terça-feira, 5 de julho de 2011

Equipamentos 2011 / 2012

Foi hoje apresentado o novo equipamento para a proxima epoca ...

Foto do site "100porcentodragão"

Kléber (perfil): «o menino especial» de Estância Velha

Emerson Leão lançou o novo jogador do F.C. Porto nos seniores do Atl. Mineiro. «É goleador da cabeça aos pés», diz ao Maisfutebol, numa reportagem onde se recorda «um rapaz galanteador»


«Kléber é goleador da cabeça aos pés.» A definição, insuspeita, é partilhada por Emerson Leão. Foi em 2009 que a antiga glória do futebol brasileiro perdeu a cabeça e apostou num menino de 18 anos. «Lancei-o nos seniores do Atlético Mineiro», apressa-se a explicar ao Maisfutebol, «perfeitamente recordado» dos primeiros jogos em Belo Horizonte do novo avançado do F.C. Porto. 

«Apesar da idade, o Kléber chegou aos treinos e apresentou credenciais muito interessantes. Registei dados entusiasmantes em alguns pormenores e decidi dar-lhe uma oportunidade. Não me enganei e esta mudança para o F.C. Porto vem consolidar a minha razão», dispara o antigo guarda-redes da selecção do Brasil, 105 jogos pela canarinha. 

Ao lado de Diego Tardelli e Éder Luís, por exemplo, Kléber não se refugiou na inexperiência. Pelo contrário, começou desde logo «a mostrar uma personalidade muito forte». «Era já um futebolista moderno, pouco dado à molenguice e à apatia. Movimentava-se muito bem na frente, detestava estar parado. Nunca foi uma presa fácil para os defesas e não é com a camisola do F.C. Porto que será.»

«Sossegado, por vezes tímido», Kléber semeou uma imagem de seriedade no Atlético Mineiro. «Lembro-me de um detalhe engraçado. Sempre que o chamava para lhe dar indicações, ele escutava com uma atenção reverente as minhas palavras. Os olhos dele brilhavam tanto que às vezes parecia chorar. Desejo-lhe as maiores felicidades no Porto. Um abraço enorme para ele.»

«Atitudes de homem num corpo de menino»

Muito antes de conhecer a disciplina vítrea de Emerson Leão, Kléber cresceu sob um salutar ambiente familiar na cidadezinha de Estância Velha, Estado do Rio Grande do Sul. Das ruas desconsoladas passou para o campo do F.C. Estância Velha e daí cativou o olhar da rede de prospecção do Atlético Mineiro. 

«Era um adolescente extremamente educado e com um potencial incrível», conta ao nosso jornal André Figueiredo, gerente técnico do Atl. Mineiro e o principal responsável pela contratação de Kléber. 

«Temos um departamento de captação e estamos em todos os torneios jovens. Certo dia um colaborador nosso falou-me de um menino especial. Este é diferente, tem um porte físico impressionante e trata a bola como um artista. Fui vê-lo e confirmei tudo, por isso trouxe-o para o Atlético.»

Uma semana depois era titular dos juvenis. «Até nisso foi especial. Fez dois treinos e conquistou toda a gente. Creio que nunca ficou no banco até chegar aos seniores. Era um jovem mais maduro do que o habitual. Tinha atitudes de homem num corpo de menino.»

«Tinha sempre um bando de meninas à espera dele»

Alto, sempre penteadinho e de sorriso galanteador. Kléber destacou-se nos juniores do Atl. Mineiro também por ser um conquistador de mulheres. «No final dos treinos tinha sempre um bando de meninas à espera dele», diz Marcelo Oliveira, treinador do novo dragão nos juniores. «Nós brincávamos muito com ele por causa disso. Ele era um dos mais calados, mas o estilo funcionava bem junto das mulheres. Era o único que tinha um grupo de fãs.»

Kléber tinha ainda idade de juvenil e já jogava nos juniores. Foi a sua evolução anormalmente rápida, de resto, a chamar a atenção de Marcelo Oliveira. «Ele cresceu muito depressa e, ao contrário do que costuma suceder com os jogadores altos, começou a mostrar uma técnica individual soberba. Era forte na recepção e no drible.»

Todos os que o conhecem destacam os mesmos aspectos. Um rapaz tranquilo e sério fora do campo, um avançado concentrado e obcecado pelo golo no rectângulo de jogo. «Sempre soube como marcar. E isso não se ensina. Por isso tenho a certeza que vai ser importante no Porto.»

in "maisfutebol.iol.pt"



Will Coort e Beto merecem elogios de Paulo Ribeiro

O guarda-redes Paulo Ribeiro não poupa elogios a Will Coort, que renova no FC Porto, e classifica Beto como o melhor em Portugal.

A renovação de contrato com o treinador de guarda-redes holandês Wil Coort está consumada e chegou pela mão de Co Adriaanse. Will Coort fica ligado até 2013. 
Quem o conhece, como Paulo Ribeiro, não poupa nos elogios: “Sem dúvida, dos melhores guarda-redes que já apanhei e com uma grande evolução. Sem dúvida que é uma mais-valia”, afirma a Bola Branca. 

Com a contratação de Rafael Bracali, o FC Porto tem excedente de guarda-redes, abrindo-se a porta para a saída de Beto. Mas este, diz Paulo Ribeiro, é só “o melhor guarda-redes português” da actualidade. 
“Não tenho dúvidas nenhumas”, afirma, realçando “o trabalho que tem vindo a desenvolver”.
in "rr.pt"

F.C. Porto: Sapunaru de volta aos treinos


Lateral romeno esteve no seu país a tratar de assuntos pessoais. Belluschi e Rafa ainda entregues ao departamento médico


Cristian Sapunaru regressou da Roménia e já treinou normalmente na manhã desta terça-feira. O lateral do F.C. Porto falhara os últimos aprontos por se ter deslocado ao seu país, devido a problemas do foro pessoal. Sapunaru está, assim, plenamente às ordens do treinador Vitor Pereira.

De fora continuam Fernando Belluschi e Emídio Rafael. Os dois atletas são os únicos lesionados nesta fase inicial da época dos campeões nacionais. O argentino tem uma mialgia bilateral dos adutores e o defesa esquerdo recupera paulatinamente de uma grave lesão contraída na pretérita temporada.

O plantel volta a treinar às 17 horas. Mais tarde, pelas 19h30, serão apresentados publicamente os equipamentos oficiais para a época 2011/12. 



in "maisfutebol.iol.pt"

IFFHS: FC Porto mantém 3ª posição

O FC Porto continua na terceira posição do ranking IFFHS, que diz respeito aos melhores clubes do mundo. A tabela continua a ser liderada pelo Barcelona, seguido do arqui-rival Real Madrid. A seguir, vêm os dragões. O SC Braga é a segunda melhor equipa lusa e está no 33º lugar do ranking. O Benfica está no 39º e o Sporting no 69º posto.

Apesar das boas novas estarem relacionadas com a estabilização do FC Porto como o terceiro melhor clube do mundo, com 291,5 pontos, e da ligeira subida do Benfica, de 40º para 39º, com 174,5 pontos, a nova tabela IFFHS encerra pequenas descidas para dois dos outros clubes portugueses. Os bracarenses baixaram três posições, do 30º para o 33º lugar – 187,5 pontos – e os leões caíram da 68ª posição para a 69ª – 148,5 pontos. Marítimo e Vitória de Guimarães estabilizaram no 184º e 302º postos.

Eis a tabela actualizada da IFFHS:
 
Ranking ClubePontos
1.(1)Barcelona317,0
2.(2)Real Madrid307,0
3.(3)FC Porto291,5
4.(4)Man. United285,0
5.(5)Man. City254,0
6.(6)Villarreal250,0
7.(7)Internazionale246,0
8.(10)Vélez Sarsfield239,0
9.(13)Santos236,0
10.(8)Dynamo Kyiv222,5
(...)   
33.(30)Sp. Braga187,5
40.(39)Benfica174,5
69.(68)Sporting148,5
184.(184)Marítimo88,5
302.(302)Vit. Guimarães70,5


in "zerozero.pt"

Equipamentos apresentados hoje

Serão hoje conhecidos os equipamentos que os «dragões» vão vestir ao longo de 2011/2012. O principal irá manter-se como habitual, com alguns pormenores diferentes, enquanto o alternativo deixará de ser, ao que tudo indica, amarelo. A cerimónia contará com a presença de alguns jogadores e decorrerá num hotel de Vila Nova de Gaia, a partir das 19 horas. 

in "primeirojaneiro.pt"

Algumas das possibilidades para 2011 ...






Falcao: "Tenho um clube de sonho, mas não digo qual é..."

Há clubes que sonham com Falcao e Falcao sonha com um em particular. Qual? É uma boa pergunta, que poderia até dar algumas pistas sobre o futuro. Como é uma boa pergunta, ela não faltou na longa entrevista ao colombiano publicada pela revista "El Gráfico". "É óbvio que tenho um clube de sonho. E é óbvio também que não lhe direi qual é", respondeu El Tigre. Cautelas curiosas, considerando que há quase três anos, ainda como jogador do River, mas já com notícias sobre o interesse de alguns dos maiores clubes europeus, o mesmo Falcao não teve dúvidas em apontar abertamente as escolhas: Real Madrid, Arsenal e Milan eram os preferidos. Preferência que se estreitava mais um pouco na ideia fixa de que a liga espanhola era a melhor e a que mais de adequava ao seu estilo de jogo. Disse-o em 2008. Agora, à "El Gráfico", o colombiano volta a confessar-se encantado por Espanha, mas pisca também o olho à liga inglesa. "A espanhola é boa para jogar, da inglesa gosto do ambiente". A menos que a não resposta de Falcao seja uma aposta, entre Real Madrid (sonho antigo, mas agora não mencionado...) e Chelsea, os dois clubes que foram resistindo nos últimos dias como candidato a recebê-lo, parece ficar tudo na mesma.

O presente é FC Porto e selecção da Colômbia, dois temas que não faltaram na entrevista. Os 72 golos em duas épocas no Dragão surpreenderam-no. "Nunca pensei que marcaria tantos. Favoreceu-me estar numa equipa que joga ao ataque e que tem grande poder ofensivo." Também o surpreendeu o rendimento na Liga Europa. "Ganhar um título potencia tudo; se fosse o melhor marcador, mas se não tivéssemos ganho, não teria tanto impacto. Sou um felizardo."No FC Porto, diz, encontrou "um clube organizado" e isso facilitou a explosão. "Estes anos na Europa ajudaram-me a crescer e a amadurecer. No campo e na vida, a ser mais claro naquilo que quero, a ter um grau de responsabilidade maior." Futebolisticamente, acrescentou, "aprendi a jogar mais em equipa". Houve outros factores a ajudar na adaptação. No balneário portista, a língua mais falada "é o castelhano". Pela experiência, não hesita em considerar Portugal uma boa porta de entrada no futebol europeu. "É, sim. Mas depende para o clube que se vai. Se for um dos grandes, tudo muito bem, porque se luta sempre pelo título, joga-se a Champions ou a Liga Europa. O FC Porto é uma instituição que ajuda um jogador a melhorar em tudo e a não ter de se preocupar com nada."

Ídolos não teve, mas confessa ter admirado vários jogadores: "Ronaldo [o Fenómeno], os cabeceamentos de Palermo, Hugo Sánchez, Maradona, Francescoli. E admirava muito Saviola, mas este já de perto." A alcunha El Tigre agrada-lhe. "Antes tigre do que gatinho".

Guarín quer que a dupla funcione na Copa América

Guarín também foi ontem entrevistado. Em declarações ao "El Colombiano", o médio espera poder prolongar na selecção a época de êxitos que teve no FC Porto. Para que tal se concretize, Guarín conta poder tirar partido da parceria com Falcao. "É um grande jogador, sem dúvida. Esteve muito bem no FC Porto e entendemo-nos bem em campo porque já nos conhecemos. Oxalá que possamos fazer o mesmo na Copa América, para bem do grupo." A Colômbia entrou com o pé direito na competição, tendo derrotado a Costa Rica no primeiro jogo, o passe para o único golo do jogo foi de Guarín.

in "ojogo.pt"

Kleber: "Um ano de atraso? Cheguei na hora certa"

Chegou, viu e falou. Kléber tornou-se oficialmente no quinto reforço do FC Porto para esta época; com um ano de atraso, é verdade, mas ainda assim no "momento certo", como o próprio avançado referiu no dia da apresentação. Antes de ter treinado pela primeira vez com os novos companheiros, Kléber assinou o contrato que, tal como O JOGO adiantou, terá uma validade de cinco anos e uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros, motivos mais do que suficientes para o deixarem "muito feliz". "Todos os jogadores sonham em dar o salto para um grande clube. O FC Porto é conhecido no mundo inteiro e, por isso, todos sonham em jogar aqui. Felizmente, estou a realizar esse sonho. Agora, só espero conseguir mostrar o meu valor". Estas foram as primeiras palavras da mais recente contratação do FC Porto, que serviram de mote ao discurso que se seguiu: depois do sonho, sobra o trabalho. Pelo menos para já, porque os golos ficam para mais tarde. "Titular? Chego com a expectativa de treinar para encontrar o meu espaço, e para ganhar a confiança dos meus companheiros e do treinador. Estou certo de que a oportunidade de jogar vai chegar e, quando isso acontecer, espero marcar muitos golos para ajudar o FC Porto", explicou.

Numa altura em que se continua a especular sobre uma possível transferência de Falcao, Kléber anunciou ainda que recusa a ideia de ter perdido um ano devido à intransigência do Marítimo em aceder a libertá-lo mais cedo para o Dragão. "Tudo acontece quando tem de acontecer. Este é o momento certo para estar aqui, no FC Porto. Chego na hora certa, no momento certo", explicou o brasileiro. Simpático e sorridente, o avançado, de 21 anos, só encontrou adjectivos positivos para descrever os sentimentos do momento. "Estou feliz, bastante feliz. Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Estou muito contente com a oportunidade que o FC Porto me está a dar. Espero corresponder dentro do campo a esta aposta que fizeram em mim".

"Venho para aprender a marcar como o Falcao"

Falcao, Hulk, Varela e muitos outros. O ataque do FC Porto "tem jogadores de grande qualidade", mas Kléber assume que chegou tranquilo, sem estar obcecado com a titularidade, e com muita vontade de aprender. De preferência com Falcao, "uma referência" quando se fala de golos. "É um grande avançado. Excepcional! Um goleador. Venho para aprender com ele... Espero aprender a forma como ele se movimenta, como ataca a bola na área, como finaliza. Ele é simplesmente excepcional". Os elogios estenderam-se, depois, aos restantes jogadores do FC Porto. "É fantástico ter como companheiros de equipa jogadores tão conhecidos internacionalmente. Sou novo e venho para aprender com todos eles. Uma coisa é certa: com jogadores assim, tudo fica mais fácil".

Kléber, como já se escreveu aqui ao lado, não ficou triste por ter perdido a última temporada do FC Porto, com tantas conquistas difíceis de repetir, e assume que será "apenas mais um" que chega ao clube para se habituar a vencer. "Sou apenas isso, mais um que, tal como muitos outros, vão tentar encontrar o seu espaço na equipa. O grupo tem muita qualidade, não só no ataque, mas em todos os sectores, como ficou comprovado no ano passado, com todas aquelas conquistas. É um orgulho estar aqui".

Apesar de ter jogado duas épocas no Marítimo (número 10 na camisola), durante as quais apontou 15 golos em 38 jogos do campeonato (29 como titular), Kléber não se importou de fazer um auto-retrato para os mais desatentos. "Sou um jogador bastante raçudo e corro sempre atrás daquilo que quero. Tenho consciência de que vou ser muito cobrado no FC Porto, porque todos estão à espera que eu faça muitos golos... E eu espero marcar bastantes, até porque quero dar muitas alegrias aos adeptos".

Um "claro" ao campeonato e um "vamos ver" à Champions

A pergunta parece obrigatória; a resposta também. Será que Kléber já sonha com a conquista do campeonato? "Claro que sim! O FC Porto é um clube com uma grande dimensão e está sempre na luta por todos os títulos. Mas é preciso trabalhar para os conquistar. Há bastantes clubes qualificados no nosso campeonato e nós somos apenas mais uma equipa nesta briga". O brasileiro também vai ter a oportunidade de jogar nas competições europeias. E logo na Liga dos Campeões. "Todos os jogadores sonham conquistar essa competição... Vamos ter a oportunidade de jogar a Champions e estou certo de que correremos atrás das vitórias em todos os jogos e, quem sabe, se não poderemos mesmo vencer a competição". Fica o desejo.

"Escolhi o FC Porto porque é o melhor"

Kléber assumiu ontem que nunca chegou a falar com ninguém ligado ao Sporting, apesar da proposta que a formação leonina fez ao Marítimo, mas teve cuidado ao escolher as palavras quando foi questionado sobre a eventualidade de sempre ter tido como objectivo representar o FC Porto. "O meu interesse era esperar que o meu contrato acabasse para depois escolher o melhor para mim. E quando acabou, escolhi o FC Porto, pela dimensão do clube, pela qualidade dos jogadores, e também porque é o melhor". No meio de tanto especulação, sobrou ainda as dificuldades criadas pelo Marítimo ao longo do último ano. Apesar disso, Kléber garante que saiu a bem do clube insular. "Não estou triste com os dirigentes do Marítimo. De forma alguma. Agradeço aos adeptos pelo carinho que sempre tiveram por mim e ao clube pela oportunidade que me deu".

Assinou, conversou com os jornalistas e treinou duas vezes

O primeiro dia de Kléber no FC Porto foi intenso; começou bem cedo, com uma visita ao Estádio da Dragão para a assinatura do contrato. Depois, o avançado seguiu para o Olival e, ainda antes de falar aos jornalistas, trocou algumas palavras com Vítor Pereira. "Conversei com o treinador no balneário. Cumprimentou-me, deu-me as boas-vindas e disse que está à espera que eu faça um grande trabalho no clube". Seguiu-se o treino, o primeiro, mas foram apenas 30 minutos com poucas oportunidades para lhe tirar a pinta. Antes, Kléber trocou ainda algumas palavras com Beto, depois de ter saído dos balneários na companhia de Pinto da Costa e Antero Henrique.

Projecto desenhado com três pontas-de-lança

O FC Porto fez a época passada apenas com dois pontas-de-lança - Falcao e Walter -, mas este ano os responsáveis portistas pretendem contar com três jogadores para essa posição específica. Foi com esse objectivo que avançaram para a contratação de Kléber, um avançado que já esteve para ingressar no FC Porto na última temporada. Para completar a equação, falta desvendar o futuro de Falcao. Para já, e sobre o assunto, sobra apenas uma garantia: se o colombiano sair, os portistas avançam de imediato para a contratação de um avançado, tendo já sido associados a nomes como Denis Stracqualursi (Tigre) ou Leandro Damião (Internacional). Mas há outros nomes referenciados em caso de emergência. No entanto, primeiro é preciso aparecer uma proposta capaz de tirar Falcao do Dragão. E, até ao momento, ainda não houve. A equação com três pontas-de-lança, para já, garante-se com El Tigre, Kléber e Walter.

in "ojogo.pt"

Hugo Sousa assinou três épocas pelo Brasov

O Brasov, da Roménia, ganhou a corrida ao Braga e ficou com Hugo Sousa, defesa-central da última equipa de juniores do FC Porto, que arrecadou, aliás, o campeonato da categoria. Hugo Sousa, de 19 anos, assinou contrato válido por três épocas. O Brasov é treinado pelo português António Conceição e está nesta altura a estagiar em Ofir.

O FC Porto não renovou o contrato de Hugo Sousa, bem como de outros jogadores da equipa de juniores da época passada. No entanto, vai receber cerca de 150 mil euros respeitantes à formação do jogador, ficando também com direito a 25 por cento numa futura venda. O Braga, como O JOGO escreveu, apresentou uma proposta ao defesa-central, pretendendo depois emprestá-lo ao Vizela, o clube-satélite, mas Hugo Sousa preferiu o Brasov. Jogar na primeira divisão foi o que mais pesou na escolha.

O guarda-redes Tiago Maia e o avançado Pipo continuam a ser pretendidos pelo Braga.

Racing de Santander de olho em Tomás Costa

Tomás Costa, que tem mais um ano de contrato com o FC Porto, foi ontem apontado em Espanha como alvo do Racing de Santander. O médio argentino, que esta época esteve emprestado seis meses ao Cluj, da Roménia, e outros seis ao Universidade Católica, do Chile, não faz parte dos planos de Vítor Pereira e procura dar novo rumo à carreira. Depois do Colón e do San Lorenzo, ambos da Argentina, surge uma nova pista na Europa.

Wil Coort renovou até 2013

O treinador de guarda-redes do FC Porto renovou contrato por mais duas épocas, isto é, até Junho de 2013. O anterior vínculo havia expirado no final da temporada passada. Desta forma, Wil Coort passa a ter um contrato com a mesma duração do que os restantes elementos da equipa técnica.

Wil Coort chegou ao FC Porto em 2005, com Co Adriaanse, e depois da saída do treinador, em conflito com o clube, permaneceu no cargo. É o elemento da equipa técnica com mais anos de casa, tendo trabalhado ainda com Jesualdo Ferreira e André Villas-Boas. Sobreviveu, portanto, à saída de três técnicos, dado o seu bom trabalho ter sido sempre reconhecido pela estrutura directiva do clube. No campeonato anterior o FC Porto manteve-se invicto e foi a equipa com menos golos sofridos (apenas 16). Uma prova também do trabalho desenvolvido pelo treinador holandês.

Wil Coort não é apenas responsável pelos guarda-redes da equipa principal, mas também pelos da formação. A promoção de Kadú ao plantel portista insere-se nessa lógica de acompanhamento dos escalões inferiores. Depois de uma carreira na baliza do Den Bosch, o holandês especializou-se no treino de guarda-redes e deu cartas nesse clube e depois no Ajax.


Coort à lupa

> Sétima época

Wil Coort cumpre a sétima época no FC Porto. Chegou com Co Adriaanse, em 2005/06, e ficou depois da saída do treinador holandês, logo no início da época seguinte. Trabalhou quatro temporadas com Jesualdo Ferreira e uma com André Villas-Boas.


> Nove guarda-redes

Pelas mãos do holandês do FC Porto já passaram nomes tão diferentes como Vítor Baía, Helton, Paulo Ribeiro, Ventura, Nuno, Beto e Kieszek. Agora, para além de Helton, trabalha com Bracali e Kadú. São nove guarda-redes diferentes, sem contar os juniores.


> Treze títulos

Cinco campeonatos, quatro Taças de Portugal, três Supertaças Cândido de Oliveira e uma Liga Europa foram os títulos ganhos por Wil Coort no FC Porto


> Den Bosch e Ajax

Wil Coort foi guarda-redes do Den Bosch, da Holanda, e terminou a carreira com 30 anos. No mesmo clube foi treinador de guarda-redes durante oito épocas (nas primeiras acumulou as funções com as de jogador) e no Ajax passou mais oito temporadas com a mesma função. Para o ano cumprirá a... oitava época no FC Porto.


> Perfil

Wilhelmus Theodora Antonius Emanuel Coort tem 50 anos. Eficiente no trabalho, fora dele, pelo que se sabe, gosta de passear. Adora Portugal e passa férias no Algarve.

Trabalho a quadruplicar

Enquanto não se decide a colocação de Beto, por empréstimo ou venda, Wil Coort trabalha com quatro guarda-redes, estando já definido que é Kadú que acompanha Helton e Bracali na época que vai começar. O guarda-redes português é cobiçado por vários clubes e alimenta o desejo de jogar com regularidade para poder fazer parte das escolhas de Paulo Bento no caso de Portugal se apurar para o Europeu. Ventura também aguarda que o FC Porto decida em que clube irá jogar, em Portugal ou no estrangeiro.

in "ojogo.pt"

Eduardo Luís garante que Kléber chega para fazer futuro no FC Porto

O avançado brasileiro compete pelo lugar de Falcão, que poderá estar disponível em breve com o colombiano ocupado na Copa América.

Kléber domina o dia do FC Porto. O avançado, um ano depois do previsto, estreou a camisola “azul-e-branca”. Contratado ao Atlético Mineiro, e depois de uma passagem pelo Marítimo, o avançado de 21 anos assinou um vínculo válido até 2016, com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. 

Kléber chega ao Porto, para já, para ser alternativa a Falcão, mas poderá ter que assumir o papel de protagonista nos primeiros jogos uma vez que o colombiano está na Copa América. 
Eduardo Luís, antigo jogador do FC Porto, que trabalhou com Kléber enquanto assessor desportivo do Marítimo, deixou claro que apesar de estarem a rivalizar pelo mesmo lugar, são jogadores bastante diferentes.Luís considera ainda que esta primeira época servirá para consolidar as qualidades do jovem ponta-de-lança. A aposta da SAD dos dragões em Kléber tem o futuro em vista, afirma.
Kléber vai estar na luta com Falcão, mas diz que espera aprender muito com esse convívio.

Além do novo ponta-de-lança, Vítor Pereira já pôde contar, no treino desta manhã, com os internacionais portugueses que jogaram o encontro diante da Noruega: Rolando, João Moutinho e Silvestre Varela. De fora, por problemas físicos, mantêm-se Fernando Belluschi e Emídio Rafael, assim como Sapunaru, autorizado a ausentar-se para tratar de assuntos pessoais. 

in "rr.pt"

Kléber. O verdadeiro Pinheiro cruza o Atlântico mas com destino ao Norte

Um ano depois do início da novela, FC Porto oficializa contratação do ponta-de-lança que fará sombra a Falcao


O Sporting bem o quis para colmatar a falta de um pinheiro que fizesse a bola entrar na baliza e ajudasse a tirar a equipa do sufoco que foi a última época. O desejo de ter Kléber Laube Pinheiro em Alvalade era tanto que, em Janeiro, os leões cobriram com duzentos mil euros a proposta que o FC Porto fizera pelo avançado brasileiro no Verão de 2010. Se os dragões queriam investir 2,3 milhões num negócio que o Atlético Mineiro aceitou fazer, o Sporting chegou-se à frente com 2,5 milhões.

O Marítimo, que tinha o jogador emprestado pela equipa brasileira desde 2009, não gostou que o FC Porto tivesse aliciado o atleta, opos-se à transferência para a equipa da Invicta e até avançou com um processo, ficando do lado dos números leoninos. Só que o clube de Belo Horizonte manteve-se fiel à primeira palavra e, ontem, Kléber trocou o verde e vermelho dos insulares pelo azul dos campeões nacionais.

O avançado cruzou finalmente o oceano Atlântico e treinou no Olival às ordens de Vítor Pereira. O Marítimo teve de "engolir o sapo" de um contrato válido até 2016 e uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. Termina assim a novela luso-brasileira, que em tempos também chegou a ser rodada nas imediações do Estádio da Luz, quando ecoaram rumores de uma cobiça encarnada.

NA SOMBRA Aos 21 anos, Kléber chega ao FC Porto para disputar um lugar que pertence (até ver) a um inquestionável. Depois de uma época irregular em que só conseguiu marcar sete golos no campeonato português, o brasileiro dá de caras com os expressivos números de Falcao: 17 golos na Liga, um na Supertaça e 17 na Liga Europa. Assim não é fácil e se o colombiano não for ter com André Villas-Boas a Chelsea, Kléber terá muito trabalho para sair da sombra do goleador.

À certeza absoluta das dificuldades que vai enfrentar entre os campeões nacionais, Kléber alia um discurso humilde: "Estou aqui para aprender com Falcao, é um goleador excepcional. Admiro a forma como se movimenta, ataca a bola e consegue finalizar e sei que só tenho a evoluir se o observar com atenção". Mas a garra de dragão também está lá e o "avançado raçudo", como se descreve, promete muitos golos e trabalho na certeza de que poderá ser campeão. "Estou num grupo com muita qualidade, como comprovam os títulos recentemente conquistados, e vou jogar a Liga dos Campeões. Este é o salto com que sonham todos os jogadores de futebol", rematou o ponta-de-lança.

CHEGADAS Além de Kléber, o técnico Vítor Pereira ganhou ontem mais três "reforços". Integrados no trabalho da selecção nacional depois da final da Taça, Rolando, João Moutinho e Varela juntaram-se uma semana depois aos companheiros de equipa. Isto, enquanto o mercado não mexe mais e não leva provavelmente o central ou o médio para longe do Dragão.



in "ionline.pt"

F.C. Porto: confira todos os jogos da pré-época

Dragões têm sete ensaios marcados antes do primeiro jogo oficial. Apresentação aos sócios é contra o Peñarol


O F.C. Porto já agendou sete jogos de preparação para a sua pré-época. Os dragões fazem o primeiro ensaio já no dia 6 de Julho frente ao Tourizense, um dia antes da partida para o estágio em Marienfeld (Alemanha). Já em solo germânico, mais três compromissos: primeiro no dia 10 frente aos amadores do F.C. Gutersloh, depois no dia 16 contra o histórico Borussia Monchengladbach e, finalmente, no dia 17 contra o modesto S.C. Verl.

No dia 21 os dragões defrontam o Rio Ave em Vila do Conde e para 24 de Julho está marcada a apresentação oficial, diante dos uruguaios do Peñarol. Uma partida perfeita para os mais nostálgicos, que não deixarão de evocar a neve de Tóquio na Taça Intercontinental de 1987, disputada entre os dois clubes. 

O plantel azul e branco ainda joga a 31 de Julho em Genebra (Suíça), contra o Lyon. O primeiro jogo oficial está marcado para 7 de Agosto. É contra o V. Guimarães na Supertaça Cândido Oliveira, em Aveiro.

Jogos da pré-época do F.C. Porto:

6 de Julho, 17 horas (Olival)
F.C. Porto-Tourizense

10 de Julho, 18h30 (Gutersloh)
F.C. Gutersloh-F.C. Porto

16 de Julho, 18h30 (Oberhausen)
Borussia Monchengladbach-F.C. Porto

17 de Julho, 18h00 (Verl)
S.C. Verl-F.C. Porto

21 de Julho (Vila do Conde)
Rio Ave-F.C. Porto

24 de Julho (Dragão)
F.C. Porto-Peñarol 

31 de Julho, 20 horas (Genebra)
Lyon-F.C. Porto

in "maisfutebol.iol.pt"

Matador da cabeça aos pés

KLÉBER APONTOU 15 GOLOS NA LIGA


Ao fim de duas épocas no futebol português, ambas ao serviço do Marítimo, Kléber já assinou 15 golos no campeonato e com uma particularidade: todos eles foram apontados dentro da grande área, tivessem sido com a cabeça, pé direito ou esquerdo. Um pormenor que confirma a tese de Pitbull que, há dias, garantiu a Record que Kléber “é um predador na área.”
Ontem, no Olival, Vítor Pereira ficou a conhecer pessoalmente o goleador que terá em mãos: “Já cumprimentei o treinador no balneário. Deu-me as boas-vindas e quer que eu faça um excelente trabalho.” O técnico, certamente, já conhece as qualidades do avançado, mas mesmo assim Kléber deixou o seu cartão de visitas.
in "record.pt"

Competição interna entra em alta rotação

ESTÁGIO COMEÇA COM 28 JOGADORES


O espírito competitivo que Vítor Pereira tem exigido aos seus jogadores nos treinos do Olival vai passar a outro nível. Em Marienfeld, onde os portistas iniciam o estágio de pré-temporada já depois de amanhã, serão 28 os dragões que vão lutar pelo seu espaço. E se é verdade que existem alguns lugares cativos no plantel, como são os casos de Falcão, Guarín, Alvaro Pereira e Cristian Rodríguez que disputam, neste momento, a Copa América, também há espaço para outros, especialmente os mais jovens, se afirmarem no imediato como opções ao nível da exigência portista
O treinador pretende aproveitar ao máximo este contexto. Mais do que potenciar o aparecimento de algumas “surpresas”, Vítor Pereira quer elevar rapidamente o rendimento dos jogadores de primeira linha do seu grupo, de forma a entrar com o pé direito em competição. A esta premissa não é alheio o facto de os portistas decidirem a entrega dos seus dois primeiros troféus da temporada – as supertaças –, dentro de um mês.
in "record.pt"

Walter em passo acelerado

Enquanto Falcao não chega, e nem se sabe se vai voltar, é hora de lhe apanhar o lugar. Walter tem pressa de agarrar a oportunidade que lhe falhou na última época... 

Vítor Pereira anda feliz com o trabalho dos seus jogadores, de quem estava e de quem chegou de novo, e começa a ter mais elementos para fazer a selecção final, uma vez que nem todos os que estão ao serviço nestes primeiros dias vão ficar no plantel. A começar por Beto, que ainda não tem o destino certo.

Mas ontem foi o dia de uma boa notícia já anunciada: de uma assentada, regressaram Rolando, João Moutinho e Varela, directamente para o relvado. Ah, Kléber, pois claro.
O avançado brasileiro será com certeza importante neste início de época, mas um conterrâneo seu está pronto a ir à luta e a ganhar um espaço que na última época não conseguiu, pela época iluminada de Falcao e também porque nem sempre respondeu bem aos treinos de Villas Boas.

O novo treinador parece apostado em dar nova alma ao bigorna e ontem foi falando com ele, provavelmente incentivando-o a um trabalho que terá sempre de ser duro. Walter terá legitimidade para se sentir a primeira opção do ataque, pelo menos enquanto Falcao não chega (se é que vai chegar...), mas sabe igualmente que a chegada de Kléber, outro jovem como ele, não lhe facilita muito a vida. Ou sim, porque a concorrência obriga sempre a uma maior atenção.

Walter chegou ao Porto mais cedo do que os restantes companheiros, precisamente, para se apresentar nas mesmas condições: ganha peso facilmente durante umas férias. Será que os adeptos podem esperar o verdadeiro Walter, aquele que motivou a cobiça e um gasto elevado dos portistas, que pagaram seis milhões de euros por 75 por cento do passe? O futebolista tem um contrato de cinco anos e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.


in "abola.pt"

A Madeira é uma mina

A paz com o Marítimo acabou há muito mas nem assim os dragões deixaram de ser felizes na ilha. São cinco os jogadores do actual plantel que saíram de clubes madeirenses.

A Madeira tem sido um bom local para o FC Porto reforçar os seus quadros. Neste plantel são cinco os jogadores que saíram do Funchal para o Porto: Rúben Micael, Maicon, Bracali, Djalma e agora Kléber. Mas nunca nos poderemos esquecer de uma das grandes contratações que encheria os cofres do dragão com a saída para o mediático Real Madrid, em 2007: Pepe. O FC Porto foi buscá-lo um ano depois de José Mourinho o ter indicado, em 2004. Pepe assumiu-se como uma força na defesa portista e, claro, estava naquele clube dos 30 milhões com que os centrais portistas são normalmente blindados.

Pepe saiu do Marítimo em paz, o que já não acontece com o novo reforço, Kléber. As relações entre Pinto da Costa e Carlos Pereira já foram rosas, hoje é só espinhos atravessados nos caminhos dos líderes. A história de Kléber já foi contada vezes sem conta, o presidente do Marítimo continua irritado e queixou-se às instâncias do futebol europeu, mas entretanto já perdeu por cá... A Liga arquivou o processo em que o FC Porto era acusado de aliciamento.

O gabinete jurídico dos dragões sabe o que faz, cumpriu prazos e artigos, e Kléber é um presente para Vítor Pereira. Um jovem de 21 anos que já poderia estar no FC Porto há um ano se não tivesse havido a intervenção do Marítimo.

Chega, então, Kléber no meio de uma guerra que ainda se desenrola nos gabinetes da UEFA. Mas para trás já estava mais um caso. Djalma também saiu do Marítimo para o FC Porto e Carlos Pereira não gostou nada, mas nada pôde fazer, a não ser aplicar um castigo ao futebolista, que se comprometeu com os dragões, dentro do quadro legal, mas ainda com meia época para cumprir. E aqueceu muitas vezes o banco...


in "abola.pt"