domingo, 2 de dezembro de 2012

Artur Jorge diz que o F.C. Porto «tem grandes hipóteses» em Paris


Artur Jorge, antigo treinador do F.C. Porto e do Paris Saint-Germain, acredita que os «dragões» têm «grandes hipóteses de fazer um bom resultado em Paris» e garantir terça-feira o primeiro lugar do Grupo A da Liga dos Campeões.

Em declarações à agência Lusa, o antigo treinador antevê «um bom jogo, entre duas boas equipas, com bons jogadores, que querem ficar à frente do grupo, porque também é importante ficar em primeiro».

Para além do prestígio, o treinador que levou o F.C. Porto à conquista da Taça dos Campeões, em 1987, destaca ainda que «o vencedor do grupo defrontará uma equipa segunda classificada na fase seguinte», logo teoricamente mais acessível. «É um jogo importante. São duas equipas com nível, com nome e é importante qual fica em primeiro lugar. Também por isso, antevejo que vai ser um jogo bom», sustentou.

Artur Jorge considera que ainda é cedo para aferir qual das equipas está melhor, até porque ambas se assumem como candidatas ao título, mas espera que o F.C. Porto saia vencedor. «Estamos no início da época, ainda faltam muitos jogos e, nesta altura, não podemos dizer muito mais. São duas boas equipas, com jogadores de grande qualidade. Se estiverem ao seu nível, podemos assistir a um grande jogo», defendeu.

O ex-técnico considera que os portistas possuem um grande meio-campo e bons avançados, tal como o PSG, pelo que entende que são duas equipas positivas, com grande vontade de jogar bem e de marcar golos. «Isto tudo são aliciantes que vão fazer com que este jogo seja um jogo bom. Se o F.C. Porto jogar ao seu nível, tem grandes hipóteses de fazer um bom resultado em Paris», justificou.

O ex-treinador, que se sagrou campeão nacional pelos dois clubes, sublinha que «o PSG tem presentemente condições que nunca teve. Pode comprar os jogadores que quiser e quando se tem jogadores de muita qualidade, e treinadores, as portas estão completamente abertas». «Se olharmos para o F.C. Porto, também é um bocadinho a mesma coisa. É um clube muito grande e eu não diria que tem um passado, mas sim um presente muito forte nas competições europeias», adiantou.

Por tudo isto, Artur Jorge acredita que as equipas vão proporcionar um bom jogo, positivo, e sustenta que o PSG não é só Zlatan Ibrahimovic, «embora a equipa seja mais forte a jogar com o internacional sueco». «É um jogador que faz golos, tem feito no campeonato e na Taça, e é um verdadeiro ponta-de-lança. Faz golos à frente, atrás, à esquerda e à direita, com os pés, com a cabeça, com o calcanhar. É um jogador de muita qualidade», disse.

No entanto, acrescenta, «se se olhar para o F.C. Porto, também tem jogadores capazes de fazer golos, tem muitos e bons jogadores. Toda a gente sabe quem são e não vale a pena destacar nenhum».

Artur Jorge pretende assistir ao jogo no Parque dos Príncipes, até porque ao vivo tem outra envolvência, mas não sabe ainda se tal será possível, devido aos seus afazeres pessoais.

Além da conquista europeia, Artur Jorge foi três vezes campeão nacional com o F.C. Porto (1984/85, 1985/86 e 1989/90), tendo também conquistado uma Taça de Portugal (1990/91), e foi campeão francês, pelo Paris Saint-Germain (1993/94).


in "maisfutebol.iol.pt"

Mangala: dos subúrbios de Paris para o Parque dos Príncipes


Eliaquim Mangala regressará a França, dezassete anos após ter emigrado para a Bélgica, pela porta grande. O defesa do F.C. Porto nasceu nos subúrbios de Paris e entrará no Parque dos Príncipes como titular da equipa portuguesa. Está a crescer.



Nesta altura, o esquerdino já jogou mais que em toda a época passada. São 17 encontros como elemento utilizado por Vítor Pereira, contra apenas 14 ao longo da temporada 2011/12.

Em Braga, Mangala marcou até o seu segundo golo da época, insuficiente para garantir a continuidade do F.C. Porto na prova. O defesa marcara igualmente na Madeira, frente ao Nacional, também para a Taça de Portugal.

O contraste é evidente. Depois de uma época de adaptação, com 14 jogos e 1 golo (frente ao Benfica, para a Taça da Liga), o jogador de 21 anos foi conquistado espaço no onze de Vítor Pereira e apresenta-se agora como solução interessante para o setor defensivo.

Nesta terça-feira, Eliaquim Mangala pisará o relvado do Parque dos Príncipes com confiança renovada e sensações mistas. No final de 2011, o defesa admitiu ser adepto do Paris Saint-Germain. 

«Sou grande adepto do clube. Se eles me quisessem ia já a correr», disse ele, há um ano.

Algo natural. Eliaquim Mangala nasceu em Colombes, um subúrbio de Paris, a 13 de fevereiro de 1991. Embora tenha acompanhado a família na mudança para a Bélgica, com apenas quatro anos, o jogador não esqueceu as suas raízes.

O defesa do F.C. Porto representa os sub-21 de França e quererá, no regresso ao Paris, deixar boas indicações aos responsáveis da seleção gaulesa.

Testado na pré-época como lateral esquerdo, Mangala não conseguiu disfarçar algum desconforto na posição, mais até que Maicon quando Vítor Pereira lançou o brasileiro à direita. O treinador pretendia desenvolver outro tipo de rotinas nos centrais. Parece ter resultado.

A lesão de Alex Sandro motivou a utilização de Mangala à esquerda, com crescente aceitação por parte dos adeptos. Quando o brasileiro regressou, Vítor Pereira sacrificou Abdoulaye e devolveu Mangala ao centro. Será nessa posição que irá surgir no Parque dos Príncipes.

Na receção ao Paris Saint-Germain, Eliaquim Mangala entrou ao minuto 90 para substituir James Rodriguez, o autor do golo solitário (1-0). Na semana seguinte, o embate com o Sporting originou as lesões de Alex Sandro e Maicon, abrindo espaço para a sua entrada no onze.

Vítor Pereira está satisfeito. Aposta em Otamendi e Mangala para anular Ibrahimovic e garantir o primeiro lugar no grupo da Champions. Será uma noite especial para o rapaz que cresceu na Bélgica sem esconder o desejo de regressar a Paris. Pela porta grande.


in "maisfutebol.iol.pt"

FC PORTO B PROLONGA SENDA VITORIOSA


O FC Porto B somou este domingo mais uma vitória na Segunda Liga, ao triunfar por 2-1 perante o Leixões. A série positiva estende-se, assim, por mais uma jornada, depois de uma agradável exibição dos jovens portistas. Zé António e Dellatorre foram os autores dos golos azuis e brancos.

A temperatura estava fria, mas foi com um ambiente mais quente que o habitual que o FC Porto B recebeu o Leixões. O bom momento que a equipa atravessa, conjugado com a história dos duelos entre os dois emblemas, levou a Pedroso uma simpática moldura humana.

Os Dragões não se fizeram rogados e quiseram agradecer o carinho desde os primeiros minutos, através da tomada de iniciativa e de uma consistente procura do golo. Logo aos três minutos, uma combinação entre Kelvin e David levou o esférico a rasar a barra e quando o tempo dobrou foi Iturbe a ficar muito próximo do 1-0, após assistência de Tozé.

O FC Porto B fez por tomar conta do jogo e chegar rapidamente à vantagem, mas na primeira parte a bola nada quis com as redes. Além dos já citados lances, também Zé António, Kelvin e Quiño tiveram hipótese de inaugurar o marcador, mas nem o cabeceamento do central (19’), nem a brilhante jogada do extremo desde a direita (35’), nem tão pouco a correria do lateral colombiano (39’) renderam a merecida alegria aos comandados de Rui Gomes.

Se o Leixões demonstrava claras dificuldades em armar jogo e mostrar o seu futebol, muito mérito tinha o onze azul e branco no condicionar do trabalho dos matosinhenses. A percentagem de posse de bola ao intervalo (62%) não dava margem para dúvidas, ainda que os números no placar não traduzissem a supremacia dos Dragões.

Os “homens do Mar” tentaram entrar mais pressionantes no segundo tempo, mas para isso também era preciso que o FC Porto B recuasse nos seus intentos. Não foi o caso, com a equipa da casa a persistir e insistir no ataque, apoiada num Kelvin “endiabrado”. Curiosamente, foi na sequência de um canto ganho pelo brasileiro , aos 64 minutos, que nasceu o primeiro golo: Sérgio Oliveira cruzou e Zé António, de cabeça, atirou a contar.

Não fosse das regras o esférico ir ao meio-campo, quase se poderia dizer que o Leixões nem tocou na bola até ao 2-0: é que não tinha passado um minuto inteiro quando Dellatorre provocou nova festa nas bancadas, aproveitando um erro de Rui Sacramento para ampliar a vantagem portista.

Os matosinhenses só aos 70 minutos criaram algum perigo a Stefanovic, a partir de um cabeceamento de Luís Silva, mas lá acabaram por chegar ao golo de honra através de uma grande penalidade assinalada por suposta mão de Zé António (78 min). Na resposta, Dellatorre foi derrubado em zona proibida, mas aí Hugo Pacheco já não apitou.

FICHA DE JOGO

FC Porto B-Leixões, 2-1
Segunda Liga, 16a jornada
2 de Dezembro de 2012
Estádio de Pedroso

Árbitro: Hugo Pacheco
Assistentes: Pedro Ribeiro e Filipe Ramalho
Quarto árbitro: Pedro Campos

FC PORTO: Stefanovic; David, Tiago Ferreira, Zé António, Quiño, Pedro Moreira, Sérgio Oliveira, Tozé, Iturbe, Kelvin e Vion.
Substituições: Dellatorre por Vion (60 min), Mikel por Tozé (72 min) e Sebá por Iturbe (88 min).
Não utilizados: Elói, Lima Pereira, Edu e Fábio Martins.
Treinador: Rui Gomes

LEIXÕES: Rui Sacramento; Steven, Nuno Silva, Fábio Santos, Tsoumagkas, Luís Silva, Patrão, Malafaia, Kizito, Moedas e Mailo.
Substituições: Tiago Borges por Malafaia (60 min), Calé por Moedas (68 min) e Júnior Pereira por Nuno Silva (69min).
Treinador: Pedro Correia 

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Zé António (64 min) e Dellatorre (65 min); Tiago Borges (79 min, g.p.).

Disciplina: cartões amarelos a Patrão (11 min), Malafaia (41 min), Steven (50 min), Sérgio Oliveira (70 min), Zé António (78 min), Patrão (85 min), Calé (85 min), Tsoumagkas (87 min) e Dellatorre (93 min).


in "fcp.pt"

JUNIORES C CILINDRAM (7-0) ABAMBRES


A equipa Sub15 do FC Porto goleou o Abambres, por 7-0, em jogo da 13.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores C, disputado este domingo, no Mini-estádio Luís Filipe Menezes, no Olival, em Vila Nova de Gaia.

Os Dragões, que atingiram o intervalo a vencer por 5-0, tiveram em Marcelo, autor de um “hattrick”, a sua principal figura, secundado por Tiago Couto, Michael, Bruno e Rui Pedro, que marcaram os restantes golos dos azuis e brancos.

A equipa orientada por António Folha lidera a Série B da competição, com 32 pontos, mais oito do que o Boavista, que soma 24.


in "fcp.pt"

Iturbe e Kelvin jogam pela equipa B

Iturbe e Kelvin foram chamados pelo técnico Rui Gomes para representar o F.C. Porto B na receção de domingo ao Leixão, no Estádio de Pedroso.

Os dois jovens não fizeram parte do leque de opções de Vítor Pereira para a visita ao Sp. Braga e vão alinhar pela formação secundária dos dragões.

Quiñones, lateral esquerdo colombiano, também integra a lista de convocados do F.C. Porto B. Lima Pereira é a outra novidade. Anderson, Diogo, Frédéric e MBola saem da convocatória.

O jogo da Liga de Honra está agendado para as 16 horas deste domingo.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Stefanovic e Elói;
Defesas: David, Lima Pereira, Quiño, Tiago Ferreira e Zé António;
Médios: Edu, Mikel, Pedro Moreira, Sérgio Oliveira e Tozé;
Avançados: Dellatorre, Fábio Martins, Iturbe, Kelvin, Sebá e Vion.

in ""maisfutebol.iol.pt"

Juniores A goleiam (9-2) o Boavista


A equipa Sub19 do FC Porto goleou, neste sábado, o Boavista, por 9-2, em jogo da 15.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A, disputado no Mini-estádio Luís Filipe Menezes, no Olival, em Vila Nova de Gaia.

Os Dragões, que atingiram o intervalo já a vencer por 3-0, tiveram em André Silva, autor de um "poker", o melhor marcador na partida, seguido por Frederic, que fez um "hattrick". Os restantes golos portistas foram apontados por Francisco Ramos e Tomás.

Com este resultado, a equipa orientada por Nuno Capucho manteve o primeiro lugar da Zona Norte, somando 38 pontos, mais seis do que o Braga, que ocupa a segunda posição, e mais sete do que o Rio Ave, que é terceiro.


in "fcp.pt"

Dragões perdem frente à Física

O FC Porto Império Bonança perdeu este sábado no rinque da Física de Torres Vedras, por 4-3. Os golos dos Dragões foram apontados por Tiago Losna, Ricardo Barreiros e Reinaldo Ventura.

Os portistas chegaram a liderar o marcador por duas ocasiões (por 1-0 e 2-1), mas permitiram a reacção da equipa da casa. Perto do fim, Reinaldo Ventura ainda reduziu para 4-3, mas os azuis e brancos acabaram por sair sem qualquer ponto de Torres Vedras.

A equipa orientada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Reinaldo Ventura (1), Ricardo Barreiros (1) e Jorge Silva. Jogaram ainda Tiago Santos (1), Vítor Hugo e Hélder Nunes.


in "fcp-pt"

Gestão deixa cair seis dragões

Iturbe, Kelvin e Quiñones foram os primeiros a pagar a fatura das alterações radicais na equipa. Miguel Lopes, Castro e Kléber são as últimas vítimas. Atsu e Abdoulaye que se cuidem...

Por mais que Vítor Pereira atribua a derrota em Braga aos fatores naturais de um jogo de futebol, com adversário de estatuto idêntico e arbitragem menor..., nem por isso poderá ser escamoteada uma verdade insofismável: este dragão tem um coletivo forte, mas não possui plantel suficientemente equilibrado para o treinador portista levar tão longe as suas apostas ou experiências.

Já ficaram a marcar passo no primeiro ensaio (Santa Eulália) Iturbe, Kelvin e Quiñones, pode ter agora no Minho deixado cair no já apreciável lote dos desanimados Castro, Miguel Lopes e... perdido de vez Kléber. Jogadores a mais à procura de espaço na equipa e, mais preocupante, já de si próprios para um quadro de 25 unidades, a contar com os guarda-redes Fabiano e Kadú, Maicon (lesionado) Emídio Rafael (que nem sequer está inscrito) e Rolando (de saída).

Feitos os devidos descontos, sobram apenas 14 efetivos disponíveis fisicamente. Dois deles não tanto assim em termos anímicos e longe de estarem acima de qualquer suspeita. Neste patamar, dois degraus acima daqueles que caíram dos estribos e um bocadinho mais seguros dos que estão agarrados por um fio à principal composição encontram-se Atsu e Abdoulaye.

Desperta, Atsu...
O avançado ganês teima em provar que é pura dinamite quando salta do banco para o jogo, mas por enquanto ainda tem o rastilho curto e continua sem explodir quando é lançado de início. Já o senegalês teve um único senão, que se deveu objetivamente a dois erros, se bem que um deles grosseiro, dado ter ficado associado ao segundo golo bracarense. O que não abona em favor de um central... Logo desvaneceu-se um pouco, pelo menos ficou adiada aquela ideia de que estes dois jogadores já estavam noutra galáxia, entre as estrelas.

Os efeitos da Taça de Portugal, ou melhor, da gestão radical de Vítor Pereira na prova têm sido assim devastadores nas suas fileiras, agora até resultaram na eliminação dos dragões. O que é mais grave...


in "abola.pt"

Escocês apita dragões em Paris

Craig Thomson foi o escolhido

O escocês Craig Thomson foi o árbitro nomeado pela UEFA para dirigir a deslocação do FC Porto ao Parque dos Príncipes, onde na terça-feira (19H45) enfrenta o PSG em jogo da 6.ª e última jornada da fase de grupo da Champions.

Thomson traz boas recordações aos campeões nacionais, uma vez que foi ele o juiz do triunfo em Sevilha (2-1) na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa 2010/11, prova que acabou por ser vencida pelos azuis e brancos.

Mais recentemente o árbitro escocês dirigiu o Portugal-Dinamarca da fase de grupos do Euro’2012, com a equipa das quinas a ter vencido por 3-2.

Os dragões, já apurados para os oitavos-de-final, vão a Paris disputar a liderança do Grupo A, bastando para isso empatar frente aos milionários franceses.

in "record.pt"

Artur Jorge "FC Porto pode fazer bom resultado em Paris"

Treinador que levou os dragões à conquista da sua primeira Liga dos Campeões acredita que é possível garantir o primeiro lugar do Grupo A.

Artur Jorge, ex-treinador do FC Porto e do Paris Saint-Germain, acredita que os "dragões" têm "grandes hipóteses de fazer um bom resultado em Paris" e garantir esta terça-feira o primeiro lugar do Grupo A da Liga dos Campeões.

Em declarações à agência Lusa, Artur Jorge anteviu "um bom jogo, entre duas boas equipas, com bons jogadores, que querem ficar à frente do grupo, porque também é importante ficar em primeiro".

Para além do prestígio, o treinador que levou o FC Porto à conquista da Taça dos Campeões, em 1987, destaca ainda que "o vencedor do grupo defrontará uma equipa segunda classificada na fase seguinte", logo teoricamente mais acessível.

"É um jogo importante. São duas equipas com nível, com nome e é importante qual fica em primeiro lugar. Também por isso, antevejo que vai ser um jogo bom", sustentou.

Artur Jorge considera que ainda é cedo para aferir qual das equipas está melhor, até porque ambas se assumem como candidatas ao título, mas espera que o FC Porto saia vencedor.

"Estamos no início da época, ainda faltam muitos jogos e, nesta altura, não podemos dizer muito mais. São duas boas equipas, com jogadores de grande qualidade. Se estiverem ao seu nível, podemos assistir a um grande jogo", defendeu.

O ex-técnico disse que os portistas possuem um grande meio-campo e bons avançados, tal como o Paris Saint-Germain, pelo que entende que são duas equipas positivas, com grande vontade de jogar bem e de marcar golos.

"Isto tudo são aliciantes que vão fazer com que este jogo seja um jogo bom. Se o FC Porto jogar ao seu nível, tem grandes hipóteses de fazer um bom resultado em Paris", justificou.

O FC Porto, ainda segundo Artur Jorge, possui uma equipa praticamente nova, pois, tirando dois ou três jogadores, a grande parte chegou este ano ou o ano passado, mas possui já muita qualidade.

O ex-treinador, que se sagrou campeão nacional pelos dois clubes, sublinha que "o PSG tem presentemente condições que nunca teve. Pode comprar os jogadores que quiser e quando se tem jogadores de muita qualidade, e treinadores, as portas estão completamente abertas".

"Se olharmos para o FC Porto, também é um bocadinho a mesma coisa. É um clube muito grande e eu não diria que tem um passado, mas sim um presente muito forte nas competições europeias", adiantou.

Por tudo isto, Artur Jorge acredita que ambas as equipas vão proporcionar um bom jogo, positivo, e sustenta que o PSG não é só Zlatan Ibrahimovic, "embora a equipa seja mais forte a jogar com o internacional sueco".

"É um jogador que faz golos, tem feito no campeonato e na Taça, e é um verdadeiro ponta-de-lança. Faz golos à frente, atrás, à esquerda e à direita, com os pés, com a cabeça, com o calcanhar. É um jogador de muita qualidade", disse.

No entanto, acrescenta, "se se olhar para o FC Porto, também tem jogadores capazes de fazer golos, tem muitos e bons jogadores. Toda a gente sabe quem são e não vale a pena destacar nenhum".

Artur Jorge pretende assistir ao jogo no Parque dos Príncipes, até porque ao vivo tem outra envolvência, mas não sabe ainda se tal será possível, devido aos seus afazeres pessoais.

"Não sei ainda, mas, em princípio, sou capaz de ir. Vou ver se é possível, mas de uma forma ou de outra vou ver o jogo e espero que tudo corra da melhor forma possível", finalizou.

Além da conquista europeia, Artur Jorge foi três vezes campeão nacional com o FC Porto (1984/85, 1985/86 e 1989/90), tendo também conquistado uma Taça de Portugal (1990/91), e foi campeão francês, pelo Paris Saint-Germain (1993/94).

in "ojogo.pt"

Walter não pensa em voltar ao Dragão

Avançado marcou 16 golos esta época e ajudou o Goiás a subir de divisão. Agora espera disputar o Brasileirão com a mesma camisola.
Walter, avançado emprestado pelo FC Porto ao Goiás, diz que está a viver o "momento mais feliz" da sua vida no clube que ajudou a subir à divisão principal e, por isso, não pretende regressar ao Dragão. Em declarações à Rádio 730 vincou que vai fazer todos os possíveis para continuar no Goiás na próxima temporada e que não aceitará propostas de outros clubes, deixando um apelo aos responsáveis do FC Porto. "É preciso ter um pouco de paciência porque vai ser difícil, mas o mais importante é que eu quero ficar e isso já é um passo muito grande. Eu quero ficar no Goiás e o FC Porto tem que entender isso. Já fiz de tudo para vir para cá e vou fazer de tudo para continuar", afiançou.

Walter marcou 16 golos e foi um dos principais responsáveis pela subida de divisão do Goiás.

in "ojogo.pt"

A qualificação ficou à distância de um golo

O FC Porto Vitalis falhou este sábado a qualificação para a fase de grupos da Taça EHF, após vencer o Cimos Koper por 27-22, na segunda mão da terceira eliminatória. Faltou apenas um golo aos Dragões para recuperar os seis de desvantagem trazidos da Eslovénia.

Os primeiros minutos de jogo foram equilibrados, com o resultado a cifrar-se num empate (5-5) ao fim de 15 minutos. Os Dragões passaram para a frente (7-5) graças a três tentos consecutivos de Pedro Spínola e chegaram a ter quatro de vantagem.

Porém, algumas falhas técnicas e três exclusões impediram o FC Porto de chegar ao descanso com mais do que dois golos de vantagem (12-10). Uma margem curta, que não premiou a velocidade que os azuis e brancos imprimiram na partida e a defesa combativa e concentrada.

Na segunda parte, uma "bomba" de Gilberto Duarte passou o resultado para 18-13 perto dos 40 minutos. Aos 50, o marcador registava 20-17, mas dois contra-ataques concretizados por Ricardo Moreira e Filipe Mota resultaram num promissor 22-17.

Nos últimos 10 minutos, o FC Porto esteve sempre no limiar dos seis golos de vantagem e Elias Nogueira dispôs de uma oportunidade clara para chegar a essa margem, a poucos segundos do fim. O guarda-redes esloveno evitou aquele que seria o 28.º golo dos azuis e brancos, que ainda tiveram outra ocasião, já com poucos segundos de ataque, para chegar a mais um golo.

A equipa orientada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (4), Wilson Davyes (2), Tiago Rocha (6), Elias Nogueira (6), Ricardo Moreira (3) e Pedro Spínola (5). Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), João Ferraz, Filipe Mota (1) e Daymaro Salina.


in "fcp.pt"