sábado, 2 de fevereiro de 2013

Vítor Pereira: «Foram quatro, podiam ter sido mais»


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, em declarações à «Sport TV», depois da goleada imposta ao V. Guimarães (4-0), no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo da 17ª jornada da Liga:

- Uma entrada muito forte no jogo, muita qualidade do princípio ao fim, com uma intensidade altíssima, circulámos a bola a toda a largura, com uma agressividade tremenda em relação à perda. Fizemos mais um bom jogo, num campo difícil, diante de uma adversário dificílimo. Foram quatro, podiam ter sido mais.

[O F.C. Porto está no melhor momento?]
- Atingimos uma maturidade em termos de jogo com uma qualidade alta e, com a qualidade que os jogadores têm, jogam em qualquer campo, de qualquer forma. Não se vê grandes diferenças de qualidade, é uma questão de afinar.

[Izmaylov foi titular, gostou do que viu?]
- Claro que sim, o Izmaylov acrescenta, tem muita qualidade, trás qualidade técnica, está como peixe na água.

[E Liedson?]
- É ganhar condição física, ligar-se com os colegas, acredito que nos vai ajudar muito.

[Vai jogar mais vezes com Jackson?]
- Acredito que sim.



Jackson: «Tive uma noite maravilhosa»


Jackson Martinez, avançado do FC Porto, em declarações à Sport TV, após triunfo sobre o V. Guimarães, por 4-0, no qual o colombiano apontou um hat-trick:

«Foi um bom jogo, uma partida muito completa defensiva e ofensivamente. Criámos ocasiões e tivemos sempre controlo da partida. Como avançado, quer-se sempre marcar, ajudar a equipa, a chegar à vitória. Tive uma noite maravilhosa, marcando os meus primeiros três golos num jogo em Portugal. Estou feliz. Buscámos melhorar as coisas. Liedson? Vejo muito bem, tive uma jogada em que podia ter feito o quarto golo, mas podia ter-lhe passado a bola.»

in "maisfutebol.iol.pt"

V. Guimarães-FC Porto, 0-4 (crónica)


Ao início, parecia ser uma das noites mais complicadas do FC Porto até ao fim do campeonato. 

Guimarães é, tradicionalmente, um terreno difícil para os azuis e brancos e os últimos tempos têm mostrado um Vitória organizado, a jogar bem, com a vivacidade de jovens elementos que querem impor-se na equipa.

Mas essa ideia resistiu poucos minutos. Rapidamente se percebeu que esta iria ser, afinal, uma noite muito tranquila para o dragão.

Moralizado, arrumado, organizado e dominador, o FC Porto reforçou a ideia de passar pelo melhor momento da temporada. Deu para a estreia de Izmaylov a titular e até deu para a estreia de Liedson com as cores azuis e brancas. 

A superioridade do FC Porto foi total. Com boa circulação de bola a meio-campo, o dragão pegou no jogo e nunca permitiu ao V. Guimarães tentar, sequer, fazer frente ao favoritismo azul e branco.

Lucho era o pivot do rendilhado portista a meio-campo, devidamente sustentando noutros pilares: João Moutinho, Varela e mesmo Danilo, sempre muito bem a subir pelo corredor direito. 

O primeiro do FC Porto surgiu cedo (15 minutos) e de cabeça, após canto de Moutinho: Mangala voou sobre os centrais e anunciou que os dragões estavam lá para resolver cedo. 

Apenas o início de um jogo equilibrado? Nada disso. A cena repetiu-se 22 minutos depois, com pequena variação: outra vez canto de Moutinho, outra vez de cabeça a voar para o golo sobre os centrais. Só que, desta vez, o marcador foi Jackson.

Parecia fácil, tão natural foi correndo a supremacia portista. 

O Vitória bem queria, mas não tinha forma de dar a volta à questão. 

O intervalo chegou sinalizando já um triunfo gordo dos dragões, a menos que, nos primeiros minutos do segundo tempo, o conjunto da casa conseguisse reduzir.

O segundo tempo foi uma repetição do primeiro, mas jogado em versão mais lenta por parte dos portistas. Ao nível da qualidade do jogo, o FC Porto manteve clara vantagem e isso voltou a refletir-se no marcador.

Jackson, inspirado, somou a sua conta pessoal e fez mais dois na segunda parte. Um «hat-trick» que o coloca já com 17, na liderança dos marcadores da Liga.

Deu para Moutinho sair e para Liedson se estrear (e logo num primeiro ensaio a dois com Jackson na frente de ataque portista). 

5-0 ao Gil , 0-4 em Guimarães. Numa Liga cada vez mais reduzida à luta a dois pelo título, o FC Porto aproveitou os últimos dois jogos para se precaver nas contas de golos, que neste duelo taco-a-taco com o Benfica até podem, vir a ser decisivas para a definição do título. 

Quem sabe?


iin "maisfutebol.iol.pt"

V. Guimarães-F.C. Porto, 0-4 (destaques)


A figura: Jackson Martínez

O primeiro hat-trick com a camisola portista permitiu-lhe chegar aos 18 golos na Liga. Média superior a um por jogo. Deixa a concorrência para trás, leva o F.C. Porto para a frente. Já não há dúvidas de que a equipa acertou em cheio quando o decidiu resgatar do campeonato mexicano. Aliás a maior interrogação é como só aos 26 anos chegou à Europa! Entrada fulgurante no primeiro golo e muita calma no segundo. Com um avançado assim, as vitórias ficam mais perto. 

O momento: uma réplica que tudo decidiu

Minuto 37. O F.C. Porto dominava e já vencia por 1-0. A vantagem era justa e Jackson Martínez tratou de a tornar, também, confortável. Num lance em tudo idêntico ao do golo de Mangala, Moutinho volta a cobrar um canto na direita do ataque e o colombiano aparece de rompante ao primeiro poste para um cabeceamento perfeito que começou a decidir o jogo. O soco foi duro e o Vitória já não se levantou. 

A desilusão: V. Guimarães

O jogo não apaga o que de muito bem esta jovem equipa está a fazer na Liga. Mas não deixa de ser um jogo mau. Muito mau, aliás. Atenuantes? Muitas. O F.C. Porto entrou completamente elétrico e dominador. Tomou conta do jogo e nunca o entregou. O Vitória foi quase obrigado a contentar-se com o papel de ator secundário numa película toda ela em tons azuis e brancos. Depois, os erros próprios da juventude, ajudaram a galvanizar o comboio portista. E assim nasceu a goleada. 

Mangala

De aço. O lance em que abre o marcador, com um cabeceamento a fazer lembrar Bruno Alves nos seus tempos áureos de dragão ao peito, é apenas a face mais visível de uma extraordinária exibição do francês. Passada larga, jogo aéreo exímio e um sentido posicional inatacável. Mangala torna-se, cada vez mais, uma referência no centro da defesa portista. E com Otamendi cada vez melhor no papel de líder, Maicon vai mesmo ter de esperar. 

João Moutinho

Sempre em alta rotação. Recebe, vira, entrega. Corre, recupera, luta. Cobrou os cantos que deram os dois primeiros golos do F.C. Porto somando mais duas assistências à sua conta, virtude que tem vindo a aprimorar sobretudo desde que veste de azul e braço. Jogo exemplar, mais um. Se é verdade que esta pode ser a última época de Moutinho de dragão ao peito, o melhor que há a fazer é desfrutar. 

Izmaylov

Pela primeira vez titular no F.C. Porto, o russo não fez um jogo exuberante mas esteve bem. A equipa perde largura com ele, porque foge para o centro. Mas ganha outra imaginação. Foi assim, por exemplo, que isolou Jackson duas vezes, na primeira parte. Na primeira o assistente anulou (mal) o lance por fora-de-jogo. Na segunda Martinez tentou o remate quando tinha Varela em melhor posição.

Liedson

Já veste de azul e branco. Estreia a quinze minutos do fim, rendendo...Moutinho. Pouco depois quase aproveitava uma sobra de Jackson para marcar. Uma espécie de prelúdio do que aí vem no resto da temporada.


in "maisfutebol.iol.pt"

Kléber era a chave para garantir as mais-valias de João Moutinho


A saída de Kléber para o Sporting, em cima da mesa até ao fecho do mercado, implicaria a eliminação da cláusula existente que obriga o FC Porto a pagar aos leões 25 por cento no caso de João Moutinho ser transferido por um valor superior a 11 milhões de euros. Até à última hora, os azuis e brancos tentaram assegurar o controlo total dos benefícios financeiros do médio, mas estas intenções falharam por muito pouco e o acordo de base, rubricado em junho de 2010, mantém-se.

Godinho Lopes, presidente do Sporting, reconheceu ontem, em conferência de Imprensa, a existência de negociações com o FC Porto para assegurar Kléber e que o jogador chegou a ter viagem de avião marcada para Lisboa para acertar os pormenores da inscrição na Liga, mas que se esfumou devido à instabilidade e turbulência diretiva existente na casa leonina.

Nas conversas mantidas durante a tarde de anteontem entre os responsáveis máximos do FC Porto e Sporting, ficou acertado que a ida de Kléber seria válida por ano e meio, com os dragões a cederem também ao clube da capital 30 por cento do passe do brasileiro.

Porém, a principal exigência colocada na mesa pelos portistas passava pela total eliminação da alínea existente que obriga os bicampeões a pagar 25 por cento no caso de venderam João Moutinho por um valor superior a 11 milhões de euros, ou seja precisamente a verba que os dragões pagaram ao Sporting quando o médio se transferiu de Alvalade para o Dragão.

Este envolvimento surgiu apenas um dia depois de a SAD portista ter revelado à CMVM a recompra à Soccer Invest Found de 15 por cento do passe do internacional, numa operação que já atingiu os 14 milhões de euros. 

Com esta nova manobra, o FC Porto passou a deter a totalidade do passe do médio e se o negócio Kléber com o Sporting resultasse o dragão colocar-se-ia em posição ainda mais privilegiada perante o mercado de verão. 

A ideia era receber todo o bolo numa futura transferência de João Moutinho sem abrir espaço à tal partilha de 25 por cento com os leões. Mas a saída de Kléber para Alvalade falhou e a percentagem a receber pelo Sporting mantém-se na linha original, os leões continuam a ter direito a uma compensação caso o jogador seja vendido por valores acima dos 11 milhões de euros. João Moutinho sairá do Dragão, pelo menos, pelo triplo desse valor.


in "abola.pt"

FC Porto no castelo à procura de continuar a «navegar a bom ritmo»


Pela primeira vez em várias semanas, o FC Porto tem a possibilidade de colocar alguma pressão no Benfica no que diz respeito à liderança do campeonato, pois joga primeiro com o Vitória de Guimarães do que os encarnados com Vitória de Setúbal.

No entanto, Vítor Pereira foi claro na conferência de imprensa de antevisão à deslocação ao Estádio D. Afonso Henriques. O FC Porto não tem o interesse de colocar pressão no adversário, mas sim de vencer sempre para poder continuar no primeiro lugar do campeonato e «navegar a bom ritmo».

Na primeira volta, os dragões golearam o Vitória de Guimarães por 4x0 no Estádio do Dragão, mas já muita coisa mudou desde então. Os azuis e brancos mudaram alguns jogadores, entre eles Hulk, e a revolução foi ainda maior nos vimaranenses, que apesar da equipa jovem que apresentam estão a realizar uma época respeitosa.

Rui Vitória tem sabido gerir da melhor forma um grupo de trabalho composto por jogadores com pouca experiência e sinal disso é o sexto lugar no campeonato, além da presença nas meias-finais da Taça de Portugal. Além disso, chega ao confronto com o invicto FC Porto após ter empatado em Alvalade a um golo, naquele que foi o primeiro jogo que o Sporting não conseguiu vencer desde que Jesualdo Ferreira assumiu o comando técnico da equipa.


Izmaylov espreita lugar no 11 após lesão de Defour ©Catarina Morais
Izmaylov espreita titularidade na estreia de Liedson

Vítor Pereira já sabia que não podia contar com Kléber e James Rodríguez para o embate com o Vitória de Guimarães mas esta quinta-feira foi confrontado com uma má notícia. Defour lesionou-se e vai ficar inativo durante algumas semanas.

O médio belga tem sido uma espécie de pronto socorro nos azuis e brancos esta temporada e apesar de alinhar quase sempre em diferentes zonas do meio-campo tem estado em grande nível, tendo, inclusive, marcado um golo na última goleada do FC Porto frente ao Gil Vicente.

Assim, na ausência de Defour, o treinador dos bicampeões nacionais terá forçosamente que mexer no 11 que tem apresentado nos últimos jogos e é aqui que entra a hipótese de Marat Izmaylov poder estrear-se como titular, depois de já ter alinhado em três jogos como suplente utilizado, tendo mesmo marcado no primeiro jogo que fez com a camisola do FC Porto no Estádio do Dragão.

Outra estreia que pode acontecer em Guimarães é a de Liedson. O avançado internacional pela seleção portuguesa não pôde defrontar o Gil Vicente porque o certificado internacional ainda não tinha chegado. Contudo, os problemas burocráticos estão solucionados e o atacante poderá entrar no decorrer do encontro, pois o ataque será entregue a Jackson Martínez, o melhor marcador do campeonato.

V.Guimarães defronta o FC Porto após empatar em Alvalade ©Carlos Alberto Costa
FC Porto em vantagem no confronto histórico

É a 68ª vez que o FC Porto vai jogar em casa do Vitória de Guimarães para o campeonato e a verdade é que o confronto histórico é favorável aos azuis e brancos.

Até ao momento, os números indicam que os dragões conseguiram ganhar por 32 ocasiões, tendo empatado por 20 vezes, enquanto o Vitória de Guimarães venceu 15 jogos.

Na temporada passada, os dragões venceram por 1x0, logo no primeiro jogo do campeonato. Hulk, na conversão de uma grande penalidade, apontou o único golo registado.

Em 2010/2011 registou-se o último empate do FC Porto no Estádio D. Afonso Henriques. Numa temporada em que os dragões conquistaram o título sem qualquer derrota, foi na cidade-berço que perderam os primeiros pontos da época. Os comandados de André Villas-Boas empataram a uma bola e Hulk também foi o marcador de serviço, enquanto Faouzi faturou para os minhotos.

Por fim, o último triunfo do Vitória de Guimarães em casa frente ao FC Porto para o campeonato foi em 2001. Comandados por Augusto Inácio, os vimaranenses ganharam por 2x0, com golos de Marco Couto e Nuno Assis.


in "zerozero.pt"

"SE JOGARMOS À PORTO, VAI SER ACESSÍVEL"


O FC Porto Vitalis defronta o ISMAI nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, este sábado (18h), no Pavilhão Municipal da Maia. Belmiro Alves, um dos juniores que habitualmente alinha pelos seniores, fez a antevisão da partida e considera que a passagem à próxima eliminatória será uma realidade se a equipa jogar “à Porto”.

“Espero uma partida difícil porque o ISMAI tem muita gente que ainda pertence aos quadros do FC Porto e que quer mostrar que poderia estar aqui. Mas a Taça é um dos nossos objectivos para esta época e o jogo é para ganhar”, afirma o primeira-linha, de 19 anos. 

Belmiro Alves não crê que o conhecimento que o adversário tem dos Dragões possa travar o jogo azul e branco. “O nosso estilo de jogo permite-nos ultrapassar qualquer equipa. Mesmo sendo conhecido, é muito difícil de defender, graças aos contra-ataques muito rápidos, transições e jogo sem bola. Se jogarmos à Porto, vai ser acessível”, prevê.

O ISMAI esteve na época passada no Andebol 1, disputando esta época a segunda divisão. Actualmente, é quarto classificado da Zona Norte. O jogo pode, por isso, ser propício à utilização de atletas com menos minutos nas pernas: “Se isso se proporcionar é bom, mas temos de começar à Porto, a jogar bem. Se depois houver minutos para os mais novos, é com agrado que os vamos merecer”.


in "fcp.pt"

"NÃO PODEMOS PERDER MAIS PONTOS"


Um jogo com o Sporting é sempre um clássico, mesmo que os lisboetas, de regresso à primeira divisão, não disputem os primeiros lugares. O FC Porto Império Bonança desloca-se este domingo (17h30) ao Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, para defrontar os leões, em partida da 17.ª jornada, e Reinaldo Ventura reconheceu que os Dragões não podem perder pontos.

A derrota por 5-4 no rinque do Paço de Arcos, no domingo, fez com que os Dragões perdessem a liderança da prova. "Não foi fácil, porque não estávamos à espera. Queríamos vencer e continuar no primeiro lugar. Não conseguimos mas estamos numa posição em que ainda dependemos de nós, o que é uma vantagem. Agora não podemos perder mais pontos", declarou o capitão azul e branco, em superflash. A equipa já tem um plano: vencer o Sporting e todos os outros encontros até à recepção ao Benfica, na antepenúltima jornada, para aí decidir o campeonato: "É esse o nosso pensamento e não nos vamos desviar".

A elevada exigência competitiva a que os Dragões foram sujeitos nas últimas duas semanas teve influência na derrota, como admitiu Reinaldo Ventura: "Foi uma semana e meio muito difícil, em que ficamos retidos nas viagens a França e aos Açores. Tivemos pouco tempo de descanso mas não nos podemos basear nessas desculpas. Foi um jogo que perdemos por vários factores. Fizemos os possíveis, mas não conseguimos, e a partir daí é algo que nos ultrapassa".

O camisola 66 do FC Porto concordou ainda com a ideia de que o Sporting "fazia muita falta à primeira divisão". "É um clube grande, que ainda está em crescimento no hóquei mas é uma futura potência. Espero que assim seja, porque seria muito bom para o hóquei", observou. Na primeira volta, os lisboetas foram goleados no Dragão Caixa por 12-0.


in "fcp.pt"

Dirigente do Pachuca nega acordo com o FC Porto por Herrera


Diego Reyes, defesa-central do América que já terá acertado a transferência para o FC Porto, disse recentemente que viajaria para o Dragão na companhia do compatriota Héctor Herrera, no entanto, os responsáveis do Pachuca ainda não dão como certa, pelo menos para já, a saída do médio.

«Diego Reyes pode dizer o que lhe apetecer mas confirmo que oficialmente não há nada de concreto. Há o interesse de uma equipa mas, por enquanto, nada está acertado. Continuamos em negociações e, oficialmente, Herrera ainda é jogador do Pachuca», assegurou André Fasse, vice-presidente do Pachuca, reconhecendo, porém, que «possivelmente, o jogador já não estará no clube em junho».


in "abola.pt"

Tropa de elite em contenção

LESÃO DE DEFOUR REDUZ LOTE DE IMPRESCINDÍVEIS


Não terá sido de ânimo leve que Vítor Pereira viu Defour abandonar o seu lote de opções devido a lesão. O técnico elogiou o médio no final da receção ao Gil Vicente, na última jornada, dando o devido eco à prontidão com que o médio se disponibilizou, nas últimas semanas, para desempenhar um papel tão pouco habitual no sector atacante. Face à impossibilidade de avançar novamente com Defour, o técnico vê reduzido ainda mais o lote de jogadores dos quais ainda não abdicou desde o início do ano.

É que o belga, de 24 anos, passou a ser um dos jogadores que Vítor Pereira queria ter sempre na equipa, mesmo não completando todo o tempo de jogo. Diga-se que apenas Danilo, Mangala e João Moutinho cumpriram os 90 minutos dos seis encontros já disputados pelos azuis e brancos desde o início de 2013.

Entretanto, Tozé, médio criativo da equipa B, foi chamado ao jogo de hoje para substituir Defour.

in "record.pt"

Sebá na lista europeia


Avançado da equipa B foi inscrito na Champions, tal como Izmailov e Liedson. Mas houve surpresas nas saídas...
O FC Porto já entregou a lista para a fase seguinte da Liga dos Campeões, na qual estão incluídos os nomes de Liedson e Izmailov, mas também de Sebá, o jovem avançado brasileiro que passou boa parte desta temporada na equipa B.

Em contrapartida, e para além dos três jogadores transferidos para outros clubes durante esta reabertura de mercado (Rolando, Miguel Lopes e Iturbe), Vítor Pereira ainda deixou de fora Kléber, naquele que é mais um sinal claro de que não conta com o internacional brasileiro para a segunda metade da temporada.

in "ojogo.pt"

FC Porto readquire mais 35% de James

FC Porto passa a deter 90% do passe do craque colombiano depois de ter adquirido mais uma percentagem detida por um fundo de investimento. Empresário tem 10%


O clube azul e branco readquiriu esta quarta-feira 35 por cento do passe do jogador colombiano ao fundo de investimento, tendo pago 8,75 milhões de euros por essa percentagem dos direitos económicos de James.

Recorde-se que, em dezembro de 2010, o FC Porto tinha alienado a mesma percentagem do passe, recebendo em troca 2,5 milhões de euros. Ou seja, teve de pagar mais 6,2 milhões do que tinha recebido.

À luz do que a SAD portista investiu, considerando a valorização registada e o preço pago pelos 35 por cento, tal significa que a totalidade do passe de James valeria agora 25 milhões de euros, embora a cláusula de rescisão esteja situada nos 45 milhões.

FC Porto passa agora a deter 90% do passe do craque colombiano depois de ter adquirido mais este percentagem detida pelo Gol Football Luxembourg, enquanto o empresário do jogador, Sílvio Sandri, fica com direito a 10% de uma eventual venda.

Comunicado publicado na CMVM

"A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter readquirido por 8.750.000euro (oito milhões, setecentos e cinquenta mil euros), 35% dos direitos económicos do jogador James Rodriguez à Gol Football Luxembourg. 

Porto, 1 de Fevereiro de 2013" 


in "ojogo.pt"

Futuro de Fucile por definir


O lateral uruguaio não foi inscrito na Liga de Clubes, pelo que não será reintegrado na equipa, estando afastada a hipótese de voltar a jogar pelo FC Porto.
O mercado de inverno encerrou nos principais campeonatos europeus e não foi encontrada uma solução para Fucile, jogador com o qual Vítor Pereira não conta. 

Basta ver que não foi inscrito na Liga de Clubes, pelo que não será reintegrado na equipa. Sendo assim, restam duas alternativas: ficar a treinar à margem do plantel - como acontece desde que regressou a Portugal - ou encontrar clube nos países onde ainda são permitidas transferências como a Rússia, Ucrânia, Suíça, Polónia, Sérvia, Bulgária ou Roménia, por exemplo, cujos mercados fecham durante este mês de fevereiro. Na Rússia, por exemplo, encerra apenas a 27.

E há ainda a hipótese do regresso ao Brasil, onde representou o Santos, ou uma experiência em algum campeonato árabe.

in "ojogo.pt"