terça-feira, 5 de julho de 2011

Falcao: "Tenho um clube de sonho, mas não digo qual é..."

Há clubes que sonham com Falcao e Falcao sonha com um em particular. Qual? É uma boa pergunta, que poderia até dar algumas pistas sobre o futuro. Como é uma boa pergunta, ela não faltou na longa entrevista ao colombiano publicada pela revista "El Gráfico". "É óbvio que tenho um clube de sonho. E é óbvio também que não lhe direi qual é", respondeu El Tigre. Cautelas curiosas, considerando que há quase três anos, ainda como jogador do River, mas já com notícias sobre o interesse de alguns dos maiores clubes europeus, o mesmo Falcao não teve dúvidas em apontar abertamente as escolhas: Real Madrid, Arsenal e Milan eram os preferidos. Preferência que se estreitava mais um pouco na ideia fixa de que a liga espanhola era a melhor e a que mais de adequava ao seu estilo de jogo. Disse-o em 2008. Agora, à "El Gráfico", o colombiano volta a confessar-se encantado por Espanha, mas pisca também o olho à liga inglesa. "A espanhola é boa para jogar, da inglesa gosto do ambiente". A menos que a não resposta de Falcao seja uma aposta, entre Real Madrid (sonho antigo, mas agora não mencionado...) e Chelsea, os dois clubes que foram resistindo nos últimos dias como candidato a recebê-lo, parece ficar tudo na mesma.

O presente é FC Porto e selecção da Colômbia, dois temas que não faltaram na entrevista. Os 72 golos em duas épocas no Dragão surpreenderam-no. "Nunca pensei que marcaria tantos. Favoreceu-me estar numa equipa que joga ao ataque e que tem grande poder ofensivo." Também o surpreendeu o rendimento na Liga Europa. "Ganhar um título potencia tudo; se fosse o melhor marcador, mas se não tivéssemos ganho, não teria tanto impacto. Sou um felizardo."No FC Porto, diz, encontrou "um clube organizado" e isso facilitou a explosão. "Estes anos na Europa ajudaram-me a crescer e a amadurecer. No campo e na vida, a ser mais claro naquilo que quero, a ter um grau de responsabilidade maior." Futebolisticamente, acrescentou, "aprendi a jogar mais em equipa". Houve outros factores a ajudar na adaptação. No balneário portista, a língua mais falada "é o castelhano". Pela experiência, não hesita em considerar Portugal uma boa porta de entrada no futebol europeu. "É, sim. Mas depende para o clube que se vai. Se for um dos grandes, tudo muito bem, porque se luta sempre pelo título, joga-se a Champions ou a Liga Europa. O FC Porto é uma instituição que ajuda um jogador a melhorar em tudo e a não ter de se preocupar com nada."

Ídolos não teve, mas confessa ter admirado vários jogadores: "Ronaldo [o Fenómeno], os cabeceamentos de Palermo, Hugo Sánchez, Maradona, Francescoli. E admirava muito Saviola, mas este já de perto." A alcunha El Tigre agrada-lhe. "Antes tigre do que gatinho".

Guarín quer que a dupla funcione na Copa América

Guarín também foi ontem entrevistado. Em declarações ao "El Colombiano", o médio espera poder prolongar na selecção a época de êxitos que teve no FC Porto. Para que tal se concretize, Guarín conta poder tirar partido da parceria com Falcao. "É um grande jogador, sem dúvida. Esteve muito bem no FC Porto e entendemo-nos bem em campo porque já nos conhecemos. Oxalá que possamos fazer o mesmo na Copa América, para bem do grupo." A Colômbia entrou com o pé direito na competição, tendo derrotado a Costa Rica no primeiro jogo, o passe para o único golo do jogo foi de Guarín.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: