quinta-feira, 14 de julho de 2011

Rodolfo Reis: Falcao é "insubstituível"

Falcao renovou com o FC Porto esta quinta-feira e tem agora uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. O antigo médio dos "dragões" considera que estamos perante um jogador "insubstituível".
Rodolfo Reis não tem dúvidas de que a renovação de contrato de Radamel Falcao com o FC Porto é a decisão mais acertada. Na opinião do antigo médio portista, Rodolfo Reis, estamos perante um avançado insubstituível.

"Acho que o Falcao é neste momento um jogador que, no FC Porto, é impossível de substituir, porque ele joga de uma certa maneira, a equipa joga para ele de uma certa maneira. É neste momento, para mim, o jogador mais insubstituível no FC Porto", salienta, revelando que, nesta matéria, discorda de Pinto da Costa.

Rodolfo Reis considera que, com a renovação do contrato e o aumento da cláusula de rescisão de Falcao, o FC Porto "salvaguardou-se", destacando também que "o jogador foi também de uma nobreza grande". "É um desfecho correcto", acrescenta.

Quanto à relação do avançado com os adeptos "azuis-e-brancos", Rodolfo Reis considera que se Falcao "continuar no FC Porto, 
com certeza que vai ser muito querido pela massa associativa, se sair pela cláusula de 45 milhões, de certeza que os adeptos do FC Porto vão continuar agradecidos por tudo aquilo que fez Falcao".

Rodolfo ainda admite uma saída de Falcao, apesar deste ter agora uma cláusula de rescisão de 45 milhões. Porém, a acontecer, tal obrigaria a uma mudança no próprio estilo de jogo da equipa do Porto.
Se Falcao sair do Dragão, "o FC Porto é capaz de ter que mudar o seu estilo de jogo e o seu 4-3-3 passará, por exemplo, para um 4-4-2", afirma o antigo médio portista. "Com jogadores como o FC Porto tem a chegar à linha como muita facilidade, não tendo um jogador que se movimente como o Falcao se movimenta na área, metade das jogadas morrem, sem dúvida alguma, antes de ser golo", explica a Bola Branca

in "rr.pt"

Marcel: «Danilo e Alex Sandro são craques»

DIZ QUE DRAGÕES ACERTARAM EM CHEIO


“O FC Porto acertou em cheio. Tanto o Danilo como o Alex Sandro são dois craques” – é assim que Marcel comenta o interesse dos dragões nos seus dois ex-colegas no Santos.
O antigo avançado do Benfica, atualmente a jogar na Coreia do Sul, pelo Suwon Samsung Bluewings, representou o clube santista em 2010, assistindo então ao aparecimento de “dois jovens com potencial e já muita maturidade”.
“Não é fácil jogar no Santos, há muita pressão, e eles conseguiram afirmar-se. O Danilo é um jogador versátil, muito eficiente no meio-campo, que se destacou depois como lateral-direito. É rápido, agressivo e chega com muita facilidade à zona de finalização. Tem um futuro muito grande”, assegura o goleador do Suwon.
Marcel estendeu ainda os elogios a Alex Sandro: “Consegue ser forte no apoio ao ataque sem perder o posicionamento defensivo. Isso, para o futebol português, é muito importante”.
“Estava a par de que o Benfica os queria. Aliás, já antes se tinha falado do Alex Sandro para o Benfica. Não sei o que se passou, mas se o FC Porto os contratar fica com dois excelentes reforços”, completa.
in "record.pt"

FILIPE SANTOS, EDO BOSCH E NÉLSON FILIPE RENOVAM CONTRATOS

O capitão Filipe Santos e os guarda-redes Edo Bosch e Nélson Filipe renovaram os seus contratos com o FC Porto Império Bonança. O espanhol Edo Bosch vai continuar no Dragão Caixa nos próximos dois anos, enquanto que a dupla portuguesa rubricou um compromisso valido para a próxima época desportiva.

O experiente trio estará assim ao dispor do treinador Tó Neves para o ataque ao undecacampeonato. Filipe Santos veste de azul e branco há mais de 20 anos, enquanto que Edo Bosch e Nélson Filipe estão há 13 e nove anos no FC Porto, respectivamente.

Filipe Santos: “Será um projecto aliciante”
“A partir do momento em que ainda me sinto apto a jogar, que o faça no FC Porto. Estou na minha casa, as pessoas conhecem-me e sabem o que podem esperar de mim. Num ano de renovação de equipa técnica, penso que posso ter um importante papel de integração. Espero muito do Tó Neves, que é um amigo e ex-colega e que demonstrou resultados meritórios enquanto treinador da Oliveirense. Será um projecto aliciante para ele e para nós. Vamos aceitar o desafio do nosso presidente, e tentar prolongar o sucesso que temos alcançado, pelo maior número de épocas possível.”

Edo Bosch: “Vencer, sempre!”
“Para mim, em Portugal, só há um clube, que é o FC Porto. Estou muito contente com esta renovação, porque sempre foi minha intenção permanecer neste clube, que apresenta uma constante ânsia de vencer. Há uma saudável pressão positiva, que nos motiva ainda mais e nos faz jogar sempre para ganhar. Agora só penso em corresponder com mais títulos. O Tó Neves foi um colega e um capitão, com quem aprendi muito, e agora tenho a certeza que vou continuar a aprender com ele como treinador. Ele é mais da casa do que qualquer um de nós, portanto quase não há a necessidade de lhe dar as boas-vindas. O objectivo é vencer, sempre!”

Nélson Filipe: “A nossa expectativa é alta”
“Esta renovação é o culminar de mais um ano de trabalho e representa a confiança que a secção de hóquei em patins deposita em mim. Será mais um ano em que nos vamos preparar para vencer todas as provas nacionais e a 'assombrada' Liga Europeia, que nos tem escapado por pormenores. A nossa expectativa é alta. Vamos ter um treinador muito ambicioso, com um espírito competitivo muito forte e que resultou muito bem na Oliveirense. Com os seus métodos, iremos certamente dar continuidade ao bom trabalho.”



in "fcp.pt"

COMUNICADO DA FC PORTO SAD

Falcao prolongou por mais dois anos o seu contrato com o FC Porto. A cláusula de rescisão do colombiano está agora fixada em 45 milhões de euros. Leia na íntegra o comunicado.

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º, nº1, do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que prolongou por mais duas
épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2015, o vínculo contratual que liga esta sociedade ao seu jogador Radamel Falcao.

Mais se informa que o montante da cláusula de rescisão foi alterado para 45.000.000€ (quarenta e cinco milhões de euros).

O Conselho de Administração

Porto, 14 de Julho de 2011´



in "fcp.pt"

FUCILE: "O NOSSO DEVER É DEFENDER O EMBLEMA DE CAMPEÃO"

Recém-chegado a Marienfeld, Fucile já integrou os trabalhos desta quinta-feira do FC Porto, tendo começado por falar à comunicação social, ainda antes do treino matinal. O lateral mostrou-se feliz por estar de volta ao contacto com a equipa e sublinhou que o dever de todos para esta época é «defender o emblema de Campeão». Para isso, há que manter a «humildade» e o espírito de «sacrifício».

Lindo estar de volta
«O contacto com a equipa foi bom. Não estivemos juntos muito tempo, porque a viagem foi bastante cansativa, mas foi lindo estar de volta aos meus companheiros e conhecer os que chegaram esta época.

Conhecia-os de os ver na televisão. Já lhes dei os parabéns e disse-lhes que chegaram a um grande clube. Se estão aqui é porque são bons; agora têm de demonstrar que merecem estar na equipa.»

Redobrar esforços
«Todos os anos temos a mesma ambição, ainda para mais quando se ganha tanta coisa. Temos de redobrar esforços para melhorar. Sabemos que é muito difícil repetir a época passada, mas com trabalho e com este grupo técnico, que já nos conhece, esperamos voltar a ter sucesso.»

Treinador foi uma boa escolha
«O Vítor Pereira foi uma boa escolha, pois já o conhecíamos e sabe muito. Era adjunto do André e também já dirigia a equipa. Mandava 50 por cento e temos sorte em tê-lo.

Quando cheguei, cumprimentou-me e dei-lhe os parabéns por ser o nosso novo treinador. É uma pessoa que gosta de trabalhar muito, por isso tenho de ligar todas as pilhas para os treinos que aí vêm.»

Bem fisicamente
«Sinto-me bem fisicamente. Comecei a pré-época na Selecção, à qual cheguei praticamente sem fazer nada, do ponto de vista físico, por causa da clavícula; lá, consegui melhorar do braço, que estava um pouco fraco, e agora chego aqui bem, e espero estar a cem por cento rapidamente.»

Humildade e sacrifício
«Não gosto de dizer que vamos ganhar o campeonato; trabalhamos sempre com esse objectivo, mas com humildade e sacrifício. Sabemos que há outras equipas que procuram o mesmo e o nosso dever é defender o emblema de Campeão; além desse título, conquistámos a UEFA Europa League, e há que defender esse estatuto.»

Barcelona só depois do V. Guimarães
«Ainda é muito cedo para pensarmos no jogo contra o Barcelona. Ainda estamos na pré-época e depois disso temos a Supertaça de Portugal, frente ao V. Guimarães, que é o nosso primeiro desafio oficial.»


in "fcp.pt"

F.C. Porto: Walter incluído em proposta por Danilo

Dragões preparam ofensiva de dez milhões mais o empréstimo do avançado brasileiro. Negócio é complexo e pode ser demorado


Danilo no F.C. Porto, Walter no Santos. A possibilidade foi difundida ao longo do dia no Brasil e encontrou eco nos contactos efectuados pelo Maisfutebol. O lateral/médio brasileiro, internacional sub-20, faz mesmo parte dos planos azuis e brancos, mas a negociação afigura-se complexa e, provavelmente, demorada. 

Da parte do Santos, apenas são admitidas «conversas» com os dirigentes do F.C. Porto. «A única proposta oficial que tínhamos pelo Danilo era do Benfica. Sondagens temos quase todos os dias. Do Porto não temos ainda uma abordagem formal», revelou ao nosso jornal Nei Pandolfo, gerente do futebol doPeixe. 
O passe do atleta está, de resto, espartilhado em três partes: o Santos tem apenas 37,5% do passe de Danilo e uma opção de compra; as restantes parcelas estão divididas pelo grupo DIS (37,5%) e pelo América Mineiro (25%), onde Danilo jogou antes de ir para a Vila Belmiro. 

Guilherme Miranda, sócio do grupo DIS e parte interveniente ¿ porventura decisiva ¿ no processo, prefere não tecer comentários públicos. «Tenho muita pena, mas nesta altura não posso mesmo falar. Temos de ser prudentes», referiu-nos, depois de contactado telefonicamente.

Se o acordo avançar, o mais provável é o F.C. Porto avançar com dez milhões de euros e adicionar o empréstimo de Walter à ofensiva. Isto, apesar do bom rendimento do avançado na pré-época em Marienfeld.

De acordo com o que conseguimos apurar, a SAD do F.C. Porto está há três semanas a gerir «com pinças» toda esta situação. A paciência será um factor decisivo para um desenlace feliz. 



Família de Danilo já sabe: «O Porto é uma cidade linda»

Mãe do atleta do Santos na expectativa. Transferência para os dragões é uma possibilidade forte e faz parte das conversas diárias com o filho


A possível mudança de Danilo para o F.C. Porto anda de boca em boca na pequena localidade de Bicas. É lá, no interior do Estado de Minas Gerais, que a família vive e torce à distância pelos sucessos do seu menino mais do que querido.

Um de quatro irmãos, Danilo é extremamente ligado à mãe e não há dia em que não lhe telefone. Por isso mesmo, o F.C. Porto já faz parte das conversas diárias da família Silva.

«O Danilo está muito atento a tudo e já sabe que o Porto é uma cidade linda», diz ao Maisfutebol a simpática dona Zezé, progenitora do lateral/médio santista. «Ainda não sabemos se é para o F.C. Porto que ele vai, pois há outros clubes também interessados. Mas aqui em Bicas as pessoas passam por mim e já brincam comigo: vai Zezé, vai e me leva contigo para o Porto

Maria José, dona Zezé, é proprietária de um salão de cabeleireiro e mãe de quatro filhos. «Dois deles, mais novos, também já jogam futebol aqui na terra. Saem todos ao pai», conta ao nosso jornal. Pelos vistos, o patriarca da família transmitiu aos descendentes os genes recheados de habilidade para a bola.

«O meu marido, pai do Danilo, ainda joga. Acabou de sair para fazer uma peladinha com os amigos. Aqui em casa fala-se de futebol 24 horas por dia», graceja, num tom algures entre o lamento e a condescendência.

Se Danilo vier para o F.C. Porto fica também mais perto a concretização de outro sonho: a construção de uma loja de desporto. «Estamos há alguns meses a tentar, mas ainda não deu. Talvez seja agora que dê para avançar. Enfim, vamos aguardar e ver. Os empresários dele estão a tratar de tudo e confiamos plenamente no que decidirem.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Ingleses colocam Falcao na rota do Real Madrid

A imprensa britânica coloca hoje Falcao na órbita do Real Madrid.

De acordo com o Daily Mail, o avançado colombiano é o preferido de José Mourinho para o ataque, estando os merengues dispostos a pagar os 30 milhões da cláusula de rescisão prevista no contrato com o FC Porto, válido até 2013.

O facto de, tal como o treinador, Falcao ser representado por Jorge Mendes pode, segundo o jornal inglês, pode facilitar a transferência.

Com esta contratação, o Real evitaria as complicações de um negócio para garantir Aguero e Neymar e daria um rude golpe no Chelsea de André Villas Boas, também atrás de Falcao.


in "abola.pt"

Álvaro Pereira na rota dos milhões

Em grande na última época, em alta na Copa América e em destaque na bolsa de apostas de grandes clubes europeus. Álvaro Pereira bem pode ser um dos próximos negócios de milhões devidamente autorizados pelo FC Porto. 

E, a crer em Pinto da Costa, a sua saída não condicionará o ataque cerrado dos dragões a todas as provas previstas no calendário de 2011/12, nem originará o enfraquecimento súbito do conjunto agora orientado por Vítor Pereira, também ele assumidamente despreocupado com as consequências de futuras movimentações do mercado.

O uruguaio, segundo consideração feita pelo presidente portista, é substituível e a prova disso é que o FC Porto até já encontrou e contratou o sucessor - sim, o brasileiro Alex Sandro -, abrindo seriamente as portas a uma futura transferência do sul-americano.


in "abola.pt"

Tó Neves vive o sonho

Ilídio Pinto, homem-forte do hóquei em patins do FC Porto, Tó Neves, ex-jogador e futuro treinador dos dragões, Franklim Pais, o obreiro do deca e futuro coordenador de toda a secção, e Pinto da Costa, o presidente portista que dispensa apresentações, estiveram ontem no Dragão Caixa para selar oficialmente o regresso ao clube de uma das maiores referências do hóquei nacional. Nos discursos, que a circunstância impunha, não faltaram os elogios mútuos, nem palavras de orgulho de quem leva a sério a mística e de quem construiu uma história gloriosa.
Tó Neves, que deixou a Oliveirense, onde foi durante sete anos jogador/treinador, assumirá então o comando técnico, sucedendo a Franklim Pais, herdando êxitos que ele próprio reconhece serem difíceis de repetir. "Ninguém pensava que seria possível um registo como o alcançado pelo Franklim. Vamos, para já, concentrar-nos no próximo ano, sabendo que as outras equipas estão motivadas para interromper este feito, até porque como dizem alguns é bom para o hóquei que sejam outros a ganhar", anotou o treinador de forma irónica, partilhando um desejo óbvio, o de vencer a Liga dos Campeões, que "é sempre um sonho". Promessas não fez, apenas deixou uma certeza: "a confiança na estrutura" e ainda uma confissão: "Vou dar o meu melhor como nos 28 anos em que joguei no FC Porto. É um prazer enorme servir o meu clube."
A seu lado, Franklim Pais, traído pelos nervos que lhe prenderam a voz e denunciam o recato de um líder pouco dado a exposições públicas, foi directo ao assunto. Dirigindo-se directamente a Tó Neves, Renato Almeida, preparador físico, e Pedro Lopes, treinador-adjunto, afiançou: "O vosso sucesso será o meu e estarei aqui para vos ajudar sempre a continuar um percurso que não se desvie do efectuado até aqui".

"Vamos pedir só um título... dez vezes"

Na recepção a Tó Neves, o presidente Pinto da Costa começou por aliviar a pressão sobre o seu novo treinador. "Não peço vitórias, peço trabalho rigor e paixão e sei que todos são capazes e por isso é possível alcançar tudo", disse, mas, no final de uma mensagem de apreço e incentivo, o dirigente histórico não resistiu: "Tem um significado especial que o Franklim, depois de ter sido jogador e treinador na minha gerência, transite para um cargo directivo, pois é sinal que está integrado no FC Porto e que é aqui que se sente feliz. Eu ficou feliz de o ter ao meu lado como sinal de continuidade e progresso. Espero que o Tó Neves transmita alma e os seus conhecimentos para que as vitórias continuem para além do deca. Não vamos pedir dez, só mais um, mas vamos pedir um título... dez vezes." Já Ilídio Pinto, que tal como Pinto da Costa, tem três décadas de clube, frisou: "O Franklim fez um trabalho inalcançável e vai deixar uma herança pesada, mas o Tó Neves, como grande dragão e com a grande personalidade que tem, vai transmitir a raça e o empenho que mostrou quando era capitão. O hóquei do FC Porto tem o futuro assegurado."

Reinaldo Ventura mais dois anos

Reinaldo Ventura, avançado e sub-capitão do FC Porto, renovou por duas épocas. Ao site oficial do clube, o jogador referiu: "Esta renovação é uma felicidade muito grande, por continuar a representar este clube e a possibilidade de poder prolongar uma série de títulos. A vontade de os revalidar é constante, mas a cada ano que passa é difícil. Estou consciente de que, este ano, vai ser tão ou mais difícil do que na época passada, mas vamos continuar a vencer"

in "ojogo.pt"

Golpe duplo

Alex Sandro está certo, Danilo é o alvo seguinte do FC Porto. Os dois são brasileiros, do Santos, e ambos vinham sendo apontados ao Benfica. Segundo apurou O JOGO, Daniel Pereira, advogado dos portistas, está no Brasil a tratar dos dois dossiês, numa operação que começou a ganhar contornos há cerca de dois meses, acelerou nos últimos dias e só não é uma novidade absoluta porque, como O JOGO noticiou, já havia sinais de intromissão dos dragões nos dois negócios. "Sabemos que há contactos do FC Porto com o Alex Sandro, mas esse assunto não nos diz directamente respeito porque o jogador está no Santos por empréstimo; quanto ao Danilo, o caso é diferente. Houve duas propostas do Benfica, a última de dez milhões de euros, mas, para já, e em função dessa proposta, estamos a avaliar a hipótese de comprar a parte do passe que não nos pertence. Do FC Porto, não temos informações oficiais de interesse", garantiu a O JOGO Pedro Luiz Conceição, vice do clube brasileiro, que foi taxativo quanto à hipótese de o portista Walter entrar num eventual acordo: "Walter não nos interessa".

Os dois casos estão em patamares diferentes, como já se disse. Alex Sandro, lateral-esquerdo, de 20 anos, actualmente no estágio da selecção brasileira que prepara o Mundial da Colômbia, acertou com os dragões um contrato válido por cinco anos e estará avaliado em cerca de nove milhões de euros, ainda que o valor que cabe ao FC Porto pagar não tenha sido ainda comunicado à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários, CMVM, e esteja por isso sujeito a confirmação. É garantido que a operação dos portistas contou com uma parceria, à qual caberá uma fatia do investimento que a informação à CMVM deve detalhar melhor. "Tivemos propostas do Rubin Kazan, Marselha, Lyon, Benfica e FC Porto", contou o empresário, Pablo Miranda, a O JOGO. "Entendemos que o futebol português era a melhor porta de entrada na Europa, daí a preferência inicial pelo Benfica. O FC Porto propôs cinco anos de contrato e oferta feita ao jogador era 30 por cento superior à do Benfica", acrescentou. O Santos teve pouco ou nenhum voto na matéria, porque Alex Sandro pertence oficialmente aos uruguaios do Clube Maldonado. "O interesse do FC Porto não foi repentino; há já algumas semanas que conversávamos, mas intensificou-se nos últimos dias." Pablo Miranda elogiou os portistas, lembrando um detalhe que pesou na decisão. "O FC Porto consegue revender por preços altos. O projecto de carreira do Alex Sandro passa por ser campeão mundial agora, na sub-20, garantir vaga nos Jogos Olímpicos de 2012 e entrar no Mundial de 2014. Ele está radiante com o FC Porto, onde também pode jogar como médio."
Já Danilo, que amanhã completa 20 anos e que também está nos sub-20, afirmou-se como médio-direito, mas também jogar na defesa. Está avaliado em 10 milhões de euros e, ainda que o passe esteja parcelado, o Santos tem uma palavra a dizer. Walter foi sugerido como parte das contrapartidas, mas a ideia foi prontamente recusado. O negócio ainda não terá avançado à velocidade que os portistas desejavam, mas pelo menos, avançou o suficiente para encravar outros destinos. As conversas prosseguem e, por não ter sido ainda fechado, os que estão directamente envolvidos nas negociações têm adoptado uma postura mais discreta, não atendendo os telefones.

Acautelar cobiça a Palito

Pinto da Costa tinha deixado a pista na véspera, quando utilizou o exemplo de Álvaro Pereira para explicar que o FC Porto está preparado para atacar o mercado na eventualidade de perder algum dos titulares - Hulk foi, para o presidente portista, a excepção apresentada. Sendo assim, colocou-se a dúvida quanto à verdadeira justificação para a contratação de Alex Sandro. Estaria Álvaro Pereira de saída? No FC Porto, garantem que não, apesar de Palito ter sido colocado ontem na rota do Liverpool. Álvaro está seguro por uma cláusula de 30 milhões, sendo Alex Sandro visto apenas como uma aposta de futuro, mas também um concorrente directo ao uruguaio, tendo em conta a ausência prolongada de Rafa. Para já, sobram apenas teorias, aplicadas também a Danilo, um polivalente. É lateral-direito de origem e, para esse lugar, concorreria com Sapunaru e Fucile. Ora, a oficializar-se esta contratação, um dos dois - Fucile ou Sapunaru - poderia sair. No entanto, Danilo também pode jogar no meio-campo - foi nessa posição que jogou as últimas partidas pelo Santos -, um sector (até ver...) ainda mais denso de qualidade do que qualquer outro no plantel portista. Ficam as dúvidas, curiosamente no mesmo dia em que se garantia, em Inglaterra, que um responsável do FC Porto estaria hoje em Londres para negociar um jogador com o Chelsea. E Antero Henrique abandonou ontem o estágio, na Alemanha. Como é normal neste tipo de situações, os nomes saltaram de imediato: Álvaro Pereira (porque falhou Coentrão), Moutinho e Guarín, e Falcao (também associado aos dois clubes de Madrid). Depois de semanas parado, o mercado do Dragão arranca em força. Nos dois sentidos...

in "ojogo.pt"

"Estamos agradecidos aos olheiros do Benfica"

Pinto da Costa esteve na Figueira da Foz para uma tertúlia de que O JOGO já tinha dado conta ontem, mas a iniciativa prolongou-se até ao início da madrugada. Além do que já foi citado na edição de ontem, houve outros assuntos abordados já depois do fecho dessa edição. Um deles ganhou uma força inesperada pelas notícias entretanto apuradas. O que parecia, na altura, apenas uma ironia relativamente ao rival da Luz, pode ser vista agora, afinal, como uma revelação incompleta das investidas mais recentes do FC Porto no mercado, concretamente os avanços por Alex Sandro e Danilo, ambos dados como pretendidos pelo Benfica. "Soubemos que Álvaro Pereira estava a ser negociado com o Benfica, fomos vê-lo e conseguimos contratá-lo. Falcao também não estava referenciado por nós, mas vimos que ele podia ir para o Benfica e fomos buscá-lo", disse, lembrando histórias de uma rivalidade antiga antes de reforçar a mensagem: "Temos de estar agradecidos aos olheiros do Benfica."

Ainda sobre rivalidades e a surpreendente contratação de Moutinho ao Sporting, Pinto da Costa historiou o processo. "Um dia combinei ir ter com o empresário Pini Zahavi a um hotel no Porto para tratar de uns assuntos; fui com Fernando Gomes [actual presidente da Liga] e ele estava lá com Moutinho, na altura a tratar da possível transferência para o Everton. Deparei-me com uma situação bizarra: estávamos a almoçar numa mesa com Pini Zahavi, enquanto Moutinho estava sozinho noutra. Achei aquilo ridículo e, depois de termos resolvido os nossos assuntos, perguntei se havia algum inconveniente que Moutinho se juntasse a nós. Ele disse que não e, para não haver mal-entendidos, liguei de imediato ao presidente Soares Franco a explicar-lhe a situação. Ele agradeceu a amabilidade", contou. Ainda antes disso, Pinto da Costa já tinha revelado numa entrevista que Moutinho "era um jogador à Porto", um episódio igualmente relatado pelo presidente portista antes de concluir a conversa sobre a mudança do médio. "Apesar de tudo, Moutinho continuou no Sporting, não chegou a acordo com o Everton, e nunca mais me lembrei dele. Até que um dia recebi um telefonema de Zahavi a dizer que Moutinho ia sair do Sporting e que tinha um contrato que permitia a sua libertação por uma determinada verba. Perguntei-lhe se Moutinho queria vir para o FC Porto, e ele respondeu que assinava 'na mesma hora'. Depois disso liguei ao presidente do Sporting a perguntar se era verdade... e ele confirmou." Apesar disso, Pinto da Costa revelou que acedeu a negociar as condições da transferência com José Eduardo Bettencourt. "Tive o cuidado de combinar um jantar; estavam uma advogada, o presidente do Sporting, Costinha, eu e Adelino Caldeira. Acordámos a transferência e até cedemos um jogador, Nuno André Coelho, quando não tínhamos necessidade de o fazer. Por isso não encontro motivos para o presidente do Sporting ter dito que o Moutinho era uma maçã podre." A concluir, e ainda sobre o assunto, uma revelação que serviu para explicar como foi possível contratar o capitão de um rival: "Há um ditado que diz: vão-se os anéis e ficam os dedos. Foi o caso. O Sporting estava com salários em atraso, e aquela verba foi importante para eles." Sobre o futuro de Moutinho, quando se fala de uma possível saída, é que nada.

Discurso directo

Scolari e Walter

"Scolari ligou-me há uns tempos a pedir um jogador, Walter. Queria levá-lo para o Palmeiras, mas eu disse que não, que precisávamos dele. Falámos cordialmente e sem problemas. Se ele pode vir a treinar o FC Porto? Pode, mas comigo não. Ele não tem o espírito necessário para ser treinador do FC Porto"

Partidas dolorosas

"Nunca chorei a partida de um jogador, mas houve algumas saídas que me custaram... O primeiro que me deixou uma grande pena por ter ido embora foi Fernando Couto, porque ele representava o espírito do clube. Depois, também me custou ver partir o Deco e o Lucho"

Objectivos

"Queremos ganhar o mais possível, mas temos de ser realistas. As vitórias internacionais estão muito condicionadas pelos sorteios. Com todo o respeito, vencemos a última final ao Braga, que não é um Bayern. Em 2004 jogámos a meia-final com o Corunha e a final com o Mónaco, duas equipas que estão agora na segunda divisão... Houve mérito, como é lógico, mas também é preciso alguma sorte para vencer lá fora"

Contas positivas

"Vamos apresentar contas positivas pelo quinto ano consecutivo. Ao contrário da ideia que se pretende passar, os clubes não vivem fora da lei. No ano passado, o FC Porto pagou 17 milhões de euros em impostos. Os clubes são empresas cumpridoras. Não direi todos, mas os principais são de certeza"

Godinho Lopes e Filipe Vieira

"Se lhes estendia a mão? Ainda no outro dia cumprimentei Godinho Lopes. Tenho relações pessoais e cordiais com todos os presidentes, menos com Luís Filipe Vieira. Clima de paz? Mas assim os jornais não vendiam. Como se costuma dizer, as fábricas de armas não vivem da paz, mas da guerra"

Críticas a Platini

"Muitos jogadores sul-americanos? São afirmações sem nexo. Ele censurou os jogadores estrangeiros, mas sendo francês, fez a carreira toda em Itália. É ridículo. E quando o Inter de Milão venceu a Champions sem um único jogador italiano na final, ele não disse nada. Agora criticou quando até estiveram alguns portugueses em campo"

in "ojogo.pt"

Fucile chegou de cara fechada e a tempo do jantar

Com cara de poucos amigos e mais de quatro horas de atraso, Fucile chegou finalmente a Marienfeld para iniciar os trabalhos da pré-temporada. O JOGO foi esperar o lateral ao aeroporto, onde se previa que aterrasse às 13h55, mas nem sinal do uruguaio nesse voo da Lufthansa proveniente de Frankfurt. Um funcionário do clube também aguardava o jogador, que, soube-se mais tarde, perdera a ligação para Munster. A solução foi esperar por novo voo, que chegou ao fim da tarde. Resultado: Fucile falhou o treino da tarde e só entrou no hotel Klosterpforte em cima da hora do jantar. O jogador não quis falar, mas não escondeu o descontentamento pelo sucedido. "Esta foi seguramente a viagem mais longa e mais cansativa da minha vida", atirou enquanto seguia apressado para o carro que o haveria de levar do aeroporto até Marienfeld. Esta manhã, Fucile já estará ao serviço de Vítor Pereira, embora ainda precise de recuperar ritmo em relação aos restantes companheiros.


in "ojogo.pt"

"Estou pronto para ser o patrão"

Rolando sucedeu a Bruno Alves como patrão da defesa do FC Porto e Otamendi diz-se preparado para substituir o internacional português nessas funções, caso este seja transferido, conforme é sua vontade. À semelhança do discurso dos outros companheiros, o central argentino também sublinhou a importância de Vítor Pereira seguir a mesma filosofia de Villas-Boas e, até por isso, está convencido de que é possível manter o clube na rota do sucesso desportivo da época passada.
Depois do normal período de adaptação ao clube e ao futebol europeu, Otamendi conquistou um lugar no eixo defensivo do FC Porto, ao lado de Rolando, assumindo um papel de "ajudante" do internacional português que tem insistido na ideia de que pode sair a qualquer momento. O argentino entende a vontade do ainda companheiro. "O Rolando, apesar da idade, já tem muita experiência neste clube, mas todos querem crescer como futebolistas e se ele tem a possibilidade de sair deve analisar as propostas", referiu ontem de manhã, em Marienfeld, tratando de sossegar os adeptos ao apresentar a candidatura a chefe. "Temos de estar preparados para todas as situações e para crescer a nível futebolístico. Tenho as características para poder comandar a defesa, para ordená-la e para orientar todas as linhas da equipa", atirou sem rodeios.
Numa breve análise às primeiras duas semanas de preparação, Otamendi admitiu que foi fundamental não romper com o trabalho da época anterior. "Mantemos a mesma estrutura, a mesma forma de jogo e a mesma mentalidade. Creio que isso facilita o nosso trabalho", referiu, sublinhando a importância de o novo treinador conhecer bem o plantel. "O antigo adjunto é agora o treinador principal e isso também ajuda. Seguimos o mesmo sistema, o que facilita porque o Vítor Pereira sabe do que gostamos e nós sabemos como ele trabalha. É igual ao André Villas-Boas", considerou.
Quanto às perspectivas para a nova temporada, Otamendi está optimista quanto à revalidação do título. "Penso que somos favoritos, mas não invencíveis. O FC Porto é uma equipa que pensa jogo a jogo para ser sempre candidato e conseguir grandes títulos. Com o passar do tempo vamos aumentar o nível, como aconteceu na época passada. Estamos tranquilos e trabalhamos com esse intuito: de manter o mesmo nível e procurar repetir o que se conseguiu há um ano", finalizou.

Sem fórmula para Messi

Otamendi não está na Copa América ao lado de Messi, mas já estiveram juntos na selecção da Argentina várias vezes e, nos treinos, o central portista já o enfrentou várias vezes, dizendo ser impossível anulá-lo. "O Messi é o Messi e não há uma fórmula para o parar, temos é de tomar todas as precauçõesquando se defronta um jogador tão habilidoso", referiu, mostrando-se pouco expansivo, dando a entender que até terá uma estratégia delineada, que preferiu manter em segredo. Em todo o caso, não escondeu que já existe alguma ansiedade no plantel quanto à Supertaça Europeia, a 26 de Agosto. "Já nos vamos preparando. Queremos fazer uma boa pré-temporada para chegar lá na melhor forma possível", frisou, deixando um aviso ao craque do Barcelona: "Não importa que seja meu amigo e argentino porque estou a defender as cores do FC Porto e quero ganhar", atirou, revelando que ainda não conversaram sobre o jogo no Mónaco. "Temos tempo para isso. Agora, ele está concentrado na Copa América que espero consiga vencer".

"Já vencemos sem Hulk..."

Pinto da Costa considerou que no plantel portista apenas Hulk é insubstituível. Otamendi tranquiliza o presidente dos dragões. "O Hulk é um jogador importantíssimo e é complicado encontrar alguém com as mesmas características, mas já fizemos vários jogos sem ele e continuámos a ganhar. Temos matéria-prima para o substituir e continuar a conseguir vitórias", referiu, insistindo que "há grandes jogadores no plantel que também contribuem com as suas características".

in"ojogo.pt"