sábado, 4 de junho de 2011

Iturbe: "Vou precisar de tempo"

Iturbe faz 18 anos hoje e atinge a idade que lhe confere uma espécie de carta de alforria, abrindo as fronteiras para seguir rumo ao FC Porto sem contrariar as regras da FIFA. Por coincidência, devido à eliminação do Cerro Porteño na Copa Libertadores, tudo se conjugou para que a liberdade de pensar exclusivamente no FC Porto tenha quase coincidido com o dia de aniversário. Aliás, a viagem pode estar para breve. "Devo seguir para Portugal dentro de oito a dez dias para resolver o que falta", revelou a O JOGO, não sem antes confessar o seu estado de espírito, quando se prepara para dar um passo enorme: "Estou um pouco ansioso por descobrir o FC Porto, depois do que me têm dito e do que tenho visto à distância. É um clube grande".

Na bagagem, o internacional argentino traz a esperança de conseguir dar conta do desafio e de confirmar tudo o que de bom se tem visto. Sem pressas: "Vou tranquilo para Portugal, quero fazer bem o meu trabalho, porque vai ser a minha primeira época no futebol europeu e não me quero precipitar, quero fazer as coisas com tempo, vou precisar de tempo, porque não sei como me vou adaptar". Consciente do valor existente no plantel do FC Porto, ou não tivesse o clube ganho tantos títulos esta temporada, Iturbe prepara-se para queimar etapas. "A verdade é que não me preocupo em ser opção já, o melhor para mim penso que será estar bem para entrar quando o treinador assim achar", explicou.
Entretanto, o avançado não esconde a satisfação por ter visto os últimos festejos dos azuis e brancos: "Vi o jogo da final de Dublin. Foi muito bom!" Na memória ficaram-lhe também boas impressões deixadas por alguns futuros companheiros. "O FC Porto tem o Falcao, que é um grande goleador, e jogadores de muita classe como o Hulk", comentou. Bom mesmo, diz ele, será quando puder trabalhar com eles: "Estou muito contente por ir para um clube como o FC Porto, encantado até por poder dar os meus primeiros passos num clube tão forte e que vai jogar na Liga dos Campeões na próxima época".

"Se estiver com Messi será um dia inesquecível"

O jogo da Supertaça Europeia com o Barcelona será um dos primeiros compromissos do FC Porto na próxima época e um desafio que promete gerar tantas emoções como focos de interesse. Um deles poderá ser a oportunidade para que Iturbe se cruze novamente com aquele com quem toda a gente o tem comparado: Messi. "Não sei se vou defrontar o Messi, mas só de saber que posso estar junto dele tornará esse dia inesquecível. Se puder jogar, tanto melhor, mas se conseguir estar com ele já não será mau", frisou, consciente de que naquela fase da época estará a dar só os primeiros passos de azul e branco. Mas há mais. Do outro lado estará o Barcelona, uma equipa que por si só encerra uma mão-cheia de desafios e Iturbe comunga da mesma ideia, frente àquela que muitos dizem ser a melhor equipa da actualidade e que deverá proporcionar um grande desafio ao FC Porto. "A Supertaça Europeia com o Barcelona vai ser linda. Pelo que os dois clubes mostraram esta época é um jogo que promete muito", sustentou, ele que não faz ideia se já estará apto a poder envergar a camisola dos campeões nacionais por essa altura, no Mónaco, apesar do prémio de consolação de poder estar com Messi.

Mundial Sub-20 é o próximo desafio

Com o início do Mundial Sub-20 marcado para o próximo dia 29 de Julho, altura em que a Argentina defronta o México, Iturbe, confirmando-se a convocatória, vai ter pouco tempo para tirar férias. O internacional argentino que participou em oito encontros da Copa Libertadores poderá mesmo não poder apresentar-se no Porto antes do dia 20 de Agosto, data da final do Mundial, que vai decorrer na Colômbia e onde o FC Porto terá também a competir James e Kelvin. Contas feitas, com a Supertaça Europeia marcada para dia 26 de Agosto, no Mónaco, não é seguro que Iturbe consiga estar presente e ainda menos que possa vir a ser opção, se a Argentina alcançar a final do Mundial. Até lá, o argentino terá a sua situação definitivamente acertada com o FC Porto.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: