quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Kostadinov reencontra o Porto: «Eu e o Domingos éramos imparáveis»


A década de 90 mergulhava num oceano contaminado pela ditadura azul e branca. Emil Kostadinov chegava do CSKA Sófia e trazia um currículo recheado de golos e credenciado por uma velocidade ímpar. O futebol português estava no auge do vício de iv's e ov's, e a Bulgária era um dos principais mercados abastecedores.

Ao longo de quatro anos, Kostadinov formaria uma dupla inesquecível com Domingos Paciência no ataque do F.C. Porto. Harmonia catártica entre o instinto e a técnica, a lascívia e a delicadeza. Juntos espalharam a miséria e o terror nas área contrárias. Foi, sem ponta de exagero, uma das melhores parelhas de sempre no futebol lusitano.

Emil Kostadinov é hoje o director-desportivo do CSKA Sófia e tem reencontro marcado com o F.C. Porto para as 18 horas. Ao Maisfutebol, em plena concentração no estágio da equipa, recorda a vida perfeita no Estádio das Antas.

«Este é um reencontro especial para mim. Vivi momentos muito felizes e conquistei muitos títulos no Porto. Tenho orgulho no que fiz em Portugal e o F.C. Porto no coração», diz Kostadinov, num português quase perfeito.

«Pinto da Costa sempre me deu o que lhe pedi»

Entramos no túnel do tempo e puxamos pela memória. Kostadinov fala das três figuras que mais o marcaram no reino do dragão. «O senhor Bobby Robson, por ter sido uma pessoa fantástica, além de bom treinador; o presidente Pinto da Costa, por sempre me ter dado tudo o que lhe pedi; e o Domingos, por ter sido o jogador mais inteligente com quem fiz dupla.»

O actual treinador do Sp. Braga merece, de resto, os mais rasgados elogios de Kostadinov. «Quando o via no banco não gostava. Ele era excelente mesmo. Tinha, em minha opinião, de estar obrigatoriamente na equipa inicial. Foi fantástico tê-lo ao meu lado ao longo daquelas temporadas.»

No F.C. Porto actual, Radamel Falcao é a grande referência atacante. Kostadinov conhece-o e sabe que o colombiano é «muito diferente» de si. «Gosto de o ver jogar. Tem faro pela baliza, mas não é como eu ou como o Domingos.»

Já André Villas-Boas merece uma observação mais alargada. «Conheci-o há quatro ou cinco anos, aqui na Bulgária. Ele ainda trabalhava com o Mourinho. Ficámos amigos e falamos muitas vezes. Gosto do discurso dele, percebe muito de futebol e vai ser um treinador importante na Europa», assegura a antiga estrela búlgara.

«Talvez o CSKA possa conquistar qualquer coisa»

Para final de conversa impunha-se falar sobre o CSKA. O que vale, afinal, o adversário do F.C. Porto na Liga Europa? Kostadinov, pela primeira vez, joga à defesa.

«Mudámos de treinador e temos muitos jogadores novos. Necessitamos de tempo. É preciso mudar muita coisa neste clube. Enfim, no futebol tudo é possível e vamos lutar até ao fim. Talvez consigamos conquistar qualquer coisa», conclui Emil Kostadinov.

in "maisfutebol.iol.pt"

Miguel Sousa Tavares e os "opinion makers"

Villas-Boas foi confrontado com as críticas de Miguel Sousa Tavares que considera que este FC Porto, apesar de invencível, não tem merecido grande nota estética. O técnico contornou a questão. "O que posso dizer de Miguel Sousa Tavares é que se as críticas que fez a Jesualdo Ferreira, a Co Adriaanse e a José Mourinho forem as mesmas que dirige a mim é porque estou no bom caminho, no caminho do sucesso. Isso é mais importante do que a crítica de qualquer "opinion maker" por mais importante que se julgue ser", frisou.

in "ojogo.pt"

Bigorna abre a porta


MAIOR NOVIDADE DEVE SER A APOSTA EM WALTER
 
Um dragão ambicioso, mas com a sua estrutura retocada. Villas-Boas está contente com a evolução do plantel e acha que é chegada a altura de reforçar a rotatividade, ficando próximo de operar um “turnover”. Fernando e Rodríguez foram confirmados no onze, tudo indica que Sapunaru e Maicon também vão atuar, mas a maior novidade será mesmo a aposta em Walter no ataque, dando finalmente algum descanso a Falcão.

O colombiano tem sido submetido a intenso desgaste e, para além dos compromissos do clube, já sabe que tem pela frente nova viagem intercontinental para representar a sua seleção na próxima semana. Daí que não tenha sido inocente a conversa entre Helton e Walter, ontem, em pleno relvado, dando sequência à satisfação interna no FC Porto pelo comportamento do avançado contratado ao Internacional de Porto Alegre.

Mais dúvidas existem sobre a titularidade de Otamendi na Bulgária, dado que a entrada de Maicon deve processar-se com Rolando a permanecer no seu posto. Ontem, chovia durante o treino dos dragões, mas hoje espera-se um relvado seco. Ainda assim, a acumulação de esforços durante “um mês cansativo” exigiu uma intervenção de Villas-Boas.

Walter aconselhou-se com Helton

Será que o jogo desta tarde, frente ao CSKA, vai marcar a estreia de Walter no onze? Na conferência de imprensa de antevisão a essa partida, André Villas-Boas só anunciou a titularidade de Souza e de Cristian Rodríguez, mas há indicadores seguros que apontam o reforço brasileiro às primeiras opções. O último deles foi dado no treino de ontem, que serviu de adaptação ao relvado do Estádio Vasil Levski.

Numa altura em que o plantel já cumpria os exercícios de aquecimento, Walter caminhava em direção oposta à dos colegas, travando o que parecia ser uma interessante conversa com o capitão Helton. O tema do diálogo, esse, ficou no segredo dos deuses, mas o avançado estava sorridente, como se estivesse a aconselhar-se com o experiente compatriota.

Com Falcão sobrecarregado de jogos e prestes a integrar uma nova odisseia ao serviço da sua seleção, esta seria a altura ideal para Walter mostrar serviço e começar a justificar o investimento feito. Por outro lado, a sua titularidade permitiria um merecido descanso ao internacional colombiano.

Apesar da escassa utilização nos 10 jogos oficiais já disputados pelo FC Porto, Walter tem deixado boas indicações nos treinos, tendo melhorado a condição física com que se apresentou ao trabalho, logo após a sua contratação. O brasileiro até já mostrou a sua veia goleadora nos jogos de preparação disputados, mas continua inserido num faseado processo de integração a uma nova realidade, que o tem afastado dos jogos oficiais. Contudo, dois meses depois ter chegado ao futebol europeu, parece pronto para um desafio a doer e a sua titularidade neste jogo da Liga Europa ganha cada vez mais força.

in "record.pt"

Rodríguez também joga de início: «Marcar era uma grande prenda»

Uruguaio titular em dia de aniversário

Para além de Souza, o avançado Cristián Rodríguez vai jogar de início no encontro com o CSKA de Sófia. O uruguaio não foi opção na recepção ao Olhanense mas está de regresso e terá entrada directa no onze, no lugar que, habitualmente, é de Varela. A garantia é de André Villas Boas.

«É um jogador que jogou os 90 minutos contra o Rapid Viena a um nível altíssimo. Ficou de fora com o Olhanense mas agora vai regressar ao onze», afirmou o treinador.

O próprio Cristián Rodríguez tomou lugar na conferência e confirmou a alegria pela boa nova. Tanto mais que acontece no dia em que completa 25 anos. O facto já não é novo para o uruguaio. No 23º aniversário enfrentou o Arsenal, mas a festa foi azeda, com uma derrota pesada, por 4-0. Agora quer que tudo seja diferente.

«Quando foi contra o Arsenal correu mal, mas amanha podemos transformar isso numa vitória linda. No meus aniversário, se marcasse um golo seria uma grande prenda. O jogo de amanhã vai ser um duro teste. O CSKA tem uma equipa difícil e vai-nos criar problemas», sublinhou.

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas: «Liga Europa não pode ser o refugo de outra competição»

O hábito de vitórias no F.C. Porto é algo que, logicamente, André Villas-Boas não quer perder. O treinador dos dragões já assumiu em várias ocasiões que está preparado para o momento em que surgir o primeiro deslize, mas confessa que o objectivo traçado pelo grupo é somar mais dois triunfos até à paragem das competições, um em Sófia e outro em Guimarães.

«Faltam dois jogos para uma longa paragem no campeonato e o nosso objectivo está estabelecido. Queremos mais duas vitórias até nova paragem. Nesse sentido queremos triunfar aqui», afirmou o técnico na antevisão do encontro com o CSKA.

Até porque o objectivo dos dragões é vencer a prova, como Villas-Boas já admitiu em várias ocasiões. Ainda assim, lamenta o tratamento que é dado à Liga Europa: «Nos privilegiamos esta competição. É lógico que queríamos outra e não a atingimos, mas estamos com força nesta prova. Agora acho que esta competição nunca pode ser maltratada a ponto de ser o refugo para quem sai de outra prova. Isso é inaceitável. Mas a nós cabe-nos lutar para a vencer.»

O reencontro com Tiero: «Ainda não mostrou aqui o que vale»

A equipa búlgara foi, como habitualmente, estudada ao pormenor e o treinador azul e branco deu a conhecer o que sabe do rival desta quinta-feira: «Pelo que vi, o nível da equipa deles é alto. São um rival perigoso que pode surpreender. Apesar de termos alguns jogadores jovens, vamos utilizar aqueles que entendemos serem os melhores para este jogo.»

São esperadas algumas mexidas no onze e Villas-Boas explica-as com a forte competição existente no plantel. «A competitividade é sã permite a rotatividade de jogadores. O calendário é apertado e vão surgir oportunidades para todos e todos vão conseguir manter o nível elevado de qualidade desta equipa», assegurou.

O técnico vai reencontrar William Tiero que foi seu pupilo na Académica de Coimbra na última temporada. Villas-Boas confessou já ter falado com o jogador e ainda lhe deixou alguns elogios: «O Tiero é um bom jogador, que eu aprecio bastante. Julgo que ainda não mostrou todo o seu potencial aqui no CSKA.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas Boas quer vitória em Sofia para "margem de manobra" na Turquia

O técnico do FC Porto pensa no presente, mas não se coíbe de fazer contas quanto ao futuro. Tudo numa óptica de gestão de um plantel que aponta a ser bem-sucedido em todas as provas em que participa esta época. De resto, Villas Boas confirmou a titularidade de Souza no lugar do indisponível Fernando.

André Villas Boas quer levar de vencida os dois jogos que restam antes da nova paragem na época desportiva dos clubes: quinta-feira, frente ao Levski Sofia, para a 2ª Jornada do Grupo L da Liga Europa, e segunda-feira, diante do Vit. Guimarães, para a 7ª Jornada da Liga Zon Sagres.

As contas fazem-se no presente, mas também no futuro quanto à gestão de uma equipa para todas as provas que disputa. "Faltando dois jogos para nova paragem dos campeonatos, temos estabelecido como objetivo somar duas vitórias antes desse interregno. Quanto à Liga Europa, vencer aqui não será suficiente para a qualificação, mas os 6 pontos deixam-nos com margem de manobra para o jogo seguinte, na Turquia", analisou.

Quanto a opções específicas, dissipadas as dúvidas quanto ao substituto, na posição de «trinco» do trio de meio-campo. O técnico dos "dragões" anunciou Souza no lugar do indisponível Fernando e explicou a opção.

"O Souza oferece as mesmas dinâmicas do Fernando. Joga em variadas posições e garante a mobilidade de médios que o nosso jogo enquadra. Vai render ao mesmo nível do Fernando", assegurou, ao mesmo tempo que confirmou que Rodriguez será igualmente opção inicial no lugar de Varela.

De resto, Villas Boas considerou que é a "competitividade permite esta rotatividade". "O calendário é apertado e as oportunidades vão acabar por surgir para todos e todos conseguem manter o FC Porto a um ritmo elevado de rentabilidade. O «11» que entra em campo é sempre o ideal para o jogo em questão", rematou.

Esta quinta-feira, o uruguaio Cristian Rodirguez completará 25 anos e confessou querer, como prenda, a vitória portista: "Queremos vencer e se puder marcar um golo, seria ideal".

in "rr.pt"

Ouça a entrevista AQUI !!!

FC Porto vence São Mamede 38-22

O FC Porto não teve qualquer dificuldade em bater a Académica de S. Mamede, fazendo rodar todo o plantel e preparando já o jogo de sábado frente aos romenos do Pandurii.

Os portistas ainda sentiram alguma resistência, no primeiro tempo, muito fruto do ritmo menos intenso com que entraram na partida mas, na segunda parte, arrancaram para uma vitória folgada, conseguindo, desde logo, uma série de contra-ataques finalizados com êxito que acabaram com quaisquer veleidades do adversário. De resto, o facto de apenas o jovem Hugo Santos não ter conseguido marcar na partida é demonstrativo da superioridade do FC Porto.

A Académica de S. Mamede, por seu turno, revelou demasiadas limitações, sobretudo físicas e tácticas, para ter grandes ambições numa primeira divisão onde se estreia e onde as exigências são, naturalmente, muito superiores. Isto apesar de ter no plantel alguns valores interessantes, como o guarda-redes Carlos Oliveira.

FC Porto fez "directa" na viagem até à Roménia

O FC Porto joga já no próximo sábado, em Pandurii (Roménia), a primeira mão da segunda eliminatória da Taça EHF. Após o jogo de ontem, os portistas apenas tiveram tempo para um banho, um jantar e uma passagem rápida por casa, já que pela uma da madrugada partiram para Lisboa de autocarro, uma vez que tinham avião às seis da manhã na Portela. Seguiam-se quatro horas de voo até Bucareste e mais 150 quilómetros de autocarro para Pandurii.

"De cabeça na Roménia"

"Sabíamos que íamos ganhar e os jogadores já tinham a cabeça na Roménia, uma coisa que é difícil contrariar". Foi assim que o treinador portista começou a análise da partida, sustentando que "é díficil jogar apenas contra um pivô, é outro andebol, mas o FC Porto quis jogar o seu andebol". Ljubomir Obradovic, no entanto, mostrou-se agradado com os jogadores menos utilizados: "Mostraram que estão prontos para ajudar a equipa. Gostei da atitude de todos eles, mas gostei sobretudo de termos conseguido mais três pontos".

in "ojogo.pt"