quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FC Porto recebe Pinhalnovense nos "quartos"

VENCEDOR DO BENFICA-OLHANENSE VISITA RIO AVE


Realizou-se esta quarta-feira na sede da Federação Portuguesa de Futebol, o sorteio referente aos quartos-de-final da Taça de Portugal.
O grande destaque vai para o Pinhalnovense, da 2.ª Divisão, irá deslocar-se ao Estádio do Dragão para defrontar o FC Porto.
O vencedor do jogo em atraso entre Benfica e Olhanense, viaja até Vila do Conde para disputar o acesso às meias-finais frente ao Rio Ave.
O V. Setúbal e V. Guimarães jogam fora na próxima eliminatória contra um adversário ainda por definir.
Os jogos realizam-se no próximo dia 12 de janeiro.
Quartos de Final:
FC Porto (L) - Pinhalnovense (2.ª)
Rio Ave (L) - Benfica (L) ou Olhanense (L)
Académica (L), U. Madeira (2.ª), Bombarralense (3.ª) ou Louletano (2ª) - V. Setúbal (L)
Varzim (LO), Gondomar (2.ª), C.Piedade (3.ª), Ribeirão (2.ª) ou Merelinense (2.ª) - V. Guimarães (L)
Fernando Gomes: «Vai ser um jogo difícil»
DIRIGENTE PORTISTA QUER EVITAR SURPRESAS
Fernando Gomes, responsável pelo departamento de scouting do FC Porto, disse em conferência de imprensa que a equipa tem de ser rigorosa contra o Pinhalnovense, e que o facto de jogarem no Estádio do Dragão é favorável.
"O FC Porto joga em casa e tem de ser sério e rigoroso como na eliminatória anterior. Se conseguirmos fazer isso o resultado irá pender para o nosso lado", sublinha o ex-internacional luso.
Para o dirigente dos azuis e brancos vai ser um jogo difícil, uma vez que a equipa adversária já deu mostras da sua qualidade.
"Vai ser um jogo difícil porque o Pinhalnovense vai ao Dragão sem pressão e porque esta época já causou surpresa ao eliminar o Leixões", finalizou Fernando Gomes.
Recorde-se que o jogo da Taça de Portugal que vai opôr as duas equipas realiza-se no próximo dia 12 de janeiro.~
in "record.pt"


Falcao é rei na europa

Em dia de poupanças, André Villas-Boas não aceita prescindir do melhor marcador da Liga Europa para a despedida da fase de grupos. Falcao vai ser titular esta noite frente ao CSKA Sófia, apesar de o encontro servir apenas para cumprir calendário, depois de o FC Porto ter assegurado, em Viena, a qualificação para a fase seguinte da competição com o primeiro lugar do Grupo L. Apesar disso, ainda há objectivos para cumprir, e Falcao tem pelo menos um: consolidar a liderança na lista de melhores marcadores da Liga Europa. O avançado colombiano tem sete golos e é, até ao momento, o único jogador que conseguiu marcar em todos os jogos da fase de grupos das competições europeias desta temporada.
Transformar Falcao no melhor marcador da Liga Europa é, por isso, um dos objectivos definidos e um dos motivos para André Villas-Boas não prescindir do colombiano na partida de mais logo. Aliás, o sul-americano deve repartir o ataque com Walter (Hulk irá para o banco), numa solução que será experimentada de início pela primeira vez. Os dois jogadores já jogaram juntos em algumas ocasiões - poucas -, mas sempre no decorrer dos jogos. Desta vez, vão encontrar-se no centro do ataque, acompanhados por James Rodríguez.

Só Messi e Ronaldo marcam mais do que ele...

Numa altura em que se aproxima o final do ano, Falcao prepara-se para integrar o pódio da lista de melhores marcadores de 2010. Os golos apontados mais recentemente consolidaram a terceira posição do internacional colombiano que, no que diz respeito a golos, só perde mesmo para os dois melhores jogadores do mundo: Ronaldo e Messi. O avançado do FC Porto apontou, este ano, 42 golos nos 49 jogos que já disputou (22 jogos e 18 golos só esta temporada), contra os 47 golos de Ronaldo e os impressionantes 56 de Messi. Nesta luta muito particular pelo título de melhor marcador mundial, Falcao tem alargado a vantagem para os mais directos perseguidores, uma vez que Suarez (Ajax) se ficou pelos 38 golos - está castigado e não joga mais este ano -, enquanto Diego Forlán (Atlético de Madrid) parou nos 35. Até ao final de 2010, Falcao tem apenas mais dois jogos: recepção ao CSKA Sófia e visita, no domingo, a Paços de Ferreira.

Uma jogada especial de El Tigre

Falcao não é só golos. Ontem, o colombiano deslocou-se ao serviço de pediatria do IPO do Porto para passar mais de uma hora com as crianças internadas, proporcionando-lhes um momento especial, mas também diferente do habitual. No final da visita, Falcao foi ainda convidado a deixar a marca da sua mão, naquela que foi a inauguração de uma espécie de passeio da fama do IPO. Este momento contou ainda com a colaboração artística da escultora Laurinda Pias, da Associação Sentidos Espaço de Arte e Artesanato, e com a participação de Laranja Pontes, presidente do Conselho de Administração do IPO.

in "ojogo.pt"

AVB: "Não faltará motivação"

Villas-Boas garantiu ontem que o FC Porto vai subir ao relvado do Estádio do Dragão para defrontar o CSKA como se dependesse do encontro para garantir o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa. A realidade, contudo, é outra: o primeiro lugar é intocável, pelo que nada há a decidir. Mesmo assim, a motivação será alta, porque existem objectivos internos a cumprir e o mais próximo é ganhar os dois jogos que faltam até ao final de 2010, o que prolongaria o recorde de invencibilidade do clube, que datava da era de Mourinho, conseguido após o triunfo sobre o Juventude de Évora.

O técnico admitiu mexidas na equipa e garantiu a continuidade de James no onze. Pelo meio, questionou os critérios de avaliação dos árbitros, agradeceu os elogios de Jesualdo Ferreira, voltou a criticar o formato da Liga Europa, e considerou "entretenimento" a posição do Benfica sobre as arbitragens.

Sente a equipa motivada, sendo este um jogo apenas para cumprir calendário?

É um jogo que se insere nos objectivos internos que temos traçados até ao final do ano e, nesse sentido, penso que não faltará motivação. O jogo de Viena também se inseria, mais ou menos, no mesmo enquadramento, ainda que faltasse garantir o primeiro lugar. Temos dois jogos até ao final do ano e queremos vencê-los.

Estando já tudo decidido, admite poupar os habituais titulares?

Temos dias suficientes de recuperação para o jogo com o Paços, assim como tivemos para este. Vamos continuar a gestão que temos feito. Sentimos o plantel bastante competitivo e qualquer das soluções, entre os jogadores que têm sido menos utilizados, tem aparecido a um nível altíssimo. Pelo que têm feito, dão as máximas garantias de que nos levarão à vitória. A equipa está sempre forte.

Nem o FC Porto, nem o CSKA precisam dos pontos. Pode, por isso, esperar-se um jogo aberto e com vários golos?

O CSKA continua numa sequência importante de resultados positivos. Começou mal a época, mas vai em oito jogos sem perder. Passou por uma mudança na liderança e haverá uma nova empatia pelo líder. Há pouco a perder, o que leva a determinado tipo de riscos e de atrevimento. Por isso, penso que pode ser um jogo estimulante nesse sentido.

Pergunta O JOGO

James Rodríguez confirmado no onze

James vai voltar a ser titular?

Sim. O James foi contemplado com a titularidade pela semana ultrapositiva que teve, com continuidade esta semana. Enquanto mantiver níveis de rendimento em treino terá mais oportunidades. Compete com seis jogadores para aquela posição e é difícil entrar numa equipa que tem estado bem. Se calhar, as oportunidades foram poucas não só por a equipa estar bem, mas também porque o que ofereceu antes não era tão bom como o que está a oferecer agora."

Trio fica na prateleira a aguardar por vagas

EMÍDIO RAFAEL, PAWEL KIESZEK E MARIANO GONZÁLEZ


Emídio Rafael, Pawel Kieszek e Mariano González não puderam dar o seu contributo à equipa na fase de grupos da Liga Europa e muito dificilmente deverão fazê-lo quando arrancarem as eliminatórias. É que qualquer um dos elementos que ficou na prateleira até agora só poderá entrar nas contas de André Villas-Boas caso algum dos jogadores da atual lista faça o percurso inverso: deixando de estar inscrito ou saindo do clube.
O FC Porto tem um limite de 23 atletas do plantel principal, mais três da equipa de juniores: Maia (está convocado para este encontro), David e Amorim. Daqui não poderá sair a não ser que contrate algum jogador formado no clube, o que não parece provável nesta altura.
Perante este cenário, Emídio Rafael, que chegou a ser titular em Alvalade e frente ao V. Setúbal, além de duas presenças na Taça de Portugal, corre o risco de continuar de fora das contas europeias. Alternativa a Alvaro Pereira só mesmo a nível interno.
Quanto a Kieszek, que fez a sua estreia pelos dragões no embate da Taça, viu-se arredado do banco de suplentes num momento em que Beto se encontra lesionado. Um eventual azar de Helton obrigaria o técnico a fazer avançar Maia para a baliza. Mais complicado é o posicionamento de Mariano. O argentino, sem competir desde março, devido a uma lesão, só deverá ser inscrito a nível nacional e deixa o clube no final da época.
in "record.pt"

Moutinho: «CSKA nada tem a perder»

JOGO DA LIGA EUROPA "NÃO VAI SER FÁCIL"


João Moutinho comentou em conferência de imprensa o jogo de quarta-feira com o CSKA Sofia e o seu atual momento no FC Porto.
Em relação ao encontro da Liga Europa, Moutinho esclareceu que o objetivo é dar continuidade aos bons resultados do clube.
"Não será um jogo fácil. Eles vêm com uma série de vitórias e nada têm a perder. Nós temos de mostrar bom futebol e ganhar para continuar o bom trabalho. Ganhar em todas as competições onde estamos é o nosso objetivo", disse o jogador portista.
Questionado sobre o momento atual que vive no clube, o médio disse que quer ganhar títulos e que está a atravessar uma boa fase a nível profissional:
"Estou a viver um sonho, e um momento feliz a nível individual e coletivo. O meu objetivo é ajudar o FC Porto a ganhar títulos. É para isso que trabalho todos os dias."
in "record.pt"

Dragões têm bíblia

OBRA É HOJE LANÇADA


O futebol é uma religião e os portistas já têm a sua bíblia. A editora Primebooks lança hoje um livro de 224 páginas que reúne mais de 400 entradas sobre o FC Porto e os seus 117 anos de história. A obra passa em revista as equipas que ficaram para a eternidade, os muitos títulos ganhos pelo futebol azul e branco, os treinadores que levaram o clube à glória, as estatísticas mais curiosas.
Um livro licenciado pelo FC Porto, assinado por João Pedro Bandeira e com prefácio de Júlio Magalhães. A Primebooks, que já lançou a bíblia dos outros grandes, espera que a obra seja um êxito de vendas na quadra natalícia.
in "record.pt"

Villas-Boas deixa bicada à Águia (c/ video)

F. C. Porto André Villas-Boas diz que o critério dos penáltis é entretenimento do Benfica

Na antecâmara do F. C. Porto-CSKA de Sófia, da Liga Europa, André Villas-Boas jogou ao ataque. Tal como a equipa. Dá bicadas ao Benfica, volta a não descortinar erros na arbitragem de Elmano Santos no jogo com o V. Setúbal e revela que James Rodríguez será titular.


Esta noite, o F. C. Porto defronta o CSKA de Sófia, na última jornada da Liga Europa. Já com o apuramento garantido, os dragões ainda têm muito a ganhar. O prestígio e o objectivo interno de chegar ao final do ano sem qualquer derrota. No lançamento do jogo, o treinador portista abordou alguns temas da actualidade e fez questão de responder a Jorge Jesus. Diz o homólogo do Benfica que a diferença pontual em relação ao rival também se mede pelos critérios na marcação de penáltis. Villas-Boas discorda. "É irrelevante, é um entretenimento". Se o Benfica quer acreditar nesse entretenimento, que se entretenha".
A pergunta surgiu na sequência de o técnico azul e branco ter defendido várias vezes Jesus, quando o líder encarnado estava a ser criticado pelos maus resultados. Mas isso não é assunto para grandes discussões: "Não espero qualquer tipo de solidariedade do treinador do Benfica, a minha solidariedade vai para o homem e treinador de futebol que atingiu o objectivo que o clube procurava há muitos anos. O homem que representa o Benfica será sempre um adversário directo", esclarece.
Podem chamar-lhe cego
André Villas-Boas também comentou a nota negativa atribuída ao árbitro Elmano Santos. O juiz madeirense recebeu 2,2 valores, numa escala de zero a cinco, na sequência do jogo com o Vitória de Setúbal. O treinador continua a dizer "que ambas as situações são grande penalidade". Na que resultou no golo de Hulk e no falhanço de Jaílson.
"O árbitro não apita quando o Jaílson vai marcar o primeiro penálti", diz sobre a tão criticada repetição do lance. Por isso, não tem receio em colocar o corpo à frente das balas. "Se me querem chamar cego, que me chamem cego. Onde está o caso? A arbitragem é assim tão má como a de Jorge Sousa em Alvalade? Pela nota, foi. Os critérios dos observadores podem ser assim tão diferentes?"
No lançamento do jogo com o CSKA de Sófia, o treinador do F. C. Porto revelou que James Rodríguez será titular. O extremo exibiu-se em grande nível diante do Juventude de Évora, na Taça de Portugal, "depois de uma semana ultra positiva e que teve continuidade no jogo". O que também influenciou a decisão. Por isso, fica a mensagem: "Enquanto tiver níveis de rendimento em treino como demonstrou na semana anterior, terá mais oportunidades. Se calhar, aquilo que ofereceu antes não era tão bom como o que está a oferecer agora".
Dono de uma carreira irrepreensível, sem qualquer derrota na folha de serviços, o F. C. Porto está bem lançado em todas as frentes, mas André Villas-Boas faz análises prudentes. O que conta não é a actual marca vitoriosa, o mais importante será o que vem a seguir: "Não nos podemos desligar do que está para a frente. São cinco meses que contam em absoluto e que nos dão troféus. Se não continuarmos com o mesmo percurso, será um fracasso em todas as formas. O que conta é o que aí vem". Nem mais.

in "jn.pt"

F.C. Porto-CSKA Sófia (antevisão): o mesmo rumo com outras caras




 

Dragões devem rodar plantel mas querem manter invencibilidade

Somar minutos, reforçar ideias e ganhar jogadores. São, à partida, três dos grandes objectivos do F.C. Porto para o embate com o CSKA de Sófia, o último do grupo L da Liga Europa, marcado para esta quarta-feira (20h05). Depois, como sempre, há o objectivo do triunfo, embora este apenas sirva para manter o registo: o apuramento e até o primeiro lugar do grupo já estão assegurados.

Assim, o mais provável será ver uma versão alternativa do F.C. Porto nas competições europeias. Aliás, não devem ter sido tantas as vezes que os dragões se deram ao luxo de rodar jogadores na Europa. Esta quarta, assim Villas-Boas o entenda, os menos utilizados terão nova oportunidade, depois da pequena revolução (foram só quatro mexidas)operada na Taça de Portugal.

E, registe-se, o mais certo é Villas-Boas querer. Na conferência de imprensa de antevisão do encontro, o treinador lembrou que os menos rodados têm apresentado um «óptimo nível». De facto, caso queira revolucionar, Villas-Boas tem armas seguras. 

James está com a corda toda: ganhou confiança na Taça de Portugal e é o primeiro titular para o CSKA. O colombiano mostra querer ser, definitivamente, opção. Walter, por muito que se discuta a sua forma, tem a melhor média de golos do plantel. Com mais ou menos estilo, o brasileiro marca. Não é isso que interessa?


Mas há mais. Rúben Micael tem sido, quase sempre, o 12º jogador da equipa. Fucile continua suplente, mas não perdeu qualidades. Otamendi e Maicon: quem é mesmo o titular?

As opções são mais certezas que dúvidas; o onze é uma incógnita. Tudo dependerá de quanto Villas-Boas quiser mexer, num encontro que servirá, essencialmente, para cumprir calendário.


O CSKA de Sófia vem em busca da história. Nunca venceu em Portugal e, como é sabido, o F.C. Porto nunca perdeu na presente temporada, seguindo numa série de 24 jogos sem perder. À medida que o tempo passa e a invencibilidade se mantém, aumentam os louros para o eventual carrasco. Virá da Bulgária? Cabe ao F.C. Porto, mesmo que em versão alternativa, dar a resposta.

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Otamendi, Sereno e Alvaro Pereira; Guarín, João Moutinho e Ruben Micael; James, Hulk e Walter.

Outros convocados: Maia, Maicon, Belluschi, Souza, Castro, Falcao e Ukra. 

CSKA SOFIA: Mbohli; Trifonov, Vidonov, Aquaro, Stoyanov, Marquinhos, Yanchev, Iliev, Tonev, Sheridan e Michel Platini.

Outros convocados: Karadzhov, Esposito, Dechev, Fabrizio Grillo, Delev, Galchev, Saidhodzha e Kosta Yanev


in "maisfutebol.iol.pt"

«Falcao tem estado incrível», diz ídolo do avançado

Juan Pablo Angel não esconde admiração pelo portista



Radamel Falcao e Juan Pablo Angel têm a nacionalidade e a camisola do River Plate em comum. Este último jogou primeiro no clube argentino e é uma referência do avançado do F.C. Porto. E que pensa Juan Pablo Angel do sucessor colombiano no River? «Acredito imenso nele», diz ao Maisfutebol. É o início de uma análise a El Tigre, que agora veste de azul e branco e encanta a Invicta.

«O Falcao tem estado incrível!» É assim, numa frase tão certeira como um remate ao ângulo que o antigo ponta-de-lança de River, Aston Villa e NY Red Bulls fala do compatriota. A admiração entre os colombianos parece ser, afinal, mútua. Aliás, ambos seguem atentamente o River, gritam os golos dos Milionários de Buenos Aires e, por isso, não será exagero dizer que Juan Pablo Angel já festejou os golos de Falcao na Argentina. 

No entanto, é o momento actual de Radamel Falcao que importa, até porque o avançado nunca viveu um tão bom como agora. «Conheço-o muito bem e tem sido constante no F.C. Porto, sempre a marcar, já leva muitos golos», diz «Angelito». 

«Não me admirava que fosse já para uma liga mais importante»

Sim, os números não mentem, pelo contrário: dão razão ao colombiano, que formou um trio de ouro no Monumental, com Aimar e Saviola. Insiste-se. E o que pensa de Falcao? «É muito, muito bom ponta-de-lança, um goleador, não me surpreendia nada que ele fosse já para uma Liga mais importante», declarou Juan Pablo Angel. 

No River Plate, Falcao é o colombiano que sucede a Angel, ainda que com anos de diferença. A comparação entre «Angelito» e «El Tigre» é inevitável. «Temos características muito semelhantes, sim, mas temos histórias diferentes», comenta Juan Pablo aoMaisfutebol. Ora, Crespo saiu do River e o colombiano foi o substituto encontrado. Quando chegou à Argentina, Juan Pablo Angel já era um futebolista profissional, com 23 anos, ou seja, sensivelmente a mesma idade com que Falcao chegou ao F.C. Porto.

O avançado portista chegou ao River Plate mais novo e logo viu em Juan Pablo uma referência. «Isso é porque sou colombiano como ele e joguei no River Plate», diz o mais velho desta dupla, que ficou um pouco sem jeito quando colocado perante a questão.

«Angelito» preferiu mesmo centrar-se no percurso do compatriota. «O Falcao está a ir muito bem no F.C. Porto, até ao momento. Falo com ele algumas vezes e tenho uma boa relação com ele», acrescenta. O que Juan Pablo Angel também diz é que nunca partilhou campo com El Tigre. 

«Por acaso, nunca jogámos juntos. No River Plate, porque sou mais velho e já tinha saído quando ele chegou, na selecção porque a equipa passava por um processo de renovação e desencontrámo-nos», conta.

E os golos pela Colômbia?

Quem viu, ou quem se lembra de Juan Pablo Angel nos primeiros tempos de Aston Villa, consegue confundi-lo com Falcao, ou o contrário, pelo cabelos compridos. Dois goleadores muito parecidos no modo de actuar e, inclusive, nos números pela Colômbia. O primeiro tem nove golos na conta, o segundo leva seis. Estranho para dois grandes goleadores, não?

«Temos poucos golos pela selecção, mas estas são equipas especiais, há menos tempo para trabalhar», argumentou Juan Pablo Angel, ao Maisfutebol. «Não vejo o Falcao como o responsável pelos poucos golos, até porque aquilo que ele faz no F.C. Porto mostra bem que jogador é», concluiu, despedindo-se de forma simpática. 


in "maisfutebol.iol.pt"

'Dragão' Kostadinov num jogo especial

Emil Kostadinov está de regresso ao Porto, desta vez na pele de adversário no jogo desta noite, no Dragão. Não é a primeira visita do antigo extremo portista ao estádio do clube que representou com grande brilhantismo de 1990 até 1994, mas estar em Portugal é sempre especial, principalmente porque pode rever alguns dos muitos amigos que deixou por cá. 

«Gosto muito de vir ao Porto, pois sou sempre muito bem recebido. Ainda por cima está muito bom tempo. Na Bulgária não é assim», brinca, esperando rever «o presidente Pinto da Costa», com quem esteve recentemente, e «o senhor Reinaldo Teles», pessoas que o marcaram quando jogou em Portugal.

Um senão: hoje, Kostadinov não vai querer a vitória dos dragões. «É uma excepção, pois torço sempre pelo FC Porto», defende o búlgaro, cujas funções e ligação sentimental ao CSKA falam, obviamente, mais alto. Sem nada a ganhar, a sua equipa vai lutar pelo prestígio. «Vai ser muito difícil. O FC Porto está a realizar uma época muito boa. A equipa ganha tudo!», comenta, enquanto dá conta do momento irregular do CSKA, cujas perspectivas eram mais optimistas do que traduz o cenário actual: os búlgaros estão em 6.º no campeonato e foram precocemente eliminados das provas europeias. «Esperávamos mais, mas temos sete ou oito jogadores novos e o entrosamento ainda não é bom. Fazemos um jogo bom e logo a seguir um mau. Precisamos de mais tempo», esclarece.


in "abola.pt"