quinta-feira, 14 de julho de 2011

Golpe duplo

Alex Sandro está certo, Danilo é o alvo seguinte do FC Porto. Os dois são brasileiros, do Santos, e ambos vinham sendo apontados ao Benfica. Segundo apurou O JOGO, Daniel Pereira, advogado dos portistas, está no Brasil a tratar dos dois dossiês, numa operação que começou a ganhar contornos há cerca de dois meses, acelerou nos últimos dias e só não é uma novidade absoluta porque, como O JOGO noticiou, já havia sinais de intromissão dos dragões nos dois negócios. "Sabemos que há contactos do FC Porto com o Alex Sandro, mas esse assunto não nos diz directamente respeito porque o jogador está no Santos por empréstimo; quanto ao Danilo, o caso é diferente. Houve duas propostas do Benfica, a última de dez milhões de euros, mas, para já, e em função dessa proposta, estamos a avaliar a hipótese de comprar a parte do passe que não nos pertence. Do FC Porto, não temos informações oficiais de interesse", garantiu a O JOGO Pedro Luiz Conceição, vice do clube brasileiro, que foi taxativo quanto à hipótese de o portista Walter entrar num eventual acordo: "Walter não nos interessa".

Os dois casos estão em patamares diferentes, como já se disse. Alex Sandro, lateral-esquerdo, de 20 anos, actualmente no estágio da selecção brasileira que prepara o Mundial da Colômbia, acertou com os dragões um contrato válido por cinco anos e estará avaliado em cerca de nove milhões de euros, ainda que o valor que cabe ao FC Porto pagar não tenha sido ainda comunicado à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários, CMVM, e esteja por isso sujeito a confirmação. É garantido que a operação dos portistas contou com uma parceria, à qual caberá uma fatia do investimento que a informação à CMVM deve detalhar melhor. "Tivemos propostas do Rubin Kazan, Marselha, Lyon, Benfica e FC Porto", contou o empresário, Pablo Miranda, a O JOGO. "Entendemos que o futebol português era a melhor porta de entrada na Europa, daí a preferência inicial pelo Benfica. O FC Porto propôs cinco anos de contrato e oferta feita ao jogador era 30 por cento superior à do Benfica", acrescentou. O Santos teve pouco ou nenhum voto na matéria, porque Alex Sandro pertence oficialmente aos uruguaios do Clube Maldonado. "O interesse do FC Porto não foi repentino; há já algumas semanas que conversávamos, mas intensificou-se nos últimos dias." Pablo Miranda elogiou os portistas, lembrando um detalhe que pesou na decisão. "O FC Porto consegue revender por preços altos. O projecto de carreira do Alex Sandro passa por ser campeão mundial agora, na sub-20, garantir vaga nos Jogos Olímpicos de 2012 e entrar no Mundial de 2014. Ele está radiante com o FC Porto, onde também pode jogar como médio."
Já Danilo, que amanhã completa 20 anos e que também está nos sub-20, afirmou-se como médio-direito, mas também jogar na defesa. Está avaliado em 10 milhões de euros e, ainda que o passe esteja parcelado, o Santos tem uma palavra a dizer. Walter foi sugerido como parte das contrapartidas, mas a ideia foi prontamente recusado. O negócio ainda não terá avançado à velocidade que os portistas desejavam, mas pelo menos, avançou o suficiente para encravar outros destinos. As conversas prosseguem e, por não ter sido ainda fechado, os que estão directamente envolvidos nas negociações têm adoptado uma postura mais discreta, não atendendo os telefones.

Acautelar cobiça a Palito

Pinto da Costa tinha deixado a pista na véspera, quando utilizou o exemplo de Álvaro Pereira para explicar que o FC Porto está preparado para atacar o mercado na eventualidade de perder algum dos titulares - Hulk foi, para o presidente portista, a excepção apresentada. Sendo assim, colocou-se a dúvida quanto à verdadeira justificação para a contratação de Alex Sandro. Estaria Álvaro Pereira de saída? No FC Porto, garantem que não, apesar de Palito ter sido colocado ontem na rota do Liverpool. Álvaro está seguro por uma cláusula de 30 milhões, sendo Alex Sandro visto apenas como uma aposta de futuro, mas também um concorrente directo ao uruguaio, tendo em conta a ausência prolongada de Rafa. Para já, sobram apenas teorias, aplicadas também a Danilo, um polivalente. É lateral-direito de origem e, para esse lugar, concorreria com Sapunaru e Fucile. Ora, a oficializar-se esta contratação, um dos dois - Fucile ou Sapunaru - poderia sair. No entanto, Danilo também pode jogar no meio-campo - foi nessa posição que jogou as últimas partidas pelo Santos -, um sector (até ver...) ainda mais denso de qualidade do que qualquer outro no plantel portista. Ficam as dúvidas, curiosamente no mesmo dia em que se garantia, em Inglaterra, que um responsável do FC Porto estaria hoje em Londres para negociar um jogador com o Chelsea. E Antero Henrique abandonou ontem o estágio, na Alemanha. Como é normal neste tipo de situações, os nomes saltaram de imediato: Álvaro Pereira (porque falhou Coentrão), Moutinho e Guarín, e Falcao (também associado aos dois clubes de Madrid). Depois de semanas parado, o mercado do Dragão arranca em força. Nos dois sentidos...

in "ojogo.pt"

Sem comentários: