sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Uns fazem sombra, outros... nem por isso

Souza esvaziou, James nunca encheu, Walter continua com uma afirmação aos soluços e, bem vistas as coisas, sobressaem quatro jogadores como elementos regulares nas alternativas cozinhadas por André Villas-Boas para fazer sombra à equipa-base (ver gráfico de utilização por mês). Esses jogadores são, Guarín (fez os últimos oito jogos e tornou-se na 'sombra' mais utilizada), Rúben Micael, Fucile e Otamendi, todos na casa dos 700 minutos de utilização, resultantes de chamadas regulares ao onze. Com a chegada da Taça de Portugal ao calendário portista, haverá nova oportunidade para alguns jogadores ganharem espaço.

Desde o início da temporada que ficou claro o onze-base portista, expresso na utilização de campeonato e Liga Europa. Basicamente, a rotação do plantel ficou limitada ao lugar de defesa-direito, com Sapunaru a ceder algumas vezes o lugar a Fucile, e à constante utilização de Rúben Micael a partir do banco, sendo a aposta mais regular desde o início. Por outro lado, as lesões de Fernando e o castigo de Maicon fizeram subir em flecha a utilização de Otamendi e Guarín. Mas, nem sempre foi assim. No início da época foi Souza quem teve o estatuto de suplente mais vezes utilizado, perdendo aos poucos o fulgor. A lombalgia que o afastou uns dias dos treinos é coisa recente, e não explica o súbito eclipse. O médio brasileiro conseguiu somar 233 minutos de competição em Agosto, um valor que só foi ultrapassado por Guarín em Novembro, num mês em que beneficiou da ausência de Fernando para se afirmar como alternativa.

Depois do quarteto mais vezes utilizado como alternativa está Rodríguez, com uma utilização flutuante ao longo dos meses. Agora, numa altura em que podia aproveitar a lesão de Varela, que só regressa aos relvados em 2011, também se lesionou e abriu, provavelmente, a porta a... James, uma das contratações mais caras do defeso e o suplente com menos minutos de jogo no FC Porto: 50, repartidos por três partidas.

Rolando é o jogador mais utilizado do plantel

Com mais de um terço do campeonato decorrido, e quase esgotada a fase de grupos da Liga Europa, Rolando é o jogador do plantel mais vezes utilizado por André Villas-Boas. Tem 21 jogos disputados e soma 1890 minutos de competição. Só falhou, portanto, dois jogos: Limianos e CSKA de Sófia, na Bulgária. Amanhã, provavelmente, vai falhar o terceiro jogo da época. O central é seguido de perto por Helton, que tem menos um jogo e soma 1800 minutos em campo. Aliás, há mais quatro jogadores com o mesmo número de jogos de Rolando (21), mas menos minutos, como são os casos de Hulk, João Moutinho, Falcao e Belluschi. Do onze-tipo de André Villas-Boas, Varela é o jogador com menos minutos, com 1139, fruto de constantes substituições. Depois dele, todos têm menos de 1000 minutos de jogo.

Casos emblemáticos

Guarín

É o suplente mais utilizado, com 777 minutos somados em 13 jogos. Suplantados os problemas físicos sentidos em Agosto e Setembro, o colombiano teve um mês cheio em Novembro, beneficiando da lesão de Fernando. Além de trinco, já jogou no meio-campo ofensivo.

Rúben Micael

Mantém uma utilização constante ao longo dos meses: nem menos de 100, nem mais de 200 minutos. Tendo sido chamado para 16 partidas, Rúben Micael pode ser considerado o suplente que está mais perto da titularidade. Já marcou um golo.

Souza

Cinco, quatro, dois e um. Esta é a contagem de jogos do brasileiro em Agosto, Setembro, Outubro e Novembro. Ou seja, começou bem e foi perdendo fulgor até praticamente desaparecer. Houve uma lesão pelo meio, é certo, mas não demorou assim tanto tempo a recuperar.

James

Custou 5,1 milhões de euros (por 70 por cento do passe) e só foi utilizado 50 minutos, repartidos por três jogos. É o suplente com menos utilização. Com 19 anos, o colombiano está a ser integrado lentamente depois de uma pré-época em bom plano. Os adeptos querem mais.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: