quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Para Izmailov, "uma vida nova" no Dragão

Acordo entre clubes e jogador está iminente, faltando algumas definições. "FC Porto será o clube adequado para Izmailov se restabelecer", crê António Sousa, antigo médio de dragões e leões.


António Sousa não duvida. O FC Porto é o clube ideal para Marat Izmailov relançar a sua carreira, aos 30 anos.
A transferência do internacional russo do Sporting para o FC Porto ainda não está concluída mas pode ficar fechada a qualquer momento. Por isso, o antigo médio considera que uma mudança para o Dragão representará "uma nova vida" para Izmailov.
"Não tenho a menor dúvida de que será o clube adequado para Izmailov se restabelecer para uma nova vida. Ele tem tido grandes problemas ao longo de todos estes anos e, no FC Porto, terá um acompanhamento muito grande no sentido de o procurarem ajudar nesse sentido. Será o sítio adequado para restabelecer os níveis de confiança para o futuro", sustenta, em entrevista a Bola Branca, argumentando que o russo corresponderá com empenho no novo clube, de forma a merecer a confiança de Vítor Pereira.
"Izmailov, mais do que ninguém, quer demonstrar às pessoas que é uma mais-valia, tem valor e vai procurar melhorar os seus níveis físicos para que a confiança seja plena", crê.
No plano técnico e táctico, António Sousa considera que o médio, pela sua qualidade e polivalência, reúne todas as condições para encaixar na equipa treinada por Vitor Pereira.
"Há sempre espaço em qualquer equipa para os grandes jogadores. Izmailov é um grande jogador, apesar de ter tido graves problemas físicos desde que chegou a Portugal. Vindo para o FC Porto, esse aspecto estará debelado. Quando estiver a 100%, estou convicto de que será um tónico extremamente importante para um jogador com a qualidade que ele tem porque dá para se encaixar numa equipa em que pode fazer várias posições. Tecnicamente é muito forte e muito bom, tem boa visão de jogo e também remata muito bem. Pode ser uma mais-valia, caso a transferência se venha a consumar", analisa.
Acordo a qualquer momento
Marat Izmailov pode ser confirmado como reforço do FC Porto ainda no decorrer da presente semana.

Ao que Bola Branca apurou, entre os azuis e brancos e o jogador está tudo acertado. Entre o clube portista e o Sporting falta ainda o acerto dos termos do negócio, concretamente os nomes do jogador ou jogadores a incluir como moeda de troca no acordo de transferência.
O guarda-redes angolano Kadu e o lateral Miguel Lopes são as duas possibilidades mais fortes.

in "rr.pt"

Derlei e o FC Porto: «Abriu-me as portas do Mundo, deu-me tudo»


Brasileiro elogia cultura de clube dos dragões


Derlei viveu no FC Porto «os anos dourados» da sua longa carreira.


Na entrevista ao Futebol Brasil, o brasileiro fala em gratidão e admiração pela casa portista: «Aquele clube abriu-me as portas do Mundo, deu-me tudo. Não foi só o que ganhei desportivamente. Foi também as oportunidades que me deu para garantir a minha estabilidade financeira e as portas que me abriu para o resto da carreira, na Rússia e depois nos outros dois grandes de Portugal».



Derlei elogia a «cultura de clube» do FC Porto, muito focada «na vitória» e destaca: «Mesmo depois de terem passado tantos anos de lá ter saído, e de ter depois representado o Benfica e o Sporting, tenho as portas daquela casa abertas, sinto-me em casa. Nunca vou esquecer o FC Porto».


Derlei ao Futebol Brasil: «Pinto da Costa tem atitudes exemplares»

Pormenores do presidente do FC Porto que fazem mesmo a diferença


Derlei, em entrevista ao Futebol Brasil, não esconde a gratidão por Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente do FC Porto. 

«É um grande presidente, um dirigente único no Mundo», destaca Derlei. «Defende bem o seu clube e teve comigo gestos que não vou esquecer. Como naquela vez em que me lesionei com muita gravidade em Alverca e tive que parar por vários meses. Sem que houvesse qualquer pedido meu, ele fez questão de renovar comigo por mais um ano e anunciou isso publicamente». 

Através do Futebol Brasil, Derlei aproveitou para endereçar os parabéns a Pinto da Costa pelos 75 anos de vida: «Já não falo com o presidente há cerca de um ano e gostaria, através de vocês, de lhe dar os parabéns e desejar-lhe muita saúde e ainda mais sucesso, porque ele merece». 

Derlei: membro do restrito clube dos que passaram pelos três grandes

Só outros sete antigos jogadores podem dizer o mesmo


Derlei, o entrevistado deste primeiro dia de 2013 no faz parte de um clube mesmo muito restrito: o dos jogadores que tiveram a oportunidade de passar nos três grandes.

O avançado brasileiro representou o FC Porto entre 2002 e 2005; o Benfica na segunda metade da época 2006/07; e o Sporting entre 2007 e 2009.

Só outros sete antigos jogadores podem dizer o mesmo: Alhinho, Eurico, Fernando Mendes, Paulo Futre, Maniche, Emílio Peixe e Romeu.

A nível de treinadores, esse clube é ainda mais restrito: cinge-se a Fernando Riera, ao brasileiro Otto Glória e a Fernando Santos. Mais recentemente, com a contratação de Jesualdo Ferreira como «manager» do Sporting, o professor pode ser, de algum modo, incluído nesse lote, embora não seja oficialmente treinador do Sporting.

Mas como ele próprio assumiu recentemente que gostaria de vencer o Prémio Stromp do próximo ano como treinador do Sporting, pode ser que já não falte muito¿

Derlei ao Futebol Brasil: «Foi um privilégio ter jogado nos três grandes»

Atacante explica as diferenças entre FC Porto, Benfica e Sporting


Derlei, 37 anos, terminou a carreira em 2010, no Madureira, precisamente o clube de onde saltou para o futebol português, onde ganhou tudo.

Foi o regresso às origens para finalizar em beleza uma carreira de topo: «O futebol português deu-me tudo. Tive a honra e o privilégio de atuar nos três grandes. São clubes fantásticos, onde deixei muitos amigos. Mas muito diferentes nas suas características. Como jogador, foi um privilégio jogar no FC Porto, no Benfica e no Sporting». 

Em grande entrevista ao Futebol Brasil, Derlei fala de tudo: dos grandes momentos no FC Porto, do estilo único de José Mourinho, da liderança exemplar de Pinto da Costa, um «dirigente único a nível mundial», na grandeza do Benfica, em Jorge Jesus, nos problemas do Sporting, e muito mais.

Três anos e meio depois de ter deixado Alvalade para regressar ao Brasil, Derlei mantém-se ainda «muito atento» ao futebol português. 

Elogia o Benfica de Jorge Jesus, uma equipa «que joga bom futebol e tem feito um percurso de longo prazo, de aproximação ao FC Porto». 

Lamenta a «falta de tempo e de paciência» do Sporting em relação aos seus jovens talentos e avisa: «Num grande clube como o Sporting, nunca há tempo para esperar. É preciso aproveitar o talento que lá há, que é muito, juntando os jovens com jogadores experientes». 

E sublinha a força do FC Porto: «É um clube sempre muito forte, com características únicas. Trabalha-se muito bem no FC Porto, trabalha-se sempre para ganhar. E há um fator agregador, que é o presidente Pinto da Costa».

Derlei não esquece também José Mourinho, o «melhor treinador» com quem já trabalhou. «Puxa pelo melhor de nós. Com ele, não dá para facilitar».

Derlei: os anos dourados no FC Porto, a Rússia e os dois grandes da capital

Um percurso cheio de títulos e de golos


Vanderlei Fernandes Silva nasceu a 14 de julho de 1975, em São Bernardo do Campo, São Paulo. 

A carreira profissional começou no América de Rio Grande do Norte, clube que representou ente 1994 e 1996. Seguiu-se o Guarani (1997/1999, com empréstimo a maio ao Guarani Mauaense) e o Madureira (1999), clube de onde saltou para o futebol português, para o U. Leiria.

Foi em Leiria que Derlei mostrou todo o seu futebol, com três épocas de bom nível. O gatilho que o fez disparar para o topo do futebol português foi a contratação de José Mourinho pelo FC Porto. 

O «Special One» fez questão de levar Derlei de Leiria para as Antas, tal como fez com Nuno Valente, poucos meses depois da passagem do técnico para a casa portista.

A época de 2002/03 foi o início do sonho lindo do avançado brasileiro: «A partir daí, conquistei tudo com o FC Porto. Nunca vou esquecer aquele clube», conta ao Futebol Brasil.

Entre 2002 e 2005, mostrou-se peça fundamental do esquema de José Mourinho na conquista da Europa: Taça UEFA na primeira época, Liga dos Campeões na segunda. Mesmo sem Mourinho no FC Porto, ainda saboreou a Taça Intercontinental no Japão, já com Victor Fernandez. Pelo meio, dois títulos nacionais, uma taça e uma supertaça aqui em Portugal. 

Em 2005, e depois de três anos e meio inesquecíveis no dragão, chegou a hora de partir. Uma experiência de dois anos na Rússia, no Dínamo Moscovo, interrompida com um empréstimo a maio da época 06/07 ao Benfica. 

E depois surgiu o Sporting: duas temporadas inteiras 
(2007/2009) de leão ao peito.

Aos 34 anos, o fim estava a aproximar-se. Foi o tempo de voltar ao Brasil, às origens: primeiro no Vitória (2009) e depois o Madureira (2010). 

Tantas paragens, sempre tantos golos: 21 pelo América, 7 pelo Guarani, 4 pelo Madureira, 42 pelo Leiria, 29 pelo FC Porto, 20 pelo Dinamo, 1 pelo Benfica, 8 pelo Sporting, 1 pelo Vitória.

in "maisfutebol.iol.pt"

'Nova contratação', Souza tem futuro incerto e não se reapresenta na quinta


Direção do Grêmio aguarda resposta do Porto por proposta de compra. Volante perderá começo da pré-temporada


Permanecer com Souza não é tarefa fácil. Não é à toa que a direção do Grêmio negocia com o Porto há quase 30 dias. Trata do ‘fico’ como ‘nova contratação’ e, apesar do otimismo em continuar com o volante, admite que ele será ausência na reapresentação de quinta-feira.
O contrato de empréstimo terminou em 31 de dezembro de 2012. Sem interesse em renová-lo, o clube europeu fez uma pedida inicial de 10 milhões de euros (R$ 26 milhões) pela liberação. O time brasileiro propôs 3 milhões de euros (R$ 8 milhões) por 50% dos direitos econômicos. Aguarda a resposta.
- Se negociamos há muito tempo, isto é um bom sinal. Se não houvesse entendimento, as tratativas teriam sido encerradas. Não é fácil, haverá um alto investimento do clube. Sem a renovação do empréstimo, o Souza virou uma nova contratação. E, neste caso, até termos uma definição ele é jogador do Porto – admitiu o diretor executivo de futebol Rui Costa.
Embora fora dos planos do técnico Vitor Pereira, Souza deve se apresentar quinta-feira ao Porto – a data é a mesma do Grêmio para retomar os trabalhos. Por enquanto, passa férias no Rio de Janeiro. Destaque do time de Vanderlei Luxemburgo, portanto, perderá os primeiros dias da pré-temporada tricolor. A diretoria não teme a hipótese de o jogador ficar fora da primeira fase da Libertadores.
- Vamos trabalhar para resolver o mais rápido possível. Não temo que ele fique fora da Libertadores. Temos até 48 horas antes do jogo para regularizar a situação dele – completou Rui.
O Grêmio estreia na busca pelo tri dia 23, em Quito, contra a LDU. A volta é dia 30. Quem passar, entra no Grupo 8.

in "globoesporte.globo.com"

Goiás não desiste de Walter


O empresário Teodoro Fonseca revelou há dias que Walter recebeu ordens para se apresentar no Dragão no decorrer da primeira semana de 2013.
Enderson Moreira, treinador do Goiás, acredita que ainda é possível convencer o FC Porto a prolongar o empréstimo de Walter por mais um ano. "Temos uma expectativa muito grande na questão do Walter para ver se esse processo é finalizado o quanto antes pela sua importância dentro da equipa do Goiás", disse à Rádio 730. 

A verdade é que o empresário Teodoro Fonseca revelou há dias que Walter recebeu ordens para se apresentar no Dragão no decorrer da primeira semana de 2013. A lesão de Kléber poderá abrir-lhe uma vaga no plantel e esse é um dos assuntos que terá de ser tratado com a direção portista. 

in "ojogo.pt"

HULK "Saí, estava na hora de novos desafios"


Avançado encontra-se de férias no Brasil e explicou porque trocou o FC Porto e Portugal pelo Zenit do campeonato russo.
De férias no Brasil, Hulk festejou a passagem de ano em João Pessoa, capital da Paraíba, e até teve direito a subir ao palco durante o concerto do grupo "Garota Safada". Citado pelo "globoesporte", o incrível deu uma entrevista na qual falou sobre a saída do FC Porto. "Acabei de chegar ao Zenit. Fui para lá porque, depois de conquistar 11 títulos pelo Porto, estava na hora de novos desafios", explicou 

Relativamente aos desejos para 2013, o avançado espera marcar presença na Taça das Confederações e começar a marcar lugar para o Mundial do próximo ano. "Já conversei noutras oportunidades com Felipão e ele sempre me tratou muito bem. Além disso, eu conheço muitos amigos que trabalharam com ele e todos o elogiaram muito. Quero ter esta oportunidade agora", referiu. 

in "ojogo.pt"

James ficou à margem

AINDA CONDICIONADO COM O NACIONAL À VISTA


James Rodríguez foi o último jogador do FC Porto a subir, na tarde de ontem, ao relvado do Estádio do Dragão. Isto porque o colombiano continua a recuperar da lesão que o afastou do último compromisso, frente ao Estoril, para a Taça da Liga. El Bandido evoluiu de forma condicionada e à margem dos restantes colegas de equipa, embora já tenha trabalhado com bola, o que é um bom sinal.

Contudo, isto acontece a quatro dias da receção ao Nacional, pelo que James continua em dúvida para esse compromisso. Ainda assim, nem tudo foram más notícias para Vítor Pereira. O técnico também viu Maicon evoluir de forma integrada com os colegas e, apesar de o ter feito com (poucas) limitações, a verdade é que está apto a ser chamado ao próximo jogo.

Em piores lençóis continua o avançado Kléber, que ontem nem sequer se mostrou, tendo apenas feito tratamento à sua lesão.

in "record.pt"