quarta-feira, 3 de abril de 2013

FC Porto elimina Rio Ave e marca encontro com SC Braga (4x0)


O FC Porto venceu o Rio Ave por 4x0 e carimbou o passaporte para a final da Taça da Liga, jogo no qual terá como adversário o SC Braga, que nas meias-finais eliminou o Benfica.


Para afastar o Rio Ave nas meias-finais da Taça da Liga e garantir a qualificação para a sua segunda final na prova, os azuis e brancos marcaram quatro golos na segunda parte, etapa na qual os forasteiros jogaram quase sempre com dez jogadores por causa da expulsão de Oblak.


James Rodríguez, de grande penalidade, Fernando, Defour e Mangala foram os jogadores que inscreveram o nome na lista dos marcadores e que permitem que o FC Porto esteja numa final da Taça da Liga, algo que não acontece há três anos


Muita bola do FC Porto mas oportunidades iguais para cada lado


O FC Porto terminou a primeira parte do jogo com o Rio Ave com 65 por cento de posse de bola, mas tais números apenas servem para perceber que os azuis e brancos, tal como se esperava, tiveram o esférico na sua posse, pois no que diz respeito a oportunidades foi ela por ela.


James inaugurou o marcador após penálti cometido por Oblak ©Catarina Morais
Tanto os dragões como a formação de Vila do Conde tiveram duas verdadeiras ocasiões de golo, mas em ambas não conseguiram inaugurar o marcador, mantendo-se, por isso, um justo empate a zero ao intervalo.

Defour, logo aos dois minutos, teve a primeira oportunidade, mas o remate do belga, que surgiu em boa posição na área, saiu fraco e à figura de Oblak. Na resposta, Ukra, com um bom trabalho desde o lado direito, rematou forte mas ao lado da baliza defendida por Fabiano.

Sempre com o FC Porto com mais posse de bola e a jogar no meio-campo defensivo do Rio Ave, James Rodríguez e Castro (este quase sem querer porque deu o corpo à bola numa tentativa de alívio de um defesa forasteiro) ainda obrigaram Oblak a estar atento e a executar defesas fáceis.

Contudo, a melhor ocasião dos bicampeões nacionais surgiu dos pés de Maicon que aos 38 minutos, com um remate perigoso após um bom trabalho na área adversária, obrigou Oblak a aplicar-se para manter o nulo no marcador.

Ainda assim, a última ocasião de golo teve como protagonista Hassan. Numa das raras vezes em que o Rio Ave conseguiu chegar à linha de fundo, o jovem avançado egípcio, na sequência de um cruzamento de Bebé, antecipou-se a toda a defesa do FC Porto e apareceu ao primeiro poste para rematar ao lado, num lance em que Fabiano estava completamente batido.


Triunfo começa no penálti de Oblak sobre Jackson, que James converte


Na segunda parte a toada do jogo manteve-se e foi do lado do FC Porto que surgiu o primeiro remate, com Castro a rematar por cima da baliza defendida por Oblak, guarda-redes que foi protagonista pela negativa aos 54 minutos.

Mangala estabeleceu o resultado final de 4x0 ©Catarina Morais

O guarda-redes do Rio Ave, depois de ter sofrido seis golos no Estádio da Luz, cometeu uma grande penalidade no Estádio do Dragão, que acabou praticamente por ditar a eliminação da equipa comandada por Nuno Espírito Santo e o apuramento dos dragões para a final da Taça da Liga.


Num lance que começou nos pés de Fernando, que fez um excelente passe para Jackson, Oblak, na tentativa de evitar que o colombiano dominasse a bola, acabou por derrubá-lo dentro da área e viu o cartão vermelho direto. Na conversão do castigo máximo, já com Ederson Moraes na baliza adversária, James Rodríguez não desperdiçou a oportunidade e inaugurou o marcador.


Se quando estava 11 contra 11 o FC Porto dominava o jogo a seu bel-prazer, com menos um jogador tudo se complicou para o Rio Ave. A equipa de Vítor Pereira ameaçou o segundo golo por intermédio de Fernando aos 62 minutos, mas Ederson manteve o 1x0 no marcador, algo que não conseguiu fazer dez minutos mais tarde. Aí, o médio brasileiro recuperou a bola no meio-campo, serviu Defour e o belga assistiu o «polvo» para o segundo golo no jogo.


Apesar da desvantagem, o Rio Ave teve uma boa situação para marcar por Tarantini, mas o médio rematou ao lado. Logo no lance seguinte, a sete minutos dos 90, Defour fez o 3x0, natural para a forma como o jogo se desenrolou a partir do momento em que o FC Porto desfez o nulo.


No último lance do jogo, já depois de Marat Izmaylov ter sido expulso por agressão a Lionn (o russo vai falhar a final da Taça da Liga), Mangala colocou o resultado com contornos de goleada e estabeleceu o 4x0 final.

in "zerozero.pt"
Oporto 1-0 Rio Ave (Gol de James Rodríguez de... por DaniDV
Oporto 2-0 Rio Ave (Gol de Fernando) TAÇA DA LIGA por DaniDV
Oporto 3-0 Rio Ave (Gol de Defour) TAÇA DA LIGA por DaniDV

F.C. Porto-Rio Ave, 4-0 (destaques)


A FIGURA: Castro
Exemplar. Não é um jogador tecnicamente perfeito, é verdade, mas sabe bem o que faz com a bola. Recebe, entrega e remata sem problemas. É, no entanto, na atitude que se destaca. Pressiona, morde o calcanhar aos adversários, provoca o erro, agita. Num desses lances plenos de crença, atacou Nivaldo e ganhou a bola no limite. Só por acaso não foi golo. Nesta altura, Castro já é uma opção muito séria para o meio-campo azul e branco. Deixou de ser apenas membro do plantel e é um forte candidato à titularidade. 

O MOMENTO: penalty de Oblak, minuto 53
Jan Oblak atropelou grosseiramente Jackson Martinez e o F.C. Porto resolveu logo ali um problema. Expulsão do guarda-redes do Rio Ave, golo de James na marcação de um penalty e o acesso à final da Taça da Liga muito facilitado. 

NEGATIVO: primeira parte do F.C. Porto
Lenta, sem imaginação, apática. O Rio Ave agradeceu a gentileza e teve 45 minutos de grande conforto no Dragão. A segunda metade, principalmente depois da expulsão e golo, foi bem diferente. 

OUTROS DESTAQUES

João Moutinho
O melhor do F.C. Porto, a par de Castro. Caminha para a recuperação dos normais índices físicos. Faz jogar a equipa, tem pormenores deliciosos e uma mão cheia de passes vibrantes. Incansável na luta da intermediária. Ainda assustou os adeptos ao lesionar-se perto do intervalo, mas recuperou rapidamente. Sem ter sido brilhante, foi sério e dinâmico. Um passo à frente de quase todos os colegas. Substituído por Izmaylov aos 62 minutos. 

Bebé
Ótimo nas transições ofensivas, péssimo nas ações de apoio à defesa. Fantástico a galgar metros com a bola colada ao pé, ingénuo ao prender a bola em zonas proibidas. O futebol de Bebé é isto. Uma mistura radical de virtudes e defeitos. Precisa de muita competição, de muitos minutos, de maturidade competitiva. A matéria-prima é de alta qualidade, sublinhe-se. 

Jan Oblak
Seguro em tudo o que fez, até estragar tudo aos 54 minutos. Até cometer o penalty sobre Jackson esteve muito bem. Nas saídas aos cruzamentos, a jogar com os pés e entre os postes. A defesa ao remate de Maicon, à passagem do minuto 38, foi decisiva. Talvez tenha sido a sua ação mais vistosa, mas em tudo o resto esteve muito bem. Parece preparado para agarrar um lugar no lote de guarda-redes do Benfica, apesar do erro que condicionou, e muito, a sua equipa. Vermelho bem visto. 

James e Jackson
A dupla colombiana fez pouca coisa bem e, ainda assim, foi decisiva. Jackson sofreu a grande penalidade, James não tremeu e fez o golo. O pormenor não camufla, porém, duas das exibições mais cinzentas nos azuis e brancos. O F.C. Porto precisa de Jackson e James com outro comprometimento e inspiração. 

Maicon
Apriveitou bem o regresso à titularidade. Sem erros, esteve até perto de fazer um golo, num pontapé espetacular dentro da área do Rio Ave. A suspensão de Mangala vai dar-lhe mais minutos já na próxima ronda da Liga. 

Liedson
Mais 15 minutos de dragão ao peito. A referência é justa, já não jogava desde 2 de março. 

Steven Defour
Um golo e uma assistência para Fernando marcar elevaram bastante a nota ao belga. Boa segunda metade.


in "maisfutebol.iol.pt"

Sonho e realidade

Disputa-se hoje a meia-final da Taça da Liga, entre FC Porto e Rio Ave. Estar na final é um sonho para os vila-condenses. Competição subiu nas prioridades do FC Porto. O desafio começa às 16h45, no Estádio do Dragão. Relato na Renascença e acompanhamento em rr.sapo.pt.


FC Porto e Rio Ave disputam, esta tarde, o apuramento para a final da Taça da Liga, onde já está o Sporting de Braga. O jogo adquiriu um grau de importância maior para os campeões nacionais, depois do afastamento da Taça de Portugal e da Liga dos Campeões. Além disso, apesar de estar em aberto, o campeonato já não está nas mãos dos azuis e brancos. Nesse sentido, os portistas têm aqui uma oportunidade de lutar por um troféu, esta temporada.

A desvalorização patente da competição abre lugar a um interesse de ocasião. De uma oportunidade é o que está à espera o Rio Ave. Contudo, os vila-condenses não olham para a Taça da Liga como compensação, mas sim como recompensa. A equipa alimenta o sonho de chegar a uma final de uma competição nacional e sente que este é o momento.

Sem poupanças
Sinal da vontade dos dois conjuntos é o nome dos homens seleccionados pelos treinadores. Vítor Pereira só deixou Helton de fora da convocatória, por opção. Foi obrigado a prescindir de Atsu e Varela, que estão lesionados. De resto, é um Porto na máxima força. Nuno Espírito Santo debate-se com problemas disciplinares: Edimar e Wires cumprem um jogo de castigo. O central Rodriguez também fica de fora, mas por lesão.

A meia-final da Taça da Liga começa às 16h45, no Estádio do Dragão. Acompanhe o relato na Renascença e tudo ao minuto em rr.sapo.pt. A final da Taça da Liga está agendada para dia 13 de Abril, em Coimbra. 

TAÇA DA LIGA
Meia-final
Estádio do Dragão, Porto
Árbitro: Hugo Miguel

EQUIPAS PROVÁVEIS

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Moutinho e Castro; Izmailov, James Rodriguez e Jackson Martínez.

RIO AVE: Oblak, Lionn, Marcelo, Nivaldo e André Costa; Filipe Augusto, Tarantini e Diego Lopes; Ukra, Bebé e Hassan.


in "rr.pt"

DRAGÕES CONQUISTAM MAIORIA DOS TÍTULOS NOS NACIONAIS


Em Coimbra, naquela que é a melhor piscina olímpica de Portugal, realizaram-se durante três dias, com duplas sessões, os Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores em Natação. As equipas do FC Porto conquistaram a maioria dos títulos (19) entre os 64 clubes, representados por 379 nadadores.

Apesar de desfalcado de alguns dos seus principais seniores, que interromperam a preparação após os Nacionais de clubes por motivos académicos ou profissionais, os 23 nadadores portistas participantes no fecho do segundo macrociclo da época deixaram bem vincada a sua supremacia.

De salientar a excelente forma de alguns nadadores juniores, a prometerem uma boa “alimentação” da equipa absoluta, com particular realce para Teresa Amorim, Tomás Silva e Adriana Castro, todos entretanto seleccionados pela Federação Portuguesa de Natação para os Multinations Junior Meet (importante torneio internacional que se realizará na próxima semana, em Kiev, capital ucraniana).


in "fcp.pt"

NOVA LINHA CELEBRA 120 ANOS DO CLUBE


No ano em que completa o seu 120.º aniversário, o FC Porto lança uma linha de “merchandising” específica para assinalar a data. Uma iniciativa no Clube que estará presente nas FC Porto Stores a partir desta quarta-feira, 3 de Abril.

Para acompanhar o “design inovador” da nova linha foi criado um logótipo específico que transmite tradição e modernidade. A tradição está presente na utilização do primeiro logótipo do FC Porto e da data de fundação do clube, bem como no uso dos tons pastel com os tons de dourado velho, em simultâneo com o azul petróleo. A modernidade transparece no “lettering” escolhido para o número “120” e na própria forma do logotipo. 

Desta linha destaca-se o casaco, uma peça cujo “design” resume os quatro pilares que fazem do FC Porto um caso único de sucesso : competência, rigor, ambição e paixão. A peça transmite ainda os 120 anos da história do clube com as conquistas internacionais em Viena, Tóquio, Amesterdão, Sevilha, Gelsenkirchen, Yokohama e Dublin. 

A nova gama de “merchandising” do bicampeão nacional é ainda constituída por t-shirts, pólos e cachecóis nas linhas de homem, mulher e criança. Até ao dia 28 de Setembro, data em que o Clube celebra o seu 120.º aniversário, serão lançados novos artigos.


in "fcp.pt"

F.C. Porto e Rio Ave por um lugar na final


Vítor Pereira tenta chegar à primeira final de uma prova como treinador portista. Para seguir a partir das 16.45 horas.


O F.C. Porto recebe esta quarta-feira, a partir das 16.45 horas, o Rio Ave, em jogo das meias-finais da Taça da Liga: quem sair vencedor do confronto apura-se para a final da competição, agendada para sábado, dia 13 de abril, em Coimbra. O Sp. Braga, recorde-se, já se apurou para essa final. 

O campeão nacional tenta, de resto, repetir a final de 2009/10, a única vez que chegou à final da Taça da Liga (na altura perdeu o último jogo no Algarve, frente ao Benfica), sendo que esta é apenas a terceira vez que está na meia-final: na outra foi copiosamente derrotado (0-3) em Alvalade.

Já o Rio Ave está nesta fase da competição pela primeira vez, ele que procura uma final que seria histórica na vida do clube. Como seria histórica também na vida de Vítor Pereira: em dois anos de F.C. Porto, o treinador deu-se mal nas provas a eliminar e nunca conseguiu atingir nenhuma final.

As duas equipas chegam a este jogo, de resto, com estados de ânimos opostos. O F.C. Porto entra em campo depois de uma vitória por 3-0 em Coimbra, no último sábado, enquanto o Rio Ave vem de uma copiosa goleada (6-1) sofrida na Luz, também no último sábado, perante o Benfica.

Nuno Espírito Santo decidiu inovar e apostou em três centrais, a coisa correu mal e o treinador deve voltar aos quatro defesas, num jogo em que não conta com os castigados Edimar e Wires, nem com os lesionados Jeferson, Rodriguez e Pateiro, tendo de volta no entanto Filipe Augusto e Vilas Boas.

Já Vítor Pereira não conta para esta tarde com Atsu, Varela e Quiñones, todos por lesão, tendo também deixado de fora Helton. Os jovens Kadú e Sebá são por isso as novidades, para um jogo a uma hora pouco normal num dia de semana e que será dirigido por Hugo Miguel, de Lisboa.
.
in "maisfutebol.iol.pt"

Liedson deverá regressar ao onze dos dragões


O Dragão vai estar hoje com os ouvidos à escuta e os olhos nos dois monitores do estádio para verificar se na constituição do onze portista consta finalmente - ou não... -o nome de Liedson. Ao que tudo leva a crer, será mesmo hoje que o levezinho regressará a jogo, a quebrar um já longo jejum de quatro desafios consecutivos sem despir o fato de treino.

Dada a especificidade da Taça da Liga, mesmo tratando-se de umas meias-finais, só se admitirá agora que o luso-brasileiro salte do estatuto de suplente diretamente para a titularidade e não do banco para o jogo. O que seria um mal menor, sem deixar de poder ser interpretado como uma sentença final, dado o quadro competitivo que se segue não admitir o mínimo risco, tanto no campeonato como na Taça da Liga, se os dragões se apurarem para a final.

Terá chegado, entretanto, a altura de serem desfeitos os equívocos a respeito do ponta-de-lança que o FC Porto foi contratar, por empréstimo, ao Flamengo: é a hora de tirar as dúvidas a respeito da sua verdadeira condição física. Quer para o jogador, quer também para Vítor Pereira. Partindo do princípio defendido pelos treinadores, por admitirem só integrar as convocatórias quem está na posse de todas as suas capacidades e faculdades, o levezinho já está no ponto... desde que chegou.


in "abola.pt"

Wilfried Bony apontado ao Dragão


O avançado Wilfried Bony, que tem estado em destaque ao serviço dos holandeses do Vitesse, estará a ser seguido pelo FC Porto, noticia o site supersport.com.

O internacional pela Costa do Marfim tem 24 anos e leva já 27 golos em 25 jogos na presente época pelo Vitesse. Marca impressionante que o coloca como o terceiro melhor marcador das ligas europeias.

Recentemente foi noticiado que o Vitesse só aceitaria propostas pelo jogador acima dos 14 milhões de euros, sendo também agora revelado que, além do FC Porto, Chelsea, Arsenal e Atlético Madrid estão igualmente atentos


in "abola.pt"

Dupla ameaça

RIO AVE TEM CAUSADO CALAFRIOS


É a terceira vez que FC Porto e Rio Ave se defrontam na presente época, tendo os dragões vencido um dos jogos e empatado o outro. Em qualquer dos casos não se livraram de valentes sustos, experimentando a desvantagem no marcador em ambas as partidas. Na primeira volta começaram por estar a vencer, permitiram a reviravolta, e só mesmo nos instantes finais é que Jackson Martínez ofereceu o empate.

Mais recentemente, no Dragão, foi Braga quem abriu a contenda. Um bis do Cha Cha Cha deu o triunfo ao FCPorto. Seja como for, o aviso está dado. Vítor Pereira sabe que uma nova distração poderá custar a presença dos bicampeões nacionais na final da Taça da Liga.

in "record.pt"

Izmailov já jogou mais do que no Sporting...

Mais minutos em dois meses e meio pelos dragões do que em cinco em Alvalade. Voltou a ser importante e recuperou protagonismo


Ao completar 90 minutos em Coimbra (até lhe bastavam 86'), Izmailov já ultrapassou no FC Porto o tempo de jogo acumulado que trazia do Sporting. Inevitavelmente, isso iria suceder, até pelos problemas que o russo teve em Alvalade, mas se calhar nem o médio, que no Dragão só joga como extremo, imaginava que pudesse acontecer tão depressa. Afinal passaram apenas dois meses e meio desde a sua chegada ao Porto. No Sporting, esteve em competição entre agosto e o princípio de janeiro, ou seja, o dobro do tempo que já leva no FC Porto.

Com o jogo completo frente à Académica, o segundo desde que chegou, Izmailov atingiu 587'. Num total de 14 jogos, só não participou num: em Málaga. Ao todo, jogou em 47% dos 1260' que lhe seriam permitidos se Vítor Pereira nunca abdicasse da sua utilização. No Sporting, Izma tinha 582', os últimos deles feitos em dezembro, contra o Benfica. A grande diferença para o registo atual é que os leões tiveram 26 jogos para utilizar o jogador. Ou seja, Izmailov esteve apenas em 27% dos minutos possíveis.


in "ojogo.pt"