segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Golos de Varela já valeram seis pontos

Nos 20 golos marcados pelo FC Porto esta época, e que valeram oito vitórias, um empate e a liderança confortável no campeonato, Varela teve um papel crucial. É o segundo melhor marcador da equipa e o responsável directo pela conquista de seis pontos.

Em Coimbra marcou o único golo da partida, com um remate acrobático à meia volta, e tornou-se no principal destinatário dos agradecimentos dos companheiros no final do jogo. Não foi para menos. O golo de Varela valeu três pontos quando, dadas as circunstâncias diluvianas, um já seria aceitável. Leitura imediata: é melhor ir para o clássico com o Benfica com sete pontos de avanço. Esta época não foi a primeira vez que os golos do extremo valeram vitórias. Com o Braga marcou o primeiro e o terceiro golo do jogo, que acabou com a vitória do FC Porto por 3-2. Ou seja, Varela valeu três pontos.

Outro jogo da temporada em que o extremo assumiu um papel de destaque foi o da conquista da Supertaça, com o Benfica. Varela não marcou, mas fez uma assistência para Falcao fechar o resultado (2-0) e realizou uma boa exibição.

Ao marcar em Coimbra o quinto golo no campeonato, o camisola 17 ultrapassou Falcao como segundo melhor goleador da equipa, com quatro golos, sendo apenas suplantado por Hulk, com oito. Já agora, o trio habitual do ataque é responsável por 85 por cento dos golos da equipa no campeonato.

Para Varela, ir a Coimbra e não marcar um golo é que seria estranho. Anteontem, marcou o terceiro no Estádio Cidade de Coimbra, que foi o primeiro com a camisola do FC Porto. Na época de 2008/09, quando representava o Estrela da Amadora, foi o autor do empate a dois golos na partida relativa ao campeonato e o autor da vitória por 1-0 no jogo relativo à Taça de Portugal. Mas nenhum foi tão bonito como o de anteontem.

Depois do brilharete no campeonato, Varela prepara-se para voltar ao banco na quinta-feira, com o Besiktas. Gestão do plantel, obviamente, tanto mais que o Benfica estará a 72 horas de distância. A alternância com Rodríguez tem sido evidente na Liga Europa.

in "ojogo.pt"

Fernando recuperável para o clássico

Fernando deve recuperar para o clássico com o Benfica, que se joga no domingo. A primeira reavaliação ao problema muscular que ditou a saída prematura no jogo com a Académica, pelo menos, permite alimentar uma expectativa positiva sobre um restabelecimento a tempo do clássico, cenário de que o próprio Fernando terá duvidado assim que abandonou o relvado. Já no banco, o brasileiro não escondeu o desânimo pelo contratempo, temendo, provavelmente, falhar o jogo que nenhum jogador no seu perfeito juízo quererá perder. Ontem, menos de 24 horas depois, a evolução sugeria o tal cenário mais favorável, algo que, convém avisar, ainda terá de ser clinicamente confirmado na avaliação que será feita hoje, quando o plantel regressar ao trabalho.

Em todo o caso, o problema físico pode ser gerido sem grandes pressas ao longo da semana, porque Fernando já era carta fora do baralho de André Villas-Boas para o jogo de quinta-feira, com o Besiktas. O brasileiro foi expulso em Istambul, por acumulação de amarelos, e terá de cumprir castigo na próxima jornada da Liga Europa. De resto, Fernando pode até nem ser o único elemento do meio-campo a ser poupado com os turcos, ideia a confirmar nos próximos treinos, porque, para já, esse plano está apenas alinhavado na cabeça de Villas-Boas, passando a partir de hoje aos ensaios práticos.

Ter Fernando disponível para o clássico, como se espera, garantirá a Villas-Boas um alicerce decisivo para a estabilidade da equipa. Apesar das liberdades conferidas pelo novo esquema, o brasileiro vem repetindo o papel nuclear que assumiu nas últimas épocas. Entre muitas outras coisas, diz a estatística oficial do campeonato que, após nove jogos, Fernando é o jogador do FC Porto com mais passes certos. É verdade que os costuma fazer bem curtinhos, e por isso menos sujeitos a equívocos, mas não deixa de ser um detalhe curioso, somado ao das recuperações de bola. Dois factores essenciais em qualquer jogo, mas que se presume de cariz decisivo num clássico como o que vem aí.

in "ojogo.pt"

Otamendi reforça defesa na Europa

Entre as alterações que André Villas-Boas começará a cozinhar hoje, dia em que o plantel regressa aos treinos, para a recepção ao Besiktas, há uma certeza inevitável: Otamendi será o substituto de Maicon na defesa portista. O argentino tem garantida a quarta entrada como titular no onze e a segunda na Liga Europa. Considerados os 16 jogos oficiais já efectuados pelos portistas, Otamendi esteve em cinco, somando 344 minutos de rodagem, e com direito a um golo, que coincidiu com a estreia. É justo acrescentar, porque cinco jogos num universo de 16 parece pouco, que o internacional argentino foi o último a chegar ao plantel, facto que permitiu à dupla Rolando-Maicon ganhar alguns pontos.

A situação de Fernando, assim como a sua substituição já foi explicada na página anterior, pelo que sobra Otamendi como peça fácil do puzzle para enfrentar o Besiktas. Em todo o caso, essas duas alterações, obrigatórias pelos castigos, podem não ser as únicas. Por muito que seja difícil admitir formalmente, porque qualquer treinador dirá que pensa num jogo de cada vez, será inevitável especular, enquanto não houver sinais que possam reforçar essas suspeitas, sobre poupanças para o clássico de domingo.

Com a passagem à próxima fase da Liga Europa praticamente garantida, o FC Porto pode dar-se ao luxo de pensar - pelo menos pensar... - na hipótese de mudar algumas pedras nucleares. Neste contexto, jogadores como Varela, Helton, João Moutinho, Álvaro Pereira, Falcao ou Hulk (dificilmente todos ao mesmo tempo, claro) serão candidatos a descansar, porque têm sido dos mais utilizados.

Olhando para as alternativas, mantendo a ideia de que não os deverá lançar todos em simultâneo, Fucile, Guarín, Rúben Micael, Souza, Rodríguez ou Walter aparecem como hipóteses viáveis, não só para garantir o tal descanso a unidades nucleares, mas também para conquistar outras soluções credíveis que até lhe possam ser úteis para o clássico com o Benfica. Os treinos, que arrancam hoje, devem ajudar a ter pistas mais concretas.

Rolando vai fazer o centésimo jogo de azul e branco

Rolando está a um jogo de atingir a centena com a camisola do FC Porto, o que deve acontecer já na quinta-feira, quando o Besiktas jogar no Dragão para a Liga Europa. A cumprir a terceira época de azul e branco, o central rapidamente se impôs no onze, tendo formado dupla com Bruno Alves e, agora com Maicon. Nos 99 jogos pelo FC Porto marcou 12 golos.

Na primeira época (08/09) participou em 42 partidas e fez quatro golos; na temporada passada cumpriu mais um jogo e marcou seis golos. Já 2010/11, apontou o primeiro golo oficial, na Supertaça com o Benfica e voltaria a fazer o mesmo ao Rapid de Viena. E já leva 14 jogos. Ou seja, falhou apenas dois.

É de prever que Villas-Boas faça várias alterações na recepção ao Besiktas e mesmo com Maicon castigado não é impossível que Rolando também seja poupado. Nesse caso, o central atingiria a marca redonda na visita do Benfica ao Dragão, no domingo.

in "ojogo.pt

Factor Villas-Boas

Já não me lembro quem foi que disse que o verdadeiro líder não cria seguidores, cria mais líderes, mas lembrei-me disso a propósito de André Villas-Boas. O treinador do FC Porto tem tido o bom senso e a sensatez de entregar aos jogadores todos louros pela boa temporada que o FC Porto está a realizar, mas quem observa de fora percebe que há méritos que são indiscutivelmente seus. Tome-se Belluschi como exemplo. O mesmo jogador que há um ano parecia inadaptado, deslocado e desfocado é hoje um dos líderes da equipa - sim, há mais do que um - dentro de campo. Percebeu-se isso mesmo, para lá de qualquer dúvida razoável, frente à Académica no sábado à noite. Calmo, seguro e confiante, Belluschi conseguiu manter-se sempre à tona da água que encharcou o relvado do Municipal de Coimbra e desmentiu os que imaginaram que a chuva tornaria o talento irrelevante. E se o talento é todo dele, já a calma, a segurança e a confiança tem de partilhá-las com Villas-Boas.


Jorge Maia in "ojogo.pt"

Pinto da Costa já vê até 2016

Comissão de apoio com indicações de novo mandato na forja
 

Contrariando as declarações recentemente reproduzidas numa revista alentejana, Pinto da Costa não vê este mandato como o seu último. O presidente, que em maio foi reconduzido até 2013, reuniu-se com a comissão de apoio à recandidatura, tendo apoiado a continuidade da mesma e dando conta do seu desejo de permanecer à frente do FC Porto. “Assim a saúde e vitalidade o permitam”, acrescentou Fernando Cerqueira, líder da comissão, ao nosso jornal.

Pinto da Costa só não tem acedido aos projetos de grupos de associados que querem construir-lhe uma estátua. A intenção é antiga e até há contactos aprofundados, mas o presidente tem demovido todos os avanços.

As intenções de Pinto da Costa são claras e os seus mandatos têm sido marcados por objetivos que aliam títulos à criação de infraestruturas. Nesse sentido, o projeto do museu está em curso. Escolhidas as antigas instalações do Bingo como sede, as obras devem arrancar em breve.

in "record.pt"

Hulk minoritário

SAD com apenas 45% dos direitos económicos
 
A fatia de leão dos direitos económicos de Hulk não pertence ao FC Porto. Só a SAD determina quando e como aceita negociar o seu ativo mais valioso, mas a percentagem de lucro a retirar do negócio será minoritária, prevalecendo os interesses do grupo de Juan Figer e do agente Teodoro Fonseca. O Relatório e Contas da sociedade portista indica que os dragões só têm 45 por cento do passe de Hulk, facto que motivou curiosidade, já que fora anunciada, há três épocas, a compra de metade dos direitos económicos.

Record sabe que em causa está um acerto de contas com o agente do jogador, que serviu os interesses da SAD e foi de encontro às pretensões futuras do empresário. Posto isto, é óbvio que o FC Porto fica confinado a uma parcela que perde expressão quando comparada com o bolo global de uma futura transferência. Hulk tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões, verba que o mercado não vai pagar.

Veja-se o negócio de David Villa, que custou 40 milhões ao Barça, como referência. Se o Incrível fosse negociado por esse valor, os dragões receberiam “apenas” 18 milhões, menos ainda do que Bruno Alves rendeu no último defeso (23). São as regras do jogo e que o FC Porto conhece desde o início. Hulk, que custou 5 milhões de euros, só foi reforço porque a SAD conseguiu convencer o poderoso Juan Figer de que seria a montra ideal para o craque que brilhava no Japão.

50 milhões

Impensável que é negociar o avançado no mercado de janeiro, como o nosso jornal escreveu, parece mais difícil que o brasileiro inicie uma quarta temporada de azul e branco. A caminho dos 25 anos, é fácil perceber que o próximo verão será, de resto, a altura ideal para aceder aos avanços dos grandes europeus.

Na perspetiva de um encaixe mais significativo, resta à SAD tentar comprar novas parcelas do passe, o que não se afigura nada fácil, já que os empresários do jogador antecipam um grande negócio.

O FC Porto projeta quase 50 milhões de euros em transferências (47,37), sendo que as primeiras tranches de Bruno Alves e Raul Meireles já vão ter impacto nas contas deste exercício, a par de parcelas ainda relativas às transferências de Lisandro, Lucho ou Cissokho. Assim, a sociedade não está pressionada pelo mercado, mas o modelo de negócio continua a estar direcionado para a projeção e negociação de talentos.

Exemplo

Radamel Falcão é outro nome que sobressai na Europa. O seu caso enquadra-se com o de Hulk, já que os dragões também cederam 5 por cento do seu passe a uma terceira entidade. Todavia, esta é uma perda menos significativa, já que a SAD continua detentora de 95 por cento dos direitos económicos, à luz do que garantira há já um ano, quando logrou acrescentar a parcela em falta aos 60 por cento negociados aquando da contratação. Aos 24 anos, El Tigre tem mercado...

in "record.pt"

Complexo de Lucho González ainda se faz sentir

Há um ponto comum nas três grandes penalidades falhadas pelo FC Porto na corrente temporada: todas elas foram batidas para o lado esquerdo do guarda-redes.

Basta recuar um pouco no tempo para ver que esta situação não é nova no clube. Enquanto esteve no FC Porto, Lucho González era o homem responsável pelas grandes penalidades e, sempre que El Comandante chutava para a sua direita, era falhanço pela certa.

Agora, Hulk, Falcão e, mais recentemente, João Moutinho, parecem mostrar que também sofrem do “complexo Lucho González”, pois quando resolveram bater as penalidades para a esquerda do guardião adversário também falharam. Mas, até aqui, há uma exceção que confirma a regra. Frente ao Genk, El Tigre chutou nessa direção e festejou o golo.

De resto, falta apenas referir que em duas das três penalidades perdidas a bola foi bater no poste. Só Hulk permitiu a defesa ao guardião adversário, no caso o do Genk.

in "record.pt"

Dupla de prevenção

Souza e guarín caso fernando não recupere
 
Fernando não resistiu ao dilúvio de Coimbra e teve que ser substituído ao minuto 24 do jogo com a Académica, devido a um problema muscular na coxa direita. Numa primeira análise à lesão, feita ainda no Cidade de Coimbra, ficou a ideia de que o brasileiro, de 23 anos, é recuperável para o clássico de domingo, frente ao Benfica. No entanto, ainda não há qualquer certeza. Os dados concretos só serão conhecidos esta manhã, quando o médio for reavaliado.

Certo é que o Polvo não vai poder defrontar o Besiktas, na próxima 5.ª feira, para a Liga Europa, uma vez que vai cumprir castigo por ter sido expulso na Turquia. Até lá, já se saberá se pode ou não defrontar o Benfica e, caso se verifique o pior dos cenários, André Villas-Boas testará, na prova europeia, o jogador que irá render Fernando, frente ao Benfica.

Alternativas

Nesse sentido, há duas opções que saltam logo à vista como possíveis sucessores. Estamos a falar de Souza e Guarín. Na ausência de Fernando, nos jogos com o CSKA búlgaro e o Limianos, foi o reforço brasileiro a ocupar a posição 6, mas a verdade é que o internacional colombiano deu boas indicações em Coimbra, quando teve que render o titular indiscutível.

Por outro lado, Souza ainda não convenceu quando foi utilizado a trinco. Com o Limianos, por exemplo, chegou mesmo a sair mais cedo, pois parecia perdido numa posição que exige uma enorme cultura tática a quem a ocupa.

Caso Fernando seja irrecuperável para o jogo de domingo, André Villas-Boas terá sempre a última palavra, sendo certo que tanto Souza como Guarín já estão de prevenção e à espreita da oportunidade que pode surgir. Aliás, frente ao Besiktas, até podem jogar os dois, ficando a curiosidade sobre qual deles irá ocupar a posição 6. Isto se André Villas-Boas não entender apostar num duplo pivô defensivo.

Aliás, com o apuramento para a próxima fase da Liga Europa quase garantido, perspetivam-se mais novidades quanto ao onze a utilizar contra o Besiktas. O argentino Otamendi, por exemplo, deve render o castigado Maicon, enquanto que Ruben Micael também deve ser titular. No ataque, está previsto que Cristian Rodríguez seja aposta de início, aliás, como aconteceu nos 3 jogos já disputados pelos azuis e brancos nesta fase de grupos da competição...

in "record.pt"

Belluschi pensa primeiro no Besiktas

Belluschi diz que o F. C. Porto tem de centrar atenções no jogo da Liga Europa com o Besiktas, marcado para quinta-feira, e só depois pensar no clássico do próximo domingo com o Benfica.

O médio Belluschi foi um dos destaques do F. C. Porto na vitória de anteontem sobre a Académica, num jogo em que voltou à titularidade, depois de ter ficado no banco na partida anterior dos portistas, diante da U. Leiria. Na ressaca do triunfo em Coimbra, o argentino reconheceu que "era importante segurar os sete pontos de vantagem" sobre o Benfica, mas não pelo facto de o clássico entre dragões e águias estar marcado para domingo.

"Tínhamos de ganhar para continuarmos na senda das vitórias e porque manter a diferença era importante para o objectivo de conquistarmos o campeonato. Antes do Benfica, ainda vamos defrontar o Besiktas, num jogo chave para a nossa passagem à fase seguinte da Liga Europa", afirmou Belluschi, revelando que nunca tinha jogado num relvado tão difícil como o de anteontem.

"O importante foi termos ganho. Sabia que tínhamos de esperar pelas segundas bolas ou por um ressalto, como no lance em que fizemos o golo. Talvez no arranque tivesse sido bom adiar o jogo, mas depois já era tarde. As condições eram iguais para as duas equipas", referiu.

Ontem, a equipa portista gozou um dia de folga, estando o regresso ao trabalho agendado para hoje. No primeiro treino da semana, será possível saber com mais clareza a exacta gravidade da lesão muscular sofrida por Fernando em Coimbra, que não deverá pôr em causa a sua presença no jogo com o Benfica.

in "jn.pt"

Árbitro do F. C. Porto-Benfica será Jorge Sousa ou Pedro Proença

Os árbitros Jorge Sousa, do Porto, e Pedro Proença, de Lisboa, são os grandes candidatos a dirigirem o clássico de domingo, no Dragão, entre o F. C. Porto e o Benfica. Ambos foram os melhores nas últimas três épocas, mas o lisboeta liderou na temporada passada.

Ninguém nega a extrema importância do encontro, logo existe enorme pressão para a nomeação de um juiz que seja personalizado e insensível a nomes e a ambientes.

Recorde-se que ambos os juízes já dirigiram jogos das duas equipas: Jorge Sousa apitou o Rio Ave-F. C. Porto e Pedro Proença marcou presença no Nacional-Benfica e no F. C.Porto-Braga.

Aliás, dentro do quadro dos internacionais, apenas Olegário Benquerença, que na última época foi segundo e que dispõe de credenciais a nível internacional, poderia ser, também, opção. Só que a sua actuação no recente Guimarães-Benfica, que originou um vendaval de críticas por parte dos benfiquistas, obriga, naturalmente, à sua exclusão do lote de favoritos.

Outros que não devem merecer a confiança de Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem, são Bruno Paixão (não tem um perfil muito consensual nos clubes em causa), João Ferreira (arbitrou a Supertaça entre as duas equipas), Carlos Xistra (esteve já num clássico, este ano, o Benfica-Sporting) ou Artur Soares Dias (ainda não tem a experiência de clássicos que a intensidade do jogo exige).

De fora, mas por razões regulamentares, estará o lisboeta Duarte Gomes, por ter arbitrado o jogo do F. C. Porto, no sábado, frente à Académica.

in "jn.pt"

Villas Boas pondera alterações para jogo com Besiktas


O treinador do FC Porto, André Villas Boas, vai promover várias alterações para o jogo com o Besiktas sem perder o poder de fogo. Emídio Rafael pode ser a grande novidade. E assim se pensa nos turcos com um olhar sobre o Benfica...

André Villas Boas diz que não faz poupanças. Afirmou isso mesmo em Coimbra, no final do jogo de futebol ou de pólo aquático, que vai dar ao mesmo, quando lhe perguntaram se iria deixar de fora jogadores habitualmente titulares no encontro da próxima quinta-feira, com o Besiktas, no Dragão.

Não gosta que lhe chamem poupança, porque entende que o valor do plantel é enorme e capaz de responder a todas as situações. E até pode manter a dele, mas é um facto que o conforto na Liga Europa o vai levar a fazer pelo menos uma equipa diferente, sem mexer em peças que considera fundamentais.

O drama é simples: entre o jogo com o Besiktas e o clássico com o Benfica há poucos mais de dois dias para descanso. São horas apenas, mas importantes para o treinador preparar a recepção ao Benfica. O plano está traçado, Villas Boas vai fazer um onze novo. Não tem Fernando, não tem Maicon, ambos castigados na Liga Europa. Dois futebolistas importantes no onze mais vezes visto em campo, mas as alternativas são de eleição e já nesta época deram provas de que podem entrar a qualquer momento, casos de Otamendi e de Sousa.

É indisfarçável que o FC Porto vai ter uma roupinha nova com o Besiktas, mas a prazo. É a pensar no Benfica que André vai o mexer no onze, animado ainda pela vitória em Coimbra. Os dragões não querem desenrolar a bandeira para a festa, mas é um facto que este jogo com o Benfica pode mesmo ser determinante para o resto do campeonato. Uma vitória significa deixar os benfiquistas a dez pontos. Veja-se a importância desse jogo.

in "record.pt"

Crise dos "penalties" falhados pelos dragões

Não há dimensão dramática ou até trágica daqueles penalties que decidem títulos ou troféus, como Baggio (1994, Mundial) ou Terry (2008, Champions), mas 2010/11 mostra um FC Porto estranhamente inseguro na linha dos 11 metros: dos cinco penalties de que beneficiou no curto consulado de Villas Boas já falhou três.

Trata-se de uma percentagem muito significativa, e que provavelmente vai obrigar o técnico a deter-se mais sobre a relação de escolhas para as conversões, pois, como se viu em Coimbra, parece não haver um marcador prioritário ou considerado mais qualificado na especificidade.

Esta época, Hulk já marcou (Naval) e falhou (Genk, em casa), Falcao já falhou (Nacional) e marcou (Genk, fora), aparece agora Moutinho a agravar ainda mais a percentagem.

Azar à mistura (Falcao e Moutinho acertaram nos ferros), Falcao já tinha falhado na época passada em Coimbra, e as dúvidas instaladas no credo azul e branco: há ordem estabelecida? Há ou não... especialista?
 
in "abola.pt"