segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Abdoulaye e Tiago Rodrigues a caminho do V. Guimarães

Dia de fecho de mercado e o FC Porto a arrumar a casa. Num só dia sairam três jogadores. Depois de Iturbe para o Hellas Verona será a vez de Tiago Rodrigues e Abdoulaye serem emprestados ao V. Guimarães. Sem espaço na equipa de Paulo Fonseca, os dois jovens estão a caminho da formação orientada por Rui Vitória.

Enquanto três jogadores saem, entra pelo menos um, dado que o FC Porto oficializou junto da liga a contratação do médio sérvio Pavlovski, que vai rodar na equipa B. 

IN "MAISFUTEBOL.IOL.PT"

FC Porto inscreve dois novos jogadores

A Liga de Clubes atualizou às 19 horas a lista de jogadores inscritos neste último dia de mercado, destacando-se a presença de dois reforços para o FC Porto.

Marko Pavlovski, sérvio de 19 anos, já tinha sido confirmado pelo próprio treinador dos azuis e brancos, Paulo Fonseca, mas só agora foi inscrito. O outro nome é Joris Kayembe Ditu, também de 19 anos, avançado de nacionalidade belga.

Os dragões apresentaram ainda na Liga as renovações de contrato com André Ribeiro e Belinha.

Inscrições no último dia do mercado:

Ibrahim Apollo Razak - Transferência internacional - S.C. Covilhã - Futebol, SDUQ. Lda.
Jake Swainsbury Gonçalves - Revalidação - Marítimo da Madeira - Futebol, SAD
Luís Gustavo Câmara de Oliveira - Revalidação - Marítimo da Madeira - Futebol, SAD
Renato Alves de Mendonça - Transferência internacional - C.D. Nacional - Futebol, SAD
Brian Olivan Herrero - Transferência internacional - S.C. Braga - Futebol, SAD
Rafael Porcellis de Oliveira - Transferência nacional - S.C. Braga - Futebol, SAD
Júnior Randal Oto`o Zue - Revalidação - S.C. Braga - Futebol, SAD
José Manuel Mendes Gomes - Revalidação - S.C. Braga - Futebol, SAD

Atualização das 19 horas:

Mu Kanazaki - Transferência internacional - Portimonense - Futebol, SAD
Theodoros Ryuki Kamekura Panagopoulos - Cedência temporária - Portimonense - Futebol, SAD
João Pedro Pereira dos Santos - Transferência internacional - Santa Clara Açores - Futebol, SAD
Miguel Martelo Lourenço - Cedência temporária - Santa Clara Açores - Futebol, SAD
João Pedro Sousa Silva - Revalidação - Santa Clara Açores - Futebol, SAD
Luís Carlos Teixeira de Oliveira - Transferência nacional - G.D. Chaves - Futebol, SAD
Siaka Bamba - Transferência nacional - G.D. Chaves - Futebol, SAD
Carlos Daniel Cevada Teixeira - Transferência nacional - Marítimo da Madeira - Futebol, SAD
Marko Pavlovski - Transferência internacional - F.C. Porto - Futebol, SAD
Joris Kayembe Ditu - Transferência internacional - F.C. Porto - Futebol, SAD
André Filipe Ferreira Ribeiro - Revalidação - F.C. Porto - Futebol, SAD
Diogo Belinha Reis - Revalidação - F.C. Porto - Futebol, SAD
Aleksei Kuchuk - Transferência internacional - S. C. Beira Mar - Futebol, SAD
Guilherme Venâncio Matos - Revalidação - S. C. Beira Mar - Futebol, SAD
Afshin Esmaeilzadeh - Transferência internacional - S. C. Beira Mar - Futebol, SAD 

in "abolha.pt"

«Os portistas podem contar comigo» - Fernando

pesar dos rumores que dão conta de uma possível transferência para o Everton, o médio Fernando deu a entender que está de pedra e cal no FC Porto.

«Todos os Portistas podem contar comigo rumo ao tetra! #somosporto», escreveu o brasileiro no Instagram.

O jogador de 26 anos tem sido apontado como substituto de Marouane Fellaini no Everton, uma vez que o internacional belga deverá estar a caminho do Manchester United.


in "abola.pt"

Moutinho sobre Fernando no Everton: «Não acredito»

O médio português João Moutinho torceu o nariz quando questionado sobre as notícias que dão conta de uma eventual transferência do antigo colega de equipa no FC Porto Fernando para o Everton.

«O Fernando é um bom amigo e um excelente jogador. É uma peça crucial no FC Porto. Não acredito nessa possibilidade, mas se se concretizar irei falar com ele pessoalmente», disse Moutinho. 

in "abola.pt"

Danilo foi poupado para a Champions

saiu por precaução com queixas musculares

Depois de Mangala, frente ao Marítimo, agora, com o P. Ferreira, foi a vez de Danilo. O plantel sofreu uma baixa em cada um dos dois últimos jogos, devido a lesão, mas o brasileiro ainda vai a tempo de recuperar para os próximos duelos, já que o campeonato vai parar, devido ao calendário FIFA.

No decorrer da primeira parte do jogo com os pacenses, Danilo ficou caído na área azul e branca e, pouco depois, foi dado o sinal para o banco de suplentes: o lateral tinha de sair. Assim foi e, no final da partida, vieram as explicações. Danilo apresentou queixas musculares e acabou por ser substituído por precaução. É que, depois da paragem, o FCPorto recebe o Gil Vicente para o campeonato e, alguns dias depois, a 18 de setembro, entra em cena na Liga dos Campeões, frente ao Austria Viena. Ocalendário começa a complicar-se e, por isso, convém não facilitar.

Como o seu concorrente direto, Fucile, vai agora representar a seleção do seu país, Danilo torna-se ainda mais preponderante para o regresso do FCPorto à competição, pois não se pode prever em que condições regressará o uruguaio ao Olival. Assim sendo, ninguém quis correr riscos e, por isso, Danilo acabou por ser substituído. Entrou precisamente Fucile para o seu lugar, ele que até começou a época como titular, frente ao V. Guimarães, para a Taça de Portugal, mas apenas pelo facto de Danilo ter cumprido castigo nesse jogo. O brasileiro, de resto, será amanhã reavaliado, no regresso aos treinos.

in "record.pt"

Iturbe já está em Itália

Extremo portista vai assinar pelo Verona por uma temporada. Cláusula de opção por 8 milhões de euros. 
 
Está perto de ser confirmada a cedência de Juan Manuel Iturbe ao Hellas Verona (não confundir com o Chievo). O jogador já está em Itália e vai assinar por uma temporada, ficando o clube transalpino com opção de compra a rondar os 8 milhões de euros.

Iturbe é um dos jogadores que vai cair, hoje, do sobrelotado plantel de Paulo Fonseca. O Verona espera ainda fechar a aquisição do brasileiro Maicosuel (ex-Udinese), um nome bem conhecido dos portugueses pelo patético penálti à Panenka que valeu a passagem do Braga à fase de grupos da Champions 2012/13.

in "ojogo.pt"
Everton apontado como destino do Polvo por quase 18 milhões de euros. SAD portista desmente transferência. 
 
O fecho de mercado é rico em informações, mas nem todas elas fundamentadas. O rumor do dia no Dragão, até ao momento, é o da saída de Fernando para o Everton. A Imprensa inglesa (com o Daily Mail à cabeça) tem dado conta de um acordo por 15 milhões de libras (quase 18 milhões de euros) que permitiria aos "toffees" colmatar a também especulada transferência de Fellaini para o Manchester United.

Apesar da firmeza com que em Inglaterra se defende esta notícia, fonte da SAD azul e branca garantiu a O JOGO, porém, que Fernando não será jogador do Everton. O médio brasileiro, recorde-se, está no último ano de contrato com os dragões, mas tem sido titular em todos os jogos.

in "ojogo.pt"

"Não vou sair, dia 11 estou de volta"

À partida para França, o central francês garantiu ter o futuro definido 
 
O central francês Mangala garantiu a O JOGO, esta segunda-feira, que vai permanecer no FC Porto. No último dia do mercado, o jogador está de partida para a Seleção e, afiançou, viaja com o futuro definido. "Não vou sair do FC Porto. Dia 11 estou de regresso".

Mangala avançou ainda que está bem fisicamente e que já treinou no fim de semana. Recorde-se que a vaga deixada no eixo da defesa foi ocupada em Felgueiras, no jogo com o Paços de Ferreira, pelo brasileiro Maicon.

O defesa dos azuis e brancos foi convocado para os jogos da seleção francesa frente a Geórgia e Bielorússia, a contar para a fase de qualificação do Mundial'2014.

Além de Mangala, Defour (Bélgica), Ghilas (Argélia) Fucile (Uruguai), Quintero e Jackson (Colômbia), Josué (Portugal) e Ricardo (Portugal sub-21) também já foram chamados para os próximos compromissos das respetivas seleções.

in "ojogo.pt"

Ghilas: o pleno nas listas mas zero em minutos

Contratado para ser a sombra de Jackson, o franco-argelino ainda não tem qualquer minuto no campeonato 
 
Ghilas entrou em todas as convocatórias de Paulo Fonseca, mas ainda não somou sequer um minuto em jogos oficiais. É, de resto, um dos poucos jogadores do plantel ainda em branco no que toca a competição.

Contratado para ser a sombra de Jackson, o franco-argelino, que tem sido chamado para a seleção, continua sem margem de manobra. Nada que incomode a relação de ambos, como ontem se viu na hora de festejar o golo que garantiu mais três pontos.

in "ojogo.pt"

Paços de Ferreira-FC Porto, 0-1 (crónica)

Uma vitória difícil dos dragões, mas importante numa jornada em que os principais adversários perderam pontos. Os pacenses voltam a perder, deixando a equipa de Costinha numa situação complicada. É a quinta derrota, no quinto jogo oficial da época.

O FC Porto teve uma entrada fulgurante, que deixou desnorteado um Paços de Ferreira que procura ainda os primeiros pontos desta época. Logo ao primeiro minuto, um remate cruzado de Jackson mostrou que os dragões não estavam para brincadeiras, e os pacenses fecharam-se. Não havia a circulação de bola que no ano passado levou a equipa ao terceiro lugar do campeonato.
Jackson e Licá iam apontando à baliza de Degra, e se o marcador não mexia, era mais pela falta de pontaria portista do que pelas intervenções do guarda-redes pacense. O colombiano, de pé esquerdo, fez a bola passar por duas vezes muito perto dos postes, e Licá, fez o mesmo.
Com o passar do tempo, o Paços recompôs-se. Vítor ia tentando fazer mexer o meio campo e dos seus pés saiu a jogada de mais perigo dos pacenses. Uma recuperação de bola a meio campo, a bola a passar por Rodrigo António e Hurtado e a terminar em Sérgio Oliveira, que obrigou Helton a uma grande defesa.

Mas o intervalo chegou na melhor altura dos pacenses e na segunda parte continuava a pressão do FC Porto. A entrada de Quintero para o lugar de Josué, aumentou ainda mais a dinâmica do ataque portista, mas a bola continuava a não entrar. Gregory e Ricardo cortaram in extremis remates de Jackson e Licá. Degra fez uma grande defesa.

Nas bancadas, os adeptos azuis e brancos, que se deslocaram em peso a Felgueiras, mostravam insatisfação. E no campo, já se começava também a notar alguma intranquilidade por os três pontos parecerem cada vez mais longe.

Até que, aos 75 minutos, chegou o golo. Já disso o ditado: «Tantas vezes o cântaro vai à fonte...» E Jackson, que tanto tinha tentado já o golo com os pés, acabou por ter de usar a cabeça para marcar. Após um canto marcado por Quintero, o ponta de lança portista consegue antecipar-se a Gregory e cabeceou para o 1-0, o golo que viria a dar os três pontos ao azuis e brancos, numa jornada em que os principais rivais perderam pontos.

Até ao final, o FC Porto não afrouxou a pressão, mas a bola não queria nada com a baliza de Degra e não voltou a entrar. 

Paços Ferreira-FC Porto, 0-1 (destaques)

Outra vez Jackson a fazer a diferença

 O momento: minuto 75, golo de Jackson Martinez


Perante um adversário que se fechava, a pressão portista pecava, sobretud
o, pelas falhas na finalização. O tempo passava e a pontaria não parecia melhorar até que, aos 75 minutos, numa altura em que os adeptos portistas já se mostravam insatisfeitos com o 0-0, Jackson Martinez conseguiu os três pontos num cabeceamento após um canto marcado por Quintero.
A figura, Jackson


Muito dinâmico, o colombiano criou perigo para a baliza de Degra logo desde o primeiro minuto de jogo. Na primeira parte, teve uma mão cheia de remates cruzados que passaram perto da baliza pacense, mas a pontaria não estava afinada, talvez pelo facto de estar mais descaído pela esquerda, rematando com o pior pé. E como de pé não ia lá, aos 75 minutos, após um canto marcado por Quintero, de cabeça, abriu o marcador e acalmou a intranquilidade de uma equipa que começava a ver os três pontos cada vez mais longe.
Outros destaques:


Quintero: Entrou para o lugar de Josué e deu maior dinâmica ao ataque portista. Vários pormenores de qualidade e um canto marcado para a área direitinho à cabeça de Jackson, que fez o 1-0. Mas a sua intervenção no jogo foi mais do que isso.


Licá: Tal como Jackson, não deu sossego aos defesas e ao guarda-redes do Paços Ferreira. Excelente nas desmarcações conseguiu várias ocasiões de perigo e, não fosse Gregory, teria mesmo marcado no início da segunda parte.


Fucile: Entrou muito bem para o lugar do lesionado Danilo e deu dinâmica ao corredor direito. No início da segunda parte fez um excelente cruzamento para Licá que podia ter sido golo.
Vítor: Num Paços de Ferreira que entrou muito desnorteado em jogo, dos seus pés saiu um dos poucos lances de perigo dos pacenses na primeira parte. Acabou por ser substituído no segundo tempo, mas, mesmo estando abaixo do rendimento que já o vimos ter, teve algumas intervenções importantes no jogo.


Ricardo: Salvou in extremis, por duas vezes, um remate de Jackson que tinha selo de golo. Conseguiu cortar mais alguns lances de perigo de um FC Porto que nunca afrouxou a pressão.


Gregory: Na dupla com Ricardo, cortou várias iniciativas atacantes dos portistas e um remate de Licá que tinha como destino certo a baliza.

in "maisfutebol.iol.pt"

 

Aliança colombiana embalou o Dragão



O FC Porto bateu o Paços de Ferreira, em Felgueiras, por 1-0, e continua a somar por vitórias os jogos disputados na Liga 2013/14. Jackson Martínez, na sequência de um canto cobrado por Quintero, apontou o golo do triunfo portista (76m).

Com Maicon no lugar no lesionado Mangala, o FC Porto manteve o figurino habitual na curta deslocação ao Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, casa emprestada do Paços de Ferreira onde marcaram presença milhares de adeptos portistas. O tricampeão nacional entrou a todo o gás e teve em Jackson Martínez o seu elemento mais activo. O internacional colombiano esteve perto do golo em duas ocasiões (1 e 11m), mas ambos os remates saíram ao lado. Licá, Danilo e, como sempre, Jackson Martínez, tiveram possibilidades de capitalizar a supremacia portista nos primeiros 45 minutos, mas o arreliador nulo prolongou-se até ao intervalo. Momentos antes, Fucile rendeu o lesionado Danilo.

A segunda parte jogou-se na mesma toada, sempre com o FC Porto a assumir a responsabilidade do jogo e a busca incessante da vitória, como se de um vício se tratasse. A crença portista, que ia esbarrando no desacerto da pontaria ou nas luvas de Degrá, foi devidamente recompensada à passagem do 76.º minuto. Quis o destino que o canto cobrado por Quintero encontrasse a cabeça de Jackson Martínez no caminho para a glória. Quarto golo do camisola 9 em quatro jogos oficiais esta temporada. E mais uma vitória do FC Porto, a terceira consecutiva na presente edição da Liga. Com nove pontos conquistados em nove possíveis, os Dragões mantêm o lugar onde se sentem melhor: o primeiro.

FICHA DE JOGO

Paços de Ferreira-FC Porto, 0-1
Liga – 3.ª jornada
1 de Setembro de 2013
Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras

Árbitro: Rui Costa (Porto)
Assistentes: Nuno Manso e Bruno Rodrigues

PAÇOS DE FERREIRA: Degrá; Rodrigo António, Ricardo, Gregory e Hélder Lopes; André Leão, Sérgio Oliveira e Vítor (cap.); Caetano, Hurtado e Carlão
Substituições: Rui Miguel por Vítor (62m); Manuel José por Hurtado (71m); Jaime Poulson por Caetano (79m)
Não utilizados: António Filipe, Nuno Santos, Filipe Anunciação e Romeu
Treinador: Costinha

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Maicon e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho (cap.); Licá, Josué e Jackson Martínez
Substituições: Fucile por Danilo (39m); Quintero por Josué (57m); Ricardo por Defour (67m)
Não utilizados: Fabiano, Abdoulaye, Herrera e Ghilas
Treinador: Paulo Fonseca

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Jackson Martínez (76m)
Disciplina: Cartão amarelo a Hélder Lopes (19m), Josué (45m), Fucile (46m), André Leão (60m), Otamendi (90m+4)

"Chegámos à vitória de forma merecida"

Na flash-interview depois da partida em Felgueiras, Paulo Fonseca era um homem satisfeito com a sua equipa e com a forma como o FC Porto conseguiu a terceira vitória em três jogos da Liga. Por seu lado, Jackson Martínez, marcador do único golo do encontro, considerou que estar no primeiro lugar é um privilégio e que vai continuar a lutar para ajudar a equipa a conseguir os objectivos.

Paulo Fonseca
"Foi um jogo com as dificuldades que já esperávamos. O Paços de Ferreira tem uma excelente equipa, como tem vindo a comprovar nas exibições que tem realizado em todas as competições. O adversário entrou com uma estrutura mais baixa, mas nós entrámos fortes e fizemos 26 remates à baliza, no que foi caudal ofensivo muito grande. Acabamos por, merecidamente, concretizar uma das oportunidades que fomos criando. Fizemos um jogo com qualidade e chegámos à vitória de forma merecida, face ao futebol que apresentámos".

"Com a entrada de Quintero tentámos melhorar o último passe, pois sabemos que ele tem essa qualidade. Ele vai, naturalmente, ter um espaço nesta equipa, não há como esconder isso. Está num processo de adaptação às nossas ideias, mas está a entrar dentro do que pretendemos e é mais um para ajudar a equipa. Com o Ricardo demos mais largura e profundidade no jogo, recuando um pouco o Lucho e passando o Quintero para 10. Quer o Fucile, quer o Quintero e o Ricardo entraram muito bem neste jogo difícil".

"Estamos apenas virados para aquilo que temos de construir. Temos três vitorias no campeonato e é isso que nos preocupa - atingir os nossos objectivos no final da Liga. Nesta altura é prematuro estarmos aqui a valorizar uma vantagem que é sempre agradável mas não é determinante.”

Jackson Martínez
"Foi uma partida muito difícil. O Paços de Ferreira fez um bom jogo e nós procuramos, desde o primeiro minuto, ter soluções, mas a primeira parte foi complicada. Fizemos um bom jogo e eu procuro, jogo a jogo, ajudar a equipa a conseguir vitórias. Dependo dos meus companheiros para conseguir marcar golos e só posso agradecer-lhes".

"Estar no primeiro lugar é sempre um privilegio. Temos de continuar assim. Quanto ao fecho do mercado, estou no FC Porto, a cada dia que passa esse assunto acalma e eu estou tranquilo."


in "fcp.pt" 

O sonho tornado realidade


O FC Porto Vitalis está na fase de grupos da EHF Champions League. Num jogo de emoções fortes e decidido no prolongamento, o pentacampeão nacional bateu os romenos do HC Constanta, por 26-22, garantindo por mérito próprio um lugar entre as melhores equipas do andebol europeu pela primeira vez na sua história.

O caminho vitorioso para a maior competição europeia de clubes, iniciado na véspera com um triunfo sobre os noruegueses do Elverum Herrer (29-28), teve continuidade frente ao HC Constanta, num duelo de alta intensidade que terminou com uma igualdade a 19 golos no final do tempo regulamentar. No prolongamento, só deu FC Porto.

Mesmo sem Wilson Davyes e Tiago Rocha, desqualificados após atingirem o limite de exclusões, os azuis e brancos não perderam a alma nem o discernimento, partindo para um tempo extra de grande qualidade. Aliás, na primeira parte do prolongamento, quatro golos sem resposta faziam adivinhar a explosão de alegria que se registaria no final.

Com Pedro Spínola (9 golos) e Gilberto Duarte (6 golos) em tarde de franca inspiração, os Dragões souberam segurar o ímpeto romeno e garantiram um triunfo de consequências históricas. No ano em que celebra o seu 120.º aniversário, o FC Porto terá as suas equipas de futebol, andebol e hóquei em patins nas principais competições europeias de clubes. Ouro sobre azul.

O FC Porto Vitalis alinhou com: Alfredo Quintana (g.r), Gilberto Duarte (6), Tiago Rocha (3), Wilson Davyes, Pedro Spínola (9), Ricardo Moreira (2) e Mick Schubert (2). Jogaram ainda: Hugo Laurentino e João Moniz (g.r), David Davis (1), João Ferraz (2), Daymaro Salina, Miguel Sarmento, Vasco Santos, Nuno Carvalhais e Belmiro Alves (1).

"Demonstrámos que merecemos estar na EHF Champions League"

Ljubomir Obradovic é, naturalmente, um treinador feliz. No final do electrizante encontro frente aos romenos do HC Constanta (26-22), o técnico dos Dragões confessou não ter consciência da importância do feito alcançado, mas garantiu que o FC Porto mostrou qualidade e competência para estar entre os melhores da Europa.

Ljubomir Obradovic
"Ainda não temos consciência daquilo que fizemos e do que atingimos. Pensava que resolveríamos no tempo regulamentar, mas conseguimos ser mais fortes também no prolongamento. Estamos entre as melhores equipas da Europa e vamos defrontar os melhores jogadores do mundo. Demonstrámos que merecemos estar lá. O facto de termos jogado no Dragão Caixa, permitiu-nos jogar com mais um jogador, que são os nossos adeptos. Esta vitória também é deles e, se conseguimos chegar à EHF Champions League, isso também se deve a eles, que nos apoiaram incondicionalmente nos dois jogos".

Um dos grandes destaques da vitória azul e branca foi Pedro Spínola, autor de 9 golos e uma mão-cheia de acções decisivas que permitiram ao pentacampeão nacional garantir finalmente uma vaga na fase de grupos da EHF Champions League.

Pedro Spínola
"Concretizámos um sonho. Estamos entre os melhores da Europa por mérito próprio. Foi um jogo duro e difícil, mas mostrámos ser mais fortes e vencemos de forma justa. Agora que estamos na EHF Champions League, vamo


in "fcp.pt"