segunda-feira, 2 de julho de 2012

FC Porto domina candidatos a Melhor Jogador de 2011/2012


Hulk, João Moutinho e Lima candidatos a Melhor Jogador de 2011/12


Hulk, João Moutinho (FC Porto) e Lima (Sporting de Braga) são os candidatos a Melhor Jogador da época 2011/12, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
A LPFP dará a conhecer, a 05 de julho (20:00), no Palácio do Freixo (Porto), os vencedores das várias categorias, em cerimónia antecedida pelo sorteio dos dois campeonatos profissionais da época 2012/13 (18:30).
No que diz respeito ao Melhor Treinador, o técnico campeão nacional, Vítor Pereira, terá a concorrência de Leonardo Jardim (Sporting de Braga) e Pedro Martins (Marítimo).
Listagem dos prémios da LPFP, com os três melhores classificados de cada categoria, por ordem alfabética:
LIGA:
- Melhor Jogador: Hulk (FC Porto), João Moutinho (FC Porto) e Lima (Braga).
- Melhor Guarda-Redes: Artur (Benfica), Helton (Porto) e Rui Patrício (Sporting).
- Melhor Treinador: Leonardo Jardim (Braga), Pedro Martins (Marítimo) e Vítor Pereira (Porto).
- Jogador Revelação: James Rodriguez (FC Porto), Melgarejo (Paços de Ferreira) e Salvador (Olhanense).

HONRA:
- Melhor Jogador: Fábio Espinho (Moreirense), Licá (Estoril) e Miguel Rosa (Belenenses).
- Melhor Guarda-Redes: Caleb (Atlético), Marafona (Desportivo das Aves) e Vagner (Estoril).
- Melhor Treinador: Jorge Casquilha (Moreirense), Marco Silva (Estoril) e Paulo Fonseca (Aves).
- Jogador Revelação: Diogo Amado (Estoril), Eduardo (Trofense) e Miguel Rosa (Belenenses).


in "sapodesporto.pt"

SARA OLIVEIRA CONFIRMADA NOS JOGOS OLÍMPICOS

É oficial: Sara Oliveira vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres. A nadadora do FC Porto já tem participação confirmada na prova dos 200 metros mariposa, mas poderá igualmente defender as cores lusas nos 100 metros, situação que carece ainda de validação por parte da Federação Portuguesa de Natação.

Sara irá participar nos Jogos Olímpicos como nadadora convidada da Federação Internacional de Natação. A atleta portuguesa não alcançou os mínimos exigidos para a prova dos 200 metros mariposa, mas graças à posição ocupada no ranking mundial e ao tempo de 2:10.96 minutos fixado no Test Event, em Londres, foi uma das escolhidas da FINA para marcar presença no maior evento do desporto internacional.

A nadadora atingiu os mínimos B nos 100 metros mariposa, o que por si só não garante a participação nos Jogos, mas poderá levá-la a disputar também essa prova: se ninguém alcançar os mínimos A ou ultrapassar o seu tempo nos mínimos B, Sara Oliveira terá a oportunidade de repetir a presença nas duas variantes em que competiu nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.



in "fcp.pt"

Conselho de Disciplina da FPF arquiva queixa do FC Porto contra o Marítimo


O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arquivou a queixa do FC Porto contra o Marítimo, por recurso aos tribunais comuns por parte dos madeirenses no "caso Kléber".

A secção profissional do CD ordenou o "arquivamento dos autos do processo de inquérito instaurado para averiguar a eventual infração ao disposto no artigo 64.º do Regulamento Disciplinar" da Liga pelo Marítimo, na sequência de participação apresentada pelo FC Porto, há cerca de mês e meio.

Na altura, a SAD portista requereu a instauração de um "inquérito com vista ao apuramento da verdade material e da eventual violação" do referido artigo, pedindo a descida de divisão dos insulares, quintos classificados na última temporada.

A norma a que os "dragões" aludiram refere que "o clube que submeta aos tribunais comuns a apreciação de decisões ou deliberações de órgãos da estrutura desportiva sobre questões estritamente desportivas será punido com pena de baixa de divisão".

in "record.pt"

Fim dos empréstimos é um «atentado ao jogador português», diz Antero Henrique


Antero Henrique, diretor-geral da SAD do FC Porto, considera que a decisão que põe fim ao empréstimo de jogadores entre clubes do mesmo escalão é «um atentado ao jogador português».
«É um grande retrocesso no que diz respeito à necessidade de desenvolver o jogador português que assim vê o seu espaço diminuído. As equipas B são uma excelente medida, mas é preciso um nível intermédio», explica o dirigente do FC Porto ao jornal O Jogo, dando o exemplo de Adrien, Atsu, Cédric, Kelvin ou Pizzi, jogadores cujas cedências foram bem sucedidas.
Para Antero Henrique «isto caminha num sentido muito escuro, porque o que se defende é a solidariedade no futebol português, sobretudo num contexto de dificuldades financeiras», algo que não está a ser respeitado e cuja discussão não foi promovida.
«Não acredito em sucesso sem planeamento. Uma decisão destas tinha de ser discutida com tempo, porque há vários modelos para a questão e basta ver o que aconteceu na liga mais comercial do mundo, a inglesa, onde as regras foram amplamente debatidas», atirou o dirigente dos dragões, criticando quer o timing da apresentação desta proposta do Nacional, uma vez que surge a poucos dias do arranque da época e quando já existiam contratos de cedência assinados, mas também a própria postura de alguns clubes, que eram dos que mais beneficiavam com os empréstimos: «Muitos clubes andam hipnotizados, não sabemos muito bem com o quê. No fim deste hipnotismo vamos perceber como é que isto está...»
Em jeito de remate mas muito crítico em relação à falta de promoção da competitividade e da saúde financeira do futebol luso, Antero Henrique lembra até um episódio recente que em nada ajuda ao crescimento da modalidade: «Na última assembleia geral, por exemplo, propôs-se a retirada de espaço publicitário nos estádios para dar visibilidade aos patrocinadores da Liga. Isto só pode ser a necessidade de financiar a sua pesada estrutura», atirou.
in "zerozero.pt"

FC Porto: Alvaro Pereira no Nápoles por 15 milhões e Vargas

Cenário surge em Itália como possível, lançando-se o avançado chileno como potencial moeda de troca. Atente nas suas qualidades no vídeo..

Os italianos insistem em associar Alvaro Pereira, defesa do FC Porto, ao Nápoles. O clube italiano manterá o interesse no lateral uruguaio e acredita-se que poderá haver negócio com o chileno Eduardo Vargas como potencial moeda de troca.

O jornal Corriere dello Sport aponta que o FC Porto estará disposto a vender o passe de Alvaro Pereira por 15 milhões de euros, colocando ainda em cima da mesa o nome de Vargas. O avançado chileno foi contratado pelo Nápoles, em 2011, por 13,6 milhões de euros e estará nos planos dos dragões.

Quanto a Alvaro Pereira, o jogador diz que está "muito bem no FC Porto", conforme declarações divulgadas pelo jornal O Jogo. "Neste momento, tenho de pensar que vou continuar no FC Porto, mas estou na expectativa do que o mercado possa dar", atesta contudo.

Em alternativa a Alvaro Pereira, o Nápoles terá referenciado o colombiano Armero, da Udinese.

in "relvado.pt"

F.C. Porto avança por Caballero

Vice-presidente do Libertad confirma proposta formal dos «dragões», para a contratação do jovem avançado.

 Mauro Caballero está cada vez mais perto de se tornar reforço do F.C. Porto. A transferência do jovem avançado paraguaio ainda não está finalizada, mas o Libertad já recebeu a proposta formal dos «dragões».

«O negócio não está concluído, mas já temos uma oferta formal do F.C. Porto», revelou Carlos Guggiari, vice-presidente do emblema paraguaio.

Carlos Tarman, outro dirigente do Libertad, já tinha confirmado ao Maisfutebol que o clube esperava uma proposta formal do F.C. Porto, que já teria chegado às mãos do pai do jogador. «A oferta do Porto é boa e superior àquela que foi apresentada pelo Benfica», disse por essa altura o progenitor, que também se chama Mauro Caballero.

O Benfica foi o primeiro clube português associado ao avançado de 17 anos, mas em comunicado desmentiu o interesse. Pouco depois surgiram as notícias da possível transferência para o Dragão. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Vitor Hugo: "Estou onde sempre quis estar"


O FC Porto Império Bonança já oficializou o segundo reforço da temporada para atacar o ceptro de campeão nacional: trata-se de Vítor Hugo, de 28 anos, avançado ex-Oliveirense. Goleador por excelência, o internacional português assegura ao www.fcporto.pt que vem "cumprir um sonho" e garante que "se for preciso, até a guarda-redes" pode jogar.

Com que expectativas chega ao FC Porto?
As expectativas são muito grandes. Chego a pensar em ganhar tudo, porque neste clube é assim que se pensa e eu revejo-me nos objectivos da casa. Dá para perceber que o FC Porto é um clube enorme, com grande envolvência e com grandes adeptos, mas só me consigo imaginar a festejar. Acima de tudo, quero é ganhar títulos.

Como é o Vítor Hugo, jogador de hóquei em patins?
Sou uma pessoa tranquila, trabalhadora, humilde e que gosta de ganhar. Gosto muito deste clube. Cresci a ver o FC Porto jogar, cresci a vibrar com as vitórias. Como jogador, sou um jogador de área, de finalização, de criar espaços. Dou tudo o que tenho em cada jogo e gosto muito de marcar golos.

Já foi o melhor marcador do campeonato e já esteve na selecção nacional. Esta chegada ao Dragão é o atingir do topo?
Sim, este é o ponto mais alto da minha carreira desportiva. Sempre sonhei chegar aqui e felizmente o meu trabalho permitiu-o. Não posso esquecer o percurso que fiz na Académica de Espinho, que foi muito importante para o meu crescimento como jogador e para voltar a gostar do hóquei, nem posso esquecer a Oliveirense… mas agora estou onde sempre quis estar.

O FC Porto está habituado a ganhar e o Vítor Hugo chega aqui precisamente depois de conquistar a Taça de Portugal…
Esse foi o meu primeiro título e foi a melhor forma de acabar a época na Oliveirense. Na verdade, ganhar a Taça [ndr: frente ao Benfica] ainda me abriu mais o apetite para vir para o FC Porto, onde espero ganhar tudo. Sendo avançado quero é fazer golos e espero ser capaz de marcar muitos para ajudar o clube a conquistar troféus, mas se for preciso jogar a defesa ou a guarda-redes também me ofereço. Acima de tudo quero é ajudar a equipa.

Já conhece boa parte da equipa dos estágios na selecção. O que espera do trabalho com Tó Neves?
Já conheço a equipa toda, é verdade. O Jorge Silva, por exemplo, cresceu comigo, fizemos parte da formação juntos. Ainda não conheço o Tó Neves como treinador, mas tenho altas expectativas e estou com muita vontade de começar a trabalhar com ele.

Tó Neves e Vítor Hugo são dois dos maiores nomes do hóquei portista e foram ambos goleadores. Algum deles foi seu ídolo?
Eles foram dois “monstros” do hóquei em patins, sem dúvida. O Vítor Hugo, também por ter o mesmo nome, nunca me foi indiferente. Eu joguei na Académica de Espinho, onde ele começou, e aí criou-se logo uma ligação especial. Agora venho para o clube onde ele singrou e espero ser capaz de singrar da mesma forma. O Tó Neves também era avançado e era um jogador que eu admirava muito, foi talvez o melhor de sempre na minha posição. Espero poder aprender muito com ele.

in "fcp.pt"

Jorge Silva: "Venho melhor jogador"


O FC Porto Império Bonança já prepara a próxima época e, apesar de ter um plantel de grande valia, não descura as boas oportunidades para o fortalecimento do grupo às ordens de Tó Neves. É neste cenário que se verifica o regresso de Jorge Silva, depois de duas épocas ao serviço do Candelária. Em exclusivo ao www.fcporto.pt e Porto Canal, o avançado diz ao que vem.

Saiu do FC Porto com um pentacampeonato no currículo. Aos 28 anos, pode falar-se de um "regresso a casa"?
Vou tentar fazer com que este regresso não seja encarado dessa forma. Encaro-o mais como uma nova incursão, uma nova oportunidade. Saí daqui com cinco campeonatos e com os melhores momentos da minha carreira. A determinado momento, optei por outro clube e agora volto ao FC Porto com bastante satisfação pelo que fiz nos dois anos em que estive fora. Venho com coisas novas, venho melhor jogador. Sempre acreditei que poderia voltar e ainda bem que assim aconteceu. Estou muito feliz.

Quais são as diferenças entre este Jorge Silva e o que saiu do Dragão há dois anos?
É um jogador mais maduro. Estive dois anos numa equipa de topo como era o Candelária, com um papel importante, onde ajudei a cumprir os objectivos. Joguei muitos minutos... Era o que mais queria. Agora, chegar aos 28 anos e voltar ao FC Porto era o melhor que me poderia acontecer, porque é regressar ao nível mais alto numa idade em que os jogadores estão no seu melhor. Estou aqui para trazer algo de novo, se possível, mas os adeptos vão ver um Jorge Silva como sempre viram, alguém que dá tudo dentro de campo. Nunca escondi que sou portista e que sinto a camisola, o que é importante. Espero que ainda fiquem mais satisfeitos do que nos cinco anos em que estive aqui.

Saiu com tudo ganho, chegou sem títulos novos. Está com saudades de festejar?
Sim, tenho saudades de festejar, mas não penso muito nisso. É claro que queria ter ganho algo no clube onde estive, mas não foi possível. Regresso ao FC Porto para conquistar tudo. Quero repetir o que conquistei na passagem anterior e conquistar o que faltou nessa altura [ndr: a Liga Europeia].

Este FC Porto também é uma equipa diferente, com um técnico diferente do que conheceu quando cá esteve. Que expectativas tem em relação ao trabalho com Tó Neves?
Nunca trabalhei com o Tó Neves e estou bastante expectante para começar. Toda a gente sabe que os anos passam e vão-se fechando ciclos, mas o objectivo do FC Porto é sempre o mesmo, é o de vencer, e o importante é isso estar incutido no grupo. Acredito que com os reforços que chegaram vamos começar algo de bom para o clube.

Que tal é a sensação de voltar a entrar no rinque vestido à Dragão?
O pavilhão do FC Porto é um palco que me deixou imensas saudades! Por coincidência, o último jogo do campeonato que fiz pelo Candelária foi aqui. Agora, espero festejar muitas coisas boas na próxima temporada. 

in "fcp.pt"

Fernando: «Melhorar na Europa»

objetivo em mente além do tricampeonato

Fernando regressou a Portugal com a ambição em alta. O médio do FC Porto revelou uma espécie de espinha encravada na garganta dos dragões e, vai daí, garantiu que irá fazer tudo para ajudar a equipa a conseguir uma melhor época do que a anterior. À chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, o brasileiro, de 24 anos, apontou baterias à Liga dos Campeões.

“Fizemos uma boa temporada, mas podemos melhorar na Europa. Ficámos aquém das expectativas nas provas europeias do ano passado e, por isso, vamos preparar-nos para fazer melhor esta época”, referiu Fernando, vincando, de forma pragmática, que “o primeiro grande objetivo” na maior prova da UEFA passa, como sempre, “por ultrapassar a fase de grupos”. “Este ano vamos certamente estar mais concentrados em consegui-lo”, disse.

in "record.pt"

Sapunaru foi o único ausente

Os internacionais que estiveram ao serviço das respetivas seleções apresentam-se no domingo, exceção feita aos "europeus" Rolando, Varela e João Moutinho, que chegam mais tarde.
O plantel do FC Porto regressou hoje de manhã ao trabalho, no Centro de Treinos do Olival, em Gaia, reservando a tarde, tal como sucederá amanhã, a exames médicos, e o único ausente foi Sapunaru, sem que tivessem sido dadas explicações.

Alvaro Pereira, James e Mangala, que estiveram ao serviço das seleções dos seus países, apenas se apresentarão no próximo domingo, tal como sucederá com Danilo, Hulk e Alex Sandro no caso de não serem convocados para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, enquanto Rolando, Varela e João Moutinho ainda estão a gozar as respetivas férias, depois da participação no Euro'2012.

Esta manhã, aos futebolistas do plantel da época passada como Lucho, Otamendi, Janko, Fernando, Defour, Kleber, Djalma, Maicon, Iturbe, Helton, Bracali e Kadú juntaram-se 11 "novos", Sereno, Castro, Kelvin, Atso, Stefanovic, Abdulay, Addi, Pedro Moreira, Mikel e Edu, formando o grupo de 23 que treinou no relvado, enquanto Rafa, embora presente, terá trabalhado no ginásio.

A partir de quarta-feira, o plantel às ordens da equipa técnica liderada por Vítor Pereira (e de que já não faz parte Semedo, que transitou para a equipa B) passa a treinar de manhã e de tarde, o que ocorrerá até sábado, já que domingo é dia de folga e na segunda-feira o FC Porto parte rumo à Suíça, para o estágio de pré-época.

in "ojogo.pt"

Dragões garantem Diogo para a equipa B

O FC Porto vai receber, por empréstimo do Internacional de Porto Alegre, o lateral-direito Diogo, de 19 anos. O jogador assinará por uma temporada, ficando com opção de compra estipulada em dois milhões de euros. 
 
Diogo junta-se ao avançado Guilherme Dellatorre, também ele proveniente do emblema gaúcho, ainda que cedido pela empresa Traffic. O lateral-direito é uma das revelações do clube de Porto Alegre e foi destaque na Copa São Paulo (Copinha), tendo agora um ano para confirmar as suas credenciais e convencer os azuis e brancos a pagar dois milhões de euros pelo seu passe.

in "ojogo.pt"

Alvaro Pereira: "Gosto do campeonato de Itália"

Foi ainda durante as férias no Uruguai que o defesa-esquerdo falou para a Sky Sports24, televisão italiana.

O nome de Álvaro Pereira foi sendo protagonista de notícias e rumores durante o defeso, apontando quase sempre no sentido da saída do FC Porto.

Interpelado pela televisão italaian Sky Sports24, o lateral-esquerdo entregou ao clube do dragão a decisão sobre o seu destino. "Para já sou jogador do FC Porto. Falarei com o clube e decidiremos o meu futuro", disse. O jogador não escondeu, naturalmente, alguma preferência pela Séria A. "Gosto do campeonato de Itália, mas não sei qual será o meu futuro", diz em declarações reproduzidas pelo site calciomercato.

Na edição impressa de hoje da Gazzetta dello Sport, Álvaro Pereira é associado ao Nápoles, num negócio que envolveria a chegada ao Porto do seu compatriota Gargano.

in "ojogo.pt"