domingo, 16 de setembro de 2012

Iturbe convocado para Zagreb

FERNANDO FICA DE FORA


Vítor Pereira convocou 19 jogadores para o primeiro jogo do FC Porto na Liga dos Campeões 2012/13 com o Dínamo Zagreb, terça-feira, às 19 e 45. A entrada de Iturbe é a principal novidade, num lote que não conta com o médio Fernando, ainda não restabelecido de uma lesão.

No treino deste domingo, Fernando voltou a trabalhar condicionado, o que o impede de jogar na terça-feira, enquanto Emídio Rafael continua em tratamento. Rolando está de fora, devido a castigo da UEFA.

O FC Porto viaja segunda-feira, às 9 horas, para Zagreb, onde deverá chegar às 12 e 30, hora de Portugal continental. Às 17 horas, Vítor Pereira e um jogador farão a antecipação da partida.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano

Defesas: Danilo, Maicon, Mangala, Miguel Lopes, Alex Sandro e Otamendi

Médios: Lucho González, Castro, João Moutinho e Defour

Avançados: Iturbe, Jackson Martínez, James Rodríguez, Kléber, Varela, Atsu e Kelvin

in "record-pt"

Antero Henrique afasta Reinaldo Teles

O histórico dirigente do FC Porto, que acompanha Pinto da Costa desde 1967, tem sido impedido pelo director-geral de estar ao lado dos jogadores.


Antero Henrique afastou Reinaldo Teles do papel de delegado que este desempenhava junto da equipa de futebol do FC Porto há várias décadas. O Correio Sport sabe que o administrador da SAD tomou conhecimento desta decisão antes de um jogo dos dragões, quando se preparava para entrar no autocarro. Nesse momento, foi informado pelo dirigente Acácio Valentim de que já não tinha direito a acompanhar a equipa nem a beneficiar de reservas nos hotéis.
O episódio insere-se na nova lógica de poder instalada no Dragão. O director-geral Antero Henrique, com total apoio do administrador Adelino Caldeira, revolucionou os métodos de funcionamento, afastando algumas figuras com passado no clube.
Também vetou os empresários que trabalhavam de perto com Reinaldo Teles, casos de António Araújo, Nelson Almeida e Isidoro Jimenez, substituídos por Mohamed Afsal, para quem trabalha o genro de Pinto da Costa, Filipe Pires, e outro argentino, Diego Simeone.
Afsal e o director-geral do FC Porto eram casados com duas irmãs, mantendo estreitas relações pessoais. Também Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente dos portistas, tem ganho protagonismo, mas as relações com Antero Henrique estão longe de ser as melhores.
AMIGO E SOMBRA DE PINTO DA COSTA
Reinaldo Teles, 62 anos, foi a sombra de Pinto da Costa desde que este assumiu a presidência do FC Porto em Abril de 1982. Nos últimos anos, porém, a imagem do antigo pugilista ficou fragilizada por dívidas de jogo.
in "cmjornal.xl.pt"

SAD quer novo agente para Iturbe

O agente de Iturbe, Augusto Paraja, está a deixar a SAD do FC Porto à beira de um ataque de nervos. Os dragões acreditam que o jovem está a ser mal aconselhado e já lhe pediram para encontrar um novo empresário. O CM sabe que Antero Henrique, director-geral da SAD portista, lidera a rebelião contra Augusto Paraja, tendo sugerido a Iturbe outro empresário, de preferência português. Além disso, o dirigente pediu ao jovem, de 19 anos, para aguardar uma oportunidade na equipa de Vítor Pereira, que acontecerá a qualquer momento devido à saída do brasileiro Hulk.


Antero, apurou o CM junto de fonte do emblema azul-e-branco, ficou revoltado com as últimas declarações de Paraja, sobretudo a forma como desvalorizou a inscrição do jovem na Liga dos Campeões: "Inscrições são bonitas, mas ele precisa de minutos na equipa."
A SAD entende que o agente tem pressionado o extremo para sair do FC Porto, estimulado pelo desejo de lucrar com uma transferência, por isso decidiu cortar relações.
Iturbe não fez qualquer jogo oficial nesta temporada, mas, ao contrário do que aconteceu na última época, não tem mostrado o seu descontentamento nas redes sociais. Ligado ao FC Porto até 2016, o extremo tem uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. 

“Iturbe só confia em Pinto da Costa”

O empresário de Iturbe, Augusto Paraja, disse ontem ao CM ter conhecimento de "movimentações para que o Iturbe mude de representante", mas garantiu que se trata do "desejo de uma só pessoa e não de toda a estrutura do FC Porto". 
"É alguém com interesse nessa mudança, pois sabe que o Juan [Iturbe] tem um potencial inesgotável e que a sua imagem valerá ouro", afirmou, escusando-se a revelar nomes: "Antero Henrique? Não posso dizer quem é. Só lamento que esteja a pressionar para que o Iturbe não jogue, porque as coisas não seguem o rumo que deseja."
Segundo Augusto Paraja, o extremo, de 19 anos, "só se ri disto tudo". "Temos uma relação que ultrapassa o plano pessoal. Estou com ele desde miúdo, acompanhei o seu crescimento. Iturbe só confia em Pinto da Costa e é por causa dele que se mantém no FC Porto", vincou.
"Infelizmente, há gente boa e gente de m... em todos os clubes. O presidente do FC Porto é uma pessoa de bem e é quem mais confia na afirmação do Juan", reforçou.
A falta de oportunidades do extremo, que ainda não se estreou em jogos oficiais nesta época, continua a preocupar Paraja: "Ele não pode estar contente por não jogar. Precisa de minutos." Ainda assim, ressalvou, "a inscrição na Champions. Foi um passo em frente".
"Vamos ver o que acontece no primeiro semestre da época. Todos os dias tenho clubes grandes a perguntar por ele", concluiu, sem apontar os interessados.
in ".cmjornal.xl.pt"


Grandes atrás de Quaresma

Ricardo Quaresma está a ser disputado pelos três grandes da Liga portuguesa. Afastado da equipa principal do Besiktas devido a desentendimentos com os dirigentes do clube, o extremo quer desvincular-se dos turcos para prosseguir a carreira em Portugal. 


O CM sabe que o internacional português esteve em Lisboa na semana passada para se reunir com dirigentes de FC Porto e Benfica, e que ambos lhe ofereceram um salário próximo dos três milhões de euros anuais.
Dragões e águias esperam ter Quaresma já em Outubro, apesar de só o poderem inscrever em Janeiro.
Quanto ao Sporting, que tentou recrutá-lo em Julho, oferecendo Arias, Renato Neto e Amido Baldé ao Besiktas, continua muito interessado, o que agrada ao jogador e, segundo as fontes contactadas, poderá ser um trunfo em relação aos outros dois grandes. O motivo é a forte ligação sentimental a Alvalade, onde se formou para o futebol.
Enquanto estuda as propostas lusas, Quaresma conta com a ajuda do empresário Jorge Mendes para se desvincular do Besiktas, que só o deixa treinar na equipa de reservas, depois de ter reclamado oito milhões de euros em salários e prémios em atraso.
Os turcos também não gostaram que tivesse recusado uma proposta do Lokomotiv de Moscovo, que permitiria ao Besiktas um encaixe de dez milhões.
O internacional português chegou à Turquia em 2010, proveniente do Inter de Milão, e tem contrato até Junho de 2013. O Besiktas pagou 7,5 milhões pelo seu passe.

in "correiodamanha.pt"

JUNIORES GOLEIAM EM FREAMUNDE


A equipa Sub19 do FC Porto venceu, neste sábado, em Freamunde, derrotando a equipa local por 5-1, em encontro da sexta jornada da Zona Norte do Nacional de Juniores A. Os golos dos Dragões, que atingiram o intervalo a vencer por 3-0, foram apontados por Bruno, Graça, Shuai e André Silva, que bisou.

Com este resultado, a equipa de Nuno Capucho partilha o segundo lugar com Braga e Vitória de Guimarães, somando 13 pontos, menos cinco do que o líder Rio Ave.


in "fco.pt"

ITALIANOS, FRANCESES E ESPANHÓIS SÃO ADVERSÁRIOS NA LIGA EUROPEIA

O sorteio da fase de grupos da Liga Europeia 2012/13, realizado na manhã deste sábado na Casa da Cultura de Paredes, ditou que o FC Porto vai defrontar na “poule” B os italianos do Amatori Lodi e os franceses do Saint Omer. O terceiro adversário será espanhol, podendo ser o Noia ou o Blanes.

Esta indefinição deve-se ao processo disciplinar que corre contra o campeão europeu, o Liceo da Corunha. O Noia pode ser substituído pelo Blanes, caso se confirme a suspensão dos galegos das competições europeias por um ano.

A primeira jornada da fase de grupos está marcada para 10 de Novembro, com os dois primeiros de cada grupo a apurarem-se para os quartos de final (6 e 20 de Abril de 2013, com jogos em casa e fora). A habitual final oito será assim substituída por uma final a quatro (25 e 26 de Maio).


in "fcp.pt"

Helton quer ficar a viver em Portugal

Guarda-redes portista quer dar continuidade à educação dos filhos no nosso país...

Brasileiro de gema, Helton sente-se completamento adaptado ao Porto. O dono da baliza do F.C.Porto vive em Vila Nova de Gaia e não pretende regressar ao país natal quando pendura as luvas.


Pai de três rapazes, o guardião Helton tem neles a principal prioridade e isso nota-se no discurso. Reservado, não se estendeu muito sobre assuntos mais privados, numa conversa com o JN em que o tema futebol estava proibido Portugal, mas lá deixou escapar que o futuro será pensado em prol dos filhos. Há cerca de sete anos a viver em Vila Nova de Gaia e há dez em Portugal, o guarda-redes portista Helton já não pensa voltar ao Brasil, onde nasceu. "Dificilmente sairei do Porto. Graças a Deus, estamos bem adaptados e os meus filhos estão a seguir uma cultura diferente, por isso acho que também não há que atrapalhar, dando continuidade a tudo isso", confessou.
Nas vésperas de viajar para a Croácia onde, esta terça-feira, o F.C.Porto jogará o primeiro jogo da Liga dos Campeões ante o Dínamo de Zagreb, Helton mostrou o que vale na música, com a H1 Music Band, durante a apresentação de um novo modelo da Mercedes, anteontem, na Maia.
Durante cerca de uma hora, o jogador trocou as luvas e as balizas pela bateria e no palco relaxou ao ritmo das batidas. Para ele, as atuações são "uma terapia". "A música faz-me bem, por isso sempre que tenho oportunidade estou nela", confessou antes do importante embate.
 

in "jn.pt"

Jackson para a história

GOLO NA CHAMPIONS GARANTE LUGAR NO ÁLBUM DE OURO


Na temporada de 1996/97 deu-se um ponto de viragem no ataque do FC Porto, pois foi nessa altura que aterrou na Invicta um tal de Mário Jardel. O brasileiro viria a marcar uma era no clube portuense, devido aos inúmeros golos que lá apontou. De mira sempre afinada, até conseguiu marcar no seu jogo de estreia na Liga dos Campeões e, de lá para cá, só mais quatro avançados conseguiram um feito igual. Jackson Martínez pode ser o próximo, já na terça-feira, em Zagreb, frente ao Dínamo local.

São 16 os avançados que se estrearam na Champions com a camisola portista desde a tal época de 1996/97, mas só Jardel, Artur, Pena, Lisandro e, mais recentemente, Kléber lograram marcar no primeiro jogo que disputaram na referida competição. Jardel e Artur entraram na prova milionária logo em 1996/97, contra o AC Milan e ambos marcaram em S. Siro. Pena, por seu lado, marcou ao Barry Town, em 2001/02, Lisandro ao Rangers, em 2005/06, e Kléber ao Shakhtar, na época passada. Amissão de Jackson passa, agora, por juntar o seu nome a este álbum de ouro e conseguir algo que jogadores como Falcão, Derlei ou McCarthy falharam.

in "record,pt"

Suker: «Aconselhava o Dínamo a assinar já o empate»

CROATA CONTENTAVA-SE COM UM PONTO


Foi do alto dos seus 19 anos de carreira, dois deles ao serviço do Dínamo Zagreb, que Davor Suker deixou um aviso aos jogadores do campeão croata que vão defrontar o FC Porto, na terça-feira. O antigo jogador, que se notabilizou ao serviço do Real Madrid, é atualmente presidente da federação do seu país e, apesar da responsabilidade do cargo, deixou de lado as declarações politicamente corretas. Em conversa com Record, Suker mostrou-se convicto da supremacia dos dragões.

“O Dínamo Zagreb vai tentar fazer uma surpresa, mas serão muito difícil. Se dessem ao Dínamo a hipótese de conseguir um empate antes do jogo começar, eu aconselhava-os a assinar logo por baixo”, atirou de pronto, sustentando a sua “visão realista”, como fez questão de frisar, com o estatuto que o FC Porto já detém no panorama do futebol europeu: “Favorito? Para mim o FC Porto não é só favorito a ganhar esta partida. É claro favorito a vencer o grupo. Penso que o Dínamo Zagreb conseguirá, no máximo, o 3.º lugar, o que já será muito bom.Aliás, o presidente Barisic tem feito um grande trabalho. Esta chegada à fase de grupos da Champions em dois anos consecutivos prova isso mesmo.”

in "record.pt"

Só um lugar em aberto na lista para Zagreb


Quem de 23 jogadores do plantel tira 17 com lugar cativo no lote de primeira escolhas de Vítor Pereira facilmente chega à conclusão que só fica um lugar em aberto, a ser discutido pelos demais efetivos do quadro principal: Castro, Iturbe, Kelvin, Abdoulaye e Quinõnes. Curiosamente, nos três jogos do campeonato até agora realizados, só Castro tirou bilhete, e por uma vez, para viajar em primeira. 

Com Rolando castigado, Abdoulaye e Quinõnes, por ora, excedentários, cada um no seu setor, e Castro lesionado, a corrida para a convocatória de Zagreb, a ser conhecida hoje ao final da manhã, após último treino antes da partida dos dragões para a Croácia, estará resumida a Iturbe e Kelvin. Isto partindo do princípio, como tudo indica, que Fernando recupera a tempo de fazer parte da comitiva, pois caso contrário caberiam então os dois na lista do técnico portista.


in "abola.pt"

Proença e o golo de Maicon na Luz: «Houve mais erros e não apenas meus»


Pedro Proença lamenta que o polémico golo de Maicon no Benfica-FC Porto (2-3), da última época, «seja imediatamente lembrado» como um dos lances marcantes, pela negativa, no conjunto das suas prestações.

«A vida dos árbitros é feita de erros e lapsos, mas também de decisões acertadas. Não existe um lance em particular que destaque, houve mais erros e não apenas meus, mas não quero individualizar. É pena que esse seja imediatamente lembrado», lastima o juiz lisboeta.


Auxiliar diz que lance do golo de Maicon na Luz «foi momento de desconcentração»


Ricardo Santos, árbitro assistente que validou o golo de Maicon no Benfica-FC Porto (2-3) da última época, diz que a decisão resultou de um «momento de desconcentração» e lamenta que tenha tido «influência direta no resultado».

«Foi um momento de desconcentração, tratou-se de um erro de avaliação que analisei com os técnicos de arbitragem. Vou continuar a trabalhar para que não volte a acontecer uma situação deste género», salientou, frisando: «Foi um erro que serviu para evoluir, foi uma aprendizagem». 

«Infelizmente essa decisão teve uma influência direta no resultado, como tantas outras boas decisões», ressalvou Ricardo Santos, à margem da homenagem de que foi alvo por parte da Associação de Futebol do Porto.

«Foi o culminar de uma época longa, que teve bons e maus momentos e com os quais é preciso saber conviver», notou.


in "abola.pt"