quarta-feira, 20 de março de 2013

VALDERRAMA "Jackson? Tem de esperar"

Alguma da comunicação social colombiana tem defendido que o ataque da seleção deveria ser formada por Falcao e o avançado do FC Porto.


Na Colômbia abundam os avançados e por isso o problema para o selecionador José Pekerman é decidir com que dupla iniciará os próximos dois confrontos da fase de qualificação para o Mundial'2014.

Com parte da comunicação social do país a fazer pressão para que Falcao tenha a companhia de Jackson na frente de ataque, há quem ache ainda que "em que equipa que ganha não se mexe".

"Teo e Falcao, essa é a equipa", defendeu esta quarta-feira o mítico Valderrama. "Se a seleção não marca, então temos Jackson, temos Bacca", acrescentou.

Perante a insistência no avançado portista, por oposição à titularidade de Teo Gutierrez, o ex-jogador insiste na ideia. "Jackson? Tem de esperar, não podemos jogar com quatro avançados".


in "ojogo.pt"

EMPRESÁRIO DE LIEDSON "Qualquer jogador quer jogar mais"


Renato Silva lamenta a falta de oportunidades mas garante que Liedson "não está arrependido"
Liedson chegou ao Dragão em janeiro e, desde então, soma apenas 37 minutos pelos azuis e brancos. Renato Silva, empresário do jogador, revela que o avançado gostaria de jogar mais mas sublinha que o Levezinho continua satisfeito na cidade Invicta.

"O Liedson não está arrependido, está contente, pois é uma opção para o treinador", começou por dizer, em declarações à Antena 1. "Qualquer jogador quer jogar mais, mas o treinador é que sabe as suas opções", acrescentou.

Liedson, de 35 anos, chegou ao FC Porto em janeiro, proveniente do Flamengo, e soma três jogos como suplente utilizado de dragão ao peito. 

in "ojogo.pt"

Juventus de olho em Danilo


A imprensa italiana faz hoje eco de um eventual interesse da Juventus no defesa-direito do FC Porto. Problema? O preço do passe do Danilo.
É notícia na imprensa italiana: a Juventus segue com atenção o desempenho de Danilo e começa a ficar convencida do valor do lateral-direito do FC Porto. 

Há notícias mais pormenorizadas. O site Sportevai avança que o clube de Turim terá mesmo enviado observadores para detalharem mais informação sobre Danilo, sendo que as informações entregues ao diretor executivo Guiseppe Marotta são muito favoráveis ao brasileiro, apontado como "um talento".

Danilo surge como opção para reforçar o lado direito da defesa, entregue por estes dias ao suíço Lichsteiner, mas o interesse estará, para já, a esbarrar no valor do passe, cuja cláusula de rescisão é de 50 milhões de euros.

IN "OJOGO.PT"

F.C. Porto: Mangala ou Maicon, quem deve jogar?


O Maisfutebol dá-lhe todos os números das duplas de centrais utilizadas por Vítor Pereira; Otamendi só falhou um jogo


Os números sugerem que a dupla de centrais mais eficaz do F.C. Porto é a composta por Nico Otamendi e Mangala. Os registos recolhidos pelo Maisfutebol dão, por isso, razão a Vítor Pereira na colocação de Maicon no banco, frente ao Marítimo. 

Se olharmos para os 23 jogos já realizados na Liga, é possível perceber que a dupla Otamendi/Mangala jogou 11 vezes de início, mais uma vez do que a composta por Otamendi (o denominador comum) e Maicon. 

O brasileiro teve um início fulgurante e estava numa forma tremenda quando se lesionou na oitava jornada. Abdoulaye fez um jogo de ligação para o início do reinado de Mangala no eixo central, uma aventura interrompida pela expulsão em Aveiro (e posterior lesão) e retomada nos Barreiros. 

Vamos, então, aos dados: com Mangala a jogar ao lado de Nico, a média de golos sofridos é de 0,36 por jogo; com Maicon, o número sobe para 0,6. Curiosamente, Mangala e Maicon já fizeram dois golos cada um neste campeonato. 

Em boa verdade, e como nota de rodapé, os números também indiciam que não tem sido por aqui que o F.C. Porto tem abanado. Os dragões têm, aliás, a melhor defesa da prova. Jogue Maicon ou Mangala ao lado de Otamendi. 

Jogo a jogo, dupla a dupla:

1. Otamendi/Maicon (E 0-0, em Barcelos)
2. Otamendi/Maicon (V 4-0, V. Guimarães)
3. Otamendi/Maicon (V 3-2, em Olhão)
4. Mangala/Maicon (V 4-0, Beira-Mar)
5. Otamendi/Maicon (E 2-2, em Vila do Conde)
6. Otamendi/Maicon (V 2-0, Sporting) * Mangala entrou aos 19m
7. Otamendi/Maicon (V 2-1, no Estoril)
8. Otamendi/Maicon* (V 5-0, Marítimo) * Abdoulaye entrou aos 32m
9. Otamendi/Abdoulaye (V 2-1, Académica)
10. Otamendi/Mangala (V 2-0, em Braga)
11. Otamendi/Mangala (V 1-0, Moreirense)
12. Otamendi/Mangala (V 3-0, em Setúbal)
13. Otamendi/Mangala (V 1-0, Nacional)
14. Otamendi/Mangala (E 2-2, na Luz)
15. Otamendi/Mangala (V 2-0, P. Ferreira)
16. Otamendi/Mangala (V 5-0, Gil Vicente)
17. Otamendi/Mangala (V 4-0, em Guimarães)
18. Otamendi/Mangala (E 1-1, Olhanense)
19. Otamendi/Mangala (V 2-0, em Aveiro)
20. Otamendi/Maicon (V 2-1, Rio Ave)
21. Otamendi/Maicon (E 0-0, em Alvalade)
22. Otamendi/Maicon (V 2-0, Estoril)
23. Otamendi/Mangala (E 1-1, no Marítimo)

TOTAIS:

Otamendi/Maicon
. 10 jogos de início
. 7 vitórias e 3 empates
. 22 golos marcados, 6 sofridos (média de 0,60)

Otamendi/Mangala
. 11 jogos de início
. 8 vitórias e 3 empates
. 24 golos marcados, 4 sofridos (média de 0,36)

Mangala/Maicon
. 1 jogo de início
. 1 vitória
. 4 golos marcados e 0 sofridos

Otamendi/Abdoulaye
. 1 jogo de início
. 1 vitória
. 2 golos marcados e 1 sofrido

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira tem mais um ponto do que na época passada


Vítor Pereira convocado para realizar um final de época perfeito, fica habilitado agora a lidar com a superação a todos os níveis depois de cavada distância de quatro pontos para o líder. 

A fasquia está a nível altíssimo, talvez mesmo inultrapassável, porque os dragões têm pela frente calendário de elevada dificuldade e, além disso, atacam a fase final da época numa perspetiva intimista que faz apelo à desilusão. É tudo muito simples e direto: neste século XXI, sempre que os dragões ultrapassaram a 23.ª jornada como líderes isolados foram campeões nacionais; quando isso não aconteceu deixaram escapar o título, duas vezes para o Benfica, uma para o Sporting e outra para o Boavista.

Vítor Pereira fica assim colocado entre uma espada afiada e uma parede robusta, e para chegar ao bicampeonato pessoal talvez não lhe baste contabilizar os mesmos pontos realizados nas últimas sete jornadas da época passada, quando somou 19 em 21 possíveis. Agora, será necessário encontrar uma fonte de vertigem no futebol portista. Na temporada anterior o FC Porto não dependia de quem quer que fosse para chegar ao título, desta vez falar em nome próprio não é suficiente, há que contar também com a ajuda externa.

Apesar deste super desafio que se coloca ao treinador portista, a verdade é que, de uma forma geral, assiste-se este ano a uma repetição do que aconteceu em 2011/12. E o FC Porto até surge em plano ligeiramente... superior. À passagem pela 23.ª jornada os dragões somavam 56 pontos, desta vez contabilizam 57. A questão essencial é que se assistiu a um largo crescimento do Benfica, que soma agora mais seis pontos relativamente a período idêntico do ano passado... 

Mas Vítor Pereira lida também com o passado riquíssimo que o FC Porto construiu neste século e agora cada vez mais com a suspeita de que não poderá melhorar o percurso dos últimos dois treinadores que passaram dois ou mais anos no dragão: José Mourinho foi bicampeão, Jesualdo Ferreira consagrou-se com o professor do tri.

Pese embora todas as dúvidas que se colocam relativamente ao futuro do treinador e de uma renovação que parece encalhada, a verdade é que Vítor Pereira não terá muito tempo para pensar no futuro a partir de junho. Neste momento tem tarefa assombrosa pela frente, que é eliminar tudo o que o século XXI lhe tem dito e contrariar a tendência que assegura que o título se escapa entre as mãos.


in "abola.pt"

Varela no fio da navalha

EXIBIÇÕES APAGADAS E SUBSTITUIÇÃO ESTRANHA


Apesar das suas exibições estarem longe de outros tempos, Silvestre Varela, de 28 anos, foi o extremo em quem Vítor Pereira mais confiou durante o período em que James esteve lesionado e Atsu na seleção. Isto apesar de os adeptos portistas há muito terem perdido a paciência com algumas prestações do Drogba da Caparica. A situação começa a ser preocupante e até o jogador, habitualmente discreto, se descontrolou.

O último episódio aconteceu nos Barreiros. Depois de ter entrado aos 10 minutos para o lugar de Atsu, Varela esteve no início da jogada do golo de James. Quando se pensava que esse momento seria o clique para uma boa exibição, aconteceu precisamente o contrário. Perdeu fulgor e acabou por ser substituído por Izmailov, numa altura em que a equipa procurava chegar à vitória.

Apesar de Vítor Pereira lhe ter pedido desculpa, Varela descarregou a sua ira na estrutura do banco de suplentes, com um murro, imitando Alvaro Pereira, na época passada, em Braga. A partir daí, o lateral perdeu o seu lugar no onze.

in "record.pt"

JAMES CONTRARIA A VERSÃO DE QUE ESTÁ FORA DE FORMA "Fisicamente já estou bem"

Extremo afiançou que vem treinando bem e atirou para Vítor Pereira a responsabilidade de o colocar a jogar... ou não


Depois de 43 dias a recuperar de uma lesão muscular, James voltou a jogar pelo FC Porto e até marcou um golo no empate com o Marítimo. No entanto, o extremo tem sido acusado de estar a atravessar um período de menor fulgor, algo que o próprio nega liminarmente. "Fisicamente já estou totalmente bem", garantiu o colombiano, em declarações à Imprensa do seu país.

James explicou que vem "treinando bem", mas deixa para Vítor Pereira a responsabilidade de optar se deve ou não jogar de início. "Titularidade? São decisões técnicas; eu apenas treino bem para poder responder quando me derem uma oportunidade para jogar", referiu.

Concentrado nos próximos compromissos da seleção da Colômbia, James afirmou ainda que vê Falcao e Jackson Martínez a formarem uma excelente dupla de ataque. "Se podem jogar juntos? Claro! Por que não? São dois bons jogadores e todos os que estão cá se encontram aptos para jogar", concluiu.


in "ojogo.pt"

Abdoulaye também indisponível

Plantel dos dragões treinou esta manhã, sendo de registar a ausência de Abdioulaye, que se juntou aos indisponíveis Elton, Atsu e Quiñones.


Abdoulaye não participou, na manhã desta quarta-feira, no treino do FC Porto, no Olival, juntando-se, por motivo de lesão, aos já indisponíveis Helton, Atsu e Quiñones.

Atendendo a que Varela, João Moutinho, James, Jackson Martinez e Defour se encontram ao serviço das respetivas seleções, o treinador Vítor Pereira contou com 14 elementos do plantel principal, a que se juntaram 13 da equipa B, com Fucile incluído.

Para quinta-feira de manhã está agendado novo treino.


in "ojogo.pt"

EX-PORTISTA NÉLSON SOBRE DANILO "Valor do passe pode gerar carga excessiva"

Brasileiro passou a ser o alvo dos adeptos e o antigo lateral compara o atual cenário com aquele que viveu por ocasião da contratação de Ibarra. Quanto mais caro, pior...


Depois de uma semana em que o FC Porto saiu da Champions e comprometeu as contas do tricampeonato, é inevitável que entre o balanço coletivo também surjam críticas individuais. Danilo foi visado no regresso da Madeira, à custa de um rótulo que o persegue. 

"É inevitável que se fale no valor pago pelo passe de Danilo quando se fala das exibições dele e esse valor pode estar a gerar uma carga excessiva por causa das expectativas que depois não são alcançáveis", explicou Nélson, antigo lateral-direito do FC Porto e do Sporting. 

Aliás, esta situação nem é nova: 

"Aconteceu na minha passagem pelo FC Porto, quando se contratou o Ibarra. Pagaram mais de quatro milhões por ele na altura, era o jogador mais caro de sempre do clube, e depois acabou por nunca conseguir render ao nível do que se esperava, acabando até por ser meu suplente".


in "ojogo.pt"