sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Alvaro Pereira está convocado

NOVIDADE NOS ELEITOS PARA O JOGO COM JUV. ÉVORA


Alvaro Pereira está recuperado e entra nas opções de André Villas-Boas para o jogo com o Juventude de Évora, no sábado, às 18 horas.
O lateral lesionou-se ao serviço do Uruguai e tinha perspetivas de um mês de paragem, mas acabou por evoluir de forma acelerada, estando agora apto para os jogos com o Juventude, o CSKA de Sofia e o P. Ferreira.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Pawel Kieszek;
Defesas: Sapunaru, Maicon, Sereno, Otamendi, Emídio Rafael e Alvaro Pereira;
Médios: Guarín, Belluschi, João Moutinho, Castro e Ruben Micael;
Avançados: Falcão, Hulk, Walter, Ukra e James Rodríguez.
in "record.pt"

Villas-Boas: «Clubes da Champions vêm frustrados»

TÉCNICO AFIRMA QUE LIGA EUROPA É "ABERRAÇÃO"


André Villas-Boas classificou esta 6.ª feira o formato da Liga Europa como "aberrante" e, quando foi questionado sobre os possíveis candidatos a vencer a competição, acabou por criticar as equipas provenientes da Liga dos Campeões.
"Para além dos clubes que já estavam nesta competição, aparecem novos candidatos vindos da Liga dos Campeões. Estas equipas vêm frustradas pela eliminação e querem vencer a Liga Europa, tal como aconteceu com o Atlético Madrid. Do fracasso passam à glória", frisou o treinador em conferência de imprensa, referindo-se, indiretamente, a Benfica e Sp. Braga.
"Esta prova é uma aberração. O formato está muito mal feito", reforçou.
Quando confrontado sobre que adversário gostaria de encontrar nos 16-avos-de-final da prova europeia, Villas-Boas afirmou que não tem qualquer preferência:
"Ainda falta disputar uma jornada de Liga Europa, não tenho adversários preferidos para o sorteio da competição."
Villas-Boas: «Alívio enorme após Jaílson falhar»
TÉCNICO NÃO OUVIU APITO DE ELMANO SANTOS


O último jogo entre FC Porto e V.Setúbal fez correr alguma tinta. André Villas-Boas, que não viu qualquer tipo de polémica, admite ter sentido "um alívio enorme após Jaílson falhar a grande penalidade".
"Os penáltis foram bem assinalados. Não ouvi o apito do árbitro na primeira tentativa de Jaílson. Por isso pergunto: Quais são os casos com o V.Setúbal?"
Quanto ao encontro propriamente jogado, o técnico dos dragões acredita que a equipa nem sempre pode jogar com a mesma qualidade, devido à frequência de partidas realizadas:
"Fizemos uma 2.ª parte muito pouco conseguida. Corremos atrás do prejuízo, podíamos ter pago caro."
No que concerne à polémica entre Falcão e Collin, na grande penalidade, Villas-Boas acredita que o defesa sadino quis passar uma "mensagem mentirosa".
"As declarações de Collin foram um disparate pegado. Ele apenas quis aparecer. Quis ter brilhantismo", acusou.
Villas-Boas: «Sporting já recebeu prendas»
TÉCNICO RESPONDE A COSTINHA


A conferência de imprensa destinava-se à analise do embate de sábado do FC Porto com o Juventude de Évora, mas André Villas-Boas acabou por responder a Costinha, que esta semana comentou a arbitragem na receção dos dragões ao V. Setúbal, adversário que o Sporting defronta na Taça de Portugal.
"O Sporting já recebeu prendas nos jogos com o Lille, Olhanense e Vitória de Guimarães", disparou o treinador portista esta 6.ª feira.
Recorda-se aqui o que o diretor desportivo do Sporting afirmou na 3.ª feira, a propósito do jogoFC Porto-V. Setúbal (1-0):
"Só espero que as equipas que tenham sido prejudicadas não sejam beneficiadas nos próximos jogos."
in "record.pt"





Uns fazem sombra, outros... nem por isso

Souza esvaziou, James nunca encheu, Walter continua com uma afirmação aos soluços e, bem vistas as coisas, sobressaem quatro jogadores como elementos regulares nas alternativas cozinhadas por André Villas-Boas para fazer sombra à equipa-base (ver gráfico de utilização por mês). Esses jogadores são, Guarín (fez os últimos oito jogos e tornou-se na 'sombra' mais utilizada), Rúben Micael, Fucile e Otamendi, todos na casa dos 700 minutos de utilização, resultantes de chamadas regulares ao onze. Com a chegada da Taça de Portugal ao calendário portista, haverá nova oportunidade para alguns jogadores ganharem espaço.

Desde o início da temporada que ficou claro o onze-base portista, expresso na utilização de campeonato e Liga Europa. Basicamente, a rotação do plantel ficou limitada ao lugar de defesa-direito, com Sapunaru a ceder algumas vezes o lugar a Fucile, e à constante utilização de Rúben Micael a partir do banco, sendo a aposta mais regular desde o início. Por outro lado, as lesões de Fernando e o castigo de Maicon fizeram subir em flecha a utilização de Otamendi e Guarín. Mas, nem sempre foi assim. No início da época foi Souza quem teve o estatuto de suplente mais vezes utilizado, perdendo aos poucos o fulgor. A lombalgia que o afastou uns dias dos treinos é coisa recente, e não explica o súbito eclipse. O médio brasileiro conseguiu somar 233 minutos de competição em Agosto, um valor que só foi ultrapassado por Guarín em Novembro, num mês em que beneficiou da ausência de Fernando para se afirmar como alternativa.

Depois do quarteto mais vezes utilizado como alternativa está Rodríguez, com uma utilização flutuante ao longo dos meses. Agora, numa altura em que podia aproveitar a lesão de Varela, que só regressa aos relvados em 2011, também se lesionou e abriu, provavelmente, a porta a... James, uma das contratações mais caras do defeso e o suplente com menos minutos de jogo no FC Porto: 50, repartidos por três partidas.

Rolando é o jogador mais utilizado do plantel

Com mais de um terço do campeonato decorrido, e quase esgotada a fase de grupos da Liga Europa, Rolando é o jogador do plantel mais vezes utilizado por André Villas-Boas. Tem 21 jogos disputados e soma 1890 minutos de competição. Só falhou, portanto, dois jogos: Limianos e CSKA de Sófia, na Bulgária. Amanhã, provavelmente, vai falhar o terceiro jogo da época. O central é seguido de perto por Helton, que tem menos um jogo e soma 1800 minutos em campo. Aliás, há mais quatro jogadores com o mesmo número de jogos de Rolando (21), mas menos minutos, como são os casos de Hulk, João Moutinho, Falcao e Belluschi. Do onze-tipo de André Villas-Boas, Varela é o jogador com menos minutos, com 1139, fruto de constantes substituições. Depois dele, todos têm menos de 1000 minutos de jogo.

Casos emblemáticos

Guarín

É o suplente mais utilizado, com 777 minutos somados em 13 jogos. Suplantados os problemas físicos sentidos em Agosto e Setembro, o colombiano teve um mês cheio em Novembro, beneficiando da lesão de Fernando. Além de trinco, já jogou no meio-campo ofensivo.

Rúben Micael

Mantém uma utilização constante ao longo dos meses: nem menos de 100, nem mais de 200 minutos. Tendo sido chamado para 16 partidas, Rúben Micael pode ser considerado o suplente que está mais perto da titularidade. Já marcou um golo.

Souza

Cinco, quatro, dois e um. Esta é a contagem de jogos do brasileiro em Agosto, Setembro, Outubro e Novembro. Ou seja, começou bem e foi perdendo fulgor até praticamente desaparecer. Houve uma lesão pelo meio, é certo, mas não demorou assim tanto tempo a recuperar.

James

Custou 5,1 milhões de euros (por 70 por cento do passe) e só foi utilizado 50 minutos, repartidos por três jogos. É o suplente com menos utilização. Com 19 anos, o colombiano está a ser integrado lentamente depois de uma pré-época em bom plano. Os adeptos querem mais.

in "ojogo.pt"

Falcao esmagador

Falcao prepara-se para massajar o ego com mais uma distinção individual. O golo apontado de calcanhar ao Atlético de Madrid, na temporada passada, na Liga dos Campeões, recolhe, a poucos dias de encerrar a votação, 80 por cento das preferências dos adeptos que participaram na eleição promovida pela cadeia de televisão Fox Sports.

Numa altura em que El Tigre está de regresso aos treinos sem limitações, depois de um período de gestão de esforço a seguir a uma dura prova física em Viena e ao embate que se lhe seguiu na Liga, contra o Setúbal, o avançado colombiano pode já ir preparando o discurso para agradecer à distância o troféu da oitava edição dos prémios Fox Sports que visa distinguir os feitos dos atletas hispânicos e latino-americanos e que será entregue na próxima terça-feira, dia 14 de Dezembro, num casino da Flórida.

Falcao já começou a agradecer aos fãs a votação, através do Twitter. Com o golo do colombiano concorreram outros da Champions da edição 2009/10, como o de Messi ao Estugarda, que, até agora, reúne apenas 11 por cento das preferências; ou o segundo de Diego Milito na final de Madrid, contra o Bayern Munique, com apenas cinco por cento dos votos. Mais atrás sobram ainda Mark Gonzalez (CSKA de Moscovo), com o golo do empate frente ao Sevilha, com quatro por cento, ou o golo apontado ao Inter de Alejandro Dominguez (Rubin Kazan), com apenas um por cento das preferências.

Este ano, mas na Liga Europa, Falcao segue como melhor marcador da prova, tendo mesmo feito três golos no último jogo.

Atento à votação


Falcao tem acompanhado a votação da Fox Sports e ontem até agradeceu aos adeptos o apoio, num sinal claro de que está a par do assunto e que o segue com interesse. "Obrigado pelos votos, faltam poucos dias para encerrar a votação", exclamava ontem, através do Twitter, onde surgia um link directo com o evento da Fox para tratar de arrecadar mais uns votos.

Outro de calcanhar


Os golos de calcanhar de Falcao ainda não são uma marca registada, mas quase, porque o colombiano não hesita em recorrer a essa faceta artística para maravilhar os adeptos. Contra o Benfica, El Tigre repetiu a façanha, apontando aquele que ele próprio definiu como o golo mais bonito da sua carreira, um golo que nenhum adepto do FC Porto vai esquecer, após uma noite memorável.
in "ojogo.pt"

Gestão sem riscos

técnico dará minutos aos menos utilizados na Taça
 
O FC Porto corre por um tri inédito na Taça de Portugal e o Juventude de Évora é o próximo obstáculo que a equipa tem de ultrapassar rumo a esse objetivo. Para além disso, André Villas-Boas já manifestou publicamente a sua intenção de chegar ao final do ano com o estatuto de invencível, mas nem isso alterará a sua forma de gerir o plantel.

Sábado, no Dragão, frente a uma equipa do 3.º escalão do futebol português, o técnico vai mexer no onze, apostando em jogadores que têm vindo a ser menos utilizados e dando descanso aos restantes. Contudo, fará essa gestão sem correr o risco de falhar os objetivos atrás referidos. Ainda assim, vai mesmo mexer em todos os sectores.

Atrás

Na baliza, por exemplo, Villas-Boas vai promover a estreia oficial de Kieszek com a camisola do FC Porto. Já no que diz respeito ao quarteto defensivo, é seguro que vai haver mudanças, mas essas são bem mais difíceis de perspetivar, nomeadamente no que às alas diz respeito. Isto porque, para o eixo, o treinador deve apostar na dupla composta por Maicon e Sereno. De resto, ainda com Alvaro Pereira fora de combate, a luta pela titularidade nas duas laterais será feita a três: Sapunaru, Fucile e Emídio Rafael.

No meio

Avançando, então, para o meio-campo, aí a principal novidade deve ser a chamada de Ruben Micael à titularidade. O madeirense reclama mais oportunidades, aquelas que não tem tido na Liga, e a Taça surge como o espaço competitivo ideal para satisfazer esse seu desejo. Ainda longe do nível apresentado na época passada, o ex-Nacional da Madeira aposta forte nos dois jogos que se seguem, pois deve ser titular em ambos. Guarín e Belluschi ou Moutinho devem completar trio do miolo, sendo quase garantido que Souza voltará às opções, embora deva começar o jogo com a equipa alentejana no banco de suplentes.

À frente

Por fim, no ataque também haverá diversas alterações, uma vez que só o incrível e incansável Hulk deverá manter-se no onze.

Villas-Boas aproveitará para dar algum descanso a Falcão. Ainda assim, deve convocá-lo, ficando como reserva para o caso de o jogo seguir caminhos semelhantes aos de Moreira de Cónegos. De resto, Hulk descairá pela direita, enquanto que no lado oposto deve surgir James Rodríguez...

in "record.pt"

Fernando reintegrado juntamente com Palito

brasileiro e uruguaio trabalham com o plantel
 
Fernando e Alvaro Pereira estão muito perto da recuperação total, depois de ontem já terem sido integrados nos trabalhos do plantel. Os dois sul-americanos ainda evoluem com algumas limitações, mas tudo indica que na próxima semana sejam dados como aptos para a competição.

Boas notícias para André Villas-Boas, que assim poderá voltar a contar com duas das suas pedras basilares no jogo com o Paços de Ferreira, na última jornada antes da paragem do Natal. Apesar de poderem estar a postos ainda antes, é pouco provável que sejam utilizados diante do CSKA Sofia, na quarta-feira. O dossiê Liga Europa está resolvido, pelo que o técnico não deverá correr riscos com a chamada de ambos ao onze. O encontro da Mata Real concentra maiores atenções nesta fase, face ao interesse dos dragões no campeonato.

No que respeita a Fernando, o médio contraiu uma tendinite no joelho direito, em Viena, tendo falhado o encontro com o V. Setúbal. Uma lesão que veio complicar a missão ao médio de 23 anos, que estava a readquirir ritmo, depois de uma paragem de quase um mês devido a um problema muscular contraído em Coimbra. Problemas que atrapalharam um bom início de época do Polvo.

Contratempo

Quanto a Palito, era, até ao momento da paragem, o jogador mais utilizado por Villas-Boas. Um trabalhador incansável que só encostou depois de se lesionar ao serviço da seleção uruguaia há 3 semanas. Daí para cá, o lateral-esquerdo, de 25 anos, falhou quatro encontros: Moreirense, Sporting, Rapid Viena e V. Setúbal. Uma situação invulgar para um atleta de eleição que não encontra limites à suas capacidades. Só assim é capaz de manter o mesmo nível exibicional ao longo de uma época.

in "record.pt"

Moratti exige título a Benítez e não esquece Villas-Boas

Se o espanhol não ganhar o Mundial de Clubes, o despedimento deve ser inevitável. Técnico do FC Porto é o desejado pelo presidente

"Não quero criar problemas à equipa, antes nem durante do Mundial de Clubes, depois veremos." Massimo Moratti, presidente do Inter de Milão, ainda não digeriu a derrota (3-0) frente ao Werder Bremen, para a Liga dos Campeões, mas para já não toma qualquer decisão quanto ao futuro do treinador Benítez. No entanto, o espanhol sabe que a sua continuidade à frente do Inter está por um fio. E o português André Villas--Boas, que é visto por Moratti como o Mourinho II, surge como a grande "ameaça".

O líder do clube voltou a elogiar o treinador do FC Porto, reconhecendo o grande trabalho que tem desenvolvido esta época, mas, para já, recusa admitir o interesse na sua contratação. Até porque, durante a próxima semana o Inter vai tentar conquistar o primeiro troféu da actual temporada.

Moratti, antes de embarcar para Abu Dhabi, onde a equipa participa no Mundial de Clubes da FIFA, avisou Benítez de que é obrigatório conquistar este título. "Temos de acordar. Os jogadores precisam de apoio psicológico para recomeçarem a fazer o que conseguiam antes. Agora já não há mais espaço para desculpas. Temos que ganhar o Mundial e Benítez tem de dar uma prova de carácter. Ele tem de dirigir a equipa e fazer com que funcione como um relógio, como esta equipa demonstrou no passado", alertou Moratti, descontente com a derrota na Champions e o quinto lugar na Liga italiana.

Entretanto, no FC Porto, André Villas-Boas prepara o jogo com o Juventude de Évora, para a Taça de Portugal . E ontem o técnico já pode contar com o colombiano Falcao, que treinou sem limitações. Álvaro Pereira e Fernando também já subiram ao relvado, mas trabalharam de forma condicionada. Em tratamento continuam Beto, Cristián Rodríguez e Varela.

in "dn.pt"

Recorde à vista para o F. C. Porto

Se ganhar amanhã, sábado, ao Juventude de Évora, em jogo a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, o F. C. Porto estabelecerá um novo recorde de partidas seguidas sem derrotas no clube. A equipa portista não perde há 33 jogos, desde 21 de Março deste ano.

Depois de ter terminado a temporada passada com dez vitórias consecutivas, sob o comando de Jesualdo Ferreira, a equipa portista soma agora 23 jogos sem perder na presente época, com André Villas-Boas ao leme. Contas feitas, são 33 partidas seguidas sem derrotas, um número que iguala a série conseguida por José Mourinho, em 2003/04, durante a época que terminou para os dragões com a conquista da Champions, em Gelsenkirchen.

O último desaire do F. C. Porto data de 21 de Março deste ano, dia em que a equipa azul e branca perdeu para o Benfica (0-3) a final da Taça da Liga, no Algarve. Desde então, o registo é de 30 vitórias e três empates, que abre caminho a um novo recorde no clube, se os portistas confirmarem o total favoritismo com que partem para a partida de amanhã, sábado. com o Juventude de Évora, referente aos oitavos-de-final da Taça.

Entre 1 de Outubro de 2003, dia em que foi batido pelo Real Madrid (1-3), na fase de grupos da Champions, e 3 de Abril de 2004, quando perdeu com o Gil Vicente (2-0) numa partida do campeonato, o F. C. Porto de Mourinho obteve 28 triunfos e cinco empates, num percurso que incluiu a célebre eliminatória da Champions com o Manchester United e também os primeiros jogos oficiais no Estádio do Dragão.

De resto, a série actual já ultrapassou os 32 jogos consecutivos sem derrotas que o clube somou na parte final da época de 1995/96, com Bobby Robson no banco, e no início da de 1996/97, com António Oliveira como treinador, graças ao triunfo da passada segunda-feira sobre o V. Setúbal.

Ao longo deste percurso, os dragões conquistaram a Taça de Portugal da época passada, ainda com Jesualdo no banco, e também a Supertaça deste ano, já com Villas-Boas no comando, partindo igualmente para um início de campeonato em grande estilo, que lhes permite, terminada a 13.ª jornada, liderar a classificação com oito pontos de vantagem sobre o Benfica

Antes da paragem natalícia, o recorde poderá ser alargado nos jogos com o CSKA de Sófia (quarta-feira) e Paços de Ferreira (dia 19), seguindo-se, no início de 2011, partidas no Dragão com o Nacional (Taça da Liga, no dia 2 de Janeiro) e com o Marítimo (15.ª jornada da Liga, a 9 de Janeiro).

in "jn.pt"

James. Um Bond que de secreto só tem mesmo a falta de minutos

O FC Porto desviou o colombiano do Benfica por 5 milhões mas este só fez três jogos. Amanhã terá uma oportunidade para se mostrar

Há os reforços do FC Porto, os reforços do Benfica e o ex-possível reforço do Benfica que foi parar ao FC Porto. Verão que é Verão tem sempre uma novela rocambolesca para animar o pessoal de férias e vender mais uns jornais. Só que, como se viu na presente época, nem sempre o final é igual: Rodríguez teve sucesso, Falcao fez furor, Alvaro Pereira impressionou mas James Rodríguez, o mais novo e recente caso, vem desiludindo - tem o dobro de meses de trabalho no Dragão (seis) do que jogos (três). E, até ao momento, cada um dos 50 minutos que actuou, atentando no preço investido pelos 70% do passe adquiridos, custou 100 mil euros. Amanhã, frente aos heróis de Évora que resistem na Taça, a juventude do colombiano será colocada à prova pelo Juventude - e, aí, logo se poderá ver o real talento do número 19 azul que tem 19 anos.

James - que o próprio explicou quando chegou pronunciar-se "Rámés" e não à inglesa - já teve a alcunha de James Bond de Banfield (aqui convém mesmo ser pronunciado num tom british, para dar alguma lógica à coisa) mas, após a chegada a Portugal, só mesmo a falta de minutos tem algo de secreto. Há explicações óbvias - rendimento do trio Varela-Hulk-Falcao, período de adaptação ao futebol nacional e ao modelo portista ou Cristian Rodríguez e Ukra como adversários de peso na sombra dos titulares - mas, na verdade, a aposta (e as exibições) durante a pré-época abriu uma expectativa que nunca se chegou a confirmar.

Agora, com Silvestre Varela e Cristian Rodríguez afastados da competição provavelmente até ao final do ano, abre-se uma janela de oportunidade para James provar que o badalado interesse de alguns grandes clubes europeus na sua contratação não foi obra do acaso. E, já agora, contribuir para a justificação que deu quando chegou ao Porto para não optar pelos rivais encarnados: "Conheço o clube das competições europeias e também pelas conquistas. O FC Porto é o melhor clube de Portugal e chego com uma grande esperança de ser campeão aqui".

Apesar de ser pequeno e franzino, bastaram poucos jogos ao serviço do Envigado, a formação onde deu os primeiros pontapés a sério na bola, para despertar a cobiça de conjuntos sul-americanos de maior dimensão. A troco de meros 280 mil euros, foi o Banfield, da Argentina (por onde passaram grandes nomes como Javier Zanetti, Camoranesi ou Julio Cruz), que levou a melhor mas, dois anos depois, a saída tornou-se um cenário inevitável. A Udinese teve o direito de preferência do jogador após a Libertadores, a Sampdoria pensou em James para suceder a Cassano e a Juventus fez uma abordagem informal ao representante do extremo mas o destino estava traçado: Portugal. Seis meses depois, a luz que fazia do colombiano uma estrela em ascensão eclipsou-se. O Juventude de Évora é uma oportunidade de ouro para recuperá-la.

in "ionline.pt"

Bruno Moraes: «Foi maravilhoso estar na conquista da Champions»

Avançado fez um jogo na campanha de ouro do F.C. Porto em 2004


Actualmente a jogar na Roménia, no Gloria Bistrita, Bruno Moraes, que faz parceria no ataque com o irmão Moraes, lembrou os tempos que passou em Portugal, em especial as dificuldades de adaptação e o rol de lesões que lhe atormentaram a carreira, manifestando ainda a vontade de «terminar a carreira no Santos».

«No meu primeiro ano no F.C. Porto joguei pouco. Então o clube resolveu emprestar-me ao Vitória de Setúbal para jogar regularmente. Só que no final do empréstimo, eu acabei por me lesionar. Mesmo assim o F.C. Porto renovou o meu contrato e em 2006 e 2007, eu joguei algumas partidas, mas não tive uma sequência», lamentou, em declarações ao site brasileiro «Trivela».

Os primeiros tempos em solo luso foram marcantes para um jovem jogador como era, na altura, Bruno Moraes: «Vim muito cedo para a Europa e fiquei sozinho a maior parte do tempo. A minha família e a minha namorada só me visitavam de vez em quando.»

Ainda assim, Bruno Moraes foi campeão europeu pelos dragões, sendo suplente utilizado no jogo com o Manchester United, em casa. «Foi uma aprendizagem muito importante. Foi maravilhoso estar nessa conquista. Mais tarde ainda joguei mais alguns jogos na Liga dos Campeões, em 2006/07», lembrou, ele que até fez um golo, ao Hamburgo.

O avançado, por fim, não esquece José Mourinho, treinador que o trouxe para a Europa e que descreve como «caprichoso e detalhista».

Lembre o golo de Bruno Moraes ao Hamburgo:

André Villas Boas arrasa em (quase) toda a linha

Já campeão de Inverno ainda com algum Outono pela frente, André Villas Boas surge destacadíssimo à cabeça do Dragão.

Na tabela de todos os comparativos do milénio, o “rookie” impõe-se com uma inesperada urgência, celebrando com improvável antecedência (13.ª jornada!) esse título intercalar que nada significa com a carruagem ainda distante do ponto de viragem, mas que, na prática, deixa sem cor toda a concorrência e, objectivamente, oferece, em oposição interna neste milénio, um domínio de parciais quase, quase absoluto!

É, de facto, uma inesperada e escaldante afirmação de personalidade, a que André Villas Boas consegue transmitir para o FC Porto logo à sua primeira época no dragão, também a primeira época que iniciou à frente de um clube, ou de um grande clube, neste caso!

Mas não há travão: neste milénio, e em oposição aos seus antecessores no cargo, que vão de Fernando Santos a Jesualdo Ferreira... passando por José Mourinho, os indicadores parciais não poderiam ser mais efusivos e significativos para André Villas Boas: o FC Porto marca que se farta, defende como ninguém, mantém-se imbatível e reserva para descanso próprio uma margem pontual também quase insuperável.

Mais pontos, mais tudo!

Numa síntese aberta, é realmente assim: mais pontos, mais vitórias, maior diferença de golos, zero derrotas. Um flagrante apanhado de superioridades que apenas perde vago fulgor em diferenças mínimas para os dois maiores ganhadores da década, no dragão, Mourinho e Jesualdo. Mas Villas Boas, que já tem um troféu (Supertaça), ainda pode melhorar muito os seus números, antes de se começar a falar das coisas realmente importantes: os grandes troféus.

No entanto, e com os avaliadores intermédios alinhados à base do precoce título de campeão de Inverno, Villas Boas mostra de facto serviços máximos, em comparação com Fernando Santos, Octávio, Mourinho, Fernandez, Couceiro, Adriaanse e Jesualdo: meio ano depois de entrar no Dragão sob uma nuvem de interrogações, já ninguém lhe pode chamar fanfarrão. Anunciou que queria marcar o seu território, que é um obcecado pelo método e pelo estilo, que só sobreviria com vitórias.

E de facto, face às expectativas, parece ter muito mais para oferecer ao FC Porto do que uma maioria significativa esperava, desarmando com extraordinária facilidade os que ousaram duvidar das suas capacidades.

in "abola.pt"