sábado, 4 de junho de 2011

Villas-Boas: «Este ano fizemos história»

TÉCNICO FALA EM "SUCESSO TOTAL"


O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, destacou este sábado a preponderância do clube nas modalidades coletivas, considerando que a temporada desportiva foi "excelente a todos os níveis".
A poucas horas do jogo que determinará se os dragões serão, pela 10.ª vez consecutiva, campeões de hóquei em patins, Villas-Boas só teve palavras para o ecletismo do clube, no dia em que deu o pontapé de saída das finais masculina e feminina da Taça Coca Cola, que se disputaram no Centro de Treinos do Olival (Gaia).
"Acho que este ano fizemos história. Com todos os títulos conquistados no futebol, mais os de basquetebol, andebol, e - se tudo correr bem - de hóquei em patins, podemos falar de sucesso total", disse.
O técnico dos dragões foi presença muito acarinhada pelas centenas de crianças e jovens que participaram nas finais da Taça Coca Cola, que fizeram uma extensa fila para receber um autógrafo e tirar um fotografia com o treinador.
Aludindo às grandes manifestações de alegria e de apoio que recebeu dos muitos rapazes e raparigas presentes, André Villas-Boas realçou o papel dos agentes desportivos mais mediáticos para "dar o exemplo de desportivismo" e "apoiar todas as iniciativas que promovam a saúde e o bem-estar da juventude".
As finais da Taça Coca Cola, apadrinhadas pelo treinador do FC Porto, disputaram-se este sábado no Centro de Treinos do FC Porto, em Vila Nova de Gaia, depois das fases regionais jogadas nos últimos dois meses por cerca de 10 mil jovens.
in "record.pt"

Espanyol em Toulon para observar James

EXTREMO É DESEJO ANTIGO DOS CATALÃES


O jornal catalão “Sport” refere que o Espanyol enviou um emissário ao torneio de Toulon para seguir atentamente a evolução de James Rodríguez, que se encontra no torneio ao serviço da seleção sub-20 da Colômbia.
O extremo portista é um desejo antigo dos periquitos. James foi comprado na temporada passada aos argentinos do Banfield, tendo os dragões ultrapassado na corrida o Benfica e o... Espanyol.
O formação catalã vê o jovem colombiano como o substituto ideal para Pablo Osvaldo que poderá estar de saída do clube.
in "record.pt"

Hóquei em Patins: F.C. Porto decacampeão

Vitória sobre a Oliveirense vale o 10º título consecutivo e o pleno no ano dourado de 2011 para os dragões. Títulos no futebol, andebol, basquetebol e, agora, no hóquei em patins.


Duas mãos cheias. O F.C. Porto conquistou, este sábado, o décimo título consecutivo de hóquei em patins, fazendo ainda o pleno num ano dourado para os dragões, que venceram os nacionais de futebol, andebol, basquetebol e, agora, hóquei.

O título foi selado com um triunfo sobre a Oliveirense, por 5-1. Os dragões chegaram a esta última jornada do campeonato com o mesmo número de pontos que o Benfica, mas a dependerem de si próprios. Um triunfo permitia abrir o champanhe. E a equipa de Franklim Pais, que esteve nos dez anos de glória, não vacilou.

Apesar de algum nervosismo inicial, Reinaldo Ventura, de penalty, abriu o activo ao minuto 22. Na segunda parte chegaria a confirmação. Pedro Moreira marcou, Tó Neves reduziu pouco depois, mas Gonçalo Suíssas acabaria por fazer o 3-1 e embalar a equipa. Dois golos do espanhol Pedro Gil selaram o triunfo. 

Com este título, o F.C. Porto iguala o Benfica no número de campeonatos ganhos. Ambos venceram 20.

in "maisfutebol.iol.pt"

Iturbe. "Quando conheci o Messi pedi-lhe para tirar uma fotografia"

Faz hoje 18 anos e pode finalmente assinar pelo FC Porto. Do Paraguai vem cheio de sonhos, como o que viveu com Maradona e companhia


À primeira tentativa apanho Juan Manuel Iturbe em movimento, num autocarro, e a ligação não é das melhores. Depois de uns "holas" insistentes do outro lado do Atlântico percebo que a minha voz mal se ouve. Depois lá se percebe qualquer coisa. Missão cumprida. "Ligue-me na sexta-feira, agora estou a viajar com a equipa e não é a melhor altura", consigo ouvir ao telefone.

A conversa adia-se e no decurso dos quatro dias de espera o Cerro Porteño, a equipa paraguaia onde joga o avançado que vai reforçar o FC Porto, perde 1-0 com o Santos na primeira mão das meias-finais da Taça Libertadores da América - na quarta-feira empatou e foi eliminada. Finda a espera, nova tentativa. Há cinco horas de diferença entre Portugal e o Paraguai, mas à segunda ainda não é de vez (nem vai ser à terceira). A chamada é atendida por um amigo do internacional argentino. "Ligue daqui a uma hora, ele está a treinar."

Assim seja. Mas daqui a uma hora (à terceira tentativa) também não é possível. Iturbe pede mais 20 minutos de espera e diz-me que está a falar com o presidente do clube (talvez porque o FC Porto acabara de oficializar, indirectamente, a compra de 60% do seu passe através do relatório de contas 2010/11 que enviou à Comissão do Merado de Valores Mobiliários).

Finalmente, à quarta investida, estamos prontos para saber como anda a preparar-se o futuro imigrante em Portugal. Iturbe ainda é um miúdo, muito simpático por sinal e cheio de ilusões. Hoje faz 18 anos, a idade que lhe permite assinar o contrato de jogador profissional com o FC Porto. No Paraguai, Iturbe está a festejar com a família. Porque ainda não partiu, mas diz já estar cheio de saudades.

Olá Iturbe. Finalmente! Está ansioso por vir jogar para Portugal?

Sim, muito mesmo. Estou muito contente e ansioso por conhecer toda a equipa e começar a jogar. Graças a Deus tenho essa oportunidade para poder cumprir o meu sonho.

Já sabe quando vai viajar?

A verdade é que ainda não sei ao certo, porque isso também depende do Cerro. Tenho contrato com eles até ao fim de Junho e depois disso estarei livre para ir. Foi isso que ficou combinado e é isso que tenho de respeitar. Mas em Julho de certeza já estarei por aí.

Já sabe alguma coisa sobre Portugal?

Não, não sei muitas coisas. O meu pai esteve aí e contou-me que o país é muito bonito e que a cidade para onde vou também. Mas espero adaptar-me rapidamente para continuar a minha carreira na Europa.

Tem seguido os jogos do FC Porto, viu a final da Liga Europa?

Não tive hipótese de ver esse jogo porque estava a viajar para o México. Mas sei que ganhou um título muito importante.

Conte-me como foram os primeiros tempos a jogar em Buenos Aires.

Eu comecei a jogar muito novo num clube que se chama Barracas, onde se joga futebol de cinco. Depois é que vim para o Paraguai e comecei na escola de futebol do Cerro Porteño. Foram esses os meus primeiros passos.

O futebol é mesmo uma paixão de criança?

Claro que sim. Desde que me conheço que sempre gostei de jogar e estou muito contente por ter esta oportunidade.

Quais são os seus ídolos do futebol?

Quando era mais pequenino gostava muito do Ronaldinho, quando ele jogava no Barcelona. Agora, o Cristiano e o Messi, que são grandes jogadores e exemplos a seguir.

E nunca teve a oportunidade de conhecer o Ronaldinho?

Não.

Mas o Messi, sim. Trabalhou com ele no Mundial.

Sim, no Mundial estivemos juntos, partilhámos muitas coisas, ele é mesmo o melhor do mundo.

E como se sentiu a trabalhar com Messi e com Maradona?

É inexplicável, são dois grandes do futebol e são fabulosos. Como pessoas também são espectaculares, do melhor. Ainda bem que já tive a oportunidade de os conhecer.

O que é que disse ao Messi quando o conheceu?

O que lhe disse? Nada de especial, mas pedi-lhe para tirar uma fotografia porque sabia que não tinha muitas hipóteses para estar com ele. Eles estavam com a cabeça no Mundial, andavam ocupados, tinham as suas famílias.

Onde é que tirou a primeira fotografia com Messi?

No hotel do Mundial, na África do Sul.

Começaram a chamar-lhe Pulguita por ter um estilo de jogo muito parecido com o de Messi. A certa altura saturou-se um pouco do assédio. Agora já não se importa de ter essa alcunha? 

[Gargalhada] Agora já não!

Parece-me que também vem para Portugal cheio de ilusões. Apesar de ser jovem, acredita que pode conseguir um lugar na equipa principal?

Vou ser sincero: eu vou para me dedicar e para lutar por coisas grandes, preciso disso, quero ganhar o meu lugar e ser conhecido. Só com muita humildade e a ajuda dos companheiros poderei estar à vontade. Mas quero o meu lugarzinho para poder jogar.

André Villas-Boas já disse que o Iturbe é um jogador explosivo e Chilavert [já foi seu representante] garante que o FC Porto não se vai arrepender de o contratar. O que é que pode acrescentar à equipa?

Muitas coisas! Sou um avançado muito rápido, sou muito bom no um contra um, a encarar o adversário de frente. 

Quando não está a jogar futebol o que é que mais gosta de fazer?

Estar com a família e os amigos. Agora passo o tempo todo com eles porque dentro de umas três semanas vou abandoná-los. Estou a aproveitar todos os tempos livres para estar com a família e com os amigos da escola. Sim, porque eu estou a acabar o liceu, só me faltam cinco exames.

Tem sido fácil estudar e jogar ao mesmo tempo?

Não, é mesmo muito complicado. Estudar cansado não é nada fácil, mas com sacrifício consegue-se.

Se pudesse continuar a estudar, gostava de tirar um curso? Qual?

Não tenho nada em mente. Nunca pensei nisso. Mas pode ser que vá estudar alguma coisa quando estiver em Portugal, porque é muito bom continuar a estudar.

Gosta de ler?

Sim, leio sempre em casa e nas concentrações.

Já pensou como vai celebrar o seu aniversário?

Só quero sentir o carinho da minha família.

Ainda não saiu do Paraguai e já está com saudades deles.

Muitas!


in "ionline.pt"

Cheira bem, cheira a Deca

Este ano, os portistas andam de festa em festa, tal e qual como em 2004, um ano de glória em que os dragões eclipsaram a concorrência. Primeiro vibraram com as conquistas do futebol de Villas-Boas, depois encheram o Dragão Caixa para celebrar o tri do andebol de Obradovic, o título do basquetebol de Moncho López e hoje esperam fechar o ano do dragão com o deca do hóquei de Franklim Pais . O que, a acontecer, será uma conquista inédita no hóquei português e só superada em Espanha pelo Barcelona, campeão durante 13 anos consecutivos (1997/98 a 2009/10). Em Portugal, e na contabilidade das modalidades colectivas de pavilhão, o feito dos homens de Franklim Pais é apenas ultrapassado em femininos, pelos 11 títulos das voleibolistas do Leixões e das andebolistas do Madeira SAD.
O FC Porto chega à 30ª jornada do campeonato como líder em igualdade pontual com o Benfica (79), beneficiando da vantagem no confronto directo, e para hoje se sagrar campeão terá de vencer a Oliveirense, já que uma derrota dos encarnados em casa frente ao Porto Santo SAD, 11º classificado, será pouco provável. E em casa os dragões não perdem desde Março de 2005.
Em nove anos como campeão, o FC Porto venceu três play-offs, quatro campeonatos com vantagens confortáveis, um na última jornada e outro na penúltima, por isso esta é a segunda vez numa década que chega à ronda final com tudo em aberto.
Ao longo do ano, as maiores dificuldades surgiram com o empate em casa frente ao Candelária (3-3) e as derrotas em Viana do Castelo (9-6) e em Oliveira de Azeméis (4-3). Para os rivais parecia o fim da hegemonia portista, mas os dragões levantaram-se a tempo e já na segunda volta venceram o Benfica no Dragão Caixa por 7-5, exactamente os mesmos números do clássico da Luz. Desde então, e em nove jornadas, FC Porto e Benfica espreitam um deslize mútuo, que quase aconteceu nos Açores, quando o FC Porto, num jogo memorável, perdia com o Candelária por 3-1 a dois minutos do fim e acabou a vencer por 4-3. Há uma semana, em Vale de Cambra, também o Benfica esteve a perder, acelerando na recta final. Para os encarnados, que não se sagram campeões há 13 anos, 2008 (final do play-off perdida para o FC Porto) foi a última época em que estiveram perto do título porque nas duas seguintes o vice-campeão foi o Juventude de Viana. Hoje os olhos estão postos no Dragão, ou... na Luz.Este ano, os portistas andam de festa em festa, tal e qual como em 2004, um ano de glória em que os dragões eclipsaram a concorrência. Primeiro vibraram com as conquistas do futebol de Villas-Boas, depois encheram o Dragão Caixa para celebrar o tri do andebol de Obradovic, o título do basquetebol de Moncho López e hoje esperam fechar o ano do dragão com o deca do hóquei de Franklim Pais . O que, a acontecer, será uma conquista inédita no hóquei português e só superada em Espanha pelo Barcelona, campeão durante 13 anos consecutivos (1997/98 a 2009/10). Em Portugal, e na contabilidade das modalidades colectivas de pavilhão, o feito dos homens de Franklim Pais é apenas ultrapassado em femininos, pelos 11 títulos das voleibolistas do Leixões e das andebolistas do Madeira SAD.
O FC Porto chega à 30ª jornada do campeonato como líder em igualdade pontual com o Benfica (79), beneficiando da vantagem no confronto directo, e para hoje se sagrar campeão terá de vencer a Oliveirense, já que uma derrota dos encarnados em casa frente ao Porto Santo SAD, 11º classificado, será pouco provável. E em casa os dragões não perdem desde Março de 2005.
Em nove anos como campeão, o FC Porto venceu três play-offs, quatro campeonatos com vantagens confortáveis, um na última jornada e outro na penúltima, por isso esta é a segunda vez numa década que chega à ronda final com tudo em aberto.
Ao longo do ano, as maiores dificuldades surgiram com o empate em casa frente ao Candelária (3-3) e as derrotas em Viana do Castelo (9-6) e em Oliveira de Azeméis (4-3). Para os rivais parecia o fim da hegemonia portista, mas os dragões levantaram-se a tempo e já na segunda volta venceram o Benfica no Dragão Caixa por 7-5, exactamente os mesmos números do clássico da Luz. Desde então, e em nove jornadas, FC Porto e Benfica espreitam um deslize mútuo, que quase aconteceu nos Açores, quando o FC Porto, num jogo memorável, perdia com o Candelária por 3-1 a dois minutos do fim e acabou a vencer por 4-3. Há uma semana, em Vale de Cambra, também o Benfica esteve a perder, acelerando na recta final. Para os encarnados, que não se sagram campeões há 13 anos, 2008 (final do play-off perdida para o FC Porto) foi a última época em que estiveram perto do título porque nas duas seguintes o vice-campeão foi o Juventude de Viana. Hoje os olhos estão postos no Dragão, ou... na Luz.

Ano da grande rivalidade com saldo muito positivo

Na época 2010/11, FC Porto e Benfica defrontaram-se seis vezes no andebol, onze no basquetebol, cinco no futebol e três no hóquei em patins. Nos 25 jogos, o FC Porto venceu por 15 vezes e o Benfica 10. No andebol, os confrontos directos dão vantagem ao Benfica (4-2), mas nas restantes o FC Porto levou a melhor: 7-4 no basquetebol, 4-1 no futebol e 2-1 no hóquei, sendo que nesta modalidade os portistas começaram por perder a Supertaça (4-8), mas no campeonato venceram na Luz e no Dragão por 7-5.

Em destaque

Os totalistas

Reinaldo Ventura, Filipe Santos e Edo Bosch são o trio que pode ser totalista do deca. O avançado (actual segundo melhor marcador do campeonato, com 52 golos), o médio e o guarda-redes estiveram em todos estes títulos e Emanuel Garcia só não os acompanha porque em 2001/02 foi emprestado ao HA Cambra, ainda com 19 anos e depois de três anos nos juniores dos dragões, com os quais se sagrou campeão nacional em 2000.

Um treinador para a história

Em 2001/02, uma época que começou torta para o FC Porto, acabou por originar uma saída precoce do treinador argentino Mario Aguero em Dezembro. Franklim Pais, na altura adjunto, foi a aposta de Ilídio Pinto, longe de imaginar que o técnico faria história no clube e na modalidade. Conquistou nove títulos nacionais consecutivos, quatro Taças de Portugal, quatro Supertaças, disputou uma final da Taça CERS e três finais da Liga dos Campeões.

O génio de Pedro Gil

Incontornável, Pedro Gil é uma das estrelas maiores do FC Porto. De dragão ao peito foi sete vezes campeão e fez delirar milhares de adeptos. Por muitos apontado como o melhor jogador do mundo, o internacional espanhol assustou os adeptos portistas e animou os rivais quando surgiu a notícia do seu regresso à Catalunha para jogar no Réus, onde esteve duas épocas (2007/08 e 2008/09). Com ele o FC Porto arrasava, sem ele o FC Porto arrasou e espantou os profetas da desgraça. Mas Pedro Gil voltou na época passada e ao lado de Reinaldo Ventura tem feito uma dupla de ataque de luxo.

in "ojogo.pt"

Moncho Lopez: "Sofremos por não reconhecerem o nosso valor"

Inicialmente combinada para o Cais de Gaia, a conversa com Moncho López foi transferida para a Foz do Douro. "Prefiro esse local. Quando vinha ao Porto, como turista, praticamente não saía da Ribeira e era tão parvo que olhava para Gaia e dizia: Que bonito é aquele lado do Porto". Esta introdução dá para perceber o espírito descontraído de um treinador que iniciou a carreira profissional com apenas 25 anos. A esse propósito, lançou outra tirada bem disposta: "Aos 16 anos tirei o primeiro curso, depois de ter percebido que não valia um carago como jogador. Foi uma das melhores decisões técnicas que tomei enquanto treinador".

O despertar hoje [ontem] foi diferente do habitual, após ter conquistado o título no sétimo jogo do play-off final?

Foi apenas um pouco mais tarde que o habitual. Preparei o café, liguei o computador e tinha muitos emails de parabéns, aos quais respondi. Tinha também muitas sms no telemóvel, e não exagero se disser que passei quase duas horas a responder.

Como festejou, depois da parte visível, no Dragão Caixa?

Depois dessa explosão de alegria, fui para o gabinete com os adjuntos, abraçámo-nos com muita emotividade, a sorrir e a chorar, pois estamos juntos há dois anos e levamos muito tempo a lutar para conseguir este objectivo. Mais tarde, fomos jantar com os atletas, as famílias, a equipa técnica, elementos da Direcção e amigos pessoais. Foi muito engraçado e divertido. A cada três minutos, o jantar era interrompido com cânticos das claques do FC Porto. "Mágico Porto" foi cantado com sotaques americano e espanhol.

Sente que a campanha desta temporada, no campeonato e no play-off, não teve o reconhecimento geral?

Esta equipa sofreu durante toda a época a pressão de não lhe ser reconhecido o valor. Se fazia alguma coisa boa, era porque os outros nos davam de borla ou nos facilitavam. Se encontrava uma dificuldade, era porque estava a fazer as coisas mal. Quando a Académica de Coimbra nos eliminou na Taça de Portugal, não se falou do grande trabalho do treinador Norberto Alves; falou-se do mal que o FC Porto tinha feito. Quando ganhámos a "António Pratas", ou ficámos em primeiro na fase regular, falou-se dos problemas dos outros clubes, das lesões. Isto mentalmente faz mossa numa equipa.

Perante isso, como preparou a equipa para o play-off final?

Transmiti uma mensagem de orgulho ferido. Fiz-lhes sentir a necessidade de termos um espírito reivindicativo. Temos jogadores portugueses que são injustiçados, estão ao nível dos melhores e merecem outro reconhecimento na Comunicação Social. E, até fruto do seu relacionamento com os árbitros, mereciam esse reconhecimento.

Os seus conhecimentos na área da Psicologia Desportiva ajudaram-nos a gerir as emoções do grupo?

Sou um psicólogo da treta. Foi pelo desejo de conhecer essa área que fiz o mestrado. Isso ajudou-me na minha preparação para os jogos, na minha própria psicologia, no meu ânimo. O FC Porto tem um gabinete de psicologia, com o Luís André, que nos ajudou muito nesta fase final.

"Sou quase um tripeiro de gema"

Nos dias de folga, Moncho López prefere ficar pelo Porto, em vez de ir a Espanha. Amante da "solidão e da leitura", diz-se apaixonado pela literatura portuguesa - "Descobri Agualusa, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Miguel Sousa Tavares. Comecei por este e li tudo". "Gosto de passear pela Foz e pela Baixa e gosto também de ir jantar fora com a minha mulher", diz. Na ementa não pode faltar um bom vinho. "Gosto muito dos vinhos portugueses. Era defensor dos vinhos galegos e sinto que era um ignorante. Estou fascinado pela gastronomia e, como sou quase como um tripeiro de gema, gosto de tripas e de francesinhas. Seria um pecado dizer o contrário".

"Estes jogadores vão ser os meus melhores amigos"

Dos jogadores aos adeptos, passando pelos dirigentes e pelas infraestruturas, Moncho López mostra-se maravilhado com a realidade do FC Porto.

Quando assinou pelo FC Porto, disse que o primeiro objectivo era "construir uma equipa". Esperava construir uma equipa tão boa?

Desejava fazê-lo, é verdade. Cheguei a um clube que tinha grandes condições para se realizar um óptimo trabalho. Mesmo conhecendo por fora a grandeza do FC Porto, fiquei admirado e surpreendido. Desde as instalações à competência das pessoas, é tudo do melhor. Uma base muito sólida para nos ajudar a ganhar títulos.

Após o título, também disse: "Provavelmente tomei a melhor decisão da minha vida". Quer explicar-se melhor...

Trabalhei em várias equipas espanholas, grandes e pequenas, gostei de todas, fui um dos treinadores mais novos a chegar à Liga ACB e sou o segundo seleccionador mais novo de sempre da história. Chegar ao FC Porto significou conhecer a dimensão de um clube que tem muitas modalidades e uma mística especial. Nele sente-se diariamente a paixão dos adeptos e temos a sensação de pertencer a um clube que move toda uma cidade e uma região.

Talvez sinta isso porque um galego se identifica muito com o Porto, uma espécie de extensão da Galiza?

As fronteiras, muitas vezes, são mais psicológicas do que físicas ou sociais. Encontro no Porto pessoas com feitios iguais aos dos meus pais, dos meus primos e não só. Esta cidade e a sua gente é fantástica, espectacular.

Já fez, então, grandes amizades?

Tenho aqui muitos dos meus melhores amigos, que vão fazer parte da minha vida até morrer.

Laços de amizade que se estendem aos jogadores?

Sinto por eles grande carinho, respeito e admiração. Daqui a uns anos vão ser dos meus melhores amigos. Actualmente há certa dificuldade em sermos mais íntimos. Sou o treinador e, muitas vezes, tenho de fazer com que o confronto seja necessário, provocando-os, falando-lhes grosso e fazendo com que tenham remorsos, o que para eles não é fácil de encarar.

"Por vezes somos um bocado malucos"

Quando o mais lógico seria encontrar um treinador campeão a necessitar de férias, eis mais uma surpreendente revelação de Moncho López: "No dia seguinte à conquista do título sentia-me bem, contente, mas nós, treinadores, somos um bocado malucos. As primeiras coisas em que pensei, enquanto preparava o café da manhã, era quando é o próximo treino, como é que vamos fazer agora, se vamos treinar com a formação, provavelmente até ao próximo dia 30". Na explicação desse estado viciante, prossegue: "Há uma rotina. O treino
é como uma droga. Gosto da competição e de orientar jogos, mas do que realmente gosto é de preparar treinos, programá-los, fazer aquele trabalho de campo que se faz diariamente, ver como a equipa evolui, à custa de um trabalho criativo que me dá muito prazer".

André Villas-Boas comparado à Grande lenda da NBA

Franklim Pais, do hóquei em patins, e Ljubomir Obradovic, do andebol, são os treinadores do FC Porto com quem Moncho López tem "um contacto mais permanente", situação explicada pelo simples facto de "estarmos muitas vezes no mesmo local de treino [Dragão Caixa]". Relativamente a André Villas-Boas, existe uma menor intimidade. "Tive poucas oportunidades de falar com ele, mas já tivemos vários encontros casuais", antecipa, antes de o cobrir de elogios: "Percebi de imediato que se trata de um homem preparado, o protótipo do treinador moderno, do top mundial, tal como o Mourinho, o Guardiola ou o Phil Jackson".

Desejo de Pinto de Costa aponta(va) a continuidade

Quando Moncho López assinou contrato com o FC Porto, em 2009, Pinto da Costa disse esperar que fosse "o primeiro de muitos". O actual expira no próximo dia 30 e o treinador prefere desviar o assunto: "Para já, estamos a festejar e só depois iremos falar do futuro".

in "ojogo.pt"

Falcao: "Barça é a melhor equipa do planeta, mas podemos vencer"

A Colômbia é o seu país, a sua terra, a sua paixão; a Argentina a casa adoptiva, onde cresceu e se fez em definitivo futebolista e conheceu o amor da sua vida, Lorelei Tarón. Por isso, nestas férias Falcao escolheu instalar-se em Buenos Aires, perto da família e dos muitos amigos que fez desde 2001 até à partida para o FC Porto. Amanhã estará nas bancadas do Estádio Monumental para apoiar um River Plate que não luta por títulos como quando El Tigre vestia a camisola encarnada, mas por se manter na primeira divisão. Porém, o descanso do goleador não é total; enquanto procura desfrutar de cada minuto das férias, também prepara a Copa América que se disputará em Julho, avalia o seu futuro e ainda encontra tempo para recordar o passado recente, repleto de glória em Portugal e na Irlanda, onde conquistou a Liga Europa. "Quando cheguei à Europa, sonhava ter este tipo de vitórias. Mas a forma como tudo aconteceu foi impressionante. Não pensei que pudesse ser assim e muito menos que marcaria tantos golos. Tinha muita fé, mas realmente tudo o que se passou no FC Porto foi muito melhor do que o que esperava", confessou a O JOGO, ainda surpreendido pela excelente campanha coroada com quatro voltas olímpicas e o título de maior goleador da Liga Europa. Falcao repete algumas das ideias que deixou na entrevista ao canal Fox Sports, esta semana, e ainda não abre em definitivo o livro do futuro. Mas, não deixa de ser curioso que, para ele, falar do futuro seja falar... da Supertaça europeia.

Depois da Copa América, que camisola vai vestir? A do FC Porto, a do Real Madrid , a de algum clube inglês?

Tenho mais dois anos de contrato com o FC Porto, onde me sinto muito cómodo, e, como tenho dito, estamos a conversar sobre a renovação. Depois desta temporada com quatro títulos, algo que não é fácil de conseguir em qualquer equipa do mundo, creio que há clubes de toda a Europa interessados nos jogadores e até no treinador do FC Porto, que é um clube que se destaca por ser vendedor. Eu trato de me manter à margem de todos os rumores e só penso em jogar.

Já imaginou como será defrontar o Barcelona de Messi e Guardiola na Supertaça europeia?

Motiva-me bastante pensar que vamos jogar contra a melhor equipa do planeta. Já estamos a pensar nessa partida. Não será fácil, claro, mas ninguém nos pode tirar a esperança de vencer a prova.

Pode dizer-se que Villas-Boas é um treinador ganhador como Mourinho, mas com os gostos futebolísticos de Guardiola?

É um treinador muito inteligente, próximo dos jogadores, escuta as necessidades do plantel e sabe ceder. Por isso, o ambiente no grupo foi muito bom. Tem um enorme potencial e pode chegar longe no futebol.

Viu a final da Liga dos Campeões?

Sim, e o jogo do Barcelona foi espectacular. Sem dúvida que são os melhores do mundo, uma equipa recheada de grandes jogadores, os mais talentosos. Vamos ter de trabalhar muito forte para os poder vencer, mas nada é impossível. É um jogo e há que disputá-lo.

"Senti arrepios em Dublin, foi o ponto máximo de felicidade"

Nem Messi com o Barcelona fez tantos golos numa prova europeia. O que significa este feito para si?
Superei a marca de Jurgen Klinsmann, e esse feito, a título pessoal, é algo maravilhoso e que nunca esquecerei em toda a minha carreira. Sem dúvida. De qualquer forma, estou convencido de que nada teria servido se não tivéssemos ganho a Liga Europa. Isso realça muito mais o meu recorde pessoal. E, definitivamente, o colectivo é o mais importante para todos.

Pensavam que essa final em Dublin seria com o Braga ou pensavam noutro clássico decisivo com o Benfica?

Na verdade pensávamos que o Benfica seria o nosso rival na final, mas o Braga mostrou que é uma grande equipa e que se fortalece diante dos grandes adversários. Tem excelentes jogadores, por isso não nos surpreendeu defrontá-los em Dublin. Não foi um jogo fácil para nós, mas conseguimos impor o nosso jogo e terminar como campeões.

E o Falcao foi outra vez o herói. Agradeceu de forma especial ao Guarín pelo passe?

O Fredy é um grande jogador, fez um cruzamento magnífico. Creio que, em grande parte, o golo que marquei o devo a ele. Por isso o abracei tanto nos festejos. É um grande companheiro e uma excelente pessoa.

O FC Porto deve ser a equipa portuguesa mais popular na Colômbia graças ao trio que formou o Falcao com o Guarín e o James...

Somos um bocadinho da Colômbia em Portugal. Por sorte, as coisas têm saído bem, e é excelente ter compatriotas como companheiros de equipa porque facilita a adaptação. Partilhamos muitas coisas, como os costumes da comida e da música.

Além disso, festejaram os títulos com a camisola do FC Porto e a bandeira da Colômbia às costas...

Isso é uma das coisas de que mais me orgulho. Qualquer jogador sonha triunfar. Quando dava a volta olímpica em Dublin, sentia arrepios no corpo porque estava no ponto máximo da felicidade. Na verdade nem tem explicação. E partilhar essa consagração com a bandeira do meu país foi algo fantástico e único.

"James amadureceu muito, está em grande"

A combinação entre o amarelo, o azul e o encarnado gera devoção em Falcao. Figura no FC Porto, transformou-se na estrela maior colombiana, ao nível de Shakira, a cantora e namorada de Piqué, do Barcelona. El Tigre é o jogador mais cobiçado para a selecção do seu país e também foi eleito como embaixador para promover o Mundial de sub-20 que a Colômbia vai organizar. Além disso, teve o privilégio de conversar com o presidente do país, Juan Manuel Santos. "Parece-me um pouco exagerado dizer que sou herói nacional. O êxito no FC Porto é que gerou este tipo de sentimento no meu país. Talvez não tenha a real noção do que consegui, mas também não penso muito nisso. Procuro ser o mesmo de sempre, mas tenho a esperança de representar sempre bem a selecção, que é o que mais quero neste mundo", confessou.

A família contou-lhe o impacto que os seus golos tiveram na Colômbia?

Sim, falaram-me da emoção que foi para todos os colombianos, que o viveram como se tratasse de uma equipa do nosso país. Estou muito contente e quero desfrutar com eles, que me seguem e estão sempre presentes.

Está preparado para a Copa América?

Todos os jogadores têm sempre muita vontade de mostrar que o que fazem nos clubes não é mera casualidade. Espero que o rendimento colectivo seja bom, à parte do que podem fazer as individualidades. Não basta brilhar se não se formar um bom grupo. É fundamental.

James pode chegar à selecção principal depois do Mundial de sub-20?

James amadureceu muito, está a atravessar um grande momento. Os três golos que marcou na final da Taça de Portugal deixam isso claro. Não se deve sobrecarregá-lo com responsabilidades, mas estou seguro de que vai dar muitas alegrias à nossa selecção.

Vai receber a camisola 9 do River das mãos de Passarella

Falcao já sonha com a Supertaça europeia, mas presenciará uma outra final. É amanhã, no Estádio Monumental, quando o seu River defrontar o Colón num jogo-chave para a permanência no escalão principal. Os adeptos estão à espera da presença de El Tigre e até lhe pediram para vestir a camisola do River e dar uma ajuda. Como isso não é possível, os dirigentes do emblema de Buenos Aires vão receber o goleador com pompa e circunstância e entregar-lhe uma das novas camisolas do clube com o número 9 e o seu nome nas costas. A honra da entrega caberá a Daniel Passarella, actual presidente do River e ex-treinador do colombiano. "Tenho um grande carinho pelo River e deixava tudo em campo cada vez que defendia as suas cores. Passei muitos anos no Monumental. Era a minha casa, e entristece-me ver o clube nesta situação. É inesperado e não condiz com a história. Oxalá tudo corra bem e o clube siga no primeiro escalão", deseja o avançado enquanto tenta encontrar uma justificação para este momento delicado. "Foram anos e anos de maus resultados. Não se chega a isto de um dia para o outro", atirou.

Está por escrever a música da vida do goleador

Lorelei, a esposa de El Tigre, é argentina. Nasceu em Misiones, uma província ao norte do país que faz fronteira com o Brasil e o Paraguai. Conheceram-se na igreja, casaram-se, e agora ela, além de apoiar Falcao em todos os campos onde vai jogar, também está a fazer carreira como cantora. Nesta altura está a gravar o seu primeiro disco, em Buenos Aires. "O que ela faz é lindo, tem talento e merece todo o meu apoio para continuar ligada à música. Já me escreveu várias canções, como a que me cantou no dia em que casámos. Oxalá faça outra música porque seria sinal de que ganhámos a Copa América. Seria a melhor música da minha vida."

in "ojogo.pt"

Iturbe: "Vou precisar de tempo"

Iturbe faz 18 anos hoje e atinge a idade que lhe confere uma espécie de carta de alforria, abrindo as fronteiras para seguir rumo ao FC Porto sem contrariar as regras da FIFA. Por coincidência, devido à eliminação do Cerro Porteño na Copa Libertadores, tudo se conjugou para que a liberdade de pensar exclusivamente no FC Porto tenha quase coincidido com o dia de aniversário. Aliás, a viagem pode estar para breve. "Devo seguir para Portugal dentro de oito a dez dias para resolver o que falta", revelou a O JOGO, não sem antes confessar o seu estado de espírito, quando se prepara para dar um passo enorme: "Estou um pouco ansioso por descobrir o FC Porto, depois do que me têm dito e do que tenho visto à distância. É um clube grande".

Na bagagem, o internacional argentino traz a esperança de conseguir dar conta do desafio e de confirmar tudo o que de bom se tem visto. Sem pressas: "Vou tranquilo para Portugal, quero fazer bem o meu trabalho, porque vai ser a minha primeira época no futebol europeu e não me quero precipitar, quero fazer as coisas com tempo, vou precisar de tempo, porque não sei como me vou adaptar". Consciente do valor existente no plantel do FC Porto, ou não tivesse o clube ganho tantos títulos esta temporada, Iturbe prepara-se para queimar etapas. "A verdade é que não me preocupo em ser opção já, o melhor para mim penso que será estar bem para entrar quando o treinador assim achar", explicou.
Entretanto, o avançado não esconde a satisfação por ter visto os últimos festejos dos azuis e brancos: "Vi o jogo da final de Dublin. Foi muito bom!" Na memória ficaram-lhe também boas impressões deixadas por alguns futuros companheiros. "O FC Porto tem o Falcao, que é um grande goleador, e jogadores de muita classe como o Hulk", comentou. Bom mesmo, diz ele, será quando puder trabalhar com eles: "Estou muito contente por ir para um clube como o FC Porto, encantado até por poder dar os meus primeiros passos num clube tão forte e que vai jogar na Liga dos Campeões na próxima época".

"Se estiver com Messi será um dia inesquecível"

O jogo da Supertaça Europeia com o Barcelona será um dos primeiros compromissos do FC Porto na próxima época e um desafio que promete gerar tantas emoções como focos de interesse. Um deles poderá ser a oportunidade para que Iturbe se cruze novamente com aquele com quem toda a gente o tem comparado: Messi. "Não sei se vou defrontar o Messi, mas só de saber que posso estar junto dele tornará esse dia inesquecível. Se puder jogar, tanto melhor, mas se conseguir estar com ele já não será mau", frisou, consciente de que naquela fase da época estará a dar só os primeiros passos de azul e branco. Mas há mais. Do outro lado estará o Barcelona, uma equipa que por si só encerra uma mão-cheia de desafios e Iturbe comunga da mesma ideia, frente àquela que muitos dizem ser a melhor equipa da actualidade e que deverá proporcionar um grande desafio ao FC Porto. "A Supertaça Europeia com o Barcelona vai ser linda. Pelo que os dois clubes mostraram esta época é um jogo que promete muito", sustentou, ele que não faz ideia se já estará apto a poder envergar a camisola dos campeões nacionais por essa altura, no Mónaco, apesar do prémio de consolação de poder estar com Messi.

Mundial Sub-20 é o próximo desafio

Com o início do Mundial Sub-20 marcado para o próximo dia 29 de Julho, altura em que a Argentina defronta o México, Iturbe, confirmando-se a convocatória, vai ter pouco tempo para tirar férias. O internacional argentino que participou em oito encontros da Copa Libertadores poderá mesmo não poder apresentar-se no Porto antes do dia 20 de Agosto, data da final do Mundial, que vai decorrer na Colômbia e onde o FC Porto terá também a competir James e Kelvin. Contas feitas, com a Supertaça Europeia marcada para dia 26 de Agosto, no Mónaco, não é seguro que Iturbe consiga estar presente e ainda menos que possa vir a ser opção, se a Argentina alcançar a final do Mundial. Até lá, o argentino terá a sua situação definitivamente acertada com o FC Porto.

in "ojogo.pt"

Ecos do mercado

Ángel Reyna, onyewu...

Um mexicano e um americano

Ángel Reyna, avançado de 26 anos do América, foi ontem apontado ao FC Porto pela Imprensa mexicana. Autor de 16 golos na época passada, Reyna deve sair. "Ele falou-me de um clube inglês, mas não sei se o FC Porto é verdade", disse o presidente do América. Outro nome apontado ao Dragão foi o do central americano Onyewu, 29 anos, que deixou o Milan.

Fernando
Málaga e a pista de Toulalan

Depois de meia Itália e do Lyon, de França, foi a vez de o Málaga surgir na corrente de notícias como estando interessado em Fernando caso falhassem as negociações com Toulalan, do Lyon, o que não deve acontecer. O francês viajou ontem para a Andaluzia, e o mais certo é que assine mesmo contrato. A pergunta é outra: não abrirá uma vaga no Lyon?

Sapunaru
Honrado com interesse da Lázio

Sapunaru tem contrato com o FC Porto até 2013, mas tem sido ligado à Lázio. Ontem, em declarações ao jornal "Prosport", o romeno mostrou-se "honrado" com o interesse dos romanos. "Estou feliz no FC Porto, mas se surgir uma boa proposta para mim e para o clube, terei de falar com o meu empresário para ver qual a melhor opção."

in "ojogo.ptt"

Villas-Boas à defesa

BRACALLI E CENTRAL STEFAN SAVIC PARA O QUE DER E VIER


Com o ruído em torno do avançado Falcão, é na retaguarda que os portistas começam a mexer. Villas-Boas joga à defesa e prepara mudanças na baliza e no grupo de centrais. Bracalli é forte hipótese para fazer sombra a Helton e o montenegrino Stefan Savic está referenciado para eventuais mexidas no sector onde despontam Rolando, Otamendi e Maicon.
Vamos por partes. Savic, de 20 anos, está a ser apontado na Sérvia como alvo do FC Porto. Uma informação que é confirmada pelo empresário Zoran Stojadinovic. “Apresentei uma boa proposta ao Partizan, mas eles não querem vender. Vamos ver o que acontece até ao fecho do mercado”, disse ao jornal “Sport”.
Ives Cakarun, que também agencia o internacional montenegrino, foi mais evasivo nas declarações ao nosso jornal. “É natural que o FC Porto esteja interessado, mas há várias possibilidades, sobretudo para Itália. Connosco, ainda ninguém falou”, desviou, mais contido do que Stojadinovic, que disse à imprensa sérvia que já teve uma oferta de 5 milhões de euros do Sporting e que elogia a forma como Pinto da Costa gere estes negócios: “Quando se fala com o presidente, não é preciso papeladas.”
in "record.pt"

Juan Iturbe com dúvidas entre Dragão e Mundial

MOSTRA-SE INDECISO QUANTO AO PRÓXIMO PASSO A DAR


Hoje é um dia especial para Juan Iturbe. O prodígio argentino completa 18 anos e só tem motivos para festejar. Garantiu a transferência para um histórico do futebol europeu, tal como qualquer jovem sul-americano sonha, e é um dos indiscutíveis da seleção Sub-20 argentina que vai disputar o Mundial.
Mas, com a maioridade, o extremo também ganha responsabilidades e começa a tomar decisões. A primeira está para breve e vai condicionar o seu futuro próximo. Iturbe está dividido entre a participação no Campeonato do Mundo ou a plena integração na pré-época do FC Porto. Isso mesmo foi possível constatar através de uma conversa telefónica mantida com o seu pai, também ele Juan Iturbe.
in "record.pt"

Euro 2012, grupo D: azar de Sapunaru não atrasa Roménia

Defesa do F.C. Porto falhou penalty, mas a equipa bateu a Bósnia por 3-0 e recuperou terreno, já que Bielorrússia e França empataram a um golo.


A Roménia reduziu para um ponto a diferença para a Bielorrússia, no grupo D de apuramento para o Euro 2012, depois de bater, em casa, a Bósnia, por 3-0.

O portista Sapunaru acabou por viver um momento de azar quando desperdiçou uma grande penalidade, em cima do minuto 90, já com o resultado feito. Os golos romenos foram apontados por Adrian Mutu e Marica, que bisou.

No outro jogo do grupo, a França foi empatar à Bielossússia (1-1) e conservou a vantagem de quatro pontos, dando, assim, um passo importante para garantir o primeiro lugar e consequente apuramento directo.

Tal como no jogo da Roménia, também neste houve um momento de infortúnio, desta feita por parte de Abidal. O defesa fez um autogolo, aos vinte minutos, que colocou os bielorrussos na frente do marcador, mas o companheiro Malouda acabou por fazer a igualdade, dois minutos depois, que permaneceu até ao final.

in "maisfutebol.iol.pt"

Josué e o futuro: «Portugal ou estrangeiro é indiferente»

Médio do F.C. Porto espera ter a situação definida na próxima semana


Josué, médio da selecção de sub-21 e do F.C. Porto, que esta época actuou no Venlo, da Holanda, após a vitória da selecção portuguesa sobre a Áustria:
«Estivemos bem em termos colectivos e isso é o mais importante. O meu futuro cabe ao FC Porto e ao meu empresário decidirem. Vou entrar de férias, descansar o máximo possível porque tive uma época um bocado desgastante, e, em princípio, na próxima semana já saberei onde irei jogar. Dou preferência a um clube que aposte e confie em mim e que goste do meu estilo de jogo. Em Portugal ou no estrangeiro é indiferente. O segredo desta selecção é o trabalho, espírito de grupo, somos muito amigos dentro e fora do campo.»

in "maisfutebol.iol.pt"