quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Fucile até 2014

NOVO VÍNCULO DO URUGUAIO PASSOU ONTEM PARA O PAPEL


Depois de André Villas-Boas na véspera, ontem foi a vez de Jorge Fucile prolongar a sua ligação ao FC Porto. O internacional uruguaio será dragão até 2014, num processo que ficou concluído ao início da noite de ontem. Este era, contudo, um cenário que há muito se adivinhava, mas que só agora passou ao papel.
Em termos práticos, Fucile prolongou a sua ligação aos azuis e brancos por mais um ano, já que o seu anterior vínculo findava em junho de 2013. Em contrapartida, o lateral viu o seu salário melhorado, também como prémio por ter ficado no clube apesar do assédio do qual foi alvo, na sequência da boa campanha que rubricou no Mundial’2010, ao serviço do surpreendente Uruguai.
Em todo o caso, depois de ter participado com distinção na principal prova mundial de seleções, o lateral-direito encontrou sérias dificuldades para garantir a titularidade no FC Porto. Aliás, nesta primeira fase da época foi mais vezes suplente de Sapunaru e Alvaro Pereira do que titular. Ainda assim, na partida para as miniférias de Natal mostrou-se tranquilo quanto à sua renovação: “Tenho a palavra do Antero [Henrique]”. Uma palavra que, está provado, valia muito, já que pouco tempo depois Fucile lá assinou um novo contrato.
Mão de Jesualdo. O uruguaio, diga-se de resto, deve a sua chegada ao FC Porto a Jesualdo Ferreira, pois foi a primeira contratação do professor, quando chegou ao Dragão, na época 2006/2007. O agora treinador do Panathinaikos, da Grécia, descobriu o lateral num jogo da seleção uruguaia na LG Cup, na Tunísia, enquanto fazia um “zapping”, numa madrugada de 2006.
Numa primeira fase, Fucile veio para o FC Porto por empréstimo do Liverpool de Montevideu, mas por aproximadamente 500 mil euros os azuis e brancos logo acionaram a opção de compra do seu passe, já que o atleta era visto como uma boa solução face à iminente saída de Bosingwa. Uma aposta que se revelou acertada, já que Fucile cedo assumiu a titularidade: numa primeira fase na lateral-esquerda, e depois na direita.
Agora com 26 anos, é logo a seguir a Helton o jogador do plantel com mais anos no Dragão e, tendo em conta o baixo preço que o clube pagou pela sua contratação, ainda poderá ajudar a encher os cofres da SAD. Mas isso será bem mais lá para a frente, já que no futuro mais próximo está bem seguro ao FC Porto.
in "record.pt"

Sem comentários: