sexta-feira, 18 de maio de 2012

Hulk revela que 'caso de amor' com o Porto começou quando tinha 15 anos


Atacante relembra o dia que, ainda como juvenil, foi ver os Dragões e se emocionou com a torcida: 'Ainda vou jogar neste time', prometeu na época


Hulk entra no Estádio das Antas, em Portugal, para mais um jogo do Porto. A torcida que lota o local está em polvorosa. Canta ao longo dos 90 minutos, ergue bandeiras e faixas em azul e branco e empurra o time. A festa é maravilhosa, e o paraibano se emociona, encantado com a festa que presencia.
Não, Hulk não estava em campo naquela oportunidade. O ano era 2002, e ele era apenas um garoto de 15 anos, pobre, que viajara para Portugal para sua primeira tentativa de fazer sucesso no futebol europeu. Na oportunidade, ele vira para um amigo e diz com ênfase.
- Eu ainda vou jogar neste time. Ainda vou dar muita alegria a esta torcida maravilhosa.
É o próprio Hulk, de férias em João Pessoa, quem lembra da história. Hoje, aos 25 anos, o paraibano é o maior ídolo dos dragões. Artilheiro da temporada 2010/2011 do Campeonato Português, com 23 gols, ele é ainda o atual bicampeão lusitano e considerado o melhor jogador em atividade em Portugal. Naquela época, contudo, o paraibano juntou algum dinheiro no Brasil e foi se aventurar como juvenil do Vilanovense, time da Segunda Divisão de Portugal.
Hulk gol Porto (Foto: Reuters)Ídolo do Porto, Hulk se emocionou com a torcida portuguesa seis anos antes de sua estreia no clube
(Foto: Reuters)
De origem pobre, nascido em Campina Grande, na Paraíba, o atleta passou por várias dificuldades no início da carreira. E lembra que, entre um treino e outro, o motorista do Vilanovense disse que iria levá-lo para assistir a um “verdadeiro jogo de futebol”.
Foi uma festa inesquecível, e naquele dia eu percebi que teria que jogar no Porto"
Hulk
O motorista era torcedor do Porto e foi ele quem levou o garoto para a tal partida no Estádio das Antas, que naquela época ainda era a sede do time azul e branco (o Estádio dos Dragões, atual praça esportiva do Porto, só seria inaugurado em 2003). Hulk recorda aquele momento.
- Nunca tinha sentido nada parecido com o futebol. Eu ainda era um pirralho e me vi nas arquibancadas do estádio. Estava lotado, e todos cantavam sem parar. Foi uma festa inesquecível, e naquele dia eu percebi que teria que jogar no Porto. Foi uma meta e um sonho que tracei para mim mesmo – explica.
Hoje, dez anos depois, ele confessa que nem mesmo lembra quem era o adversário do Porto na ocasião. Sabe apenas que era uma competição continental e que o clube português venceu a partida. Para ele, marcante mesmo foi ver pela primeira vez um estádio europeu lotado.
- A torcida é realmente fanática. Isto mexeu comigo.
hulk, atacante paraibano do porto (Foto: Renata Vasconcellos)De férias em João Pessoa, Hulk fala dos tempos em que pela primeira vez tentou a sorte na Europa
(Foto: Renata Vasconcellos)
Volta por cima
A passagem do paraibano por Portugal, no entanto, não durou muito. Ele não se adaptou direito ao pequeno Vilanovense e, sem muito mais dinheiro à disposição, precisou voltar para o Brasil. Foi se apresentar ao São Paulo, onde ficou ficou por seis meses, mais uma vez tentando a sorte no time juvenil. Outra decepção. Não foi aproveitado e acabou dispensado.
Sua próxima parada foi o Vitória. Começou a jogar como juvenil e rapidamente se adaptou ao futebol baiano. No clube, assinou seu primeiro contrato como profissional e chegou a jogar no time principal do Rubro-Negro baiano antes de se transferir para o futebol japonês.
menino fantasiado de Hulk na torcida do Porto (Foto: AP)Torcedor do Porto homenageia o atacante Hulk
com máscara do personagem da HQ (Foto: AP)
Canhoto, jogou como lateral-esquerdo e como meia antes de virar atacante. Passou cinco anos no Japão, onde defendeu três clubes (Tokyo Verdy, Consadole Sapporo e Kawasaki Frontale), sendo artilheiro em 2007, marcando impressionantes 37 gols. Em 2008, conversou com seu empresário e percebeu que tinha chegado a hora de novamente tentar espaço no mercado europeu. E foi quando lembrou de sua promessa ainda como adolescente.
- Recebemos propostas de vários clubes. O Atlético de Madri foi um dos que se interessaram. Mas o Porto também me queria, e isto pesou. Lembrei daquela minha primeira vez num estádio de futebol da Europa e vi que era o momento ideal para realizar o meu sonho. Não me arrependo de jeito nenhum. É incrível jogar lá – declara.
Hulk vestiu pela primeira vez a camisa do Porto em 2008, seis anos depois daquele primeiro contato com a torcida do clube. Virou unanimidade em Portugal e passou a ser o centro das atenções daquela mesma torcida que o deixou encantado no passado. Suas atuações em Portugal o credenciaram também para a Seleção Brasileira, sendo convocado pela primeira vez ainda na Era Dunga.
hulk marcelo neymar brasil x bósnia (Foto: AFP)Hulk ao lado de Neymar e Marcelo: atuações no Porto o credenciaram para a Seleção Brasileira (Foto: AFP)
Agora com Mano Menezes, passou a ser figura recorrente nas escalações e é um dos cotados para compor a equipe olímpica que vai tentar o ouro inédito em Londres. Se conseguir vaga, será na cota de três atletas acima de 23 anos que cada seleção pode levar para a competição.
Sua permanência no Porto para a próxima temporada ainda não está certa, mas o jogador garante que vai permanecer na Europa.
- Não falo sobre transferências. Isto é assunto para meu empresário. Só sei que vou ficar na Europa. É onde eu quero continuar jogando, até porque minha família gosta de lá e já está adaptada – finalizou.

«Era algo que esperava», diz Guarín sobre permanência no Inter


Fredy Guarín não esconde a satisfação pela decisão do Inter de avançar para a sua contratação em definitivo, junto do FC Porto.

«Estou muito feliz, era algo que esperava. Já falei com o meu empresário e confirmei o negócio. Estou muito satisfeito», diz o médio colombiano.

«Já o tinha dito, era um sonho jogar no Inter. Espero continuar a aproveitar da melhor forma esta linda oportunidade», deseja.

A transferência de Guarín para o Inter faz entrar 12,5 milhões de euros na conta bancária da SAD do FC Porto, contabilizados os 1,5 milhões de euros que o emblema de Milão pagou em janeiro pelo seu empréstimo.


in "abola.pt"

CAMPEÃO LEVA "MAIS ATITUDE" À LUZ

Com a final dos playoffs empatada (1-1), os Dragões jogam, este fim-de-semana, os terceiro e quarto jogos na Luz. Miguel Miranda e Greg Stempin sabem que é imperativo vencer. Para ambos, atitude, confiança e agressividade são os factores imprescindíveis para as próximas partidas.

Miguel Miranda assegura que a equipa tem os erros estudados e está confiante em conseguir pelo menos uma vitória. "Nós sabemos o que fizemos mal no segundo jogo. Estivemos a ver os vídeos e temos tudo preparado. Em termos de atitude, estivemos abaixo do adversário e foi isso que tentamos melhorar esta semana".

Para lá da falta de atitude, o extremo/poste sublinha o baixo número de ressaltos como a grande falha no segundo jogo. "O adversário conseguiu ganhar mais 14 ressaltos e isso traduz-se num elevado número de posses de bola. Nestes jogos, os ressaltos podem ser decisivos para a vitória. Para isso não basta treinar, temos de entrar com atitude e mostrar que queremos vencer", explicou.

O camisola 11 azul e branco admite que a semana "foi de muito trabalho" e que a equipa está focada em conquistar o título. "Os jogos passados já estão esquecidos. Para sermos campeões temos de ganhar três jogos e a ordem é aleatória. Já ganhámos um, falta-nos ganhar mais dois," acentuou.

Greg Stempin usa as mesmas palavras para demonstrar de que forma a equipa tem de melhorar. "É uma questão de mentalidade e de jogar de forma mais agressiva. São duas equipas muito equilibradas mas aquela que tiver um melhor nível físico vai ganhar o jogo", esclarece.

O extremo/poste assegura que está "totalmente recuperado" da lesão no braço, que o impediu de jogar mais tempo, na segunda partida da eliminatória. Confiante e preparado, Greg acredita que a equipa vai vencer. "Vamos fazer todos os possíveis para ganhar. Temos um bom colectivo e vamos jogar de forma mais forte e confiante. Isso vai ditar o vencedor," remata.



in "fcp.pt"

EDUARDO FILIPE E RICARDO COSTA DESPEDEM-SE ESTE SÁBADO

Os tetracampeões despedem-se em festa de mais uma época vitoriosa, marcada pela conquista do "tetra". No sábado (15h05), o FC Porto Vitalis recebe o Sporting em encontro da 10.ª e última jornada da fase final do Andebol 1. Em superflash, Eduardo Filipe e Ricardo Costa, antecipam um encontro memorável, já que ambos terminam a carreira como andebolistas nesta partida.

Eduardo Filipe, o desportista português mais internacional de sempre e que fez parte do plantel no arranque da época, vai juntar-se à equipa para um último jogo. "É fantástico poder-me despedir-me com um título, num pavilhão que inaugurei com outro título. Poder acabar desta forma no meu clube do coração? Melhor seria impossível", confessou.

O lateral esquerdo jogou apenas nas primeiras seis jornadas do campeonato, devido à incapacidade de conciliação do desporto com as suas funções no departamento médico do futebol de formação portista. "A nível pessoal e profissional não tenho disponibilidade para estar ao ritmo de alta competição. Se puder, continuo a colaborar nos treinos. Será a minha forma de participar", observou o atleta que completou recentemente 38 anos.

Em relação à prestação dos Dragões neste campeonato, o lateral-esquerdo não tem dúvidas: "O FC Porto dominou completamente. Tem uma equipa jovem e renovada e consegue sempre acabar o campeonato sem dar hipóteses a ninguém", rematou.

Também Ricardo Costa, actual treinador-adjunto do FC Porto Vitalis, vai vestir a camisola azul e branca pela última vez este sábado. "Nunca escondi que a minha ambição era acabar com a camisola do FC Porto vestida. Vai ser uma alegria poder acabar a época assim", afirmou.

Há apenas um ano, o ponta-direita jogava em Espanha, no Ademar León, após várias temporadas de Dragão ao peito. Quando regressou ao FC Porto, as diferenças eram poucas. "Mudou o pavilhão, que agora tem outras condições, mas, no essencial, pouco mudou. Continuamos a vencer, que é o mais importante".

Para o encontro frente ao Sporting, este sábado, Ricardo Costa sublinha que, "mesmo em ambiente de festa, o importante é vencer". Terminar a fase final do campeonato sem derrotas "seria importante", acrescentou.

No futuro, não pensa voltar a jogar mas manter "as mesmas funções" como treinador-adjunto, ao lado de Obradovic, que define como uma pessoa "cinco estrelas", com quem tem "aprendido muito". "O FC Porto continua forte e essa é a nossa principal vitória", concluiu.



FESTA DO "TETRA" ARRANCA ÀS 14H45

Este sábado, o FC Porto Vitalis encerra a época com a recepção ao Sporting (15h05), na 10.ª e última jornada do Andebol 1. O Dragão Caixa vai receber a festa do título, que arranca logo às 14h45, no aquecimento.

Nesse momento, os azuis e brancos vão estrear o equipamento com o símbolo do tetracampeonato e vão efectuar os exercícios de aquecimento com t-shirts alusivas ao feito, que serão entregues aos adeptos presentes no pavilhão.

Antes do apito inicial, Ricardo Costa e Eduardo Filipe vão dar o mote para descer o pendão do "tetra". Segue-se a entrega de lembranças a Eduardo Filipe e Ricardo Costa, que terminam a carreira como andebolistas. No final do encontro, as medalhas e a taça do Andebol 1 serão entregues aos tetracampeões nacionais.

Os sócios têm entrada livre para o encontro, mediante o levantamento prévio do título de acesso, limitado à lotação disponível. É obrigatória a apresentação do respectivo cartão de sócio. Para o público, os ingressos têm o valor de um euro.

Os bilhetes podem ser levantados/adquiridos a partir de sexta-feira na Loja do Associado (dias úteis, 9h00-19h00, e sábado, 10h00-13h00) e nas Lojas Azuis Bom Sucesso, ArrábidaShopping e NorteShopping.



in "fcp.pt"

CAPUCHO A UMA VITÓRIA (OU MENOS) DO TÍTULO


A conquista do título de campeão nacional está apenas à distância de mais uma vitória. Ou menos. No domingo, às 11h00, a formação de Sub17 recebe o Vitória de Guimarães, em encontro da 6.ª e última jornada da fase final. Em antevisão, Nuno Capucho admite que, independentemente do resultado, todos devem sentir-se orgulhosos do trabalho que fizeram ao longo da época.

Primeiro classificado, com 11 pontos, mais um do que o Benfica, os Dragões só precisam de obter o mesmo resultado que o segundo classificado conseguir frente ao Sporting, na deslocação a Alcochete. "Pedi aos meus jogadores para não perderem a identidade. Eles têm de se sentir orgulhosos, porque cresceram muito este ano. Quero que joguem com alegria e que se divirtam", disse Capucho. 

Para o treinador, a equipa tem todos as ferramentas necessárias para vencer o Vitória de Guimarães. "Neste momento, somos uma equipa forte, madura, alegre e confiante a jogar futebol. Os jogadores têm uma base de vários anos na formação do FC Porto e têm cimentado, ao longo deste tempo, aquilo que nós pretendemos. Foram desenvolvendo tanto as suas qualidades individuais como as colectivas", observou. 

Capucho elegeu a derrota contra o Gondomar, no início da época, como o momento crucial para estarem agora na luta pelo título. "Todos pensavam que o campeonato ia ser fácil e, logo no primeiro jogo, viram que as coisas não iam ser tão simples. A partir daí, os jogadores arregaçaram as mangas e jogaram à imagem do FC Porto, isto é, com qualidade e espirito solidário, como guerreiros que gostam de ganhar", lembrou. 

Num jogo tão decisivo, a presença da massa associativa torna-se essencial para a equipa. "Gostava de sentir o apoio dos adeptos. Espero que o Olival esteja cheio para a alegria dos meus jogadores ser ainda maior. É muito importante que apoiem estes jovens, e sejam mais um alento para eles seguirem o seu sonho", apelou o treinador azul e branco.


in "fcp.pt"

UEFA destaca golo de calcanhar de Madjer (vídeo)

Organismo recorda o famoso tento na vitória do FC Porto sobre o Bayern, na final da Liga dos Campeões de 1987.

O golo de calcanhar de Rabah Madjer, na final da Liga dos Campeões de 1987 que o FC Porto venceu ao Bayern, em Viena, na Áustria, é destaque do UEFA Training Ground. O programa do organismo, que é uma espécie de "masterclass" para futebolistas e treinadores, recorda o que define como "o momento de magia de Majder".

Entrevistado pela UEFA, Madjer explica que foi um gesto "espontâneo, pois não temos tempo para treinar os remates de calcanhar". O antigo avançado argelino atesta ainda que "se tivesse controlado a bola, nunca teria conseguido marcar". "Não dei tempo ao defesa para se colocar em posição e consegui marcar", acrescenta.

Recorde aqui o "golo histórico" de Madjer com o "lendário toque de calcanhar", conforme o define a UEFA:

in "relvado.pt"


Link para a noticia


Hulk: «Quero muito estar nos Jogos Olímpicos»


Avançado do F.C. Porto treina no duro em Paraíba


Nem de férias Hulk descansa. Em Paraíba, o avançado do F.C. Porto treina todos os dias, pois na próxima quarta-feira terá de se juntar à seleção do Brasil. Hulk foi chamado para quatro partidas amigáveis, que servirão de preparação para os Jogos Olímpicos. 

O sonho de Hulk é óbvio. «A expetativa é grande. Tenho de aproveitar as oportunidades e conquistar o meu espaço na seleção. Condições para estar na equipa eu tenho», referiu o Incrível, citado pelo Globoesportes. 

O Brasil defronta a Dinamarca a 26 de maio, na Alemanha, e terá depois três amigáveis nos EUA: dia 30 de maio em Washington diante à seleção da casa; contra o México, no dia 3 de junho, em Dallas; e contra a Argentina, no dia 9 de junho, em Nova Jersey. 

Defrontar a Argentina vai ser especial. «Argentina é sempre Argentina. Aprendemos a nutrir esta rivalidade. Mas, independentemente de adversário, tenho de estar focado para jogar bem em todas as oportunidades que tiver. Quero muito esta vaga olímpica.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Pé de meia à dragão

Belluschi É o próximo a reforçar os cofres da sad

A primeira venda do FC Porto no defeso que agora se inicia foi a de Fredy Guarín e a próxima será, ao que tudo indica, a de Belluschi.

É que o Génova, clube italiano ao qual esteve cedido o argentino na segunda metade da época, garantiu a permanência na Serie A e está assim em condições de acionar a cláusula de opção que detém sobre o Samurai, ainda com vínculo aos dragões até junho de 2014. O diretor-desportivo dos genoveses, Stefano Capozucca, assumiu isso mesmo a Record.

“A intenção é contratar Belluschi a título definitivo.Temos marcada uma reunião com a equipa técnica na próxima semana e só um ‘não’ do treinador [n.d.r.: Gigi de Canio] poderá alterar as nossas ideias. No entanto, tendo em conta o que temos falado, a intenção passa mesmo pela contratação do Belluschi”, afirmou, admitindo que “a segurança financeira” que advém do facto de o Génova continuar no próximo ano a competir no campeonato principal é que “permitirá o avanço do Génova”.

in "ojogo.pt"

Stempin defende jogo mais duro

Com a eliminatória do play-off empatada após a vitória do Benfica no Dragão Caixa, no segundo jogo da final, o campeão nacional FC Porto tem pelo menos de vencer um dos dois jogos da Luz, por forma a manter-se na luta pela revalidação e fazer o quinto e derradeiro encontro perante o seu público, enquanto o Benfica, em casa, terá a grande oportunidade de fechar a final e celebrar um título perdido em 2010/11.
Para o portista Gregory Stempin, que depois de ter sido o melhor marcador no primeiro jogo, com 26 pontos, e de ter jogado (apenas 14 minutos) com limitações físicas no segundo encontro devido a uma lesão no cotovelo direito, jogar na Luz não será problema: "Estou a recuperar bem e a cem por cento. Nesta fase do play-off, todos temos dores, mas não nos podemos concentrar nisso, mas sim em jogar bem."
Apesar da consciência de que precisa de vencer, o extremo-poste dos dragões mostrou-se confiante: "Claro que é possível vencer na Luz. A equipa que ganhar três jogos é campeã e, neste momento, as contas estão empatadas. Vamos dar tudo para ganhar pelo menos um jogo."
Com o pensamento em corrigir o que de pior se passou no Dragão Caixa, Gregory Stempin afirmou: "No segundo jogo relaxámos um pouco. Temos de nos concentrar mais, jogar mais duro e ter mais vontade de vencer." Aliás segundo o jogador portista tudo "é uma questão de mentalidade", justificando: "Estamos bem preparados, somos equipas equilibradas, mas a que jogar mais duro vai vencer." E neste ponto, o norte-americano faz questão de sublinhar: "O Benfica tem cometido faltas duras, sobretudo quando ganhamos ressaltos, por isso temos de jogar da mesma forma."
Do lado do Benfica, Heshimu Evans, em declarações ao sitio do clube, mostrou-se otimista: "A grande diferença será o apoio dos adeptos, que vão estar presentes para nos encorajar a jogar ainda melhor do que fizemos no Porto. Vai ser igualmente difícil, senão ainda mais." 

in "ojogo.pt"

Pedro Spinola: " Não temos estrelas"

Pedro Spínola é um dos principais obreiros do tetracampeonato que o FC Porto conquistou à sétima jornada da fase final e que vai celebrar no sábado com os seus adeptos no Dragão Caixa. Um madeirense, de 28 anos, que vivia na margem sul do Tejo e que se adaptou muito bem ao Porto.


Este ano, o FC Porto ganhou o quarto título consecutivo e, aparentemente, de forma mais fácil do que os anteriores. Como se consegue tamanho domínio?

Com muito trabalho, muita dedicação, e tendo também uma boa equipa. Temos bons jogadores, não temos estrelas, o conjunto é o que temos de melhor.

Mas, teoricamente, os adversários fazem maiores investimentos. O Benfica até se reforçou com mais dois atletas do FC Porto, o Nuno Grilo e o Inácio Carmo...

Todos os anos compram jogadores, e nós, e eu estou cá há três anos, vamos perdendo um ou outro elemento, mas quem fica vai estando preparado para os substituir. Aconteceu comigo. Saiu o Inácio e, durante os dois anos anteriores, eu tinha sido preparado para quando chegasse a minha altura...

O Pedro fez um campeonato extraordinário, está nos primeiros lugares do ranking MVP. Estava tapado pelo Inácio Carmo e por isso não fez uma temporada assim antes?

No andebol, não há titulares... Nesses anos não jogava tanto, esta época joguei mais, mas se calhar joguei porque atrás de mim não havia ninguém em quem o treinador confiasse, porque senão ia sempre alternando, e é isto que o professor quer: uma equipa competitiva, com constantes trocas para o ritmo de jogo ser sempre alto. Algo que conseguimos, e é aí que está a grande diferença para as outras equipas; nós conseguimos durante o ano todo jogar um andebol rápido, o que cá em Portugal não se via muito, embora algumas equipas também já comecem a fazer o mesmo trabalho que nós fazemos. Mas essa é a grande diferença: enquanto eles começam agora, nós já temos este andebol há três anos, desde que o prof. Obradovic chegou. Mas voltando ao Inácio, julgo que a saída dele não foi boa: o Inácio é o melhor defesa do nosso campeonato, a defender é exemplar.

Esta foi a sua melhor época de sempre?

No FC Porto, foi, sem dúvida, mas também fiz uma temporada muito boa no Belenenses antes de vir para aqui. Foram as duas melhores épocas.

Estava a contar com o convite do FC Porto?

Não. Na altura fiquei surpreso, nunca tinha feito planos para sair de Lisboa, para vir para o Porto... Jogava andebol para me divertir, jogava andebol com os meus amigos, não era profissional, não o ambicionava, mas surgiu, aceitei e agora sou profissional.

E agora, como vê a mudança?

Sair da beira da família e dos amigos que tenho lá em baixo foi a parte má, mas por outro lado há a boa, de fazer só o que gosto. Sou um sortudo em poder fazer só o que gosto.

Deixou amigos, mas no Porto também já deve ter alguns...

Sim, já tenho. Eu não conhecia a cidade, não conhecia ninguém da equipa - só de jogar contra. Vim para cima só com a minha namorada e fiz amigos de equipa e não só, mas foi muito giro. Sempre fui muito bem aceite por toda a gente, gosto muito da cidade, é mais tranquila, não há muito trânsito, e só isso é espetacular. Em Lisboa, vivia na outra margem e demorava uma hora a chegar ao treino; aqui vivo em Vila Nova de Gaia, também do outro lado do rio, e demoro dez minutos. É uma diferença enorme. De resto, já conheço a cidade o suficiente, embora ainda não tenha feito uma visita à turista. Tenho uma vida tranquila e sou muito feliz no Porto. 

"Evoluí muito no FC Porto"

Apesar desses três anos de conquistas, esta equipa tem uma pedra no sapato que é cada vez maior: os sucessivos falhanços nos apuramentos para a Liga dos Campeões...

Este ano, para mim, foi o maior desgosto pelo grupo em que íamos entrar, com as melhores equipas do mundo. E depois de passar o adversário que seria o mais complicado, perdemos num jogo em que o Tiago foi desqualificado cedo, o Wilson se lesionou, o Gilberto já estava aleijado. Nunca tivemos a equipa completa e totalmente construída em nenhum dos apuramentos. No primeiro ano, o prof. Obradovic era novo e tinha outros métodos de trabalho, eu era novo e o Dario também - foi compreensível. No ano passado, em casa, a bola entrou um milésimo de segundo depois do que devia, e este ano não estávamos completos.

Ainda assim, três anos depois foi três vezes campeão...

Se na altura me dissessem que vinha para o FC Porto e ia ser sempre campeão, não sei se acreditava muito. É verdade! Não é fácil ser tetracampeão, e vê-se que não são assim tantas as vezes que se conseguiu isso. Além disso, evoluí muito. O trabalho é duro, mas tem de ser, é compensador. O prof. Obradovic é um trabalhador, é um excelente treinador que treina todos os aspetos, físicos e mentais. 

"Olsson veio cá uma vez, já conhece o pavilhão..."

A seleção de Mats Olsson tem lugar para apenas um jogador do FC Porto no seu sete titular, o Tiago Rocha. Como analisa o facto de a equipa tetracampeã nacional não ser muito tida em conta nas escolhas do selecionador?

É que ele não vem muito ao Norte, vê poucos jogos do FC Porto; aliás, nos três anos que levo no FC Porto Mats Olsson veio cá uma vez. Já não é mau, já conhece o pavilhão, acho que gostou, disse que era bonito, mas de resto mais nada. Não deve ver muitos jogos nossos. Eu dou sempre o exemplo do futebol e do Euro'2004, que foi a prova em que fomos mais longe: a Seleção utilizou a base do FC Porto, que tinha sido campeão europeu, e fomos à final. Mas no andebol não, porque, se calhar, o nosso trabalho não é bem feito... Quando jogamos com equipas da Macedónia, por exemplo, utilizamos uma defesa mais avançada, diferente, e ele podia aproveitar para ver o que se faz e não se ficar pelo 5:1 da Seleção. Mas não... E só tem aquele núcleo de jogadores e mais nada, estejam bem ou mal no campeonato. Eu não compreendo como é que um jogador que não está bem, que não é eficaz, continua a ser chamado à Seleção e, se calhar, até joga de início. Eu não compreendo. Não deve ser esse o critério, deve ir à Seleção quem está melhor - e quem está melhor, teoricamente, é quem ganha, quem é campeão, mas a verdade é que, daqui, só o Tiago é que é titular. Ele até chama o Gilberto, que é um caso de que nem vale a pena falar, e o Wilson, mas eles não jogam. 

"Se o Gilberto joga a ponta a mim metia-me na baliza"

E o Pedro, que nunca foi chamado... Com a época que fez, não acha que merecia? Não gostava de vestir a camisola da Seleção?

Acho que pelo menos uma chamada merecia e é claro que gostava; quem é que não gosta de representar o seu país? Mas se calhar noutras condições; para ser só mais um, lá encostado, não. Prefiro ficar aqui, treino com o prof. Obradovic, trabalho muito mais do que lá. É muito melhor do que ir para lá para se calhar me meterem na baliza... Se ele [Mats Olsson] chama o Gilberto para a ponta, a mim metia-me na baliza; se calhar nem sabe onde é que eu jogo. Para isso, prefiro ficar no FC Porto. Mas digo-lhe mais: Portugal tem jogadores rápidos e, no entanto, contra-ataque... zero; reposição rápida de bola... zero. Como é que quem não corre quer ganhar jogos? Portugal não tem jogadores altos para chegar ali em jogo organizado e, pumba!, lá para dentro. Dos únicos que temos, o Álvaro só defende... Por isso, quem é que vai chegar lá e atirar? 

in "ojogo.pt"


Corrida a Fabiano tem vários concorrentes

O FC Porto é um dos vários clubes no encalço do guarda-redes brasileiro Fabiano Freitas, do Olhanense, mas o presidente dos algarvios, Isidoro Sousa, refutou ontem que houvesse "contactos oficiais com os responsáveis" dos dragões, tal como a existência de qualquer proposta. Fabiano, de 23 anos, tem pretendentes em Portugal e em vários campeonatos europeus e o seu futuro deve ficar definido nos próximos dias, até porque os seus representantes estão no Algarve. O guarda-redes limitou-se a dizer que o FC Porto é, naturalmente, um clube do seu agrado. "Claro que todos os jogadores se imaginam num clube grande", registou à Rádio Renascença. "O jogador vai ser do Olhanense, mas não foi procurado pelo FC Porto", comentou, a O JOGO, o empresário Gaspar Freire, que remete definições para a próxima semana. Os dragões estão atentos, mas Fabiano é visto sobretudo numa perspetiva de futuro. 

in "ojogo.pt"

Jackson Martínez tem caminho livre para o Dragão

Jackson Martínez tem caminho livre para cumprir o sonho de jogar no futebol europeu. José Guadalupe Cruz, treinador dos mexicanos do Jaguares de Chiapas, atual clube do avançado colombiano, revelou, em declarações a O JOGO, que tem conhecimento do interesse do FC Porto e que não haverá grandes entraves à concretização do negócio. "Por tudo o que o Jackson Martínez já deu ao clube, está na hora de o deixar partir. Ele sempre teve o sonho de jogar na Europa, e sabemos que o FC Porto é um dos possíveis destinos", anunciou José Guadalupe Cruz, que também meteu "alguns clubes ingleses" ao barulho numa altura em que se fala com insistência de uma proposta do Liverpool. "Oficialmente, ainda não me comunicaram nada sobre uma eventual concretização do negócio, mas sabemos que vai ser difícil mantê-lo aqui, para não dizer impossível. Já houve propostas no passado, que foram recusadas, e Jackson Martínez sempre se comportou como um grande profissional. Por isso estamos dispostos a negociá-lo", explicou.
José Guadalupe Cruz disse ainda ter um "excelente relacionamento" com Jackson Martínez, com quem até já conversou sobre o FC Porto. "Há alguns dias que já não falamos, mas quando ele ainda estava no México, conversámos várias vezes sobre o FC Porto e também sobre a possibilidade de ir para o futebol inglês. Ele sabe que há vários clubes interessados e sempre me disse que achava que o FC Porto seria um bom clube para continuar a evoluir. Mas como já disse, não sei nada de oficial. Acredito que nos próximos dias possa haver novidades a esse respeito", afirmou.
Além dos elogios às qualidades do jogador, José Guadalupe Cruz fez questão de reforçar as "imensas virtudes humanas" do avançado, que foram capazes de o transformar no capitão de equipa do Jaguares de Chiapas. "Posso-vos garantir que, como pessoa, não há melhor. Aqui, ele é um exemplo para todos, tanto dentro como fora do campo, e por isso é que foi escolhido para ser o nosso capitão. A prova disso é que deu sempre tudo pelo clube, mesmo sabendo que havia clubes europeus interessados e que já podia ter saído mais cedo. É também por isso que não o podemos impedir de concretizar agora o sonho de jogar na Europa", confessou.

O ponta de lança letal que é o melhor defesa

José Guadalupe Cruz é uma das pessoas com mais capacidade para avaliar as qualidades e defeitos de Jackson Martínez, depois de ter trabalhado diariamente com o avançado durante os últimos dois anos. "Com ele em campo, podem contar com muitos golos. Ele foi um dos melhores marcadores do campeonato mexicano e é um jogador letal e muito agressivo na área. Tem uma grande vantagem: remata bem com o pé direito, o esquerdo e de cabeça. Também tem muita mobilidade e consegue abrir muito espaço nas defesas adversárias. Além de tudo isto, ainda tem uma capacidade de trabalho invulgar e passa o jogo todo a correr. Aliás, ele é o melhor defesa que tenho; gosto que as minhas equipas pressionem alto e ele faz isso muito bem", explicou José Guadalupe Cruz, que considerou a "falta de experiência europeia" como o único ponto negativo que consegue descobrir no avançado.

Só precisa de uma oportunidade para ser como Falcao

Na eventualidade de Jackson Martínez assinar pelo FC Porto, o avançado terá de conviver com uma natural comparação com Radamel Falcao, até por serem os dois colombianos. José Guadalupe Cruz não encontra problemas nisso, até porque defende que o seu jogador "sabe lidar muito bem com a pressão". "Ele já não é nenhuma criança e sempre demonstrou ser um homem maduro", explicou. Na comparação entre os dois jogadores, José Guadalupe Cruz só encontrou uma diferença; Falcao já teve a possibilidade de provar todo o seu potencial na Europa, ao contrário de Jackson Martínez. "Acompanhei com atenção o trabalho de Falcao no Atlético de Madrid e também já o tinha visto no FC Porto. Neste momento, Falcao é o melhor avançado colombiano, mas apenas porque já teve a possibilidade de demonstrar todas as suas capacidades no futebol europeu. Tenho a certeza de que Jackson Martínez pode chegar ao mesmo nível e só precisa de uma oportunidade na Europa para o provar", explicou. 

in "ojogo.pt"

Alex Sandro aposta na Champions

Cumprida a primeira etapa na adaptação a Portugal, Alex Sandro quer mais na próxima época. "Nesta saímos muito cedo das competições europeias; na próxima temporada vamos apostar em fazer mais e melhor, tentar as meias-finais ou até uma final. O FC Porto já ganhou a Liga dos Campeões, e acho que tem condições para repetir isso", disse à partida para o Brasil, elevando as expectativas da equipa até um patamar que o próprio Vítor Pereira admitiu ser objetivo.
No plano individual, o brasileiro sente-se hoje "mais equilibrado entre a defesa e o ataque" e rebate aqueles que lhe apontam deficiências na recuperação. "Nos últimos jogos, fui o jogador que mais bolas recuperou. Por isso, quem pensar assim deve estar errado. Mas tudo bem; se dizem que estive mal a defender, vou tentar melhorar", promete, explicando os problemas com o estilo do futebol português. "No Brasil, o lateral tem de atacar e defender. Aqui defende primeiro e ataca se tiver oportunidade para isso. Mas é como eu digo: é uma questão de perceber como é que a equipa joga. Hoje sinto-me adaptado e pronto para jogar", vinca.
A forte presença brasileira no plantel foi uma ajuda, e a confiança passada por Vítor Pereira também. A pressa é inimiga da perfeição e, por isso, Alex Sandro teve tempo para se entrosar e atingir o melhor nível. "A adaptação é uma questão de experiência, de conhecer o estilo do treinador, o estilo do clube e o seu futebol. Isso vale muito como experiência. Tentei adaptar-me o mais rapidamente possível, tive a liberdade e a confiança do treinador para isso e tive a sorte de ter muitos brasileiros no grupo, porque isso ajuda muito quem chega", explica.
A conquista do título foi o bónus esperado. "Foi muito bom", admite. "Ser campeão logo no ano de chegada é muito bom", frisa. "Na próxima época esperamos poder chegar mais longe na Champions", reforçou, embora admita que é importante saber "quem fica e quem sai." Hulk está no centro das atenções. "Se ele sair, vou sentir saudades; é um amigo. Mas nós estamos apostados em que todos continuem. O nosso grupo está forte. Por mim, podiam ficar todos, porque o grupo é excelente, somos todos amigos", lança, para ver se é ouvido por Pinto da Costa.

"O que eu queria mesmo era os Jogos Olímpicos"

Chamado por Mano Menezes para os jogos de preparação do Brasil, Alex Sandro deseja participar nos Jogos Olímpicos. Mesmo que isso implique chegar tarde à pré-época do FC Porto e até falhar alguns jogos, como já aconteceu o ano passado. "Há males que vêm por bem. Jogando no FC Porto, estarei sempre muito bem, mas agora o que eu queria mesmo era estar nos Jogos Olímpicos. É um dos meus sonhos. Venho trabalhando muito para isso. Acho que aproveitei bem as oportunidades na seleção, por isso é que fui chamado novamente", finaliza.

"Álvaro Pereira é experiente e precisamos dele"

A possível venda de Álvaro Pereira simplificará bastante o caminho de Alex Sandro para a titularidade. Mas desengane-se quem pensa que o brasileiro torce pela saída do uruguaio. "Atenção, porque não está aqui em causa Alex Sandro ou o Álvaro. Estamos a falar do FC Porto. O Álvaro é mais um jogador experiente, que sabe jogar na Europa, e nós precisamos dele", avisou. "Independentemente de ele sair ou não, pela minha parte vou continuar a trabalhar na mesma", prosseguiu, desfazendo-se em elogios a um lateral que considera "um dos melhores do futebol europeu." "Não se esqueçam de que estamos a falar de um jogador de seleção, que tem uma história no clube. Respeito tudo isso, mas estou a trabalhar e a aproveitar as oportunidades", fechou. 

in "ojogo.pt"

Kelvin "Quero ficar no plantel"

Kelvin já tem o objetivo definido para o regresso a Portugal: convencer Vítor Pereira de que tem qualidade suficiente para ficar no plantel da próxima temporada. O avançado brasileiro confirmou que vai iniciar a pré-época no FC Porto, tal como O JOGO escreveu, mas garante também que quer mais. "Acredito que tenho capacidade para ficar. Vou dar o meu máximo na pré-época para garantir um lugar no plantel do FC Porto. Lá, as coisas são diferentes; gosto muito dos jogadores, dos treinadores, e a estrutura é outra", começou por revelar. Kelvin explicou ainda que conversou com pessoas ligadas ao FC Porto que lhe deram ordens para se apresentar ao trabalho no dia 2 de julho, "tal como a Christian Atsu". A partir desse momento, a luta será outra: evitar ser novamente emprestado. "Vamos ver como vai correr. Tudo depende do FC Porto. Espero fazer uma boa pré-época, porque quero muito ficar", referiu.
Apesar de não querer ser novamente emprestado, o avançado não deu a época passada como perdida, embora confesse que veio para Portugal com outro fito: "Foi diferente do que estava à espera. Vim do Brasil a pensar que ia jogar no FC Porto, mas acabei por ser emprestado ao Rio Ave. Não estivemos muito bem no campeonato, mas acabou por ser uma boa experiência para mim. Sinto que evoluí bastante e pude aprender para agora voltar ao FC Porto ainda mais forte." Apesar de nem sempre ter sido titular no Rio Ave, o avançado não esquece a oportunidade que teve no clube. "Foi importante e sinto que melhorei em alguns aspetos, sobretudo a defender. No Brasil, os avançados não têm de marcar. Felizmente aprendi muito", contou.

Atsu difícil de segurar em... Portugal

Kelvin revelou uma "grande admiração" por Atsu, com quem partilhou a época no Rio Ave e se prepara para iniciar a nova temporada no FC Porto. No entanto, o jovem brasileiro não sabe se o terá como companheiro de equipa muito mais tempo. "O Christian é como um irmão; é uma pessoa extraordinária. Queria estar sempre ao lado dele, mas sei que vai ser difícil. Ele joga muito e vai ser complicado segurá-lo por muito mais tempo no futebol português. Já há vários clubes interessados", revelou Kelvin, que recordou ainda a "humildade" e a "vertente muito religiosa" do "irmão": "Ele ajudou-me muito. Como é mais velho, deu-me muitos conselhos. Estou-lhe muito grato." 

in "ojogo.pt"

Hulk treina nas férias a pensar na vaga olímpica

Hulk está de férias em Paraíba, mas não comete exageros. "Uma saída ou outra, mas intercalando com exercícios, porque já na próxima quarta apresento-me na seleção", disse ao "Globoesporte", ele que está ansioso por defrontar a... Argentina. "Desde pequenos aprendemos a nutrir esta rivalidade. Quero muito esta vaga olímpica", salientou.

Kieszek trata lesão no Olival

Pawel Kieszek, guarda-redes que o FC Porto emprestou ao Roda, está no Porto há alguns dias para tratar uma lesão no ombro. O polaco não deve fazer parte do próximo plantel, mas também não é certo que continue na Holanda.

Sub-19 em quinto na Youth Cup

Os juniores do FC Porto ficaram em quinto lugar na Youth Cup, organizada pela FIFA na Suíça. Os dragões foram terceiros no seu grupo, atrás de Zurique e Zenit e à frente de Young Boys e Besiktas. No apuramento do quinto lugar, venceram o Panathinaikos. Fred (três golos) foi o melhor marcador, e a equipa ganhou o Prémio Fair Play. 

Diretor da Roma em Portugal por Rolando

A "SkySport24" noticiou ontem que Walter Sabatini, diretor desportivo da Roma, viajou para Portugal para negociar a contratação de Rolando. A estação televisiva acrescentou que os dragões estariam na disposição de investir cerca de 12 milhões de euros pelo internacional português. Concentrado com a Seleção para preparar o Campeonato da Europa, Rolando é um ativo que a SAD portista considera negociável. O defesa terminou a época como suplente da dupla Maicon/Otamendi. 

in "ojogo.pt"

Moutinho fala de consenso em torno de Vítor Pereira...

Confirmado nos eleitos para o Europeu, João Moutinho já trabalha com a Seleção em Lisboa, mas não contornou a atualidade do clube numa curta conversa com O JOGO. O médio reforçou o seu apoio a Vítor Pereira, revelando que o consenso é total. A continuidade do treinador, assegurada por Pinto da Costa, agradou ao grupo. "Foi uma boa notícia para os jogadores; todos têm sido unânimes. É bom dar continuidade ao trabalho que se fez. Esperemos que ainda dê mais resultados no próximo ano", registou o internacional português, que já depois da receção ao Sporting tinha defendido o treinador.
Vítor Pereira continua e o médio também não pensa na saída, apesar de o Europeu o poder valorizar ainda mais. "Estou num grande clube onde já conquistei muita coisa e onde estou bem. Quero ganhar mais títulos no FC Porto - quero é continuar a trabalhar. Temos o Europeu, que é de facto uma grande montra, mas não estou a pensar em fazer um bom Europeu para sair do FC Porto. Quero é ajudar a nossa seleção a ter muitas vitórias", afirmou, vincando prioridades.
Em primeiro lugar está desde esta semana a campanha de Portugal na Polónia e na Ucrânia. Moutinho sente que em nome da estabilidade da equipa, a renovação de Paulo Bento foi tranquilizadora: "É inquestionável que se trata de uma boa notícia. Desde que entrou, já deu muito à Seleção, sobretudo a qualificação para o Campeonato da Europa." 

in "ojogo.pt"