segunda-feira, 20 de setembro de 2010

James Rodríguez podría jugar con Giovanni Moreno en Racing

El rumor está tomando fuerza en Argentina gracias a la necesidad que tiene la 'academia' de un refuerzo y al hecho de que el ex Banfield no está contando en el Porto de Portugal.

Todo pasa por Silvio Sandri, el representante del talentoso volante, quien además tuvo que ver con la llegada de Moreno a Avellaneda. El empresario se encuentra en estos momentos en Portugal buscando una alternativa para Rodríguez, quien no ha tenido mucha continuidad desde que llegó a los dragones.

Rodríguez podría ser prestado a Racing para lo que resta del campeonato gracias a que la lesión de Luis Fariña inmediatamente habilita al equipo albiazul para realizar la inscripción de un nuevo jugador.

Si se llega a dar el préstamos de James Rodríguez a Racing, el equipo volvería a tener una pareja de colombianos, cosa que muchos de sus hinchas ya han considerado como "buena suerte" en blogs y foros de internet. Recordemos que el último título de la Academia se dio con Gerardo Bedoya y Alexander Viveros en nómina.

Rodríguez y Moreno, por cierto, ya jugaron juntos en el Envigado, aunque por muy poco tiempo.

in "futbolred.com"

Mariano: "André tem ideias novas"



Tem cara de miúdo, mas já é muito rodado. Pedro Lamy imortalizou uma frase que se aplica que nem uma luva ao treinador do FC Porto, André Villas-Boas. Pelo menos, na óptica de Mariano González; o argentino falou publicamente pela primeira desde a lesão sofrida no final da última época para garantir que o grupo está mais motivado do que nunca. Tudo graças ao novo técnico. E novo é a palavra-chave. "Quase que podíamos ir juntos para a escola", brincou o argentino. "Mas tem novas ideias, novos métodos. Não há ninguém igual. Está supermotivado e transmite essa motivação aos jogadores, que estão confiantes e acreditam no trabalho que se faz. Até agora temos tido resultados, e isso também ajuda, mas queremos melhorar dia a dia", sublinha Mariano González, que destaca "a atitude" do técnico com os jogadores nos treinos e jogos.

O extremo argentino garante que está "satisfeito" com a sua reabilitação e "ansioso" pelo regresso. "A recuperação está a decorrer dentro dos prazos previstos. Vamos cumprir seis meses, e daqui a um mês penso já estar disponível. Depois depende do treinador", sublinha. Mas confiança não falta a Mariano, até porque tem sentido interesse de André Villas-Boas na sua condição física. Mas sabe que será "difícil" regressar à titularidade. "Estamos numa fase muito boa. Os avançados estão muito bem e os médios ainda melhor, o que cria dificuldades ao treinador. Mas é melhor assim. Atingir os objectivos é mais fácil. É melhor que seja difícil voltar a jogar. Mas estou confiante e tranquilo, há muitos jogos e espaço para todos."

"Esperava mais de Benfica e Sporting"

Ganhar está no ADN do Dragão, mas ter os tradicionais rivais a uma distância segura na classificação já nesta fase do campeonato deixa Mariano González surpreendido. "Esperava um pouco mais de Benfica e Sporting", atira o extremo argentino antes de deixar um aviso. "Mas ainda têm tempo para melhorar e não podemos facilitar. Estamos focados no nosso trabalho, porque a época está apenas a começar e vai ser muito dura. Temos de pensar jogo a jogo. É o caminho para chegar ao título", defende.

Contudo, o que interessa é mesmo a própria casa e, hoje, os azuis e brancos vão ter um jogo "difícil", porque o Nacional "é uma equipa experiente, com bons jogadores, e está a jogar em casa num estádio difícil". "Vai ser muito difícil", garante, esperançado que os colegas "estejam iluminados" e "acordem bem-dispostos". "Temos uma vantagem na qualidade técnica e individual dos jogadores. Se corrermos e trabalharmos como até agora, a capacidade individual de cada um vai fazer a diferença", afiança.

Argentino na última fase da recuperação

Já falta pouco tempo para Mariano poder ser opção para André Villas-Boas. Se tudo correr como o previsto, durante o mês de Outubro o argentino deverá regressar à competição. Depois de vários meses na enfermaria, na semana passada Mariano deu início à última fase da recuperação, com trabalho condicionado no relvado para habituar o joelho direito ao esforço. O avançado argentino lesionou-se no dia 13 de Março, no jogo entre o FC Porto e a Académica, treinada por Villas-Boas, e foi operado no dia 22. Ou seja, este é o sexto mês de recuperação, o prazo previsto pelos médicos para o regresso aos relvados.

Com a recuperação plena de Mariano, outra questão se levanta: a da possibilidade de renovação. O argentino tem 28 anos, é um dos capitães e termina contrato no final desta temporada. Tem a palavra o clube.

in "ojogo.pt"

Ruben Micael levado ao colo

por vontade dos madeirenses seria titular
 

Só não se pode dizer que Ruben Micael joga, esta noite, em casa, porque tudo aponta para que volte ao banco de suplentes. Contudo, por vontade dos seus conterrâneos, seria titular e sem qualquer sombra de dúvida. André Villas-Boas é que não está para satisfazer os desejos dos adeptos adversários e deve voltar ao figurino inicial, apostando num meio-campo composto por Fernando, João Moutinho e Belluschi.

Em todo o caso, o ex-nacionalista – estatuto que partilha com o menos mediático Maicon – foi o centro das atenções na chegada do FC Porto à Madeira. Tinha familiares seus – mãe e irmã – à espera e muitos fãs desejosos por um autógrafo ou uma fotografia. Gerou-se um enorme frenesim em seu redor e o médio acabou por ser o último elemento a entrar no autocarro, que conduziu os dragões ao hotel onde vão ficar em estágio até perto da hora do jogo com o Nacional (19.45).

Alvo de uma marcação cerrada por parte de alguns elementos da estrutura portista, o regresso de Ruben Micael à Madeira foi feito em silêncio, pese embora a insistência da sempre agressiva comunicação social local. As poucas palavras que saíram da boca do médio tiveram a sua mãe como destinatária, no momento em que a foi cumprimentar. Depois, desdobrou-se em autógrafos, posou para as fotografias e mostrou que há espaço no coração dos madeirense para outro jogador que não Cristiano Ronaldo. Filho da terra, Ruben Micael vai vestir a pele de adversário, mas está visto que o seu estatuto na ilha supera qualquer tipo de clubismo.

Hipóteses

Nesta visita ao terreno do Nacional, André Villas-Boas deve manter a aposta no 4x3x3 e, por isso, Ruben deve ser o principal sacrificado. Titular a meio da semana passada, no jogo europeu com o Rapid Viena, o médio até apontou o mais bonito dos 3 golos azuis e brancos, mas só deu nas vistas já no segundo tempo, quando o meio-campo era formado por quatro elementos.

Ou seja, a tripla composta por Fernando, Belluschi e Moutinho parece mais rotinada, pelo que só uma aposta técnica no 4x4x2, frente ao Nacional, podia viabilizar a titularidade do jogador madeirense. Essa é, contudo, uma remota possibilidade, já que o 4x3x3 é o sistema preferido de Villas-Boas. Em todo o caso, sendo um treinador que vê na surpresa um trunfo, a aposta de início no 4x4x2 não pode ser totalmente posta de parte.

Bem-vindo, Villas-Boas

É por esse e outros motivos que, desde que chegou ao FC Porto, Villas-Boas criou uma onda de entusiasmo que se estende por vários pontos do país. Isso ficou claro na sua chegada à Madeira, uma vez que também foi dos mais solicitados para os autógrafos e as fotografias da praxe. A verdade é que, como treinador principal, ainda espera pela sua estreia a ganhar na Pérola do Atlântico. Em 2009/10, pela Académica, perdeu na Choupana (4-3) e empatou (0-0) nos Barreiros.

A terminar, uma pequena nota para Hulk. O internacional brasileiro nunca alinhou numa equipa da Madeira, mas também foi dos mais procurados pelos adeptos locais. O Incrível, que continua no topo da tabela dos melhores marcadores, é visto por muito como o grande craque da equipa e, por isso, os madeirenses quiseram o seu autógrafo.

in "record.pt"

Conexão Nacional abastece dragões

PINTO DA COSTA E RUI ALVES ENTENDEM-SE EM NOME DOS NEGÓCIOS
 

Foi em 1994 que Rui Alves tomou posse como presidente do Nacional da Madeira, mas demorou quase uma década até que surgisse um negócio de relevo com o FC Porto. O líder dos alvinegros mantém com Pinto da Costa uma relação que conheceu altos e baixos ao longo dos anos. Todavia, quando chega a hora da defesa dos interesses, o responsável madeirense tem reconhecido a SAD azul e branca como uma parceira privilegiada para realizar bons negócios.

Basta atentar nas duas movimentações mais recentes da Choupana para o Dragão para ficarem expostos os dois lados da medalha. Na questão de Maicon, que o FC Porto conduziu negociando com o Cruzeiro, que detinha o passe do defesa-central, Rui Alves alegava deter direitos desportivos sobre o jogador e procurou levantar dificuldades que, a dada altura, pareciam ser capazes de emperrar a transferência. Após uma fase de troca de argumentos, o transação avançou através do emblema de Belo Horizonte, como se antevia.

Já quanto a Ruben Micael, um médio muito pretendido mas que o FC Porto soube resgatar com celeridade e eficácia, mantém-se uma verdadeira parceria entre os clubes. O Nacional recebeu 3 milhões de euros à cabeça por 60% do passe do jogador. Todavia, desde que ele faça pelo menos 20 jogos de azul e branco numa mesma temporada, os alvinegros recebem de imediato mais 2 milhões.

Em qualquer cenário, Rui Alves garantiu sempre, para o seu emblema uma fatia de 20% dos direitos desportivos que ficam reservados no sentido de prever uma eventual transferência futura, que permitiria arrecadar ainda maiores dividendos. É por isso que aos adeptos do Nacional interessa que Ruben Micael garanta a titularidade, chegue à Seleção e brilhe na Liga Europa, dado que isso poderá valer a entrada de mais alguns milhões nos cofres.

Como não podia deixar de ser, a conexão nacionalista que abastece os dragões ganhou corpo com a intensa polémica à volta de Paulo Assunção, que voltou costas ao Sporting e preferiu o FC Porto, que no pacote também adquiriu Rossato. “O Sporting teve 5 dias, enquanto o FC Porto tratou de tudo num dia”, justificou Rui Alves em julho de 2004.

O ponta-de-lança Adriano não foi propriamente uma troca direta mas, após uma curta passagem pelo Brasil, chegou ao FC Porto aureolado pelos seus golos no Nacional.

in "record.pt"

Nacional-F.C. Porto (antevisão): caça-águias atrás do dragão


O F.C. Porto ainda não perdeu esta temporada. E na Choupana, o Benfica já saiu derrotado. O Nacional somou dois desaires nas duas últimas partidas e quer regressar aos triunfos perante o seu público. O técnico dos madeirenses, Jokanovic, é tido como um especialista para derrotar os portistas, pois o último triunfo caseiro tem a sua marca como treinador.

A 21 de Dezembro de 2007, os alvinegros bateram os dragões com um golo solitário de Marcelo Lipatin aos 57 minutos. Dessa equipa que bateu o pé ao conjunto da invicta, apenas estão no actual plantel cinco elementos: Patacas, Juninho, Felipe Lopes, Bracalli (foi suplente de Benaglio) e Bruno Amaro (não foi convocado).

Ainda nessa temporada, o actual líder dos nacionalistas derrotou o conjunto nortenho no seu relvado por um expressivo 0-3, com dois golos de Fábio Coentrão e Juninho. Por isso Joka sabe caçar dragões. Tem a palavra, André Vilas Boas e companhia, que por acaso ainda não conheceram o sabor da derrota.

Um só triunfo

No Estádio da Madeira, os nacionalistas não têm um histórico muito favorável com os homens da cidade invicta. Em onze partidas apenas venceram uma (em 2007/08), empataram duas e perderam oito, duas das quais nos últimos dois anos por 2-4 e 0-4. Isto é, nos últimos embates, os dragões venceram sempre com chapa 4!

Paixão talismã?

Bruno Paixão vai ser o árbitro desta partida. E curiosamente, apitou dois jogos na I Liga esta temporada e logo das duas formações madeirenses. Na primeira jornada, o Nacional venceu fora de portas o Rio Ave e depois o Marítimo perdeu em Alvalade com uma grande penalidade assinalada por Paixão nos derradeiros minutos. Assim, esta é a sua terceira arbitragem no escalão principal português este ano e para não variar com uma formação madeirense a actuar. Os alvinegros podem sonhar com uma talismã Paixão...

Jokanovic vai surpreender uma vez mais

À quinta jornada um onze diferente! Uma vez mais, Jokanovic deve apresentar uma formação diferente da que actuou em Leiria. O técnico nacionalista não abriu o jogo pois convocou 21 jogadores que treinam na segunda-feira de manhã às 11.30 horas. Dúvidas? Ninguém acredita que seja a essa hora que tal serão dissipadas... Mas nesses eleitos estão Orlando Sá e Pecnick ambos vindos de lesões. O primeiro deve ser carta fora do baralho e o segundo até pode ser uma das surpresas após cerca de três meses de ausência por lesão. Quanto ao onze titular, uma verdadeira caixinha de surpresas...

A motivação de continuar a ser líder invicto

O FC Porto chegou à Madeira e contou com o apoio discreto dos seus adeptos. Mas Villas Boas trouxe uma equipa motivada e bem confiante.E em termos de onze, são poucas as dúvidas que podem surgir: Fucile ou Sapunaru, mas o segundo deve levar a melhor. Belluschi e Ruben Micael ( ao mais pedido nos autógrafos à chegada ao Funchal) discutem um lugar no habitual 4x3x3 do treinador portista. Na frente nada de novo: Hulk, Varela e Falcão.

Equipas prováveis

Nacional: Bracalli, Patacas, Felipe Lopes, Danielson e Tomasevic; Luís Alberto, Bruno Amaro, Skolnick e Pecnik, Mihelic e Edgar Costa

F.C. Porto: Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira, Fernando, João Moutinho e Belluschi; Hulk, Falcão e Varela.

in "maisfutebol.iol.pt"

Ilha inspira Villas Boas

A meio da tarde, sensivelmente uma hora depois de aterrar na Madeira pela primeira vez como treinador do FC Porto, André Villas Boas passeava nos jardins do hotel onde o FC Porto está instalado, na zona do Lido, no Funchal. De olhos nas Ilhas Desertas, buscando inspiração para uma boa jornada esta noite, lá no alto onde se situa a Choupana, casa terrível para muitos visitantes do nosso futebol.

Anda com dores de cabeça o técnico portista, à beira de ser pai pela segunda vez, mas essas dores de cabeça são das boas e têm a ver, exclusivamente, a ver com o onze para esta noite (20.15h, com transmissão na TVI). Teoricamente, e atendendo às declarações feitas pelo treinador anteontem, serão quase nenhumas as alterações na equipa em relação ao onze mais utilizado nesta temporada, mas é verdade que a boa prestação de alguns jogadores - que ainda não se tinham mostrado verdadeiramente por falta de oportunidades - no desafio com o Rapid devem tê-lo deixado a pensar.

Dois nomes viram-se mais do que outros, Cristian Rodriguez e Rúben Micael, e este último até há-de suspirar por uma surpresa no onze centrada nele próprio. Afinal, Micael, grande cartada portista na última temporada, está em casa, regressa ao terreno do Nacional, onde até se estreou na última temporada com a camisola dos dragões, tem tudo para baralhar as contas ao mister e ganhar um lugar no meio-campo. Será sempre uma incógnita. Villas Boas até pode tirar Belluschi e dar espaço a Rúben, mas o curso dos portistas tem sido feito com o argentino.

Por isso as dores de cabeça de André são daquelas que não precisam dessa milagrosa aspirina que entrou nas nossas casas no século passado. Tem que fazer opções, e já disse que as faz olhando ao calendário de jogos e mesmo às características do adversário. Portanto, deixe-se em aberto essa possibilidade de Rúben Micael ser o orgulho dos madeirenses que o viram nascer para o futebol.

Sapunaru e Fucile

Rodriguez é outro caso, mas mais pacífico. Varela e Hulk tapam-no com o brilho que têm demonstrado no ataque, como fiéis aliados de Falcao. Um olhar para a lista de convocados que aqui publicamos e vemos que estão lá protagonistas de uma outra guerra, a do lado direito da defesa, Fucile e Sapunaru.

O uruguaio, que até esteve na lista de transferíveis, entrou com o Rapid, esteve muito bem, mas Sapunaru tem a favor o facto de ter iniciado a época, de surpreender e de agradar aos adeptos, o que não é fácil, uma vez que Fucile tem um imenso capital de simpatia.

Villas Boas também neste particular está como quer. Sabe que um e outro são capazes de fazer bem o lugar, sendo que Fucile dá ainda uma outra vantagem: a de poder jogar no lado esquerdo, não vá Álvaro Pereira ter um qualquer percalço.

Como dizia o treinador, «quem se deixar abater terá mais dificuldades de entrar na equipa». E parece que ninguém está nessa disposição. Um desafio tremendo a quem gere este plantel, que vive ainda uma extraordinária fase no que toca à saúde dos jogadores. Apenas Mariano é carta fora do baralho do técnico.

Na convocatória para este encontro, há a registar, em relação ao jogo com o Rapid, a saída de Castro e a entrada de Ukra e Sapunaru. Os dragões sabem da importância de uma vitória na noite de hoje. E vão estar na máxima força.

in "abola.pt"