quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tó Neves: «Vou aprender até morrer»

TREINADOR DO FC PORTO CONCRETIZA "SONHO"


Tó Neves será o novo treinador do FC Porto para a próxima temporada e afirma que concretizou "um sonho".
"Mais do que isso, voltar a uma das melhores equipas do Mundo era um objetivo. Além disso, o FC Porto é o meu clube, que representei durante 28 anos. A responsabilidade será maior", referiu em entrevista à Federação Portuguesa de Patinagem.
Em relação a este novo desafio, o ex-treinador e jogador da Oliveirense demonstra o desejo de continuar a aprender.
"Aceitei o convite sem pensar no legado que tinha, senão não viria para aqui. Ganhar durante dez anos foi algo que nunca foi pensado pelos jogadores no início deste ciclo. Só quero servir o clube enquanto tiver forças. Ficarei enquanto as pessoas se sentirem satisfeitas comigo.Tenho 45 anos e vou aprender até morrer. Não tenho ideias fixas, gosto de estar sempre atualizado e evoluir".
Questionado sobre se gostaria de treinar a Seleção Nacional, Tó Neves não fugiu do assunto: "Treinar a Seleção é como treinar o FC Porto, mas não penso nisso, nem tenho estatuto para tal", finalizou.
in "record.pt"

James Rodríguez: «Quero dar muito mais este ano»

Colombiano fala das expectativas no F.C. Porto, antes do Mundial sub-20


James Rodríguez terminou o primeiro ano no F.C. Porto a grande nível e agora quer mostrar ainda mais. O extremo colombiano partirá em breve para disputar o Mundial de sub-20 mas promete dar muitas alegrias aos adeptos portistas quando regressar.

A jovem promessa marcou um «hat-trick» na final da Taça de Portugal, levando depois a Colômbia ao triunfo no prestigiado Torneio de Toulon. A sua cotação subiu em flecha e o Nápoles avançou em força, como o empresário do jogador admitiu ao Maisfutebol. Sem sucesso.
A 14 de Junho, o F.C. Porto renovou contrato com James, até 2016, aumentando a clásula de rescisão para os 45 milhões de euros.

«Estou muito feliz no F.C. Porto. Estou muito confortável aqui e renovar foi muito importante para mim», afirmou James Rodriguez, esta manhã, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.

O colombiano ficou satisfeito com o desempenho na primeira época mas promete subir a fasquia. «Joguei bastante no primeiro ano e este ano tenho vontade de dar muito mais este ano. Espero que tudo saia bem», atirou. 

«Todos estamos a pensar em vencer muitos títulos. Temos expectativas e chegaram reforços com muita qualidade. Acho que é possível ser tão forte como na época passada», disse James, com um discurso ambicioso.

«Queremos vencer o Mundial sub-20»

James Rodriguez apresentou-se em Portugal para os primeiros dias de trabalho do F.C. Porto. Em breve, irá juntar-se à selecção sub-20 da Colômbia para a disputa do Mundial da categoria.

«Espero fazer um grande mundial, temos muitas expectativas e eu, a nível pessoal, também. Queremos ser campeões do Mundo», explicou o jogador, sorrindo perante a possibilidad de defrontar o argentino Iturbe, reforço portista, na competição.

Esta noite, James será um seguidor atento do embate entre Argentina e Colômbia, na Copa América. Não tem falado com Falcao e Guarín mas fica a torcer pela sua selecção. «Vai ser muito difícil mas estarei a ver e estará toda a Colômbia a torcer por uma vitória», rematou.

in "maisfutebol.iol.pt"

Walter: "Falcao é grande, Kléber é óptimo mas vou agarrar a oportunidade"

Walter foi ontem destaque no Brasil. O site da Globo apontou o brasileiro como o "sucessor de Falcao" - "não deve continuar no FC Porto", escreveram... -, um desafio rapidamente aceite por Walter, que se disse "pronto" para substituir o colombiano. "Falcao é um grande jogador, mas o nosso plantel é muito forte. Ainda não sabemos qual será o futuro dele, mas temos outras opções. O Kléber chegou agora, é um óptimo jogador, e se o treinador optar por mim para titular vou agarrar a oportunidade, tal como aconteceu no ano passado. Estou muito feliz aqui", afirmou o avançado, numa entrevista feita ontem por telefone.

Apesar do optimismo, Walter assume que o momento é de "trabalho", até porque o mês de Agosto oferece a possibilidade de mais duas conquistas para o FC Porto: Supertaça portuguesa e europeia. "Em primeiro lugar, penso apenas em trabalhar bem, até porque temos um novo treinador. Tenho de mostrar trabalho e é isso que estou a tentar fazer. Depois, vamos procurar dar sempre o máximo. Sabemos que a temporada se inicia com duas decisões, a Supertaça de Portugal e da Europa. Então, temos que estar preparados".

Walter confessou que já está "completamente adaptado" a Portugal e mostrou uma enorme crença na possibilidade de o FC Porto repetir a grande temporada da época passada, isto apesar da partida de André Villas-Boas. "Foram quatro títulos, ganhámos muita coisa e os adeptos vão querer que a equipa repita esse sucesso, até porque o FC Porto é um clube grande e que luta sempre pelos títulos. Quanto ao novo treinador, ele não é assim tão novo, porque já era nosso auxiliar. Nesse sentido, acredito que não vamos ter problemas com esta mudança. Ele já conhece bem os jogadores e vai dar oportunidade a todos".

No entanto, e depois de tantas conquistas na última época, há uma competição que, para Walter, ganha agora uma especial importância: a Liga dos Campeões. "A pressão será grande, mas a Champions é nosso grande objectivo. Sabemos que não é nada fácil, mas vamos esforçar-nos para conquistar todos os troféus. Apesar disso, a vencer a Liga dos Campeões seria muito especial".

A presença na Champions será, segundo o brasileiro, uma óptima oportunidade para os portistas "reforçarem o estatuto" na Europa. Mas não só. Há também a Supertaça Europeia, frente ao todo-poderoso Barcelona. Walter acredita que o FC Porto não é inferior ao campeão espanhol e europeu. "A primeira partida é contra o Guimarães, na Supertaça de Portugal, e depois teremos o jogo do ano frente ao Barcelona. Vai ser uma partida entre as duas melhores equipas da última temporada na Europa. Não será fácil, a equipa do Barça é muito boa, mas nós não ficamos atrás e também vamos procurar a vitória".

Está confirmado: Walter parte para esta temporada com um grande optimismo e o objectivo de fazer bem melhor do que na última, quando apontou 10 golos em 25 jogos realizados em todas as competições, mas apenas nove como titular.

in "ojogo.pt"

Dois milhões por Tomy é muito, diz o empresário

O FC Porto está a pedir muito por Tomás Costa, o que inviabiliza, para já, que se faça qualquer negócio. A ideia é de Ivan Hernandez, um dos empresários que trata da carreira do médio portista. Tomás Costa tem mais um ano de contrato. "O FC Porto está a pedir dois milhões de euros pelo passe do Tomás Costa, um valor desproporcionado para a realidade sul-americana. O Colón e o San Lorenzo estão interessados no jogador, mas não aceitam pagar o que o FC Porto pede. Já apresentámos uma proposta concreta ao FC Porto, que foi a do Colón. Era para um contrato de três anos e o FC Porto ficaria com metade do passe. Não aceitaram. Agora estamos a tentar encontrar clubes europeus que estejam interessados no Tomás Costa", disse Ivan Hernandez. O empresário diz que "o clube portista só quer dinheiro pelo jogador". O Banfield, da Argentina, e o Racing de Santander, de Espanha, também já mostraram interesse.


in "ojogo.pt"

Hulk promete títulos e ajuda a Vítor Pereira

Hulk tem consciência da expectativa gerada em redor do FC Porto, depois dos títulos conquistados, mas sobretudo na sequência da saída de André Villas-Boas, por isso sublinhou todo o empenho com que o grupo está a trabalhar. "Este ano o Vítor Pereira tem a oportunidade de ser técnico principal e estamos a dar o máximo para o ajudar, porque é uma grande pessoa; vai ser importante ganhar este título", frisou o Incrível. Expectativa e cobrança dos adeptos são assuntos que surgem até em paralelo, mas nada que abale a confiança: "É lógico que a expectativa é grande em torno da equipa, mas temos de ser profissionais e saber lidar com isso, trabalhar com os pés no chão, com humildade e com a certeza de que temos um plantel forte e que vamos ganhar vários títulos esta época. No FC Porto todos sabem que há cobrança,devido ao prestígio e ao hábito de ganhar títulos. Por isso, não será nada de anormal". Sobre André Villas-Boas, poucas palavras: "É um grande treinador e desejo-lhe toda a sorte do Mundo".

Em relação ao desempenho, Hulk não antevê grandes alterações. "O Vítor Pereira conhece a equipa, trabalhou connosco no ano passado e quem conhece o FC Porto sabe que não é uma equipa de retranca; sai muito para o ataque e isso não vai mudar", garantiu, dividindo por "todos os companheiros" o seu título de melhor jogador da Liga Zon Sagres 2010/2011.

Moutinho

"Não estamos mais fracos"

Moutinho considerou que o FC Porto não ficou mais fraco com a mudança de treinador e acredita que Vítor Pereira reúne todas as condições para triunfar. "Já o conhecemos da época passada e ele sabe o futebol que pretende para a equipa. É isso que tem vindo a fazer nos treinos e que nós estamos a tentar assimilar. Não ficamos mais fracos, porque o FC Porto mantém a mesma atitude, os mesmos jogadores - e mais alguns reforços -, para além do facto de o treinador já conhecer o nosso estilo de jogo. Estou certo de que vai tentar melhorar para ver se conseguimos vencer todas as competições". O médio recusou a possibilidade de ser capitão depois da partida de Mariano, até porque considera que o clube "está bem servido", uma vez que acredita que os eleitos na época passada (Helton, Falcao e Hulk) "vão continuar" na próxima. Moutinho falou ainda de um "projecto de continuidade" e de um FC Porto "ofensivo e atractivo", apostando em vencer tudo, Liga dos Campeões incluída - "seria muito bom" -, antes de ter terminado com um elogio aos reforços. "São excelentes. Chegam para ajudar".

Hulk campeão de vendas, Falcao e Moutinho completam pódio

A Nike apresentou ontem os novos equipamentos do FC Porto, fabricados a partir de poliéster que resulta da reciclagem de garrafas de plástico: 14 por cada camisola. O equipamento principal mantém o desenho tradicional; o alternativo é mais escuro, pintalgado com a cor púrpura, em homenagem a Viena, onde os portistas conquistaram a Taça dos Campeões, em 87. Do saldo de vendas, Hulk é o mais procurado pelos adeptos que não estampam o próprio nome na camisola, seguido de Falcao e Moutinho.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa: "Estes cinco vão continuar"

Helton, Rolando, Moutinho, James e Hulk desfilaram ontem com os novos equipamentos do FC Porto e, segundo Pinto da Costa, vão mostrá-los também nos relvados portugueses esta época. "Não trocava estes cinco jogadores por nenhum. Estou muito contente com os que tenho e vão continuar cá todos, apesar de já nos terem vendido metade da equipa. Aliás, já nos venderam o Rolando para o Roma... Felizmente ele está aqui por empréstimo", brincou o presidente portista, que aproveitou o momento para reforçar a vontade de ver repetido o título de campeão nacional. "A verdade é que as Quinas ficam muito bem no azul e branco do nosso equipamento".

Depois do humor de Pinto da Costa, sobrou o tom mais sério de João Moutinho para falar do mesmo assunto. O médio começou por afirmar que pretende vestir este novo equipamento até ao final da presente temporada, apesar de não ter escondido o agrado por ver o seu nome associado ao Chelsea de André Villas-Boas. "Em concreto, não sei de nada, mas é algo sempre bom de ouvir. É bom ver o nosso nome associado a um grande clube, mas também é verdade que já estou num grande clube, como é o caso do FC Porto, onde espero continuar a trabalhar. Aliás, se alguma coisa se passar, acabará sempre por se saber", afirmou o médio, numa ideia enigmática que o próprio fez logo questão de anular. "Estou concentrado apenas no FC Porto, clube que vou continuar a representar e a ajudar a atingir os seus objectivos. Esta época, pretendemos dar continuidade às vitórias do ano passado", explicou.

Hulk, o outro porta-voz do FC Porto durante a cerimónia de apresentação dos novos equipamentos, foi mais incisivo do que Moutinho na recusa sobre abordagens lá de fora para uma eventual mudança de clube. "Tenho mais cinco anos de contrato, depois de ter renovado antes de ir de férias. Por isso, se tiver que cumprir o meu contrato até ao final, continuarei feliz por poder ganhar títulos com a camisola do FC Porto", afirmou. Uma vez mais, e tal como aconteceu com Moutinho, o nome do Chelsea acabou por surgir na conversa. Hulk reconhece que não será fácil tirá-lo do Dragão, até pela cláusula de 100 milhões de euros que consta do seu contrato. Apesar disso, admite que tudo pode acontecer. "Se saía no caso de Roman Abramovich chegar ao FC Porto com 100 milhões? Se fosse bom para o clube e para mim... Mas, como já referi anteriormente, estou totalmente focado no FC Porto, clube com o qual tenho um contrato de cinco anos. Por isso, e como não existe nada de concreto, só posso falar do FC Porto", concluiu. Certo é que, cláusulas à parte, nenhum destes cinco jogadores tem via aberta para sair do Dragão. Pinto da Costa deixou bem vincada essa ideia.

in "ojogo.pt"

Kléber custou 2,4 milhões de euros

AT. MINEIRO EXPLICA NEGÓCIO


O Atlético Mineiro informou no seu site que vendeu os direitos de Kléber ao FC Porto por 2,4 milhões de euros. O clube detinha 50 por cento do passe do jogador.
Os outros 50 por cento do passe de Kléber estão divididos pela empresa Traffic e pelos empresários do jogador.
O clube brasileiro confirma ainda que o Sporting esteve interessado no ex-Marítimo, tendo mesmo apresentado uma proposta de 2,5 milhões de euros.
"Conforme oferta recebida no último fim-de-semana, o Clube Atlético Mineiro [CAM] negociou os 50 por cento dos direitos económicos que detinha do atacante Kléber e o transferiu ao Futebol Clube do Porto, de Portugal, por 2,4 milhões de euros, valor que receberá em sua totalidade. Anteriormente, o CAM havia recebido uma proposta de 2,53 milhões de euros, do Sporting Clube de Portugal. A proposta foi recusada, uma vez que, conforme contrato de empréstimo, o Marítimo teria, à época, direito a 20% desse valor. Receberíamos, então, apenas 2,024 milhões de euros", pode ler-se no comunicado.
in "record.pt"

Treino marcado pela boa disposição

BELLUSCHI CONTINUA NO GINÁSIO


O FC Porto continua a sua preparação para a temporada que se avizinha e voltou a treinar esta quarta-feira de manhã. A sessão contou com a presença de 25 jogadores e foi marcada pela boa disposição.
Belluschi e Emídio Rafael continuam lesionados e a efetuar recuperação no ginásio.
O plantel continua assim assim tranquilo e parte na próxima quinta-feira para Marienfeld, Alemanha, onde vai permanecer em estágio até dia 17.
in "record.pt"

Falcao pronto para dar o salto

Falcao pronto para dar o salto, o avançado do FC Porto manifestou esse desejo em declarações à Sky Sports, mostrando-se bastante interessado na Premier League. 

Nomes é que Falcao prefere não divulgar para já. 

«Já me sinto bastante maduro e estou preparado para jogar em qualquer liga. Há um clube no qual eu sonho jogar, mas não vou divulgar qual é neste momento. A Liga espanhola é boa, mas prefiro a Premier League. Há uma melhor atmosfera a rodear o jogo», disse o jogador do FC Porto à cadeia de televisão britânica

O nome de Falcao, recorde-se, tem sido associado ao Chelsea de André Vilas Boas.


in "abola.pt"

Belluschi segue para estágio

Belluschi voltou ontem a não subir ao relvado, mas é garantido que vai seguir para o estágio em Marienfeld, até porque a sua lesão não é nada de preocupante e a qualquer momento pode voltar ao trabalho.

Emídio Rafael também deve fazer parte da comitiva. O defesa-esquerdo recupera, como se sabe, de uma lesão grave contraída em janeiro passado (rotura de ligamentos).

Varzim `pesca´ jovens atletas

O plantel do Varzim poderá ser reforçado com alguns jovens jogadores ligados ao FC Porto. Os dragões apreciaram a abertura revelada pelo clube poveiro para libertar Rui Quinta do compromisso assumido duas semanas antes - o treinador pôde, assim, integrar a equipa técnica liderada por Vítor Pereira - e estão dispostos a ajudar a sua filial número um. Por definir estão ainda os nomes dos atletas que vão ser cedidos.


in "abola.pt"