domingo, 1 de fevereiro de 2015

FC Porto-P. Ferreira, 5-0 (destaques)



Quaresma, pois claro, mas também muito Jackson

FIGURA: Quaresma 
A genialidade nasce no primeiro drible. A vírgula a puxar a bola da direita para o meio é soberba. Defesa de olhos perdidos, desviado do lance e a bola a pedir a parte de fora do pé direito de Quaresma. E ele, adorador de trivelas, faz-lhe a vontade. Que golo!!! Explosão no ângulo superior direito da baliza de Defendi, estádio rendido e o Harry Potter a reeditar atos de outros tempos. Lembram-se do que fez à Bélgica e ao Rio Ave? Noite inspirada, cumplicidade com o jogo e dois golos. Sim, o outro foi de penálti, cheio de classe: Defendi para um lado, bola para o outro.    

MOMENTO: a trivela mágica, minuto 44 
Bem, o instante está descrito nas linhas do texto anterior. Vejam as imagens televisivas, pois este golo vai correr o mundo. Se quiserem saber como o vivemos EM DIRETO basta clicar AQUI. Os estádios portugueses precisam tanto destes instantes! Arte pura e sacra. 

NEGATIVO: erro de Defendi no 1-0 
O Paços Ferreira aparentava ter o controlo do jogo e foi traído pelo seu guarda-redes. O cruzamento de Alex Sandro é bom, sim, mas a saída de Defendi é tudo menos exemplar. Jackson aproveitou e começou ali a acabar com as dúvidas. 

OUTROS DESTAQUES 

Jackson Martinez 
15 golos na Liga, trabalho e mais trabalho em prol da equipa, incansável em todos os aspetos. Este colombiano é um craque de rara estirpe, altruísta e apologista da superioridade do grupo sobre o indivíduo. O erro de Defendi é óbvio, mas lá estava ele à frente do marcador direto a inaugurar o marcador. Logo depois ganhou posição a Hélder Lopes e aguentou até à área. Foi derrubado e ganhou a grande penalidade. Noite positiva, pois. 

Cristian Tello 
O velocista espanhol estava mesmo a precisar de uma boa exibição e de um grande golo. A forma como complica decisões simples sublinha a falta de confiança evidente. O esforço está lá, a aplicação é inatacável, mas parece faltar-lhe sempre qualquer coisa. Curiosamente, até ao primeiro golo foi o mais inconformado, furou, criou espaços, cruzou, fez muitas coisas boas. Depois, a equipa subiu e Tello encolheu-se. Até reaparecer num golaço de livre direto, que só lhe pode fazer bem para o futuro imediato. Um caso peculiar, de facto. 

Sérgio Oliveira 
Holofotes projetados sobre o mais do que provável reforço do FC Porto, olhos encandeados, rendimento comprometido. Mais vítima do que réu, tal a desinspiração do Paços, mas, ainda assim, aquém do que se esperava dele. Bateu bem algumas bolas paradas e pouco mais. 

Óliver Torres 
A capacidade que tem de variar os flancos é notável. Pega bem na bola, com intensidade e precisão, e acaba por obrigar os adversários a abrirem espaços na defesa. Um bom jogo penalizado por um golo falhado na cara de Defendi, já no segundo tempo. 

Herrera 
O golo, facílimo, não esconde uma atuação com muitas más decisões. Correu muito, pensou pouco. Não está bem. 
Seri 
Um pontapé tremendo à barra, muito pulmão, o melhor do lado pacense. Lutou até à exaustão por outra sorte. Não chegou, longe disso.   

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto-P. Ferreira, 5-0 (crónica)

Era uma vez o rapaz da trivela 

Era uma vez… Quaresma. 

Todas as histórias de encantar, pedaços da nossa infância, começam assim. E o Mustang merece a deferência. É raro, muito raro, ver o que vimos no Dragão este domingo. O terceiro golo da noite é um prodígio de potência, colocação e efeitos especiais. Sim, efeitos especiais. 

O pontapé de trivela, três dedos na bola e o arco perfeito, é sobre-humano. É um truque saído da manga de um mágico, retocado na mesa de edição de imagem e servido ao público com um halo de perfeição. Que grande golo, caro leitor! 

O movimento de Quaresma é o habitual. A finta a procurar a zona central e a parte de fora do pé direito a fazer das suas. A bola explodiu no ângulo superior direito da baliza do Paços e dissipou, com a firmeza de uma alta patente, as poucas dúvidas que ainda assombravam o score. 

Por essa altura, perto do intervalo, o FC Porto já vencia por 2-0 e o Paços jogava encolhido e envergonhado. Um erro de Defendi deixou Jackson inaugurar o marcador, aos 28 minutos, e uma ação faltosa de Hélder Lopes permitira ao colombiano ganhar um penálti que Quaresma transforma tranquilamente em golo. 

Sobre este último lance, já agora, duas observações: a falta parece ser feita mesmo dentro da área, embora tenhamos ficado com dúvidas, mas o cartão exibido devia ter sido o vermelho. Jackson estava isolado e em posição frontal. 

Até esses dois golos, curiosamente, o FC Porto até nem estava brilhante. O dragão afoga-se, aqui e ali, nas travessuras do subconsciente. Deixa-se enlear nas suas próprias virtudes e transforma a competência na posse de bola num desvario estéril e ineficaz.      

Um atrevimento, no fundo, de uma equipa com sinais de viver na puberdade, com tudo de bom e mau que isso implica. 

Depois dos três golos até ao descanso, a segunda parte careceu de intriga, pois Herrera fez logo na reabertura o 4-0 (mais um lance do señor Jackson) e o FC Porto aproveitou para esticar as pernas, pegar no comando e bocejar enquanto esperava pelo toque de saída. 

O Paços lá reagiu, teve um pontapé de Seri à barra, mas foi sempre uma sombra do conjunto que já tantos e tão bons jogos fez. Basta recuar no calendário e recordar o ocorrido na Mata Real na noite de segunda-feira. 

Os castores sofreram, choraram, sucumbiram como se fossem o Coiote dos desenhos animados. E ainda levaram com um móvel na cabeça, quando Cristian Tello fez o 5-0 num livre direto extraordinário. O dragão lá tirou os pés da mesa e aproveitou para celebrar uma noite ideal para esquecer a amargura da derrota no Funchal. 

Este texto, porém, é de Quaresma. O que ele fez, poucos fazem, poucos sabem fazer. Era uma vez… 

in "maisfutebol.iol.pt"

ARGÉLIA DE BRAHIMI DESPEDE-SE DA CAN

Extremo portista fez a assistência para o único golo dos argelinos na derrota frente à Costa do Marfim (3-1)
Quatro dias depois de Aboubakar, Brahimi despediu-se este domingo da Taça das Nações Africanas (CAN), após a derrota da Argélia por 3-1 frente à Costa do Marfim, nos quartos-de-final da principal competição de selecções do continente africano. O extremo do FC Porto foi um dos melhores do lado dos argelinos, tendo feito a assistência para o único golo da equipa orientada por Christian Gourcuff.

No Estádio de Malabo, na Guiné Equatorial, os costa-marfinenses colocaram-se em vantagem no marcador aos 26 minutos, por Wilfried Bony, materializando a superioridade doselefantes durante a primeira parte. A resposta dos argelinos surgiu após o intervalo, com um golo logo no início da segunda metade: aproveitando um erro do adversário, Brahimi assistiu para Soudani fazer o empate, com um violento remate que só acabou no fundo das redes de Gbohouo.

A Argélia tinha o sinal mais no jogo, criava mais perigo, mas foi a Costa do Marfim a chegar ao 2-1, novamente por intermédio de Wilfried Boni (69m). Até ao final, Brahimi e companhia ainda foram à procura do empate, porém permitiram que o adversário chegasse ao terceiro, assinado por Gervinho.


in "fcp.pt"

JACKSON RECEBEU PRÉMIO DE MELHOR JOGADOR DE DEZEMBRO

Entrega ocorreu antes do apito inicial do FC Porto-Paços de Ferreira, este domingo
​O avançado Jackson Martínez recebeu, este domingo, antes do apito inicial do FC Porto-Paços de Ferreira, o prémio do melhor jogador de Dezembro atribuído pela Liga Portugal. José Mendes, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga, e João Lucas, delegado do Sindicato de Jogadores, entregaram o galardão ao colombiano, que recebeu 15,07 por cento dos votos.

O camisola nove marcou três golos em três jogos disputados no último mês de 2014 (dois na deslocação a Coimbra, frente à Académica, e um na goleada ao Vitória de Setúbal, no Dragão), superando assim Vítor Bruno, do Penafiel (14,07 por cento), e Gaitán, do Benfica (8,66). O vencedor desta distinção é apurado com base nos votos de todos os treinadores da Liga, de utilizadores registados no sítio oficial da Liga e do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol.


in "fcp.pt"

EFICÁCIA FOI A CHAVE NA GOLEADA DOS “BÊS”

Dragões bateram o Sporting da Covilhã por 4-0, com golos de Frédéric, Ivo, Francisco Ramos e Gonçalo Paciência
​O FC Porto B goleou, este domingo, o Sporting da Covilhã, por 4-0, com golos de Frédéric (2m), Ivo Rodrigues (16m), Francisco Ramos (38m) e Gonçalo Paciência (66m), em jogo da 25.ª jornada da Segunda Liga. Foi uma partida irrepreensível dos comandados de Luís Castro, que lhes permitiu ascender ao oitavo lugar da competição, com 38 pontos, ultrapassando o adversário deste domingo e o Feirense na classificação.

A partida começou, praticamente, com o golo de Frédéric, aos dois minutos, após uma combinação de Ivo Rodrigues com Pavlovski num canto curto, com este último a cruzar para um cabeceamento oportuno do extremo. Os Dragões mantiveram uma postura calma, com passes criteriosos e, novamente após um canto curto cobrado por Pavlovski, foi Rafa quem cruzou para mais um cabeceamento certeiro, desta vez de Ivo Rodrigues (16m). Os comandados de Luís Castro continuaram a tentar chegar à baliza de Taborda e, aos 37 minutos, o guardião forasteiro derrubou Ivo dentro da área: chamado a converter, o avançado permitiu a defesa de Taborda para o poste mas, na recarga, Francisco Ramos não perdoou e sentenciou o resultado ao intervalo (3-0).

Como lhe competia, a equipa visitante entrou mais acutilante na segunda metade, mas os portistas foram resolvendo, com maior ou menor dificuldade, os problemas criados pela formação serrana. Após a entrada de Tomás, aos 57 minutos, os Dragões voltaram a acelerar no relvado de Pedroso e, aos 66 minutos, após um livre de Rafa na esquerda, a bola sobrou para Gonçalo Paciência, que fez o seu segundo golo nesta semana (o primeiro foi frente à Académica, na Taça da Liga). O avançado podia mesmo ter bisado na partida, mas permitiu a defesa a Taborda numa grande penalidade (aos 70) e num lance em que surgiu isolado frente ao guarda-redes adversário (aos 72 minutos), nas melhores oportunidades dos “bês” até ao final do encontro.

Nota de destaque ainda para a estreia de Ruben Macedo, avançado dos Sub-19, pelo FC Porto B, que terá o seu próximo compromisso no sábado, pelas 11h15, no recinto do União da Madeira (26.ª jornada da Segunda Liga). A equipa madeirense está na sétima posição da tabela classificativa e conta com o mesmo número de pontos que os portistas.

No final do jogo, em declarações ao Porto Canal, o técnico Luís Castro enfatizou o golo que os Dragões obtiveram muito cedo na partida, pois deu “tranquilidade” à equipa: “O Sporting da Covilhã ficou sobre pressão muito cedo e isso abriu mais espaços, que foram aparecendo na primeira parte. No início da segunda metade, houve uma pressão alta do Covilhã e tivemos algumas dificuldades, mas o quarto golo veio tranquilizar-nos. A equipa tentou construir sempre a partir de trás e foi um bom jogo, com uma boa exibição. Foi um bom resultado, algo pesado para aquilo que aconteceu”.

FICHA DE JOGO


FC PORTO B-SPORTING DA COVILHÃ, 4-0
Segunda Liga, 25.ª jornada
1 de Fevereiro de 2015
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Luís Ferreira (Braga)
Ássistentes: Nuno Eiras e Luís Cabral
Quarto árbitro: Valdemar Maia

FC PORTO B: Raul Gudiño; Víctor García, Lichnovsky, Zé António e Rafa; Leandro, Francisco Ramos e Pavlovski; Frédéric, Gonçalo Paciência (cap.) e Ivo Rodrigues
Substituições: Leandro por Tomás Podstawski (57m), Frédéric por Ruben Macedo (73m) e Gonçalo Paciência por André Silva (76m)
Não utilizados: Kadú, David Bruno, Tomás Podstawski, Roniel, Pité e André Silva 
Treinador: Luís Castro

SPORTING DA COVILHÃ: Taborda (cap.); Tiago Moreira, Nana K, Edgar e Diogo Coelho; Zé Tiago, Agostinho e Carlos Manuel; Bilel, Erivelto e Traquina
Substituições: Traquina por Kizito (55m), Nana K por Yannick (78m) e Carlos Manuel por Samuel (78m)
Não utilizados: Igor, Vítor Massaia, Vasco, Adriano, Yannick e Samuel
Treinador: Francisco Chaló

Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Frédéric (2m), Ivo Rodrigues (16m), Francisco Ramos (38m) e Gonçalo Paciência (66m)
Disciplina: cartão amarelo a Taborda (37m), Leandro (45m), Gonçalo Paciência (54m), Tomás Podstawski (59m), Carlos Manuel (68m), Nana K (69m), Tiago Moreira (79m) e Kizito (90m)

in "fcp.pt"

SUB-17 GANHAM EM GUIMARÃES COM GOLOS DOS LATERAIS

Bruno Pereira e Diogo Casimiro materializaram superioridade azul e branca em encontro da segunda jornada da segunda fase do Nacional


Os Sub-17 voltaram a triunfar, na segunda jornada da segunda fase da série Norte do Campeonato Nacional de Juniores B, batendo desta vez o Vitória de Guimarães (2-0), no Campo n.º 3 do Complexo Desportivo Dr. António Pimenta Machado, terreno do adversário teoricamente mais complicado da série. Os golos foram apontados pelos laterais Bruno Pereira (15 minutos) e Diogo Casimiro (56). Na frente da classificação, só o Nacional acompanha o pleno dos Dragões, com seis pontos.

Tratou-se de um encontro completamente dominado pelo FC Porto, com um golo marcado em cada metade da partida. Em termos defensivos, os portistas foram muito consistentes, com grande atitude competitiva e tranquilidade nas saídas, enquanto que no ataque pecaram pela falta de eficácia. No entanto, os dois golos resultaram de jogadas de grande envolvimento colectivo, o que é comprovado pelo facto de ambos os defesas laterais terem marcado em situações de bola corrida. Já no último minuto de descontos, o árbitro assinalou uma grande penalidade que foi defendida pelo guarda-redes Diogo Costa, o que conferiu alguma justiça ao marcador.

Os comandados de Bino alinharam com Diogo Costa, Diogo Casimiro, Diogo Queirós, Pedro Marques, Bruno Pereira, Pires, Generoso (Madi Queta, 75m) Madiu (João Bola, 70m), Idrisa, Moreto e Michael Morais (Pedro Pereira, 58m).


in "fcp.pt"

ESTREIA VITORIOSA DOS SUB-15 NA SEGUNDA FASE

Dragões derrotaram o Rio Ave (2-1), na jornada inaugural da zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores C

Depois de terminarem invictos a primeira fase da zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores C, os Sub-15 entraram com o pé direito na segunda, ao vencer o Rio Ave (2-1), este domingo, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Romário Baro e Vítor Ferreira foram os autores dos golos dos azuis e brancos, ainda na primeira parte.

O jogo de estreia na fase que apura o campeão nortenho até nem começou bem para os portistas, que logo aos três minutos sofreram um golo. A desvantagem serviu de alerta e originou a reacção, com os azuis e brancos a criar várias ocasiões de perigo junto da baliza vilacondense. Não se estranhou, portanto, que chegassem ao empate, aos 20 minutos, por intermédio do Romário Baro, e, oito minutos depois, consumassem a reviravolta no marcador, com um belo remate de fora da área de Vítor Ferreira.

Na segunda parte o jogo continuou equilibrado, com oportunidades de golo para ambas as equipas, e, apesar de os Dragões terem revelado alguma intranquilidade nos últimos minutos perante o ascendente do adversário, o objectivo primordial foi conseguido: somar os três pontos. Na próxima jornada, há visita marcada para Guimarães, no domingo, numa prova em que os Sub-15 têm também como adversários o Sporting de Braga, o Marítimo e o Feirense.

Sob o comando de Luís Gonçalves, o FC Porto alinhou com: João Cardoso, Ruben Teixeira, João Serrão (cap.), Nuno Damas, Ruben Moura, Romário Báro, João Mário, Afonso Sousa, Vasco Paciência, Vítor Ferreira (Paulo Moreira, 60m) e Miguel Magalhães (Tiago Lopes, 51m).


ion "fcp,pt"

Génova levou nega por José Ángel

 Génova tentou garantir junto da SAD do FC Porto o empréstimo de José Ángel, lateral-esquerdo espanhol que no Dragão tem vivido à sombra de Alex Sandro. O emblema italiano, contudo, ficou a saber pelo empresário do jogador que o FC Porto não estava sequer disposto a escutar qualquer proposta pelo futebolista (tem contrato até 2018), porque apesar de não jogar com frequência, José Ángel é considerado como um elemento do papel do qual Julen Lopetegui não abdica.

in "abola.pt"

Paulo Fonseca soube sempre separar as águas

DISCURSO EQUILIBRADO MAS CORAÇÃO VIRADO PARA PAÇOS

No momento em que regressa ao Estádio do Dragão, agora como treinador adversário, Paulo Fonseca está de castigo e, como consequência disso, não pôde fazer o lançamento do jogo, em conferência de imprensa. No entanto, Record recorreu ao arquivo para recordar o que o técnico, de 41 anos, disse no jogo da 1.ª volta, e não só. Também pesquisámos as conferências da época passada, quando, enquanto técnico do FC Porto, Paulo Fonseca defrontou o P. Ferreira. Analisados os discursos, conclui-se que o técnico soube sempre separar as águas, embora tenha demonstrado uma ligação mais vincada com os castores.

“É um passado que me orgulha imenso, do ponto de vista sentimental vai ser especial. Estarão, do outro lado, pessoas que marcaram para sempre a minha vida. Por outro lado, é o próximo adversário e os nossos objetivos são os mesmos, queremos vencer. A minha ligação ao Paços não vai alterar isso”, confessou na época passada enquanto técnico dos dragões, dois dias antes do reencontro com os pacenses.

“Se vai ser um jogo especial para mim? Não podia estar mais de acordo com essa observação... Será especial para mim e para a minha equipa técnica, não por defrontarmos o FC Porto, mas por regressarmos ao nosso estádio, remodelado, e para junto dos nossos sócios e adeptos”, afirmou antes do duelo da 1.ª volta.

in "record.pt"

HULK "Quem sabe não volto?"

A pretexto de ter sido ultrapassado por Jackson na lista dos melhores marcadores no Estádio do Dragão, Hulk continua a deixar clara a sua ligação com o FC Porto.


Há um novo rei dos marcadores no Dragão. Foi em grande estilo - de calcanhar - que Jackson ultrapassou Hulk na lista de artilheiros e o colombiano até já prometeu aumentar a marca dos 45 golos atingida contra a Académica, em jogo a meio da semana. Através de O JOGO, Hulk passa o testemunho e dá os parabéns ao antigo companheiro. Mas também deixa um aviso, em jeito de desafio, ao Cha Cha Cha: talvez um dia volte ao FC Porto para reclamar o trono.

Hulk garante que não ficou triste por ter perdido o primeiro lugar entre os artilheiros do Dragão, sobretudo "por ter sido para quem foi". Os elogios ao colombiano são muitos, mas Hulk até admite voltar um dia ao Dragão para reclamar o trono que perdeu na quarta-feira. "Saí do FC Porto e deixei uma ligação muito boa com o clube, os jogadores, a Direção e os adeptos. Continuo a acompanhar e a torcer de longe e quem sabe se no futuro, daqui a uns dois anos, eu não volto e ultrapasso o Jackson de novo entre os artilheiros do estádio?", atirou, mais em jeito de desafio do que de promessa.


in "ojogo.pt"

DRAGÕES TENTAM MANTER-SE INVICTOS FRENTE AO PAÇOS DE FERREIRA

Jogo da 19.ª jornada da Liga pode ser seguido através do Twitter
O FC Porto recebe este domingo (20h15) o Paços de Ferreira no Estádio do Dragão, em busca da 14.ª vitória em jogos caseiros frente à equipa da Mata Real. O desafio será antecipado no Porto Canal, a partir das 19h30, e seguido em tempo real no Twitter do FC Porto e acompanhado no Facebook e Google+. Logo após o apito final, poderá sintonizar de novo o Porto Canal para o rescaldo da partida e ler aqui a habitual crónica.

É a segunda vez que as duas equipas se encontram esta época, depois do triunfo dos portistas (1-0) na segunda jornada da Liga. Se, no Estádio da Mata Real, os pacenses até já conseguiram duas vitórias, em casa do Dragão nunca na sua história alcançaram tal feito. Em 16 jogos, o FC Porto soma 14 triunfos tendo apenas cedido dois empates, o último dos quais na penúltima jornada da edição 2010/11 da Liga portuguesa, numa altura em que os Dragões já tinham assegurado o título de campeão nacional, em pleno Estádio da Luz.

As estatísticas das partidas entre as duas formações - que estão separadas na tabela por 14 pontos - são largamente favoráveis aos azuis e brancos. Nos 16 jogos, já marcaram 36 golos (uma média de 2,25 por encontro), tendo consentido apenas sete, sendo o 2-0 o resultado mais frequente.


in "fcp.pt"

DRAGON FORCE MANTÉM O PLENO DE VITÓRIAS EM ESGUEIRA

Portistas conquistaram o 13.º triunfo (87-53), no pavilhão do sexto classificado da Proliga, em jogo da 14.ª jornada

Frente ao sexto classificado à entrada para este fim-de-semana, os azuis e brancos entraram no jogo a todo o gás e mostraram por que continuam invictos na prova, impondo um parcial de 24-16 logo no primeiro período, chegando​Na sempre difícil deslocação ao Pavilhão do Esgueira, da 14.ª jornada da Proliga, o Dragon Force somou a 13.ª vitória (87-53) em 13 jogos disputados na prova. Feitas as contas, mantém a liderança isolada da classificação (26 pontos) e termina a ronda, pelo menos, com os mesmos cinco pontos de vantagem sobre o segundo, o Eléctrico, que só entra em campo este domingo. ao final do segundo com uma vantagem de nove pontos. O intervalo parece não ter feito bem às duas equipas, que tizeram nos primeiros dez minutos da segunda parte a sua fase menos produtivos de toda a partida, marcando-se apenas 21 pontos (nove para os da casa, 12 para os Dragões).

A vantagem portista era de 12 pontos (54-24), mas estava longe de poder sentenciar a partida. No último período, os azuis e brancos resolveram, de vez, a questão, com um excelente parcial de 29-15, colocando o Esgueira a 34 pontos de distância no resultado final. Miguel Queiroz, que foi o MVP do jogo (16 pontos, 11 ressaltos e duas assistências), e André Bessa (20 pontos) estiveram em destaque entre os comandados de Moncho López.

FICHA DE JOGO

ESGUEIRA-DRAGON FORCE, 57-83
Proliga, 14. ª jornada
31 de Janeiro de 2015
Pavilhão do Esgueira

Árbitros: Hugo Silva e Diogo Martins

ESGUEIRA: Renato Loio (5), António Gaioso (13), João Almeida (13), Francisco Mota (4) e Pedro Valente (9) 
Jogaram ainda: Tiago Almeida (3), Hugo Assunção (8) e André Occhialini (2)
Treinador: Pedro Costa

DRAGON FORCE: Ferrán Ventura (5), Pedro Bastos (9), João Torrie (8), António Monteiro (4) e João Grosso (6)
Jogaram ainda: João Ribeiro (7), André Bessa (20), Miguel Queiroz (16), Pedro Figueiredo (2) e João Gallina (6)
Treinador: Moncho López


in "fcp.pt"