quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

"É um prazer ser a imagem do FC Porto"

Em entrevista à Cadena COPE de Barcelona, o antigo internacional português confessou que gostaria de ser director-geral e director-desportivo do FC Porto ou dos "blaugrana".



Vítor Baía diz que o FC Porto é a sua vida. O antigo guarda-redes e dirigente do FC Porto, numa entrevista à Cadena Cope de Barcelona, afirmou que se considera um filho do emblema azul e branco.
"A minha vida foi no FC Porto. Ganhei todos os títulos mais importantes do mundo no FC Porto. Sou um filho do clube, e por isso é um prazer ser a imagem do clube", disse o antigo capitão dos dragões.

Baía licenciou-se em Gestão do Desporto e não esconde que gostaria de ser director-desportivo do FC Porto ou do Barcelona, os dois clubes da sua carreira.
"Tirei a licenciatura em Gestão Desportiva quando terminei a minha carreira desportiva. É algo que me agrada o facto de poder vir a ser num clube director-geral ou director-desportivo, penso que tenho experiência e competência para o fazer. Ficaria muito agradado que isso acontecesse no Barcelona ou no FC Porto, que foram os meus únicos clubes", rematou.
in "rr.pt"

Lucho e a saída do Marselha: «Foi uma decisão ponderada nos últimos seis meses»

Lucho González agradece ao Marselha por ter facilitado o seu regresso ao FC Porto. Médio ponderou sobre a saída do clube gaulês nos últimos seis meses. Quer voltar a ser feliz de dragão ao peito.

«Passei momentos extraordinários no Marselha, tanto a nível profissional como humano. No entanto, conclui que era o momento de sair e creio que a minha decisão também beneficia o Marselha. Regresso a um local onde fui feliz e espero voltar a ser. Agradeço ao Marselha por me ter deixado sair, pois era isso que eu queria», sublinha o jogador argentino, em declarações à RMC Sport.

O assalto de que foi vítima naquela cidade, com a sua mulher no interior da residência, continua bem presente na memória da família González. No entanto, diz Lucho que o episódio não foi determinante na hora de decidir rumar a outras paragens.

«Foi uma decisão ponderada nos últimos seis meses. Nunca escondi que a minha família é o mais importante para mim, mas isso não quer dizer que tenha decidido sair por causa desse episódio. De resto, poderia também ter acontecido no Porto. A minha família está feliz por regressar ao Porto, mas teve igualmente bons momentos em Marselha», realça.

El comandante diz, ainda, que nunca se deixou afetar pelas críticas.

«Acho que a minha prestação foi positiva. As críticas fazem parte do futebol e da Imprensa. Sei que é mais fácil falar do jogador mais caro da história do clube [n.d.r. custou 18 milhões de euros] do que do jogador que conquistou cinco títulos. Mas isso não é grave, disse sempre que o meu jogo depende do coletivo. E nós vencemos enquanto equipa. Grandes jogadores passaram pelo Marselha sem nada terem ganho e sobre isso ninguém fala», acusa.


in "abola.pt"

«A saída de Lucho é um erro monumental do Marselha» – Domenech

O ex-selecionador da França, Raymond Domenech, ficou surpreendido pelo Marselha ter deixado sair um jogador com o valor de Lucho Gonzalez. O treinador não encontra uma explicação para a decisão dos responsáveis do clube francês.

«A saída de Lucho é um erro monumental», afirmou Domenech, em declarações à imprensa francesa.

O antigo selecionador francês não tem dúvidas da importância do jogador no esquema do Marselha: «Lucho dava outra fluidez ao jogo. Ele era um elemento essencial. Ele não é um finalizador, não faz trabalho defensivo, mas está em todas as boas ações da equipa». 

Lucho regressou ao FC Porto a custo zero.

in "abola.pt"

Mensagem de El Comandante aos adeptos

"Lucho vai ajudar o FC Porto a crescer"

O avançado foi colega do argentino nos dragões e acredita que agora a equipa de Vítor Pereira será ainda mais forte.


No Porto, esta 4ª feira, os reforços Lucho e Marc Janko, realizaram o primeiro treino no Olival. Hulk e Sousa não estiveram nos 15 minutos iniciais abertos à Comunicação Social. Djalma ainda não regressou da selecção angolana que entretanto já foi eliminada da Taça das Nações Africanas.
A chegada de Lucho ao Porto é destacada por quem partilhou no Dragão, o balneário com o argentino durante duas épocas e meia. Jorginho, brasileiro, actualmente no Rio Ave, considera o regresso de Lucho uma excelente aposta do FC Porto: "O Lucho viveu grandes momentos no clube e, com certeza, é uma grande contratação do FC Porto, tanto pelo jogador como pela pessoa"
"A qualidade de passe e a ajuda para finalizar uma jogada são pontos fortes do Lucho. É uma mais valia que vai ajudar o FC Porto a crescer neste momento menos bom e, de certeza, o FC Porto vai estar mais forte a partir de agora". 



A saída do argentino é lamentada pelo capitão dos marselheses, Steve Mandanda.


A saída de Lucho do Marselha deixou desapontados alguns elementos do plantel. Nomeadamento o seu capitão, Steve Mandanda, que em declarações à imprensa gaulesa, abordou a partida do argentino: "Estou desapontado com a saída de Lucho. É um grande jogador e um grande homem. É alguém que admiro. Vamos sentir a sua falta no grupo. Perdemos um jogador de qualidade".


in "rr.pt"

F.C. Porto: Lucho e Janko já treinaram

Primeiro treino dos dois reforços de Inverno teve direito a «baptismo». Hulk ausente


Lucho Gonzalez e Janko cumpriram, esta quarta-feira, o primeiro treino com a equipa do F.C. Porto, depois da oficialização das contratações. Para o argentino trata-se, porém, de um regresso a um ambiente que conhece bem. O ponta-de-lança austríaco, por seu turno, destaca-se pela envergadura de respeito e passa a ser o mais alto do plantel.

Segundo relata a Agência Lusa, os dois jogadores tiveram direito ao tradicional «baptismo» por parte dos companheiros de equipa, que continuam a preparar a recepção ao V. Setúbal, para a Taça da Liga, já no domingo (18h30). 


Pinto da Costa assistiu ao início do treino que, nos quinze minutos abertos aos jornalistas, não teve Hulk, Souza e Emídio Rafael, todos devido a lesão. 

Djalma ainda não regressou da CAN e Belluschi e Guarín já estão em Itália onde vão representar Génova e Inter, respectivamente.

in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk: «Gil Vicente fez tudo para ganhar»

BRASILEIRO ACREDITA NA REVALIDAÇÃO DO TÍTULO



A derrota frente ao Gil Vicente atrasou o FC Porto na corrida à revalidação do título, mas Hulk ainda acredita, apesar da desvantagem de 5 pontos para o Benfica e dos jogos difíceis que os dragões têm para realizar.
A esperança do avançado brasileiro, que está de regresso ao lote de futebolistas disponíveis, após lesão, nasce da confiança que tem nos companheiros e na chegada de reforços, onde se destaca o amigo Lucho González.
"Não esperava [perder em Barcelos], nem eu nem ninguém. Mas o Gil Vicente fez tudo para ganhar, fez um bom jogo. O nosso grupo é muito forte, mas jogar contra uma equipa arrumada, fora de casa, num campo diferente, é bastante difícil", começou por afirmar Hulk, dando mérito ao conjunto de Barcelos, em declarações ao "lancenet.com.br".
"Faltam 13 jornadas e nós e eles [Benfica), ainda temos jogos difíceis. FC Porto e Benfica não são as únicas boas equipas, ainda há o Sp. Braga, o Sporting, o Marítimo, o Vitória de Guimarães. Todas essas equipas são fortes", acrescentou antes de analisar o impacto do regresso de Lucho ao FC Porto:
"É um grande jogador, uma pessoa humilde, muito amigo, que me ajudou quando cheguei. Só vai ajudar a melhorar a qualidade da equipa com o seu futebol. Espero que possamos jogar bem juntos."
in "record.pt"

Incrível deu entrada na rampa de lançamento

REINTEGRADO ÀS PORTAS DE CICLO DECISIVO



No dia em que o FC Porto confirmou a aquisição de Lucho González e Marc Janko, os dragões receberam também o “reforço” Hulk.
O Incrível, que estava afastado dos trabalhos dos campeões nacionais desde o meio do mês de janeiro, já se treinou juntamente com os seus companheiros na manhã de ontem, ainda que o tenha feito de forma condicionada.
in "record.pt"

UEFA pede investigação à contratação de Walter

SEGUNDO AVANÇA A "BLOOMBERG"



A transferência de Walter para o FC Porto, em 2010, proveniente do Club Atletico Rentistas (do Uruguai), está a ser investigada pelas autoridades inglesas, a pedido da UEFA, segundo refere o portal de economia Bloomberg.
Na base da investigação estão os dois fundos (o For Gool Co. e o Pearl Design Holding Ltd) que ajudaram os dragões a pagar 6,2 milhões de euros pelo avançado, que na altura jogava no Internacional.
Segundo a Bloomberg, a UEFA está preocupada com este fenómeno, pois este aumenta o risco de "lavagem de dinheiro", pois não se sabe quem detém os referidos fundos, que apenas têm morada no Reino Unido e nada mais.
De referir que, segundo comunicado dos dragões, o For Gool Co. emprestou 2 milhões de euros ao FC Porto para adquirir Walter e o Pearl Design Holding Ltd comprou 25 por cento do valor de uma futura transferência, a troco de 2,1 milhões de euros.
in "record.pt"

Alex Sandro ou Iturbe na UEFA

Alex Sandro ou Iturbe. Só um destes reforços de Verão do FC Porto poderá ver o seu nome inscrito na Liga Europa, isto partindo do princípio óbvio que os reforços de Inverno Danilo e Lucho vão ser incluídos nos eleitos para os jogos com o Manchester City. Janko, como se sabe, já jogou na prova pelo Twente e não pode ser opção de Vítor Pereira na Europa.
O FC Porto tem até à meia-noite de hoje para enviar a lista definitiva de jogadores para a estreia na competição que venceu no ano passado. Os regulamentos permitem inscrever o máximo de três novos jogadores.
Fucile, Guarín e Belluschi faziam parte dos eleitos na Liga dos Campeões e abrem vagas para Danilo, Lucho e mais um nome que Vítor Pereira vai confirmar durante o dia de hoje.
Atendendo à abundância de extremos já inscritos (Hulk, James, Varela, Cristian Rodríguez e Djalma), o mais certo é que o técnico portista opte por chamar Alex Sandro, deixando, de novo, Iturbe de fora. Esta escolha até será a mais sensata porque com a saída de Fucile para o Santos (que podia jogar em ambas as faixas laterais), o FC Porto passou a contar apenas com Álvaro Pereira para o lado esquerdo. Alex Sandro, contudo, ainda só fez dois jogos pelo FC Porto, num total de 180 minutos.

in "ojogo.pt"

Guarín pode render 15 milhões de euros

Depois de semanas de intensas negociações, Guarín mudou-se finalmente para o futebol italiano, assinando pelo Inter de Milão, quinto classificado da Serie A. O colombiano foi emprestado até ao final da temporada, tendo os nerazzurri ficado com opção de compra por 13,5 milhões de euros, já depois de ter desembolsado, no imediato, 1,5 milhões de euros pela cedência temporária de seis meses. Feitas as contas, o FC Porto poderá realizar um encaixe total de 15 milhões de euros (metade da cláusula de rescisão) com Guarín, que, de resto, já tem acordo com o Inter de Milão para um contrato que se prolongará até 2016, na eventualidade da formação transalpina accionar a opção de compra. Recorde-se que Guarín custou apenas um milhão ao FC Porto. Claudio Ranieri, treinador do Inter, desfez-se em elogios para a sua nova contratação. "É um jogador de enorme qualidade e agora é preciso apenas tempo para que fique em condições. Esperamos contar com ele em breve, pois é um jogador de qualidade, disponibilidade física, capacidade para mudar o jogo, e por isso adapta-se à nossa equipa".
Durante o dia, Guarín também foi deixando mensagens aos seus fãs através do Twitter. "Quero agradecer as vossas palavras e desejos. Estou muito feliz por dar este passo tão importante na minha carreira. A história continua", escreveu o médio, que depois ainda deixou uma mensagem num formato mais filosófico. "Um dia pensei, um dia sonhei, um dia consegui".

Belluschi confirmado no Génova pelo menos até ao final da época

O Génova e o FC Porto fecharam também ontem o acordo de empréstimo de Belluschi até ao final da presente temporada, ficando o clube italiano com direito de opção de compra sobre o argentino. No entanto, o valor a pagar no futuro pela contratação definitiva de Belluschi está dependente da classificação final do Génova na Serie A. Ou seja, na eventualidade de garantir um lugar nas competições europeias da próxima época, o clube italiano terá de desembolsar cinco milhões de euros para ficar em definitivo com o médio; no entanto, este valor desce para os 3,5 milhões de euros se o emblema onde actua Miguel Veloso não conseguir a qualificação europeia. Actualmente, o Génova encontra-se na nona posição, a oito pontos do Inter de Milão, que ocupa o quinto lugar, o último capaz de garantir desde já um lugar nas competições europeias do próximo ano.

Fucile ainda não assinou e Ganso sai se exigir

Fucile foi aprovado nos exames médicos, mas ainda não assinou com o Santos. Isto porque lhe faltam alguns documentos, que o obrigaram a ir ao Uruguai. A apresentação foi adiada e deve ser realizada na presença de Rodolfo Rodríguez, ex-guarda-redes uruguaio que foi ídolo do Peixe nos anos 80. Noutro plano, o presidente esclareceu que Ganso pode sair, se fizer força para tal. "Não o queremos insatisfeito. Se ele quiser sair e a proposta atender os nossos interesses, poderá sair. Já poderia ter saído com uma proposta condizente ao valor dele. Se jogar bem, virão ofertas melhores", disse.

Sapunaru não sai agora

Apesar de ontem ainda ter visto o seu nome associado a uma possível mudança para a Lázio, Sapunaru vai continuar no FC Porto pelo menos até ao final da presente temporada. O lateral romeno até já voltou aos treinos no relvado, depois de ter passado os últimos tempos a trabalhar apenas no ginásio, tendo agora a oportunidade de lutar pelo lugar no lado direito da defesa com Maicon e Danilo.

Zambiano MBola emprestado até 2013

Emmanuel Mbola já é jogador do FC Porto. O lateral-esquerdo, que completa em Maio 19 anos de idade, assinou até Junho de 2013, emprestado pelo TP Mazembe, clube congolês com o qual mantém contrato. Para já, Mbola vai integrar o plantel dos juniores. Mas o objectivo é que jogue pela equipa B que, na próxima época, entrará directamente na Liga Orangina. Findo esse período, a SAD avaliará se vale a pena adquirir o passe do internacional zambiano.

in "ojogo.pt"

Rui Barros: "Eu era mais rápido, mais esperto e mais vivo"

O "piccolo" Barros não se põe em bicos de pés. Sendo um dos treinadores com maior taxa de êxito a nível internacional, prefere manter-se na sombra, entre amigos, e a fazer aquilo de que mais gosta. Como jogar futebol, por exemplo...


Permita-me um cliché: vamos falar da sua altura. Quantas vezes isso foi assunto ao longo destes anos?

Muitas. Eu era, provavelmente, o jogador mais baixo a nível internacional. Para mim, falar-se sobre isso era um motivo para eu ser melhor e mais forte. Conseguir jogar àquele nível sendo tão baixo obrigava-me a ter algo de especial. Era mais rápido, mais esperto e mais vivo do que os outros, porque nos duelos perdia sempre. Tinha de espremer mais de mim, encontrar mais-valias...

Os baixinhos estão na moda. Isso fá-lo pensar que apareceu na altura errada?

Pois. Houve momentos em que ser grande é que era bom, mas no futebol há lugar para todos, temos lugares específicos, há zonas em que a agilidade e a rapidez são trunfos importantes.

Giovanni Agnelli, ex-presidente da Juventus, chegou a dizer que, depois de si, não queria mais jogadores baixos na equipa.

Foi uma frase muito polémica. Ele disse que da bancada VIP não me conseguia ver. Acho que foi uma brincadeira, porque em Itália gostaram muito de mim e fui importante para a Juventus.

Comprou muitos carros em Itália?

A Juventus tem a particularidade de ser da família que detém a FIAT. Quando assinei tive dois carros novos, um deles mais potente, a 50 por cento do preço. No final da época vendi-os mais caros e voltei a comprar outros dois a metade do preço. Ainda os trouxe, mas só me duraram mais dois anitos.

Com a taxa de sucesso que tem como treinador [três jogos, três vitórias e um título], por que tem deixado a carreira em suspenso?

Digo aos meus amigos que não é difícil ganhar três jogos. Vamos ver... Gosto de estar na observação, no futuro veremos.

É uma característica de personalidade?

Se calhar. Prefiro estar numa posição mais reservada. Não é o medo de falhar, mas o medo de assumir. Quando o fizer, terá de ser a sério. Não penso nesse dia.

Se pudesse acrescentar algum antigo jogador a esta equipa, de quem é que se lembrava?

Do Maradona. Era o meu ídolo, cruzámo-nos muitas vezes, eu na Juventus e ele no Nápoles. Era uma delícia vê-lo, marcou-me muito. Não éramos amigos, mas ele uma vez disse que eu tinha sido dos melhores jogadores a passar por Itália. Caiu-me bem.

Quando marcou na Holanda, ao Ajax, para a Supertaça Europeia, houve quem visse em si um novo Maradona. Pesou-lhe o rótulo?

Já no Varzim me chamavam o Maradona da Póvoa. Foi pela altura só. Não temos nada a ver. Eu era mais rápido, mas ele era melhor tecnicamente, mais forte no um-para-um, genial nos livres... Era em tudo melhor do que eu. Eu fui só mais um jogador.

Mas mais rápido do que o Maradona...

Atenção. Eu não era rápido de correr os 100 metros, era um rápido do futebol. Eu não queria correr 50 ou 70 metros depressa, mas fazer 10 ou 20 metros mais rápido do que os outros no momento. Em espaços curtos, era muito rápido e difícil de apanhar.

Voltando a Maradona, ele deve-lhe um título italiano, certo?

Sim. Marquei dois golos ao Milan, que estava a discutir o título com o Nápoles, e ganhámos 3-0, acho. Não era fácil, porque o Milan tinha uma superequipa e eram sempre a melhor defesa do campeonato. Aliás, quando há um Milan-Juventus ainda há jornalistas que me ligam para recordar essa história.

Como muitos outros, começou no futebol de salão...

Sim, sempre gostei. Comecei com sete anos, em escolas, adorava jogar em espaços reduzidos. Não sei se vou fazer a diferença, mas já não sou a mesma coisa.

Sempre teve camisolas à medida?

Quando ganhei estatuto passei a fazer o que queria e mandava cortar. No início era difícil, tinha de jogar sempre de manga curta, senão tinha de estar sempre a puxar para cima. E mesmo a manga curta era meia manga para mim. O número fixo foi uma grande invenção.

Longe da ribalta há tempo para tudo

O desafio foi lançado por diversas vezes, mas sempre rejeitado. Rui Barros, que fez parte das equipas técnicas de Jesualdo Ferreira no FC Porto, não quer ser treinador principal, o que não significa que esteja longe do futebol. No Dragão, faz parte da estrutura do scouting e cumpre horários. "Normalmente levo os meus filhos à escola e às 9h30 estou a picar o ponto. Faço relatórios, analiso jogadores e quando é preciso vou ao estrangeiro para uma observação mais profunda", resume. Rui Barros diz que nada lhe dá mais prazer do que trabalhar "entre amigos", partilhar almoços e histórias que o tempo não apaga.

Rui Barros

Idade - 46 anos
Carreira no FC Porto - De 1974 a 1980; De 1982 a 1989
Números no campeonto - 342 jogos; 318 golos
Títulos - 1 Taça Intercontinental, 1 Taça dos Campeões, 1 Supertaça Europeia, 5 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 2 Supertaças Nacionais; 2 Botas de Ouro, 6 vezes melhor marcador

in "ojogo.pt"

Goleador completo custou três milhões

Marc Janko foi oficalizado pelo FC Porto até 2015 (três anos e meio), num contrato cuja cláusula de rescisão fica cifrada em 20 milhões de euros. Surpreendente é o preço do jogador: apenas três milhões de euros, menos do que os cinco a sete milhões que a Imprensa holandesa havia ventilado no dia anterior e abaixo dos cinco milhões que o Twente pagou ao Red Bull Salzburgo em 2010.
Obviamente só os golos que Marc Janko vier a marcar podem aprovar esta contratação. Mas, à priori, o negócio é excelente para o FC Porto. Além dos 128 golos marcados nos oito anos que leva de escalão principal (primeiro na Áustria, depois na Holanda), os números revelam que é mais completo do que o que o seu colega Roland Linz ontem descreveu.
Apesar de ser clara a maioria de golos marcados com o pé esquerdo, Janko também sabe usar o direito. Isto além de ser também forte de cabeça, numa faculdade que foi trabalhada no Twente, uma vez que antes, na Áustria, nunca havia marcado tantos golos dessa forma. Por comparação com Falcao, por exemplo, não sai muito a perder: oito golos após cabeceamento contra 11 do colombiano em 2010/11. E, mesmo sendo um goleador que só joga na grande área, Janko também sabe como oferecer golos aos colegas. Ao todo, soma 34 assistências na carreira, 11 delas ao serviço do Twente e quase todas de cabeça. Aparentemente, é um ponta-de-lança completo.
Depois de ontem terem sido, tal como O JOGO antecipou, enviadas as garantias bancárias para o Twente, Janko foi conhecer o Centro de Treinos do Olival, mas não treinou, pois só à tarde oficializou o contrato na "sala Viena" do Estádio do Dragão, num pormenor que imediatamente o fez sentir em casa. É que o goleador nasceu na capital austríaca. No FC Porto vai usar o número 29.

"Posso marcar muitos golos se for bem ajudado"

Depois de assinar, Janko falou ao Porto Canal. "É um sonho concretizado, mas isto é apenas o início. Espero ajudar a equipa com os meus golos", começou por dizer, explicando, depois, que a sua "principal característica" é a forma como se movimenta na área. Posso marcar muitos golos se for bem ajudado pelos meus companheiros", frisou. O gigante austríaco considerou uma "grande honra ter a possibilidade de jogar" no FC Porto, um "clube com adeptos fantásticos", referiu. Por isso, mostrou-se "ansioso" por começar a jogar. "Quero ajudar com golos a conquistar muitos títulos, é para isso que estou cá", disse o jogador que esteve atento à última caminhada europeia da sua nova equipa. "É um clube com uma história incrível, com muitos títulos. Vi a final da Liga Europa, no ano passado, foi uma vitória fantástica". A terminar, o sol de Portugal como tema. "Nunca vivi perto do mar. Venho da Áustria com Invernos rigorosos. Se isto é o Inverno, que venham os próximos."

Odeia perder, não importa onde ou em quê

Janko tem uma definição curiosa sobre si próprio, conforme se pode ler no seu Facebook. "Descrever-me-ia como uma pessoa muito tolerante e de mente aberta. Antes, era difícil para mim lidar com a atenção, com o mediatismo, e, por vezes, era interpretado como sendo arrogante. Mas não sou e as pessoas que me conhecem confirmam isso... sou um tipo muito sociável e honesto. Adoro viajar, ainda que seja muito ligado a casa. Gosto de frequentar bons restaurantes, mas devo dizer que o bom nem sempre é o caro. Tudo tem um sentido na minha vida e não acredito em coincidências. O que mais odeio é perder, não importa onde ou em quê."

in "ojogo.pt"

Lucho; "Objectivo é ser campeão"

Ainda a "desfrutar das primeiras horas após o regresso ao Porto", Lucho González não conseguiu esconder a emoção após voltar a entrar no Dragão, um estádio do qual guarda "óptimas recordações" e onde sempre soube que iria voltar a jogar. Em entrevista ao Porto Canal, o argentino confessou-se emocionado. "Estou muito feliz. Quando saí, disse ao presidente e a alguns funcionários, que saía com a ideia de voltar. Nesta fase era a coisa certa a fazer. Os momentos que aqui passei contribuíram para a minha decisão. Mesmo em Marselha, vim muitas vezes ao Porto. Volto por vontade minha, mas também do clube", começou por dizer.
E o negócio foi ontem confirmado de forma oficial. O FC Porto não teve que pagar qualquer verba pelo regresso do antigo capitão, que assinou por duas épocas e meia, tal como O JOGO avançou. No contrato consta ainda uma cláusula de rescisão de 10 milhões de euros. Para o Marselha, os dois milhões de euros poupados em ordenados foram suficientes para deixar Lucho partir, embora o seu director desportivo, José Anigo, tenha ficado triste pelo desfecho. "Tivemos propostas de outros clubes, mas o jogador queria voltar a Portugal. Trata-se de um grande profissional e de um homem extraordinário no balneário. Ficará conhecido como alguém que devolveu o título de campeão ao Marselha. E isso é enorme", disse. Assim como o número de camisolas vendidas com o seu nome no primeiro ano em França: 250 mil, que chegavam quase para pagar a sua transferência.
De volta a El Comandante, o "8" que usava no passado é agora de João Moutinho pelo que vai ficar com o "3". "Venho para somar. A maioria já sabe o que posso dar ao FC Porto. Posso acrescentar a minha experiência, não só futebolística, como fora do campo. Estar de novo no Dragão é emocionante. Nestes últimos dois anos e meio, sempre o imaginei. Mas vai ser ainda melhor quando pisar o relvado", frisou com emoção. O que poderá acontecer já no domingo.
Depois de apertar a mão a Pinto da Costa, o jogador apontou imediatamente a ser campeão: "Quero sempre ganhar títulos. O objectivo é ser campeão. O clube tem essa mentalidade e eu também."
A recepção de alguns adeptos, anteontem, no aeroporto, foram apenas um cheirinho daquilo que o espera. "Não esperava. O carinho não me surpreende, mas não imaginei tanta gente à espera, até porque poucos sabiam que vinha", confessou.

Pinto da Costa fala de algo "esperado"

Durante a entrevista que deu ao Porto Canal, Lucho percorreu os corredores do Estádio do Dragão e cruzou-se com Pinto da Costa, que esboçou um enorme sorriso, saudando logo o jogador. O presidente interrompeu a conversa para saber do que se falava e quando ouviu a palavra "esperado", atalhou imediatamente. "Para mim é um regresso esperado desde o dia em que partiu. No dia em que se despediu de mim [Junho de 2009] disse-lhe logo: até ao teu regresso", contou, perante a concordância do argentino e sorrisos de muita felicidade.

in "ojogo.pt"