segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Hulk minoritário

SAD com apenas 45% dos direitos económicos
 
A fatia de leão dos direitos económicos de Hulk não pertence ao FC Porto. Só a SAD determina quando e como aceita negociar o seu ativo mais valioso, mas a percentagem de lucro a retirar do negócio será minoritária, prevalecendo os interesses do grupo de Juan Figer e do agente Teodoro Fonseca. O Relatório e Contas da sociedade portista indica que os dragões só têm 45 por cento do passe de Hulk, facto que motivou curiosidade, já que fora anunciada, há três épocas, a compra de metade dos direitos económicos.

Record sabe que em causa está um acerto de contas com o agente do jogador, que serviu os interesses da SAD e foi de encontro às pretensões futuras do empresário. Posto isto, é óbvio que o FC Porto fica confinado a uma parcela que perde expressão quando comparada com o bolo global de uma futura transferência. Hulk tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões, verba que o mercado não vai pagar.

Veja-se o negócio de David Villa, que custou 40 milhões ao Barça, como referência. Se o Incrível fosse negociado por esse valor, os dragões receberiam “apenas” 18 milhões, menos ainda do que Bruno Alves rendeu no último defeso (23). São as regras do jogo e que o FC Porto conhece desde o início. Hulk, que custou 5 milhões de euros, só foi reforço porque a SAD conseguiu convencer o poderoso Juan Figer de que seria a montra ideal para o craque que brilhava no Japão.

50 milhões

Impensável que é negociar o avançado no mercado de janeiro, como o nosso jornal escreveu, parece mais difícil que o brasileiro inicie uma quarta temporada de azul e branco. A caminho dos 25 anos, é fácil perceber que o próximo verão será, de resto, a altura ideal para aceder aos avanços dos grandes europeus.

Na perspetiva de um encaixe mais significativo, resta à SAD tentar comprar novas parcelas do passe, o que não se afigura nada fácil, já que os empresários do jogador antecipam um grande negócio.

O FC Porto projeta quase 50 milhões de euros em transferências (47,37), sendo que as primeiras tranches de Bruno Alves e Raul Meireles já vão ter impacto nas contas deste exercício, a par de parcelas ainda relativas às transferências de Lisandro, Lucho ou Cissokho. Assim, a sociedade não está pressionada pelo mercado, mas o modelo de negócio continua a estar direcionado para a projeção e negociação de talentos.

Exemplo

Radamel Falcão é outro nome que sobressai na Europa. O seu caso enquadra-se com o de Hulk, já que os dragões também cederam 5 por cento do seu passe a uma terceira entidade. Todavia, esta é uma perda menos significativa, já que a SAD continua detentora de 95 por cento dos direitos económicos, à luz do que garantira há já um ano, quando logrou acrescentar a parcela em falta aos 60 por cento negociados aquando da contratação. Aos 24 anos, El Tigre tem mercado...

in "record.pt"

Sem comentários: