segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O sonho tornado realidade


O FC Porto Vitalis está na fase de grupos da EHF Champions League. Num jogo de emoções fortes e decidido no prolongamento, o pentacampeão nacional bateu os romenos do HC Constanta, por 26-22, garantindo por mérito próprio um lugar entre as melhores equipas do andebol europeu pela primeira vez na sua história.

O caminho vitorioso para a maior competição europeia de clubes, iniciado na véspera com um triunfo sobre os noruegueses do Elverum Herrer (29-28), teve continuidade frente ao HC Constanta, num duelo de alta intensidade que terminou com uma igualdade a 19 golos no final do tempo regulamentar. No prolongamento, só deu FC Porto.

Mesmo sem Wilson Davyes e Tiago Rocha, desqualificados após atingirem o limite de exclusões, os azuis e brancos não perderam a alma nem o discernimento, partindo para um tempo extra de grande qualidade. Aliás, na primeira parte do prolongamento, quatro golos sem resposta faziam adivinhar a explosão de alegria que se registaria no final.

Com Pedro Spínola (9 golos) e Gilberto Duarte (6 golos) em tarde de franca inspiração, os Dragões souberam segurar o ímpeto romeno e garantiram um triunfo de consequências históricas. No ano em que celebra o seu 120.º aniversário, o FC Porto terá as suas equipas de futebol, andebol e hóquei em patins nas principais competições europeias de clubes. Ouro sobre azul.

O FC Porto Vitalis alinhou com: Alfredo Quintana (g.r), Gilberto Duarte (6), Tiago Rocha (3), Wilson Davyes, Pedro Spínola (9), Ricardo Moreira (2) e Mick Schubert (2). Jogaram ainda: Hugo Laurentino e João Moniz (g.r), David Davis (1), João Ferraz (2), Daymaro Salina, Miguel Sarmento, Vasco Santos, Nuno Carvalhais e Belmiro Alves (1).

"Demonstrámos que merecemos estar na EHF Champions League"

Ljubomir Obradovic é, naturalmente, um treinador feliz. No final do electrizante encontro frente aos romenos do HC Constanta (26-22), o técnico dos Dragões confessou não ter consciência da importância do feito alcançado, mas garantiu que o FC Porto mostrou qualidade e competência para estar entre os melhores da Europa.

Ljubomir Obradovic
"Ainda não temos consciência daquilo que fizemos e do que atingimos. Pensava que resolveríamos no tempo regulamentar, mas conseguimos ser mais fortes também no prolongamento. Estamos entre as melhores equipas da Europa e vamos defrontar os melhores jogadores do mundo. Demonstrámos que merecemos estar lá. O facto de termos jogado no Dragão Caixa, permitiu-nos jogar com mais um jogador, que são os nossos adeptos. Esta vitória também é deles e, se conseguimos chegar à EHF Champions League, isso também se deve a eles, que nos apoiaram incondicionalmente nos dois jogos".

Um dos grandes destaques da vitória azul e branca foi Pedro Spínola, autor de 9 golos e uma mão-cheia de acções decisivas que permitiram ao pentacampeão nacional garantir finalmente uma vaga na fase de grupos da EHF Champions League.

Pedro Spínola
"Concretizámos um sonho. Estamos entre os melhores da Europa por mérito próprio. Foi um jogo duro e difícil, mas mostrámos ser mais fortes e vencemos de forma justa. Agora que estamos na EHF Champions League, vamo


in "fcp.pt" 

Sem comentários: