quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Álvaro Pereira (perfil): um adeus anunciado (e amuado)


Um ciclo condenado a chegar ao fim; mal-estar instalado desde o jogo da última época em Braga; cláusula de rescisão era de 30 milhões


Álvaro Pereira sai do F.C. Porto para o Inter por 10 milhões de euros, três anos após ter sido contratado ao CFR Cluj por 4,5 milhões. No Dragão, o lateral esquerdo foi, desde o início, uma peça de enorme regularidade e rigor. E assim se manteve nas duas primeiras temporadas. 

Sucedeu ao surpreendente fenómeno-Cissokho, impôs-se rapidamente nas opções de Jesualdo Ferreira e conquistou a exigente falange azul e branca. A forma como chegou aos azuis e brancos, após ter recusado uma mudança da Roménia para o Benfica, também ajudou a incrementar o seu nível de simpatia no Porto. 

O ciclo de Álvaro Pereira nos bicampeões pode muito bem ser dividido em duas partes: antes e depois da conquista da Liga Europa, em Dublin. Até aí, em dois anos, o lateral manteve um nível elevadíssimo, raramente falhou um jogo e era um nome indiscutível. 

Após esse ano brilhante sob os auspícios de André Villas-Boas, o flirt de outros clubes mexeu com Álvaro, a transferência para o Chelsea chegou a estar apalavrada (e rondaria os 22 milhões), mas o uruguaio viu frustradas as suas pretensões. 

O apelo financeiro e o encanto da Premier League transtornaram Álvaro Pereira. Isso ficou claro, desde essa altura. Curiosamente, um ano antes, o uruguaio dizia à imprensa que >«o dinheiro passa, a glória e o prestígio ficam», em vésperas da final da Taça de Portugal contra o Desp. Chaves. 

O mesmo dinheiro que agora o leva para a Serie A. 

A terrível noite de Braga

O F.C. Porto resistiu à especulação no mercado de verão-2011. Álvaro ficou. Voltou a ser dono do lugar durante quase toda a época, apesar da presença do prometedor Alex Sandro, e só uma atitude deselegante em Braga o arremessou das primeiras escolhas. 

O uruguaio foi substituído por Vítor Pereira, reagiu mal e perdeu a titularidade nas últimas jornadas. Voltou a jogar somente na última ronda, em Vila do Conde. Na altura não se sabia, mas essa seria a partida de despedida. 

Vieram as férias, os compromissos com a seleção e o regresso ao F.C. Porto de sorriso amarelo. Todas as partes tentaram normalizar a relação, embora os sintomas apontassem precisamente no sentido oposto. 

Primeiro foi o conflito com Kléber, depois os treinos à parte no ginásio, agora o lacrar do adeus. 

Álvaro Pereira amuou e desvalorizou à volta de 12 milhões de um verão para o outro, apesar de ainda ter dado um lucro superlativo ao F.C.Porto: custou 4,5 milhões, saiu por 10. Tinha uma cláusula de rescisão de 30 milhões e contrato até 2015.

Os números de Álvaro Pereira

2009/2010
Campeonato: 28 jogos a titular, 1 golo
Taça de Portugal: 4 jogos a titular
Taça da Liga: 4 jogos (uma vez suplente utilizado)
Supertaça: 1 jogo a titular
Liga dos Campeões: 8 jogos a titular

Total: 45 jogos, 1 golo

2010/2011
Campeonato: 21 jogos a titular
Taça de Portugal: 3 jogos a titular, 1 golo
Supertaça: 1 jogo a titular
Liga Europa: 14 jogos (uma vez suplente utilizado)

Total: 39 jogos, 1 golo

2011/2012
Campeonato: 23 jogos a titular, 1 golo
Taça de Portugal: 1 jogo a titular
Taça da Liga: 3 jogos (uma vez suplente utilizado) 
Liga dos Campeões: 6 jogos a titular
Liga Europa: 1 jogo a titular

Total: 34 jogos, 1 golo

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto confirma Álvaro Pereira no Inter

Dez milhões de euros pagos a pronto. Valor total pode ascender a quinze milhões, dependendo de uma "remuneração variável".


A SAD do FC Porto confirmou a transferência de Álvaro Pereira para o Inter de Milão, esta quinta-feira, através de comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Os azuis e brancos recebem dez milhões de euros, logo à partida podendo o valor total atingir quinze milhões, dependendo do "pagamento de uma remuneração variável".
"A formalização final deste acordo está dependente da celebração do contrato de trabalho do atleta com o Inter de Milão", pode ler-se na referida nota.
O acordo entre FC Porto e Inter de Milão estava já a ser dado como certo pela imprensa italiana, durante a tarde de hoje.

O lateral-esquerdo uruguaio deverá rubricar um contrato válido por quatro épocas com os "nerazurri".

Leia, em baixo, na íntegra, o comunicado emitido pela SAD do FC Porto.


"A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo com o FC Internazionale Milano (Inter Milão) para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Alvaro Pereira pelo valor de 10.000.000 € (dez milhões de euros).

Este acordo prevê o pagamento de uma remuneração variável, pelo que o montante global a receber poderá atingir os 15.000.000 € (quinze milhões de euros).
Mais se informa que a formalização final deste acordo está dependente da celebração do contrato de trabalho do atleta com o Inter de Milão".
in "rr.pt"

Depois do empate a zeros o FC Porto está obrigado a vencer


O FC Porto empatou 0-0 no passado domingo, dia 19 de Agosto, em Barcelos, no primeiro jogo dos azuis e brancos da Liga Zon Sagres 2012/13, frente à equipa do Gil Vicente.
Os campeões em título iniciaram assim a defesa do título com apenas um ponto, no entanto os outros candidatos à conquista do título nacional também não conseguiram os melhores resultados de futebol, com o Benfica a empatar a duas bolas frente ao SC. Braga e o Sporting a empatar a zeros com a equipa do Vitoria de Guimarães.
Os portistas dominaram o encontro frente ao Gil Vicente, criaram algumas ocasiões para marcar, contudo a exibição dos campeões nacionais ficou um pouco aquém do que era esperado.
No final do encontro o técnico do FC Porto, Vítor Pereira não poupou críticas á arbitragem e á maneira de jogar da equipa do Gil Vicente, o técnico azul e branco afirmou que tinham ficado dois Penáltis por assinalar a favor do FC Porto.
“Tivemos um adversário que se fechou muito. Recordo-me de terem feito um remate num ressalto e não me lembro de mais nenhuma situação para marcar. Jogaram fechados, numa relva lenta que não permite circulação rápida”
O plantel dos FC Porto realizou esta quarta-feira mais um treino com o objectivo de preparar a equipa para o jogo da segunda jornada frente ao Vitoria de Guimarães. Amanhã por volta das 10h30 há nova sessão de treinos no centro de treinos e Formação Desportiva PortoGaia, que decorrerá à porta fechada. Logo a seguir ao treino irá se realizar a conferência de imprensa de antevisão ao jogo do próximo sábado.
O jogo entre o FC Porto e o Vitoria de Guimarães irá acontecer no próximo Sábado, dia 26 de Agosto no Estádio do dragão e tem hora marcada para as 20h30.


Lazio faz proposta por Rolando

ITALIANOS PROPÕEM EMPRÉSTIMO


A Lazio é a mais recente equipa a entrar no lote de interessados na contratação do central portista Rolando, com o jornal italiano “La Repubblica” a garantir esta quinta-feira que o conjunto romano vai mesmo avançar com uma proposta.

A mesma fonte garante que a Lazio oferece 5 milhões de euros pelo empréstimo do internacional português, podendo adquirir o jogador no final da temporada a título definitivo por mais 5 milhões.

in "record.pt"

Empresário de Rolando estranha ausência do central no jogo de Barcelos


Jogador continua com o futuro indefinido. Internacional português tem mais três anos de contrato com os dragões.

O representante de Rolando, Cardoso da Silva não percebe os motivos do treinador do FC Porto ao não convocar o jogador para a primeira jornada do campeonato, frente ao Gil Vicente. 

"Não sabemos o motivo, mas é estranho. É um jogador que em quatro anos praticamente jogou quase 100% do jogos. Não deixa de ser estranho", considera o empresário do jogador em entrevista a Bola Branca.

O agente coloca a decisão quanto ao futuro do central nas mãos do FC Porto e garante que "quem estiver interessado tem de falar com o clube".

"Ele tem mais três anos de contrato. Se o FC Porto chegar a acordo com algum clube, então vão contactar com o jogador. O Rolando está a aguardar com serenidade. As coisas vão ficar resolvidas, de uma forma ou de outra", concluiu.

in "rr-pt"

Doze milhões mais objectivos por "Palito"

Gazzetta dello Sport avança pormenores do negócio que está iminente entre o FC Porto e o Inter de Milão. Álvaro Pereira pode jogar já a 2 de Setembro pelos "nerazurri".


O defesa esquerdo Alvaro Pereira está cada vez muito perto de se tornar reforço do Inter Milão. Os últimos dias tiveram alguns desenvolvimentos no negócio entre dragões e italianos, estando agora tudo dependente da definição dos últimos detalhes.

Segundo refere a "Gazzetta dello Sport", o Inter fez uma proposta de 12 milhões pelo defesa uruguaio, colocando ainda na mesa a possibilidade de pagar um bónus adicional com base em objetivos. É aí que o negócio terá, aparentemente, bloqueado.

Os dragões pretendem um valor extra maior do que aquele que os italianos querem dar, mas tudo está muito perto de chegar a bom porto. Há ainda a questão dos 20% que serão dados ao Cluj - antigo clube do uruguaio -, mas esse não deve ser um problema.

in "rr.pt"

Valladolid otimista em relação a Sereno

CENTRAL PORTISTA A CAMINHO DE ESPANHA


O Valladolid, da Primeira Liga espanhola, continua muito interessado no central portista Sereno e a negociação poderá ter fumo branco nos próximos dias, apesar de, segundo o presidente dos espanhóis, faltar ultimar alguns detalhes.

"Não há nada fechado. Falta finalizar o acordo e que o FC Porto esteja disposto a deixar sair o Sereno. Espero que sim. É um bom jogador, que conhecemos muito bem. Cresceu imenso desde que cá esteve, algo que até o levou a ser chamado à seleção de Portugal", destacou Carlos Suárez, presidente do Valladolid, admitindo que apenas se esforçará "dentro dos limites", até porque o clube está numa "situação de redução de custos"

"Temos uma boa relação com o FC Porto. É um grande clube, que investe muito nos jogadores jovens, mas veremos. Um clube grande também traz consigo salários elevados e isso não é fácil para um clube mais pequeno", admitiu.

in "record.pt"

Chelsea quer fechar Hulk no dia 31


O Chelsea está a postos para nova ronda negocial com o FC Porto, na tentativa de resgatar Hulk.

Segundo o Daily Mail, o emblema inglês já tem a informação de que os portistas estão dispostos a negociar abaixo da cláusula de rescisão, cifrada nos 100 milhões de euros, sendo que o preço estará sempre acima dos 40.

Segundo a imprensa inglesa, FC Porto e Chelsea voltarão à mesa das negociações na próxima sexta-feira, no Monaco, quando Chelsea e Atlético de Madrid se encontrarem para a Supertaça Europeia. Horas depois fechará o mercado de transferências...

Caso falhe a contratação de Hulk, o Chelsea avança de imediato para a alternativa: Andre Schurrle, avançado do Bayer Leverkusen. 

Segundo o jornal Daily Star, o internacional alemão, que também pode jogar como extremo, poderá ser contratado a troco de cerca de 30 milhões de euros.


in "abola.pt"

Vitor Pereira: «Quero comportamento de campeões»


Treinador manda recado ao plantel e afirma que atitude de Barcelos não é para repetir


O treinador do FC Porto voltou a Barcelos para lançar o encontro com o V. Guimarães, sábado, para a 2ª jornada da Liga. Na estreia, os portistas empataram (0-0) com o Gil Vicente. O técnico apontou defeitos à equipa e em conferência de imprensa no Olival fez questão de enviar um recado ao grupo e declarar que espera «um comportamento de campeões nacionais» frente aos vimaranenses.

A pergunta foi sobre possíveis alterações ao onze inicial. Vítor Pereira tinha dito que queria laterais a jogar a laterais, ou seja, jogadores a atuarem nas posições de raiz. O treinador alongou-se no comentário, porém.

«Vamos ver, tem de se esperar», começou por responder, sobre mudanças no onze. «Quero uma equipa que perceba que somos campeões nacionais e que perceba que o mínimo que se pode exigir é que tenha comportamentos de campeão e isso são comportamentos de agressividade e de circulação de bola», disse Vítor Pereira. 

«Os nossos adeptos merecem comportamentos de qualidade e que justifiquem o título ganho na época passada», prosseguiu o treinador na antevisão ao jogo com o Vitória. «Esta é uma época nova, não podemos esperar que a equipa jogue já a nível elevado, mas bem mais alto e de maior qualidade do que fizemos no último jogo, apesar de todas as circunstâncias», analisou Vítor Pereira.

Ora, essas circunstâncias foram apontadas pelo treinador do FC Porto, logo após o apito final em Barcelos. «Eu falo da relva, do calor e do adversário fechado, são factos», destacou. «Se falei na relva alta é porque ela estava alta, porque uma relva baixa e molhada permite melhor e mais rápida circulação e, se o campo tem dimensões inferiores ao nosso, isso também dificulta», sublinhou.

As queixas de Vítor Pereira não se ficaram por aí. Na altura, o treinador frisou dois lances na área gilista, um com Mangala, outro com Kléber. «Se houve um ou outro penalty por marcar, posso transmitir a minha opinião. Não estou a dizer que a arbitragem é mal intencionada, não faço esse juízo, mas do meu ponto de vista houve penalties por assinalar», repetiu.

Ainda assim, o treinador admitiu que a exibição ficou aquém do esperado. «Para além disso, não fiquei satisfeito, nós somos autocríticos, uma equipa campeã sabe o que pode fazer e que pode fazer é mais e melhor, porque quero que a equipa apresente esses comportamentos e tenha capacidade de refletir sobre si própria e perceber que não foi um jogo conseguido de nossa parte», afirmou Vítor Pereira, que voltou àquela ideia inicial. 

«Os adeptos estão habituados a ter qualidade e merecem todo o nosso empenhamento», acrescentou ainda.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto: "Para Rolando, a Itália seria o máximo"

Empresário do jogador assume que o defesa do FC Porto "quer mudar de ares" e sobre a Lázio diz que Roma é "uma cidade belíssima".


O tempo de Rolando no FC Porto está terminado. É o que pensa o defesa central, segundo as palavras do seu empresário, Cardoso da Silva, que assume que o internacional português "quer mudar de ares".

Em declarações ao sítio italiano La Lazio Siamo Noi, o representante do atleta diz que não tem conhecimento de qualquer oferta da Lázio, que, segundo o jornal O Jogo, avançou com nove milhões de euros para tentar a sua contratação. "Ninguém me contactou por parte da Lázio, sei da notícia pelos jornais", frisa Cardoso da Silva.

"Se houve uma oferta apresentada ao FC Porto, é preciso perguntar-lhes a eles", prossegue. "Nós estamos muito gratos a esta Sociedade, por isso, qualquer negociação e qualquer acordo deve passar em primeiro lugar pelo FC Porto e depois por nós", diz ainda.

Mas é evidente que, "para Rolando, a Itália seria o máximo", aponta o empresário. "Ele quer mudar de ares porque já alcançou uma grande maturidade futebolística e quer experimentar outros campeonatos", justifica. E quanto a Lázio, "é um clube importante, não haveria problemas em transferir-se para uma cidade belíssima como Roma", sustenta.

Cardoso da Silva vaticina ainda que, "por 12 milhões, o jogador pode sair", mas o empresário sublinha que é preciso que a Lázio se ponha de acordo com o FC Porto.


un "relvado.pt"