terça-feira, 20 de janeiro de 2015

«Quiñones não jogou com o FC Porto porque não estava apto»

Jogador emprestado pelos dragões estava lesionado desde o encontro com o Benfica, mas não constava do boletim clínico


A ausência de Quiñones, jogador emprestado pelo FC Porto, na receção do Penafiel aos dragões, do passado sábado, gerou muitas dúvidas. O jogador, habitualmente utilizado por Rui Quinta, não foi convocado, nem fazia parte da lista dos lesionados ou condicionados no boletim clínico que o clube divulgou durante a semana. 
  
Esta segunda-feira, o presidente António Gaspar Dias, citado pela Rádio Renascença, garantiu que o jogador «não jogou porque se lesionou no jogo com o Benfica e não estava apto».. 

O jogador colombiano saiu lesionado na primeira parte do jogo com o Benfica e já não esteve no jogo com o Gil Vicente, da jornada passada. Em declarações ao Maisfutebol, fonte do clube penafidelense explicou que «Quiñones teve uma lesão muscular no jogo com o Benfica. Na semana passada fez treino integrado condicionado, por isso o nome dele saiu do boletim clínico», ainda assim «não estava em condições de jogar e ainda agora não estará a 100 por cento». Ainda assim, continua a não fazer parte do boletim clínico divulgado esta segunda-feira. 

Sem guarda-redes suplente 

Causou estranheza, entre os jornalistas que cobriram o jogo entre Penafiel e FC Porto, o facto de, na ficha do jogo, aparecer entre os suplentes do conjunto penafidelense um «Carlos» com o número 2, supostamente para a função de guarda-redes.  

A verdade é que sem Haghighi, o iraniano que disputa a Taça da Ásia, nem Coelho, a cumprir castigo, o Penafiel não tinha guarda-redes para colocar no banco. O Carlos em causa era, realmente, Tiago Carlos Morais Valente, o central Tiago Valente, reforço vindo do Lechia Gdansk, que, como o certificado internacional chegou a tempo, foi chamado para o encontro. 

Mas se Tiago Rocha, o guarda-redes titular, se lesionasse, quem entraria para o lugar dele? Seria Tiago Valente. Por parte do clube não conseguimos um esclarecimento, apenas uma garantia: «Foi um risco calculado. Certamente que o treinador preparou alguém para essa eventualidade». 

in "maisfutebol.iol.pt"

Óliver: «Meio Frasco, meio Guardiola, 100 por cento talento»

Figura da jornada: espanhol explodiu e vai na melhor série de jogos e golos no FC Porto. «É o futuro titular da seleção espanhola», antevê Paulo Futre

Nove jogos seguidos na Liga e três golos nos últimos três encontros. Óliver Torres já não deixa dúvidas a ninguém e é uma referência absoluta do FC Porto de Julen Lopetegui. 
  
Com a titularidade em Penafiel, Óliver Torres igualou a melhor série da carreira, que vinha da época passada: nove jogos seguidos no campeonato. Na altura foi ao serviço do Villarreal, para onde seguiu em janeiro, por empréstimo do Atl. Madrid. 
  
Entre a 26ª e a 34ª jornada da Liga espanhola jogou sempre. Sete vezes titular, duas suplente utilizado. No FC Porto, desde a receção ao Nacional, da 9ª jornada, soma minutos atrás de minutos. 
  
Nesse período, só por uma vez começou no banco. Na ronda seguinte, na Amoreira, saltou para o campo a oito minutos do fim para resgatar um ponto para o FC Porto, com o golo da igualdade a dois. Nunca mais voltou a ser segunda opção na Liga. 
  
O ano de 2015, então, teve um arranque fenomenal. Nos últimos três jogos da Liga marcou três golos. Um registo único na carreira.  
  
Aliás, era, por ventura, o que lhe faltava, visto que nos 22 jogos que realizou no ano transato, só por uma vez festejou, na receção do Atl. Madrid ao Betis, da 10ª jornada.

Este ano, em 24 jogos divididos por todas as competições, já leva seis golos. E os elogios começam a extravasar as fronteiras. 
  
Quem não está surpreendido com a performance do jovem de 20 anos é Paulo Futre. Profundo conhecedor das realidades de FC Porto e Atlético Madrid, o antigo internacional desfaz-se em elogios ao médio. 
  
«Para mim não é nenhuma surpresa, porque já o conheço há muitos anos. Não para de crescer. É um jogador que se afirmou no FC Porto com uma simplicidade que só os craques conseguem. Está a ser muito importante e acredito que ainda pode dar muito mais», projeta, em conversa com o Maisfutebol.
  
«Para Lopetegui é Oliver e mais dez» 
  
A cedência de Óliver Torres ao FC Porto levantou algumas dúvidas pelas caraterísticas do negócio. Não é habitual que os dragões recebam um jogador emprestado sem salvaguardar a opção de compra, mas revelou-se impossível nesta situação. 
  
O médio está cedido por um ano e, se tudo correr dentro da normalidade, o mais provável é que volte à capital espanhola. 
  
«O Simeone, mais tarde ou mais cedo, vai ter de arranjar um lugar para ele no meio campo do Atlético de Madrid. Ele veio sem opção de compra e isso mostra a fé e a confiança que o Atlético tem nele. É um diamante. Se o Simeone apostar nele, vai impor-se», acredia Futre. 
  
Ao FC Porto caberá, para já, aproveitar Óliver ao máximo e Futre imagina um futuro risonho a curto prazo: «Tenho muita fé no FC Porto na Champions e acho que o Oliver pode ser muito importante.» 
  
Vir para o FC Porto acabou por ser, no entender de Futre, a aposta certa. «Noto que está mais maduro», frisa. «E deve estar a trabalhar muito bem no dia a dia. Reparem que para o Lopetegui é quase sempre ele e mais dez. Está num momento notável, jogo atrás de jogo a fazer coisas muito boas», continua. 
  
De facto, Óliver começou a época como titular do FC Porto, numa altura em que o técnico ainda parecia à procura do melhor onze. A lesão sofrida na receção ao Moreirense obrigou-o a uma paragem de cerca de um mês. Quando voltou, Quintero atravessava, também, um bom momento e Lopetegui hesitou. 

Aliás, em Arouca, Oliver cumpre o único jogo na Liga como suplente não utilizado. Antes, entrara ao intervalo em Alvalade e saíra na mesma altura na receção ao Sporting, para a Taça de Portugal. Futre lembra outro momento complicado: «Aquele jogo na Ucrânica em que ele oferece um golo ao Shakhtar. Foi um momento menos bom mas soube recompor-se.» 
  
«Ajuda-o que o Lopetegui tenha estabilizado a equipa. Do meio campo para a frente, sobretudo, agora têm sido sempre os mesmos. Saiu o Brahimi, entrou o Quaresma, mas o resto não muda», sublinha. 
  
Boas notícias então para Óliver. Apenas? Futre não tem dúvidas que, em Espanha, haverá mais gente a sorrir. E não será só o Atlético. «Vir para Portugal ajudou-o o crescer. Está mais maduro. É um jogador acima da média que vai ser o próximo titular da seleção espanhola», vaticina. 
  
Instado a comparar Óliver com outro jogador, para dar uma imagem mais definida do espanhol, Futre divide-se. Um pé deste lado da fronteira, o outro do lado espanhol, como o próprio orientou a sua carreira. 
  
«Tecnicamente tem parecenças com o Frasco. Era impossível tirar a bola ao Frasco, lembram-se? E também é assim mais franzino, mas com raça. Engana um bocado. O toque de bola é diferente. Aí é mais parecido com o Guardiola, com as devidas distâncias ainda. Metade/metade? É isso. Pode dizer-se que é meio Frasco, meio Guardiola, mas 100 por cento talento», remata. 
  
Óliver vive o momento mais fulgurante de azul e branco vestido e, seja para continuar no Dragão ou não, são cada vez menos os que duvidam que vai conseguir deixar para trás as comparações e ganhar o direito ao nome próprio. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sérgio Oliveira regressa ao Dragão na próxima época


O médio Sérgio Oliveira, vinculado ao Paços de Ferreira, vai voltar a representar o FC Porto na próxima temporada, noticia A BOLA na edição desta terça-feira.
As negociações estão concluídas, satisfazendo-se, deste modo, um desejo de Julen Lopetegui, apreciador das qualidades do jovem futebolista.

A cumprir a segunda temporada na Mata Real - no verão de 2013, assinou contrato válido por três anos com os pacenses -, Sérgio Oliveira está assim de regresso ao clube onde nasceu para o futebol, cumprindo quase integralmente a sua formação, depois de breve passagem pelas escolas do Paços de Brandão, de onde é natural.


in "abola.pt"

Rolando no topo das prioridades do Inter

ITALIANOS NÃO DESISTEM DO CENTRAL

Enquanto continua a manter a forma junto da equipa B do FC Porto, Rolando vê o seu nome praticamente todos os dias a circular na imprensa italiana. Ontem, a “Gazzeta dello Sport” colocou-o novamente na rota do Inter Milão, já que a equipa treinada por Roberto Mancini procura reforçar-se com um central.

Face à lesão de Andrea Ranocchia, o Inter reacendeu o seu desejo no defesa, de 29 anos, embora saiba que não está nada fácil negociar com o FCPorto, conforme já deu conta a Juventus, também ela interessada nos serviços de Rolando.

Depois de passagens pelo Nápoles e Inter Milão, o prestígio do internacional português subiu em flecha no mercado italiano, com o seu nome a ser apontado ao Inter, Nápoles, Juventus, Roma e Lazio.

in "record.pt"

Reyes: «Não posso estar 100 por cento feliz

JOGADOR DEIXA FUTURO EM ABERTO

Diego Reyes reapareceu nas opções de Julen Lopetegui assim que a Taça da Liga entrou em cena no calendário do FCPorto, mas nem por isso deixou de reclamar mais minutos de utilização. O internacional mexicano, de 22 anos, é um jogador ambicioso e sente-se preparado para assumir um maior protagonismo no Dragão, algo que completaria a sua satisfação por jogar de azul e branco.

“Futuro? É um panorama pouco claro, ainda não sei o que se vai passar. Sinceramente, estou muito contente aqui, mas não posso estar 100 por cento feliz, já que não tenho os minutos de jogo que gostaria de ter. Por outro lado, estou contente, feliz, e apenas penso no FC Porto. Quero fazer bem as coisas na Taça da Liga e ter novas oportunidades para ganhar a titularidade. Creio que o posso fazer”, assegurou Diego Reyes, numa entrevista feita em videoconferência para a cadeia televisiva norte-americana Univision Deportes.

Sem sair do tema, o defesa-central foi ainda confrontado com as notícias que o dão como alvo de equipas como o Anderlecht e o Parma, mas também aí optou por jogar à defesa. “Sinceramente, não estou a pensar noutras equipas. Como já disse atrás, só penso no FC Porto. Quero escrever a minha história aqui, é onde estou, é o meu presente. Quanto ao futuro, esse é muito incerto. Não sei o que se vai passar. Sendo certo que há várias equipas, que ouvi dizer que estão interessados em mim, não sei se falaram com o meu representante. Estou concentrado no FC Porto, o que tiver de acontecer, será o que Deus quiser, será o melhor para o meu futuro”, sentenciou Diego Reyes, que hoje deve voltar aos convocados, avançando, amanhã, na equipa titular, como aconteceu nos dois outros jogos da Taça da Liga.

in "record.pt"

Besiktas negoceia Opare

O clube turco confirmou esta terça-feira o início de conversações com vista à contratação do defesa ganês.


Opare está a um passo de deixar o FC Porto sem ter cumprido qualquer jogo oficial depois de ter sido contratado no início da temporada.

O que começou por ser noticiado pela imprensa turca foi confirmado esta segunda-feira pelo Besiktas. O clube emitiu um comunicado no site dando conta da existência de conversações com o jogador e o FC Porto.


in "ojogo.pt"

Óliver Torres ao lado de CR7 e Messi

O médio espanhol marcou o terceiro golo da vitória do FC Porto em Penafiel.


Óliver Torres faz parte do onze da semana do jornal italiano Gazzetta dello Sport. O médio do FC Porto, que em Penafiel marcou o sexto golo da sua conta pessoal esta temporada - nunca marcara tantos... - foi escolhido pelos jornalistas da publicação italiana.

O médio espanhol surge assim na mesma equipa que craques como Cristiano Ronaldo e Messi, mas também do guarda-redes do Lyon, o internacional português Anthony Lopes.


in "ojogo.pt"

BRAHIMI "O FC Porto é um super clube"

Brahimi, médio do FC Porto que participa na CAN ao serviço da seleção da Argélia, está rendido ao FC Porto, clube ao qual chegou no passado verão.


Brahimi jogou esta segunda-feira ao serviço da Argélia, na primeira jornada da fase de grupos da Taça das Nações Africanas, frente à África do Sul (3-1) e, no final do encontro, falou do FC Porto.

"Tive a oportunidade de encontrar um super clube como o FC Porto. Para além disso, tem corrido tudo muito bem na seleção", começou por dizer. "Estou concentrado neste torneio e espero que possamos ir o mais longe possível", acrescentou.


in "fcp.pt"

Varela assina pelo Parma

Dragões estão a finalizar o acordo com o clube italiano, mas o extremo deve ser confirmado ainda hoje como reforço. Para trás fica um empréstimo pouco sucedido aos ingleses do West Brom.


Lopetegui queria Varela no plantel do FC Porto e por esta altura é tentador adivinhar que o internacional português teria jogado mais no Dragão do que jogou no West Bromwich Albion, 15.º classificado da Premier League pelo qual o extremo fez nove jogos, apenas três na condição de titular (um golo). Essa é uma experiência que já faz parte do passado, sendo que o futuro é em Itália, onde o cenário continua bem distante da realidade a que Varela estava habituado no FC Porto: o avançado de 29 anos deve hoje ser anunciado como reforço do 20.º e último classificado da Serie A, já a nove pontos da linha de água, precisamente o dobro do que a equipa somou em 19 jornadas.

É no histórico clube da região de Emília-Romanha que o ainda jogador dos dragões vai evoluir até final da época, confirmando-se também um cenário já antes adiantado por O JOGO e que não prevê opção de compra, sabendo-se que Varela ainda tem mais um ano de contrato com os portistas.


in "ojogo.pt"

TRÊS “BÊS” NOS CONVOCADOS PARA BRAGA

Víctor García, Kayembe e Gonçalo Paciência entre os 18 eleitos de Julen Lopetegui
​O guarda-redes Helton, os defesas Reyes e José Ángel, o médio Rúben Neves, e os “bês” Víctor García, Kayembe e Gonçalo Paciência (na foto) são as novidades na lista de convocados de Julen Lopetegui para a deslocação ao terreno do Sporting de Braga (quarta-feira, 20h45), a contar para a terceira jornada do grupo D da terceira fase da Taça da Liga. Os Dragões lideram com seis pontos, enquanto os bracarenses seguem na segunda posição, com três.

Relativamente à convocatória para o triunfo sobre o Penafiel (3-1), o mais recente compromisso oficial dos azuis e brancos e referente à 17.ª jornada da Liga portuguesa, saem da lista Fabiano, Danilo, Maicon, Alex Sandro, Casemiro, Quaresma e Jackson Martínez.

No ensaio desta terça-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto/Gaia no Olival, que contou com os três jogadores da equipa B eleitos para o encontro com os arsenalistas, o brasileiro Otávio realizou treino condicionado. Aboubakar e Brahimi, a representar os Camarões e a Argélia, respectivamente, na CAN também estiveram ausentes da sessão.

Lista de 18 convocados: Helton e Andrés Fernández (g.r.); Martins Indi, Marcano, Quintero, Tello, Reyes, José Ángel, Evandro, Herrera, Adrián López, Ricardo, Campaña, Óliver Torres, Rúben Neves, Gonçalo Paciência, Víctor García e Kayembe.


in "fcp.pt"

QUINTANA: “O ABC CRIA SEMPRE MUITAS DIFICULDADES”

Dragões recebem bracarenses no regresso do Andebol 1 (quarta-feira, 18h30), mais de um mês depois do último encontro
Com um percurso absolutamente imaculado no Andebol 1 (15 vitórias em 15 jogos disputados), o FC Porto regressa esta quarta-feira à competição que venceu nas últimas seis edições, após a habitual paragem de Natal e Ano Novo. O adversário nesta 16.ª jornada da primeira fase é o histórico ABC, que se desloca ao Dragão Caixa (quarta-feira, 18h30, com transmissão no Porto Canal) a pensar numa vitória que os recolocaria no segundo lugar. Para além disso, trata-se de um rival tradicionalmente complicado para os azuis e brancos, como reconhece Alfredo Quintana.

“É uma equipa que nos cria muitas dificuldades, pelo facto de os jogadores serem parecidos com os nossos. Temos treinado bem, temos objectivos para cumprir e de certeza que vamos sair do jogo com o triunfo”, afirmou o guarda-redes ao Porto Canal e www.fcporto.pt. Apesar de os portistas terem vencido na primeira volta, em Braga (26-23), o luso-cubano não esquece que o ABC triunfou no Dragão Caixa na fase final da temporada passada e destaca por isso a principal característica dos minhotos: “É uma equipa muito rápida no contra-ataque, através dos pontas. Acho que o nosso primeiro trabalho tem de ser eliminar o contra-ataque e as transições rápidas deles”.

Quintana assume por isso o favoritismo, mas nega a ideia de uma temporada perfeita. “Temos trabalhado e encarado todos os jogos com a mesma importância, quer seja um adversário mais forte ou mais fraco, e estamos a colher o resultado”, analisou. Na mesma linha de raciocínio, o guardião comentou o sorteio de segunda-feira da Taça de Portugal, que colocou o Avanca, do Andebol 2, no caminho dos hexacampeões: “Foi-nos favorável, mas não podemos achar que vai ser fácil. Muitas vezes jogamos com eles em encontros de preparação, mas agora será um jogo de Taça, que é importante e que temos de encarar como todos os outros”.

in "fcp.pt"

BRAHIMI ESTREOU-SE NA CAN COM O PÉ DIREITO

Argélia venceu a África do Sul (3-1), com o portista a cruzar para um dos golos
​Brahimi foi esta segunda-feira titular (saiu do campo aos 90 minutos, para dar lugar a Soudani) na estreia vitoriosa da Argélia frente à África do Sul (3-1) na Taça das Nações Africanas (CAN). No jogo da primeira jornada do grupo C, o criativo do FC Porto cruzou para o 1-1 (um auto-golo do sul-africano Hlatswayo), aos 67 minutos, e Ghoulam (72) e Slimani (83) completaram depois a reviravolta, no Estádio de Mongomo, na Guiné Equatorial, que acolhe a prova.

Foi um encontro complicado para a selecção magrebina, que viu a África do Sul colocar-se em vantagem com um golo de Phala, aos 51 minutos, e desperdiçar três minutos depois a possibilidade de fazer o 2-0, quando Rantie atirou à barra, na conversão de um penálti. A partir daí, o rumo do encontro alterou-se e a Argélia foi capaz de segurar a primeira vitória em 25 anos num encontro da CAN.

O próximo encontro da Argélia é já esta sexta-feira, às 16h00 de Portugal Continental, igualmente em Mongomo, frente ao Gana. Os Camarões, de Aboubakar, estreiam-se esta terça-feira na CAN, frente ao Mali, às 19h00 de Portugal Continental. A partida do grupo D disputa-se em Malabo.


in "fcp.pt"

OLIVEIRENSE É O ADVERSÁRIO NA TAÇA DE PORTUGAL

Jogo em Oliveira de Azeméis está agendado para 14 de Fevereiro
​O sorteio dos 16-avos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins, realizado esta segunda-feira, na sede da Federação de Patinagem de Portugal, em Lisboa, ditou um confronto entre Oliveirense e FC Porto Fidelidade, no Pavilhão Dr. Salvador Machado. As partidas desta eliminatória estão agendadas para 14 de Fevereiro, sábado.

Esta é a primeira ronda em que estão presentes equipas do escalão principal, sendo que este confronto é claramente o jogo grande, já que opõe o quarto classificado (27 pontos) do Campeonato nacional aos Dragões, actualmente no segundo lugar (37 pontos). Curiosamente, as duas equipas defrontam-se já este domingo, às 15h00, em partida da 16.ª jornada do campeonato.

Os restantes encontros desta eliminatória são os seguintes: Sobreira-Alcobacense, HC Cambra-Tigres, HC Braga-Carvalhos, Paço de Arcos-Juventude de Viana, HC Marco-Sesimbra, Tomar-Sanjoanense, Cucujães-Óquei de Barcelos, Vasco da Gama-Benfica, Alenquer e Benfica-CD Póvoa, HC Sintra-Candelária, Marítimo-Juventude Pacense, Ancorense-Tojal, EL Azeméis-Sporting, Valença-Valongo e Física-Turquel.


in "fcp.pt"

HEXACAMPEÕES VÃO A AVANCA PARA A TAÇA DE PORTUGAL

​Jogo dos oitavos-de-final da competição está marcado para 7 de Fevereiro
​O FC Porto desloca-se ao terreno do Avanca, líder da zona Norte do Andebol 2, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O sorteio, realizado esta segunda-feira, na sede da Federação de Andebol de Portugal, em Lisboa, ditou um reencontro com a equipa do distrito de Aveiro, que ainda na temporada passada estava no escalão principal e que é agora orientada pelo ex-jogador e treinador portista Carlos Martingo.

O encontro está agendado para 7 de Fevereiro e terá no lugar no Pavilhão Adelino Dias Costa. Na eliminatória anterior, no sábado, o FC Porto eliminou o Boa Hora, de Lisboa, curiosamente líder da zona Sul do Andebol 2.

Os outros jogos dos oitavos-de-final são os seguintes: Fafe-ABC, ADA Maia-Marienses, Águas Santas-Camões, Benfica-Belenenses, Santo Tirso-Vitória de Setúbal, Zona Azul-Académica de São Mamede e Horta-Sporting.


in "fcp.pt"

MODALIDADES: RESULTADOS DA FORMAÇÃO


Conheça aqui os resultados do último fim-de-semana das equipas de formação do FC Porto de andebol, basquetebol e hóquei em patins
ANDEBOL

Sábado
Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, 1.ª fase, zona 2 (Juvenis)
FC Porto-Colégio dos Carvalhos, 25-27

Campeonato Nacional, zona 2, fase apuramento (Iniciados)
FC Porto-Académico, 23-24

Prova Regional, 2.ª ronda, série B (Infantis)
Estrela e Vigorosa Sport-FC Porto, 28-28

Domingo
Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, 1.ª fase, zona Norte (Juniores)
FC Porto-GC Santo Tirso, 30-29

BASQUETEBOL

Sexta-feira
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, 1.ª fase, grupo B1 (Sub-16 B)
Lousada-Dragon Force, 47-54

Sábado
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, 1.ª fase, grupo A (Sub-16 A)
Basquete de Leça-Dragon Force, 41-66

Campeonato Distrital da 2.ª Divisão, 1.ª fase, grupo A (Sub-14 B)
Dragon Force-Bolacesto, 20-101

Domingo
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, 1.ª fase, grupo B1 (Sub-16 B)
Dragon Force-Académico, 48-72

Campeonato Distrital, 1.ª fase, zona Norte, série Norte B (Sub-14 A)
Dragon Force- Gafanha, 73-52

HÓQUEI EM PATINS

Sábado
Campeonato Distrital, série 1/8 (Sub-17)
Gulpilhares-FC Porto, 1-1

Domingo
Campeonato Distrital, série 1/8 (Sub-20)
FC Porto-Valongo, 5-8

Campeonato Distrital, série 1/8 (Sub-15)
FC Porto-Valongo, 3-5 

Campeonato Distrital, série A, 1/8 (Sub-13)
FC Porto-Valongo, 5-1

Campeonato Distrital, série A, 9/16 (Sub-13)
CA Bragança-FC Porto, 2-1

in "fcp.pt"