segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Kléber: «Estou a reencontrar o meu bom futebol»

Primeiro bis da temporada para o avançado da Amoreira

O primeiro bis desta época valeu uma vitória importante ao Estoril e no final da partida Kléber salientou a importância de vencer um jogo que começou mal. «Sofremos o golo muito cedo, algo que não esperávamos, mas tivemos cabeça, trabalhámos e depois tivemos mais bola e mais oportunidades de golo...» 

Sobre a boa época que está a realizar, somando dez golos em vinte jogos [seis na I Liga], Kléber acredita que está de regresso à boa forma que demonstrou nas épocas em que representou o Marítimo [2009/10 e 2010/11]: «Mostrei o meu valor em Portugal, não só no Marítimo porque não considero a minha primeira época no FC Porto tão má assim, até porque ainda fiz dez golos... No Palmeiras, lesionei-me no joelho e não pude mostrar as minhas qualidades, mas aqui estou a reencontrar o meu bom futebol.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Van Gaal aprova saída de Januzaj


Louis van Gaal, treinador do Manchester United, deu luz verde à saída do médio Adnan Januzaj durante o mercado de inverno, tendo informado o internacional belga de que não tem lugar no plantel dos ‘Red Devils’, de acordo com o site ‘Goal.com’.

O jogador de 19 anos, uma das grandes revelações da última época em Inglaterra, tem sido apontado como possível reforço do FC Porto, com a Real Sociedad e o Aston Villa também na corrida pelo jogador.

Segundo a mesma fonte, Januzaj terá de esperar mais alguns dias até resolver a sua situação, uma vez que a decisão final só será tomada mais para o final da janela de transferências, que encerra a 2 de fevereiro.


in "abola.pt"

Adebayor complica contratação de Jackson Martínez


Emmauel Adebayor pode revelar-se um obstáculo à pretensão do Tottenham de garantir o concurso de Jackson Martínez junto do FC Porto.

Obrigado a vender para avançar para a contratação do internacional colombiano, o clube londrino colocou o togolês e o espanhol Roberto Soldado no topo da lista de jogadores a negociar neste mercado de janeiro.

Contudo, Adebayor não parece estar muito interessado em deixar White Hart Lane.

«Passei um mau bocado e agora sinto-me muito feliz por estar de volta aos relvados. Resolvi os problemas familiares que tinha para resolver, a minha cabeça está limpa e quero desfrutar da minha profissão. Estou feliz aqui», afirmou o avançado de 30 anos, citado pelo Daily Express.


in "abola.pt"

Parma insiste em Reyes e pergunta por Varela


O Parma, atual último classificado da Serie A, continua empenhado no empréstimo de Diego Reyes até final da época, oferecendo um milhão de euros ao FC Porto pela cedência do jogador.

No entanto, nas últimas horas o clube italiano também manifestou interesse em Silvestre Varela, extremo que se encontra cedido pelos azuis e brancos ao West Bromwich, pelo que o clube inglês teria sempre uma palavra a dizer.


in "abola.pt"

Manuel José questiona desempenho de Lopetegui. "Tem lagosta, enquanto Paulo Fonseca teve tremoços"

Experiente treinador, de 68 anos, faz balanço da primeira volta do campeonato. E, mesmo tendo o treinador espanhol atenuantes, admite que Paulo Fonseca com o actual plantel portista podia estar na frente da tabela.

Manuel José diz-se surpreendido com a forma como a frente da classificação está ordenada, no final da primeira volta do campeonato.

O experiente treinador dá total mérito ao Benfica, líder da Liga. Mas questiona igualmente o desempenho do técnico do FC Porto, em comparação com o anterior, tendo em conta a qualidade dos 'ingredientes' com que um trabalha e outro teve à disposição na temporada passada.

"Se o Paulo Fonseca tivesse o plantel que o Lopetegui tem, se calhar - hoje - seria louvado pelos adeptos do FC Porto. E não o Paulo Fonseca da época passada, em que lhe deram tremoços. E, agora, a um treinador estrangeiro deram-lhe lagosta. Claro que o Lopetegui tem atenuantes, porque o que treinou em Espanha foi... nada. E menos experiência tem a trabalhar num clube grande. Mais: treinadores de futebol com sucesso que tenham sido guarda-redes contam-se pelos dedos. Portanto, o Paulo Fonseca, com este plantel, era capaz de estar em primeiro lugar. Porque não colocarmos as coisas desta maneira?", questiona o técnico, de 68 anos, em entrevista a Bola Branca.

"Em certa medida fico [surpreendido com a actual classificação da Liga], porque o Benfica sofreu uma sangria no seu plantel. Nem no próprio Benfica esperariam isso. Há mérito total do Benfica e de Jorge Jesus. Estão à frente por mérito próprio, fizeram aquilo que lhes competia. O Porto não", termina Manuel José.

Os encarnados ganharam o título virtual de campeão de Inverno, ao fecharam a primeira volta na liderança do campeonato, com seis pontos de avanço sobre o FC Porto.


in "rr.pt"

Seguir o bom exemplo de Vítor Pereira

TREINADOR DEU A VOLTA EM 2011/12

Este novo milénio mostra que o FC Porto tem tremendas dificuldades para se sagrar campeão nacional quando não vira o calendário na 1.ª posição da tabela. Agora, à 17.ª ronda de 2014/15, Julen Lopetegui tem de seguir o exemplo de Vítor Pereira em 2011/12 para ser feliz, com a agravante da sua desvantagem para o líder ser esta temporada três vezes maior do que a que o técnico espinhense conseguiu inverter.

À 15.ª ronda de 2011/12, o FC Porto era 2.º classificado com menos dois pontos que o Benfica, mas acabou por se sagrar campeão com mais seis. Esta é a exceção que confirma a regra, pois desde 2000 para cá nenhum outro treinador chegou ao título virando o calendário fora do 1.º lugar. Paulo Fonseca foi disso exemplo na última época; Jesualdo Ferreira tinha menos quatro pontos em 2009/10 e terminou a oito; José Mourinho, depois do arranque de OctávioMachado, fechou 2001/02 com menos sete pontos que o campeão Sporting; e na época 2000/01 o FC Porto ficou a um ponto do Boavista, a mesma diferença pontual que tinha à 17.ª jornada.

in "record.pt"

Jackson, Quaresma e Danilo em privado com Lopetegui

TRIO NÃO TREINOU E ESTEVE À CONVERSA COM TÉCNICO

O FC Porto regressou ao trabalho depois da vitória de ontem diante do Penafiel (3-1), dando igualmente início à preparação para o encontro com o Sp. Braga, na quarta-feira, para a Taça da Liga.

Jackson, Quaresma e Danilo, de início contra os durienses, acabaram por nem realizar corrida com o restante grupo de titulares (jogadores de campo, apenas) mais Marcano (o primeiro suplente a entrar em jogo). Depois da palestra inicial, este trio esteve à conversa com Julen Lopetegui durante alguns minutos, acabando depois por recolher.

De referir que o grupo celebrou ainda o 22.º aniversário de Quintero em pleno relvado do Olival, com o colombiano a merecer alguns "castigos" dos seus colegas.

in "record.pt"

Gonçalo Paciência para Braga

O jovem ponta de lança do FC Porto B, internacional sub-21, deverá receber novo voto de confiança de Julen Lopetegui na Taça da Liga.


Tendo em conta que Lopetegui chamou sempre alguém da equipa B para os jogos da Taça da Liga e que Gonçalo Paciência até já esteve no banco contra o U. Madeira - esteve para entrar, mas um golo dos madeirenses mudou os planos do treinador - , o golo ontem apontado pela equipa B, ante a formação secundária do Marítimo, alimentou expectativas de que o avançado seja chamado para o jogo deesta quarta-feira em Braga.

Ivo Rodrigues, que foi titular na receção ao União da Madeira, está lesionado e Julen Lopetegui precisa de alternativas a Adrián, sendo pouco provável que, à imagem do que já sucedeu nos outros dois jogos da Taça da Liga, Jackson seja opção inicial.


in "ojogo.pt"

Rolando na lista de Mancini

Roberto Mancini, treinador do Inter, pretende mais um defesa-central e o português está na lista de desejados. A outra opção joga no Real Madrid.


Segundo a "Gazetta dello Sport", o treinador do Inter, Roberto Mancini, quer ir ao mercado para reforçar a equipa com mais um defesa-central. Na lista de interessados estarão dois jogadores e um deles é do FC Porto: Rolando.

O internacional português de 29 anos, que não é opção para os dragões, representou o Inter na temporada passada por empréstimo e Mancini vê com bons olhos o regresso do jogador.

No Inter, Rolando participou em 29 jogos tendo apontado quatro golos.

Outra opção desejada para o eixo da defesa trata-se do francês Raphael Varane, que atua no Real Madrid. O Inter procura o empréstimo do jovem de 21 anos, que nos merengues tem estado tapado por Sergio Ramos e Pepe.


in "ojogo.pt"

Jackson perto de Jardel

O colombiano do FC Porto terminou a primeira volta na liderança dos marcadores da I Liga, com 14 golos, e está bem posicionado para igualar um feito único do brasileiro Mário Jardel.


Caso mantenha o comando da lista dos melhores marcadores até final da temporada, Jackson tornar-se-á apenas no segundo jogador da história do campeonato português a consagrar-se melhor marcador nas primeiras três épocas em Portugal.

Jackson foi o melbor marcador em 2012/13, na estreia, com 26 golos, e em 2013/14, com 20, sempre em 30 jornadas, sendo que, a meio da presente edição, que contempla mais quatro rondas, vai destacado na frente, com cinco golos à maior sobre Maazou (Marítimo) e Talisca (Benfica).

Mesmo que o colombiano consiga o 'tri', Jardel manterá um registo único, já que foi o melhor marcador da prova nas suas cinco primeiras épocas, quatro consecutivas, de 1996/97 a 1999/2000, pelo FC Porto, e ainda em 2001/02, ao serviço do Sporting, depois de uma passagem pelo Fenerbahçe, em 2000/01.

'Super Mário' apontou 30 golos em 1996/97, 26 em 97/98, 36 em 98/99, 38 em 1999/2000 e 42 em 2001/02, sendo que na terceira época e na quinta juntou a 'coroa' europeia à portuguesa, vencendo duas edições da Bota de Ouro.

Além do internacional brasileiro, apenas mais quatro jogadores conquistaram o prémio de melhor marcador do campeonato mais do que duas vezes, mas nenhum venceu nas três primeiras épocas.

Fernando Peyroteo, o melhor marcador de sempre do campeonato, foi o que esteve mais perto: ganhou na primeira temporada (1937/38), com 30 golos, e na terceira (1939/40), com 29, mas, pelo meio, falhou, ao ficar-se por 14.

Por seu lado, o 'rei' Eusébio, que conquistou o título de melhor marcador em sete ocasiões, um recorde, não venceu em nenhuma das suas três primeiras temporadas, sendo que, na de estreia (1960/61), apenas disputou um jogo.

Fernando Gomes, duas vezes, e José Águas também conseguiram três troféus consecutivos, mas não de entrada.


~in "ojogo.pt"

FORMAÇÃO: RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA


​Para além dos Sub-19, conheça aqui os outros resultados deste fim-de-semana das equipas de formação do FC Porto
​Sábado, 17 de Janeiro

Sub-9: Campeonato Distrital (Fut.7), Série 5, 13.ª jornada
FC Porto-Boavista, 5-0

Sub-9 B: Campeonato Distrital (Fut.7), Série 10, 13.ª jornada
FC Porto-Rio Mau, 6-0

Sub-10: Campeonato Distrital (Fut.7), Série 3, 13.ª jornada
FC Porto-Leixões, 13-0

Sub-10 B: Campeonato Distrital (Fut.7), Série 5, 12.ª jornada
FC Porto-Águas Santas, 10-0

Sub-11: Campeonato Distrital (Ft. 7), Série 1, 13.ª jornada
Grijó-FC Porto, 2-2

Sub-13 B: Campeonato Distrital (Fut.9), 13.ª jornada
Padroense-FC Porto, 1-1

Domingo, 18 de Janeiro

Sub-14: Campeonato Distrital, Série 1, 13.ª jornada
Dragon Force-Pedras Rubras, 1-1

Sub-14: Campeonato Distrital, 2.ª Divisão, Série 3, 16.ª jornada
Dragon Force-Salgueiros 08, 2-1

Sub-14 C: Campeonato Distrital, Série 2, 1.ª fase, 13.ª jornada
CD Aves-FC Porto, 1-6


in "fcp.pt"

REVIRAVOLTA DOS “BÊS” NA VITÓRIA SOBRE O MARÍTIMO B

Dragões estiveram em desvantagem e com menos um jogador, mas triunfaram por 3-1

O FC Porto B venceu este domingo o Marítimo B, por 3-1, e, à passagem da 23.ª jornada, ascendeu assim ao oitavo lugar da Segunda Liga, com 35 pontos. Pavlovski, Frédéric e Gonçalo Paciência apontaram os golos de um triunfo difícil, essencialmente pelo que se passou na primeira parte. Aos 28 minutos, os Dragões viram-se a perder por 1-0 e com menos um homem, mas nove minutos depois surgiu o empate (num livre directo exemplar de Pavlovski) e os forasteiros ficaram igualmente reduzidos a dez homens. No segundo tempo, a superioridade azul e branca exprimiu-se com naturalidade.

No terceiro jogo no espaço de oito dias, depois dos duelos com Benfica B e Chelsea, para a Premier League International Cup, os Dragões tomaram conta do encontro nos primeiros minutos, mas sofreram um forte revés com Igor Lichnovsky a ver dois cartões amarelos no espaço de um minuto, o segundo dos quais deu origem a um penálti a favor dos insulares. Se o primeiro foi manifestamente exagerado, o segundo foi reflexo de um mergulho do avançado do Marítimo. Alheio a esse facto, Luís Olim colocou os visitantes em vantagem, aos 28 minutos, e o FC Porto reorganizou-se com David Bruno a central e Kayembe a lateral esquerdo.

Os Dragões passaram por momentos de alguma desconcentração e Raul Gudiño viu a bola bater na sua trave aos 34 minutos. Porém, no minuto seguinte, Luís Olim travou Pavlovski em boa posição e o árbitro, de forma também rigorosa, expulsou o madeirense. O médio sérvio converteu o livre de forma perfeita e os "bês" voltaram a comandar o encontro e a ficar perto do segundo golo ainda antes do intervalo.

O FC Porto B acabou por se colocar em vantagem logo aos seis minutos do segundo tempo, graças a um trabalho individual de Frédéric: o jovem avançado flectiu da esquerda para o centro e rematou colocado, em arco, não dando hipóteses ao guarda-redes adversário. Os Dragões ficaram assim numa posição privilegiada para somar três pontos e não mais deixaram fugir o controlo da partida.

O Marítimo foi subindo as suas linhas em busca do empate, mas sem nunca conseguir grandes lances de perigo. Por seu lado, os portistas passaram a ter mais espaço para ataques rápidos e lances de um para um. Numa dessas situações, Diney cometeu falta sobre Frédéric na grande área maritimista e Gonçalo Paciência apontou o seu quinto golo na Segunda Liga, sendo que se trata do terceiro encontro consecutivo do avançado a marcar na competição.

A partida da última jornada da primeira volta terminou com grandes defesas dos guarda-redes: primeiro foi Rui Vieira a evitar o golo de Leandro, aos 89 minutos; já nos descontos, Raul Gudiño voou para travar o remate de Ibrahim.

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-MARÍTIMO B, 3-1
Segunda Liga, 23.ª jornada
18 de Janeiro de 2015
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Tiago Antunes (Coimbra)
Ássistentes: João Martins e Marco Silva
Quarto árbitro: Nuno Pereira

FC PORTO B: Raul Gudiño; Víctor García, Igor Lichnovsky, Leander Siemann e David Bruno; Leandro, Francisco Ramos e Pavlovski; Frédéric, Gonçalo Paciência (cap.) e Kayembe
Substituições: Pavlovski por Tomás Podstawski (59m), Kayembe por André Silva (71m) e Gonçalo Paciência por Roniel (85m)
Não utilizados: Kadú, Graça, Pité e Celéstin Djim
Treinador: Luís Castro

MARÍTIMO B: Rui Vieira; Armando, Cristiano (cap.), Bernardo Lopes e Luís Olim; Pana, Diney e Filipe Oliveira; Marcos Barbeiro, Fábio Abreu e Carlos Daniel
Substituições: Filipe Oliveira por Gonçalo (39m), Aldair por Pana (62m) e Carlos Daniel por Ibrahim (72m)
Não utilizados: Wellington, Touré, Kukula e Ricardo Fernandes
Treinador: Filipe Neto

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Luís Olim (28m, pen.), Pavlovski (37m), Frédéric (51m) e Gonçalo Paciência (77m, pen.)


Disciplina: cartão amarelo a Pana (16m), Igor Lichnovsky (25m e 26m), Leandro (56m) Gonçalo Paciência (59m), Diney (76m), Francisco Ramos (87m) e Frédéric (90m+2); cartão vermelho, por acumulação de amarelos, a Igor Lichnovsky (26m); cartão vermelho directo a Luís Olim (35m)


in FCP.pr"