quinta-feira, 14 de abril de 2011

Helton: «Vamos manter a humildade»

Helton, guarda-redes do FC Porto, em declarações após a vitória sobre o Spartak, por 5-2, na segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa, que carimbou a passagem dos azuis e brancos às meias-finais da competição:

«O facto de termos concretizado algumas das oportunidades acabou por ajudar bastante. Apesar de termos conseguido bons resultados, sabíamos que este jogo seria difícil. Valeu a pena o esforço e saber sofrer. Vamos manter o empenho, o jogo colectivo e a humildade, dados que nos têm ajudado muito. Temos muita confiança, mas também a consciência de que nada é fácil.»


in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk explica «paradinha» antes do primeiro golo em Moscovo

Avançado queria oferecer golo a Falcao


Hulk abriu caminho para a vitória do F.C. Porto sobre o Spartak (5-2), em Moscovo, no jogo da segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa, com uma arrancada impressionante. O avançado deixou os adversários nas suas costas, mas antes de atirar para as redes ainda olhou para trás. No final do jogo explicou a hesitação.

«O Helton tinha acabado de fazer uma grande defesa e eu tive a felicidade de tabelar com o Falcao e abri o marcador, o que foi importante para nós, tranquilizou o nosso jogo. Depois de arrancar ainda olhei para ver se o Falcao estava ao meu lado, para poder fazer a assistência para ele marcar e para que possa ser o melhor marcador da prova. Com a nossa humildade e concentração, as coisas vão acontecendo», comentou.

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas: «Três equipas nas 'meias' é algo notável»

TORCE POR APURAMENTO DE BENFICA E SP. BRAGA


O técnico André Villas-Boas mostrou-se naturalmente radiante com o triunfo garantido na Rússia por 5-2 diante do Spartak Moscovo, em jogo da 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa.
"Queríamos anular o golo que o Spartak tinha marcado no Dragão e felizmente conseguímos, talvez no momento em que o Spartak tinha criado algumas oportunidades. Vivemos dessa eficácia para chegar primeiro ao golo", começou por explicar o técnico dos dragões.
"Depois fomos ficando mais criteriosos até chegar ao segundo e depois na segunda parte os níveis de concentração das duas equipas baixaram um pouco. Valeu acima de tudo pela vitória, pelo resultado e por um percurso que está cada vez a ser mais impressionante", acrescentou.
Uma caminhada notável
"Este foi um percurso muito importante e felizmente estão três equipas portuguesas nos quartos-de-final e uma já presente nas 'meias'. Esperemos que passem as três às meias-finais e toda esta alegria que se vive é ótima para nós, porque o que se está a atingir é algo histórico. Em 2003, estava o FC Porto e o Boavista nas 'meias' da UEFA e a oportunidade de ter três equipas nesta fase é algo notável para o futebol português e reflete o trabalho que se tem desenvolvido", elogiou o técnico azul e branco.
"Neste momento a crença de todas as equipas e todos os jogadores em conquistar o troféu está cada vez mais presente. São jogos de uma intensidade emocional extrema e, acima de tudo, quem se mostrar mais competente nas duas mãos passará à final. Vai ser necessário um pouco mais do que demos hoje, mais compromisso, mais exigência para tentar chegar a uma final muito desejada", frisou, já em antevisão ao encontro das meias-finais, que deverá ser diante do Villarreal.
A finalizar, o técnico dos dragões confessou que, se fosse adepto, iria para a Avenida dos Aliados festejar no caso de o FC Porto conseguisse o apuramento para a final.
in "record.pt"

Fucile: «Num relvado normal não me teria lesionado»

LATERAL PODE TER FRATURADO A CLAVÍCULA ESQUERDA


Com o final da época em risco, pois possivelmente fraturou a clavícula esquerda, Fucile culpou o relvado sintético do Estádio Luzhniki pela lesão sofrida ainda na primeira parte do jogo com o Spartak.
"Se fosse um relvado normal e não um sintético, não me teria lesionado. Julgo que parti a clavícula e agora vamos ver o que os exames revelam", afirmou o internacional uruguaio no final do encontro com a equipa russa.
Apesar de um pouco abalado com a situação, Fucile procurou passar uma mensagem de otimismo. "Já caí muitas vezes, mas levantei-me sempre. Vamos ver até que ponto é grave", observou.
A gravidade da lesão será definida nesta sexta-feira, com a realização de exames mais rigorosos. No entanto, caso o diagnóstico inicial seja confirmado, o tempo de paragem previsto não será inferior a um mês, o que impediria o lateral de atuar no que falta da presente temporada.
in "record.pt"

F.C. Porto: Walter diz ter «80 por cento» de hipóteses de sair

Brasileiro quer ganhar um lugar na selecção olímpica do Brasil


Convocado por Villas-Boas para a deslocação à Rússia, onde acabou por ficar de fora da vitória sobre o Spartak (foi o 19º jogador), Walter deu uma entrevista por telefone directamente de Moscovo. Fê-lo ao jornal Zero Hora, de Porto Alegre (Brasil) e a mesma serviu para manifestar algum desconforto.

Pouco utilizado na equipa portista, ele que desde a mudança do ano só jogou vinte minutos em Portimão (e só em mais três jogos esteve no banco), Walter diz que está a perder tempo na corrida por um lugar em Londres. Por isso, e porque as Jogos Olímpicos são já para o ano, precisa de jogar.

«Conversei com meu empresário», disse, referindo a Teodoro Fonseca, o mesmo agente que representa Hulk. «Tenho 80 por centos de hipóteses de voltar ao Brasil no final da época europeia, em Junho. Talvez eu consiga um empréstimo. Uns quatro ou cinco clubes brasileiro estão interessados.»

De resto esta não é a primeira vez que Walter pede para sair do F.C. Porto. Em Janeiro, revelou o avançado na mesma entrevista, solicitou que o clube o emprestasse, mas a resposta da direcção azul e branca foi um rotundo não. O atleta foi então considerado como uma peça importante para da equipa.

Com 21 anos, Walter destacou-se no Sul-Americano 2009, no qual foi o melhor jogador e melhor marcador. Com um trajecto de respeito na selecção sub-20 do Brasil, o avançado espera estar agora nos Jogos Olímpicos. Para isso precisa de jogar. «As pessoas só olham para quem está a jogar.»

No entanto, Walter confessa também que gosta da vida em Portugal. Diz que vive numa casa à beira do mar, destaca a tranquilidade do Porto e realça o tempo que tem para passar com a família. Sobretudo quando está quase a ser pai. Como homem está bem no Porto, como atleta quer jogar mais.

in "maisfutebol.iol.pt"

Liga Europa: Spartak Moscovo-F.C. Porto, 2-5 (crónica)

Avassalador: dez golos para chegar às meias


O F.C. Porto manteve-se fiel ao seu trajecto europeu e somou mais uma vitória fora de portas (já vão sete), no Estádio Luzhny, frente ao Spartak Moscovo (5-2), confirmando a qualificação para as meias-finais, de forma tranquila, com 10-3 na soma dos dois jogos (novo recorde de golos nos quartos), ficando agora à espera do Villarreal que, esta quinta-feira, também deverá carimbar a qualificação frente ao Twente.


André Villas Boas, como tinha anunciado, mostrou-se cauteloso, fazendo apenas uma alteração em relação ao jogo do Dragão, deixando Varela no banco para apostar em Cristian Rodríguez. Uma aposta ganha, uma vez que o uruguaio, com um golo e uma assistência, acabou por ser uma das figuras do jogo. O Spartak tinha de marcar cedo para manter aspirações e, por isso, apresentou-se no sintético de Luzhny com as suas linhas bem subidas, proporcionando uma grande concentração de jogadores numa curta faixa no centro do terreno. 



Uma conjuntura totalmente favorável ao F.C. Porto, como o próprio jogo encarregar-se-ia de demonstrar, com os homens de Villas Boas, com uma técnica mais apurada, mais habilitados para jogar num espaço apertado. O jogo até estava equilibrado, quando Hulk, sem avisar, meteu a quinta e foi por ali fora, deixando toda a gente nas suas costas para bater Dykan, pela primeira vez, com tranquilidade. Se havia dúvidas quanto à eliminatória, estas ficaram definitivamente enterradas, até porque o F.C. Porto voltou a marcar nos descontos da primeira parte, com Rodríguez a desviar de cabeça um canto de Hulk.



Valery Karpin trocou dois jogadores ao intervalo, enquanto Villas Boas poupou Moutinho, o único jogador que tinha em risco de falhar o primeiro jogo das «meias». A segunda parte começou praticamente com o terceiro golo do F.C. Porto: Ruben Micael destacou Falcao que, depois de uma primeira defesa de Dykan, ofereceu o golo a Guarin. O vencedor estava encontrado, mas ninguém baixava os braços. O Spartak reagiu e reduziu logo a seguir, numa iniciativa individual de Dzyuba a revelar que, afinal, o F.C. Porto não era imbatível em terras russas. Dois minutos depois, novo canto e novo golo para o F.C. Porto, com Falcao a reforçar o seu saldo na luta pelo título de melhor marcador da competição, agora com doze golos.



O jogo seguia intenso, mas com o F.C. Porto a revelar sempre uma segurança inabalável, mesmo quando Ari voltou a reduzir, a vinte minutos do final, por Ari. O F.C. Porto, nesta altura, já tinha igualado o recorde de golos nos quartos-de-final da Liga Europa, mas acabou por destacar-se, a dois minutos do final, com Rúben Micael, depois de um remate de James à trave, a assinar o quinto golo da tarde, o décimo na eliminatória. Esmagador.

inh "maisfutebol.iol.pt"


FC PORTO VITALIS VENCE COM DISTINÇÃO O ÁGUAS SANTAS

O FC Porto Vitalis venceu, esta quarta-feira, o Águas Santas, no Pavilhão Dragão Caixa, por categóricos 43-22, consolidando, à terceira jornada, a liderança da fase final do campeonato de andebol.

A equipa orientada por Ljubomir Obradovic irrompeu muito bem na partida, mostrando-se bastante coesa na defesa e aproveitando os contra-ataques rápidos para se adiantar de pronto no marcador.

A superioridade azul e branca manteve-se até ao intervalo, de forma inequívoca, registando-se nessa altura já uma diferença de 10 golos (20-10), prenunciadora do que seriam os segundos 30 minutos.

Após o regresso dos balneários, o técnico sérvio lançou os jogadores menos utilizados, com estes a responderem da melhor maneira, acentuando ainda mais a assimetria entre as duas equipas.

Num desafio farto em golos, importa também destacar as boas exibições dos guarda-redes dos Dragões: Hugo Laurentino defendeu 11 remates, revelando uma eficácia de 52 por cento; Alfredo Quintana assumiu a baliza em toda a etapa complementar, efectuando 10 defesas (eficácia de 45 por cento).

Todos os jogadores de campo do FC Porto Vitalis marcaram: Gilberto Duarte, 7; Dario Andrade, 5; Ricardo Moreira, 5; Tiago Rocha, 4; Wilson Davyes, 4; Inácio Carmo, 4; Augusto Pedro, 3; Pedro Spínola, 3; Edvaldo Ferreira, 3; Filipe Mota, 2; Elias Nogueira, 2; Nuno Grilo, 1.

Declarações de Ljubomir Obradovic no final:

Bom prenúncio para o que resta da prova
«Estou contente; hoje jogámos como treinámos. Este desafio é um bom prenúncio para os sete jogos finais. Demonstrámos o nosso valor e alcançámos uma vitória justa.»

Continuar a praticar um andebol de alto ritmo
«É o segundo ano em que estamos juntos, portanto é normal que a equipa pratique um andebol com um ritmo alto, com uma defesa coesa e rápidas reposições de bola e saídas para o contra-ataque. Temos de continuar assim.»

Importante poder rodar a equipa
«Gosto de ter 14 jogadores e de poder rodar a equipa, principalmente nesta fase mais intensa, em que o calor nos pavilhões provoca um desgaste maior. Gostei muito do jogo e da atitude dos jogadores menos utilizados.»



in "fcp.pt"

Mourinho: "FC Porto pertence à Champions!"

Após a partida, e em declarações à RTP, José Mourinho elogiou as três equipas portuguesas que hoje tentam carimbar os passaportes para as meias-finais da Liga Europa. "Espero que sigam os três em frente", desejou o técnico do Real Madrid, considerando que o FC Porto está alguns degraus acima de Benfica e Braga. "É uma equipa de nível de Champions, é demasiado forte para a Liga Europa", afirmou.

Mourinho mostrou-se contra a regra da UEFA que permite ao terceiro classificado dos grupos da Liga dos Campeões seguir para a Liga Europa. "Uma equipa não devia jogar duas competições europeias na mesma época. Mas o Braga, com uma carreira espectacular, que na Champions também esteve espectacular, continua ao mesmo nível", elogiou, sendo depois crítico em relação ao Benfica: "Foi eliminado da Champions num grupo onde não o devia ter sido, mas que agora também está bem."

in "ojogo.pt"

AVB: "Chegamos aqui no topo da forma e da confiança"

Villas-Boas assumiu um discurso de cautela e de comprometimento absoluto relativamente ao jogo com o Spartak, recusando-se a dar a eliminatória como garantida. O treinador acredita na competência dos russos e, também por isso, afastou qualquer hipótese de apresentar um onze alternativo. Nem mesmo o facto de Moutinho estar à bica em termos de amarelos o fará mudar de ideias. Aliás, Villas-Boas até desvalorizou os jogos que se seguem com Sporting e Benfica.

Uma vantagem tão grande pode trazer alguma descontracção?
Acho que não. Qualquer desvantagem pode ser recuperada. Respeitamos isso e o imprevisível que pode acontecer. Estaremos alertas e despertos. Entraremos comprometidos com o passar da eliminatória. No futebol, não há impossíveis, mas estamos focalizados em passar.

A seguir ao Spartak, vêm o Sporting e o Benfica. Onde é que vai apostar mais?
A melhor aposta é pensar individualmente à medida de cada jogo. Não me passa pela cabeça, com este nível de dificuldade dos três jogos, gerir ou apostar mais num ou outro. São todos de extrema importância. Vamos enfrentar um de cada vez. Este é decisivo para meias-finais da Liga Europa, e é preciso valorizar isso porque há três equipas portuguesas que estão perto desse sonho, o que é inédito e valoriza o que é o nosso talento individual e colectivo.

O trabalho mental é diferente em função da vantagem?
A reunião com os jogadores será amanhã, e as mensagens serão dadas apenas nessa altura, com a ideia de passar a eliminatória.

O FC Porto chega a esta altura da época no topo da forma e da confiança?
Poderia dizer que sim e não, mas acho que sim. Temos construído algo muito sólido e temos conseguido bons resultados, principalmente nesta segunda volta do campeonato e fase decisiva das outras competições. Estamos orgulhosos, mas tudo terminará em inglória e crítica se não continuarmos a ganhar. O grande objectivo está atingido, mas temos de nos focalizar nos outros.

É mais fácil gerir depois de o campeonato já estar conquistado?
Mais difícil é manter os objectivos todos em aberto e conquistar o principal e ainda estar nesta fase da prova. Levamos um percurso que é fantástico. Mesmo que o FC Porto ficasse pelo caminho amanhã, o percurso seria notável, tendo em conta o que se passou no campeonato e na Taça. Ainda mais difícil é pela forma como o temos feito, privilegiando o jogo e o espectáculo.



"Favoritos estão sempre a mudar"

Apesar de estar com um pé nas meias-finais e mais perto do sonho de chegar a Dublin, Villas-Boas procurou retirar o rótulo de favorito que tem sido colado ao FC Porto. "Não nos atribuímos esse papel. À medida que se vai saltando eliminatórias, os favoritos mudam e não faz sentido falar nisso. Grandes equipas já caíram, como o Sevilha, o Liverpool e o Zenit; vão ficando para trás e também eram apontados como favoritas e estavam bem cotadas nas apostas. Vamos acreditando que podemos conquistar a competição cada vez mais, mas sem sentimento de favoritismo", atirou, garantindo que não tem qualquer "feeling" sobre quem serão os finalistas. "Temos de ganhar ao Spartak e depois pensar em quem vai às meias-finais. Não tenho 'feeling' nenhum desta vez", frisou.
O FC Porto volta a jogar no relvado sintético do Estádio Luzhniki, e Villas-Boas admitiu que, desta vez, a equipa estará mais preparada? "A experiência do outro jogo é óptima porque os jogadores terão isso no subconsciente, ao nível das adaptações e dos efeitos da bola. Será uma vantagem no sentido em que tomarão melhores decisões do que da outra vez. Já a temperatura não me parece relevante", sublinhou, voltando a insistir no discurso da cautela e do alerta e assegurando que o FC Porto não vai encarar esta partida como sendo apenas para cumprir calendário. "Será um desfio muito difícil. As palavras de Karpin são claras, quando ele diz que a equipa se pode transcender. E quando uma equipa se tenta transcender, podem acontecer duas coisas: transcender-se ou correr para pior. Acredito na competência desta equipa, que esteve na Champions e ganhou ao Marselha e tem potencial para se transcender", atirou.

"Resultado não reflecte diferença entre as equipas"

Questionado por um jornalista inglês presente em Moscovo, André Villas-Boas fez questão de elogiar a equipa do Spartak de Moscovo, sublinhando que a partida no Dragão correu bem ao FC Porto. "O Spartak esteve muito bem nos primeiros 20', criando boas ocasiões", começou por reconhecer o técnico portista. "Depois controlámos o jogo, ficámos mais confiantes e conseguimos o 1-0 antes do intervalo", acrescentou, explicando a evoluçãofavorável da partida da primeira-mão. "Na segunda parte, fizemos o 3-1 aos 85' e ainda marcámos mais dois golos. Penso que o resultado não reflecte a diferença entre as equipas; o Spartak foi infeliz ao sofrer os últimos dois golos, que nos dão esta vantagem", referiu, fazendo questão de evitar comentar a sugestão de Valery Karpin, que convidou os adeptos russos a atirarem ovos podres aos seus jogadores.

Desmentido alegado interesse do Liverpool

O diário desportivo italiano "Gazzetta dello Sport" noticiou ontem que Villas-Boas teria já assumido um pré-acordo com o Liverpool. O treinador portista desmentiu o rumor de imediato. "Isso não é verdade, são especulações que não fazem sentido. Nasci no Porto e sou adepto do FC Porto, podem tirar as vossas próprias conclusões."

Amarelos de João Moutinho não preocupam a equipa técnica

João Moutinho está em risco de falhar a primeira mão das meias-finais caso, como se espera, o FC Porto confirme o apuramento e o médio seja admoestado esta noite. Uma situação que não condiciona as escolhas de Villas-Boas. "Exemplifico com o que se passou em toda a segunda volta, na qual não fizemos gestão nem privilegiámos outros jogos 'a posteriori'. Por isso é que não há gestão; se Moutinho for opção, será uma opção estratégica."

in "ojogo.pt"

Jogo para honrar a história

PASSAGEM ÀS "MEIAS" É UMA QUESTÃO FORMAL


O FC Porto volta a jogar numa cidade de onde só saiu com vitórias. É um compromisso interessante para apimentar um duelo claramente inclinado para o lado português e que parece carecer de grandes motivos de interesse. Por muito que Villas-Boas se esforce por alertar contra o perigo moscovita, a verdade é que até o Spartak desconfia das suas capacidades de inverter uma eliminatória que lhe é desfavorável por 5-1.
É esta a marca que ressalta do duelo da semana passada e que assusta a “equipa do povo”, mergulhada numa crise interna ao nível do péssimo arranque de campeonato (4 jogos, 7 pontos). Perante isto, irá o FC Porto gerir os seus ativos? A resposta parece, ainda assim, óbvia.
in "record.pt"

Incrível até na Rússia

HULK DÁ AUTÓGRAFOS EM PASSEIO NO KREMLIN


Pouco mais de um mês depois da última visita a Moscovo, o FC Porto está de regresso à capital russa e, desta feita, variou no destino do habitual passeio matinal que antecede o dia do jogo. Ontem, a Praça Vermelha não ficou pintada de azul, mas o Kremlin sim. Numa visita guiada àquela que é a sede do governo russo, Hulk (quem mais?) voltou a estar no centro das atenções.
A fama do Incrível, está mais do que visto, atravessa fronteiras, culturas, sexo e religiões. Reconhecido na fortaleza do Kremlin, o passeio portista não terminou sem que Hulk tivesse de parar para dar autógrafos e tirar as fotografias da praxe. Uns só o abordaram por se terem apercebido que se tratava de um jogador de uma equipa de futebol, mas outros chegaram mesmo a questionar a equipa de reportagem de Record. “Aquele é o Hulk, não é?”, perguntaram num inglês corrente e cada vez mais usado em solo russo.
in "record.pt"