quarta-feira, 22 de setembro de 2010

FC Porto confirma suspensão da secção de atletismo


O FC Porto decidiu, esta quarta-feira, suspender a secção de atletismo devido à actuação “ilegal, intolerável e indecorosa ” do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), contra o clube azul e branco.

Fernando Oliveira, responsável pela secção de atletismo no clube dirigido por Pinto da Costa, anunciou que a modalidade dentro do FC Porto será “suspensa na sequência da mudança dos regulamentos do atletismo na assembleia-geral de 24 de Julho, mas apenas comunicada oficialmente a 1 de Setembro”.

Com esta decisão, o FC Porto não participará na Liga dos Campeões da modalidade.

A mudança nos regulamentos da modalidade não permite que um clube participe com atletas comunitários masculinos e femininos nos campeonatos nacionais.

“O presidente da FPA, Fernando Mota, disse-me que o FC Porto podia inscrever atletas comunitários mas que não podia participar nos campeonatos nacionais. Esta alteração é ilegal, intolerável e indecorosa”, explicou.

Fernando Oliveira acredita que a alteração nos regulamentos tem apenas um objectivo: “Prejudicar o FC Porto por este ter sido campeão nacional de pista coberta e ao livre”.

O responsável pela secção dos azuis e brancos vai mais longe e acusa Fernando Mota de se “colar a um clube rival”, neste caso ao Sporting.

O FC Porto irá deixar cerca de 100 atletas "órfãos", mas o clube tudo fará para que “alguns desses atletas sejam colocados noutras equipas”.

“Entretanto, o FC Porto já tinha contratado quatro atletas para a nova temporada e perante este cenário decidiu accionar o departamento jurídico contra a Federação portuguesa de atletismo para ser ressarcido de danos patrimoniais e morais”, rematou.

in "desporto.sapo.pt"

Belluschi atravessa grande momento: «Isto ainda está a começar»


Belluschi tem sido uma das figuras do F.C. Porto neste início de época 100 por cento vitorioso. O médio argentino relegou Rúben Micael para o banco e tem pincelado exibições sólidas com alguns golos, mas garante que ainda tem mais para dar.

«Estou muito bem, com muita confiança. Espero continuar a jogar assim e marcar mais golos. Isto ainda está a começar», disse o camisola 7 dos «dragões», na «superflash» desta quarta-feira, reconhecendo que o bom momento de forma também está relacionado com as ideias de André Villas-Boas: «É verdade que são treinadores com métodos diferentes. Agora tenho mais alguma liberdade e estou a entender-me muito bem com o Fernando, com o João (Mourinho), com o Rúben (Micael), quando joga, e com os avançados. Aos poucos solto-me mais, confio mais em mim e só quero continuar assim.»

Frente ao Olhanense, no próximo fim-de-semana, o F.C. Porto pode chegar à 20ª vitória consecutiva. «Nunca estive numa equipa com esse registo. Estar sempre a ganhar é importante para o clube e para mim», diz Belluschi, que ainda assim alerta para o valor do adversário: «O adversário é difícil e está perto de nós na tabela. Temos de ganhar. É uma equipa que nos roubou pontos no último ano e está a fazer um bom início de campeonato. Vamos tentar fazer o de sempre, tentar ganhar.»

Belluschi: «Árbitros já erraram contra nós e a favor»

Fernando Belluschi rejeita a ideia de um F.C. Porto beneficiado por erros da arbitragem nesta fase inicial da Liga. O médio argentino defende que os «dragões» já foram tanto beneficiados como prejudicados, pelo que o primeiro lugar da tabela classificativa resulta de mérito próprio, e nada mais do que isso.

«Temos de pensar no que fazemos dentro de campo. Fala-se muitíssimo de arbitragens, mas para nós, o que interessa é o que fazemos no campo, e já fizemos grandes jogos. Os árbitros já erram contra nós e a favor, mas o que temos feito é por mérito próprio», disse o jogador do F.C. Porto. «Não acho que os árbitros entrem em campo condicionados. São árbitros internacionais, têm dirigido jogos do Mundial, da Liga Europa e da Liga dos Campeões. São árbitros de uma liga importante na Europa, e vão fazer o seu trabalho como sempre», acrescentou ainda, reagindo às críticas que o Benfica fez ao sector.


in "maisfutebol.iol.pt"

Ninguém arrancou tão bem na Europa


Apesar da frequência dos despistes ou das avarias, um bom arranque é meio caminho andado para ganhar uma corrida de automóveis. No futebol é mais ou menos a mesma coisa. Pois bem, o FC Porto acelerou a fundo desde o primeiro jogo e o motor não deu sinais de desgaste, nem a carroçaria derrapou em nenhuma curva. O resultado é avassalador: nove vitórias em nove jogos, contando com todas as competições. Até ver, nenhuma outra equipa na Europa consegue superar a marca da equipa de André Villas-Boas.

O JOGO olhou para o ranking da UEFA, considerou os 20 países mais cotados (Inglaterra à frente, Israel atrás), fez as contas às vitórias, empates e derrotas dos respectivos líderes e chegou à conclusão de que o saldo do FC Porto é imaculado. Nesta altura, só há três equipas que podem aspirar a alcançar a marca dos portistas: os espanhóis do Valência, com quatro vitórias em quatro jogos, os alemães do Mainz, com seis vitórias em outras tantas partidas, e os israelitas do Hapoel Haifa, com três vitórias em três jogos.

Convém dizer que há equipas na Europa com mais vitórias do que o FC Porto (porque fizeram mais jogos), como o Shakhtar, da Ucrânia, ou o Copenhaga, da Dinamarca, ambos com dez triunfos, ou ainda o Levski de Sófia, da Bulgária, com 11 vitórias. Só que em qualquer um dos casos já há derrotas e empates no currículo, o que permite ao FC Porto ficar à frente da classificação.

O arranque da equipa portuguesa torna-se ainda mais saliente pela mudança de equipa técnica. Para já, para lá de uma Supertaça no currículo, ninguém tira a Villas-Boas o início de época fulgurante. O próximo adversário é o Olhanense.

Percurso
Para garantir o registo imaculado, sem paralelo na Europa - pelo menos sem paralelo ainda no número de jogos - o FC Porto teve de ultrapassar adversários como o Benfica (Supertaça), o Braga, jogou na Bélgica, com o Genk, carimbando praticamente o acesso à fase de Grupos da Liga Europa. Curiosamente, convém sublinhar que os quatro golos encaixados pelos portistas até ao momento foram no Dragão: dois com o Genk e dois com o Braga.

Mais vitórias mas com derrotas

Neste momento, há três líderes de campeonatos europeus que têm mais vitórias do que o FC Porto (e mais jogos). São eles o Shakhtar, da Ucrânia, o Copenhaga, da Dinamarca, ambos com dez triunfos, e ainda o Levski de Sófia, da Bulgária (adversário do Sporting na Liga Europa), com 11 triunfos. O melhor saldo do FC Porto justifica-se porque qualquer uma destas equipas já perdeu e empatou jogos. O FC Porto não.

Inter com mais jogos do que cesena

O líder do campeonato italiano é o surpreendente Cesena, promovido esta época à Serie A, com duas vitórias e um empate em três jogos. No entanto, O JOGO considerou para o estudo o Inter, que tem os mesmos pontos do Cesena, porque tem mais jogos realizados. O vencedor da Champions tem duas vitórias e um empate no campeonato, mas já ganhou a Supertaça italiana, por exemplo, ao Roma.

FC Porto com saldo imaculado

O FC Porto consegue o melhor saldo de resultados entre os líderes dos principais campeonatos europeus, considerando o ranking da UEFA. A equipa de André Villas-Boas conseguiu vencer os nove jogos que disputou até ao momento. Marcou 23 golos e sofreu apenas quatro, tendo vencido já um troféu, a Supertaça Cândido de Oliveira. O Olhanense é o adversário que se segue no calendário portista.

Mainz surpreende na Alemanha

Outra das equipas que pode alcançar a marca do FC Porto é o Mainz, da Alemanha. A equipa somou vitórias em todos os jogos que disputou até ao momento, ou seja, seis. Ontem à noite alcançou a quinta vitória na Bundesliga, ao derrotar em casa o Colónia por 2-0, e cimentou a liderança no campeonato. O Mainz também tem um triunfo na Taça da Alemanha.

Valência persegue marca portista

O arranque do Valência no campeonato espanhol está livre de manchas. A equipa treinada por Unai Emery pode atingir os números do FC Porto, dependendo dos próximos jogos. Para já, tem quatro triunfos em quatro jogos. Venceu três partidas a contar para o campeonato e também ganhou o único jogo disputado na Liga dos Campeões, ao Bursaspor, da Turquia. Hoje o Valência recebe o Atlético de Madrid.

10
Dos países considerados, o campeonato ucraniano é aquele que tem mais jornadas disputadas. Já vai em dez, com o Shakhtar, que é adversário do Braga na Champions, a dominar

23
Golos marcados pelo FC Porto esta época, considerando todas as competições. Hulk, com sete golos, quatro na Liga e três na Liga Europa. No capítulo dos golos sofridos, os portistas ficam-se pelos quatro.


Dragões já vão em 19 jogos consecutivos a ganhar

O FC Porto está há 19 jogos oficiais consecutivos sem perder: aos nove da actual temporada, sob o comando de André Villas-Boas, devem somar-se mais dez do final da última época. Essa trajectória vitoriosa e imparável começou no jogo da Taça com o Rio Ave, em Vila do Conde, a 24 de Março último, ainda com Jesualdo Ferreira no banco. Hulk ficou na bancada nesse encontro, mas já sabia que podia ser utilizado no encontro seguinte, porque o Conselho de Justiça havia anulado a sentença da Comissão Disciplinar.

Daí em diante, misturando todas as competições, e com Hulk a falhar apenas dois jogos, os portistas venceram sempre. Já vai em 19 jogos consecutivos, série que os dragões vão tentar ampliar já no próximo sábado, quando receberem o Olhanense. Como O JOGO escreveu, Villas-Boas igualou, com a vitória na Madeira, o bom arranque de Bobby Robson e António Oliveira, estando agora a três vitórias de imitar o arranque vitorioso de Jesualdo Ferreira: oito vitórias nas oito primeiras jornadas. Para igualar esse registo, o FC Porto de Villas-Boas teria de derrotar o Olhanense, o Guimarães e Leiria. Para ultrapassar o recorde de Jesualdo, era preciso derrotar também a... Académica.

Bruno Alves e companhia fora das contas

O campeonato russo partiu para esta temporada no sexto lugar do ranking da UEFA - Portugal encontrava-se na nona posição -, mas acabou por ficar de fora desta contagem devido ao calendário diferenciado relativamente às restantes ligas europeias. Para explicar melhor a opção, refira-se que a principal competição da Rússia já acumulou 21 jornadas do campeonato, embora o actual líder, o Zenit, tenha ainda dois jogos em atraso. A título de curiosidade, refira-se que a formação onde joga Bruno Alves - e Meira e Danny - tem 14 vitórias e cinco empates no campeonato, ao qual se soma mais um triunfo na Taça da Rússia. Relativamente às competições europeias, o registo é menos positivo: três vitórias, um empate e uma derrota, um resultado que ditou o afastamento do Zenit da fase de grupos da Liga dos Campeões diante o Auxerre.

in "ojogo.pt"

Álvaro Pereira não pára... mas se calhar até devia


Álvaro Pereira gosta de correr. Sempre foi assim. Quando era mais pequeno, numa altura em que o futebol era ainda um part-time no Uruguai, Álvaro chegou mesmo a participar em maratonas na companhia do pai, sobretudo porque a resistência é um dos atributos que recebeu como herança hereditária. Serve isto para explicar que a morfologia do lateral lhe permite fazer muitos jogos consecutivos - tal como comprova a última temporada - e merece uma comparação com os fundistas quenianos. Quem trabalha de perto com o jogador, sabe que Álvaro não gosta de ficar a "descansar"; para ele não há jogos menos importantes ou folgas para assistir a uma determinada partida na tribuna do estádio. Álvaro Pereira gosta de jogar sempre, diz que se sente melhor se o fizer e faz questão de comunicar esta preferência aos treinadores. Foi assim com Jesualdo Ferreira, é assim com André Villas-Boas.

Apesar disso, não parece haver grande dúvidas de que Álvaro anda cansado, demora a recuperar das subidas no terreno e tem provocado algumas problemas defensivos ao FC Porto. É normal. O lateral não pára há mais de um ano. Na época passada foi o mais utilizado do plantel (4070 minutos em todas as competições); pelo meio, jogou jogos de qualificação para o Mundial e o próprio Mundial (mais 949 minutos), com todas as deslocações que isso implica; esta temporada, com pouco mais de três semanas de férias e uma pré-época realizada praticamente a competir, é um dos poucos totalistas da equipa (e já vão mais 810 minutos de jogo). Na Madeira, frente ao Nacional, mas também em Vila do Conde, por exemplo, foram notórias as dificuldades físicas do lateral em alguns momentos do jogo.

Tendo por base as declarações recentes de André Villas-Boas, assim como a sobrecarga de jogos que se adivinha, Álvaro Pereira deverá ser um dos próximos a descansar. O jogo com o Olhanense é uma das possibilidades para fazer descansar Palito, embora a visita que se segue a Sófia também esteja a ser ponderada pela equipa técnica. Mais do que isso, Villas-Boas confia nas alternativas. Fucile pode ser temporariamente adaptado à esquerda, tendo em conta o excelente arranque de Sapunaru na direita e os minutos acumulados pelo uruguaio naquele lugar - ainda no Mundial foi por lá que jogou -, e há ainda Emídio Rafael, uma contratação de André Villas-Boas, que o foi contratar à Académica para fazer sombra a Álvaro Pereira. Certo, para já, é que Álvaro Pereira está perto do descanso.


4070
Na última temporada, a primeira em Portugal, Álvaro Pereira foi o jogador mais utilizado do plantel portista. Somou 4070 minutos, repartidos por Campeonato (2465), Champions (720), Taça de Portugal (480), Taça da Liga (315) e Supertaça (90).


949
Desde que chegou ao FC Porto, Álvaro Pereira realizou 11 jogos oficiais pela selecção, num total de 949 minutos. Começou por participar nos últimos quatro jogos de qualificação (360), mais duas partidas do play-off (180) e cinco encontros no Campeonato do Mundo (409).


810
Esta época, Álvaro Pereira vai bem lançado. Para já, é um dos poucos totalistas do plantel, uma vez que participou a tempo inteiro nos nove jogos já realizados. Começou por ser titular na Supertaça, tendo-se depois seguidos três jogos da Liga Europa (270) e mais cinco do campeonato (450).

in "ojogo.pt"

Não há insubstituíveis

JORGE MAIA


Um antigo director meu costumava dizer-me que de insubstituíveis está o cemitério cheio. Devia saber do que falava, até porque já cá não está: foi substituído e, por sinal, a vida continua, dando-lhe razão todos os dias. Ora, mesmo que este não tenha sido o caso, o facto é que há algumas pessoas que são mais difíceis de substituir do que outras. Há um par de meses, por exemplo, Bruno Alves parecia ser insubstituível e a sua saída para o Zenit ameaçava deixar um buraco impossível de preencher no eixo da defesa do FC Porto, assombrando o eventual sucessor com o peso de uma herança difícil de suportar. Pois bem, Maicon não só exorcizou o fantasma de Bruno Alves, como tem crescido a cada jogo que passa até preencher os buracos que ocasionalmente aparecem pelos seus lados. O facto de o ter feito quando tinha toda a gente a olhar para ele, à espera de um deslize que servisse para evocar a memória do antecessor, é apenas mais um detalhe que serve para provar que, de facto, não há insubstituíveis. Mesmo do lado de fora dos cemitérios.

in "ojogo.pt"

Falcão num voo sem rede

DEMONSTRA QUE OS PENÁLTIS NÃO SÃO O SEU FORTE
 
Com um registo impressionante de 27 golos marcados em 33 jogos disputados na Liga, Radamel Falcão é um goleador admirado e com credenciais confirmadas. A veia goleadora de El Tigre só não consegue abarcar as grandes penalidades. Nas 8 tentativas que já dispôs desde que chegou ao FC Porto, apenas fez as redes abanar em metade delas. Com o tiro ao poste na Choupana, deixou o seu registo empatado a quatro.

Foi a primeira vez na “era André Villas-Boas” que o colombiano foi chamado a converter uma grande penalidade, estando Hulk em campo. O treinador fez uma opção que se compreende, já que o melhor marcador da equipa na época passada ainda não conseguiu atingir essa distinção na que corre. Villas-Boas deu a oportunidade que Falcão precisava, mas o avançado não conseguiu retribuir. Agora, já são quatro os penáltis falhados pelo colombiano desde que chegou ao FC Porto, sendo que já converteu outros tantos da linha dos 11 metros. Face a isto, resta agora saber se numa próxima oportunidade voltará a ser chamado...

in "record.pt"

Pinto da Costa: «Carolina usava tudo para me denegrir»

Pinto da costa acusa ex-companheira de difamação
O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, demarcou-se esta terça-feira das agressões ao ex-vereador de Gondomar Ricardo Bexiga, em 2005, e enquadrou declarações sobre este assunto da ex-companheira, Carolina Salgado, no âmbito de uma estratégia para o denegrir.

"Tudo o que fosse para denegrir a minha imagem, ela usava", disse hoje Pinto da Costa, ao depor nos Juízos Criminais do Porto, no início de um processo em que acusa Carolina Salgado de difamação, por o ter considerado, em entrevista, como mandante do crime.

Pinto da Costa manifestou a convicção de que nem a própria Carolina Salgado esteve envolvida, direta ou indiretamente, naquele crime e sugeriu que a ideia de o associar à agressão a Ricardo Bexiga "nem terá saído da cabeça dela".

O dirigente portista assegurou que nem ele nem Carolina Salgado conheciam Ricardo Bexiga, pelo que não haveria razões para o molestar.

Numa entrevista concedida por Carolina Salgado à jornalista Felícia Cabrita e publicada na revista Tabu (parte integrante do semanário Sol), de 11 de novembro de 2006, Carolina Salgado afirmou que as agressões a Ricardo Bexiga, em 25 de janeiro de 2005, no parque de estacionamento da Alfândega do Porto, foram perpetradas a mando de Jorge Nuno Pinto da Costa.

A ex-companheira do presidente do FC Porto sustentou que, a pedido de Pinto da Costa, entregou aos dois alegados agressores 10.000 euros. Um inquérito-crime relacionado com este episódio acabou por ser arquivado.

No livro "Eu, Carolina", editado em dezembro de 2006, Carolina Salgado voltou a acusar Pinto da Costa pelo espancamento de Ricardo Bexiga, que teve de ser assistido numa unidade hospitalar.

Em 8 de setembro do ano passado, no âmbito de outro julgamento que a opôs a Pinto da Costa, nas Varas Criminais do Porto, Carolina Salgado insistiu que foi "intermediária" nas agressões do ex-autarca Ricardo Bexiga.

A posição que adoptará no julgamento, agora iniciado, só se conhecerá em próxima audiência, uma vez que Carolina Salgado faltou hoje à chamada do tribunal. O advogado de Carolina Salgado, José Dantas, disse que a sua cliente "adoeceu na véspera" e obteve a anuência da juíza para que seja ouvida em próxima audiência.

Carolina Salgado já tinha faltado a algumas audiências noutros julgamentos que a opuseram a Jorge Nuno Pinto da Costa.

in "record.pt"


Pinto da Costa demarca-se do caso Bexiga



Pinto da Costa demarcou-se ontem das agressões a Ricardo Bexiga, ex-vereador da Câmara de Gondomar, e enquadrou as declarações de Carolina Salgado, sua ex-companheira, no âmbito de uma estratégia para o denegrir. "Todos estes actos estão interligados com o final do nosso relacionamento", afirmou Pinto da Costa, durante o depoimento nos Juízos Criminais do Porto, no início de um processo em que acusa Carolina Salgado de difamação por o ter considerado, em entrevista à revista "Tabu" - integrante do semanário "Sol" -, como mandante do crime. Pinto da Costa negou que tivesse conhecimento de ligações de Ricardo Bexiga ao caso Apito Dourado e assegurou que nem ele nem Carolina Salgado o conheciam, pelo que não haveria motivos para as tais agressões. Pinto da Costa manifestou ainda a convicção de que nem a própria Carolina Salgado esteve envolvida naquele crime e sugeriu que a ideia de o associar à agressão partiu de terceiros. "Não a estou a ver com cabeça para isso". Carolina Salgado faltou à audiência porque "adoeceu na véspera".

in "ojogo"

Belluschi e Moutinho em alerta amarelo

Fernando Belluschi e João Moutinho são os jogadores mais amarelados do FC Porto, nestas primeiras 5 jornadas do campeonato. Tanto o argentino como o português já viram 3 cartões amarelos e, portanto, estão apenas a duas sanções semelhantes de terem de cumprir um jogo de castigo. Neste momento, a 4 jogos da receção ao Benfica, essa situação já motiva alguma preocupação e terá de ser gerida com pinças, para que os previsíveis castigos não surjam em simultâneo e muito menos no confronto com o eterno rival.

Dizem as estatísticas da Liga que o FC Porto até é uma das equipas mais disciplinadas, mas os cartões mostrados a Belluschi e Moutinho, na Choupana, vieram aumentar o leque de preocupações de André Villas-Boas na preparação dos compromissos que se seguem. Os dois médios têm sido dos jogadores mais utilizados, são titulares indiscutíveis no miolo e muito do futebol atacante da equipa passa pelos seus pés. No entanto, também se têm destacado na luta pela posse da bola, ajudando a fechar os caminhos para a baliza de Helton. É fruto dessa influência direta que têm em todos os sectores que partilham o estatuto dos mais amarelados do plantel.

Sapunaru é exceção

É sobretudo no meio-campo ofensivo que o FC Porto pressiona os seus adversários e isso fica claro se analisarmos os destinatários dos 11 cartões amarelos que a equipa leva neste arranque do campeonato. Sapunaru é, entre os defesas, o único que já foi admoestado com a referida cartolina. Depois todas as outras foram distribuídas por atletas que ocupam posições do meio campo para a frente. Para além dos referidos casos de Belluschi e Moutinho, há também Hulk, Cristián Rodríguez, Fredy Guarín e Fernando com um cartão para cada um deles.

Esses, contudo, ainda não geram preocupação, pois ela está centrada apenas nos médios argentino e português. Olhanense (c), Vitória de Guimarães (f), União de Leiria (c) e Académica de Coimbra (f) são os adversários que se seguem, antes da receção ao Benfica, e será nesses compromissos que André Villas-Boas terá de começar a analisar e a precaver-se para a eventualidade de ficar privado dos referidos jogadores.

Em todo o caso, o treinador deposita grande confiança nos atletas que podem substituir aqueles que têm sido os dois maestros do miolo portista. Ruben Micael, Souza, Castro e até Guarín estão na calha para renderem os colegas assim que for preciso.

in "record.pt"

F.C. Porto: e vão 19 vitórias consecutivas em jogos oficiais

O embalo vem da fase final da pretérita temporada e promete levar tudo à frente. O F.C. Porto está em pleno ciclo de 19 vitórias consecutivas em partidas oficiais, 12 das quais a contar para o campeonato nacional. A última derrota data de 21 de Março (precisamente há meio ano), dia da final da Taça da Liga, disputada no Algarve contra o Benfica: 0-3.

Há nestas contas duas séries diferentes a considerar. Da primeira já falámos. 19 triunfos, epicentro em Vila do Conde, na noite do regresso de Hulk aos relvados após longa suspensão. 12 sucessos para a Liga, três para a Taça de Portugal, três para a Liga Europa e um na Supertaça.

A segunda envolve somente compromissos para o campeonato nacional. Nestes cálculos recuamos mais alguns dias no calendário e iniciamos a contabilidade no dia 13 de Março. O F.C. Porto tem 13 vitórias seguidas em jogos da Liga. Oito ainda no reinado de Jesualdo Ferreira, cinco já sob a égide de André Villas-Boas.

São números importantes, significativos, que confirmam a estabilidade e a consistência dos dragões.

Benfica: 29 vitórias nas épocas 71/72 e 72/73

Apesar da relevância estatística, este F.C. Porto ainda está muito longe da melhor série de sempre de uma equipa no campeonato. Os tempos são outros, de maior equilíbrio, daí que chegar às 29 (!) vitórias seguidas do Benfica - entre 9 de Abril de 1972 e 1 de Abril de 1973 -seja quase uma utopia.

Os encarnados começaram essa epopeia na 25ª jornada da época 1971/72 e prolongaram o delírio até à 24ª ronda de 72/73. Eusébio em final de carreira, Humberto Coelho, Nené, Artur Jorge, Toni, Rui Jordão, Vitor Batista e Diamantino, por exemplo, eram na altura praticamente imbatíveis.

Os pupilos de Villas-Boas ainda não fizeram o suficiente para ostentar esse rótulo. Mas já conseguem impor apreensão a qualquer opositor.

Ataque viperino e defesa de argamassa

Se nos concentramos apenas no Porto versão 2010/11, concluímos que a equipa de André Villas-Boas apresenta uma excelente média no número de golos por jogo: 2,5. O principal contributo tem chegado do pé de esquerdo de Hulk. O brasileiro é o melhor marcador da equipa, com sete golos, e logo atrás surgem os cinco de Falcao.

Varela (3), Belluschi (2), Rolando (2), Souza e Rúben Micael também já marcaram.

E o que dizer da prestação defensiva da equipa? Quatro golos sofridos, dois contra o Sp. Braga e dois perante o Genk. Quer isto dizer que o F.C. Porto já acabou sete (em nove) jogos sem sofrer qualquer golo.

Última derrota em jogos oficiais:

21/03/2010: F.C. Porto-Benfica, 0-3 (Taça da Liga)

Série de vitórias consecutivas do F.C. Porto:

2009/10

24/03/2010: Rio Ave-F.C. Porto, 1-3 (Taça de Portugal)
28/03/2010: Belenenses-F.C. Porto, 0-3 (24ª jornada Liga)
03/04/2010: F.C. Porto-Marítimo, 4-1 (25ª)
10/04/2010: Rio Ave-F.C. Porto, 0-1 (26ª)
14/04/2010: F.C. Porto-Rio Ave, 4-0 (Taça de Portugal)
18/04/2010: F.C. Porto-V. Guimarães, 3-0 (27ª)
24/04/2010: V. Setúbal-F.C. Porto, 2-5 (28ª)
02/05/2010: F.C. Porto-Benfica, 3-1 (29ª)
08/05/2010: U. Leiria-F.C. Porto, 1-4 (30ª)
16/05/2010: D. Chaves-F.C. Porto, 1-2 (Taça de Portugal)


2010/11

07/08/2010: F.C. Porto-Benfica, 2-0 (Supertaça)
14/08/2010: Naval-F.C. Porto, 0-1 (1ª jornada Liga)
19/08/2010: Genk-F.C. Porto, 0-3 (Liga Europa)
22/08/2010: F.C. Porto-Beira Mar, 3-0 (2ª)
26/08/2010: F.C. Porto-Genk, 4-2 (Liga Europa)
29/08/2010: Rio Ave-F.C. Porto, 0-2 (3ª)
11/09/2010: F.C. Porto-Sp. Braga, 3-2 (4ª)
16/09/2010: F.C. Porto-Rapid Viena, 3-0 (Liga Europa)
20/09/2010: Nacional-F.C. Porto, 0-2 (5ª)

in "maisfutebol.iol.pt"

André Villas-Boas perto de superar marca de Robson

Cinco triunfos a abrir a Liga. André Villas-Boas iguala Bobby Robson em arranques de campeonatos e pode superar o mestre inglês se o F. C. Porto vencer o Olhanense. Em 1994/95 o dragão, orientado pelo técnico inglês, foi travado pelo Benfica à sexta jornada.

Quando foi apresentado como treinador do F. C. Porto, André Villas-Boas disse que era mais clone de Bobby Robson do que de José Mourinho, porque tinha ascendência inglesa, nariz grande e gostava de beber vinho. Ambos marcaram o técnico: o primeiro abriu-lhe as portas do futebol; o segundo acompanhou-o no processo de crescimento e de maturação. Mas Villas-Boas está muito perto de fazer história pelo seu próprio pulso se vencer o Olhanense (sábado, 21.15 horas, Sport TV1), no Dragão. Garante seis triunfos consecutivos a abrir o campeonato, aquilo que os dois mestres não conseguiram ao serviço dos azuis e brancos.

Em 1994/95, Bobby Robson deixou a concorrência em estado de alerta, ao levar o F. C. Porto a cinco vitórias seguidas no arranque da Liga. Mas ao sexto jogo, a equipa empatou no terreno do rival Benfica, na altura o campeão nacional em título. Esteve a vencer por 1-0, com um golo de Iuran, mas o brasileiro Isaías fixou o resultado final. À quinta jornada, os dragões tinham um ponto de vantagem sobre o Sporting e três sobre o Benfica, mas as vitórias ainda valiam dois pontos.

Na temporada seguinte, em 1995/96, o treinador inglês conduziu o F. C. Porto a quatro triunfos consecutivos no arranque da prova, mas depois empatou no terreno do Felgueiras, a um golo. Foi um resultado inesperado, tratando-se de uma adversário que se estreava no principal escalão do futebol português, mas tinha como treinador Jorge Jesus. Nessa altura, os dragões gozavam de dois pontos de vantagem sobre o Benfica e três sobre o Sporting. Agora, o fosso é maior: nove em relação aos encarnados e oito sobre os leões.
André Villas-Boas também já ultrapassou José Mourinho, pois o Special One nunca ganhou cinco jogos seguidos no início do campeonato português. Em 2002/03 foi travado pelo Belenenses (1-1), na primeira jornada, e na temporada seguinte alcançaria o mesmo resultado no terreno do Estrela da Amadora.




Siska com 13, Jesualdo com oito

Na última década, o melhor arranque do F. C. Porto na prova foi garantido pela mão de Jesualdo Ferreira. O treinador alcançou oito triunfos consecutivos antes de encalhar, em casa, com o Belenenses (1-1). Mas o melhor registo da história do clube pertence a Miguel Siska, que em 1939/40 orientou o dragão à impressionante marca de 13 vitórias consecutivas no início do campeonato. Será que Villas-Boas vai fazer história?

in "jn.pt"

Rac. Avelaneda confirma negociações por James Rodriguez

James Rodríguez, avançado colombiano contratado este Verão pelo FC Porto ao Banfield, da Argentina, está a ser cobiçado pelo Rac. Avelaneda.

O clube argentino sabe que James não jogará tão cedo nos "dragões", num plantel com tantas soluções e, através do empresário, tenta o empréstimo do jogador junto da SAD "azul-e-branca".

A confirmação do cenário foi concedida a Bola Branca, esta terça-feira, pelo Vice-presidente do Racing, Pablo Podesta.

"O jogador não está a jogar em Portugal. Não estamos a tratar directamente das negociações, mas sim o seu representante. O James Rodriguez é um bom jogador e claro que temos interesse mas precisamos de saber quais as condições para poder vir. Não é um jogador a descartar", afirmou o dirigente.

Recorde-se que o colombiano custou aos cofres dos "dragões" 5,1 milhões de Euros por 70% do passe, tendo Rodriguez assinado um contrato válido até 2014.

in "rr,pt"

FC Porto promove conferência de imprensa

A secção de atletismo dos azuis-e-brancos irá dar, esta quarta-feira, uma conferência de imprensa no auditório José Maria Pedroto.

O FC Porto decidiu, recentemente, suspender a sua actividade em protesto pela alteração ao regulamento da FPA (Federação Portuguesa de Atletismo) que impede os dragões de inscreverem as quatro estrangeiras com quem têm contrato nos Campeonatos Nacionais colectivos, por terem representado os respectivos países recentemente.

Esta quarta-feira, a secção de atletismo do FC Porto promove uma conferência de imprensa, pelas 17 horas, onde deverá esclarecer, publicamente, qual será o futuro desta modalidade no clube azul-e-branco e que novas medidas irá tomar perante esta situação

in "sapodesporto.pt"

Arranque tão fabuloso não se via desde 1976!


Só o Sporting de Hagan teve, no conjunto de pontos somados à 5.ª jornada e na vantagem sobre o 2.º classificado, melhor desempenho que o FC Porto de André Villas Boas.


André Villas Boas não passava de projecto dos pais quando Portugal assistiu, no Campeonato Nacional, a arranque superior ao do FC Porto 2010/2011: estávamos a 3 de Outubro de 1976 e o Sporting tinha, à quinta jornada, cinco vitórias e três pontos de avanço sobre o Varzim. Isto, claro, quando cada vitória valia apenas dois pontos. Há 34 anos, portanto, que não se assistia, no futebol português, a arranque tão fabuloso: cinco vitórias à 5.ª jornada, quatro pontos de avanço sobre o 2.º classificado! Esta é, aliás, apenas a sexta vez nas últimas 20 temporadas que uma equipa arranca o Campeonato Nacional com cinco vitórias de rajada, depois de FC Porto, Sp. Braga e Sporting o terem feito em anos anteriores. Em nenhuma delas, porém, o líder tinha alcançado tão esmagadora vantagem em tão pouco tempo: quatro pontos para o 2.º!

O FC Porto passou na Madeira com relativa facilidade e hoje, 21 de Setembro, vê o V. Guimarães, 2.º classificado, a quatro pontos de distância, enquanto vê o Sporting a oito pontos e o Benfica a nove. Melhor, como no filme de Jack Nicholson, é mesmo impossível. Claramente não está o campeonato ganho, porque nenhum campeonato, seja com quem for, está ganho quando apenas se disputou 1/6 da prova. Mas está bem encaminhado, sem dúvida alguma. Na próxima jornada há um FC Porto-Olhanense, um bem interessante 1.º contra 3.º.

O actual FC Porto tem nove golos de vantagem na diferença entre marcados e sofridos (11-2) e para encontrarmos um dragão melhor nesta aspecto é preciso recuarmos 13 anos, até 1997/98 (com António Oliveira).
 
in "abola.pt"

Meio ano a ganhar!


FC Porto a um jogo da 20.ª vitória seguida. Após derrota com o Benfica na Taça da Liga foi sempre a somar.

Já passaram seis meses desde que o FC Porto desatou a ganhar sem parar em jogos oficiais. Isto porque até à data ninguém ainda derrotou, nem sequer empatou o dragão. A saga começou a 24 de Março, em Vila do Conde, com um triunfo por 3-1, na meia-final da Taça e Portugal e, desde então, foi sempre a somar vitórias. Já lá vão 19 consecutivas. Agora, espreita a 20.ª vitória, que só poderá ser festejada no próximo desafio, com o Olhanense, no Dragão.

E só pode ser celebrada neste sábado por uma razão muito simples: o desfecho desta partida ditará o fim, em caso de derrota e mesmo empate, ou a continuidade de um registo que já é por si só motivo de orgulho para os azuis e brancos. Se os portistas ganharem ao conjunto algarvio, somarão 20 vitórias consecutivas. Por enquanto.

ABENÇOADA HUMILHAÇÃO

Curiosamente, este acumular de sucessos em provas oficiais - Liga, Taça de Portugal e Liga Europa - foi construído a partir de uma derrota humilhante (3-0), tendo em consideração o adversário, o Benfica. Ainda por cima, valeu a conquista da Taça da Liga aos encarnados.

Era o princípio do fim de uma época marcada pela perda do título, igualmente para o emblema da Luz, mas em simultâneo, como se verifica agora, o início da terraplanagem de um terreno movediço onde os portistas começaram a lançar os alicerces do futuro. Reconstrução de valores antes de os azuis e brancos deitarem mão a nova matéria-prima que tem consolidado a série de 19 vitórias averbadas até ao momento, uma dezena delas conseguidas fora de portas, nove em casa.

Um trabalho desenvolvido a pulso, com vitória sobre vitória a culminar na época passada com a conquista da Taça de Portugal, no Jamor. O presente visível, nas vitrinas do museu do clube, de uma temporada inteira; o intervalo apenas, pelos vistos, de outros feitos, pois entretanto o FC Porto nunca mais parou de ganhar.

O último triunfo da temporada de 2009/10, em partidas oficiais, foi no Estádio Nacional, a 16 de Maio, na final da Taça de Portugal, com o D. Chaves, o primeiro desta época aconteceu a 7 de Agosto, na Supertaça Cândido de Oliveira, troféu que o FC Porto conquistou, ao vencer o... Benfica.

Os dragões já se tinham entretanto vingado da pesada derrota na Taça da Liga (então no Campeonato, a 2 de Maio, onde venceu por 3-1), faltava-lhes era desforrarem-se à altura, isto é, juntar ao triunfo um troféu. Estava lançada por André Villas Boas, o novo arquitecto de um plano que visa arrebatar títulos e impressionar o mundo... do futebol, a segunda fase de uma obra que parece não se ver, por ora, o fim.
 
in "abola.pt"