quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"QUEREMOS IR SUBINDO PAULATINAMENTE NA CLASSIFICAÇÃO"


Depois de três resultados positivos, o FC Porto B vive o melhor momento da época. Rui Gomes está satisfeito, mas pretende que a equipa mantenha os níveis de concentração no auge para que não haja surpresas desagradáveis nos próximos desafios, o que permitirá aos Dragões melhorar o actual 16.º lugar. O embate com o Trofense (sábado, 16h00) "é encarado na perspectiva da vitória".

Depois de encontrar o trilho das vitórias, há algum objectivo novo para esta jornada?
Sim, claro. Todos os jogos são encarados na perspectiva da vitória. Se ganharmos este, fazemos dez pontos em doze e é esse o nosso objectivo neste momento.

O que espera do Trofense?
A forma de jogar deste adversário é muito semelhante à da maioria dos que nos visitaram esta época, isto é, vão-nos dar a iniciativa de jogo, vão querer jogar lá atrás e esperar pelo nosso erro. Não esperamos nada de muito diferente. Aquilo que eu espero é que nós consigamos contornar essa estratégia e essas dificuldades e ser suficientemente fortes, maduros e pacientes para não chocar de frente com o Trofense. Vamos tentar contorná-los e criar oportunidades, ser eficazes e marcar golos, tal como aconteceu no último jogo.

O FC Porto B vai agora realizar três jogos em casa. É a oportunidade ideal para somar pontos e subir na classificação?
Gostaríamos realmente de transformar a nossa casa num elemento que funcione a nosso favor. Isso não tem acontecido e não tem nada a ver com o campo em si, mas com a estratégia que as equipas assumem quando cá vêm. Para nós, neste momento, tem sido mais fácil jogar fora de casa, mesmo contra equipas muito fortes, como aconteceu com o Arouca, porque o jogo é mais dividido e repartido e temos mais espaço para jogar. Mas também temos argumentos suficientes para jogar contra equipas que se fecham muito. Temos de ser cada vez melhores nesse tipo de jogo, que é diferente e nos obriga a ter capacidade de jogar em espaços muito reduzidos, a pensar rápido, a decidir rápido, a sair da zona de pressão e a procurar os espaços. Tudo isto obriga a um entendimento de jogo colectivo muito maior. Estamos cada vez mais próximos desse entendimento e espero que o possamos provar.

A confiança no seio da equipa está, finalmente, em alta?
Estes próximos jogos – e vamos ter muitos até ao final do ano civil – poderão dar-nos uma de três coisas: tirar-nos definitivamente desta zona baixa da classificação e projectar-nos para uma segunda volta, com uma subida gradual de posições, até um lugar mais próximo daquilo que eram os nossos objectivos iniciais; manter-nos nesta zona intermédia, que não nos dá sossego absolutamente nenhum; ou voltar a colocar-nos numa situação extrema, da qual, no fundo, ainda não saímos. Espero que tenhamos a capacidade suficiente para trilhar a primeira solução.

Admite algum tipo de retrocesso nas exibições, nesta fase da época?
É sempre possível. Nunca podemos dizer, com garantias, que as coisas não vão mudar, mas estamos mais fortes, confiantes e queremos ir subindo paulatinamente na classificação.

O que há a dizer sobre Jean-Michael Seri, o jovem costa-marfinense que tem trabalhado com o plantel?
É um médio que vem acrescentar qualidade a um grupo que já a tem nesse sector, mas é um jogador diferente dos que temos. É mais ofensivo e poderá jogar em posições mais avançadas, dando-nos outro tipo de soluções.


in "fcp.pt"

FC PORTO ASSINA PROTOCOLO COM FERROVIÁRIO DE MAPUTO

O FC Porto assina, esta sexta-feira, um protocolo de cooperação com o Clube Ferroviário de Maputo. O acordo, que prevê a abertura de uma escola de futebol Dragon Force no Campo da Baixa, onde treinam os atletas do emblema moçambicano, será firmado no Estádio do Dragão, pelas 11h30, em conferência de imprensa a realizar na Tribuna VIP, com as presenças do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, de Maria da Luz Guebuza, primeira dama de Moçambique, e do arquitecto Aníbal Aleluia, primeiro vice-presidente do Clube Ferroviário de Maputo.

Esta parceria visa promover o desenvolvimento de um trabalho sustentado, não só em termos desportivos, mas sobretudo no plano social. A ideia é transportar os valores azuis e brancos para a nova escola e para os escalões de Formação do Ferroviário, havendo desde já a intenção de alargar o âmbito desta cooperação a outras províncias de Moçambique, estreitando cada vez mais as relações entre o FC Porto e aquele país.

O projecto agora a iniciar-se, que contribuirá também para vincar, de forma ainda mais expressiva, a marca do Dragão no continente africano, prevê ainda a revitalização das infra-estruturas do Clube Ferroviário. A este propósito, a comitiva moçambicana aproveitou esta quinta-feira de manhã para conhecer uma das infra-estruturas portistas, nomeadamente o Vitalis Park, casa-mãe da escola de futebol Dragon Force.


in  "fcp.pt"

ANA PINHO RODRIGUES NADA EUROPEU DE PISCINA CURTA

Ana Pinho Rodrigues, nadadora do FC Porto, participa no 16.º Campeonato da Europa de Piscina Curta, prova que decorre esta semana, em Chartres (França).

A atleta integra a selecção nacional e estreia-se assim nas grandes provas internacionais enquanto nadadora dos Dragões. Na manhã desta quinta-feira, Ana Pinho Rodrigues já participou nas eliminatórias dos 50 metros bruços, tendo conseguido a 19.ª posição, com o tempo de 32:10 segundos, a apenas cinco centésimos do seu recorde pessoal.

No sábado, Ana Pinho Rodrigues nadará ainda os 100 metros bruços.


in "fcp.pt"

Fernando está pronto para ser titular em Braga

O médio brasileiro regressou à competição, depois de três jogos em que esteve parado, devido a uma lesão muscular. O FC Porto visita o terreno do Sporting de Braga, no domingo.


Fernando esteve de baixa durante 19 dias, mas está recuperado e preparado para reaver o lugar no meio-campo do FC Porto. "Estou disponível [para ser titular]. Se o treinador contar comigo estarei lá", disse o jogador, após o desafio com o Dínamo de Zagreb, em que foi utilizado nos últimos 30 minutos.

"Senti-me bem e agora preciso de entrar no ritmo. Joguei 30 minutos, foi bom, deu para sentir uma 'abafada', porque entrei sem ritmo de jogo, mas estou a ficar adaptado", contou, acrescentando que as previsões apontavam para mais tempo de paragem, mas foi possível regressar mais cedo. Fernando lesionou-se no jogo com o Marítimo, a 2 de Novembro. Falhou os jogos com Dínamo de Kiev, Académica e Nacional da Madeira.

Defour foi o jogador que fez de Fernando nestes três encontros e esteve a um bom nível. O dono do lugar explica que importante é a equipa, reconhecendo o valor do concorrente belga: "É um grande jogador. É importante ter jogadores com a qualidade dele [Defour]".

Fernando voltou à equipa após lesão, no jogo com o Zagreb, para a Liga dos Campeões. Foi o segundo problema muscular da época. O brasileiro já tinha estado parado cerca de um mês, logo no início da época.


in "rr.pt"!

F.C. Porto: troca de relvado começa quinta-feira


O jogo contra o Dínamo Zagreb foi o último que o F.C. Porto faz com o relvado atual. Depois de um período de estudo e avaliação, os dragões vão mesmo avançar para a substituição do tapete de jogo. 


De acordo com informações apuradas pelo Maisfutebol no Estádio do Dragão, as obras iniciam-se já na quinta-feira e estarão concluídas, o mais tardar, no domingo. Muito a tempo, por isso, no próximo compromisso caseiro dos bicampeões nacionais.



O F.C. Porto tem agora dois jogos em Braga (Liga e Taça de Portugal), vai depois a Paris e recebe o Moreirense no dia 9 de dezembro. Este espaço de tempo dará uma boa margem para a consolidação do novo retângulo verde. 



Depois de temporadas a fio com uma relva perfeita, o F.C. Porto foi obrigado a alterar o recinto de jogo após o concerto dos Coldplay, em maio. A colocação da relva, oriunda dos viveiros da empresa Vasverde (de Benfica do Ribatejo), foi feita na altura pela RED. 



Importa lembrar que no dia 10 de junho de 2013 o Dragão volta a ser palco de um grande concerto musical. Depois dos Coldplay é a vez dos Muse visitarem a Cidade Invicta. 



De qualquer forma, mesmo perante esse cenário de novo desgaste, o F.C. Porto preferiu avançar para a substituição imediata, face à condição atual do tapete do Dragão, longe dos parâmetros habituais.


in "maisfutebol.iol.pt"

Dellatorre juntou-se ao plantel principal


Na manhã seguinte à vitória por 3x0 sobre o Dinamo Zagreb, o plantel do FC Porto voltou a subir ao relvado do Olival para preparar o duelo com o SC Braga, domingo, a contar para a 10ª jornada da Liga ZON Sagres.
Os titulares e utilizados da partida com os croatas limitaram-se a fazer um treino ligeiro de recuperação, onde imperou a boa disposição correspondente ao grande momento que os dragões atravessam - ainda não perderam qualquer encontro esta época.
Nota para a inclusão do avançado da equipa B Dellatorre no plantel às ordens de Vítor Pereira.
O defesa central Maicon continua a ser a grande ausência, a recuperar de uma entorse no tornozelo.

in "zerozero.pt"

SAMMIR "FC Porto tem condições para chegar à final da Champions"

Sammir, jogador brasileiro do Dínamo de Zagreb, jogou contra o FC Porto, e não tem dúvidas das capacidades da equipa portuguesa.


Depois de ter defrontado o FC Porto, em dois jogos da Liga dos Campeões, Sammir, médio ofensivo do Dínamo de Zagreb, ficou com a certeza de que a equipa portuguesa tem condições para chegar à final da competição.

"Acredito que o Porto pode chegar à final. É uma grande equipa, com grande tradição e grandes jogadores. Na Liga dos Campeões tudo é possível e para eles, chegar à final, não seria novidade", observou o internacional croata.

Sobre as contas do Grupo A, nas quais o Dínamo já tem pouco a dizer, Sammir pensa que o FC Porto tem vantagem sobre o Paris Saint-Germain. O jogador considera que os dragões são os "favoritos" a ganhar o grupo.

O Porto lidera o Grupo A, com 13 pontos, mais um do que o PSG. As duas equipas encontram-se na última jornada da Champions para decidir quem passa aos oitavos-de-final, em primeiro lugar. O Dínamo de Kiev já assegurou a passagem para a Liga Europa. O Dínamo de Zagreb fica pelo caminho. Ainda não conquistou qualquer ponto na competição. Aliás, ainda não foi capaz, sequer, de marcar um golo.

Sammir é número 10 da formação croata. Nascido no Brasil, o jogador adquiriu nacionalidade croata e é internacional por aquele país europeu.


in "rr.pt"

Lucho é artilheiro-mor nas fases de grupos

TEM 16 GOLOS E NUNCA MARCOU A PARTIR DOS OITAVOS


Insólito o percurso goleador de Lucho González na Liga dos Campeões. O argentino é o melhor marcador de sempre nas fases de grupos, mas nunca conseguiu um único golo a partir dos oitavos-de-final da competição. Desde que chegou a Portugal na temporada de 2005/06 até ao presente, El Comandante contabiliza 16 remates certeiros na prova milionária.

Na primeira passagem pelo Dragão – de 2005/06 até 2008/09 –, o médio argentino, de 31 anos, conseguiu nove golos na fase de grupos e, posteriormente, nas duas épocas e meia em que representou o Marselha, apontou mais cinco tentos em fase homóloga da prova.

Significado especial

De regresso ao FC Porto, já no decorrer da temporada passada, Lucho ficou em branco, mas esta época marcou dois golos cheios de significado e, curiosamente, diante do mesmo adversário: o Dínamo de Zagreb.

O primeiro, na Croácia, foi obtido no dia em que teve conhecimento da morte do pai. Num exemplo de profissionalismo, o argentino alinhou e a dedicatória foi evidente na altura em que alvejou as redes contrárias. Ontem, abriu o caminho da vitória do FC Porto, dando sequência a uma campanha brilhante na Liga milionária.

in "record.pt"

Manchester United voltou a observar James Rodríguez


O Manchester United não perde uma oportunidade para observar potenciais reforços e esta quarta-feira foi um de vários clubes presentes no Dragão, no jogo do FC Porto com o Dínamo Zagreb
O clube inglês enviou um olheiro para observar o alvo mais desejado do reino azul e branco, o criativo colombiano James Rodriguez.

Mas também o colosso Barcelona teve observador na Invicta, talvez especialmente atento às movimentações de outro colombiano, o goleador Jackson Martinez.
A Juventus fecha o trio de ilustres clubes europeus que marcaram presença no reduto azul e branco. 

Outros emblemas que se fizeram representaram foram, de Inglaterra, Everton e Leicester, enquanto de Itália apresentaram-se também Udinese, Sampdoria e Atalanta.

Anderlecht (Bélgica), Mónaco (França) e Omonia Nicosia (Chipre) aumentaram a lista de clubes presentes no Estádio do Dragão, onde não podiam deixar de se apresentar clubes nacionais, logo a começar pelo próximo adversário do FC Porto, o SC Braga. 

O Sporting teve observador a tirar notas para o seu novo técnico Franky Vercauteren e da 2.ª Liga apresentaram-se Belenenses, vice-líder da prova e o Feirense, no extremo oposto da classificação, a lutar arduamente pela permanência.


in "abola.pt"

Dragão é rei da Champions


Os dois golos sofridos pelo Málaga permitem que o FC Porto seja, agora, também, a melhor defesa da prova, com apenas dois golos sofridos.
Com a vitória na quarta-feira - segunda vez da história que termina a fase de grupos com três vitórias caseiras -, o FC Porto passa a ser a melhor equipa desta temporada na Liga dos Campeões e a que mais pontos conseguiu no ranking da UEFA, mesmo com as equipas que participam na Liga Europa incluídas, sendo que algumas tiveram até pré-eliminatórias para conseguirem pontuar mais.

A derrota do Manchester United em Istambul deixou dragões e Málaga à porta do lugar de melhor equipa europeia nesta fase da época. Os espanhóis conseguiram manter-se invictos, mas o empate em São Petersburgo só lhes permite somar 11 pontos, contra 13 dos portistas. Um estatuto para confirmar na última jornada, em Paris, no qual, além do primeiro lugar do grupo, Vítor Pereira procura também alcançar os 16 pontos somados por António Oliveira em 1996/97, que, à data, constituem também recorde português. No que respeita ao ranking da UEFA, os dragões somam 18 pontos, mais um do que Málaga e Barcelona.

Os dois golos sofridos pelo Málaga permitem que o FC Porto seja, agora, também, a melhor defesa da prova, com apenas dois golos sofridos, ambos contra o Dínamo de Kiev. Se mantiver as trancas na porta em Paris, então esta será também a melhor fase de grupos portista de sempre nesse capítulo. A vitória permitiu ainda aos portistas solidificar o sétimo lugar europeu no acumulado das últimas cinco épocas, as que definem o estatuto de cabeças de série na prova de 2013/14. No que toca ao ranking de países, por causa do bónus somado pelo PSG com a qualificação, França ultrapassou Portugal, ocupando, respetivamente, o quinto e o sexto lugares. 

in "ojogo.pt"

Jaime Pacheco sonha com o FC Porto


Treinador deixou a China, onde orientou o Beijing Guoan e falou do futuro à RTP. Treinar o FC Porto é uma ambição e não tem dúvidas que seria campeão.
Jaime Pacheco está de regresso a Portugal, após dois anos na China, onde orientou o Beijing Guoan. Depois de na despedida ter sido efusivamente saudado pelos adeptos, como um autêntico herói, Pacheco falou à RTP sobre o futuro. No horizonte, está o sonho de treinar o FC Porto. 

"O FC Porto faria de mim campeão como faz tantos outros e, isso, é um desejo que tenho. Se tiver de lá chegar, será naturalmente como foi a minha carreira desportiva como jogador e treinador. Mas não estou obcecado. Se sentirem que sou pessoa capaz, é uma ambição que tenho. O meu currículo fala por mim... ainda não tive essa oportunidade e, se tiver, vou tentar agarrá-la com todas as forças porque sinto que sou capaz como todos os outros, que não fizeram um trabalho tão bom como eu quando lá chegaram", afirmou o treinador. 

in "ojogo.pt"