sábado, 19 de outubro de 2013

Em busca de um destino chamado Jamor


O estádio do Dragão abre portas, este sábado, para o arranque da caminhada de FC Porto e Trofense nesta edição da Taça de Portugal. Os azuis e brancos partem em busca do seu 17.º troféu.

Após a pausa para os trabalhos da seleção, a equipa portista entra em ação para defrontar o 22.º e último classificado da Segunda Liga. O objetivo, esse, está fixado: vencer e seguir para a próxima fase. A mesma ideia, por certo, invade a mente das gentes da Trofa.

Com oito vitórias em 10 partidas oficiais, o FC Porto procura ir mais longe que na última época, onde se quedou pelos oitavos-de-final. Os dragões, na altura orientados por Vítor Pereira, foram eliminados pelo SC Braga de José Peseiro (2x1).

Mas o duelo com a equipa da Trofa acontece antes dos tricampeões nacionais enfrentarem o Zenit (Champions League) e o Sporting, em encontro do campeonato. São, por isso, esperadas algumas alterações, embora Paulo Fonseca não tenha deixado grandes indicações a esse respeito.

Já a equipa da Trofa apresenta-se no palco azul e branco para o seu 16.º encontro oficial da época. Até ao momento, o Trofense soma duas vitórias, cinco empates e oito derrotas (em todas as provas).

O conjunto, agora orientado por Porfírio Amorim, chega numa sequência de quatro jogos sem vencer e o seu técnico já admitiu que há «um por cento de probabilidade de vencer».
 Os números do Trofense dizem ainda que esta equipa sofreu golos em 11 dos 15 jogos oficiais que já somou esta temporada.

Na ronda anterior o Trofense, onde joga o ex-portista Tiago, que é capitão da equipa da Trofa, eliminou o Pedras Salgadas, vencendo por 3x0.
 
Paulo Fonseca, o treinador da Taça
O treinador do FC Porto enfrenta, até ao momento, o maior desafio da sua (ainda) curta carreira. No entanto, olhando para o que já faz parte do passado, é possível destacar uma certa "queda" do técnico azul e branco nesta competição. Nas últimas quatro temporadas, Paulo Fonseca chegou sempre, no mínimo, aos quartos-de-final.

Mas vamos começar a história dos números como deve acontecer, ou seja, pelo seu começo.
Na temporada 2007/2008, Paulo Fonseca levou o 1.º de Dezembro à 3.ª Eliminatória. Na época seguinte, mudou-se para o Odivelas e voltou a repetir a caminhada.

Nas épocas seguintes - 2009/2010 e 2010/2011 - Paulo Fonseca levou o Pinhalnovense aos quartos-de-final.

O sucesso colecionado com caminhadas longas na Prova Rainha com equipas dos escalões inferiores, despertaram a cobiça do Desportivo das Aves. Também na Vila das Aves, Paulo Fonseca somou sucesso na Taça de Portugal, levando a equipa avense aos quartos-de-final.

No ano passado, em Paços de Ferreira, Paulo Fonseca chegou às meias-finais. O passaporte para a final do Jamor acabou por não ficar carimbado; culpa do Benfica.

Assim, Paulo Fonseca avança para o seu 29.º jogo como treinador nesta prova, tendo somado 17 vitórias, cinco empates e seis derrotas.

O FC Porto x Trofense está agendado para as 19h00 deste sábado, no Estádio do Dragão.

in "zerozero.pt"

Jackson de prevenção frente ao Trofense

Se há jogador que tem sido sujeito a um enorme desgaste desde o início do ano é o ponta de lança colombiano, que, tal como sucedia no reinado com Vítor Pereira, é também um titular indiscutível na era Paulo Fonseca.

Para se ter uma pequena ideia da preponderância do ponta de lança na equipa, basta consultar os dados estatísticos e verificar que Jackson Martínez completou diante do Arouca o seu 32.º consecutivo como titular em todas as competições em que o FC Porto esteve e está inserido. Um total de 2880 minutos, um número assustador para um jogador submetido sempre a um enorme desgaste sobre os centrais contrários e que no final da época passada já dava sinais evidentes de algum cansaço.

Para contornar esta questão, a SAD do FC Porto contratou no último defeso o franco-argelino Ghilas, mas o certo é que nos nove encontros oficiais em 2013/2014 Jackson Martínez completou os 90 minutos em todas as partidas, sinal de que Paulo Fonseca não prescinde do melhor marcador do último campeonato.

Segue-se, porém, um difícil ciclo para o FC Porto, nomeadamente com um grau de exigência grande nas receções ao Zenit (Champions) e Sporting (Liga), pelo que terá chegado a hora de dar algum descanso ao cafetero e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para Ghilas, que esta semana recebeu fortes elogios públicos de Pinto da Costa.

Depois do desgaste a que foi sujeito esta semana numa viagem transatlântica para representar a seleção da Colômbia, tal como Quintero, o técnico do FC Porto prefere resguardar Jackson junto de si no banco, a fim de contar em pleno com ele para os compromissos que se avizinham, cujos desfechos que podem ser determinantes para as ambições dos azuis e brancos na Champions e na Liga portuguesa. Nove meses depois, o Cha Cha Cha fica fora do onze titular, dando assim oportunidade para Ghilas mostrar o seu potencial. 
 
in "abola.pt"

Paulo Gonçalves confirma ameaça de Antero Henrique

Paulo Gonçalves e João Gabriel, respetivamente assessor jurídico e diretor de comunicação da SAD do Benfica, foram ouvidos ontem nos Juízos Criminais do Porto no âmbito de um processo por crime de difamação agravada movido por Antero Henrique, diretor-geral da SAD do FC Porto, contra Luís Filipe Vieira, presidente dos encarnados.

Na base da queixa estão declarações proferidas pelo dirigente benfiquista numa entrevista à RTP1, emitida a 17 de julho de 2008, na qual, comentando desenvolvimentos do processo Apito Dourado, equiparou o clima que se vivia no futebol «a um estado siciliano» na sequência de uma alegada ameaça de Antero Henrique a Paulo Gonçalves no final de uma assembleia geral da Liga, em maio de 2008, e terá associado o nome do dirigente dos dragões a dois assaltos realizados à sua residência.

Na sexta-feia, Paulo Gonçalves confirmou perante a juíza a ameaça feita por Antero Henrique.

«Na assembleia geral estava a falar sobre uma questão dos regulamentos da arbitragem e ele, sem permissão, usou da palavra para dizer que esse assunto não era para ser ali tratado, ao que respondi, como provocação, reconheço, que ali era exatamente o local para o fazer e não no Calor da Noite [n.d.r.: casa de alterne no Porto]...», explicou, revelando ao pormenor o que se seguiu: «Estava com o António Oliveira [Estrela da Amadora], Miguel Carvalho [Trofense], Marco Couto [Aves] e no final o Antero Henrique veio na minha direção e pensei que me ia cumprimentar, mas apertou-me a mão, puxou-me e sussurrou-me ao ouvido: ‘Se voltas a falar no Calor da Noite, espero por ti lá fora e levas um estalo. Respondi-lhe, de forma grosseira, ‘Estás maluco Antero? Vai-te mas é f...’ Depois, para evitar problemas, mantive-me mais algum tempo dentro da Liga. Mas quando saí o Antero Henrique estava no seu jipe preto acompanhado de uma pessoa e arrancou ao mesmo tempo que eu. Depois passei no semáforo amarelo e ele ficou no vermelho. Pode ter sido coincidência...»

Este episódio, lembra, foi imediatamente relatado a Luís Filipe Vieira, que deu indicações expressas para que «sempre que me deslocasse ao Porto fosse acompanhado de segurança», garantindo que foi alvo de ameaças através de SMS, cartas anónimas enviadas para a sua residência e inclusive num faxe enviado para o Benfica.

Já João Gabriel negou que na preparação para a entrevista concedida por Luís Filipe Vieira o assunto da ameaça de Antero Henrique tivesse sido aflorado: «O presidente é uma pessoa espontânea e descreveu, perante a insistência da jornalista, o seu estado de alma.»

O julgamento prossegue na próxima sexta-feira, às 14 horas, nos Juízos Criminais do Porto, dia para o qual está previsto o depoimento de Luís Filipe Vieira, presencial ou através de vídeoconferência. Para o dia 8 de novembro, também às 14 horas, serão ouvidas mais três testemunhas arroladas pela defesa do presidente do Benfica. 

in "abola.pt"

«Continuo a apoiar o FC Porto» – Moutinho

O internacional português João Moutinho (Mónaco), em entrevista ao Jornal A BOLA, agradece ao Sporting, mas se voltasse a Portugal era no Dragão que queria de novo jogar.

Mesmo à distância, João Moutinho continua a apoiar de perto a Liga portuguesa. É natu
ral. Foram nove épocas no principal escalão luso: seis no Sporting e as três anteriores no FC Porto. Uma ligação tão longa não se apaga facilmente. Especialmente quando se aproxima um clássico entusiasmante entre dragões e leões...

«O Sporting começou muito bem o campeonato, mas, para mim, o FC Porto é sempre o candidato. É uma equipa que está sempre um passo à frente de todas as outras para poder conquistar o título. Exibicionalmente não tem conseguido grandes prestações, mas tem obtido resultados, que é o mais importante. O Benfica é o outro candidato ao título. Os três formam o lote de candidatos, podendo o Braga, que tem uma excelente equipa, intrometer-se na corrida; mas eu apostaria no Porto. É um clube que tem uma organização fantástica e que nos momentos cruciais não facilita. Acho que o FC Porto vai revalidar o título mais uma vez», vaticina, continuando a vestir a pele de dragão. Se um dia voltar ao futebol português não há dúvida. Entre o Sporting que o fez crescer e o FC Porto que o adotou, a escolha está feita: o dragão. O espírito da Invicta entranhou-se.

«Neste momento, como é natural, não penso voltar ao futebol português, mas se voltasse era para o FC Porto que gostaria de ir. Estou muito agradecido ao Sporting por tudo aquilo que me deu, mas eu também dei o meu melhor pelo Sporting. Fui um profissional a 100 por cento. Mas o FC Porto marcou-me imenso e é o clube que continuo a apoiar e espero que ganhe o campeonato e as competições em que participar, menos se defrontar a equipa que estou a representar...» Claro. Profissional é profissional.

in "abola.pt"

Monaco abre cordões à bolsa por Fernando

franceses querem garantir médio brasileiro

Em final de contrato com o FC Porto, o médio Fernando continua a ser notícia um pouco por toda a Europa, devido aos diversos clubes que estão interessados em assegurar os seus serviços. O dia de ontem não foi exceção, já que um site francês especializado em assuntos relativos ao mercado de transferências garantiu que o Monaco prepara-se para apresentar uma proposta milionária ao trinco, entre 5 a 6 milhões de euros por época, num contrato com 2 ou 3 anos de duração.

A equipa de James e Moutinho não é, de resto, a única a sonhar com Fernando. O Man. United também está na corrida, ainda mais agora que o processo de naturalização do brasileiro está quase concluído. Tornando-se num jogador comunitário, Fernando terá mais hipóteses de poder chegar ao campeonato inglês, já que, ao contrário do que deseja, continua a não ser opção nas escolhas de Scolari para o escrete.

in "record.pt"

Quintero posto acima de James

CONSIDERADO COMO SUCESSOR DE VALDERRAMA

A fama ganha por Quintero na Europa já chegou à sua Colômbia natal. Por isso, há até quem o coloque acima de James, outro produto da escola colombiana que foi potenciado no FC Porto. Ainda assim, Carlos Valderrama continua a ser a grande figura da Colômbia, uma espécie de Eusébio cafetero, a quem todos procuram um sucessor à altura. Menos mediático, mas também um histórico do futebol colombiano, o antigo médio Mauricio ‘Chicho’ Serna foi confrontado com a sucessão de Valderrama, tendo-lhe sido atirado o nome de James. Em desacordo com essa opção, Mauricio Serna respondeu assim: “James é muito diferente de Valderrama, já o Quintero joga mais pelo centro do terreno, é ótimo nas assistências e tem características mais semelhantes às dele.”

in "record.pt"

Iturbe virou novela em Itália

Diário "La Gazzetta dello Sport" expôs um cenário que, garante, complica o regresso a Portugal do extremo. E apresenta um antecedente, de seu nome Dybala. 
 
De acordo com o jornal "La Gazzetta dello Sport", os "diferendos" entre a SAD do FC Porto e a sociedade Pencilhill Limited, detentora de parte dos direitos económicos de Juan Manuel Iturbe, poderão dificultar o regresso do jogador a Portugal. No início de setembro, o FC Porto emprestou Iturbe ao Hellas Verona, um antigo campeão de Itália (1985) que esta temporada regressou à Serie A após um interregno de 11 anos.

"No Porto sou feliz. Hoje tenho de ir, mas um dia voltarei. Obrigado por tudo", escreveu o jogador, então, na sua conta oficial no Twitter.

O eventual regresso, no entanto, poderá estar complicado. "Após os primeiros jogos com a camisola do Hellas, Iturbe está na ribalta e a corte de pretendentes não pára de aumentar.

O argentino tornou-se num caso do mercado", escreve Matteo Fontana, correspondente da "Gazzetta" em Verona.

"O Hellas é o presente. O clube pagou 300 mil pelo empréstimo e tem opção de compra definitiva do jogador por 15 milhões de euros, incluindo os prémios. Mas cuidado com uma possível disputa entre a sociedade comandada por Pinto da Costa e Pencilhill, o fundo de investimento primeiro detentor dos direitos do jogador", acrescenta Fontana. 

in "ojogo.pt"