terça-feira, 13 de agosto de 2013

Meio-campo do FC Porto está a funcionar


Desde o meu último artigo, a 18 de Junho, temos assistido, como é normal, a muita informação e temos de filtrar aquilo que efectivamente interessa.

As expectativas e ilusões dos adeptos e clubes voltam à ordem do dia à medida que a hora de a bola rolar está a chegar.

Para todos, a Liga começa no próximo fim-de-semana mas é impossível não falar do primeiro título da época.

A Supertaça decidiu-se em Aveiro. A vitória foi para o favorito e com maior número de títulos, o FC Porto, que apresentou o novo líder Paulo Fonseca e apenas a novidade Licá no onze.

De Guimarães veio uma equipa remodelada, com algumas caras novas, na esperança, como disse Rui Vitória, de um dia mau do campeão nacional.

Isso não aconteceu e Paulo Fonseca entrou a vencer. O primeiro título já está mas o enorme desafio só termina em Maio do próximo ano.

O Porto foi mais forte e beneficiou de algumas desconcentrações defensivas e resolveu o primeiro título ainda estava a primeira parte a terminar. Marcar cedo foi fundamental. A confiança e qualidade fizeram o resto.

O meio-campo surgiu alterado, muito se falou desta nova ideia. Colocar 2+1 torna-o mais defensivo? PF já se manifestou, revelando à vontade e abertura para defender as suas ideias e convicções perante a imprensa.

Sem Moutinho, PF sabe que a escolha do segundo médio será importante para controlar e dar segurança bem como capacidade ofensiva. Mobilidade e dinâmica precisam-se e Defour parece ser a aposta. Para já correspondeu. A sua presença fez-se sentir ao lado de Fernando e também o vimos muitas vezes em zonas de finalização.

Lucho é o habitual terceiro elemento e começa bem. Mais perto de Jackson, boas movimentações. Encontrou espaços vazios e criou desequilíbrios na defensiva vimaranense. Jackson é um goleador e mais uma vez finalizou com classe, após cruzamento de Varela, que demonstrou bom rendimento.

Licá surgiu inesperadamente no onze mas integrou-se bem no sistema, revelando qualidade para ser o terceiro elemento de ataque do FC Porto.

Disponível defensivamente e com movimentos em apoio e ruptura, soube aparecer como deve ser quando o cruzamento surgia do outro lado. O golo apareceu dessa forma e deu-lhe confiança (não me parece que fosse preciso) e que melhor estreia podia desejar.

Do lado do Vitória, os erros iniciais fizeram ruir a sua estratégia. É verdade mas o Porto é mais forte e consistente e revelou isso mesmo. O Vitória queria ganhar mas no final este jogo serviu para aprender com os erros e torná-lo mais forte para a verdadeira luta que começa no próximo sábado.

Esse parece ser o desígnio de Rui Vitória. Reconstruir, potenciar a qualidade existente e formar uma equipa capaz, competitiva e que encha de orgulho os seus adeptos. Já o demonstrou e sabe perfeitamente, mais uma vez, o enorme desafio que tem pela frente.

Para repetir o que foi feito o ano passado? Difícil, bastante difícil mas é esse desafio, aceite com naturalidade e convicção, que cria empatia com os adeptos. Ele está lá para dar o seu melhor e elevar o nome do clube. Registo três frases no final do jogo. Nova travessia no deserto com muito trabalho; acredita que fará «coisas giras»; terá «o apoio da nossa gente». Consciente das dificuldades mas não fugindo aos desafios. São palavras que o colocam lá em cima perante os adeptos, porque eles sabem da sua vontade, da sua capacidade para tornar o Vitória mais forte.

Para terminar, duas notas: a primeira para a jovem dupla de centrais: Paulo Oliveira e Josué foram os eleitos. Apesar de alguns erros de posicionamento, gostei da aposta e acredito nela e na sua evolução. É este tipo de jogos que os faz crescer. Vão melhorar, evoluir e ganhar a consistência necessária.

Por último, para a massa associativa do Vitória de Guimarães. Excelente no apoio à equipa e mesmo a perder demonstrou que está sempre lá. Exemplar. 

Pedro Barbosa in "maisfutebol.iol.pt"

Paulo Bento explica chamada de Josué à seleção

Selecionador explica que face às lesões de Moutinho, Meireles, Nani, Varela e Vieirinha o desenho da equipa pode ser diferente amanhã. 

Treino da seleção nacional (Inácio Rosa/Lusa)

Paulo Bento promoveu duas estreias nas convocatórias da seleção para o amigável com a Holanda: privado de cinco jogadores, o selecionador chamou Bruno Gama e Josué.

Ora entre estes dois surpreendeu sobretudo o segundo, até porque é um médio que vai substituir um extremo puro: o colega do F.C. Porto Varela, que também está lesionado.

Colocado perante esta dúvida, Paulo Bento explicou o critério que o levou a chamar Josué. Numa altura em que também já não tinha Moutinho, Raul Meireles, Vieirinha, Nani e Varela.

«Nem sempre temos de substituir jogador por jogador», começou por dizer.

«É uma decisão fácil de explicar, até porque tem sido apanágio da minha parte tentar explicar o mais possível: tínhamos cinco extremos na convocatória e desses cinco saíram três, mas os três extremos não são todos iguais.»

«O Nani, por exemplo, pode jogar por dentro. Desses três extremos, Varela e Vieirinha são extremos mais puros, jogam mais colados à linha, o Nani nem tanto, pode jogar por dentro e por isso optámos por trazer um jogador que é um médio, mas também jogar por fora, como já o fez no P. Ferreira e no F.C. Porto, não sendo, é verdade, um extremo puro.»

Ora por isso Paulo Bento adiantou apenas que «o Josué é um jogador que pode ser praticamente o quarto homem do meio campo»

O que desde logo alimenta outra certeza: a seleção que esta quarta-feira vai defrontar a Holanda poderá ser ligeiramente diferente.

«O modelo tático não vai mudar, mas podemos alterar o desenho», revelou.

«Ou seja, não vamos alterar a forma de jogar ou o modelo de jogo, mas o desenho pode ser ligeiramente diferente. Pode ter uma ou outra diferença.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Quintero quer estar no Mundial

Ao serviço da selecção do seu país, o prodígio colombiano do FC Porto não esconde a ambição de actuar no Brasil 2014, elogiando o FC Porto e agradecendo a Jackson Martínez a contribuição decisiva para a adaptação ao Dragão e ao futebol português.

Com 20 anos e a mostrar no FC Porto que é um jogador de grande talento, Quintero ambiciona representar a selecção da Colômbia no Mundial do Brasil, no próximo ano.

"Tanto eu como os meus companheiros queremos estar no Mundial. Se surgir a oportunidade que é o meu desejo, será uma grande responsabilidade tanto para mim como para os dirigentes", referiu o jogador à margem dos trabalhos da selecção colombiana, em Barcelona, onde amanhã defronta a Sérvia em jogo de carácter particular.

Quintero foi dos últimos reforços a chegar ao Dragão mas sente-se ambientado e elogia o clube e a equipa. "Sinto-me bem. O FC Porto é uma grande equipa e tem grandes jogadores, o que torna as coisas mais fáceis. A nossa mentalidade muda muito quando estamos num clube grande que está habituado a ganhar. Só queremos vencer fazendo cada vez mais e melhor", afirmou o médio ofensivo colombiano.

O jovem jogador colombiano atribui a responsabilidade da fácil adaptação ao FC Porto ao compatriota Jackson Martínez. "É um grande exemplo para mim. Fazer parte da mesma equipa é bom porque me ensina muitas coisas. Temos cimentado a nossa amizade, o que tem sido fundamental para a minha adaptação. Queria agradecer-lhe porque me abriu as portas da sua casa e outras coisas que me fazem sentir bem. Estou muito contente", afirmou Quintero.

in "rr.pt"

Seleções levaram nove jogadores

O plantel do FC Porto regressou esta manhã ao trabalho após a conquista da Supertaça. De destacar a ausência de 13 jogadores, a maioria dos quais integrados nos trabalhos das respetivas seleções.

Falamos de Josué (Portugal), Ricardo (sub-21), Jackson e Quintero (Colômbi
a), Fucile (Uruguai), Diego Reyes (México), Ghilas (Argélia), Mangala (França) e Defour (Bélgica).

Também ausentes estiveram Herrera, Tiago Rodrigues e Carlos Eduardo, que por terem jogado ontem pelo Porto B, frente ao Beira Mar, estão hoje de folga.

Por último, Varela está a recuperar de lesão muscular contraída no jogo com o Vitória de Guimarães, da Supertaça, mazela que levou mesmo a que fosse dispensado da Seleção, tendo sido chamado o também portista Josué para ocupar a vaga.

Tendo em vista a deslocação a Setúbal, para defrontar o Vitória na jornada de abertura do campeonato, domingo (20 horas), o FC Porto regressa amanhã (10 horas) ao trabalho. 

in "abola.pt"

Everton e Tottenham na linha da frente por Atsu

Christian Atsu continua com o futuro indefinido e a ser ligado a uma possível transferência para Inglaterra, afinal o desejo já expressado pelo próprio jogador.

Noticia o jornal britânico Daily Express que Everton e Tottenham estão agora na linha da frente para garantir o concurso do jogador, antecipando-se ao Liverpool, o primeiro clube que manifestou intenção de contratar o extremo ganês.

Atsu entra agora no último ano de contrato com o clube e não parece haver hipóteses para renovar, sobretudo devido à sua própria vontade. Foi, por isso, colocado à parte do plantel do FC Porto. No entanto, quem quiser levar de imediato o jogador terá de pagar 10 milhões de euros, o valor da cláusula de rescisão.

in "abola.pt"

Danilo aproveita êxodo internacional

Se tudo correr dentro da normalidade, Paulo Fonseca só deverá proceder a uma alteração na equipa tendo em vista a estreia no campeonato. Danilo, que falhou a Supertaça, devido a castigo, tem as portas da titularidade abertas, não só porque se trata da principal opção para a posição de lateral-direito como pelo facto de Jorge Fucile estar neste momento ao serviço da seleção uruguaia no Japão.

Uma longa deslocação que deixará marcas no defesa que assumiu a titularidade no duelo com o V. Guimarães. Não obstante ter feito uma boa exibição, Fucile só deverá estar em condições de trabalhar com o grupo no sábado, situação que desde logo condiciona a luta com o seu principal concorrente.

De resto, o lateral uruguaio é um dos nove jogadores convocados para as seleções nacionais, contando já com a troca de Silvestre Varela (lesionado) por Josué. Além de Fucile, Diego Reyes é outro dos portistas com uma viagem intercontinental, já que vai representar a seleção mexicana em Nova Jérsia. Os dois casos mais complicados, uma vez que os restantes internacionais têm compromissos na Europa.

in "record.pt"

Otamendi: «Estou com a cabeça apenas no FC Porto»

Otamendi não quer alterar a ordem natural das coisas. O defesa, de 25 anos, só pensa em tons de azul e branco, de acordo com a camisola que enverga desde 2010. Nas últimas semanas, o nome do argentino foi ligado ao Nápoles, de Itália, clube que está no mercado pela contratação de um novo patrão para o seu sector recuado e que terá no portista uma das opções preferenciais. Confrontado com o interesse napolitano, Otamendi apontou à atual entidade patronal.

“Se alguma proposta chegar ao FC Porto, estou certo de que as pessoas do clube a analisarão e, depois, decidirão o que fazer. Eu estou com a cabeça apenas no FC Porto”, afirmou o central, que para além dos italianos também já foi relacionado, ainda no início deste defeso, com o Atlético Madrid, de Espanha. O sentido profissional é um algo caro a Otamendi. O argentino assegura que o único pensamento que tem, neste momento, é dar tudo em prol do seu emblema: “Pelo que sei, não há nada em cima da mesa. Defendo as cores do FC Porto e, portanto, o que faço é trabalhar dia a dia para me apresentar o melhor possível nos jogos. É isso que faço.”

in "record.pt"

Jackson: «Não falámos sobre a renovação

A continuidade de Jackson Martínez no FC Porto está cada vez mais envolvida num manto de incertezas. Depois de muito se ter falado no processo de renovação que tardava em desbloquear-se, o ponta-de-lança, de 26 anos, veio agora acrescentar um dado novo e significativo para alimentar o tabu. De acordo com o colombiano, não existe nada de concreto relativamente a esse dossiê, pelo que a sua permanência no clube vai continuar a ser uma incógnita.

“Neste momento não sei de nada. Tanto posso sair como ficar e, como tal, não fecho a porta à possibilidade de sair. Muitos dizem que renovei, mas não renovei contrato nem falei com o FC Porto sobre a renovação. Estou contente no clube, mas relativamente à possibilidade de sair não posso fechar a porta, já que tenho de olhar pelo meu futuro”, referiu o avançado à Rádio Caracol, contrariando a versão de Pinto da Costa. Aquando da digressão do FC Porto à América do Sul, depois de uma conversa com o empresário de Jackson, o presidente deu a entender que a renovação estava bem encaminhada e uma viagem de Luís Manuel Manso à Invicta colocaria um ponto final no assunto.

Proposta aliciante

Entre vários clubes potencialmente interessados no Cha Cha Cha, o Manchester United foi o mais falado recentemente. O jogador tomou conhecimento via comunicação social, mas negou a existência de algo em concreto.

“Ouvi falar no interesse de outros clubes e, como qualquer jogador, trabalho para que isso aconteça, de forma a ter maiores possibilidades na carreira. A acontecer algo, é preciso que a proposta seja aliciante para o FC Porto e para mim”, destacou o colombiano, ele que é um dos avançados mais procurados no mercado. Para reforçar o seu estatuto, marcou na Supertaça.

Permanência é fundamental

Depois de ter visto partir Radamel Falcão e Hulk nas duas últimas épocas, a SADnão quer abrir mão de Jackson Martínez neste verão. A parte financeira está equilibrada, após as vendas de James Rodríguez e João Moutinho para o Monaco, pelo que os dragões não necessitam de efetuar mais nenhuma transação até ao fecho do mercado.

O colombiano é uma peça fundamental na estrutura portista, sendo fulcral a sua permanência para atacar o tetracampeonato e a Liga dos Campeões. Jackson arrasou na sua campanha de estreia, tendo rapidamente despertado a atenção de alguns dos clubes mais ricos do continente europeu. O Nápoles foi uma séria ameaça às intenções da SAD e o Tottenham ainda está corrida.

PONTO DA SITUAÇÃO

- A intenção de renovar o contrato de Jackson Martínez encontra-se em marcha desde o final da época passada e até agora não houve fumo branco. A SADquer estender o vínculo para aumentar o valor da cláusula de rescisão, atualmente nos 40 milhões de euros

- O Nápoles apertou o cerco e chegou mesmo a um entendimento com o empresário do jogador. Só lhe faltou mesmo chegar ao valor que os dragões exigem

- O Cha Cha Cha entrou na época da melhor forma, tendo marcado na Supertaça. Repetiu a proeza da temporada passada

in "record.pt"

Vitória em Resende sobre russos do Permskie Medvedi


O FC Porto Vitalis venceu este domingo os russos do Permskie Medvedi, quarto classificado da última Liga russa, por 24-21, em encontro de preparação para a época 2013/14. O encontro, em que os melhores marcadores foram Tiago Rocha (7 golos), Pedro Spínola (5) e Ricardo Moreira (3), disputou-se no Pavilhão Municipal de Anreade, em Resende.

Na quarta-feira, os Dragões já tinham batido o mesmo adversário por 32-30, no Dragão Caixa. Na sexta-feira, no terreno dos espanhóis do Balonman Chapela, em mais um jogo particular, registou-se novo triunfo para os azuis e brancos, por 44-24 (23-12 ao intervalo). Os marcadores foram Hugo Santos (9), Pedro Spínola (6), Tiago Rocha (5), João Ramos (5), Miguel Sarmento (4), Vasco Santos (4), Álvaro Ferrer (3), Wilson Davyes (3), Gilberto Duarte (3) e Daymaro Salina (2).

in "fcp.pt"

Zenit de olho em Otamendi

Central argentino é um dos nomes em equação no clube russo, de onde saiu Bruno Alves para o futebol turco.
 
O Zenit, onde jogam Luís Neto e Danny e de onde saiu Bruno Alves, está no mercado por um central e Otamendi, sabe O JOGO, é um dos nomes em equação. Nesse sentido, os responsáveis do emblema russo - adversário do Paços de Ferreira no play-off de acesso à Champions - já abordaram os congéneres portistas para saberem quais os termos para um eventual negócio. 

in "ojogo.pt"

Walter: o problema é a coca-cola

Avançado cedido pelos dragões ao Goiás está em destaque mas ainda não se livrou da alcunha de gordo. O preparador físico fala do tema.

Emprestado pelo FC porto ao Goiás, Walter tem estado em destaque no Brasileirão, tendo já marcado quatro golos. O avançado é normalmente acusado de ter excesso de peso e Robson Gomes, preparador físico da equipa, tem uma curiosa explicação.

"É o refrigerante. É a nossa maior dificuldade. Não apenas o refrigerante, mas a ingestão de líquidos durante as refeições. Não estou a falar de uma coca-cola de 200 ml, mas sim de 1,5 ou 2 litros. O Walter não tinha noção do prejuízo", explicou, em declarações ao site ESPN.com.br.

"A nutricionista do clube também fez contacto direto com a família, pois ele está sempre com a casa cheia e, como em qualquer outro lugar, não costuma comer a horas certas. É um trabalho para que ele deixe de ser curiosidade e passe a ser uma realidade, pois tem potencial de seleção", acrescentou, fazendo a uma referência a Hulk.

"Numa conversa com ele, citei o Hulk por uma coincidência de terem o mesmo agente, porém, eles têm uma ligação muito forte. Sabíamos dessa aproximação dos dois e resolvemos trabalhar com ele usando o Hulk como exemplo", apontou Robson Gomes.

in "ojogo.pt"

Atsu: Tottenham não é a solução

Imprensa inglesa levantou a possibilidade mas o O JOGO sabe que o ganês não entra nos planos de Villas-Boas.

Atualmente ao serviço da seleção do Gana, Christian Atsu voltou às páginas dos jornais ingleses, que o apontavam ao Tottenham de Villas-Boas. Um rumor que, ao que O JOGO apurou, não tem fundamento, nem no caso dos londrinos perderem Gareth Bale.

É certo que o ganês não entra nos planos de Paulo Fonseca e que tem o sonho de jogar em Inglaterra, mas não será em White Hart Lane que o fará. Atsu tem cerca de três semanas para encontrar solução, sob o risco de ficar nos bês portistas.

in "ojogo.pt"

Mónaco não esqueceu Fernando

Clube francês deve lançar uma investida para contratar o médio, assegura o "L'Equipe".
 
Ainda não terminou o assédio do Mónaco a Fernando. Isto a julgar pelas informações recolhidas pelo jornal francês "L' Equipe", que garante estar no horizonte uma investida do clube do Principado para contratar o médio brasileiro.

Fernando está no último ano de contrato com os dragões e chegou a manifestar interesse em experimentar outro campeonato. O Mónaco já sabe que por menos de 10 milhões não há negócio, mas para quem investiu tanto, fruto da riqueza do russo Dmitry Rybolovlev, o valor nem parece nada por aí além.

Caso se venha a concretizar uma transferência, Fernando reencontra Falcao, Moutinho e James, com quem jogou no FC Porto.
 

in "ojogo.pt"

Reyes diverte-se em Nova Iorque

Defesa-central do FC Porto está em Nova Iorque para jogar quarta-feira pela seleção mexicana e divulgou passagem por locais emblemáticos. 

Diego Reyes aproveitou a deslocação a Nova Iorque, com a seleção mexicana, para passear por locais emblemáticos.

O defesa-central do FC Porto esteve por exemplo no Empire State Building, registando o momento na sua conta do Twitter.

O México defronta a Costa do Marfim esta quarta-feira em Nova Iorque num encontro de carácter amigável.

in "ojogo.pt"