segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Otamendi reforça defesa na Europa

Entre as alterações que André Villas-Boas começará a cozinhar hoje, dia em que o plantel regressa aos treinos, para a recepção ao Besiktas, há uma certeza inevitável: Otamendi será o substituto de Maicon na defesa portista. O argentino tem garantida a quarta entrada como titular no onze e a segunda na Liga Europa. Considerados os 16 jogos oficiais já efectuados pelos portistas, Otamendi esteve em cinco, somando 344 minutos de rodagem, e com direito a um golo, que coincidiu com a estreia. É justo acrescentar, porque cinco jogos num universo de 16 parece pouco, que o internacional argentino foi o último a chegar ao plantel, facto que permitiu à dupla Rolando-Maicon ganhar alguns pontos.

A situação de Fernando, assim como a sua substituição já foi explicada na página anterior, pelo que sobra Otamendi como peça fácil do puzzle para enfrentar o Besiktas. Em todo o caso, essas duas alterações, obrigatórias pelos castigos, podem não ser as únicas. Por muito que seja difícil admitir formalmente, porque qualquer treinador dirá que pensa num jogo de cada vez, será inevitável especular, enquanto não houver sinais que possam reforçar essas suspeitas, sobre poupanças para o clássico de domingo.

Com a passagem à próxima fase da Liga Europa praticamente garantida, o FC Porto pode dar-se ao luxo de pensar - pelo menos pensar... - na hipótese de mudar algumas pedras nucleares. Neste contexto, jogadores como Varela, Helton, João Moutinho, Álvaro Pereira, Falcao ou Hulk (dificilmente todos ao mesmo tempo, claro) serão candidatos a descansar, porque têm sido dos mais utilizados.

Olhando para as alternativas, mantendo a ideia de que não os deverá lançar todos em simultâneo, Fucile, Guarín, Rúben Micael, Souza, Rodríguez ou Walter aparecem como hipóteses viáveis, não só para garantir o tal descanso a unidades nucleares, mas também para conquistar outras soluções credíveis que até lhe possam ser úteis para o clássico com o Benfica. Os treinos, que arrancam hoje, devem ajudar a ter pistas mais concretas.

Rolando vai fazer o centésimo jogo de azul e branco

Rolando está a um jogo de atingir a centena com a camisola do FC Porto, o que deve acontecer já na quinta-feira, quando o Besiktas jogar no Dragão para a Liga Europa. A cumprir a terceira época de azul e branco, o central rapidamente se impôs no onze, tendo formado dupla com Bruno Alves e, agora com Maicon. Nos 99 jogos pelo FC Porto marcou 12 golos.

Na primeira época (08/09) participou em 42 partidas e fez quatro golos; na temporada passada cumpriu mais um jogo e marcou seis golos. Já 2010/11, apontou o primeiro golo oficial, na Supertaça com o Benfica e voltaria a fazer o mesmo ao Rapid de Viena. E já leva 14 jogos. Ou seja, falhou apenas dois.

É de prever que Villas-Boas faça várias alterações na recepção ao Besiktas e mesmo com Maicon castigado não é impossível que Rolando também seja poupado. Nesse caso, o central atingiria a marca redonda na visita do Benfica ao Dragão, no domingo.

in "ojogo.pt

Sem comentários: