segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Julen Lopetegui esteve no Rio Ave-Marítimo

Dragões visitam a formação insular a 25 de janeiro

Julen Lopetegui não descansou na tarde deste domingo. O treinador do FC Porto esteve em Vila do Conde a assistir ao Rio Ave-Marítimo, encontro da 16ª jornada da Liga que terminou sem golos (0-0). 

Ocupando um camarote no recinto do Rio Ave, depois de orientar a sessão matinal no Olival, o técnico espanhol terá aproveitado a oportunidade para avaliar o Marítimo. Os dragões visitam a formação insular a 25 de janeiro. 

Pelo meio, o FC Porto joga ainda com União da Madeira (Taça da Liga), Penafiel (Liga) e Sp. Braga (Taça da Liga). 

No Rio Ave joga Pedro Moreira, jogador que estava na formação secundária dos dragões e que rumou a Vila do Conde por empréstimo do clube azul e branco. O médio foi titular no duelo com os madeirenses. 

in "maisfutebol.iol.pt"

O aplauso de Coimbra a Evandro

João Coimbra, que foi colega de equipa de Evandro, no Estoril, defende a titularidade do brasileiro na equipa portista.

Evandro está em destaque no FC Porto. O médio, ex-Estoril, marcou na 16ª jornada da Liga o seu primeiro golo com a camisola dos dragões.

Na Amoreira, Evandro jogou ao lado de João Coimbra, que entende ter chegado "a altura de Evandro se afirmar no plantel azul-e-branco".

"O Evandro tem imensa qualidade", defende o actual médio do Académico de Viseu.

Evandro tem realizado boas exibições sempre que é chamado por Lopetegui. Com este golo e com o que tem produzido, João Coimbra acredita que o médio brasileiro está "mais perto da titularidade no Porto".

in "rr.pt"

Golo confirmou "recuperação" de Evandro

REFORÇO DE CONFIANÇA PARA O MÉDIO BRASILEIRO

Evandro teve de esperar pelo novo ano para marcar o seu primeiro golo com a camisola do FC Porto e festejou a preceito com todos os companheiros. Há muito que o médio, de 28 anos, perseguia este objetivo para dar continuidade a um processo de afirmação entre as opções de Lopetegui.

Aliás, trata-se mais de uma reafirmação, já que o antigo jogador do Estoril chegou a ter protagonismo no arranque da época, tendo até sido rotulado de 12.º jogador. Evandro passou então por um período mais cinzento que coincidiu com a subida de forma de Quintero, mas nos últimos tempos deu indicações de uma clara retoma.

O ponto de viragem ocorreu frente ao Shakhtar Donetsk, onde assinou uma exibição interessante. O brasileiro ganhou confiança e daí para cá foi reforçando a sua posição no grupo, coroada agora com um golo.

in "record.pt"

Helton reentra na luta

FOI SUPLENTE EM VILA DO CONDE E AGUARDA TITULARIDADE

Com a Taça da Liga de volta surge novamente o nome de Helton na linha da frente como possível elemento a ser utilizado por Lopetegui, tal como já havia acontecido em Vila do Conde. Frente ao Rio Ave, o técnico espanhol optou por dar a titularidade ao seu compatriota Andrés Fernández, deixando o brasileiro no banco de suplentes, pese embora as muitas manifestações de apoio dos adeptos portistas.

Aos 36 anos, Helton é um dos quatro jogadores deste plantel que ainda não foi utilizado em competições oficiais na presente época. Ricardo Nunes, guarda-redes que chegou da Académica, o lateral-direito Daniel Opare e o médio Otávio são os restantes elementos que ainda não tiveram qualquer oportunidade na equipa principal. O jovem brasileiro está lesionado e não entra nas contas do treinador.

in "record.pt"

Óliver teve ecos em Espanha

MÉDIO ESPANHOL ESTÁ NUM BOM MOMENTO

“O craque cedido pelo Atlético Madrid ajudou à vitória com um golo marcado de longe”, escreveu o jornal “As”, destacando a exibição de Óliver Torres frente ao Belenenses. A “Marca”, o outro diário desportivo de grande tiragem com sede em Madrid, também fez eco do golo apontado pelo médio, de 20 anos, acrescentando que o FC Porto “não se rende” na luta pelo título nacional.

A atravessar o seu melhor momento ao serviço dos dragões, o internacional sub-21 espanhol vai reforçando cada vez mais o seu estatuto, ao ponto de já se apontar o seu nome para a seleção principal do país vizinho. Óliver vai em cinco golos com a camisola do FC Porto, tendo marcado nos dois primeiros jogos de 2015. O jovem médio tem demonstrado acerto na concretização e grande influência na condução da manobra ofensiva da equipa.

in "record.pt"

Rúben Neves espreita o onze


Com o meio-campo estabilizado (formado pelo tridente Casemiro-Herrera-Óliver), Lopetegui optou por adiar o regresso de Rúben Neves aos convocados, apesar de o médio já estar disponível para a receção ao Belenenses. Amanhã há Taça da Liga frente ao União da Madeira, da II Liga, e este é o adversário ideal para o jovem internacional português voltar à competição, um mês depois da lesão no joelho direito. Até pelo facto de ser formado localmente - as regras da prova obrigam à utilização de dois de início -, Rúben Neves tem mesmo sérias possibilidades de regressar pela porta da titularidade. Refira-se que, no plantel principal, só há mais três jogadores formados localmente: Ricardo Nunes, Ricardo Pereira e Quaresma. 

Rúben Neves pode surgir no onze como trinco, se à frente dele forem utilizados Evandro e Quintero, ou como médio-interior, se Campaña for aposta para a posição 6, como aconteceu em Vila do Conde, também para a Taça da Liga.

Só esta manhã é que Lopetegui vai ensaiar a tática, e a lista de convocados será divulgada no final. Expectativa para saber se serão chamados elementos da equipa B e se Helton volta a ser opção para a baliza. Com o Rio Ave, não saiu do banco...


in "ojogo.pt"

Brahimi assiste no empate da Argélia

Último jogo de preparação dos argelinos para a CAN foi contra a Tunísia. O portista voltou a ser quem mais se destacou.
Brahimi e Slimani foram titulares no particular que a Argélia realizou esta tarde com a Tunísia e que serviu de preparação para a CAN'15. Nenhum marcou, mas o extremo portista ficou diretamente ligado ao empate (1-1) já que fez a assistência - na conversão de um livre indireto - para o golo dos "verts", apontado por Cadamuro-Bentaiba (Osasuna) aos 40'. 

O defesa viria a ser expulso três minutos depois e no lance seguinte a Tunísia empataria por intermédio de Khazri. 

in "ojogo.pt"

SEIS NOVIDADES NOS CONVOCADOS PARA JOGO COM O UNIÃO

Helton, Reyes, Alex Sandro, Rúben Neves e os bês Gonçalo Paciência e Ivo estão na lista de Lopetegui
O guarda-redes Helton, os defesas Reyes e Alex Sandro, o médio Rúben Neves e os bêsGonçalo Paciência e Ivo (na foto) são as novidades na lista de convocados de Julen Lopetegui para a recepção ao União da Madeira (terça-feira, 20h15), a contar para a segunda jornada do grupo D da Taça da Liga. As duas formações estão no topo da classificação, com três pontos

Rúben Neves regressa após recuperar de lesão, enquanto Gonçalo Paciência e Ivo, do FC Porto B, se poderão estrear ao serviço da equipa principal; Alex Sandro cumpriu um encontro de castigo na recepção ao Belenenses, juntando-se a uma lista que inclui também Helton (ainda sem minutos esta temporada, devido à grave lesão sofrida em Março de 2014) e o mexicano Diego Reyes. Relativamente à última convocatória, para o referido jogo de sábado, da 16.ª jornada da Liga portuguesa, saem dos eleitos Fabiano, Danilo, Martins Indi, Casemiro, Tello e Herrera.

O grupo liderado por Julen Lopetegui voltou a treinar esta segunda-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, numa sessão que voltou a não contar com o argelino Brahimi e o camaronês Aboubakar, que se preparam para a participação na CAN (Taça das Nações Africanas), assim como Otávio, que se limitou a tratamento e trabalho de ginásio.

Lista de 18 convocadosHelton Andrés Fernández (g.r.); Maicon, Marcano, Quaresma, Jackson Martínez, Quintero, Reyes, José Ángel, Evandro, Adrián López, Ricardo, Campaña,Alex Sandro, Óliver Torres, Rúben Neves, Gonçalo Paciência e Ivo Rodrigues.


in "fcp.pt"

FORMAÇÃO: RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

Para além dos Sub-15 e dos Sub-17, conheça aqui os outros resultados deste fim-de-semana das equipas de formação do FC Porto

Sábado, 10 de Janeiro

Sub-9B: Campeonato Distrital (Fut- 7), Série 10, 12.ª jornada
UC Guilhufe-FC Porto, 2-5

Sub-10: Campeonato Distrital (Fut-7), Série 10, 12.ª jornada
FC Porto-AD Marco 09, 9-0

Sub-11: Campeonato Distrital (Fut.7), Série 5, 11.ª jornada
Pedras Rubras-FC Porto, 1-13

Sub-13: Campeonato Distrital (Fut. 9), 12.ª jornada
FC Porto-Freamunde, 18-0

Domingo, 11 de Janeiro
Sub-10: Campeonato Distrital (Fut.7), Série 5, 12.ª jornada
Varzim-FC Porto, 0-9

Sub-14: Campeonato Distrital, Série 2, 1.ª fase, 12.ª jornada
FC Porto-Penafiel, 2-1

in "fcp.pt"