quarta-feira, 18 de agosto de 2010

André Villas-Boas: «Prontos e motivados»

O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, garantiu que o FC Porto está "pronto e motivado" para derrotar o Genk, na quinta feira, em encontro da primeira mão do playoff de acesso à Liga Europa.

"Sentimo-nos preparados para o jogar, sentimo-nos prontos e motivados para ganhar", disse Villas-Boas, em conferência de imprensa de antevisão da partida com a formação belga.

O treinador acrescentou que "tudo passa por ganhar" os dois jogos", no Crystal Arena, em Genk, e no Estádio do Dragão, no dia 26 de agosto.

"Dentro do campo os historiais contam pouco, o que conta é a atitude, a organização e a forma como se encara cada jogo", disse.

"O FC Porto entra nesta competição para ganhar. Para o fazer, teremos que jogar com grande agressividade, mental e física, e com grande concentração e organização", sublinhou.

Sobre a sua equipa, o responsável técnico referiu que todos os jogadores "são bons" e recusou "qualquer tipo de facilitismo".

Sobre os adversários, o técnico disse acreditar "no trabalho do treinador Frank Vercauteren e a maneira como o Genk joga reflete-o". Por isso, está convicto de que "o Genk vai enfrentar o FC Porto de cabeça levantada".

in "record.pt"

Vélez admite: F.C. Porto está na Argentina por Otamendi

Clube recusou uma proposta do Saragoça pelo defesa-central

O Vélez Sarsfield está a par da deslocação de representantes oficiais do F.C. Porto à Argentina, para negociar a transferência de Nicolás Otamendi para o Estádio do Dragão. Rafael Toloi é a alternativa. Nesta altura, o clube portista ataca o internacional argentino.

O F.C. Porto procura um jogador com credenciais para ocupar a vaga de Bruno Alves no plantel azul e branco. Nicolas Otamendi, de 22 anos, representou a selecção da Argentina no último Campeonato do Mundo de 2010, jogando como lateral direito, apesar de ser central de raiz.

Como o Maisfutebol adiantou, a 13 de Agosto, o Vélez recusou a primeira proposta apresentada pelo F.C. Porto, através de um intermediário. O clube argentino prefere negociar directamente com os dragões e, como tal, os azuis e brancos seguiram viagem para a Argentina, para uma cimeira decisiva. O negócio pode ser concluído a troco de sete milhões de euros.

«Sabemos que o F.C. Porto enviou pessoas aqui à Argentina. Para nós, é preferível, queremos negociar directamente. Mas para já, posso garantir que ainda não temos reunião agendada. Se já chegaram a Buenos Aires, que nos contactem e falaremos. Não vou revelar números. Até agora, a única proposta oficial foi do Saragoça, e foi recusada. Tudo o resto foram abordagens indirectas», explicou Miguel Calello, vice-presidente do Vélez, ao Maisfutebol, nesta quarta-feira.

in "maisfutebol.iol.pt"

«F.C. Porto não é equipa da Liga Europa», diz técnico do Genk

Confirmada a ausência por lesão do brasileiro João Carlos, os belgas do Genk continuam a preparar o jogo desta quinta-feira com o F.C. Porto (19.30 portuguesas). O central brasileiro sofreu uma lesão na virilha durante o último fim-de-semana e terá como mínimo uma semana de paragem, embora nesta altura tenha também em risco a presença no jogo da segunda mão.

Apesar do bom início de temporada da sua equipa, o treinador Franck Vercauteren não tem dúvidas em colocar a equipa portuguesa num patamar superior: «Não há dúvidas sobre quem tem o favoritismo antes da eliminatória», assumiu perante os jornalistas belgas. «O F.C. Porto não é uma equipa da Liga Europa, mas dos quartos ou oitavos-de-final da Liga dos Campeões, é um grande da Europa. De qualquer forma é um bom teste para avaliar o nosso crescimento, colectivo e individual. É um desafio que nada tem a ver com as realidades do campeonato belga», afirmou Vercauteren.

O técnico admite que a sua equipa tem de colocar enorme intensidade no jogo para tentar equilibrar as operações. «A forma física é essencial, o fundamental é não dar tempo ao nosso adversário para controlar a bola. E, felizmente, a avaliar pelos últimos jogos, estamos bem nesse aspecto», completou.

Refira-se, entretanto, que o Genk prolongou até 2014 o contrato com o jovem guarda-redes Courtois Thibaut, de apenas 18 anos.

in "maisfutebol.iol.pt"

Dia D para Otamendi

Tal como O JOGO referiu ontem, Nicolás Otamendi continua na agenda do FC Porto para colmatar a vaga deixada no eixo da defesa portista pela saída de Bruno Alves para o Zenit e o negócio pode mesmo avançar nas próximas horas. De acordo com o que O JOGO conseguiu apurar na Argentina, para hoje está agendada uma reunião dos dirigentes do Vélez Sarsfield com representantes do FC Porto que vão avançar com uma nova proposta, capaz de convencer o clube de Otamendi a libertá-lo. Ainda segundo foi possível apurar, há duas hipóteses em cima da mesa para discutir no encontro de hoje: uma que prevê o pagamento de seis milhões de euros por 70 por cento do passe e outra de sete milhões de euros pela totalidade dos direitos desportivos do central argentino. De resto, e segundo foi possível confirmar junto de fontes da direcção do Vélez Sarsfield, estes são números capazes de convencer finalmente o clube a negociar o jogador com o FC Porto.

Há cerca de uma semana, Fernando Raffaini, presidente do clube argentino, revelou ter resistido a uma primeira investida dos portistas. Uma proposta apresentada pelo empresário Marcelo Simonian no valor de cinco milhões de euros - mais dois por objectivos - foi considerada insuficiente pelos argentinos que, na altura, elevaram a fasquia da base negocial até aos oito milhões de euros. Parece, contudo, que as partes poderão encontrar uma plataforma de entendimento num valor intermédio.

Otamendi tem 22 anos de idade e esteve recentemente no Mundial da África do Sul, onde Maradona o adaptou ao lado direito da defesa, apesar da ser central de raiz. Com 1,83 metros de altura, o argentino também foi apontado a clubes italianos e espanhóis, mas pode mesmo reforçar o eixo da defesa portista.

Tolói também em agenda
 
Otamendi não é o único jogador referenciado pelo FC Porto para o lugar de central. Rafael Tolói é uma das alternativas consideradas. Ontem terá sido decidida pelo Conselho Deliberativo do Goiás, clube de Tolói, a transferência do jogador para a Europa, embora o presidente Syd de Oliveira tenha referido que a proposta a analisar não tem como origem o Dragão. "Não há proposta do FC Porto, mas é do futebol europeu e vai ser apreciada pelo conselho". Entretanto, alguma Imprensa brasileira refere que o FC Porto terá avançado com uma proposta de três milhões de euros pelos 50 por cento do passe que o Goiás detém...
 
Meireles sem obstáculos no caminho

A anunciada saída de Raul Meireles ganhou ontem um novo fôlego com a contratação do alemão Mesut Ozil pelo Real Madrid. Os espanhóis anteciparam-se ao Manchester e arrebataram uma das figuras da selecção alemã por cerca de 15 milhões de euros. Alex Ferguson tinha apontado o médio do Werder Bremen como prioridade para reforço do meio-campo, colocando Raul Meireles logo a seguir na lista de alvos potenciais. Meireles voltou a não ser convocado por André Villas-Boas, ficando de fora da deslocação à Bélgica para a primeira-mão do play-off da Liga Europa com o Genk...




Banfield já tem o dinheiro de James

O presidente do Banfield, Carlos Portell, revelou ontem a O JOGO já ter a confirmação da entrada do dinheiro referente à primeira "tranche" dos 5,1 milhões de euros a pagar pelo FC Porto por James Rodriguez na conta do clube, tendo informado a AFA para que liberte o certificado internacional do jogador. James, recorde-se, não foi inscrito na Liga Europa, pelo que André Villas-Boas já não contava com ele para o jogo com o Genk, mas já poderá jogar com o Beira-Mar, no domingo.

João Moutinho é o dragão com mais pedalada europeia

As aparências iludem. Apesar da cara de miúdo e da idade que lhe corresponde, João Moutinho tem muita rodagem. Com 23 anos, é um dos mais novos da lista de convocados elaborada por Villas-Boas para o encontro com o Genk, mas é o que melhor currículo europeu apresenta. Nenhum outro jogador do plantel, nem Helton que é nove anos mais velho, tem tantos jogos internacionais (53) nas pernas. A explicação é simples: o médio era indiscutível na equipa do Sporting, onde esteve seis temporadas a competir na Liga dos Campeões e na Taça UEFA, com várias eliminatórias de acesso à fase de grupos a ajudar à contabilidade. Já Helton (41 jogos) só assumiu a baliza do FC Porto, na Europa, em 2006/07.
Amanhã, em Genk, João Moutinho somará a 54ª presença em jogos europeus, mas apenas a primeira com a camisola do FC Porto. Contudo, tantos jogos não significam que o ex-leão seja o melhor marcador do actual plantel azul e branco nestas andanças. Esse estatuto cabe a outro médio: Rúben Micael. Na época passada, foi ele a figura da participação do Nacional na Liga Europa, marcando sete golos em oito jogos. Moutinho tem quatro golos, os mesmos de Falcao.
Voltando à temática da experiência, além de Helton e Moutinho, o FC Porto não leva para a Bélgica outro jogador com mais de 25 jogos europeus. Raul Meireles (35) e Rodríguez (30) ficam em casa: o primeiro porque estará de saída do Dragão e sua utilização inviabilizaria a transferência para outro clube presente nas provas europeias; o segundo por lesão. Por outro lado, há várias estreias em perspectiva nas competições europeias: Walter, Souza, Miguel Lopes, Sereno, Castro e Ukra

Walter, Rúben e Castro chamados


Villas-Boas riscou dois nomes e acrescentou três na lista de convocados para o encontro com Genk. Walter, cujo certificado chegou na segunda-feira, Rúben Micael e Castro seguem esta manhã viagem para a Bélgica, integrados numa comitiva de 19 jogadores. Na realidade, este trio estreia-se em convocatórias, uma vez que, por diferentes motivos, falharam os jogos da Supertaça e da Naval. Aumenta, assim, a expectativa quanto à possível utilização do reforço brasileiro em provas oficiais. Rúben esteve lesionado, mas já está em condições de lutar por um lugar na equipa.
Por outro lado, Guarín e Rodríguez ficam em terra devido a lesões. O colombiano continua a fazer tratamento à entorse traumática no tornozelo esquerdo sofrida na Figueira da Foz, enquanto o uruguaio procura debelar um problema num adutor. Ontem fez trabalho de ginásio.
Entre os jogadores que estão inscritos nas provas europeias ficaram, ainda, de fora Kieszeck, Raul Meireles e Sérgio Oliveira, entretanto cedido ao Beira-Mar.


in "ojogo.pt"

Henri Depireux: "Não vai haver necessidade de recorrer ao photo finish"


Henri Depireux, antigo treinador do Belenenses em 1986/87 e 1990/91, não tem dúvidas de que o FC Porto parte largamente como favorito para esta pré-eliminatória da Liga Europa com o Genk e explicou a O JOGO porquê: "Não me parece que vá haver necessidade de recorrer a qualquer photo finish no final desta eliminatória, porque o FC Porto mora no último andar do futebol europeu e vai defrontar um adversário com um peso incomparavelmente menor". Aliás, para o técnico que aproveitou para praticar algumas palavras de português, só há mesmo uma questão que pode equilibrar a eliminatória: "Estamos no início da temporada, numa altura em que as equipas procuram ainda encontrar o seu melhor ritmo competitivo e por vezes há jogos que não saem como seria de prever. Penso que só um jogo fraco do FC Porto poderia baralhar as cartas, mas não acredito nisso, porque a este nível uma equipa como a do FC Porto desenvolve um trabalho muito sério". Na sequência disso, Depireux sublinhou a ordem favorável dos jogos para os azuis e brancos. "Se houver um azar, coisa que me custa a acreditar, repito, o FC Porto ainda terá oportunidade de corrigir um eventual passo em falso em casa, por isso até nesse aspecto a equipa portuguesa foi feliz com o sorteio", frisou.


O Genk lidera actualmente a Liga belga, com três vitórias em outras tantas jornadas, nesta fase inicial e Depireux alertou para o efeito anímico que isso pode ter sobre os jogadores: "Esta espiral positiva é sempre muito importante e tratando-se do FC Porto, tenho a certeza de que os jogadores vão entrar em campo muito galvanizados para se mostrarem". De qualquer forma, é certo que os dragões vão defrontar uma equipa sólida: "Não têm a categoria de um Anderlecht ou de um Standard de Liège, mas podem contar com um Genk sério e concentrado a jogar".

"Ataque é ponto forte"


Os onze golos marcados nas três primeiras jornadas da Liga belga fazem do ataque do Genk o sector mais em foco e o mais dotado segundo Depireux. O israelita Barda, no eixo, Vossen, mais atrás, De Bruyne na esquerda e Buffel no flanco oposto, têm feito da equipa comandada pelo antigo internacional belga, Franky Vercauteren, a revelação deste início de temporada. "É preciso ter cuidado com o De Bruyne. É um jovem muito bom, que costuma desequilibrar muito pela esquerda. Mas são quatro jogadores muito aguerridos, que disputam cada lance até ao fim e que, sem dúvida, fazem do ataque o ponto forte desta equipa muito bem orientada pelo Vercauteren", comentou Depireux, que prometeu estar nas bancadas.

Belenenses ainda é o clube do coração


A última passagem de Henri Depireux pelo Belenenses remonta já a 1990/91, mas nem por isso o técnico esquece Portugal e o emblema do Restelo. "Já soube que atravessam um momento muito complicado e que desceram de divisão. É uma pena, porque Portugal é o meu segundo país e o Belenenses o meu clube", desabafou. A internet tem ajudado a fazer a ponte entre a Bélgica e Portugal. "Alguns adeptos do Belenenses encontraram-me através do Facebook, temos conversado e até já me pediram para regressar", comentou. De qualquer forma, Depireux aproveitou para, através de O JOGO, desejar a melhor sorte aos dirigentes do Belenenses: "Espero que devolvam o clube ao seu lugar no futebol português".

in "ojogo.pt"

Ricardo Rocha: "Hulk pode desequilibrar"

Apesar de curta, a passagem de Ricardo Rocha pelo Standard de Liège permitiu-lhe observar de perto o adversário que o FC Porto enfrenta amanhã. "Tem feito um início de época muito bom", avisa o central, de 31 anos, que já passou por Braga, Benfica, Tottenham ou Portsmouth, aguardando agora uma proposta para prosseguir a carreira.


1 - Que ambiente vai o FC Porto encontrar?

Como em quase todos os estádios da Bélgica, o FC Porto pode esperar um público entusiasta, que adora futebol e que apoia fortemente a equipa. Não se tratando de um dos maiores clubes belgas, tem conseguido boas classificações.

2 -Que tipo de futebol enfrentará?

Ainda que não tenha um conhecimento profundo da equipa, sublinho a disponibilidade física, característica que se pode alargar às equipas do futebol belga. O FC Porto deverá contrariar isso apostando na qualidade técnica que tem

3 - Quem pode resolver este jogo?

O FC Porto que vi na Supertaça foi organizado e muito superior. Destacaria a importância de Moutinho no meio-campo, o trabalho de Falcao na frente e acredito que Hulk pode desequilibrar as coisas nesta eliminatória. O FC Porto tem tudo para passar.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa ao lado de Villas-Boas

A comitiva do FC Porto já está no aeroporto Sá Carneiro, de forma a viajar para a Bélgica, onde defronta amanhã o Genk, no playoff de apuramento para a Liga Europa. A equipa chegou por volta das 8.45, tendo feito a viagem de autocarro. O presidente Pinto da Costa integra o grupo, tendo feito questão de se sentar ao lado de André Villas-Boas durante o percurso.
Na comitiva o destaque vai para Walter, reforço desta época dos azuis e brancos, que já está apto a jogar (o certificado internacional do brasileiro já chegou), e Ruben Micael, que recuperou de lesão.
A partida para a Bélgica está marcada para as 9.30.

in "record.pt"

Recordação de Sevilha

Depois de sete participações consecutivas na Champions, o FC Porto volta a competir na segunda prova de clubes da UEFA. A última vez que tal aconteceu deixou as melhores recordações aos dragões. Foi na época 2002/03 e culminou com o memorável triunfo de Sevilha, frente ao Celtic (3-2). Um percurso que começou com o Polónia Varsóvia, passou pelo Áustria de Viena, Lens, Denizlispor, Panathinaikos e Lazio. A primeira grande conquista de José Mourinho como treinador, com André Villas-Boas ainda na função de observador.

Antes disso, os azuis e brancos tinham passado pela Taça UEFA em 2000/01. Fernando Santos era o técnico e foi o Liverpool quem os afastou nos quartos-de-final. Aliás, essas foram as duas melhores participações do FC Porto na competição que deu lugar à Liga Europa.

Tendo como principal objetivo a conquista da Liga, Villas-Boas coloca a prova internacional como a segunda grande meta para esta época. Foi com esse intuito que Pinto da Costa indicou o portuense para a liderança do grupo de trabalho. A ambição é uma das características comuns a presidente e treinador. Quanto aos jogadores, não escondem a vontade de levantar o troféu.

in "record.pt"

Galões de favorito - coeficiente só ultrapassado pelo liverpool



Depois da Liga dos Campeões, Taça dos Campeões Europeus, Taça das Taças, Taça UEFA, Taça das Cidades com Feira, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental, o FC Porto inscreve a partir de amanhã o seu nome em encontros da Liga Europa. A Cristal Arena, em Genk, vai ser palco do 298.º jogo do FC Porto em competições internacionais, contra o 59.º do seu adversário. Uma diferença significativa que diz bem do historial dos dois clubes.

Não é por acaso que os dragões são apontados como um dos clubes favoritos à conquista do troféu. O seu coeficiente à entrada para o playoff situava-os em segundo lugar, só ultrapassados pelo Liverpool, equipa que, no entanto, teve de entrar em competição na 3.ª pré-eliminatória. Entre os dez primeiros está também o Sporting, mas em caso de apuramento terão de ser levadas em conta as formações que transitam da Champions.

Experiência

Seja como for, dificilmente os azuis e brancos deixarão de ser indicados como uma das equipas mais bem colocadas para chegar longe na Liga Europa. A experiência acumulada em vários confrontos da Champions permite-lhes sonhar alto, muito embora alguns jogadores com maior experiência não façam parte das escolhas de André Villas-Boas para o duplo embate com o Genk. Jorge Fucile não está sequer inscrito nesta fase, ao passo que Raul Meireles continua com o seu futuro por resolver. Já Mariano González recupera da lesão no joelho direito e só poderá entrar em ação em outubro. Cristian Rodríguez é outro atleta com experiência neste tipo de competições que não viaja à Bélgica, por lesão.

Mesmo assim, Villas-Boas, que faz a sua estreia como treinador principal nas competições europeias, conta com atletas que já pisaram relvados internacionais por diversas ocasiões, como são os casos de Helton, João Moutinho e Rolando.

Contudo, o técnico portuense não vai permitir que os seus jogadores se acomodem à sombra do estatuto e favoritismo que lhes são conferidos para relaxar perante o Genk. Aliás, o bom arranque de época da equipa de Frank Vercauteren é um sério aviso à navegação. Tendo perdido em todas as deslocações à Bélgica, o FC Porto quer inverter a tendência.

in "record.pt"

Otamendi a entrar e Raul Meireles a sair

Dois factos relevantes na véspera de um jogo fundamental para as aspirações europeias dos dragões: Raul Meireles voltou a não ser convocado, o que reforça a ideia de estar de saída e seguramente para Inglaterra, e, no plano das contratações, Nicolas Otamendi aparece agora mais favorito ao lugar de Bruno Alves, pois o FC Porto terá deixado cair Toloi em definitivo.


A menos de duas semanas do fecho da janela de Verão, as duas principais situações em aberto no plantel do FC Porto ganharam ontem maior expressão, com factos novos a permitiram uma mais clara avaliação de cada um desses casos.

Primeiro Raul Meireles: pela segunda vez consecutiva, e apesar de estar a treinar-se há três semanas, Meireles não foi convocado para o jogo da Bélgica, num sinal cautelar que não poderia passar despercebido. Está, efectivamente, com pé e meio fora, e falta saber o essencial: por quanto e para onde.

Com a venda de Ozil ao Real Madrid, o Manchester United passa a ter agora Raul Meireles como alvo principal. Alex Ferguson tinha-o dito a vários jornais ingleses, como o 'The Guardian' e o 'Mirror'. Ferguson assumiu que Ozil, pela idade (21 anos), seria a aposta ideal num clube que gosta de ver crescer os jogadores em casa, mas já então (há cerca de duas semanas) Ferguson temia a capacidade aquisitiva do Real.

Quanto à questão do defesa-central, há indícios fortes de que o FC Porto pode ter virado a agulha definitivamente para o Velez, o que significa deixar cair Rafael Tolói.

Assim, ganha força máxima a possibilidade Otamendi, um jogador de 22 anos mas já em afirmação total. Capitão do Velez Sarsfield, campeão do Clausura 2009, votado massivamente pelo público como melhor jogador argentino nesse ano, presente no Mundial 2010, é um craque em ascensão por quem o Velez pedia há um ano 15 milhões de dólares.

De acordo com fontes locais, o FC Porto poderá pagar até 6 milhões de euros (mais de sete milhões de dólares) por 70 por cento do passe.
 
in "abola.pt"

F. C. Porto faz "forcing" por Otamendi

O argentino Otamendi continua a ser a prioridade do F. C. Porto para reforçar o centro da defesa e, depois de uma primeira proposta já ter sido recusada pelo Velez Sarsfield, os dragões estão em Buenos Aires para tentar consumar a desejada contratação.


O F. C. Porto mantém-se em busca de um central para colmatar a saída de Bruno Alves para o Zenit e vai insistir em Otamendi. O internacional argentino, de 22 anos, ainda é a prioridade dos dragões, que desde esta terça-feira têm representantes em Buenos Aires, com o objectivo de fazer nova investida junto dos dirigentes do Velez Sarsfield.

Na semana passada, o clube da capital argentina recusou uma proposta a rondar os cinco milhões de euros, feita pelo empresário Marcelo Simonian em nome da SAD portista, mas os próximos dias poderão trazer novidades, sabendo-se que o Velez está disposto a negociar, desde que os contactos sejam feitos por representantes oficiais, e não por emissários, como agora acontece.
O passe de Otamendi foi avaliado em dez milhões de euros, na sequência da sua participação no Mundial 2010, mas oito milhões poderão chegar para consumar a transferência, existindo ainda a possibilidade de o F. C. Porto comprar apenas uma percentagem do passe ou de ser realizado um contrato com objectivos, a exemplo do que tem sucedido em várias contratações recentes.

Do Brasil, também chegaram, esta terça-feira, sinais de que o argentino continua a ser o alvo preferencial dos dragões, tendo em conta o facto de o presidente do Goiás, clube em que alinha o central Rafael Tolói, outro dos potenciais reforços azuis e brancos, ter afirmado que não foi contactado pelos portistas. “Não há proposta do F. C. Porto, mas de outro clube do futebol europeu”, referiu Syd de Oliveira à imprensa brasileira, que avança o nome do Palermo como único clube oficialmente interessado em contratar Tolói, o capitão da selecção de sub-20 do Brasil.

Walter chamado para Genk

Um dia depois da chegada a Portugal do seu certificado internacional, Walter foi convocado para o jogo que o F. C. Porto vai disputar esta quinta-feira com o Genk (19.30 horas, SIC), a contar para a primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Pela primeira vez em partidas oficiais, o avançado brasileiro faz parte das opções de André Villas-Boas, tal como Castro e Rúben Micael, as outras duas novidades da convocatória dos dragões, relativamente ao encontro de sábado passado com a Naval, que abriu com uma vitória (1-0) a participação portista na Liga portuguesa.

Como se esperava, Guarín não recuperou da lesão sofrida na Figueira, enquanto Rodríguez ficou de fora devido aos problemas musculares que o afastaram dos treinos nos últimos dias. Raul Meireles voltou a não ser chamado, o que continua a indiciar que a porta de saída está aberta para o médio, desde que ao Dragão chegue uma proposta tentadora até ao fecho do mercado de transferências, daqui a duas semanas.

Fucile também não estará, esta quarta-feira de manhã, no avião que transportará os dragões para a Bélgica, mas esse era um cenário inevitável, já que o lateral uruguaio não foi incluído na lista de jogadores enviada à UEFA para o play-off da Liga Europa, tal como acontece com Emídio Rafael, James Rodríguez e Mariano, que ainda recupera da grave lesão num joelho sofrida em Março.

in "jn.pt"

Tolói com proposta europeia que não é do FC Porto

O futuro de Rafael Tolói será decidido ainda hoje, pelo Conselho Deliberativo do Góias. Segundo informa o presidente do clube Syd de Oliveira, o emblema brasileiro vai analisar uma proposta recebida por um clube europeu, que não é o FC Porto. Em declarações à imprensa brasileira, o dirigente referiu que “não há proposta do FC Porto. Mas é do futebol europeu. Vai ser apreciada pelo conselho”. Syd de Oliveira não revelou de que país chegou a oferta feita pelo jogador. A imprensa ‘canarinha’ avança que a proposta deverá ser de quatro milhões de euros, feita por um clube italiano.


in "desporto.pt.msn.com"

Carlos Alberto e Deco jogaram juntos pelo Porto (POR), onde foram campeões mundiais

O clássico entre Vasco e Fluminense, no próximo domingo, pode separar por 90 minutos dois grandes amigos: o vascaíno Carlos Alberto e o tricolor Deco. Os dois jogaram juntos no Porto (POR), em 2004, quando o clube luso sagrou-se campeão da Supercopa de Portugal, da Liga dos Campeões da Europa e do Mundial Interclubes. Da parceria vencedora em outrora, na primeira passagem do camisa 19 pelo futebol europeu, ficou a profunda gratidão.

– Sou muito grato ao Deco por tudo que ele me fez e me proporcionou naquele ano no Porto. A performance que eu tive naquele ano, eu credito à convivência que tive com ele, jogador experiente - disse.

E essa convivência rendeu frutos também dentro de campo. O meia vascaíno afirmou ainda que Deco foi o jogador com quem ele mais aprendeu.

– Acho que, dos atletas com os quais joguei, foi com ele que mais aprendi. O Deco sempre foi um jogador de qualidade e trabalhava para a equipe. Ele e o Delei foram dois caras que facilitaram muito a minha vida. Uns 80% do que aconteceu

agradeço muito a eles – disse.

Com tanto conhecimento, Carlos Alberto aproveitou para dar dicas aos xomandados de Paulo César Gumsão de como parar o camisa 20 do Fluminense:

– Ele conhece bem os atalhos do campo. Se deixar ele pensar com a bola no pé, ele vai achar o atacante em condição boa para finalizar.

in "goal.com.br"