sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sem Comentarios

     
                                          

                                             4                -                   4

Sem comentarios ....

Ukra: «O F.C. Porto não é um grupo, é uma família»

Ukra, extremo do F.C. Porto, em declarações no final da derrota frente à Inglaterra por 0-1, que dita o adeus luso ao Europeu sub-21:

«Estamos tristes e desiludidos, porque não fizemos o jogo que queríamos. O sonho acabou, vamos agora ganhar motivação para dignificar a camisola no último jogo. Na primeira parte tínhamos as linhas muito afastadas. Tentamos fazer tudo para conseguir outro resultado mas não conseguimos. Poderíamos e deveríamos estar no Europeu.»

Sobre o início de época no F.C. Porto: «Sempre trabalhei para chegar ao clube do meu coração. Jogar no F.C. Porto dá outra motivação. O início de época tem corrido bem e tenho trabalhado para ser opção. Ganhámos a Supertaça e vencemos todos os jogos no campeonato e na Liga Europa. Estamos a jogar bom futebol e assim é mais fácil. Candidatos ao título? Para mim é o F.C. Porto. Não somos só um grupo, somos uma família autêntica. Estamos unidos e com espírito de sacrifício, ambição e vontade de ganhar.

Sobre André Villas-Boas: «Não trabalhei com o professor Jesualdo Ferreira para comparar. Do mister André Villas-Boas tenho boa impressão. É jovem, tem ambição e qualidade. Tudo faremos para que o treinador e o grupo tenham sucesso.»

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Walter e Fucile bisam frente aos sub-19

A equipa principal do F.C. Porto realizou e venceu um jogo-treino frente aos sub-19 (4-0), com golos de Walter (2) e Fucile (2). A partida teve duas partes de 30 minutos.

Hulk (Brasil), Falcao (Colômbia), Beto, Rolando e João Moutinho (Portugal AA) e ainda Ukra e Castro (Portugal sub-21) estão ao serviço das respectivas selecções e não marcaram presença no treino. Guarín, Varela e Sapunuru mantiveram-se em tratamento, James Rodriguez e Mariano González fizeram trabalho de ginásio, com o argentino a ser alvo ainda de tratamento.

in maisfutebol.iol.pt

Europa: há reforços para atacar nova fase

Apurado para a fase de grupos da Liga Europa, com seis jogos para disputar entre 16 de Setembro e 15 de Dezembro, o FC Porto já enviou para a UEFA a lista final de jogadores com que vai abordar este período da competição. As grandes novidades são as entradas de Fucile, Otamendi e James, que não faziam parte da primeira lista de André Villas-Boas. Ao todo, são 23 jogadores e mais quatro da formação, todos eles da equipa de sub-19.

Depois de ter resistido ao primeiro período de transferências, e também porque Miguel Lopes foi cedido ao Bétis, Fucile volta naturalmente a ser uma opção do treinador para as competições europeias. Também na defesa, o argentino Otamendi foi inscrito. De referir que, na altura da elaboração da primeira lista, o defesa-central não estava ainda no FC Porto. Agora, apesar de estar a cumprir um processo de adaptação rápida, Villas-Boas não prescinde de Otamendi para atacar a fase de grupos da Liga Europa, tanto mais que a experiência internacional do central pode ser uma mais-valia. Resta falar do colombiano James. Subtraído à primeira lista devido à ausência do certificado internacional, o extremo-esquerdo procura a estreia nas competições europeias. Aliás, também não se estreou ainda nas provas nacionais.

A lista de jogadores para a fase de grupos da Liga Europa é composta pelos seguintes jogadores: Helton e Beto (guarda-redes); Fucile, Sapunaru, Rolando, Maicon, Sereno, Otamendi e Álvaro Pereira (defesas); Fernando, Souza, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Rúben Micael e Castro (médios); James, Ukra, Rodríguez, Hulk, Varela, Falcao e Walter (avançados). Maia (guarda-redes), David e Ricardo Ferreira (defesas) e Amorim (médio) são os quatro jogadores da formação inscritos. Se o FC Porto passar a fase de grupos, poderá alterar a lista.

in "ojogo.pt"

Selecções e lesões encurtam grupo à disposição de Villas-Boas

A paragem do campeonato por causa dos compromissos das selecções reduziu a 14 os jogadores à disposição de André Villas-Boas, ontem, no Olival. Em relação ao dia anterior, Hulk (ver peça à parte) viajou para Barcelona para se juntar à selecção do Brasil e já não treinou. Os vários percursos preparados no relvado, com estacas e cones, indicaram claramente uma sessão dedicada ao trabalho físico, com uma vertente técnica à mistura. Do ponto de vista físico, ainda são vários os jogadores que procuram a sua melhor forma, sendo que Walter, Otamendi e até Fucile e Álvaro Pereira serão os mais atrasados e os que mais vão beneficiar com o trabalho específico desenvolvido nesta fase. A verdade é que se a ausência dos internacionais tem condicionado aspectos tácticas, o certo é que alguns podem aproveitar para retirar benefícios da paragem competitiva, como é o caso dos lesionados (Guarín, Varela, Sapunaru e James), cujo objectivo passa por regressar a curto prazo, mantendo-se Mariano em trabalho específico.

in "ojogo.pt"

Hulk Embarcou para conquistar lugar

O bom início de época de Hulk, e também do FC Porto, reflectiu-se na chamada do avançado à selecção do Brasil, agora orientada por Mano Menezes. Ontem, por volta das 13h30, o Incrível embarcou rumo a Barcelona, local de preparação do escrete até ao dia 7, altura do confronto com a equipa B do Barcelona.

Conduzido ao aeroporto pelo primo Ferreira, ex-jogador do Paços de Ferreira, Hulk preferiu não tecer quaisquer comentários sobre a chamada à selecção. À chegada a Barcelona, mais propriamente à unidade hoteleira escolhida para o estágio, o avançado voltou a optar pelo silêncio, tendo sido, aliás, o único jogador que não falou com os jornalistas.

Chamado por Dunga para dois particulares da selecção brasileira, em finais de 2009, Hulk somou as primeiras internacionalizações, mas não fez parte das escolhas do seleccionador para o Mundial da África do Sul. Agora, com Mano Menezes, o avançado portista quer conquistar um lugar no escrete, candidatando-se a uma vaga no ataque (ver peça à parte) nos próximos jogos de preparação e cimentando a posição tendo em vista o campeonato do mundo de 2014, a disputar precisamente no Brasil. Para este estágio de preparação, Mano Menezes só tem à disposição jogadores que actuam fora do Brasil. Os treinos da selecção começam hoje à tarde e Hulk vai ter a oportunidade de confirmar o bom momento de forma que atravessa, alicerçado nos seis golos já marcados.

in "ojogo.pt"

Jesualdo: «Bom começo de Hulk decisivo na vantagem»


Com Hulk em grande forma, o FC Porto lidera o campeonato. Em separado, qualquer um destes assuntos - Hulk e FC Porto - seria suficiente para uma conversa com Jesualdo Ferreira. Juntar as duas coisas acabou por tornar-se irresistível, resgatando-lhe memórias da trajectória que foi obrigado a fazer sem o brasileiro por causa do castigo aplicado pela Comissão Disciplinar, na sequência do que se passou no túnel da Luz. "Quando o Hulk voltou, todos perceberam aquilo que foi o FC Porto. Recordo que estivemos 12 jogos consecutivos a ganhar, só que, naquela altura, o atraso já era difícil de recuperar. O Benfica e o Braga fizeram o que tínhamos feito em anos anteriores. Quando nos distanciávamos, depois era impossível", disse ontem, no dia que encerrou a participação no Fórum de treinadores de elite, promovido pela UEFA.

Naquilo que pode ser visto como um reforço da ideia, encadeou a actual situação dos portistas. "Creio que percebem que o facto de o Hulk ter começado muito bem - e aconteceu o mesmo na época passada - levou a que o FC Porto tenha ganho vantagem. Tem seis pontos sobre o Benfica, o seu adversário mais directo, e não vai ser fácil ao Benfica encontrar forma de, nos próximos tempos, atenuar ou recuperar esta diferença. É assim que se ganham e perdem campeonatos", referiu, sinalizando o momento em que perdeu o da época passada. "Foi na segunda volta. Perdemos dois jogadores [Hulk e Sapunaru], perdemos competitividade, perdeu-se muito tempo a discutir coisas que não interessavam nada e acabámos por ser vítimas. Se tivéssemos tido todos os jogadores em pleno, pelo menos do ponto de vista mental, não sei o que iria acontecer. O Benfica podia até ganhar, mas o campeonato seria diferente, isto porque, em dois meses, o FC Porto teve poucos jogadores activos, que se esgotaram ao final de algum tempo. Ninguém aguenta. Se forem ver o calendário, entre Janeiro e 28 de Fevereiro, quando perdemos em Alvalade e ficámos praticamente arredados do titulo, percebem pelos resultados, com Champions pelo meio, que não foi fácil".

"Equipa praticamente pronta..."


Na sequência do comentário às saídas de Bruno Alves e Raul Meireles (ler caixa), Jesualdo Ferreira lembrou que, do primeiro grupo que orientou no FC Porto, e com o qual foi campeão, "só restam Fucile e Helton", aproveitando para sublinhar que foi sempre remodelando os plantéis. "Foi uma equipa inteira em quatro anos...", disse, sem que isso tenha condicionado a capacidade de ganhar. Nesse contexto, André Villas-Boas herda uma estrutura parcialmente montada. "O FC Porto foi perdendo jogadores, mas ganhando campeonatos. Este ano tem uma equipa praticamente pronta para ganhar outra vez e, para poder ganhar outra vez, vai prosseguir com a política de vender jogadores, pois é isso que mantém e dá capacidade ao FC Porto para competir ao nível que compete, aos níveis que tem feito e que vai continuar a fazer. De outra forma, não há mercado nem capacidade financeira para fazer equipas fortes. Está com uma equipa praticamente feita e vai tirar dividendos desportivos e económicos", referiu ainda Jesualdo, insistindo na ideia de ter deixado no Dragão uma base sólida para Villas-Boas dar continuidade, isto apesar das saídas de Raul Meireles e Bruno Alves.

"Raul e Bruno? Saíram os dois moicanos"


Bruno Alves e Raul Meireles foram elementos nucleares nos anos de Jesualdo Ferreira, ainda que a última época de um e outro não tenha correspondido às expectativas. Jesualdo não recusa o papel importante que teve na carreira de ambos e, também por isso, acabou por comentar as saídas. "Não retiro o papel que tive na evolução dos jogadores que orientei, não seria tão modesto. Direi que saíram os dois moicanos", disse. Recorde-se que Bruno Alves só ganhou espaço na equipa portista com Jesualdo Ferreira e Raul Meireles cimentou com ele o estatuto que Adriaanse lhe havia atribuído no ano anterior à chegada ao Dragão do agora treinador do Málaga.

in "ojogo.pt"

Fucile de corpo inteiro

uruguaio sem surpresa na lista da europa

Não forçou a saída com a determinação com que o fizeram Bruno Alves e Raul Meireles, mas nunca escondeu que gostaria de experimentar outros desafios na carreira. Só que o mercado fechou e Jorge Fucile acabou por ficar no FC Porto, com quem tem contrato até 2013. A oportunidade de sair acabará por surgir no futuro, mas para já o uruguaio apresenta-se de corpo inteiro à disposição de André Villas-Boas.

Desta forma, não causou surpresa o facto de o lateral, de 25 anos, ter entrado na lista enviada pelos dragões para a fase de grupos da Liga Europa, depois de ter falhado o playoff frente ao Genk. O técnico explicou que não contava com Fucile devido aos problemas físicos que o jogador apresentava naquela altura, situação que o impediu até de alinhar pela seleção diante de Angola.

Depois da ausência nos primeiros quatro jogos oficiais dos portistas, o defesa surgiu pela primeira vez em campo na receção ao Beira-Mar, tendo entrado para o lugar de Sapunaru. Uma situação que viria a repetir-se na deslocação ao Rio Ave, no domingo passado, mais uma vez para a posição que estava a ser ocupada pelo romeno. Tanto numa situação como noutra, o sul-americano foi chamado ao terreno devido a problemas físicos do concorrente para a posição de lateral-direito. Tal dado leva a acreditar que a reconquista de um lugar no onze terá de passar por uma eventual quebra de Sapunaru, jogador que atravessa um momento favorável. Por aqui, Villas-Boas também não terá problemas, já que são dois laterais que dão garantias.

in "record.pt"

Miguel Lopes no Bétis: «Chego a um clube muito grande»

Miguel Lopes foi apresentado, nesta quinta-feira, como reforço do Bétis de Sevilha. O lateral direito representará o clube espanhol por empréstimo do F.C. Porto, válido por uma temporada. O jogador português diz que chegou «a um clube muito grande».

«O Bétis de Sevilha não merece estar na segunda. Venho para trabalhar e fazer com que o Bétis esteja, no próximo ano, no escalão que merece. Em Portugal, o Bétis é muito conhecido», garantiu Miguel Lopes, na cerimónia de apresentação.

O clube andaluz emprestou Nélson ao Osasuna, do escalão principal, e garantiu o seu sucessor por cedência do F.C. Porto. O guarda-redes Ricardo, antigo internacional português, não foi inscrito.

Miguel Lopes espera fazer uma boa época e não pensa no futuro: «Sou um lateral ofensivo, que gosta de chegar à área contrária. Não me preocupa o futuro. Quando terminar o empréstimo, veremos o que acontece. Quero trabalhar, fazer uma boa época e logo veremos».

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Fernando, um Polvo que voltou a ser livre

Fernando está mais feliz. Voltou a ter liberdade em campo, provando que tem qualidade para desempenhar outras funções que não defensivas. O médio do F.C. Porto soltou amarras e convenceu André Villas-Boas. Nele, reside parte do sucesso deste novo Dragão.

O Polvo, este que não adivinha resultados, aproveitou a oportunidade para saciar um desejo interior: marcar um golo. Na semana passada, frente ao Genk, estreou-se a marcar pelo F.C. Porto, em jogos oficiais. Tinha feito o mesmo na pré-época. O último pontapé certeiro remontava a 1 de Fevereiro de 2008, então no E. Amadora. Sim, dois anos e meio!

À terceira época de dragão ao peito, o primeiro tento com carimbo oficial. Em Portugal, marcara apenas de grande penalidade, num E. Amadora-Sp. Braga. Reapareceu nesta pré-temporada, com um golo oficioso, de cabeça. Finalmente, na recepção ao Genk, um pontapé de longe, a quebrar o enguiço.

«O meu foi bom mas o dele também»

Laionel assistiu ao jogo pela televisão e sorriu. O extremo da Académica, que recebera os parabéns de Fernando pelo golaço frente ao Benfica, correu a devolver o elogio. «Liguei-lhe e dei-lhe os parabéns, claro, logo depois do jogo. Ficou muito feliz. O meu golo foi bom, mas o dele também, foi um belo remate de longe», diz o jogador, ao Maisfutebol.

Do outro lado do Atlântico, uma reacção estupefacta. Sim, Fernando Reges marcou um golo! «A sério? Que bom! Ele nunca foi de marcar, é muito mais de entregar a bola. Fico muito feliz, porque é menino com muita qualidade, um rapaz educado, de família humilde», explica Edson Alves, treinador das camadas jovens do Vila Nova de Goiás, clube que transferiu o jogador para o F.C. Porto.

Fernando Reges é mais que um homem de sapa. Aliás, no actual esquema táctico do F.C. Porto, pertencem ao brasileiro os principais movimentos de desequilíbrio, a partir do sector intermediário.

Um Polvo com tentáculos longos

Laionel, amigo de Fernando desde os tempos do Vila Nova, confirma a felicidade do Polvo: «Ele agora é um jogador com mais liberdade, está mais adiantado no terreno. Quem o conhece há muito, como eu, sabe que ele tem a qualidade para atacar que está a demonstrar agora. No Brasil, como as equipas jogam com dois volantes, esses jogadores têm mais liberdade para atacar à vez. Acho que o Fernando está mais feliz agora, porque está mais livre.»

«Aqui no Brasil, ele jogava como volante ou segundo volante. É um jogador versátil, com muita qualidade, falta-lhe apenas mais alguma experiência e chegará à selecção do Brasil. É apenas uma questão de tempo. E ele merece», conclui o antigo técnico, Edson Alves, em diálogo com o Maisfutebol.

O F.C. Porto comprou Fernando em 2007, por 700 mil euros. Revelado pelo Vila Nova do Goiás, captou a atenção na selecção sub-20 do Brasil e tem justificado a aposta. Recuperando um vídeo do Polvo, com imagens antes da chegada a Portugal, confirma-se que a propensão ofensiva sempre esteve lá, guardada. Agora, pode ser livre.

in "maisfutebol.iol.pt"

Helton ultrapassou Deco

Guardião brasileiro já é o quarto estrangeiro com mais jogos no campeonato pelo FC Porto. Jardel vai perder em breve o bronze. Aloísio inatingível, Drulovic ainda no ponto de mira...

Helton driblou o historial de base de Deco debaixo dos Arcos: para quem tem a fama de gostar de correr riscos, o guarda-redes “capitão” do FC Porto até nem se está a dar nada mal na pele de dragão, e à sexta época nos azuis e brancos, surge retumbante e destinado ao pódio histórico de estrangeiros no Dragão em jogos do campeonato, um dos grandes referenciais históricos avaliativos e que, nesta altura, após o jogo com o Rio Ave, coloca o guardião brasileiro na antecâmara desse galarim, que associa a realeza estrangeira do calibre de Aloísio, Drulovic e Mário Jardel, os grandes dominadores no número de partidas de sempre, com a camisola do FC Porto.

Helton é muito mais que uma sucessão de voos directos e mergulhos dourados, o que se quiser. É um bom-feitio, um eterno bem-disposto, um violão itinerante para alegrar as deslocações em serviço e a certeza absoluta de que o FC Porto viu bem o grave problema da sucessão de Vítor Baía. Afinal, seis épocas depois, o guarda-redes que chegou a ter o futuro ligado à selecção do Brasil, já é, no FC Porto, o quarto estrangeiro com mais jogos na principal competição interna, depois de deixar para trás, no domingo, Deco, que fecha o top 5.

À ESPERA DO BENFICA...

Helton partiu para a sexta época no FC Porto com a responsabilidade acrescida de capitanear o novo bloco, e a ainda duas épocas de terminar contrato, será, com certeza, um dos pilares do grupo em formação segundo os mandamentos de André Villas Boas, o que prefigura, sem qualquer risco, a certeza antecipada de que, no mínimo, se colocará historicamente como o terceiro jogador estrangeiro do FC Porto com mais jogos na memória dos campeonatos.

Nesta altura, está a apenas seis partidas de igualar a marca do impagável Mário Jardel, um vulto que não perderá nada em ficar para trás, pois o seu relicário é reservado à área restrita dos deuses dos golos, e não serão, certamente, os acumulados de qualquer outra natureza que hão-de arrastar Supermário do coração dos portistas.

Se não vier mal ao mundo, Helton iguala os 125 jogos de Jardel em Coimbra, a 31 de Outubro, reservando para si próprio o raro prazer de se tornar no terceiro estrangeiro da história portista dos campeonatos precisamente no jogo dos jogos: o FC Porto-Benfica, em 7 de Novembro, quando, em circunstâncias de absoluta normalidade, atingir os 126 jogos de campeonato.

in "abola.pt"