segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Dragões vão processar presidente da AF Lisboa

acusam nuno lobo de "manobra de diversão"

No final do Estoril-FC Porto, Nuno Lobo acusara dirigentes portistas de agressões e injúrias, prometendo até fazer uma queixa-crime 

O FC Porto vai processar judicialmente, por difamação, o presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), Nuno Lobo, na sequência das suas declarações no final do Estoril-FC Porto, em que acusa dirigente portistas de agressão e injúrias.

Fonte do clube "azul e branco" disse à agência Lusa que Nuno Lobo "está a tentar uma manobra de diversão e vai ser processado por estar a mentir, como o pode atestar quem esteve no local".

No final da partida da quinta jornada da I Liga, que terminou empatada a dois golos, o presidente da AFL alegou, à agência Lusa, ter sido agredido no local onde assistia ao jogo: "Na altura do primeiro golo do Estoril, levei um murro, uma palmada forte nas costas que me projetou para a frente, até me amparar no muro da tribuna presidencial".

"Foi uma agressão do senhor Adelino Caldeira, não sei se com a mão fechada ou aberta", disse o responsável associativo, que acrescentou: "No segundo golo do FC Porto, foi o senhor Pinto da Costa que me meteu os punhos à frente da cara, do meu nariz, para me picar, a ver se eu perdia a razão".

Logo após estas declarações, fonte portista acusou Nuno Lobo de ser "mentiroso, provocador e ridículo" e hoje revelou a intenção de avançar para os tribunais, acusando-o de difamação.

Adelino Caldeira acusado de agressão

 Nuno Lobo, presidente da AF Lisboa, acusa o administrador da SAD de o ter agredido com um soco 

Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa, acusou Adelino Caldeira, administrador da SAD do FC Porto, de o ter "agredido com um soco" em plena tribuna presidencial do Estádio António Coimbra da Mota. "No primeiro golo do Estoril, cerrei os punhos na direção dos administradores da SAD do Estoril, em sinal de satisfação, e fui agredido, com um soco no ombro, pelo sr. Adelino Caldeira, que se encontrava sentado atrás de mim. Como é evidente, vou apresentar uma queixa-crime contra esse senhor", explicou Nuno Lobo em declarações a O JOGO, ele que revelou ainda ter sido "provocado durante toda a partida" pelos dirigentes portistas.

Nuno Lobo acusa ainda Pinto da Costa de o ter provocado nos festejos do segundo golo dos dragões. Já Tiago Ribeiro, presidente da SAD do Estoril, desvalorizou o incidente, explicando que se tratou de um desentendimento, logo resolvido, entre duas pessoas e não clubes.
 

in "ojogo.pt"

Perda de pontos com mão alheia


O FC Porto empatou este domingo (2-2) diante do Estoril, no Estádio António Coimbra da Mota, em jogo a contar para a 5.ª jornada da Liga. Licá (19m) e Jackson Martínez (67m) fizeram os golos dos Dragões, enquanto Evandro, numa grande penalidade mal assinalada (35m), e Luís Leal (80m), em fora de jogo, marcaram para os estorilistas.

Com Defour de regresso à equipa após falhar a estreia na UEFA Champions League devido a castigo, o FC Porto entrou no jogo ao ritmo de Lucho. O duplo aviso do capitão portista (5m e 6m) foi como que uma espécie de prenúncio para o golo do tricampeão. Servido por Varela, Licá soube capitalizar o infortúnio de Babanco e não tremeu na cara de Vagner, dando vantagem aos azuis e brancos (19m).

À passagem dos 35 minutos, Rui Silva e seus pares descortinaram uma bola na mão de Otamendi dentro da área que, na realidade, aconteceu fora da mesma. Grande penalidade mal assinalada que Evandro, indiferente à inacreditável decisão, cobrou com sucesso, estabelecendo o empate a uma bola registado ao intervalo (35m).

Em busca do pleno em jogos oficiais esta temporada, o FC Porto voltou a balançar as redes adversários na etapa complementar, à passagem do 67.º minuto. Varela descobriu Lucho em zona frontal e "El Comandante", com toda a genialidade de quem sabe como poucos aquilo que faz, deixou Jackson Martínez frente-a-frente com Vagner. Com classe, o avançado colombiano “picou” a bola sobre o guardião brasileiro e deu nova vantagem aos Dragões.

À entrada para os derradeiros dez minutos, o Estoril chegou de novo à igualdade, desta feita por intermédio de Luís Leal, num lance em que o avançado estorilista se encontra fora de jogo (80m). Novamente, a arbitragem condicionou o rumo do jogo. Apesar das constantes quebras e perdas de tempo provocadas pelos jogadores do Estoril, o FC Porto seguiu na procura desenfreada pela vitória e ainda viu Vagner negar o golo a Alex Sandro com uma grande defesa (90m+1). Assim se consumou o primeiro empate no campeonato no primeiro jogo oficial que o FC Porto não venceu em 2013/14. Dois pontos que também se perderam por entre o tempo perdido.

FICHA DE JOGO

Estoril-FC Porto, 2-2
Liga portuguesa, 5.ª jornada
22 de Setembro de 2013
Estádio António Coimbra da Mota, em Cascais

Árbitro: Rui Silva (Vila Real)
Assistentes: José Lima e Bruno Trindade

ESTORIL: Vagner (cap.); Anderson Luís, Bruno Miguel, Ruben Fernandes e Babanco; Gonçalo Santos, Diogo Amado e Evandro; João Pedro Galvão, Sebá e Luís Leal
Substituições: Balboa por João Pedro Galvão (71m), Filipe Gonçalves por Diogo Amado (72m) e Mano por Evandro (85m)
Não utilizados: Ricardo Ribeiro, João Pedro, João Coimbra e Bruno Lopes
Treinador: Marco Silva

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho (cap.); Licá, Varela e Jackson Martínez
Substituições: Quintero por Varela (76m), Ricardo por Defour (84m) e Ghilas por Licá (90m)
Não utilizados: Fabiano, Reyes, Herrera e Josué
Treinador: Paulo Fonseca

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Licá (26m), Evandro (35m, g.p.), Jackson Martínez (67m), Luís Leal (80m)
Disciplina: Cartão amarelo a Mangala (30m), Otamendi (34m), João Pedro Galvão (37m), Babanco (40m), Alex Sandro (59m), Fernando (66m), Anderson Luís (78m) e Vagner (90m)

"É difícil falar quando as coisas são tão claras"

No final do jogo com o Estoril (2-2), o treinador Paulo Fonseca deixou críticas à arbitragem, garantindo ainda que o resultado não trará “nenhumas consequências” à equipa, que vai manter a ambição de vencer em todos os campos. O avançado Licá, autor de um dos golos, apontou já os holofotes para a recepção ao Vitória de Guimarães, na sexta-feira.

Paulo Fonseca
“Antes de mais, gostaria de dar os parabéns aos meus jogadores. Tentámos por todos os meios vencer, penso que tivemos bons momentos no jogo e não há nada que se lhes aponte porque tiveram uma atitude extraordinária. Parabéns ao Estoril, que é sempre um adversário difícil, e parabéns ao Jorge Jesus, porque conseguiu jogar em três campos e a estratégia dele e do Benfica resultou. Houve aqui uma clara influência da equipa de arbitragem, que esteve francamente mal. Já pudemos comprovar que o penálti do Estoril foi um metro fora da área. Tenho de dar os parabéns a quem condicionou não só este jogo, porque ontem, no jogo do Sporting, pudemos assistir a mais do mesmo. O que ganhou aqui foi a estratégia do Jorge Jesus.”

“Tradicionalmente, este é um campo difícil, jogámos perante um bom adversário e as grandes equipas têm dificuldade em jogar aqui. O Estoril teve uma estratégia que nos condicionou, mas chegámos ao golo e tivemos mais oportunidades. Em relação à arbitragem, não foi só o lance do penálti que nos prejudicou, acabámos com a defesa toda amarelada e é difícil falar quando as coisas são tão claras. Penso que fizemos uma segunda parte boa, chegámos com mérito à vantagem e depois é óbvio que não podemos sofrer um golo quando estamos a ganhar. Há mérito do Estoril e houve uma condicionante que influenciou fortemente o rendimento dos jogadores.”

“O empate não traz nenhumas consequências porque foi clara a razão por que não ganhámos aqui. Vamos continuar a entrar em todos os jogos para vencer, não é este empate, ainda para mais da maneira como foi conseguido, que nos vai retirar ambição. Vamos lutar em todos os campos contra qualquer adversário, sabendo que há coisas que não podemos ultrapassar.”

Licá
“O Estoril em casa é muito forte, entrámos a ganhar, eles empataram, voltamos a colocar-nos em vantagem e eles voltaram a empatar. Não era o resultado que queríamos, mas há que levantar a cabeça, o grupo está unido e vamos pensar já em ganhar o próximo jogo. O Estoril vai ser sempre um clube especial para mim, por isso não festejei por respeito, mas queria a vitória, sem dúvida.”


in "fcp.pt" 

Estreia corajosa na Dinamarca


O FC Porto Vitalis perdeu este domingo no pavilhão do Kolding, por 25-20, na estreia do pentacampeão português na fase de grupos da EHF CHampions League. Os Dragões entraram bem no jogo e discutiram-no até aos últimos dez minutos, mas a maior experiência dos dinamarqueses veio ao de cima.

O capitão Ricardo Moreira foi o autor do primeiro golo dos Dragões na competição, num contra-ataque, e os portistas até lideraram o marcador durante os primeiros 10 minutos. A segunda metade da primeira parte foi fatal para o FC Porto, que chegou a estar a perder por 13-6. Ao intervalo, o resultado era de 15-10, favorável aos dinamarqueses.

No segundo tempo, os Dragões aguentaram o ritmo impiedoso da melhor competição europeia de clubes e a margem de quatro golos foi quase sempre uma constante. À entrada dos últimos dez minutos, o FC Porto dispôs de algumas ocasiões para se aproximar do adversário e discutir o triunfo, podendo mesmo ter chegado aos 20-18. Porém, emergiu Kasper Hvidt, um dos melhores guarda-redes do mundo, e que foi um enorme obstáculo aos remates azuis e brancos.

Esta estreia na Champions League prova que não há “papões” nesta competição e que o FC Porto Vitalis pode causar muitas dificuldades aos adversários, nomeadamente em sua casa. Face a defesas muito agressivas e fisicamente poderosas, será necessário melhorar alguns aspectos, mas os Dragões (sem os lesionados Ferrer, Spínola e Rosário) mostram pedalada para estas andanças.

FICHA DE JOGO

Kolding-FC Porto, 25-20
EHF Champions League, grupo B, primeira jornada
22 de Setembro de 2013
TRE-FOR Arena, em Kolding, na Dinamarca
Assistência: 2.504 espectadores

Árbitros: Csaba Dobrovits e Peter Tajok (Hungria)

KOLDING: Kasper Hvidt (g.r.); Lukas Karlsson (5), Lasse Boesen (4), Laen Torsten (2), Lars Jorgensen, Lasse Anderson (1), Bo Spellerberg (3), Stefan Hundstrup, Rasmus Jensen (2), Cyril Viudes (2), Joachim Boldsen (1), Albert Rocas (5) e Kim Anderson
Treinador: Henrik Kronborg

FC PORTO VITALIS: Alfredo Quintana e Hugo Laurentino (g.r.); Nuno Carvalhais, Gilberto Duarte (3), João Ferraz (3), Daymaro Salina, Tiago Rocha (5), Ricardo Moreira (cap., 3), Wilson Davyes (3), Miguel Sarmento (1) e Mick Schubert (2)
Treinador: Ljubomir Obradovic

Ao intervalo: 15-10

in "fcp.pt"

Sub 19 vencem na Póvoa


A equipa Sub 19 do FC Porto bateu este domingo o Varzim, por 3-0, em encontro da 8.ª jornada da primeira fase do campeonato nacional de Juniores A.

No Estádio Municipal da Póvoa Varzim Francisco Ramos(35m), Jonathan(50m) foram os marcadores de serviço sendo o primeiro surgido de uma auto-golo aos 27m.

O FC Porto alinhou com João Costa, Rui Silva, Ricardo Tavares, Tomás Podstawski, Vítor Andrade (cap.), Francisco Ramos (Rui Moreira 46m), Belinha (Ruben Alves 46m), André Silva, Graça (Jonathan 46m) e Ivo.

Sub 17 perdem em Gondomar

A equipa de Sub 17 do FC Porto perdeu na manhã deste domingo por 1-0, no terreno do Gondomar, em jogo da sexta jornada da primeira fase do campeonato nacional de juniores B.

Um golo de penalti, aos 69 minutos, ditou a segunda derrota da equipa, que foi ultrapassada pelo Feirense na liderança da classificação. O FC Porto é agora segundo classificado, a um ponto do líder.

Na próxima jornada, marcada para 20 de Outubro, o FC Porto recebe o Varzim.


 Sub 15 batem Boavista no Bessa

A equipa de Sub 15 do FC porto venceu neste domingo o Boavista, por 2-0, jogo disputado no Estádio do Bessa, a contar para a 4,ª jornada da primeira fase do campeonato nacional de juniores C.

Um golo de João Rodrigues (30m) e outro de Jorge Teixeira (45m) fizeram o resultado de um jogo em que nunca esteve em causa a superioridade dos jovens do FC Porto.

O FC Porto é líder, com quatro vitórias em outros tantos jogos e na próxima jornada recebe o Rio Ave, jogo marcado para dia 29.


in "fcp.pt"