quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A LEONOR PROSSEGUE... INSEGURA


Leonor Pinhão deita-se e acorda a pensar no FC Porto. Tem a ver com a inveja doentia que alimenta há décadas, especialmente depois dos inúmeros sucessos acumulados pelos azuis e brancos. Sempre que pode (ou lhe pedem...) destila veneno que aponta ao Dragão. Chega a ser pungente para quem lê. E ridículo para quem vive desassombrado.

Esta quinta-feira, mais do mesmo, mas páginas de A Bola: «A imprensa noticiou na semana passada a morte do sócio número 3 do Futebol Clube do Porto. Tinha 95 anos; nascera em 1915. É curioso constatar como o FC Porto, que foi fundado em 1893 segundo os seus historiadores oficiais só terá tido dois sócios nos seus primeiros 22 anos de vida. E isto se o sócio número 3, que morreu no final de 2010, tivesse sido filiado no ano em que nasceu».

Cara Leonor, ao contrário de outros clubes, os estatutos do FC Porto obrigam a que, a cada cinco anos, seja feita a actualização do elenco de associados. Ou seja, os sócios que morrem ou deixam de regularizar as suas quotas perdem o seu número. E todos os filiados activos vêem o seu registo baixar. Para que perceba facilmente, quem hoje detém o cartão com o número dez mil, dentro de cinco anos pode passar para nove mil, por exemplo.

Ou seja, o sócio 3 do FC Porto, falecido recentemente, não detinha esse número no momento em que se filiou. Até um bebé de ano e meio é capaz de perceber... A senhora talvez não. Ai o veneno, Leonor... Cuidado para não morder a língua!



in "fcp.pt"

F.C. Porto: James voltou, Ukra ficou de fora

Síndrome gripal que atingiu colombiano afecta, agora, o português


A reintegração plena de James Rodríguez foi a grande novidade do treino do F.C. Porto desta quinta-feira. O jovem colombiano tinha falhado o apronto de quarta-feira devido a uma síndrome gripal, mas já está recuperado.

Pelo contrário, Ukra, pelo mesmo motivo, falhou um treino que voltou a contar com um trio oriundo dos sub-19: Maia, Christian e Pipo, que já tinham trabalhado com os seniores na véspera. 

Fernando, Cristián Rodríguez e Varela desenvolveram treino condicionado, ao passo de Beto e Falcao continuaram o respectivo tratamento e ginásio. 

Falcao tem uma distensão muscular e começa a adivinhar-se complicada a recuperação do goleador colombiano para o encontro de domingo, com o Nacional, a contar para a 1ª jornada do grupo A da Taça da Liga.


in "maisfutebol.iol.pt"

Dragões de olho no "novo Kaká" brasileiro

A novidade saiu da boca do próprio jogador: FC Porto e Chelsea manifestaram interesse em contratá-lo, apresentaram mesmo propostas nesse sentido, mas para já a opção de Guilherme Costa foi ficar no Vasco da Gama até 2013. Quem? Guilherme Costa, de 16 anos (nasceu em Março de 1994), é apontado por muitos no futebol brasileiro como o "novo Kaká" e é internacional pelas camadas jovens do Brasil. "O Chelsea e o FC Porto apresentaram propostas, e o meu pai não sabia o que fazer. No entanto, o empresário Carlos Leite acabou por assegurar a minha continuidade no Vasco da Gama até 2013", disse, ele que assinou o primeiro contrato profissional este ano, sem manifestar qualquer peso nos ombros pelas comparações que são feitas com o jogador do Real Madrid, inevitáveis no futebol brasileiro. "As pessoas falam que o meu estilo é parecido com o do Kaká", reconhece, ele que faz do passe e da visão de jogo argumentos principais no estilo que ostenta no relvado. "Primeiro pretendo defender o Vasco e depois ir para a Europa", acrescentou ainda. Guilherme Costa foi vice-campeão sul-americano pelos sub-15 do Brasil e começa agora a despertar atenções no futebol canarinho.


in "ojogo.pt"




Gijón insiste em levar Castro pelo menos seis meses

Castro treinou ontem normalmente com o plantel portista, mas o seu nome continua a circular nos jornais espanhóis, sobretudo nos que acompanham de perto o Sporting de Gijón, clube que tem negociado com o FC Porto a hipótese de receber o médio por empréstimo até ao final da época. Segundo o "La Nueva España", os portistas teriam pedido 200 mil euros pelo empréstimo de seis meses, assim como delegavam no clube asturiano a responsabilidade de assumir os salários do jogador, calculados pelo jornal em 120 mil euros nos seis meses de empréstimo. As negociações entre as duas partes continuam, sendo que o FC Porto não se mostrava interessado em abrir mão definitivamente do jogador, tido como um valor seguro. Apesar de o lateral-esquerdo Roberto Canella ter sido mencionado como hipótese para fazer o trajecto inverso, não havia ontem eco de qualquer desenvolvimento nesse sentido.

in "ojogo.pt"

Sábado treino aberto no Dragão

André Villas-Boas vai abrir o treino aos sócios e adeptos do FC Porto no próximo sábado, dia 1 de Janeiro, no Estádio do Dragão. Esta será a segunda vez que tal acontece num curto espaço de tempo, depois de o clube ter recentemente assinalado os 7 anos do Dragão com uma sessão aberta. Sábado, Villas-Boas cumpre a tradição de abrir portas no primeiro dia do ano.

Bilhetes a partir dos dois euros para ver o jogo com o Nacional

O FC Porto quer ter casa cheia no primeiro jogo de 2010 e, para isso, definiu uma tabela de preços especial para o jogo de domingo (18h00) com o Nacional, no Dragão. O compromisso vale para a Taça da Liga e, para os sócios, os bilhetes mais baratos custam dois euros e os mais caros cinco. Para o público em geral, cinco euros é o preço mais baixo, dez euros o mais caro.

Prediger quer voltar a jogar no Colón

O argentino Prediger, que tem contrato com o FC Porto, espera autorização dos portistas para voltar ao Colón, clube que o notabilizou na Argentina. Depois de experiências falhadas no FC Porto, Boca Juniors e Cruzeiro, do Brasil, o médio quer voltar ao Colón para relançar a carreira. "Conversei com o Colón e, da minha parte, acertei com eles. Agora preciso da autorização do FC Porto, e faltam outros detalhes que são importantes para finalizar a operação", disse.

in "ojogo.pt"

Jogadores deram os parabéns ao míster

ESTATUTO REFORÇADO DO TÉCNICO VALE SIMPATIA POR PARTE DO GRUPO


Villas-Boas gosta de cumprimentar os jogadores antes de entrar em campo para cada sessão de trabalho. Cumpre o ritual, individualmente, e sempre com um sorriso nos lábios. Faz parte da sua liderança e cai bem no grupo de trabalho.
Ontem, o gesto repetiu-se, com os atletas a acercarem-se do míster para lhe darem um aperto de mão. Foi evidente que havia um motivo suplementar. A renovação do contrato valeu a Villas-Boas mais uma manifestação de admiração por parte do plantel. Helton foi aquele que mais tempo esteve à conversa com o treinador. O guarda-redes brasileiro, de 32 anos, foi promovido a capitão esta época e atravessa um dos melhores momentos da sua carreira. Compreende-se a cumplicidade existente com um treinador que é apenas um ano mais velho.
Também Fucile fez questão de trocar algumas impressões com Villas-Boas, comprovando a excelente relação que mantêm e que já vem da Supertaça, num encontro que o internacional uruguaio não pôde disputar por lesão.
O ambiente no balneário é excelente e a prova de confiança transmitida por Pinto da Costa acaba por ser um prémio também para o plantel. Tudo corre às mil maravilhas para os lados do Dragão. Há jogadores com renovações para breve.
in "record.pt"

Gilberto Silva: «Ninguém conhecia o Hulk»

APONTA JOGADOR DO FC PORTO COMO A GRANDE SURPRESA DE 2010


Mesmo atento a todos os valores que despontam no Brasil e chegam ou estão na antecâmara da seleção brasileira, Gilberto Silva não deixou de ficar surpreendido quando viu pela primeira vez Hulk. O ex-capitão do escrete admite que não conhecia o jogador do FC Porto e tão-pouco tinha ouvido falar daquele que é, hoje em dia, uma das grandes figuras do campeonato português.
“É uma surpresa muito positiva, a surpresa do ano. Tem feito um excelente trabalho no FC Porto e, é engraçado, porque no Brasil ninguém o conhecia”, refere o médio de 34 anos que recorda a chegada do avançado dos dragões ao escrete: “Ele chegou a ser chamado pelo Dunga para a seleção brasileira e quando chegou estava muito tímido, o que é normal nestas situações. Mas toda a gente o colocou logo à vontade, ali somos uma grande família. Mas lembro-me bem quando ele foi chamado pela primeira vez... “, recorda. Gilberto Silva não tem dúvidas que o camisola 12 da equipa orientada por André Villas-Boas tem qualidades para vingar na seleção do Brasil e também no futebol europeu. “Agora, só depende dele si porque é um jogador com características únicas, muito específicas e difíceis de encontrar. Vai ter muito sucesso”, afiança.
in "record.pt"

Fucile até 2014

NOVO VÍNCULO DO URUGUAIO PASSOU ONTEM PARA O PAPEL


Depois de André Villas-Boas na véspera, ontem foi a vez de Jorge Fucile prolongar a sua ligação ao FC Porto. O internacional uruguaio será dragão até 2014, num processo que ficou concluído ao início da noite de ontem. Este era, contudo, um cenário que há muito se adivinhava, mas que só agora passou ao papel.
Em termos práticos, Fucile prolongou a sua ligação aos azuis e brancos por mais um ano, já que o seu anterior vínculo findava em junho de 2013. Em contrapartida, o lateral viu o seu salário melhorado, também como prémio por ter ficado no clube apesar do assédio do qual foi alvo, na sequência da boa campanha que rubricou no Mundial’2010, ao serviço do surpreendente Uruguai.
Em todo o caso, depois de ter participado com distinção na principal prova mundial de seleções, o lateral-direito encontrou sérias dificuldades para garantir a titularidade no FC Porto. Aliás, nesta primeira fase da época foi mais vezes suplente de Sapunaru e Alvaro Pereira do que titular. Ainda assim, na partida para as miniférias de Natal mostrou-se tranquilo quanto à sua renovação: “Tenho a palavra do Antero [Henrique]”. Uma palavra que, está provado, valia muito, já que pouco tempo depois Fucile lá assinou um novo contrato.
Mão de Jesualdo. O uruguaio, diga-se de resto, deve a sua chegada ao FC Porto a Jesualdo Ferreira, pois foi a primeira contratação do professor, quando chegou ao Dragão, na época 2006/2007. O agora treinador do Panathinaikos, da Grécia, descobriu o lateral num jogo da seleção uruguaia na LG Cup, na Tunísia, enquanto fazia um “zapping”, numa madrugada de 2006.
Numa primeira fase, Fucile veio para o FC Porto por empréstimo do Liverpool de Montevideu, mas por aproximadamente 500 mil euros os azuis e brancos logo acionaram a opção de compra do seu passe, já que o atleta era visto como uma boa solução face à iminente saída de Bosingwa. Uma aposta que se revelou acertada, já que Fucile cedo assumiu a titularidade: numa primeira fase na lateral-esquerda, e depois na direita.
Agora com 26 anos, é logo a seguir a Helton o jogador do plantel com mais anos no Dragão e, tendo em conta o baixo preço que o clube pagou pela sua contratação, ainda poderá ajudar a encher os cofres da SAD. Mas isso será bem mais lá para a frente, já que no futuro mais próximo está bem seguro ao FC Porto.
in "record.pt"

F. C. Porto: Mariano sonha em renovar contrato


Mariano González está diferente. Voltou a sorrir, nota-se que está mais alegre e confiante. É o primeiro reforço do F. C. Porto de Janeiro. Recuperado de uma lesão grave, vai ser inscrito. "Estou muito ansioso e quero jogar. Quero voltar ao que era a minha vida".

O dia 13 de Março foi mesmo o dia do azar da vida de Mariano González. Lesionou-se no joelho direito no terreno da Académica, foi operado e está sem competir há nove meses. Mas os dias cinzentos já passaram. Ontem, o avançado foi a grande atracção no Vitalis Park, onde ensinou alguns truques às crianças que frequentam a escola de futebol.
O jogador sente-se preparado para voltar a competir e já poderá ser opção de Villas-Boas para o jogo com o Marítimo, do campeonato, logo a seguir ao encontro da Taça da Liga com o Nacional. Em final de contrato, pretende continuar no Dragão na próxima época, mas tudo vai "depender do que acontecer estes meses". Da sua prestação nos relvados. "Por mim, estou disponível para continuar".

De discurso fácil, enquanto as crianças corriam atrás da bola num dos campos sintéticos, o argentino disse estar "agradecido" ao treinador, sente-se "preparado para voltar a jogar", mas está consciente das dificuldades, porque não tem "ritmo de competição".

Pelo meio, revela estar surpreso com a excelente temporada do F. C. Porto, uma equipa imbatível em todas as frentes. "Sabia que estávamos a trabalhar muito bem, mas não imaginava que conseguiríamos tantas vitórias e tantos objectivos em tão pouco tempo. O objectivo é manter essa invencibilidade. Esperamos continuar assim, conseguir mais vitórias e mais títulos". Ganhar em todas as frentes: "A Taça, a Liga Europa e o campeonato. Temos a cabeça posta para tentar ganhar tudo".

E quando olha para a equipa, há uma série de jogadores que lhe enchem as medidas: "O João Moutinho está num nível impressionante. Esperava do Hulk e do Belluschi o que estão a dar e o Falcao está a repetir o que fez na época passada. O Castro é um profissional formidável e o Ukra trabalha muito bem. O James tem um talento que não se vê todos os dias". São essas as bases do "segredo".

Mariano também se mostrou satisfeito por Villas-Boas ter renovado contrato por mais uma época. "Pareceu-me muito bem. Se calhar, não precisava de tanta confiança, mas é sempre bom recebê-la. Está tudo a correr muito bem e parece-me uma bela decisão do clube". Também recordou que cada domingo "era muito difícil", porque tinha de estar na bancada. Recuperado da lesão, estão de volta os momentos felicidade.

in "jn.pt"

Avança Walter

Radamel Falcao vai falhar o primeiro jogo do ano, com o Nacional da Madeira. A lesão não é grave, mas o tempo de recuperação é escasso e Villas Boas prepara já a alternativa da praxe para o lugar do colombiano: Walter vai avançar. 

A lesão de Falcao foi e veio de férias de Natal... O colombiano saiu no intervalo do jogo com o Paços de Ferreira a contas com um problema muscular que esteve na origem de uma exibição menos conseguida do avançado. No regresso ao trabalho, e depois de uma estada em Roma com a esposa, Falcao não se apresentou ainda nas melhores condições, o que é perfeitamente normal.

Anteontem, como A BOLA noticiou, foi diagnosticada uma distensão muscular que o manteve em tratamento nos dois últimos dias. Ao que se sabe, a lesão do segundo melhor marcador portista não é grave, mas impede-o de trabalhar e de adquirir o ritmo normal, ainda mais para um jogo depois de uma paragem de uma semana. 

Não há ritmo para Falcao que, no entanto, já estará disponível para o jogo com o Marítimo, para o campeonato. No encontro de domingo para a Taça da Liga, no Dragão, com o Nacional da Madeira, Falcao deve estar ausente até na lista de convocados, a não ser que haja uma recuperação acelerada, o que parece não ser o caso.


in "abola.pt"