terça-feira, 5 de julho de 2011

A Madeira é uma mina

A paz com o Marítimo acabou há muito mas nem assim os dragões deixaram de ser felizes na ilha. São cinco os jogadores do actual plantel que saíram de clubes madeirenses.

A Madeira tem sido um bom local para o FC Porto reforçar os seus quadros. Neste plantel são cinco os jogadores que saíram do Funchal para o Porto: Rúben Micael, Maicon, Bracali, Djalma e agora Kléber. Mas nunca nos poderemos esquecer de uma das grandes contratações que encheria os cofres do dragão com a saída para o mediático Real Madrid, em 2007: Pepe. O FC Porto foi buscá-lo um ano depois de José Mourinho o ter indicado, em 2004. Pepe assumiu-se como uma força na defesa portista e, claro, estava naquele clube dos 30 milhões com que os centrais portistas são normalmente blindados.

Pepe saiu do Marítimo em paz, o que já não acontece com o novo reforço, Kléber. As relações entre Pinto da Costa e Carlos Pereira já foram rosas, hoje é só espinhos atravessados nos caminhos dos líderes. A história de Kléber já foi contada vezes sem conta, o presidente do Marítimo continua irritado e queixou-se às instâncias do futebol europeu, mas entretanto já perdeu por cá... A Liga arquivou o processo em que o FC Porto era acusado de aliciamento.

O gabinete jurídico dos dragões sabe o que faz, cumpriu prazos e artigos, e Kléber é um presente para Vítor Pereira. Um jovem de 21 anos que já poderia estar no FC Porto há um ano se não tivesse havido a intervenção do Marítimo.

Chega, então, Kléber no meio de uma guerra que ainda se desenrola nos gabinetes da UEFA. Mas para trás já estava mais um caso. Djalma também saiu do Marítimo para o FC Porto e Carlos Pereira não gostou nada, mas nada pôde fazer, a não ser aplicar um castigo ao futebolista, que se comprometeu com os dragões, dentro do quadro legal, mas ainda com meia época para cumprir. E aqueceu muitas vezes o banco...


in "abola.pt"

Sem comentários: