terça-feira, 7 de junho de 2011

Rui Pedro quer afirmar-se no plantel do FC Porto

O jovem avançado esteve emprestado pelos dragões ao Leixões na temporada transacta.
O jovem Rui Pedro sente que tem condições para integrar o plantel principal, depois da época que cumpriu ao serviço do Leixões, da Liga de Honra. Rui Pedro falou a Bola Branca do que poderá ser o seu futuro.
"Ainda não fui contactado, não falaram do meu futuro mas é claro que tenho esse sonho. Sei que não é fácil mas vamos ver o que pode acontecer. Todas as possibilidades estão em cima da mesa", refere Rui Pedro.
Uma opção pelo estrangeiro não é descartada pelo jovem avançado, mas Rui Pedro quer experimentar as emoções da primeira liga portuguesa:"é uma montra que gostava de experimentar", concluiu.

in "rr.pt"

Cristian Rodriguez a caminho da Rússia

Rubin Kazan disposto a pagar 10 milhões pelo jogador do FC Porto


O internacional uruguaio é um dos jogadores considerados dispensáveis por Villas-Boas e pode dar lucro aos «dragões»



Indisponível para vender os jogadores mais importante, a não ser que algum clube pague a cláusula de rescisão, Pinto da Costa aposta em futebolistas «dispensáveis» para fazer algum dinheiro e tentar diminuir o desequilíbrio entre os gastos e os ganhos para formar o plantel para a próxima temporada. Nesse lote está Cristian Rodriguez, jogador que tem muito mercado e não faz parte das primeiras opções de André Villas-Boas. O internacional uruguaio luta por um lugar na equipa com Hulk, Silvestre Varela e James Rodriguez e pela amostra desta temporada a sua tarefa não se afigura nada fácil. Do quarteto, o ex-jogador do Benfica foi o que teve menos tempo de jogo e o que menos vezes marcou presença na equipa inicial, situação que também não é do seu agrado e que pode motivá-lo a rumar a outras paragens de forma a não perder o lugar na lista habitual dos convocados da seleção do Uruguai. 
O nome de Cristian Rodriguez já apareceu ligado a alguns clubes estrangeiros de renome, como o Lyon, mas a Rússia é o destino mais provável para o esquerdino prosseguir a sua carreira. O Rubin Kazan já por mais de uma vez demonstrou interesse no sul-americano e agora parece estar mesmo decidido a avançar com uma proposta concreta para contratar Rodriguez. Os seus responsáveis estão a par da vontade do FC Porto em transferir o «10» e da vontade do jogador em começar a jogar com mais regularidade, fatores que favorecem os interesses russos na hora de negociar. 
Ao que O Primeiro de Janeiro conseguiu apurar, o Rubin Kazan está disposto a desembolsar até 10 milhões de euros para convencer Pinto da Costa a vender Cristian Rodriguez, valor que deverá ser suficiente para consumar a transferência. O internacional uruguaio está no FC Porto desde 2008, altura em que foi contratado ao PSG por cerca de sete milhões de euros, depois de ter representado o Benfica a título de empréstimo. Na primeira época nos «dragões», Rodriguez foi um dos jogadores importantes na conquista do título, mas começou a ficar para segundo plano na época seguinte. A sua situação ainda piorou esta temporada com a chegada de James Rodriguez, que foi quase sempre a primeira alternativa aos três avançados titulares. 

Na porta de saída. Três épocas depois de ter chegado ao Dragão, Cristian Rodriguez deverá ser vendido ao Rubin Kazan 



in "primeirojaneiro.pt"

Miguel Lopes tem qualidade para ficar no Dragão, diz empresário

O jogador deixou uma impressão muito positiva em Espanha - além do Bétis, outros clubes do país vizinho já contactaram Artur Fernandes no sentido de apurar a sua disponibilidade.
Mercado não falta a Miguel Lopes, mas o lateral direito mantém contrato com o FC Porto e a possibilidade de integrar o plantel de Villas-Boas está em cima da mesa. Emprestado ao Bétis de Sevilha, Miguel Lopes conquistou cinco títulos este ano: é que além dos quatro troféus do Porto, sagrou-se campeão da II Liga Espanhola, garantindo o regresso à 1ª Liga. 

Artur Fernandes, representante do atleta, aguarda pela decisão dos “azuis-e-brancos”, com a noção de que Miguel Lopes, depois do que fez esta temporada, tem qualidade para ficar no Dragão. 

“Acabou por ser uma aposta ganha, ele está felicíssimo. Acho que todos têm motivos para festejar”, disse Fernandes, que se mostrou confiante da possibilidade de Lopes no FC Porto. 

Miguel Lopes deixou uma impressão muito positiva em Espanha. Além do Bétis, outros clubes do país vizinho já contactaram Artur Fernandes no sentido de apurar a disponibilidade do jogador. Os sevilhanos gostariam de manter Miguel Lopes, mas tudo tem que passar por uma negociação com o FC Porto. 

“O Bétis gosta imenso do Miguel, se lhes perguntassem hoje quem era o lateral que queriam para a próxima época, pode ter a certeza de que eles iam dizer Miguel Lopes. Face aos condicionalismos e à lesão, eles saberão gerir essa situação”, finalizou Artur Fernandes. 
in "rr.pt"

Rui Barros: "Espero que à terceira seja de vez"

O FC Porto esteve até ontem no Sul de França. Não tinha ainda em mente a Supertaça europeia a discutir com o Barcelona, em Agosto, mas com o Mónaco aqui tão perto, era irresistível acenar ao observador que o campeão destacou para o Torneio de Toulon com o grande jogo que abrirá a época de 2011/12 - até foi um golo dele que ajudou a conquistar o único troféu do género, em 1988, e foi no Mónaco que fez parte da carreira internacional. O bilhete de identidade aponta-lhe 45 anos, mas, dito à moda do Porto, isso "é tanga". Rui Barros continua igual - pequenino, 1,59 m de talento que encantou a Europa, num tempo em que Portugal não era o exportador de talento da actualidade, e de uma simplicidade extrema, à semelhança do futebol dele (visto da bancada, é claro): pegava na bola e disparava pelo terreno, a abrir caminho até ao golo. No fundo do azul dos olhos dele, que têm o brilho do miúdo encantado que explodiu no FC Porto da ressaca do primeiro título europeu, em 1987, há-de haver uma bola. Eles fixam-se naturalmente no relvado, absorvem todos os detalhes, individuais e colectivos, das promessas que Toulon expõe, dispensando os maneirismos de muitos dos olheiros em redor, que vêem nele o rosto de uma referência europeia de sucesso: o FC Porto que lança e transfere talento e continua a ganhar. Essa também é a história de Rui Barros, o Rato Atómico que se deu a conhecer na Supertaça de 1987, com uma tabela que derrotou o Ajax, em Amesterdão (Holanda), na primeira mão. Nas Antas, Sousa fez o resto, de livre, e esses golos valeram o único troféu do género. Já era tempo de levar outro para casa: "Espero que, à terceira, seja de vez: perdemos uma com o Valência, outra com o Milan, espero que, com o Barcelona, seja de vez. Era outra época extraordinária".



Como se ganha uma Supertaça

Rui Barros foi decisivo na conquista da única Supertaça europeia do FC Porto. Foi quando se fixou no plantel. O troféu discutia-se a duas mãos e Ivic lançou-o na primeira, a 24 de Novembro de 1987. Em cinco minutos, a Europa ficou a conhecê-lo. "Era o meu aniversário, o meu primeiro ano no FC Porto. Vinha do Varzim para uma equipa campeã da Europa, foi como viver um sonho, em primeiro lugar, por estar no FC Porto, e depois por ganhar essa Supertaça, que ficou como um marco para a minha carreira internacional", recorda. O golo foi o que tinha treinado: "É uma bola que ganho, faço tabela com o Gomes - a nossa táctica era tabelar com ele e, como o Ajax era uma equipa que joga em linha e muito subida, era muito rápido, fiz a tabela, apanhei-me sozinho, driblei o guarda-redes e um jogador e apareci a marcar". Nas Antas, em Janeiro de 1988, Sousa fez o resto, "num livre à entrada da área" que "era a especialidade" dele.
Essa foi uma época de sonho para Rui Barros: "Naquela altura, o FC Porto tinha os campeões da Europa, que tinham ganho tudo e queriam ganhar novamente. Eu era um filho para eles, ajudaram-me imenso, foram fantásticos comigo. Por isso é que se ganha carinho àquele clube, àquela forma de estar". "Só mesmo quem passou por aquela casa percebe a diferença que existe", remata.

"FC Porto é um exemplo"

A bancada de Toulon é um bom sítio para se perceber a dimensão do sucesso e do prestígio dessa estrutura de que fala Rui Barros. Há dois anos, na última participação de Portugal no torneio, os franceses estavam rendidos à ascensão de Cissokho, que passara anónimo no terceiro escalão gaulês e em meia dúzia de meses passara a valer milhões, e às qualidade de Lucho González e de Lisandro López, que importaram para Marselha e Lyon, respectivamente. Nesta edição da prova é James Rodriguez quem arrepia a bancada; Lucho e Lisandro, esses, perderam o brilho de outrora. Para Rui Barros, estes fenómenos são a prova de que "o FC Porto é diferente", tem algo de "especial". "Quanto mais uma equipa for organizada, quanto melhor for a estrutura de base de um clube, como é a do FC Porto, mais facilmente isso é possível, porque os jogadores adaptam-se muito bem, há uma sede de vitórias, um querer ganhar que faz parte da mística do clube, e é mais fácil ser assim. O FC Porto tem feito, tem vendido e continua a ganhar. É um exemplo para todos", e é algo mais. Não são só os milhões que marcam, no Dragão. "Os jogadores ficam com uma saudade do clube que é sinal de que deram o máximo por ele, para ganhar. Tantos anos depois, falam do nosso clube com esse amor, essa mística que é única e há nisso muito mérito das pessoas que estão à sua frente, o presidente Pinto da Costa, o Antero Henrique, todos aqueles que garantem a solidez dessa estrutura", sublinha, convencido de que o Barcelona será algo assim, "um clube onde toda a gente quer ganhar, também", e por isso a Supertaça europeia se oferece tão gloriosa, em 2011, à medida da ambição que distingue os melhores: "Temos duas taças em tudo: duas Ligas dos Campeões, duas Taças Intercontinentais, só temos uma Supertaça europeia. Espero que possamos ganhar esta".

"Falar não custa nada"

Depois de Mourinho, não se pensava que os portistas pudessem voltar a sonhar em juntar dois títulos europeus, mas, depois da conquista da Liga Europa, com André Villas-Boas, a tentação é demasiado forte. Rui Barros entende aqueles que, como Vítor Baía, acreditam que é possível repetir a proeza, mas, acima de tudo, entende que traçar esse tipo de cenários é demasiado fácil, e os caminhos dos campeões tendem a ser mais trabalhosos. Do que está seguro é da vontade férrea de conquista que se respira no Dragão, e isso é animador que chegue: "O falar não custa nada. O que custa é, dentro das quatro linhas, fazer o trabalho que se tem feito e que é exigível. Se vamos ver a qualidade que o FC Porto apresentou este ano, a capacidade da equipa técnica, o ambiente de confiança no clube, tudo isso leva a pensar que podemos conseguir isso. Depois, no fim, é aquela pontinha de sorte que é preciso ter-se na Liga dos Campeões, no sorteio, na fase de grupos, que pode fazer muita diferença, também. É bom que não se esqueça que o FC Porto é de um país pequeno, e veja-se a capacidade que tem. Há algo especial no FC Porto, a humildade, o querer ganhar, o espírito de sacrifício que todos têm, uma grande seriedade no trabalho. E não se fala antes, para se fazer depois. As palavras são fáceis; fazer é difícil. O FC Porto tem feito muito mais do que aquilo que fala, e esse também é o segredo".

"Mónaco na segunda é inimaginável"

Uma conversa de bancada com Rui Barros tem de começar pelo Mónaco, embora, no caso dele, o principado seja uma referência familiar. Hoje, pode parecer estranho, mas, houve um tempo, não muito distante, em que as transferências de portugueses para clubes de topo europeus não eram frequentes. Por causa da Supertaça ganha ao Ajax e do que depois fez no FC Porto, com Ivic, Rui Barros tornou-se uma obsessão para a Juventus e, dois anos depois, em 1990, mudou-se para o Mónaco. O regresso ao Sul de França evoca essas memórias. "Traz algumas recordações, quase todas boas, não só pela vivência, pela região, mas pelo clube onde passei três anos com algum sucesso, que foram muito bons para mim". Essa experiência faz com que partilhe do choque francês pela descida de divisão do clube que o FC Porto venceu na final da Liga dos Campeões, em 2004. "Vinha seguindo este campeonato, como sigo os outros, mas, temos sempre maior fixação nas equipas por onde passámos, e é de cortar o coração ver uma equipa deste calibre descer à II Divisão. É inimaginável, mas, o futebol é mesmo assim, não se pode pensar só nas últimas três ou quatro jornadas, mas ao longo de todo o ano. O fenómeno não é único, neste campeonato, recorda, "é uma coisa que acontece, em França, com alguma frequência". "O Nantes desceu, o Metz, o Auxerre também já passou por isso. Acontece muito; tinham de estar mais preparados", lamenta, sem encontrar uma explicação plausível, até porque, no Mónaco, os benefícios fiscais tornam mais fácil fixar grandes jogadores.
Sem a equipa das camisolas desenhadas pela princesa Grace Kelly para oferecer futebol de primeira, resta aos adeptos do Mónaco a Supertaça europeia. "Ainda bem que vão ver as duas maiores equipas da Europa, neste momento", sorri: "É pena o Mónaco não ter assim um clube na primeira divisão, mas, faz parte do futebol. FC Porto e Barcelona são dos melhores clubes, não só pelos jogadores, mas, também, pelas próprias estruturas. Ambos são considerados, na Europa e no Mundo, como emblemas com um potencial fantástico. Falo pelo FC Porto, que conheço, pelos jogadores que vende, por exemplo".

"James Rodriguez mantém a humildade"

Lançado aos poucos para um final de época sensacional no FC Porto, o colombiano James Rodriguez continua a brilhar, em França, com a camisola 10 dos Sub-20 que preparam o Mundial. Marcou a Portugal, de penálti, no primeiro jogo, e é candidato a melhor jogador do Torneio de Toulon. O desempenho de James Rodriguez enche de orgulho os olhos portistas de Rui Barros: "É um miúdo que chegou cá e continua com a mesma humildade, está disponível para a equipa, não tem ponta de individualismo e isso só lhe dá mais valor, fá-lo crescer como jogador".

Rato Atómico valia mais do que uma mota

Rui Barros nasceu em Lordelo e, apesar do talento com os pés, não foi fácil ganhar um lugar nas equipas seniores. Houve mesmo uma que o recusou porque o contrato incluía ceder-lhe uma mota, para se deslocar para os treinos, e alguém torceu o nariz a um tal investimento. Rodou no Covilhã, no Varzim e, quando chegou ao FC Porto, em 1987, Ivic não hesitou em apostar nele, e o resultado foi o que se viu. O Rato Atómico, como ficou conhecido na Europa, coleccionou títulos no FC Porto, Juventus, Marselha, e voltou a casa, para meia dúzia de épocas. Despediu-se na caminhada para o "penta", outro sonho que ajudou a tornar realidade.

in "ojogo.pt"

Cotação de Mariano em alta no mercado

Confirma-se: Mariano está mesmo nos planos dos brasileiros do Botafogo para a próxima época. Segundo uma notícia do Brasil, o representante do argentino, cujo contrato com o FC Porto não foi renovado, já terá sido contactado para negociar. André Silva, vice-presidente do clube de Rio de Janeiro, confirmou isso mesmo: "O treinador já aprovou o nome, é um jogador que interessa, mas já falámos com o seu representante para tratar da questão." Apesar destes últimos desenvolvimentos, recorde-se que Mariano não escondeu a vontade de continuar no futebol europeu quando se despediu dos azuis e brancos. Precisamente ontem, o interesse do Panathinaikos de Jesualdo Ferreira foi noticiado, deixando o clube grego na iminência de avançar para tentar contratar Mariano.


Málaga agora pensa avançar por Fernando

Com a transferência de Toulalan do Lyon para o Málaga presa apenas pela palavra do jogador, que deverá tomar uma decisão até amanhã à noite, os espanhóis já estariam no encalço de Fernando. O investimento do xeque Al-Tahni, príncipe herdeiro do trono do Catar, está a dotar o clube de meios financeiros que lhe permitem olhar para Fernando como uma alternativa ao internacional francês. Fernando, recorde-se, tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, sendo que o Málaga certamente tentará negociar a verba, caso devida avançar para o médio do FC Porto, até porque a aquisição de Toulalan deverá cifrar-se em valores bem mais baixos.

in "ojogo.pt"

Guarín concorre ao golo do ano

O golo de Guarín ao Marítimo, da 15ª jornada do campeonato, era ontem o segundo mais votado no sítio do jornal inglês "Guardian", entre os 20 colocados à apreciação dos cibernautas. O colombiano, recorde-se, bisou nesse encontro, mas foi com o primeiro golo, a 37 metros da baliza de Marcelo, que levantou as bancadas do Estádio do Dragão para um momento que ficou gravado na memória como um dos melhores golos da temporada e que agora também pode vir a ser reconhecido além-fronteiras. A votação do "Guardian" termina na próxima quinta-feira, pelo que tudo continua ainda em aberto para decidir qual será o melhor golo.


in "ojogo.pt"

Falcao: "A ideia é aumentar o valor da cláusula"

De férias em Buenos Aires, na Argentina, Falcao deu mais algumas pistas sobre o futuro. Em declarações a O JOGO, depois de ter assistido à partida que opôs o River Plate ao Colón, o colombiano confirmou, mais uma vez, as conversas sobre a renovação de contrato e, agora uma novidade, revelou a intenção das duas partes: aumentar a cláusula de rescisão, fixada actualmente em 30 milhões de euros.
A leitura das declarações de Falcao pressupõe a continuidade no FC Porto por, pelo menos, mais uma temporada, mesmo que o seu nome esteja nas listas de compras de vários clubes. Por exemplo, o jornal inglês "The Guardian" elaborou um trabalho sobre os 50 principais animadores de mercado, incluindo Falcao nos desejos do Arsenal e do Tottenham, avaliado em 26 milhões de libras, ou seja, os tais 30 milhões de euros. "É difícil que saia do FC Porto. Os dirigentes do clube querem manter a equipa e reforçá-la nos lugares que mais precisa tendo em vista a próxima época. De acordo com essa mentalidade, o objectivo não passa por prescindir de nenhum jogador, nem da equipa técnica", disse. Seja como for, o nome de Falcao na Imprensa europeia tem sido uma constante diária e até o Real Madrid já surgiu como um dos potenciais interessados. "Mantenho-me à margem das notícias e das especulações. Não tenho lido muitos jornais. Vi que escreveram que havia um suposto interesse [do Real Madrid]. Mas o que posso dizer é que estou muito bem no FC Porto, clube com o qual tenho mais dois anos de contrato. Vamos disputar a Liga dos Campeões na próxima época, que é um desafio pessoal que me motiva bastante". Lançado o nome do Atlético de Madrid para a conversa como outro dos emblemas supostamente interessados, Falcao foi ainda mais claro. "Estamos a falar sobre a renovação de contrato. Tenho uma cláusula de rescisão que é acessível para alguns clubes da Europa e a ideia é aumentá-la", afirmou o colombiano.
O objectivo de experimentar outro campeonato continua, ainda assim, na mente do ponta-de-lança. "Claro que na Europa há campeonatos importantes e que, em determinado momento da carreira, gostaria de experimentar. Sei que esse momento vai chegar um dia, mas actualmente só penso no FC Porto. Espanha, Inglaterra ou Itália têm campeonatos que agradam muito aos jogadores e um dos meus objectivos é poder disputá-los", referiu Falcao.
O clube portista merece os mais rasgados elogios do colombiano. "Atravesso um bom momento e estou numa instituição bastante organizada. Temos uma equipa de grande nível, com jogadores de qualidade. Aliás, foi isso que me permitiu dar um salto importante, adaptando-me rapidamente ao futebol europeu e podendo ser um dos protagonistas da equipa".

"Temos possibilidades de vencer o Barcelona"

Defrontar o vencedor da Liga dos Campeões é motivador e, apesar da diferença entre as duas equipas, Falcao acredita que é possível sair do Mónaco com a Supertaça Europeia. Mesmo que não saiba muito bem como derrotar os catalães. "Temos o objectivo e a ilusão de vencer o Barcelona, mesmo sabendo que se trata de uma grande equipa, provavelmente a melhor do mundo. Mas temos possibilidades de vencer. Já analisei as várias equipas que defrontaram o Barcelona e nenhuma conseguiu vencer. Temos tempo até ao dia 26 de Agosto para encontrarmos uma fórmula nova", brincou o colombiano.

in "ojogo.pt"

«Jogar num Mundial é um momento alto»

FEDERAÇÃO ARGENTINA NÃO LIBERTOU JUAN ITURBE


Juan Iturbe vai mesmo integrar a seleção argentina que se prepara para atacar o Mundial de Sub-20, entre os dias 30 de julho e 20 de agosto, na Colômbia. Na semana passada, o pai do jogador tinha revelado a Record que o extremo estava dividido entre o campeonato do Mundo e a pré-época do FC Porto, tendo deixado a decisão final para estes dias. Pois bem, novamente contactado pelo nosso jornal, o senhor Juan Iturbe divulgou a posição do filho.
“O Juan vai estar no Mundial. É definitivo. O seu representante conversou com os responsáveis da federação argentina, que não o dispensaram de forma nenhuma. É um jogador determinante para a equipa”, avançou o pai do reforço portista, vendo nesta circunstância um incentivo: “Jogar num Mundial é um momento alto para qualquer jogador, ainda para mais quando se tem 18 anos e se joga uma competição até aos 20. O Juan está motivado para brilhar.”
in "record.pt"

Rolando sob pressão

ITALIANOS ACENAM COM MILHÕES AO DEFESA


Por um lado há o FC Porto que faz de tudo para rentabilizá-lo ao máximo ou, se possível, para mantê-lo no plantel; por outro há vários clubes italianos, com a Roma e a Juventus à cabeça, que lhe prometem mundos e fundos face a uma possível transferência. Rolando está, em suma, sob intensa pressão e ela surge das mais variadas vertentes. Em todo o caso, o central vai provavelmente ter de lidar com ela por mais algum tempo, uma vez que o FC Porto não está disposto a libertá-lo a qualquer preço.
Sendo certo que pode deixar o clube por um preço bem abaixo daquele que consta na sua cláusula de rescisão – 30 milhões de euros –, Rolando conhece melhor do que ninguém o poder negocial do FC Porto e a estratégia usada nas vendas milionárias das estrelas do plantel. Os casos de Quaresma, Bruno Alves ou Raul Meireles, por exemplo, estão ainda bem presentes: todos eles saíram por um valor abaixo da cláusula, mas em todos esses casos o FC Porto esticou a corda ao máximo, pois só os libertou num período bem próximo ao do fecho do mercado de transferências. O caso de Rolando, refira-se, apresenta-se semelhante ao dos jogadores atrás referidos.
in "record.pt"

Falcão e Guarín na Copa América

VÃO REPRESENTAR A SELEÇÃO DA COLÔMBIA


Como era esperado, Radamel Falcão e Fredy Guarín foram chamados por Hernán Dario Gomez para representarem a seleção colombiana na Copa América, prova que irá decorrer na Argentina.
Também Dayro Moreno, avançado que esteve perto do Sporting, está nos eleitos.
Lista de convocados
Guarda-redes: David Ospina (Nice) e Luis Martinez (Once Caldas)
Defesas: Mario Yepes (AC Milan), Aquivaldo Mosquera (América México), Luis Perea (Atlético Madrid), Cristian Zapata, Pablo Armero (ambos Udinese), Camilo Zuniga (Nápoles), Yulian Anchico (Pachuca) e Juan Valencia (Atletico Junior)
Médios: Juan Cuadrado (Udinese), Elkin Soto (Mainz), Abel Aguilar (Hércules), Fredy Guarin (FC Porto), Carlos Sanchez (Valenciennes) e Gustavo Bolivar (Deportes Tolima)
Avançados: Hugo Rodallega (Wigan), Adrian Ramos (Hertha Berlim), Teofilo Gutierrez (Racing), Radamel Falcão (FC Porto), Jackson Martinez (Chiapas) e Dayro Moreno (Once Caldas)
in "record.pt"

Oito esquerdinos no ataque à nova época

FC Porto lança-se para a nova época com oito esquerdinos. É raro achar-se representação tão significativa numa equipa. Haverá critério de escolha, não existe lugar para todos. 

Com as contratações de Iturbe e Kelvin, e a previsível subida do ganês Christian Atsu à equipa principal, o FC Porto segue para a nova temporada com invulgar número de esquerdinos. 

André Villas Boas vai ter oito jogadores que utilizam preferencialmente o pé esquerdo - alguns em regime de absoluta exclusividade - e neste quadro de abundância o treinador portista é desafiado a encontrar espaço para todos. Mas por muito criativo que Villas Boas possa ser, isso não será possível, dado que dentro deste vasto grupo existem jogadores com características muito semelhantes e que potencialmente ocupam o mesmo espaço do terreno.

Rodríguez pode abrir uma vaga

Revelando abertura para negociar Cristian Rodríguez, o FC Porto pode encontrar no espaço que o uruguaio eventualmente vai deixar livre uma porta para dar expressão a um dos novos talentos que foi buscar à América do Sul. 

Iturbe e Kelvin estarão na fila de espera para entrar no grupo, embora o argentino ganhe clara vantagem em relação ao brasileiro. 

Iturbe, reconhecido como um novo Messi, será um dos indiscutíveis no plantel portista, enquanto Kelvin é uma promessa mas não tem garantida presença no grupo principal, vai lutar pelo seu lugar durante a pré-temporada. 


in "abola.pt"

«Bracali não vai tremer»

Bracali está de férias e prepara-se para embarcar numa nova aventura. Após o descanso no Brasil, o destino será o FC Porto, onde chega a custo zero e onde o espera o tremendo desafio de chegar à titularidade.

Com Helton como concorrente não será fácil entrar no onze mas, enquanto a transferência para o Dragão não é confirmada, é o pai, através de A BOLA, que dá conta da enorme motivação de Rafael para impor as suas qualidades no campeão português.

«Ele aguarda as últimas definições sobre o seu futuro, mas está entusiasmado. Quer continuar a evoluir e fazer ainda melhor do que ao serviço do Nacional», realça Armando Bracali, o grande responsável pela evolução da carreira do filho, não só pela ligação familiar, mas também por ter sido guarda-redes profissional (Santos, Paranaense, Internacional, Náutico, Recife, Juventus e Portuguesa Santista) e seu treinador na formação e nos primeiros anos de futebol profissional.

Técnico e rápido

Actualmente a desempenhar funções de gabinete no Clube do Remo, Armando Bracali segue atentamente a carreira do filho. 

«Deu conta do recado. Fez mais uma época muito consistente. Bateu um recorde de jogos consecutivos e ajudou a quebrar a invencibilidade do FC Porto. No fim, ficou muito feliz com a qualificação do Nacional para a Liga Europa. Para um clube como aquele, de média dimensão e com pouca assistência, é como conquistar um título», enaltece.
No FC Porto, a oportunidade de somar sucessos é muito maior, apesar de o próprio pai admitir que será difícil começar a época entre os postes. 

«Helton leva vantagem em relação aos outros, apesar de o Beto também ter muitas qualidades, mas Rafael estará à altura de o substituir. Ele é muito técnico e rápido, características que também se aplicam a Helton. O meu filho é muito veloz a sair da baliza e não vai ao relvado desnecessariamente. Tem condições para jogar num clube como o FC Porto, que deve ter três grandes goleiros», refere, garantindo que não vai ficar intimidado pelos grandes ambientes nos jogos dos dragões, nomeadamente na Champions.



in "avola.pt"