-lo até parar no fundo das redes. 
  
Negativo: Jander expulso 
A tarefa do Gil Vicente já estava difícil, tornou-se ainda mais hercúlea com a expulsão de Jander quando ainda não estava cumprida meia hora de jogo. O árbitro Nuno Almeida ainda não tinha atuado disciplinarmente a não ser para punir o brasileiro. Aos dezanove minutos barafustou com uma decisão do árbitro, nove minutos depois travou Brahimi em falta no corredor central. O esquerdino voltou a ser traído pelo seu temperamento intempestivo e traiu a estratégia de José Mota 
  

OUTROS DESTAQUES:
 
Oliver Torres 
De se lhe tirar o chapéu. O miúdo espanhol apareceu na cara de Adriano Facchini e não se escusou a fazer a bola entrar na baliza do Gil por cima do guarda-redes. Já no golo de Indi foi preponderante ao rematar de pé direito para uma primeira defesa, de grande nível, do guardião gilista. Prestação positiva do médio de vinte anos. 
  
Enza-Yamissi 
Exibição positiva do defesa central do Gil Vicente. Evidenciou-se nas bolas paradas ofensivas do conjunto de José Mota, obrigando Fabiano a fazer duas defesas apertadas ainda no primeiro tempo. Defensivamente, começou por estar em bom plano na fase inicial do encontro, não resistindo depois ao descalabro barcelense. 
  
Herrera 
Importante a ligar os setores do FC Porto na fase inicial do encontro. Alvejou a baliza de Adriano Facchini por várias ocasiões, ainda que sem sucesso, na tentativa de espevitar os companheiros do setor mais adiantado. Geriu o meio campo portista quando a goleada se começou a construir. 
  
Adriano Facchini 
Mesmo tendo sofrido cinco golos, Facchini foi dos elementos que mais se destacou no conjunto gilista. Com um punhado de intervenções seguras evitou que o avolumar do marcador atingisse números ainda mais expressivos.


in "maisfutebol.iol.pt"

Gil Vicente-FC Porto, 1-5 (crónica)

Casemiro à bomba, Indi de calcanhar, Brahimi e Oliver com classe, Jackson como é costume

Gil Vicente-FC Porto (REUTERS/ Miguel Vidal)O FC Porto cumpriu a obrigação e passou em Barcelos, na casa do último, colocando pressão sobre o Benfica, que assim precisa de vencer em Penafiel para não ver reduzida a vantagem de seis pontos. 
  
Casemiro à bomba (tiraço do meio da rua) e Martins Indi de calcanhar (belo golo a fazer lembrar Madjer) deram corpo a uma vitória natural dos dragões diante do Gil Vicente. Brahimi também ajudou à festa. Vítor Gonçalves ainda surpreendeu fazendo o 1-3. Oliver, com subtileza, aumentou para 1-4. Jackson, como é costume, ainda selou a goleada: 1-5. 
  
Não fosse a noite muito inspirada de Adriano (várias defesa de grande nível), poderíamos ter assistido a um resultado ainda mais dilatado. 

Foi um triunfo indiscutível e mais do que esperado, tendo em conta a grande diferença na tabela entre os dois conjuntos e, mais importante ainda, nos argumentos entre a modesta formação barcelense e um FC Porto que pretende, o mais depressa possível, recuperar caminho em relação ao Benfica. 
  
Os dragões tiveram mais bola, mais oportunidades e muito mais ataques. A expulsão de Jander, pouco depois do 0-1, foi o fator que desequilibrou este jogo em definitivo a favor dos dragões. 

Gil aguenta 35 minutos 
  
Mas não estava fácil chegar ao golo. Na primeira meia hora, o Gil defendeu-se bem e saía rápido, e algumas vezes com perigo, para o contra-ataque. 

Adriano foi a figura do encontro: um punhado de boas defesas do guarda-redes gilista, a travar os intentos de Jackson, Brahimi, Tello, Oliver, Herrera e amigos. 
  
   
Até aos 30/35 miniutos, o empate era mais do que justo: o FC Porto queria, mas não conseguia. O Gil, pragmático, gostava do empate, mas não enjeitava por completo tentar a vitória. 
  
O tiraço de Casemiro mudou tudo
  
Até que apareceu o golaço de Casemiro. Um tiro do meio da rua, a apanhar Adriano de surpresa. Esta não dava mesmo para defender. 

O FC Porto abria caminho e o segundo amarelo a Jander, pouco depois do golaço de Casemiro, facilitou a vida à equipa de Lopetegui. 

Os sinais positivos que o Gil tinha dado na primeira meia hora tinham, simplesmente, desaparecido.  


Indi de calcanhar, Brahimi a faturar
  
O FC Porto pôde passear superioridade no segundo tempo. Indi, de calcanhar, assinou o 0-2, em momento deslumbrante. O jogo estava resolvido. O 0-3, de Brahimi, já desenhava a goleada.  

Com menos um, e a derrota já encaixada, o Gil perdeu complexos e ainda teve força para chegar ao 1-3. Vítor Gonçalves assinou o momento inesperado, com responsabilidades para Alex Sandro.  

Mas Oliver ainda foi ao 1-4, concretizado com subtileza. 

E ainda faltava Jackson
  
Já era goleada, mas Jackson ainda fez questão de fazer o gosto ao pé, com golo de belo efeito. Foi, ainda por cima, um golo histórico: o Cha Cha Cha ultrapassou Hulk como segundo melhor marcador estrangeiro do FC Porto, só atrás de Jardel.   

Os dragões goleavam mesmo e punham pressão acrescida na visita do Benfica, este domingo à noite, a Penafiel.  

in "maisfutebol.iol.pt"

Treino já sem Brahimi nem Aboubakar


Após a goleada (5-1) ao Gil Vicente, o plantel do FC Porto não teve direito a descanso e começou este domingo a preparar a receção ao Belenenses, na próxima jornada da Liga.

Os jogadores mais utilizados em Barcelos, com exceção de Tello, fizeram corrida ligeira no relvado do Olival antes de recolherem ao ginásio para trabalho de recuperação.

O médio Rúben Neves também esteve no ginásio, mas para dar seguimento ao processo de recuperação que contempla ainda treino condicionado no relvado.

Ausentes estiveram Brahimi e Aboubakar, que vão representar as seleções da Argélia e dos Camarões, respetivamente, no Campeonato Africano das Nações. Otávio, na seleção de sub-20 do Brasil, e o guarda-redes Ricardo, que esta tarde vai jogar pela equipa B também não compareceram.

O treinador Julen Lopetegui agendou novo treino para segunda-feira, às 10.30 horas, sessão que será aberta à comunicação social nos primeiros 15 minutos.


in "abola.pt"

Reyes atrai pretendentes

INTERESSE NO DEFESA VEM DE ITÁLIA

Diego Reyes continua a ser apontado como um elemento excedentário no plantel do FCPorto e, como tal, o mercado não se esquece dele, tendo juntando o nome do Parma ao grupo dos clubes interessados nos seus serviços. De acordo com a imprensa mexicana, o clube italiano estará na disposição de avançar com um milhão de euros para garantir o empréstimo do central, de 22 anos, até ao final desta época.

Uma notícia que esbarra na vontade do jogador de continuar no FC Porto e no facto de ter sido titular com o Rio Ave e acabado o jogo a capitão. A Taça da Liga abriu novas perspetivas.

in "record.pt"

Fernando Gomes ao lado de Fiúsa

PINTO DA COSTA AUSENTE DO DRAGÃO

Na bancada VIP do Estádio Cidade de Barcelos, António Fiúsa, presidente do Gil Vicente, teve sentado a seu lado Fernando Gomes, o antigo autarca do Porto (e ministro com a tutela do Desporto). Gomes foi o representante oficial dos dragões, já que desde há cerca de um ano é o responsável pela área financeira da SAD azul e branca, tendo substituído Angelino Ferreira no cargo.

Quem não se viu por Barcelos foi Jorge Nuno Pinto da Costa. O presidente dos dragões não acompanhou a equipa em mais uma vitória fora de portas.

in "fcp.pt"

Alex Sandro falha receção ao Belenenses

O lateral-esquerdo do FC Porto foi expulso já no final do jogo em Barcelos.


Alex Sandro já tinha visto um cartão amarelo aos 83 minutos, o que já o afastava da receção ao Belenenses, na próxima jornada, e acabou por ser expulso na fase final do jogo com o Gil Vicente, que terminou com uma goleada do FC Porto, por 5-1.

O cartão vermelho afasta o lateral-esquerdo dos dragões da próxima jornada e estará disponível para a deslocação ao Penafiel, mas voltará a ficar em risco de exclusão, uma vez que continuará com quatro amarelos.


in "ojogo.pt"

Jackson ultrapassa Hulk

O golo marcado ao Gil Vicente, que fechou a goleada do FC Porto em Barcelos, levou o colombiano a ultrapassar Hulk.


Jackson é desde este sábado o segundo melhor marcador estrangeira da história do FC Porto. Ao fechar a contagem da goleada portista em Barcelos com um golo de belo efeito, o avançado colombiano ultrapassou Hulk nessa classificação particular, passando a somar 79 golos em 117 jogos. O brasileiro, hoje em dia no Zenit, marcou 87 em 170 partidas.

No topo desta classificação está e estará Mário Jardel, que marcou 168 golos em 175 jogos, número incrível do avançado brasileiro.


in "ojogo.pt"

Dragões querem comprar Tello ao Barça

FC Porto estará a planear exercer a opção de compra de Tello junto do Barcelona, o que agrada ao futebolista, cada vez mais confortável na equipa treinada por Lopetegui.


O site catalão weloba (cujo lema é "nós amamos o Barcelona") avançou esta sexta-feira que o FC Porto deseja comprar os direitos de Cristian Tello e que a ideia agrada ao futebolista de Sabadell, cada vez mais satisfeito no clube da equipa treinada por Julen Lopetegui. 

Cedido pelo Barcelona pelo período de dois anos a troco de uma compensação de 2 milhões de euros, os Dragões têm, contudo, opção de compra, avaliada em 8 milhões, e pretendem acioná-la antes do termo do contrato para ficar com os direitos desportivos de Tello.

Impedido de inscrever novos jogadores até janeiro de 2016, na sequência do castigo aplicado pela FIFA, por contratar futebolistas de menor idade, resta saber qual será, a partir de agora, a posição do Barcelona em relação aos jogadores que tem cedidos a outros clubes, sendo provável que pretenda fazer regressar alguns em junho.


in "ojogo.pt"

LOPETEGUI: “OS GOLOS SÃO A LUZ DO FUTEBOL”

Treinador espanhol elogiou a exibição da equipa na goleada em Barcelos (5-1), no jogo da 15.ª jornada da Liga

Cinco golos, quarta vitória consecutiva fora de casa, a terceira seguida na Liga Portuguesa, a primeira do novo ano. Não faltaram motivos para Julen Lopetegui elogiar a exibição dos FC Porto no Estádio Cidade de Barcelos, no jogo frente ao Gil Vicente (5-1), relativo à 15.ª jornada da Liga portuguesa: “Foi uma excelente exibição frente a um adversário difícil, num terreno complicado, numa partida em que os jogadores fizeram um excelente trabalho e em que demonstraram muita superioridade, com excepção dos primeiros minutos.”

Tal como o técnico espanhol tinha alertado na antevisão do jogo, o FC Porto encontrou, na noite fria no Minho, algumas dificuldades nos primeiros minutos da partida, mas a verdade é que, como Julen Lopetegui lembrou, a sua equipa já estava a ser superior no momento em que Casemiro fez implodir uma bomba na baliza dos gilistas. “Não entrámos bem no jogo, custou-nos entrar no ritmo, pelo que sofremos um pouco nos primeiros 15/20 minutos, frente uma equipa que utiliza bem as suas armas e que é agressiva. Depois disso, estivemos mais tranquilos, conseguimos ser agressivos, dominantes e criámos muitas situações de golo. Até poderíamos ter chegado ao intervalo com mais golos.”

Satisfeito com o trabalho tanto defensivo como ofensivo dos jogadores, Julen Lopetegui sublinhou o facto de os Dragões terem feito 29 remates à baliza frente a um adversário que “fecha muito bem as linhas e defende bem”. “Os golos são a luz do futebol e para marcares golos tens que saber criar situações para os concretizares. Criámos muitíssimas, o que demonstra a nossa superioridade num campo complicado e historicamente difícil para o FC Porto”, sublinhou o treinador, que apontou como “única nota negativa” do encontro a expulsão de Alex Sandro quando a vitória já estava entregue aos azuis e brancos.

Lopetegui desvalorizou ainda as ausências prolongadas de Brahimi e de Aboubakar, que estão de partida para a Taça das Nações Africanas, garantindo que o plantel tem soluções para colmatar a falta dos dois jogadores: “O Brahimi fez um jogo ao nível dele, é um jogador importantíssimo e infelizmente não vai estar connosco durante algum tempo, mas não podemos fazer nada quanto a isso. Só nos resta desejar toda a sorte do mundo, tanto a ele como ao Aboubakar".

BRAHIMI: “QUERÍAMOS COMEÇAR 2015 A VENCER”

​O avançado argelino despediu-se com um golo antes de rumar à CAN

​Autor do terceiro golo do FC Porto na goleada sobre o Gil Vicente (5-1), em Barcelos, na 15.ª jornada da Liga portuguesa, Brahimi enalteceu a importância da conquista dos três pontos e congratulou-se pelo facto de os Dragões terem iniciado o novo ano da maneira que mais desejavam: a vencer.

“Era o primeiro jogo de 2015 e queríamos muito começar da melhor forma, com uma vitória. Conseguimos conquistar os três pontos, que era o mais importante, e esta vitória reforça a nossa confiança para o futuro. Sentíamos necessidade de fazer um bom jogo, com muita intensidade, e tentar marcar o maior número de golos possível”, afirmou o camisola oito, que marcou pela segunda jornada consecutiva, na flash interview que se seguiu ao desafio com os minhotos.

O internacional argelino vai agora integrar a sua selecção para a Taça das Nações Africanas (CAN) e acredita que os seus companheiros vão manter o FC Porto no caminho das vitórias. “Agora vou representar a Argélia, mas espero que o FC Porto vença todos os jogos enquanto estiver fora. Temos muitos bons jogadores e acredito que, quem jogar, vai fazê-lo bem e ajudar o FC Porto a vencer, tal como os nossos adeptos, que mais uma vez foram 



in "fcp.pt"

CINCO MARAVILHAS NA GOLEADA EM BARCELOS

Dragões bateram Gil Vicente por 5-1, com Casemiro, Martins Indi, Brahimi, Óliver e Jackson como marcadores

Com cinco golos de grande qualidade técnica, o FC Porto goleou o Gil Vicente por 5-1 e colocou-se provisoriamente a três pontos do líder Benfica. No primeiro jogo de 2015, os portistas (melhor ataque da Liga portuguesa, com 36 tentos) brindaram os adeptos com uma pergunta difícil: qual dos golos em Barcelos foi o mais bonito. Terá sido a bomba de Casemiro, o calcanhar de Martins Indi, o vólei de Brahimi, o chapéu de Óliver ou o remate em arco de Jackson? Diga-se ainda que, ao fechar o marcador, o colombiano não só aumentou a sua vantagem como líder dos marcadores da prova (tem agora 12 golos), mas passou ainda a ser o segundo melhor marcador estrangeiro de sempre dos Dragões, com 79 golos em 117 jogos.

Os primeiros minutos do jogo até foram favoráveis ao Gil Vicente, que aplicou uma pressão alta sobre a saída de bola portista que originou alguns erros e proporcionou alguns contra-ataques perigosos à formação de Barcelos. Os dois primeiros sinais de perigo foram da equipa da casa (um cabeceamento de Paulinho ao poste, aos dois minutos, e um outro de Simy que Fabiano defendeu, aos 17), mas, sensivelmente a partir dos 20 minutos, o caso mudou de figura. Os Dragões aumentaram a intensidade, circularam a bola de forma mais curta e as ocasiões de golo foram-se sucedendo. Herrera foi o primeiro a ensaiar os remates e o Gil Vicente foi recuando, permitindo até a Jackson isolar-se, aos 31 minutos, mas Adriano deteve a tentativa de chapéu do colombiano. Logo de seguida, foi João Vilela, quase sem querer, a evitar que a bola chegasse a Brahimi para uma finalização que seria fácil.

Porém, seria preciso esperar por uma bomba de Casemiro para levar pela primeira vez os gilistas ao tapete. Aos 36 minutos, o médio brasileiro apontou o seu segundo golo na Liga portuguesa com um remate a 102 km por hora, de acordo com os dados da transmissão televisiva. Estava aberto o caminho para o triunfo, com Jackson a ficar perto do segundo golo logo no minuto seguinte e, depois, com a expulsão de Jander (segundo amarelo, por falta claríssima sobre Brahimi) a facilitar ainda mais a missão dos portistas. Só nos balneários, ao intervalo, o Gil Vicente se libertou de uma pressão sufocante.

Parecia claro que, na segunda parte, os portistas, superiores tecnicamente, iriam alargar a vantagem se mantivessem o mesmo compromisso com o jogo. E foi uma equipa azul e branca solta e a desenvolver belos lances de ataque que chegou aos 5-1 no final dos 90 minutos. O 2-0 surgiu de um calcanhar de Martins Indi (mais um para a história do FC Porto!), aos 55 minutos, na recarga a uma defesa de Adriano Facchini, após um pontapé de canto na direita. Brahimi ficou perto do terceiro aos 67, mas o guarda-redes adversário evitou-o de novo e era, nesse momento, o principal responsável por os Dragões não terem ainda chegado à goleada. Mas ela materializar-se-ia mesmo, e com o carimbo do argelino, que desviou para a baliza, de primeira, um cruzamento da direita de Danilo, aos 70. Brahimi despediu-se depois dos adeptos, ao ser substituído por Quintero, já que nas próximas semanas vai representar a sua selecção na CAN, assim como Aboubakar.

Vítor Gonçalves reduziu o marcador para o Gil Vicente, ao fazer o 3-1, mas a a margem portista ainda seria alargada nos últimos 12 minutos. Óliver (que tinha visto o inevitável Adriano "retirar-lhe" um golo que parecia certo aos 50 minutos), fez o 4-1 num lance de grande técnica, em que deixou Pek's momentaneamente sem rins e depois depositou a bola na baliza com um chapéu subtil. O marcador seria fechado por Jackson, com um remate em arco com o pé esquerdo. A única nota negativa foi a expulsão de Alex Sandro, por duplo amarelo, no último minuto, mas o mais importante é que os Dragões demonstraram que estão unidos e fortes para lutar até ao fim pelo título.

in "fcp.pt"

DRAGON FORCE CHEGA À CENTENA DE PONTOS E VOLTA A VENCER

Triunfo na recepção à Academia do Lumiar (102-49) foi o nono consecutivo na Proliga

​O  Dragon Force recebeu e venceu este sábado a Academia do Lumiar (102-49), no Dragão Caixa, na décima jornada da Proliga, competição que os azuis e brancos lideram isolados, cotando-se como a única equipa que até ao momento soma por vitórias todos os jogos disputados.

No primeiro compromisso oficial de 2015, o colectivo comandado por Moncho López manteve-se fiel a tudo o que construiu em 2014 e somou mais uma vitória no Dragão Caixa, onde continua sem perder desde a criação do projecto Dragon Force. A supremacia portista neste desafio, que ficou bem vincada no primeiro período (24-11), ganhou contornos ainda mais evidentes nos segundos dez minutos (20-3), resultado numa vantagem de três dezenas de pontos na recolha aos balneários (44-14).

Intratável no capítulo do lançamento exterior (13 em 29), o Dragon Force não abrandou o ritmo na etapa complementar e a vantagem foi-se avolumando com o desenrolar do jogo, permitindo a todos os jogadores utilizados por Moncho López fazer o gosto à mão. Nesse particular, Pedro Bastos (18 pontos) foi o melhor marcador dos Dragões, mas coube a Ferrán Ventura (16 pontos) a distinção de MVP. António Monteiro (13 pontos) também esteve em excelente plano.

FICHA DE JOGO 

DRAGON FORCE-ACADEMIA DO LUMIAR, 102-49
Proliga, 10.ª jornada
3 de Janeiro de 2015
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Vítor Cardoso e Pedro Lourenço

DRAGON FORCE: João Ribeiro (8), André Bessa (7), João Grosso (9), Miguel Queiroz (8), Pedro Figueiredo (1), João Gallina (9), Ferrán Ventura (16), Pedro Bastos (18), João Fernandes (8), João Torrie (2), António Monteiro (13) e João Neves (3)
Treinador: Moncho López

ACADEMIA DO LUMIAR: Jorge Medina, Ouncubor Silva, Tiago Barreiro (2), Nuno Monteiro (2), Keiveny Correia (4), Denis Neves (5), Francisco Santos (9), Tiago Brito (8), Alexey Kaputskiy (7), Bá Cassamá (5) e Benedito Suca (7)
Treinador: Paulo Mendes


in "fcp.pt"

SUB-19 VENCEM PRIMEIRO JOGO EM SOLO MALAIO

Dragões bateram o PVF Vietnam por 2-0, com golos de Rui Pedro e Moreto Cassamá, na Frenz International Cup (Malásia)

​Os Sub-19 venceram, este sábado, o PVF Vietnam, por 2-0, em encontro da primeira jornada do grupo C da Frenz International Cup, com golos de Rui Pedro (13m) e Moreto Cassamá (40m). A competição, que teve o seu início neste dia 3 e termina a 15 de Janeiro, está a ser disputada na Malásia e na Indonésia e reúne vários clubes asiáticos e europeus, entre eles o Liverpool, o Valência e o Tottenham.

No estádio Maybank Bangi, em Selangor, na Malásia (recinto em que os Sub-19 vão disputar os três jogos do grupo C), os Dragões chegaram cedo à vantagem, numa boa jogada de entendimento ofensivo concluída por Rui Pedro (13m). O controlo da partida era total por parte dos portistas, que defrontaram um conjunto vietnamita que se limitou a defender e a esboçar tímidos e inofensivos contra-ataques. Foi assim com naturalidade que os Dragões chegaram ao 2-0, ainda antes do intervalo, através de um bom remate de fora da área de Moreo Cassamá (40m).

Na segunda metade, o jogo baixou de ritmo, face ao clima, ao cansaço e às alterações realizadas, mas o resultado e a vitória nunca estiveram em causa, sobretudo devido à diferença de qualidade entre os comandados de Folha e o adversário. 

O próximo encontro dos jovens portistas é na segunda-feira, às 12h45 (hora de Portugal Continental), frente ao Besiktas, da Turquia, na segunda jornada da competição e pode ser acompanhado aqui. O terceiro jogo do grupo C é na próxima quarta-feira, frente ao Gamba Osaka, do Japão, e é também às 12h45 (hora de Portugal Continental).

Os Sub-19 alinharam com: Fábio Ferreira (g.r.); Fernando, Jorge Fernandes, Sandro Fonseca e David Sualehe; João Cardoso (Rui Pires, 46m), Moreto Cassamá (Diogo Izata, 46m) e Luís Mata; Bruno Costa, Rui Pedro e Tony Djim (José Pedro, 57m).


in "fcp.pt"